You are on page 1of 2

A) SISTEMA CIRCULATRIO O sistema circulatrio humano do tipo fechado, ou seja, o sangue circula exclusivamente no interior de vasos e no h mistura entre

e o sangue venoso (rico em CO2) e arterial (rico em O2). O corao possui quatro cavidades, dois ventrculos e duas aurculas. O sangue venoso chega aurcula direita atravs da veia cava, passando pela vlvula tricspide e ento para o ventrculo direito. Do ventrculo direito, o sangue enviado aos pulmes atravs das artrias pulmonares. Do pulmo o sangue arterial retorna ao corao, chegando aurcula esquerda atravs das veias pulmonares. Da aurcula esquerda, o sangue passa para o ventrculo esquerdo, de onde impulsionado para o restante do corpo atravs da artria aorta. Os movimentos do corao impulsionam o sangue atravs do rgo e de todo o corpo. O movimento de contrao chamado de sstole e o relaxamento distole. Existem trs tipos principais de vasos sanguneos: os capilares, as veias e as artrias. Os capilares so os vasos mais finos, formados apenas por uma camada de clulas endoteliais. As veias e as artrias apresentam, alm do endotlio, uma camada muscular. A camada muscular das artrias bem desenvolvida, o que permite que esses vasos suportem altas presses sanguneas. As veias possuem vlvulas que impedem o refluxo do sangue.

B) SISTEMA RESPIRATRIO A respirao humana pulmonar. O processo tem incio na inalao do ar atmosfrico, que, atravs das narinas, penetra nas fossas nasais, onde filtrado e aquecido. Em seguida, o ar segue pela faringe, laringe e traqueia, chegando aos pulmes. No interior dos pulmes segue pelos brnquios at os bronquolos. Os bronquolos so ramificaes dos brnquios que desembocam nos alvolos. Os alvolos possuem uma parede muito fina, revestida por capilares, atravs dos quais ocorrem as trocas gasosas entre o ar e o sangue circulante. Os movimentos respiratrios so controlados pelo sistema nervoso central, mais especificamente pelo bulbo. O acmulo de CO2 no sangue, juntamente com a gua, origina o cido carbnico. A ionizao deste cido, acidifica o sangue, fator que estimula o bulbo, que, em resposta, aumenta a frequncia dos movimentos respiratrios. Com a retirada do CO2 circulante atravs da respirao, o pH do sangue volta ao normal, assim como a frequncia respiratria

C) SISTEMA DIGESTRIO O sistema digestrio humano do tipo completo, ou seja, existe boca e nus. O processo de digesto tem incio na boca, onde o alimento triturado pelos dentes, umidificado pela saliva e atacado pela ptialina (ou amilase salivar), que inicia a quebra de molculas de amido. Essa mistura de alimento triturado e saliva forma o bolo alimentar. O bolo alimentar segue atravs da faringe e do esfago e chega ao estmago. No interior do estmago o bolo alimentar atacado pelo suco gstrico. O suco gstrico contm uma enzima denominada pepsina, que realiza a quebra das protenas. O bolo alimentar parcialmente digerido pelo suco gstrico forma uma mistura chamada de quimo, que segue para o intestino delgado. No intestino delgado o quimo sofre a ao de enzimas provenientes da prpria parede do rgo (suco entrico), do fgado (bile) e do pncreas (suco pancretico). O suco entrico possui carboidrases, enzimas que realizam a quebra de carboidratos; peptidases, que quebram os polipeptdios; e nucleotidases, que rompem os nucleotdeos. A bile contm uma mistura de sais que emulsificam as molculas de lipdios, facilitando sua digesto. O suco pancretico possui uma srie de enzimas, entre elas: tripsina (realiza a quebra de protenas), lpase (realiza a quebra de lipdios), amilase (hidrolisa molculas de amido) e nucleases (atacam os cidos nuclicos ). No intestino delgado tambm ocorre a absoro de nutrientes, que so transportados pela corrente sangunea. O material no aproveitado segue para o intestino grosso e eliminado na forma de fezes atravs do nus.

D) SISTEMA EXCRETOR O sistema excretor responsvel pela remoo dos resduos provenientes do metabolismo celular, ou seja, das substncias que no foram aproveitadas ou daquelas que so txicas aos organismos. A excreo humana realizada pelos rins. Cada rim contm milhares de pequenas unidades funcionais chamadas nfrons. Cada nfron possui uma estrutura chamada cpsula de Bowman. Internamente cpsula de Bowman existe uma rede de pequenos capilares, na forma de um novelo, chamada de glomrulo de Malpighi. Os capilares desembocam em um duto coletor que conduz as excretas ao ureter. O sangue a ser filtrado chega aos rins atravs das artrias renais e segue para o glomrulo de Malpighi, onde h uma forte presso. A presso fora as pequenas partculas dissolvidas no plasma sanguneo para o interior da cpsula de Bowman, filtrando o sangue. No interior dos nfrons ocorre tambm a reabsoro de molculas e substncias teis, como gua e glicose. O sangue filtrado deixa os rins atravs da veia renal. O produto resultante aps a filtrao e reabsoro chamado de urina. A urina segue pelos ureteres at a bexiga, onde armazenada. A urina transportada da bexiga para o meio externo atravs da uretra. E) SISTEMA REPRODUTOR A fecundao humana interna e o desenvolvimento direto. E existem rgos sexuais especficos para a fecundao. Os rgos masculinos externos so o pnis e os testculos. Os gametas masculinos, os espermatozoides, so formados dentro de tbulos seminferos, localizados no interior dos testculos. Os testculos tambm so responsveis pela produo da testosterona, hormnio sexual masculino. Dos tbulos seminferos, os espermatozoides migram para uma regio chamada de epidmio, onde ficam armazenados at o momento da ejaculao. Do epidmio parte o canal deferente, no interior do qual os espermatozoides misturam-se s secrees produzidas pela prstata e pelas vesculas seminais. Essa mistura de secrees e espermatozoides chamada de esperma ou smen. O smen segue pela uretra atravs do pnis at o meio externo. Os rgos sexuais femininos, com exceo da vulva, so internos. Os gametas femininos, os vulos, so formados no interior dos ovrios, dentro de estruturas chamadas de folculos de Graaf. Os ovrios tambm so responsveis pela produo do estrgeno, hormnio sexual feminino. Quando o vulo est maduro, o folculo se rompe, liberando-o, num processo chamado de ovulao. Os vulos so liberados no interior das Tubas Uterinas. nelas que, na presena de espermatozoides, ocorre a fecundao. O vulo fecundado, ou zigoto, segue para o tero, onde se fixa parede do rgo (endomtrio), que se encontra preparada para receber o embrio. Na ausncia de fecundao, o vulo no fecundado, ou ovcito, eliminado.

You might also like