You are on page 1of 3

Conhea oito alimentos que podem aumentar o risco de cncer

Bacon, refrigerante e at churrasco tm substncias cancergenas


Segundo dados do Instituto Nacional do Cncer (INCA), cerca de 500 mil novos casos de cncer sero diagnosticados no Brasil em 2012. Maus hbitos alimentares esto diretamente relacionados com essa estatstica. A vida moderna, cada vez mais agitada, dificultou o velho (e bom) hbito de preparar os prprios alimentos e deu lugar aos alimentos prontos para consumo ou de fcil preparo. O nutricionista Fbio Gomes, do INCA, explica que muitos alimentos possuem fatores mutagnicos, ou seja, lesam as clulas humanas e alteram o material gentico que existe dentro dela. "Esse processo leva a uma multiplicao celular muito maior do que o normal e, em consequncia, pode aparecer um tumor". Muitos desses alimentos no apresentam qualquer benefcio sade e podem ser facilmente riscados do cardpio. Veja quais so e modere no consumo dos alimentos que predispem a doena.

Carnes processadas Linguia, salsicha, bacon e at o peito de peru contm quantidades considerveis de nitritos e nitratos. Essas substncias, em contato com o estmago, viram nitrosaminas, substncias consideradas mutagnicas, capazes de promover mutao do material gentico. "A multiplicao celular passa a ser desordenada devido ao dano causado ao material gentico da clula. Esse processo leva formao de tumores, principalmente do trato gastrointestinal", explica Fbio Gomes. A recomendao do especialista evitar esses alimentos, que no contribuem em nada com a sade.

Refrigerantes A bebida gaseificada, alm de conter muito sal em forma de sdio, possui adoantes associados ao aparecimento de cncer. O ciclamato de sdio, por exemplo, proibido nos Estados Unidos, mas ainda utilizado no Brasil, principalmente em refrigerantes "zero". "Essa substncia aumenta o risco de aparecimento de cncer no trato urinrio", conta Fbio Gomes. Quanto aos adoantes que podem ser adicionados comida ou bebida, o nutricionista diz que ainda no h comprovao cientfica. "O ideal que o adoante seja usado de forma equilibrada, pois um produto destinado a pessoas com diabetes e no deve ser consumido em excesso pela populao em geral", aponta.

Alimentos gordurosos Fbio Gomes explica que no exatamente a gordura a principal responsvel pelo aparecimento de cncer, e sim a quantidade de calorias que ela agrega ao alimento. A

comida muito gordurosa densamente calrica, ou seja, tem mais que 225 calorias a cada 100 gramas do alimento. "Por esses alimentos geralmente serem pobres em nutrientes, preciso ingeri-los em grandes quantidades para obter saciedade, o que leva ao superconsumo", conta o nutricionista do INCA. Em excesso, esses alimentos provocam obesidade, que fator de risco para cncer de pncreas, vescula biliar, esfago, mama e rins. A clula de gordura libera substncias inflamatrias, principalmente hormnios que levam a alteraes no DNA e na reproduo celular, como o estrognio, a insulina e um chamado de fator de crescimento tumoral.

Alimentos ricos em sal "Se ingerido em quantidade maior do que cinco gramas por dia, o sal pode lesar as clulas que esto na parede do estmago", explica o nutricionista Vinicius Trevisani, do Instituto do Cncer de So Paulo. Essa agresso gera alteraes celulares que podem levar ao aparecimento de tumores. Procure evitar alimentos ricos em sal ou mesmo aqueles que usam sal para aumentar o tempo de conservao, como os congelados e os comprados prontos que s precisam ser aquecidos. Entram nessa lista: carne seca, bacalhau, refrigerantes, pizzas congeladas, iscas de frango empanadas congeladas, macarro instantneo, salgadinhos de pacote, entre outros.

Churrasco Na fumaa do carvo h dois componentes cancergenos: o alcatro e o hidrocarboneto policclico aromtico. "Ambos esto presentes na fumaa e impregnam o alimento que preparado na churrasqueira", explica Fbio Gomes. "Eles tambm possuem fatores mutagnicos que levam ao aparecimento de tumores." Dieta pobre em fibras O nutricionista Vinicius Trevisani explica que o intestino se beneficia muito pelo consumo adequado de fibras. Elas garantem um bom trnsito intestinal, de modo a eliminar os cidos biliares secundrios, um produto da digesto presente no intestino. Isso evita a agresso s clulas do intestino e a multiplicao celular descontrolada.
VER GALERIAVER GALERIA

Preparo com altas temperaturas Alimentos fritos ou grelhados tambm incorporam algumas substncias cancergenas. Ao colocar o alimento cru em leo ou chapa muito quentes (com temperatura aproximada de 300 a 400C), so formadas aminas heterocclicas - substncias que contm fatores mutagnicos e estimulam a formao de tumores. O nutricionista Fbio recomenda preparar as carnes ensopadas - modo de cozimento em que no h nenhuma formao de aminas-, ou ainda prepar-las no forno. Dessa maneira, a temperatura do alimento aumenta gradualmente e no chega a nveis to altos. Alimentos com agrotxicos

No existe uma forma eficiente de limpar frutas, verduras e legumes dos agrotxicos. "Muitas vezes, esses conservantes so aplicados nas sementes e passam a fazer parte da composio do alimento", aponta Fbio Gomes. Ele explica que o agrotxico provoca vrios problemas de sade em quem tem contato direto com esses alimentos, mas ainda est em estudo a sua real contribuio com o aparecimento do cncer. Como ainda existem dvidas sobre esses efeitos, o nutricionista orienta evitar opes ricas em agrotxicos. melhor consumir alimentos cultivados sem o produto qumico, que comprovadamente tm mais vitaminas, minerais e compostos quimiopreventivos. "Estes compostos atuam na proteo e reparao celular frente a uma leso que pode gerar cncer", afirma.
VER GALERIAVER GALERIA

You might also like