You are on page 1of 11

O Esquema e exerccios

Compreendido o tema, no passaremos, de pronto, ao rascunho. Eis um erro muito comum: os alunos no simpatizam com os esquemas. Acham que o tempo exguo e atiram-se, a esmo, ao trabalho da redao. O fato que, dispensando o esquema, perdem, no rascunho, os minutos que pensavam economizar. O que sucede? As idias vm vindo desordenadas, contraditrias. Atrapalhados, eles rabiscam, apagam, voltam a escrever o que riscaram... como se estivessem dirigindo num desses dias de trnsito congestionado: querem correr e no saem do lugar. Qual seria a causa desse "espaamento"? nica e exclusivamente a falta de esquema. Quando principiamos uma redao, temos de traar uma diretriz, haveremos de tomar um partido. Se o assunto "divrcio", obriga-nos a uma definio: seremos divorcistas, ou, ento antidivorcistas? Qual tese defenderemos? O esquema um mapa. O esquema um guia. No haver lugar para desvios ou retrocessos se tivermos, anteriormente traado o nosso roteiro. O esquema exigir, talvez, uns dez minutos. Porm, esses minutos so importantssimos. Eles nos traro a idia bsica, alinharo os argumentos contrrios e favorveis, daro os conceitos introdutrios. Nosso trabalho, da em diante, ser vestir, com as roupagens da frase, aquilo que o esquema registrou. Esquematizar planejar. caminhar de olhos abertos. saber o terreno que se pisa. dar redao um destino, um sentido, um fim.

a) As partes do esquema
Todo esquema deve conter trs partes: introduo, desenvolvimento e concluso. No local destinado ao rascunho o aluno represent-los- pelas letras a, b e c, respectivamente. Se escrevesse introduo, desenvolvimento e concluso, j estaria despendendo tempo precioso.

b) A concentrao de idias
No se impressione os alunos se suas idias custam a chegar. natural que, no incio, fiquemos um tanto vazios. Idias no caem do cu. medida que fomos meditando, elas iro aparecendo, ainda que desordenadamente. No nos esqueamos de que esse um momento de concentrao absoluta. Imaginao, sensibilidade, inteligncia, memria, todas as faculdades, enfim, devem estar despertas na procura penosa das idias.

c) Extenso do esquema
O esquema deve ser breve. Caso contrrio, perder sua finalidade. Evitem-se as mincias, as divises e subdivises. O aluno no esgotar o tempo de exame, fazendo esquema. Com cinco palavras apenas, podese reunir material para uma boa redao.

d) Tcnicas de registrar idias

As idias vo surgindo sem ordem, sem critrio. O aluno comeara a registr-la na introduo (a), no desenvolvimento (b), ou na concluso (c), com palavras sintticas e abreviadas. Suponha-se que o tema seja "coexistncia pacfica". Diversas idias afloram mente do aluno do aluno. Uma delas poderia ser a seguinte: "as naes destinam a maior parte da sua receita corrida armamentista... Quantos males j poderia ter sido debelados da face da terra se tais verbas tivessem sido empregadas no combate ao cncer, na erradicao da malria..." Se esta idia no for imediatamente registrada, poder ser esquecida. Que devemos fazer? Basta que coloquemos no desenvolvimento do esquema a palavra "arma". suficiente para que posteriormente, no rascunho, se desenvolva a idia. Um esboo feito dessa maneira no tomar mais de uns dez minutos. Se acharmos uma comparao expressiva ou uma imagem bonita, no deixemos escapar. Talvez seja essa a imagem, seja essa a comparao que mais agradar ao examinador. O esquema no rgido. pessoal, e cada um o executa de maneira que achar mais conveniente Poderemos, pode exemplo, abreviar as palavras, a fim de poupar tempo. Assim escreveremos "destr." (destruio), interc. (intercmbio) etc.

e) Seleo de idias
Se houver sobra de idias, depois de registradas, deve o aluno selecionar as melhores. Lembre-se ele de que no vai escrever um ensaio ou um tratado e, sim, uma redao escolar. Dever eliminar, portanto, aquelas desnecessrias, aquelas ridculas ou infantis. Devero sobrar apenas alguns conceitos fundamentais e alguns outros subsidirios, o necessrio, enfim, para cumprir o limite exigido de linhas.

f) Ordem das idias


J vimos que as idias chegam desconexas, desordenadas. natural, portanto, que o aluno coloque na concluso conceitos ou fatos que, talvez, coubessem melhor no desenvolvimento ou na introduo. Cumpre, antes de iniciar o rascunho, ordenar as idias de modo que as partes da redao conservem sua autenticidade. A maneira mais fcil ser numerar as idias de acordo com sua ordem, a fim de que no percamos tempo na montagem de um novo esquema definitivo. O esquema um roteiro e a redao deve caminhar progressivamente. Um esquema ordenado, definido, no levar o aluno a retrocessos.

g) Exemplos de esquema:
Tema: Famlia e Divrcio 1. A famlia importante para a sociedade e a Ptria 2. Os padres morais cultivados pela famlia 3. A famlia unida = conseqncias benficas para os filhos. 4. A desunio prejudicial aos filhos. 5. O divrcio em outros pases = Estados Unidos 6. Apoio a todas as medidas de fortalecimento da famlia. 7. Deveria haver divrcio aplicvel aos casos de extrema incompatibilidade. 8. Mais respeito famlia = engrandecimento da Ptria.

Esquema

a) importncia b) padres - unio - desunio - divrcio - USA - fortalecimento - extremos c) respeito - engrandecimento As idias que me viera mente foram aquelas numeradas de 1 a 8. Registrei-as em um esquema de modo que fosse meu guia. Apenas 10 palavras me foram suficientes, conforme se pode observar. As palavras registradas lembram-se as idias. Se assim no fosse, intil seria o esquema. Se tivssemos sido menos sintticos, ainda assim no teramos perdido mais que uns dez minutos. A redao comea com alguns digresses em torno da importncia da famlia, fixando-a como base da sociedade e da Ptria (introduo). De passagem para o desenvolvimento, o autor enumera alguns padres morais cultivados pela famlia (amor, fraternidade; honestidade, respeito, etc.) para provar que uma famlia unida s pode beneficiar os filhos e que a desunio calamitosa para eles e para a sociedade. O autor tece algumas consideraes em relao ao divrcio. Condena a indstria de divrcios que caracteriza certos pases e considera-se favorvel a todas as medidas que venham a fortalecer a famlia. No entanto, para alguns casos de incompatibilidade extrema, o divrcio necessrio. O autor conclui pedindo mais preocupaes, mais respeito pela famlia, pois uma famlia sadia o embrio de uma pas sadio (concluso). Tema: Menores abandonados 1. As crianas pobres so vtimas do progresso. 2. Crianas famintas tornam-se ladres e assassinos. 3. Os pequenos crimes aumentam com a idade. 4. A ignorncia dos pais que tm muitos filhos deve ser enfrentada por uma campanha bem sria por parte da populao.

Esquema
a) progresso - pobreza b) fome - crime - idade c) ignorncia - educao

Dados da Aula
O que o aluno poder aprender com esta aula

Entendendo o pargrafo como unidade textual mnima, pretendemos, com esta aula, levar os alunos a aprimorarem a sua habilidade de produo e interpretao de diversos textos em prosa.
Durao das atividades

Aproximadamente 2 aulas de 50 minutos.

Conhecimentos prvios trabalhados pelo professor com o aluno

Recomendamos que, antes desta aula, os alunos tenham a oportunidade de fazer um estudo sobre a construo de relaes lgicas entre sentenas.
Estratgias e recursos da aula

Ao iniciar a aula, o professor deve solicitar aos alunos que redijam um pargrafo intitulado A televiso prejudica a sua vida, imaginando que este pargrafo seria publicado em um jornal da cidade, na seo destinada opinio do leitor. Depois que os alunos tenham produzido o seu texto, o professor deve direcion-los a uma reflexo sobre o prprio texto a partir dos questionamentos a seguir.

a) Qual a idia principal do seu pargrafo? b) Que outras ideias voc utilizou para desenvolver a sua ideia principal? c) O que voc concluiu em seu pargrafo. d) Voc considera que o seu pargrafo ficou bem organizado? Por qu?

O objetivo deste exerccio fazer com que os alunos tenham uma produo prpria para tomar de referncia, a qual eles possam avaliar a partir das reflexes desenvolvidas durante a aula. Dessa forma, recomendamos que o professor recolha esta atividade e devolva-a aos alunos ao final das outras atividades.

1. Como organizar o pargrafo?

O professor deve apresentar aos alunos o pargrafo informativo a seguir e solicitar que eles o leiam e faam as questes de a a d.

Bicicleta hbrida usa sistema da formula 1 20 de dezembro de 2009 Embora no tenha produzido resultados expressivos no combate ao aquecimento global, a reunio dos lderes mundiais em Copenhague, nas ltimas duas semanas, serviu de cenrio para o lanamento de uma simptica novidade tecnolgica. Um aparelho em forma de disco desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), dos Estados Unidos, em parceria com o governo italiano, transforma a bicicleta comum num veculo hbrido, com um pequeno motor movido a energia eltrica. Para isso, basta encaix-lo na roda traseira da bicicleta, ligando-o coroa dentada menor. A adaptao resulta num veculo bem diferente das bicicletas eltricas tradicionais, com seu emaranhado de fios e baterias. O aparelho permite que a bicicleta atinja a velocidade de 25 quilmetros por hora sem o auxlio dos pedais - e ajuda bastante a enfrentar ladeiras ngremes. Os idealizadores do prottipo

apresentado na Dinamarca, batizado de Roda de Copenhague, esperam que o veculo incentive o uso dos meios de transporte no poluentes no dia a dia. Fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia-tecnologia/bicicleta-hibrida-usa-sistemaformula-1-521488.shtml, acessado em 20 de dezembro de 2009. Questes: a) Separe este pargrafo em trs partes: introduo, desenvolvimento e concluso. b) Qual o tema abordado por esse pargrafo? Comprove a sua resposta assinalando uma expres so que faa referncia a esse tema em cada uma das partes do texto. c) Faa uma anlise: o que apresentado em cada uma das partes do texto. Chaves de resposta: a) Introduo = Do incio at ...uma simptica novidade tecnolgica.; desenvolvimento = de Um aparelho em forma de disco... at ...ladeiras ngremes. e concluso = de Os idealizadores do prottipo... at o final. b) A criao de uma bicicleta eltrica. Introduo = simptica novidade tecnolgica; desenvolvimento = bicicleta e concluso = prottipo. c) Na primeira parte (Introduo), apresentada uma contextualizao, informa-nos onde foi divulgada a inveno e se enuncia a prpria inveno. Na segunda parte (Desenvolvimento), apresentada uma breve explicao de como foi criada a bicicleta eltrica e de como ela funciona. Na terceira parte (concluso), apresentada a expectativa que se tem em relao ao invento, o que se pretende alcanar atravs da sua criao.

Aps fazer a correo da atividade com os alunos, o professor deve apresentar-lhes a noo de tpico frasal e, em seguida, o questionamento em d.

A idia central do pargrafo enunciada atravs do perodo denominado tpico frasal. Esse perodo orienta ou governa o resto do pargrafo; dele nascem outros perodos secundrios ou perifricos; ele vai ser o roteiro do escritor na construo do pargrafo; ele o perodo mestre, que contm a frase-chave. Geralmente a idia central ou tpico frasal vem no comeo do pargrafo, seguida de outros perodos que explicam ou detalham a idia central. Fonte: http://www.pciconcursos.com.br/aulas/portugues/topico-frasal, acessado em 20 de dezembro de 2009. d) Qual o tpico frasal do pargrafo intitulado Bicicleta hbrida usa sistema da frmula 1? Chave de resposta:

d) ... a reunio dos lderes mundiais em Copenhague, nas ltimas duas semanas, serviu de cenrio para o lanamento de uma simptica novidade tecnolgica Como se d a relao entre pargrafos?

No segundo momento da aula, sugerimos que o professor apresente aos alunos um texto e, a partir dele, trabalhe a relao entre pargrafos.

Vitamina C: Benefcios para a sade e beleza Quem acha que a vitamina C s til na hora de prevenir resfriados, est muito enganado. Ela tem muito mais benefcios para a nossa sade e at beleza. A vitamina C neutraliza os radicais livres, preservando dessa forma a firmeza, elasticidade e resistncia da pele, o que ajuda tambm a prevenir o aparecimento de manchas e o antienvelhecimento precoce. Uma alimentao rica em vitamina C ajuda na absoro do clcio e por conseqncia, fortalecimento dos ossos, e faz com que a cicatrizao seja melhor, pois favorece a sntese do colgeno. A vitamina C fcil de ser encontrada em alimentos do nosso dia-a-dia, como na laranja, brcolis, ervilha, tomate, couve, mamo, morango, entre outros. O importante conseguir balancear a alimentao de forma que se ingira em uma refeio todos os nutrientes necessrios. "No s a falta de vitaminas e minerais que podem prejudicar o organismo, o excesso tambm", explica Daniela Jobst, nutricionista funcional. Fonte: http://www.nece ssaire.com.br/vitamina-c-beneficios-para-a-saude-e-beleza/, acessado em 20 de dezembro de 2009.

Aps terem feito uma leitura do texto, em duplas, os alunos devem responder s questes de a e c.

a) Qual o tema abordado pela notcia? b) Qual o tpico frasal de cada um dos pargrafos do texto? Chaves de resposta: a) Os benefcios que a vitamina C traz para a sade e para a beleza. b) 1 = Ela [a vitamina C] tem muito mais benefcios para a nossa sade e at beleza. 2 = Uma alimentao rica em vitamina C ajuda na absoro do clcio e por conseqncia, fortalecimento dos ossos, e faz com que a cicatrizao seja melhor, pois favorece a sntese do colgeno. 3 = O importante conseguir balancear a alimentao de forma que se ingira em uma refeio todos os nutrientes necessrios.

Sugerimos que o professor elabore na lousa (quadro negro), juntamente com os alunos, um esquema descrevendo o desenvolvimento do tema no texto. Vejamos:

VITAMINA C bom para a sade e para a beleza (1 pargrafo) ajuda na absoro do clcio e favorece a sntese do colgeno alguns alimentos ricos em vitamina C (2 pargrafo) importncia de se balancear a alimentao (3 pargrafo)

O professor deve chamar a ateno dos alunos para a organizao do texto, que se mantm dentro do mesmo tema, mas focaliza progressivamente aspectos diferentes. Sugerimos que, como atividade final, o professor pea aos alunos que retomem o pargrafo criado por eles no incio da aula. Ele devem, agora, aprimorar o trabalho que haviam feito e acrescentar mais um pargrafo fazendo um dilogo com a charge colocada a seguir.

Fonte: http://www.techzine.com.br/wpcontent/uploads/2008/04/windowslivewriterb9b46a3d1dfe-1085bevolucao-do-homem-e-datv-2.j pg, acessado em 20 de dezembro de 2009


Recursos Complementares

O stio http://www.pciconcursos.com.br/aulas/portugues/paragrafo (acessado em 20 de dezembro de 2009) traz boas informaes sobre o tema.
Avaliao

A compreenso das propostas pelos alunos ser avaliada a partir da discusso em sala de aula de cada uma das atividades. Como avaliao, julgamos que seja interessante os alunos trocarem uns com os outros os textos produzidos na ltima atividade da aula. O professor deve, ento, pedir que

eles reconheam tema, tpico frasal e progresso no texto dos colegas. Ao final desta atividade, devem ser recrutados alguns alunos para expor a anlise que feita.

A Estruturao do Pargrafo
Pargrafo-padro uma unidade de composio constituda por um ou mais de um perodo, em que se desenvolve determinada idia central, ou nuclear, a que se agregam outras, secundrias, intimamente relacionadas pelo sentido e logicamente decorrentes dela. O pargrafo indicado por um afastamento da margem esquerda da folha. Ele facilita ao escritor a tarefa de isolar e depois ajustar convenientemente as idias principais de sua composio, permitindo ao leitor acompanhar-lhes o desenvolvimento nos seus diferentes estgios.

O tamanho do pargrafo
Os pargrafos so moldveis como a argila, podem ser aumentados ou diminudos, conforme o tipo de redao, o leitor e o veculo de comunicao onde o texto vai ser divulgado. Se o escritor souber variar o tamanho dos pargrafos, dar colorido especial ao texto, captando a ateno do leitor, do comeo ao fim. Em princpio, o pargrafo mais longo que o perodo e menor que uma pgina impressa no livro, e a regra geral para determinar o tamanho o bom senso. Pargrafos curtos: prprios para textos pequenos, fabricados para leitores de pouca formao cultural. A notcia possui pargrafos curtos em colunas estreitas, j artigos e editoriais costumam ter pargrafos mais longos. Revistas populares, livros didticos destinados a alunos iniciantes, geralmente, apresentam pargrafos curtos. Quando o pargrafo muito longo, o escritor deve dividi-lo em pargrafos menores, seguindo critrio claro e definido. O pargrafo curto tambm empregado para movimentar o texto, no meio de longos pargrafos, ou para enfatizar uma idia. Pargrafos mdios:comuns em revistas e livros didticos destinados a um leitor de nvel mdio (2 grau). Cada pargrafo mdio construdo com trs perodos que ocupam de 50 a 150 palavras. Em cada pgina de livro cabem cerca de trs pargrafos mdios. Pargrafos longos: em geral, as obras cientficas e acadmicas possuem longos pargrafos, por trs razes: os textos so grandes e consomem muitas pginas; as explicaes so complexas e exigem vrias idias e especificaes, ocupando mais espao; os leitores possuem capacidade e flego para acompanh-los.

Tpico frasal
A idia central do pargrafo enunciada atravs do perodo denominado tpico frasal (tambm chamado de frase-sntese ou perodo tpico). Esse perodo orienta ou governa o resto do pargrafo; dele nascem outros perodos secundrios ou perifricos; ele vai ser o roteiro do escritor na construo do pargrafo; ele o perodo mestre, que contm a frase-chave. Como o enunciado da tese, que dirige a ateno do leitor diretamente para o tema central, o tpico frasal ajuda o leitor a agarrar o fio da meada do raciocnio do escritor; como a tese, o tpico frasal introduz o assunto e o aspecto desse assunto, ou a idia central com o potencial de gerar idias-filhote; como a tese, o tpico frasal enunciao argumentvel, afirmao ou negao que leva o leitor a esperar mais do escritor (uma explicao, uma prova, detalhes, exemplos) para completar o pargrafo ou apresentar um raciocnio completo. Assim, o tpico frasal enunciao, supe desdobramento ou explicao.

A idia central ou tpico frasal geralmente vem no comeo do pargrafo, seguida de outros perodos que explicam ou detalham a idia central. Exemplos: Ao cuidar do gado, o peo monta e governa os cavalos sem maltrt-los. O modo de tratar o cavalo parece rude, mas o vaqueiro jamais cruel. Ele sabe como o animal foi domado, conhece as qualidades e defeitos do animal, sabe onde, quando e quanto exigir do cavalo. O vaqueiro aprendeu que pacincia e muitos exerccios so os principais meios para se obter sucesso na lida com os cavalos, e que no se pode exigir mais do que esperado. A distribuio de renda no Brasil injusta. Embora a renda per capita brasileira seja estimada em U$$2.000 anuais, a maioria do povo ganha menos, enquanto uma minoria ganha dezenas ou centena de vezes mais. A maioria dos trabalhadores ganha o salrio mnimo, que vale U$$112 mensais; muitos nordestinos recebem a metade do salrio mnimo,. Dividindo essa pequena quantia por uma famlia onde h crianas e mulheres, a renda per capita fica ainda mais reduzida; contando-se o nmero de desempregados, a renda diminui um pouco mais. H pessoas que ganham cerca de U$$10.000 mensais, ou U$$ 120.000 anuais; outras ganham muito mais, ainda. O contraste entre o pouco que muitos ganham e o muito que poucos ganham prova que a distribuio de renda em nosso pas injusta. Exerccios 1. Desenvolva tambm estes tpicos frasais dissertativos: a) A prtica do esporte deve ser incentivada e amparada pelos rgos pblicos. b) O trabalho dignifica o homem, mas o homem no deve viver s para o trabalho. c) A propaganda de cigarros e de bebidas deve ser proibida. d) O direito cultura fundamental a qualquer ser humano. 2. Desenvolva os tpicos frasais seguintes, considerando os conectivos: a) O jornal pode ser um excelente meio de conscientizao das pessoas, a no ser que b) As mulheres, atualmente, ocupam cada vez mais funes de destaque na vida social e poltica de muitos pases; no entanto c) Um curso universitrio pode ser um bom caminho para a realizao profissional de uma pessoa, mas... d) Se no souber preservar a natureza, o ser humano estar pondo em risco sua prpria existncia, porque... e) Muitas pessoas propem a pena de morte como medida para conter a violncia que existe hoje em vrias cidades; outras, porm f) Muitos alunos acham difcil fazer uma redao, porque. g) Muitos alunos acham difcil fazer uma redao, no entanto h) Um meio de comunicao to importante como a televiso no deve sofrer censura, pois i) Um meio de comunicao to importante como a televiso no deve sofrer censura, entretanto j) O uso de drogas pelos jovens , antes de tudo, um problema familiar, porque l) O uso de drogas pelos jovens , antes de tudo, um problema familiar, embora Tpico frasal desenvolvido por enumerao. Exemplo: A televiso, apesar das crticas que recebe, tem trazido muitos benefcios s pessoas, tais como: informao,

por meio de noticirios que mostram o que acontece de importante em qualquer parte do mundo; diverso, atravs de programas de entretenimento (shows, competies esportivas); cultura, por meio de filmes, debates, cursos. Faa o mesmo: 1. Na escolha de uma carreira profissional, precisamos considerar muitos aspectos, dentre os quais podemos citar: 2. O desrespeito aos direitos humanos manifesta-se de vrias formas: 3. O bom relacionamento entre os membros de uma famlia depende de vrios fatores, como: 4. A vida nas grandes cidades oferece vantagens e desvantagens. Dentre as vantagens, podemos lembrar e, dentre as desvantagens, Tpico frasal desenvolvido por descrio de detalhes o processo tpico do desenvolvimento de um pargrafo descritivo: Era o casaro clssico das antigas fazendas negreiras. Assobradado, erguia-se em alicerces o muramento, de pedra at meia altura e, dali em diante, de pau-a-pique (...) ? porta da entrada ia ter uma escadaria dupla, ? com alpendre e parapeito desgastado.(Monteiro Lobato) Tpico frasal desenvolvido por confronto. Trata-se de estabelecer um confronto entre duas idias, dois fatos, dois seres, seja por meio de contrastes das diferenas, seja do paralelo das semelhanas. Veja o exemplo: Embora a vida real no seja um jogo, mas algo muito srio, o xadrez pode ilustrar o fato de que, numa relao entre pais e filhos, no se pode planejar mais que uns poucos lances adiante. No xadrez, cada jogada depende da resposta anterior, pois o jogador no pode seguir seu planos sem considerar os contra-ataques do adversrio, seno ser prontamente abatido. O mesmo acontecer com um pai que tentar seguir um plano preconcebido, sem adaptar sua forma de agir s respostas do filho, sem reavaliar as constantes mudanas da situao geral, na medida em que se apresentam. (Bruno Betelheim, adaptado) Tpico frasal desenvolvido por razes No desenvolvimento apresentamos as razes, os motivos que comprovam o que afirmamos no tpico frasal. As adivinhaes agradam particularmente s crianas. Por que isso acontece de maneira to generalizada? Porque, mais ou menos, representam a forma concentrada, quase simblica, da experincia infantil de conquista da realidade. Para uma criana, o mundo est cheio de objetos misteriosos, de acontecimentos incompreensveis, de figuras indecifrveis. A prpria presena da criana no mundo , para ela, uma adivinhao a ser resolvida. Da o prazer de experimentar de modo desinteressado, por brincadeira, a emoo da procura da surpresa. (Gianni Rodari, adaptado) Tpico frasal desenvolvido por anlise a diviso do todo em partes. Quatro funes bsicas tm sido atribudas aos meios de comunicao: informar, divertir, persuadir e ensinar. A primeira diz respeito difuso de notcias, relatos e comentrios sobre a realidade. A segunda atende procura de distrao, de evaso, de divertimento por parte do pblico. A terceira procura persuadir o

indivduo, convenc-lo a adquirir certo produto. A quarta realizada de modo intencional ou no, por meio de material que contribui para a formao do indivduo ou para ampliar seu acervo de conhecimentos. (Samuel P. Netto, adaptado) Tpico frasal desenvolvido pela exemplificao Consiste em esclarecer o que foi afirmado no tpico frasal por meio de exemplos: A imaginao utpica e inerente ao homem, sempre existiu e continuar existindo. Sua presena uma constante em diferentes momentos histricos: nas sociedades primitivas, sob a forma de lendas e crenas que apontam para um lugar melhor; nas formas do pensamento religioso que falam de um paraso a alcanar; nas teorias de filsofos e cientistas sociais que, apregoando o sonho de uma vida mais justa, pedem-nos que sejamos realistas, exijamos o impossvel. (Teixeira Coelho, adaptado) Exerccios 1.Grife o tpico frasal de cada pargrafo apresentado. No deixe de observar como o autor desenvolve. a) O isolamento de uma populao determina as caractersticas culturais prprias. Essas sociedades no tm conhecimento das idias existentes fora de seu horizonte geogrfico. o que acontece na terra dos cegos do conto de H.G. Welles. Os cegos desconhecem a viso e vivem tranqilamente com sua realidade, naturalmente adaptados, pois todos so iguais. Esse conceito pode ser exemplificado tambm pelo caso das comunidades indgenas ou mesmo qualquer outra comunidade isolada.(Redao de vestibular) b) O desprestgio da classe poltica e o desinteresse do eleitorado pelas eleies proporcionais so muitos fortes. As eleies para os postos executivos que constituem o grande momento de mobilizao do eleitorado. o momento em que o povo se vinga, aprovando alguns candidatos e rejeitando outros. Os deputados, na sua grande maioria, pertencem classe A. com os membros dessa classe que os parlamentares mantm relaes sociais, comerciais, familiares. dessa classe com a qual mantm maiores vnculos, que sofrem as maiores presses. Desse modo, nas condies concretas das disputas eleitorais em nosso pas, se o parlamentarismo no elimina inteiramente a influncia das classes D e E no jogo poltico, certamente atua no sentido de reduzi-la. (Lencio M. Rodrigues) 2. Apresentamos a seguir alguns tpicos frasais para serem desenvolvidos na maneira sugerida. a) Anacleto um detetive trapalho. (por enumerao de detalhes: fornea a descrio fsica e psicolgica do personagem). b) As novelas transmitidas pela televiso brasileira so muito mais atraentes que nossos filmes. (por confronto) c) As cidades brasileiras esto se tornando ingovernveis. (por razes) d) H trs tipos bsicos de composio: a narrao, a descrio e a dissertao. (por anlise) e) Nunca diga que algum ser humano uma ilha: tudo que acontece a um semelhante nos atinge. (por exemplificao) Bibliografia: FIGUEIREDO, Luiz Carlos. A Redao pelo Pargrafo. 1 edio. Braslia, Editora UnB, 1995. DELMANTO, Dileta. Escrevendo Melhor, 8 srie. 1 edio. So Paulo, Editora tica, 1995. TUFANO, Douglas. Estudos de Redao. 4 edio. So Paulo, Editora Moderna, 1996.

You might also like