You are on page 1of 18

1 - Reviso do Modelo OSI

1.1 Introduo

Com a introduo das redes, apenas computadores de um mesmo fabricante conseguiam comunicar-se entre si. O modelo de referncia OSI (RM-OSI) foi criado pela ISO (International Standards Organization) em 1977 com o objetivo de padronizar internacionalmente a forma com que os fabricantes de software/hardware desenvolvem seus produtos. Seguindo essa padronizao, quebraram-se as barreiras envolvidas no processo de comunicao. Desta forma foi possvel interoperabilidade entre os dispositivos de rede de fabricantes diferentes. O modelo OSI descreve como os dados so enviados atravs do meio fsico e processados por outros computadores na rede. O modelo OSI foi desenvolvido com dois objetivos principais: Acelerar o desenvolvimento de futuras tecnologias de rede. Ajudar explicar tecnologias existentes e protocolos de comunicao de dados. O modelo OSI segue o princpio de Dividir e Conquistar para facilitar o processo de comunicao. Dividir tarefas maiores em menores facilita a gerenciabilidade. O modelo OSI est dividido em camadas conforme ilustrao (Figura 1)

Figura 1 Camadas do Modelo OSI

A Figura 2 mostra o processo de comunicao em camadas entre dois hosts. Cada camada tem funes especficas para que o objetivo maior possa ser alcanado.

Figura 2 Processo de Comunicao em Camadas

Podemos citar algumas vantagens em se ter um modelo em camadas: Esclarecer as funes gerais de cada camada sem entrar em detalhes. Dividir a complexidade de uma rede em subcamadas mais gerenciveis. Usar interfaces padronizadas para facilitar a interoperabilidade. Desenvolvedores podem trocar as caractersticas de uma camada sem alterar todo o cdigo. Permite especializao, o que tambm ajuda o progresso da indstria tecnolgica. Facilita a resoluo de problemas.
1.2 Conceitos e terminologia

Servios de Conexo So encontrados em vrias camadas do modelo OSI. Os Servios de Conexo podem ser caracterizados por:

Orientado a conexo (connection oriented) Significa que algumas mensagens devem ser trocadas entre os hosts envolvidos na comunicao antes de efetivamente trocar os dados. So usados nmeros de seqncia e confirmaes para manter um registro de todas as mensagens enviadas e recebidas e requisitar a retransmisso de um pacote perdido. Os protocolos orientados a conexo podem ainda usar um sistema de janelas para controlar o fluxo dos dados e permitir que um nico pacote de confirmao para vrios pacotes transmitidos. Os protocolos orientados a conexo normalmente fornecem trs servios, controle de fluxo, controle de erros com retransmisso e controle de seqncia.

Sem conexo (connectionless) Os protocolos sem conexo normalmente no oferecem um ou mais servios como controle de fluxo, controle de seqncia e controle de erros. Muitas vezes so capazes de detectar um erro, mas raras vezes so capazes de corrigi-los. Apesar disto so muito usados em redes de computadores. Quando se usa um protocolo sem conexo, e desta forma no confivel, a responsabilidade pelos outros servios est sendo delegada a camadas superiores. o caso das transmisses usando o TFTP que usa o protocolo UDP que sem conexo. O UDP no retransmite pacotes com problemas, entretanto o prprio protocolo TFTP da camada de aplicao responsvel por pedir retransmisses caso algo no ocorra como esperado.

Como regra geral voc pode imaginar que se usam protocolos com conexo em transmisses muito suscetveis falhas onde, tratar o erro o mais rpido possvel vantajoso. Na medida em que as conexes so confiveis (Fibra tica, por exemplo) vantagem usar protocolos sem conexo e deixar para a aplicao corrigir algum erro caso ocorra, pois estes no sero freqentes.

Comunicao Fim-a-Fim (End-to-End) Um protocolo de uma determinada camada de um host se comunica com o mesmo protocolo da mesma camada do outro host que est envolvido no processo de comunicao. A comunicao ocorre usando cabealhos e as camadas inferiores de cada pilha de protocolos. Diz-se que uma dada camada do modelo OSI fornece servios para camadas acima e usa servios de camadas abaixo. Por exemplo, a camada de rede em um roteador olha pelo endereo da camada de rede do destino no cabealho de rede e determina a direo que deve tomar para o pacote alcanar o destino. A camada de rede encontra o endereo de hardware do prximo roteador na Tabela de Informaes de Roteamento. A Figura 3 ilustra o modelo de comunicao Fima-Fim das camadas.

Figura 3 Comunicao Peer-to-Peer usando cabealhos

A camada de rede passar essas informaes para a camada Data Link como parmetros. A camada Data Link usar ento essas informaes para ajudar a construir seu cabealho. Esse cabealho ser verificado pelo processo da camada Data Link no prximo n.
1.3 Categorias Funcionais das Camadas

Como mostra a figura4, as camadas do modelo OSI so agrupadas em categorias funcionais.

Figura 4 Categorias Funcionais das Camadas

Comunicao Fsica (Camadas 1 e 2): Essas camadas fornecem a conexo fsica rede. Comunicao End-to-End (Camadas 3 e 4): Estas camadas so responsveis em se ter certeza que os dados so transportados confiavelmente de forma independente do meio fsico. Servios (Camadas 5, 6 e 7): Essas camadas fornecem servios de rede para o usurio. Esses servios incluem e-mail, servios de impresso e arquivos, emulao, etc.
1.4 Viso Geral do Modelo OSI

Segue abaixo uma figura (Figura5) ilustrando as 7 camadas.

Figura 5 Viso Geral do Modelo OSI Segue ento uma descrio mais detalhada de cada uma das sete camadas e suas principais funes. Camada Fsica Essa camada trata da transmisso de bits atravs de um meio de comunicao. Basicamente essa camada tem duas responsabilidades: enviar e receber bits em valores de 0s ou 1s. A camada fsica se comunica diretamente com os vrios tipos de meios de comunicao atuais. Diferentes tipos de meio fsico representam esses valores de 0s ou 1 s de diferentes maneiras. Alguns utilizam tons de udio, enquanto outros utilizam transies de estado alteraes na voltagem de alto para baixo e baixo para alto. Protocolos especficos so necessrios para cada tipo de media para descrever como os dados sero codificados no meio fsico. Segue algumas padronizaes da camada fsica para as interfaces de comunicao: EIA/TIA-232 EIA/TIA-449 V.24 V.35 X.21 G.703

EIA-530 High-Speed Serial Interface (HSSI)

Esto definidas na Camada Fsica as seguintes caractersticas: Meio Fsico e Topologia O tipo do meio fsico est associado com a topologia fsica. A topologia fsica representa o layout fsico de como os dispositivos de networking esto conectados. Por exemplo: o cabo coaxial tipicamente utilizado em uma topologia de barramento, enquanto que par tranado numa topologia fsica de estrela. Sinalizao Digital ou Analgica Sincronizao de Bits Pode ser Assncrona ou Sncrona. Com assncrona, os clocks so independentes e na sncrona, os clocks so sincronizados. Baseband ou Broadband: Baseband implica em um nico canal no meio fsico. Pode ser digital ou analgico. As maiorias das redes utilizam sinalizao Baseband. Sinalizao Broadband uma sinalizao com vrios canais. Cada canal est definido por uma faixa de freqncia. Especificaes Mecnicas e Eltricas Especificaes eltricas como nveis de voltagem, taxas de transmisso e distncia so tratadas na camada fsica. Especificaes mecnicas como tamanho e forma dos conectores, pinos e cabos so tambm definidos na camada fsica. Camada Data Link ou Enlace de Dados A principal tarefa dessa camada transformar um canal de transmisso de dados em uma linha que parea livre de erros de transmisso no detectados na camada de rede. Para isso, essa camada faz com que o emissor divida os dados de entrada em frames (quadros), transmita-o seqencialmente e processe os frames de reconhecimento pelo receptor. A camada fsica apenas aceita ou transmite um fluxo de bits sem qualquer preocupao em relao ao significado ou estrutura. de responsabilidade da camada de enlace criar e reconhecer os limites do quadro. Para isso, so includos padres de bit especiais no incio e no fim do quadro. Se esses padres de bit puderem ocorrer acidentalmente nos dados, cuidados especiais so necessrios para garantir que os padres no sejam interpretados incorretamente como delimitadores do quadro. Caso o frame seja destrudo por um rudo, a camada de enlace da mquina de origem dever retransmitir o frame. Vrias transmisses do mesmo frame criam a possibilidade

de existirem frames repetidos. Um frame repetido poderia ser enviado caso o frame de reconhecimento enviado pelo receptor ao transmissor fosse perdido. de responsabilidade dessa camada resolver os problemas causados pelos frames repetidos, perdidos ou danificados. Outra funo da camada de enlace a de impedir que um transmissor rpido seja dominado por um receptor de dados muito lento. Deve ser empregado algum mecanismo de controle de trfego para permitir que o transmissor saiba o espao de buffer disponvel no receptor. A camada de enlace formata a mensagem em frames de dados e adiciona um cabealho contendo o endereo de origem e o endereo de destino. A camada de Enlace est dividida em duas subcamadas: LLC (Logical Link Control) e MAC (Media Access Control). LLC Logical Link Control A subcamada LLC fornece aos ambientes que precisam de servios orientados a conexo ou sem conexo para a camada data link MAC Media Access Control Fornece acesso ao meio fsico de uma maneira ordenada. de responsabilidade dessa subcamada a montagem dos frames. Essa subcamada constri frames atravs dos 0s e 1s que recebe da camada fsica que chega atravs do meio fsico. Primeiro checado o CRC para verificar se no tem erros de transmisso. Em seguida verificado o endereo de hardware (MAC) para saber se esse endereo corresponde ou no a esse host. Se sim, a subcamada LLC envia os dados para protocolos de camadas superiores. Essa subcamada tambm aceitar um frame se o endereo de destino um broadcast ou multicast. Essa subcamada tambm responsvel em acessar o meio fsico para poder transmitir. Alguns tipos de controle de acesso ao meio fsico so: Conteno Cada host tenta transmitir quando tem dados para transmitir. Uma caracterstica nesse tipo de acesso ao meio a ocorrncia de colises. Ex: redes Ethernet Token Passing Cada host trasmite apenas quando recebe um tipo especial de frame ou token. No existe o conceito de coliso. Ex: redes Token Ring, FDDI Polling O computador central (primrio) pergunta aos hosts (secundrios) se tm algo a transmitir. Os hosts (secundrios) no podem transmitir at que recebam permisso do host primrio. Ex: Mainframes.

Exemplos de Protocolos LAN e WAN da Camada de Enlace: X.25; PPP; ISDN; Frame Relay; HDLC; SDLC; Ethernet; Fast-Ethernet Principais responsabilidades e caractersticas da Camada Data Link Entrega final via endereo fsico Na rede de destino, os dados so entregues ao endereo fsico (host) que est contido no cabealho Data Link Acesso ao meio fsico e Topologia Lgica Cada mtodo de controle de acesso ao meio fsico est associado com a Topologia Lgica. Por exemplo, conteno implica num barramento e Token Passing define um Anel Lgico. Sincronizao de Frames Determina onde cada frame inicia e termina. A Figura 6 mostra o cabealho Data Link de um pacote capturado na rede atravs de um analisador de protocolos. O objetivo dessa figura mostrar que o cabealho Data Link contm as informaes de endereo MAC de origem e endereo MAC de destino, alm de outros campos.

Figura 6 Exemplo de Cabealho Data Link Camada Rede

A camada de rede determinada como um pacote num host chega ao seu destino. o software da camada de rede (Ex: IP) determina qual a melhor rota que um pacote deve seguir para alcanar o seu destino. As rotas podem se basear em tabelas estticas e que raramente so alteradas ou tambm podem ser dinmicas, sendo determinadas para cada pacote, a fim de refletir a carga atual da rede. Se existirem muitos pacotes num determinado caminho tem-se como conseqncia um congestionamento. O controle desse congestionamento tambm pertence camada de rede. Quando um pacote atravessa de uma rede para outra, podem surgir muitos problemas durante essa viagem. O endereamento utilizado pelas redes pode ser diferente. Talvez a segunda rede no aceite o pacote devido ao seu tamanho. Os protocolos podem ser diferentes. na camada de rede que esses problemas so resolvidos, permitindo que redes heterogneas sejam interconectadas (Ex: Ethernet com Token Ring). Tpicos da Camada de Rede Roteamento via Endereo Lgico Essa a principal funo da camada de rede. Fazer com que os pacotes alcancem seus destinos utilizando os endereos lgicos incorporados ao cabealho de rede do pacote. Exemplos de protocolos roteveis : IP, IPX, Apple Talk. A Figura 7 mostra o cabealho de rede de um pacote IP com os seus campos.

Figura 7 Exemplo de Cabealho de Rede

Criao e manuteno da tabela de roteamento Utilizado para o host saber qual o prximo caminho que um pacote deve seguir para chegar ao seu destino. Fragmentao e remontagem Isso ocorre quando um pacote ir atravessar uma rede em que o tamanho mximo do pacote (MTU) inferior ao da rede de origem. Nesse caso, o pacote fragmentado em tamanhos menores para que possa trafegar por redes com MTU menores. Os pedaos do

pacote original so remontados conforme o pacote original assim que alcanarem uma rede com MTU maior Os protocolos de rede so normalmente sem conexo e no confiveis Camada Transporte A conexo responsvel pelo fluxo de transferncia de dados tais como: confiabilidade da conexo, deteco de erros, recuperao e controle de fluxo. Em adio, esta camada responsvel em entregar pacotes da camada de rede para as camadas superiores do modelo OSI. Se pensarmos que a camada de rede responsvel pela entrega de pacotes de um host para outro, a camada de transporte responsvel pela identificao das conversaes entre os dois hosts. A Figura 8 abaixo ilustra bem como a camada de transporte mantm as conversaes entre os diferentes aplicativos separados.

Figura 8 Sesses da Camada de Transporte com aplicativos distintos

Duas variantes de protocolos da camada de transporte so usados. A primeira fornece confiabilidade e servio orientado a conexo enquanto o segundo mtodo a entrega pelo melhor esforo. A diferena entre esses dois protocolos dita o paradigma no qual eles operam. Quando usando TCP/IP, os dois diferentes protocolos so TCP e UDP. O pacote IP contm um nmero que o host destino identifica se o pacote contm uma mensagem TCP ou uma mensagem UDP. O valor de TCP 6 e UDP 17. Existem muitos outros (~130), mas esses dois so os comumente usados para transportar mensagens de um host para outro.

Camada Sesso A camada de sesso estabelece, gerencia e termina a sesso entre os aplicativos. Essencialmente, a camada de sesso coordena requisies e respostas de servios que ocorrem quando aplicativos se comunicam entre diferentes hosts. A camada de sesso responsvel por fornecer funes tais como servios de diretrio e controle de direitos de acesso. As regras da camada de sesso foram definidas no modelo OSI, mas suas funes no so to crticas como as camadas inferiores para todas as redes. At recentemente, a camada de sesso tinha sido ignorada ou pelo menos no era vista como absolutamente necessria nas redes de dados. Funcionalidades da camada de sesso eram vistas como responsabilidades do host e no como uma funo da rede. Como as redes se tornaram maiores e mais seguras, funes como servios de diretrio e controle de direitos de acesso se tornaram mais necessrias. Seguem alguns exemplos de protocolos da camada de sesso: Network File System (NFS) Sistema de Arquivos distribudo desenvolvido pela Sun Microsystems Structured Query Language (SQL) Linguagem de Banco de Dados desenvolvida pela IBM Apple Talk Session Protocol (ASP) Estabelece e mantm sesses entre um cliente Apple Talk e um servidor.

A camada de sesso tambm faz uma manipulao de erros que no podem ser manipulados nas camadas inferiores e tambm manipula erros de camadas superiores tal como A impressora est sem papel. Ambos os erros, envolvem a apresentao do mesmo para o usurio final. A camada de sesso tambm faz o Controle de Dilogo que seleciona se a sesso ser Half ou Full Duplex. Camada Apresentao A camada de apresentao fornece converso e formatao de cdigo. Formatao de cdigo assegura que os aplicativos tm informaes significativas para processar. Se necessrio, a camada de apresentao traduz entre os vrios formatos de representao dos dados. A camada de apresentao no se preocupa somente com a formatao e representao dos dados, mas tambm com a estrutura dos dados usados pelos programas, ou seja, a camada de apresentao negocia a sintaxe de transferncia de dados para a camada de aplicao. Por exemplo, a camada de apresentao responsvel pela converso de

sintaxe entre sistemas que tm diferentes representaes de caracteres e textos, tal como EBCDIC e ASCII. Funes da camada de apresentao tambm incluem criptografia de dados. Atravs de chaves, os dados podem ser transmitidos de maneira segura. Outros padres da camada de Apresentao so referentes a apresentao de imagens visuais e grficos. PICT um formato de figura usado para transferir grficos QuickDraw entre Macintosh ou programas Powerpc. Tagged Image File Format (TIFF) um formato de grfico padro para alta resoluo. Padro JPEG vem de Joint Photographic Experts Group. Para sons e cinemas, padres da camada de apresentao incluem Musical Instrument Digital Interface (MIDI) para msica digitalizada e MPEG vdeo. QuickTime manipula udio e vdeo para programas Macintosh e Powerpc. Camada Aplicao A camada de aplicao representa os servios de rede. So as aplicaes que os usurios utilizam. Os aplicativos muitas vezes precisam apenas dos recursos de desktop. Nesse caso, esses tipos de aplicativos no so considerados como aplicativos da camada de aplicao. O exemplo o de um editor de textos que atravs dele criamos documentos e gravamos no disco local ou em rede. Mesmo gravando num servidor remoto, o editor de textos no est na camada de aplicao, mas sim o servio que permite acessar o sistema de arquivos do servidor remoto para gravar o documento. So exemplos de servios da Camada de Aplicao: Correio Eletrnico Transferncia de Arquivos Acesso Remoto Processo Cliente/Servidor Gerenciamento de Rede WWW
1.5 Exerccios de Reviso

1 Escolhas as frases que descrevem caractersticas de servios de rede Fim Fim (Escolha todas que se aplicam).

A. A entrega dos segmentos confirmados (acknowleged) de volta ao emissor aps sua recepo; B. C. Segmentos no confirmados sero descartados; Os segmentos so colocados de volta na ordem na medida em chegam ao destino;

D. O fluxo de dados gerenciado de forma a evitar congestionamentos, sobrecargas e perdas de quaisquer dados. 2 Quais so padres da Camada da Apresentao (Escolha todas que se aplicam) A. B. C. D. E. F. MPEG e MIDI NFS e SQL ASCII e EBCDIC PICT e JPEG MAC e LLC IP e ARP

3 O que verdade sobre a Camada de Rede ? A. B. C. D. E. Ela responsvel por bridging; Ela faz o roteamento de pacotes atravs de uma internetwork; responsvel por conexes Fim Fim; responsvel pela regenerao do sinal digital; Usa um protocolo orientado a conexo para encaminhar os datagramas.

4 Quais so padres da Camada da Sesso A. B. C. D. E. F. MPEG e MIDI NFS e SQL ASCII e EBCDIC PICT e JPEG MAC e LLC IP e ARP

5 O que verdade sobre protocolos orientados a conexo e sem conexo? (Escolha duas) A. B. C. D. Protocolos orientados a conexo somente trabalham na Camada de Transporte Protocolos orientados a conexo somente trabalham na Camada de Rede Protocolos no orientados a conexo somente trabalham na Camada de Transporte Protocolos no orientados a conexo somente trabalham na Camada de Rede

E. Protocolos orientados a conexo usam controle de fluxo, Acnkowledgements e Windowing F. Protocolos no orientados a conexo usam entrega de datagramas pelo melhor esforo.

6 Qual o tamanho do Endereo MAC ? A. B. C. D. E. F. 4 bits 8 bits 6 bits 4 bytes 6 bytes 8 bytes

7 O Endereo de Hardware usado para? (Escolha duas) A. B. C. D. E. Definir o protocolo da Camada de Rede Definir o protocolo da Camada Data Link Para identificar um nico host numa internetwork Para identificar um nico host num segmento de rede Para identificar uma interface de um roteador

8 Qual dos seguintes protocolos combina com a Camada de Transporte?

A. B. C. D. E. F.

TCP. Fornece controle de fluxo e checagem de erros TCP. Fornece servios orientados a conexo UDP. Fornece servios sem conexo UDP. Fornece servios orientados a conexo IP. Fornece servios sem conexo IP. Fornece servios orientados a conexo

9 O que verdadeiro sobre uma sesso orientada a conexo? A. Ela confia nas camadas inferiores para garantir confiabilidade;

B. Dois caminhos so criados e reservados, os dados so enviados e recebidos seqencialmente, ao fim da utilizao os caminhos so desfeitos; C. Um nico caminho criado e reservado, os dados so enviados e recebidos seqencialmente, ao fim da utilizao o caminho desfeito; D. E. Ela usa o controle de fluxo por confirmaes; Ela usa tcnica de Windowing para enviar datagramas IP.

10 Qual camada responsvel em determinar se existem recursos suficientes para que a comunicao ocorra? A. B. C. D. E. Rede Transporte Sesso Apresentao Aplicao

Lab 1.1 (Opcional):

Utilizando um analisador de protocolos, capture alguns pacotes IP e visualize as informaes de cabealho Data Link, Rede, Transporte e Aplicao.

Passos sugeridos:

1. 2. a. b. c. d. e. 3.

Inicie a captura de pacotes atravs do analisador Opes para captura Acesse uma pgina web Faa um FTP Faa um Ping Faa um Telnet 2.4 Outros Visualize os pacotes atravs do analisador conforme figura abaixo

You might also like