You are on page 1of 23

Atributos do som

Os atributos do som so:


Intensidade Altura Timbre

A Intensidade do Som Vdeos "roubados" do blog "tomo e meio" do professor Rui Barqueiro. permite diferenciar um som forte de um som fraco. A intensidade do som est relacionada com energia que a onda transfere e com a amplitude da onda.

Um som forte transporta mais energia do que um som fraco.


Um som forte ouvido a grande distncia da fonte sonora Um som fraco s ouvido a pequena distncia da fonte sonora.

A intensidade do som diminui medida que aumenta a distncia fonte sonora. A Altura do Som Frequncia sonora (som alto, baixo, agudo, grave) permite diferenciar um som de alta frequncia (agudo) de um som de baixa frequncia (grave). A altura do som depende apenas da frequncia.

Som alto - Frequncia maior - som agudo Som baixo - Frequncia menor - som grave As notas musicais possuem alturas sonoras diferentes, isto , cada nota possui uma frequncia caracterstica. O Timbre do Som permite diferenciar duas ondas sonoras com a mesma intensidade e frequncia mas produzidos por instrumentos diferentes. Sons puros e sons complexos Um som puro tem uma frequncia bem definida. Um som complexo resulta da combinao de sons puros Som puro- um s comprimento de onda O timbre resulta da combinao do som fundamental e dos seus harmnicos. som fundamental - o som de menor frequncia produzido

sons harmnicos - conjunto de sons de frequncias mltiplas do som fundamental.

Propriedades do som
Um som apresenta as seguintes propriedades: altura, intensidade e timbre.

Altura
Os sons podem ser graves ou agudos.

Som Grave

Som Agudo

Os sons graves, tambm chamados baixos, so sons com maior comprimento de onda (pequena frequncia). Os sons agudos, ou altos, tem um menor comprimento de onda (maior frequncia).

Intensidade
Em termos de intensidade, os sons podem ser fortes ou fracos. A intensidade de uma onda sonora depende da amplitude dessa onda. Um som com uma maior amplitude um som forte, enquanto que um som com uma pequena amplitude um som fraco. Os sons fortes transportam uma maior quantidade de energia que os fracos.

Uma onda sonora perde intensidade no decurso da sua propagao. A capacidade que o ouvido humano tem de sentir um som depende da intensidade do som mas tambm da sua frequncia. Os sons muito fracos no so sentidos e os sons muito fortes podem provocar leses.

O nvel sonoro uma escala que relaciona a intensidade de um determinado som com a do som mais fraco que conseguimos ouvir, e pode ser medido com um sonmetro. A unidade S.I. do nvel sonoro o bel, B, embora normalmente seja utilizado o decibel, dB, que igual a 0,1 B. O nvel sonoro de 1dB a medida correspondente ao limiar da audio, nvel abaixo do qual o ouvido humano no detecta som. O nvel de 120 dB corresponde ao limiar da dor, o nvel mximo suportvel pelo ouvido humano. O nvel do limiar da audio e do limiar da dor depende da frequncia da onda sonora.

Timbre
esta propriedade do som que nos permite distinguir uma fonte sonora de outra, apesar de estarem a produzir sons com a mesma frequncia. O timbre de uma fonte sonora representado por uma onda complexa, que a soma de uma onda fundamental (som puro, ou simples, como o produzido por um diapaso) e sons harmnicos. Cada fonte sonora produz uma onda sonora complexa diferente (a produzida por uma viola diferente da produzida por uma flauta).

Caractersticas do som
[ Home ] [ Up ]

O facto de conseguirmos distinguir os diferentes sons deve-se s suas caractersticas , ou atributos: - Altura - Intensidade - Timbre ALTURA Caracterstica que permite distinguir um som agudo ou alto de um som grave ou baixo.

Esta caracterstica est relacionada com o nmero de vibraes em cada unidade de tempo, isto , com a frequncia de vibrao das ondas sonoras. Assim: - quanto maior for a frequncia da onda sonora, mais agudo ou alto ser o som; - quanto menor for a frequncia da onda sonora, mais grave ou baixo ser o som.

Topo

INTENSIDADE a caracterstica que nos permite distinguir um som fraco de um som forte. A intensidade do som uma caracterstica que est relacionada com a amplitude das ondas sonoras. Assim: - quanto maior for a amplitude da onda sonora, mais forte ser o som; - quanto menor for a amplitude da onda sonora, mais fraco ser o som. Ento, juntando estas duas caractersticas temos:

Topo

TIMBRE
O timbre a caracterstica que nos permite distinguir dois sons com a mesma altura e a mesma intensidade, produzidos por fontes sonoras diferentes

Um som apresenta as seguintes propriedades: altura, intensidade, durao e timbre.

Altura
No que respeita sua altura, os sons podem ser classificados em sons agudos e sons graves.

Som Grave

Som Agudo

Os sons graves, tambm chamados baixos, so sons com maior comprimento de onda (pequena frequncia). Os sons agudos, ou altos, tem um menor comprimento de onda (maior frequncia).

Intensidade
Em termos de intensidade, os sons podem ser fortes ou fracos. A intensidade de uma onda sonora depende da amplitude dessa onda. Um som com uma maior amplitude um som forte, enquanto que um som com uma pequena amplitude um som fraco. Os sons fortes transportam uma maior quantidade de energia que os fracos. Uma onda sonora perde intensidade no decurso da sua propagao. A capacidade que o ouvido humano tem de sentir um som depende da intensidade do som mas tambm da sua frequncia. Os sons muito fracos no so sentidos e os sons muito fortes podem provocar leses. O nvel sonoro uma escala que relaciona a intensidade de um determinado som com a do som mais fraco que conseguimos ouvir, e pode ser medido com um sonmetro. A unidade S.I. do nvel sonoro o bel, B, embora normalmente seja utilizado o decibel, dB, que igual a 0,1 B.

O nvel sonoro de 1dB a medida correspondente ao limiar da audio, nvel abaixo do qual o ouvido humano no detecta som. O nvel de 120 dB corresponde ao limiar da dor, o nvel mximo suportvel pelo ouvido humano. O nvel do limiar da audio e do limiar da dor depende da frequncia da onda sonora.

Durao
Representa simplesmente o tempo que o som dura.

Timbre
esta propriedade do som que nos permite distinguir uma fonte sonora de outra, apesar de estarem a produzir sons com a mesma frequncia. O timbre de uma fonte sonora representado por uma onda complexa, que a soma de uma onda fundamental (som puro, ou simples, como o produzido por um diapaso) e sons harmnicos. Cada fonte sonora produz uma onda sonora complexa diferente (a produzida por uma viola diferente da produzida por uma flauta).

Altura do Som

A altura do som permite classificar os sons em agudos (altos ou finos) e graves (baixos ou grossos).

A altura do som depende da frequncia da onda sonora.

Quanto maior a frequncia da onda sonora, mais agudo o som e maior a altura.

Quanto menor a frequncia da onda sonora, mais grave o som e menor a altura.

Intensidade do Som

A intensidade dom som permite classificar os sons em fortes e fracos.

A intensidade do som esta relacionada com a amplitude da onda sonora.

Quanto maior a amplitude da onda sonora, mais forte o som e maior a sua intensidade.

Quanto menor a amplitude da onda sonora, mais fraco o som a menor a sua intensidade.

Timbre

O timbre permite distinguir sons com a mesma intensidade e altura, mas proveniente de fontes sonoras diferentes.

O sinal observado de um osciloscpio (aparelho que mede sinais elctricos variveis no tempo) traduz oscilaes simples.

O sinal observado de um osciloscpio apresenta caractersticas diferentes da situao anterior, porque resulta da sobreposio de vrias ondas simples que diferem na frequncia.
ADVERTISE MENT

Os Atributos do Som:
Os atributos do som so a altura, a intensidade, o timbre e a durao. Durante um concerto, se ouvirmos com ateno, podemos distinguir perfeitamente os instrumentos bem como a sua afinao. Por exemplo, cabe ao maestro de uma orchestra a sincronia musical de uma pea.

Instrumentos de uma Orchestra: Atributos dos Sons

A altura do Som:
A altura permite distinguir os sons agudos e os sons graves. A altura do som determinada pela frequncia da onda sonora, isto , a altura do som relaciona-se com o nmero de vibraes que a fonte sonora realiza em cada segundo. Os sons agudos (altos ou finos) tm frequncias elevadas. Os sons graves (baixos ou grossos) tm frequncias reduzidas. Isto significa que a onda sonora que propaga um som agudo tem um comprimento de onda menor do que a de um som grave, no mesmo meio de propagao.

Atributos do Som: A Altura de um Som

Numa orchestra, o contra-baixo um instrumento que produz sons graves, isto , sons de baixa frequncia. A flauta produz sons mais altos, isto , mais agudos (finos) que so sons de maior frequncia.

Altura de um Som: O Contra-baixo (Sons Graves) e a Flauta (Sons Agudos)

Os instrumentos musicais de cordas podem ser ordenados no sentido crescente das vibraes que produzem, isto , dos sons mais baixos (sons grossos) para os sons mais altos (sons finos):

Instrumentos Musicais: Altura de um Som

Com um piano e um osciloscpio podemos visualizar a evoluo da frequncia de uma nota musical (som) em funo da escala musical:

Toma Nota:
Os sons de frequncias reduzidas dizem-se graves, baixos ou grossos. Os sons de frequncias elevadas dizem-se agudos, altos ou finos.

A intensidade do Som:
A intensidade do som um atributo que permite distinguir entre sons fortes e sons fracos. Os sons fortes tm ondas sonoras de grande amplitude. Os sons fracos tm ondas sonoras de pequena amplitude. Isto significa que a intensidade do som relaciona-se com a amplitude da vibrao que origina a onda sonora. Um som forte tem uma amplitude maior do que um som fraco.

Atributos do Som: A Intensidade de um Som

Toma Nota:
Os sons fortes tm ondas sonoras de grande amplitude. Os sons fracos tm ondas sonoras de pequena amplitude. No dia a dia, a perceo sonora depende muito da intensidade do som. Por isso, os mdicos investigam alteraes auditivas com audimetros, traduzidas por audiogramas, que so grficos que revelam a resposta dos pacientes aos estmulos sonoros.

O Audimetro: Estudo das Alteraes Auditivas

Teste de Audio: Obteno do Audiograma

Toma Nota:
A intensidade sonora depende da distncia qual se encontra a fonte sonora do receptor. Os sons recebidos so tanto mais fracos quanto mais distante estiver a fonte sonora.

O Timbre:
O timbre permite distinguir dois sons com a mesma altura e igual intensidade, quando produzidos por fontes sonoras diferentes. Por isso, o timbre o atributo do som que serve para distinguir duas ou mais fontes sonoras.

Toma Nota:
pelo timbre que se identifica uma fonte sonora. Um diapaso a vibrar e dois instrumentos musicais, a flauta e o saxofone podem emitir a mesma nota musical, mas os grficos das ondas sonoras correspondentes diferem completamente. Por consequncia, os sons tm timbres diferentes.

Atributos do Som: O Timbre de um Som

Os sons emitidos pela flauta e pelo saxofone no so puros, dizem-se complexos, isto , as ondas sonoras, que os instrumentos musicais produzem, tm duas ou mais frequncias diferentes e sobrepostas. Diz-se que o timbre rico, em oposio ao timbre puro de uma onda simples. O quadro que se segue, faz a sntese das caratersticas das ondas sonoras em relao respetiva percepo sonora:

Atributos do Som: Forma das Ondas

Toma Nota:
Os sons complexos resultam da sobreposio de sons puros. Por exemplo, dois sons agudos contnuos sobrepostos podem originar um som, ainda que agudo, com batidas alternadas de intensidade sonora varivel:

Som Complexo: O Som Complexo como Sobreposio de Sons Puros

O sintetizador um aparelho electrnico que capaz de seleccionar vrios timbres. Por exemplo, pode seleccionar o timbre da guitarra, do piano e de qualquer outro instrumento musical.

O Sintetizador: Definio e Seleo de Timbres

Os sons musicais so constitudos por vrias frequncias de valores diferentes. A frequncia de menor valor designa-se por fundamental, (som fundamental). Nos sons musicais, as vrias frequncias tm

valores que so mltiplos inteiros da frequncia fundamental, isto , tm uma frequncia com o valor mais baixo e as outras frequncias so, por exemplo, duas, trs ou quatro vezes maior que a fundamental. Por exemplo, uma corda a oscilar entre dois pontos fixos, experimenta oscilaes cujos comprimentos de onda so multplos inteiros do comprimento da corda:

Harmnicos: Harmnicos: Som Fundamental e 1 Harmnico

Harmnicos: Harmnicos: 2 e 3 Harmnico

Nos sons musicais existe portanto uma sobreposio do som fundamental com outros sons. Os sons que se sobrepem, para formar os sons musicais, designam-se por harmnicos. o que sucede com a corda de uma guitarra:

Cordas da Guitarra: Harmnicos de um Som

Cordas da Guitarra: Harmnicos de um Som

O timbre de um instrumento musical depende dos harmnicos produzidos por esse instrumento. Um analizador espetral permite determinar os harmnicos de um som musical, onde as barras do grfico representam a ocorrncia e amplitude relativa dos harmnicos de um som:

Atributos do Som: Anlise Espetral

Por ser um som puro, no diapaso verifica-se a existncia de um nico harmnico que o seu som fundamental. Outros instrumentos apresentam um conjunto mais rico em harmnicos:

Harmnicos de um Som: Diapaso

Harmnicos de um Som: Clarinete

Harmnicos de um Som: Obo

O rudo um som desagradvel porque as ondas sonoras que se sobrepem no tm valores de frequncias relacionados entre si por nmeros inteiros. A representao grfica do rudo tem forma irregular, sem amplitude nem perodo definidos.

Espetro Sonoro de um Rudo: Sem Amplitude nem Frequncia definida

Rudo: Anlise Espetral do Rudo num Programa de Computador

A durao de um Som:
O ritmo musical relaciona-se com a durao do som. Pode ser curto ou longo. A msica organiza-se com sons de duraes diferentes. Atualmente so utilizados programas informticos para sincronizar a durao do som de cada instrumento de uma partitura ou pea musical:

Durao de um Som: Sincronizao Informtica da Durao dos Sons

Durao de um Som: Partitura de uma Pea Musical

Numa orchestra, compete ao maestro, com a sua batuta, decidir sobre o andamento da msica e a intensidade com que cada parte da partitura deve ser tocada.

Durao de um Som: Partitura de uma Pea Musical


CATEGORIAS: SUMRIOS & LIES

15
NOVEMBRO 2011

Os Atributos do Som

You might also like