You are on page 1of 113

APOSTILA FSICA APLICADA

Cinemtica Escalar

Seo - 1
Conceitos bsicos
01. Ponto material - todo corpo cujas dimenses relativas no interferem no estudo de determinado fenmeno. 02. Tempo - ou abscissa temporal t ou ainda 'instante t' - nmero real que se faz corresponder biunivocamente, mediante certas convenes, sucesso dos eventos. origem dos tempos (evento inicial arbitrrio) associa-se, por comodidade, t = 0; aos eventos que seguem quele tomado por O.T. associa-se t > 0 e para aqueles que o precedem, associa-se t < 0. Intervalo de tempo t denota o nmero de unidades de tempo decorridas entre dois eventos sucessivos e calcula-se por: t = t2 - t1, onde t2 e t1 so os instantes associados a esses eventos.

03. Trajetria - para um dado sistema de referncia, a linha contnua , lugar geomtrico dos pontos do espao geomtrico ocupados pelo ponto material no decorrer do tempo.

04. Espao cinemtico - posio ou abscissa linear s o nmero real que se faz corresponder biunivocamente aos pontos da trajetria, mediante certas convenes (*), e que se destina a localizar o ponto sobre sua trajetria. O espao s, s localiza (relativamente origem arbitrria) o ponto, no indica o sentido de movimento, nem determina quanto o mvel efetivamente 'andou'.

(*) Convenes: considere sobre o ponto arbitrrio O (escolha da origem dos espaos OE) e o ponto U, de modo que a extenso do arco (OU seja adotada como unidade de medida de comprimento (exemplo, (OU = 1 m). Nessas condies, para uma genrica posio P do ponto material, s = (OP/(OU [leia-se: s a medida do arco (OP na unidade (OU].

05. Movimento - conceito que se define para o ponto, em relao a um dado sistema de referncia. Se sua trajetria previamente conhecida nesse referencial, o ponto se move sobre ela se sua abscissa linear s variar em funo da abscissa temporal t. Isso se indica com: s = f(t) ou s = s(t)

A expresso que associa biunivocamente a cada valor de t o correspondente valor de s [s = f(t)] denominada 'lei de movimento', 'lei horria de movimento' ou, corriqueiramente, 'equao horria'. Se s permanece constante (em relao a t), no referencial em questo, ele dito em repouso. 06. Espao percorrido - ou incremento de abscissa s, num dado intervalo de tempo t dado por: st1---t2 = s2 - s1 onde s2 a abscissa (espao) do mvel no instante t2 e s1 sua abscissa no instante t1.

Num dado intervalo de tempo pode-se ter: s > 0, s = 0 ou s < 0. 07. Velocidade escalar mdia - num dado intervalo de tempo, o quociente do espao percorrido s, nesse intervalo de tempo, pela correspondente extenso t do intervalo considerado. Esse quociente , na matemtica, reconhecido como 'razo incremental'. Equaciona-se:

08. Velocidade escalar - num dado instante t1, o limite da velocidade escalar mdia definida entre os instantes t1 e t2, quando o instante t2 torna-se cada vez mais prximo de t1 (o que corresponde dizer que t tende para o valor zero). Escreve-se:

Em termos de anlise matemtica (clculo diferencial), sendo s = s(t) a funo que associa a cada t um e um s s, a velocidade v, no instante genrico t ser a derivada da funo s = s(t) em relao ao tempo t e escreve-se: v = ds(t)/dt. Recomendamos, a respeito disso, a leitura Os flxions de Newton em nossa Sala 19. A expresso v = ds(t)/dt que nos permite obter a velocidade escalar do mvel em cada instante de seu movimento denomina-se 'lei de velocidade' ou, "equao da velocidade". 09. Acelerao escalar mdia - num dado intervalo de tempo de extenso t2 - t1, o quociente da variao da velocidade do mvel v ocorrida entre os instantes t1 e t2 pela extenso desse intervalo de tempo. Equaciona-se:

10. Acelerao escalar - num dado instante t1, o limite da acelerao escalar mdia calculada entre os instantes t1 e t2 quando o instante t2 torna-se cada vez mais prximo de t1. No clculo diferencial, a acelerao escalar ser dada pela derivada da velocidade em relao ao tempo ou pela derivada segunda do espao em relao ao tempo. Escreve-se:

11. Sentido do movimento - numa trajetria orientada (sistema de coordenadas abscissas s) assim posto:

12. Comportamento fsico - do mvel, durante certo intervalo de tempo t assim caracterizado: Uniforme - velocidade escalar permanece constante no intervalo considerado (v = cte. no nula);

Acelerado - velocidade escalar cresce, em valor absoluto, no intervalo considerado (v. > 0); Retardado - velocidade escalar decresce, em valor absoluto, no intervalo considerado (v. < 0); Uniformemente variado - acelerao escalar permanece constante no intervalo considerado ( = cte); Variado - acelerao escalar experimenta variaes no intervalo considerado [ = f(t)]. 13. Lei horria - lei de movimento, funo horria ou "equao horria" - a expresso matemtica da dependncia entre o espao s e o tempo t. Ela associa a cada t um e um s s (bijetora). Simbolicamente: s = s(t), onde s e t devem ser medidos num sistema coerente de unidades, por exemplo, o Sistema Internacional de Unidades. 2 Exemplos de leis de movimento, com s em m; t em s: s = t; s = 2t; s = -3t +2; s = 2t +3t + 1; s t-1 = 4 etc. 14. Tabela horria - o primeiro passo experimental para a determinao de uma lei horria. Consiste em se tabelar, lado a lado, valores particulares de t com os correspondentes valores obtidos experimentalmente para s.

15. Diagrama horrio - o grfico cartesiano ortogonal da funo s = s(t). a verso geomtrica, no plano cartesiano s versus t, da dependncia entre s e t. Tal grfico nada tem a ver com a trajetria. Exemplos dos itens 14 e 15: O estudo do movimento de um 'tatuzinho' ao longo de um tubo plstico forneceu a tabela abaixo. Estabelecer sua lei horria e o correspondente diagrama horrio.

16. Abscissa inicial (so) - ou 'espao inicial' a abscissa (espao) que localiza o mvel no instante inicial da contagem dos tempos ( t = 0). No diagrama horrio, o ponto A onde a 'curva do diagrama' corta o eixo s tem justamente as coordenas s = s o e t = 0. 17. Declividade da curva s(t) no ponto P - correspondente ao instante t1, numericamente igual velocidade escalar do mvel no instante considerado.

18. Diagrama da velocidade - o grfico cartesiano ortogonal da funo v = v(t). a verso geomtrica, no plano cartesiano v versus t, da dependncia entre v e t. a) Nesse diagrama, a rea compreendida entre a 'curva da velocidade' e o eixo dos tempos, entre dois instantes do movimento, numericamente igual ao 'espao percorrido' pelo mvel (s) nesse intervalo de tempo. b) Nesse diagrama, a declividade da curva no instante t1 numericamente igual acelerao escalar do movimento nesse instante.

19. Diagrama da acelerao - o grfico cartesiano ortogonal da funo = (t). a verso geomtrica, no plano cartesiano versus t, da dependncia entre e t. a) Nesse diagrama, a rea compreendida entre a 'curva da acelerao' e o eixo dos tempos, entre dois instantes do movimento, numericamente igual 'variao da velocidade' do mvel (v) nesse intervalo de tempo. b) Nesse diagrama, a declividade da curva no instante t1 numericamente igual "sacudida" escalar do movimento nesse instante. A ilustrao abaixo refere-se a um movimento variado cuja acelerao escalar varia linearmente com o tempo e, nesse caso, a 'sacudida' (& = d/dt = tg) constante e no nula.

CINEMTICA ESCALAR

Conceitos bsicos de Cinemtica


Movimento combinao de espao , tempo e matria.
At aqui estudamos algumas noes bsicas da fsica , conhecendo os instrumentos utilizados na elaborao dos conceitos fsicos. Agora vamos iniciar a abordagem de um dos primeiros e mais importantes temas das fsica: o movimento. Observando os corpos nossa volta , podemos ter intuitivamente uma idia do que so movimento e repouso. Mas esses dois conceitos ( movimento e repouso ) so relativos: ao dormir voc pode estar em repouso em relao s paredes de seu quarto; entretanto , em relao ao sol , voc um viajante espacial. Mas o que movimento? Como estuda-lo? A parte da fsica que trata do movimento a mecnica. Ela procura compreender as causas que produzem e modificam os movimentos. Quando Galileu comeou a estudar o assunto ( depois de 1586 ) , praticamente todos os filsofos aceitavam o pensamento de Aristteles: a velocidade durante a queda de um corpo sobre a superfcie da terra diretamente proporcional ao peso do corpo. Galileu no concordava com essa teoria e demonstrou que a queda dos objetos leves ( como plumas , folhas , flocos de neve ) sustentada pela resistncia do ar o que faz com que eles caiam lentamente que os objetos mais pesados. Galileu afirmou tambm que na ausncia do ar todos os corpos , quando abandonados do repouso no mesmo nvel , caem com a mesma velocidade, chegando juntos ao cho ( como um caminho e um livro por exemplo ). Neste captulo , vamos estudar , vamos estudar uma subdiviso de mecnica chamada Cinemtica que trata do movimento sem se referir s causas que o produzem. Inicialmente ,ou seja , sem nos preocuparmos com a orientao espacial (direo e sentido). Mais adiante em Cinemtica Vetorial , veremos a direo e o sentido do movimento.

Ponto Material
Usaremos com freqncia , neste livro a expresso ponto material. O que significa? Em determinadas situaes , ponto material pode representar qualquer corpo , como ,trem ,avio , carro , bala de canho , mssil , etc... Ento porque ponto e porque material? Ponto, porque , na resoluo de problemas , estaremos desprezando as dimenses do corpo em movimento , sempre que as distncias envolvidas forem muito grandes em relao a essas dimenses.

Material, porque , embora as dimenses do corpo sejam desprezadas , sua massa ser sempre considerada. Imagine um trem deslocando-se entre o Rio de Janeiro e So Paulo. Por maior que ele seja , seu comprimento muito pequeno comparando com a distncia entre as duas cidades. Ento , neste caso , o trem pode ser considerado ponto material. Imagine agora um trem de 500m passando por uma ponte de 800m. Como o comprimento da ponte no muito maior que a do trem , este no pode ser considerado um ponto material durante o intervalo de tempo que o trem leva para atravessar a ponte. No entanto, executando o movimento de rotao das rodas , qualquer ponto do trem realiza o mesmo movimento. Por isso podemos considerar um ponto qualquer do trem para estudar o movimento que ele executa.

Repouso Movimento e Referencial


Examine as seguintes afirmaes: Quando estamos dentro de um veculo , a paisagem circundante fundamental para estabelecermos os conceitos de movimentos e repouso. Quando observamos o movimento do sol atravs da esfera celeste , podemos concluir que a terra se movimenta ao redor do sol. Uma pessoa que nasceu e cresceu num ambiente completamente fechado , sem janelas , no saindo dele durante toda a sua existncia , pode no ter condies de afirmar se este ambiente est em repouso ou movimento. Em todos os casos , percebemos que o movimento observado a partir de um referencial: a paisagem o referencial do carro e o sol o referencial da terra; se uma pessoa passar toda a vida num ambiente absolutamente fechado , no ter referencial para perceber o movimento ou o repuso do ambiente em que se encontra. Note , que se uma criana , a bordo de um carro em movimento , afirma que a rvore est correndo , ela pode estar certa , pois no h repouso nem movimentos absolutos; tudo depende do referencial adotado. Quando o referencial no for citado nos problemas de cinemtica apresentados neste livro , voc poder considera-lo como sendo o solo.

Trajetria
Este outro conceito importante no estudo do movimento, Vamos dizer que a queda de uma esfera abandonada de um avio que voa horizontalmente com velocidade constante. Veja que: Em relao ao solo , a trajetria da esfera um arco de Par bola Em relao ao avio , a trajetria e um seguimento de reta vertical. Em outra situao , por exemplo , observando um ponto ( M ) da periferia de um peneu de bicicleta em movimento , verificamos que:

Em relao ao eixo ( E ) da roda , a trajetria do ponto observado um arco de circunferncia . Em relao a estrada ; O ponto descreve uma ciclide. Ento podemos concluir que trajetria: a linha descrita ou percorrida por um corpo em movimento; Depende do referencial adotado.

Localizao de um mvel
Quando viajamos por uma rodovia observamos , que existem marcos quilomtricos ao longo do caminho. Voc sabe para que eles servem ? Imagine que o veculo no qual voc viaja tenha quebrado num determinado ponto da estrada. O mecnico do ponto de servio mais perto precisa saber em que ponto da estrada est o veculo , para ir conserta-lo. A localizao desse ponto ser mais fcil se o mecnico souber em que marco quilomtrico da estrada ele se encontra. Atravs desse exemplo , podemos perceber que, para um corpo em movimento , sua localizao pode ser fundamental. Pode-se fazer essa localizao atravs: De trajetria numerada

10

20

30 40 50 60

70

Rapidez e Velocidade
Um coelho mais rpido do que uma tartaruga. Alguns atletas podem percorrer 100m em aproximadamente 10s. A tecnologia constri automveis , trens e avies que desenvolvem uma rapidez muito superior a desses atletas. A medida da rapidez com que um mvel se desloca no tempo assunto importante da Mecnica. Na linguagem comum as palavras velocidade e rapidez so usadas como sinnimo. Entretanto a liguagem tcnica faz uma importante distino entre elas: a velocidade ou velocidade vetorial ( que estudaremos mais adiante ) possui uma direo , um sentido e uma intensidade ( modulo + unidade de medida ) ; a rapidez ou velocidade escalar possui apenas intensidade.

Acelerao Escalar Mdia


Velocidade de uma partcula a razo segundo a qual sua posio varia com o tempo. Seja uma partcula situada num ponto A, num instante t1. Em um instante posterior, t2 , a partcula estar num ponto B. O deslocamento que a partcula sofre ser dado por s = s(B) - s(A) . E o intervalo de tempo empregado nesse deslocamento ser dado por t = (t2 - t1). O mdulo da velocidade mdia da partcula ser dado por:

|v| = s/t = deslocamento/intervalo de tempo

Velocistas da Natureza
O animal terrestre mais veloz o guepardo , que acelera de 0e 72 km/h em 2s. Ele atinge nada menos que 115 Km/h em distncias de at 500m. A velocidade muito importante quando se trata de apanhar outros animais em busca de alimento. Por isso , os predadores esto entre os bichos mais rpidos da natureza. O leo , por exemplo , bem mais pesado menos gil que o guepardo , atinge 65 km/h velocidade pouco maior que a alcanada por um cachorro de corrida e ligeiramente abaixo da de um cavalo puro-sangue. claro que os animais caados tambm se defendem fugindo velozmente dos predadores. A gazela africana , por exemplo , chega a correr 80 km/h o que mais importante , agenta esse ritmo por mais tempo que qualquer felino de grande porte.

A Cinemtica do Futebol
A fsica entra em cena para provar o que o goleiro j sabe: se no tentar adivinhar o canto a partir de uma frao de segundo antes da bola , vai chegar atrasado. E atraso gol do adversrio. Um chute no muito forte faz com que a bola colocada na marca de pnalti viaje a 90 km/h. Nessa velocidade , ela chegar a linha em 0,46s. Esse todo o tempo que o goleiro tem para adivinhar o lado e o canto. Ele no pode ter reflexos comuns. Normalmente, uma pessoa gasta 0,75 entre , por exemplo , ver um sinal vermelho e pisar no freio. Para que a ponta da mo do goleiro chegue em cima da linha no mesmo instante que a bola , ela deve deslocar-se a uma velocidade mdia de 24 km/h. O goleiro no pode ir ganhando impulso , da mesma forma que um velocista. Precisa dar tudo com a fora de um nico impulso.

A vantagem para o batedor massacrante e , assim , a Fsica deixa poucas possibilidades de desculpa para quem perde pnaltis. De novo , ela demonstra outra verdade que todo jogador sabe: pnalti perdido falha do cobrador. Mesmo.

Acelerao Escalar Instantnea:


Suponhamos que a partcula esteja em movimento e que a velocidade mdia desta partcula , calculada para intervalos de tempos diferentes , no tenha se mantido constante. Dizemos que a partcula se desloca com velocidade varivel. Ento, devemos obter a velocidade da partcula em cada instante, a qual chamaremos de velocidade instantnea. A velocidade pode variar, sofrendo alteraes em seu mdulo, em sua direo, ou em ambos. Para se calcular ento a velocidade instantnea, deve-se ento fazer uma operao limite, tomando intervalos de tempo t cada vez mais prximos de zero que indicada por: lim s/t->0 t

Fotografia Estroboscpica
A fotografia estroboscpica um instrumento eficaz de estudo do movimento. Para realiz-la , precisamos de uma cmara fotogrfica , uma objetiva (lente) e uma lmpada dirigida ao corpo que est sendo fotografado. Esse tipo de foto pode ser obtido de duas maneiras: 1 A lmpada acende e apaga em intervalos regulares , iluminando , tambm em intervalos regulares , o corpo que est sendo fotografado. Neste caso , o obturador ( ou diafragma ) da cmera de ficar aberto durante todo o intervalo de tempo em que o movimento do corpo est sendo registrado. 2 A lmpada permanece acesa , iluminando constantemente o corpo que est sendo fotografado. Neste caso, o obturador da cmera abre e fecha em intervalos regulares.

Determinao prtica da velocidade instantnea a partir de uma foto estroboscpica


A fotografia estroboscpica a seguir representa o movimento de uma bola que cai , abandonada do repouso. O intervalo de tempo entre duas imagens consecutivas de 0,05s multiplicado por 10 a distncia entre as esferas da fotografia , determinamos os deslocamentos reais. Tomamos como origem da trajetria a primeira posio visvel da bola ( t = 0s ). Pra obter as velocidades escalares instantneas das diferentes posies devemos considerar. N: posio do corpo T: instante em que uma posio ocupada pelo corpo.

S . (n+1) deslocamento escalar entre as posies n-1 e n+1 V: Velocidade escalar instantnea , obtida dividindo-se S (n-1 . n+1) pelo respectivo intervalo de tempo: o valor encontrado corresponde velocidade do mvel no ponto mdio do deslocamento considerado.

Questes Interessantes
Na cinemtica escalar , quando a extremidade do ponteiro do relgio efetua uma volta completa o deslocamento escalar nulo? Na cinemtica escalar , o deslocamento s nulo quando o mvel inverte o sentido do movimento , e os valores absoluto do espao final e inicial so iguais. Quando no h inverso do sentido do movimento , os espaos do mvel ou crescem sempre ou decrescem sempre. No caos dos ponteiros do relgio , o movimento efetuado sempre no sentido horrio , portanto os espaos crescem em valor absoluto. Quando estudarmos a cinemtica vetorial , verificaremos que o deslocamento vetorial , este sim , nulo , para uma volta completa.

Galileu Galilei
Nascido em 15 de fevereiro de 1564 em Pisa , Itlia , com dezessete anos Galileu inscreveu-se na faculdade de medicina , a qual abandonou quatro anos depois , para aprofundarse nos estudos de Matemtica e Fsica. Em 1589 tornou-se professor de Matemtica da Universidade de Pisa , onde permaneceu at 1591. No ano seguinte transferiu-se para a Universidade de Pdua , onde encontrou liberdade para suas pesquisas ; entretanto , os salrios eram baixos e Galileu foi obrigado a dar aulas particulares. Tomou contato com a luneta , que no era conhecida na Itlia , e a construiu; assim passai por seu inventor e foi recebido com honras em Florena , onde fixou residncia. Sua observaes levaram-no a considerar como verdadeiro o sistema Heliocntrico de Coprnico , no aceito pela inquisio. Pressionado a abandonar sua crena nessa teoria , Galileu afirmou: Quando sabe a verdade simplesmente um cretino. Mas quem sabe a verdade e diz que ela mentira , esse mesmo criminoso! Os religiosos preocupados com o abalo da f crist que as descobertas de Galileu iriam provocar , procuraram provoca-lo a abandonar suas pesquisas. Perseguido pela inquisio , Galileu precisou a ascenso do Cardel Barverini ao Papado , com o nome de Urbano VIII Barverini era matemtico e amigo pessoal de Galileu. Pressionado a permitir o processo e a tortura de Galileu , Urbano VIII fez com que os instrumentos de tortura lhe fossem mostrados. Isso foi o suficiente para que Galileu abjurasse e negasse completamente o sistema de Coprnico, embora, nesse momento , tenha sussurrado algumas palavras sobre o movimento da Terra , que se tornaram famosas: Contudo, ela se move.

Passou , ento , a viver em priso domiciliar sob vigilncia constante , e foi graas a um de seus alunos que seus manuscritos conseguiram sair da Itlia e puderam ser divulgados para o mundo.

A verdade escondida Os dedos em figa Primeiro calou , mas depois falou: Verdade , prossiga! Bertolt Brechit

Comparando velocidades
Um homem em marcha normal percorre aproximadamente 1,5m em cada segundo e pode manter por longo tempo esta caminhada. Nos 100m rasos , os melhores corredores apresentam velocidade mdia de 10m/s , mas no conseguem manter essa velocidade em percurso maiores. Numa corrida de 1500m , essa distncia percorrida em cerca de 3,5 minutos. interessante comparar a velocidade do homem ( andando ou correndo ) com a velocidade de outros animais. A lesma , justificando sua fama, desloca-se razo de 1,5cm/s ou 5,4 m/h. A tartaruga move-se a 72 m/h , ou seja , 2 cm/s. Entre os mais velozes podemos destacar o guepardo , que atinge velocidades superiores a 30 m/s ; a gazela , que pode chegar a 80 k/h ; e a lebre , que pode cobrir distncias a razo de 20 m/s. Logicamente , a comparao entre o homem e os outros animais , quanto a velocidade e mera curiosidade , pois so organismos diferentes e com atividades distintas na natureza. Em competio de esqui , o atleta voa partindo da extremidade da rampa com velocidade de at 115 km/h. Por outro lado voando em aparelhos h muito o homem j ultrapassou a velocidade do som no ar 340 m/s os chamados avies supersnicos superam 550 m/s.

Movimentos Variados
1- Variao da Velocidade
Vamos imaginar dois pilotos em uma corrida de formula 1. Na ultima volta , a distncia entre eles de 80m e ambos os carros apresentam a mesma velocidade, mostrada pelo velocmetro. O carro que est na frente no tem condies de aumentar sua velocidade, o de trs consegue ultrapass-lo , porque aumentou sua velocidade escalar. Dizemos , ento, que o carro de trs apresentou uma acelerao enquanto esteve variando sua velocidade.

Na prtica , sempre que um mvel varia ( aumentando ou diminuindo ) sua velocidade escalar dizemos que ele est apresentando acelerao escalar. Na leitura final deste captulo, apresentamos uma sntese dos estudos de Galileu sobre este assunto.

2- Movimentos acelerados e retardados


Voc j deve ter observado que quando um pedra ( ou qualquer outro corpo ) jogada verticalmente para cima, durante a subida ela vai perdendo velocidade (fenmeno denominado freagem) at parar. Em seguida , o sentido do seu movimento invertido e a pedra desce cada vez mais rpido. A todo movimento semelhante ao da subida da pedra chamamos movimento retardado , e todo movimento semelhante ao da descida , movimento acelerado. Um movimento acelerado quando o valor absoluto de V ( V ) cresce. Nos movimentos acelerados V e A , tm sinais contrrios. Assim: Movimento acelerado Movimento retardado |V| aumenta ( v e a ) mesmo sinal. |V| diminui ( v e a ) sinais contrrios.

3- Anlise da Queda Livre


A figura mostra uma bola em queda vertical a partir do repouso , prximo a superfcie da Terra. A posio da bola fotografada com uma luz estroboscpica que ascende 25 vezes por segundo. Podemos verificar que os deslocamentos escalares vo aumentando com o decorrer do tempo ; isso mostra que a velocidade escalar do corpo varia co o tempo. Trata-se , ento, de um movimento variado. Galileu j havia observado esse movimento e concluiu que , desprezando a resistncia do ar , quando abandonados do repouso prximos superfcie da Terra , os corpos caem com velocidades crescentes , e que a variao da velocidade constante em intervalos de tempo iguais. Esse acrscimo de velocidade denominado acelerao da gravidade (g). Nesses casos , os corpos so considerados em queda livre. Galileu conclui tambm que , durante a queda livre de um corpo e para o mesmo intervalo de tempo, os deslocamentos variam segundo uma seqncia de nmeros impares crescentes.

4- Funo da Velocidade no MUV


O corpo em queda livre vertical , prximo a superfcie da terra, descreve movimento uniformemente variado e sua acelerao pode ser , aproximadamente , g = 9,8 m/s2. Podemos dizer que , em cada segundo de queda , o corpo varia sua velocidade em 9,8 m/s Assim , se a queda dura 2s , o corpo tendo sido abandonado do repouso , atinge a superfcie da Terra com velocidade: V= 9,8+9,8 = V= 19,6m/s Caso a queda durasse 3s , o corpo chegaria superfcie com velocidade 29,4m/s , e assim sucessivamente Para aplicar essa descoberta aos casos mais gerais , vamos partir do fato de que , no MUV , a acelerao escalar , pode ser constante , coincide com a acelerao escalar mdia.

Exerccios resolvidos de Cinemtica


Velocidade:
1. Um macaco que pula de galho em galho em um zoolgico, demora 6 segundos para atravessar sua jaula, que mede 12 metros. Qual a velocidade mdia dele? S=12m t=6s v=?

2. Um carro viaja de uma cidade A a uma cidade B, distantes 200km. Seu percurso demora 4 horas, pois decorrida uma hora de viagem, o pneu dianteiro esquerdo furou e precisou ser trocado, levando 1 hora e 20 minutos do tempo total gasto. Qual foi a velocidade mdia que o carro desenvolveu durante a viagem? S=200km t=4h v=?

Mesmo o carro tendo ficado parado algum tempo durante a viagem, para o clculo da velocidade mdia no levamos isso em considerao.

3. No exerccio anterior, qual foi a velocidade nos intervalos antes e depois de o pneu furar? Sabendo que o incidente ocorreu quando faltavam 115 km para chegar cidade B.

Antes da parada: S= 200-115=85km t=1hora v=?

Depois da parada: S= 115km t= 4h-1h-1h20min= 1h40min=1,66h (utilizando-se regra de trs simples) v=?

4. Um bola de basebol lanada com velocidade igual a 108m/s, e leva 0,6 segundo para chegar ao rebatedor. Supondo que a bola se desloque com velocidade constante. Qual a distncia entre o arremessador e o rebatedor?

, se isolarmos S:

5. Durante uma corrida de 100 metros rasos, um competidor se desloca com velocidade mdia de 5m/s. Quanto tempo ele demora para completar o percurso?

, se isolarmos t:

postado por Professor Rodrigo, s 12:00

Exerccios resolvidos de Cinemtica

01. Um automvel percorre 6,0km para o norte e, em seguida 8,0km para o leste. A intensidade do vetor posio, em relao ao ponto de partida : a) 10 km b) 14 km c) 2,0 km d) 12 km e) 8,0 km RESPOSTA: A 02. Considere uma partcula descrevendo uma trajetria circular. O vetor posio associado ao movimento da partcula: a) ser constante; b) ter mdulo necessariamente constante; c) somente ter mdulo constante se a origem do sistema de coordenada for o centro da circunferncia; d) somente ter mdulo constante se a origem do sistema de coordenadas pertencer a uma reta normal ao plano da trajetria e passando pelo centro da circunferncia descrita; e) ser nulo. RESPOSTA: D 03. Um mvel percorre uma trajetria circular de 1,00 metro de raio. Aps percorrer um quarto de circunferncia, o deslocamento do mvel , aproximadamente: a) 1,00m b) 1,41m c) 3,14m d) 6,28m e) n.d.a. RESPOSTA: B 04. Um corpo atirado verticalmente para cima a partir do solo com velocidade inicial de mdulo 50 m/s. O mdulo de sua velocidade vetorial mdia entre o instante de lanamento e o instante em que retorna ao solo : a) 50 m/s

b) 25 m/s c) 5,0 m/s d) 2,5 m/s e) zero RESPOSTA: E 05. Em que movimentos permanece constante: a) o mdulo da velocidade vetorial; b) a direo de velocidade vetorial; c) a velocidade vetorial. RESOLUO: a) O mdulo da velocidade vetorial igual ao da velocidade escalar e ser constante se o movimento for uniforme. b) A velocidade vetorial ter direo constante se a trajetria for retilnea. c) Para a velocidade vetorial ser constante ela deve ser todas as suas caractersticas constantes e, portanto, o movimento dever ser retilneo e uniforme. 06. As informaes a seguir referem-se a um movimento retilneo realizado por um objeto qualquer. I. A velocidade vetorial pode mudar de sentido. II. A velocidade vetorial tem sempre mdulo constante. III. A velocidade vetorial tem direo constante. A alternativa que representa corretamente o movimento retilneo : a) I, II e III b) Somente III c) Somente II d) II e III e) I e III RESPOSTA: E 07. Considere uma partcula em movimento. A respeito de sua velocidade vetorial (instantnea) assinale a opo falsa: a) tem direo sempre tangente trajetria; b) tem sentido sempre concordante com o sentido do movimento; c) tem intensidade sempre igual ao valor absoluto da velocidade escalar (instantnea);

d) somente constante se o movimento for retilneo e uniforme; e) constante no movimento circular e uniforme. RESPOSTA: E 08. Considere uma partcula em movimento circular e uniforme. Assinale a opo falsa: a) a velocidade escalar constante; b) a velocidade vetorial tem mdulo igual ao da velocidade escalar; c) a velocidade vetorial tem mdulo constante; d) a velocidade vetorial varivel; e) a velocidade vetorial mdia e a velocidade escalar mdia tm mdulos iguais. RESPOSTA: E 09. Em um movimento com trajetria retilnea podemos afirmar: a) a acelerao tangencial ser nula; b) a acelerao tangencial ter mesmo sentido da velocidade vetorial; c) a acelerao tangencial ter sempre o mesmo sentido; d) a acelerao tangencial, suposta no nula, ter sempre a mesma direo; e) a acelerao tangencial ser constante. RESPOSTA: D 10. Uma partcula percorre, com movimento uniforme, uma trajetria no retilnea. Em cada instante teremos que: a) Os vetores velocidade e acelerao so paralelos entre si; b) A velocidade vetorial nula; c) Os vetores velocidade e acelerao so perpendiculares entre si; d) Os vetores velocidade a acelerao tm direes independentes; e) O valor do ngulo entre o vetor velocidade e o vetor acelerao muda de ponto a ponto. RESPOSTA: C

Seo - 2

Vetores
a) Grandezas Fisicas
Grandeza Fsica qualquer entidade fsica que pode ser medida. Na tabela abaixo mostramos alguns exemplos de Grandezas Fsicas e suas respectivas unidades.

Grandeza comprimento massa tempo

Unidade metro quilograma segundo

Smbolo m kg s

b) Grandezas Escalares: Chamamos de grandezas escalares aquelas que ficam completamente determinadas pelo valor numrico e pela unidade. Exemplos: Volume de um corpo, rea de uma figura, massa, tempo, densidade,.......

c) Grandezas Vetoriais: So aquelas que alm do valor numrico (mdulo) e da unidade, necessita de direo e sentido. Exemplos: Velocidade de um corpo, Fora, acelerao, Impulso,... Vetor: A forma para indicar uma grandeza vetorial a utilizao de um ente matemtico chamado VETOR. Sua representao grfica feita atravs de um segmento orientado. Veja a figura abaixo:

Exemplo 01 Uma grandeza fsica vetorial fica perfeitamente definida quando dela se conhecem a) valor numrico, desvio e unidade. b) valor numrico, desvio, unidade e direo. c) valor numrico, desvio, unidade e sentido. d) valor numrico, unidade, direo e sentido. e) desvio, direo, sentido e unidade. Resp: d

Exemplo 02 Quando dizemos que a velocidade de uma bola de 20m/s, horizontal e para a direita, estamos definindo a velocidade como uma grandeza: a) escalar. b) algbrica. c) linear. d) vetorial. e) n.d.a. Soluo

Resp: d

Operaes com Vetores Sejam dados os dois vetores abaixo, vamos mostrar como podem ser realizadas algumas operaes.

Adio de Vetores: Para efetuarmos a operao da adio; poderemos utilizar dois processos como indicamos a

seguir: Veja o exemplo a seguir como utilizar o conceito de vetor e a operao da adio vetorial.

Exemplo 03 Uma pessoa para dar um passeio pela cidade, faz o seguinte percurso: sai de casa e anda 2 quarteires para o norte; logo aps, dobrar esquerda ela anda mais 3 quarteires para oeste, virando a seguir, novamente esquerda e andando mais 2 quarteires para o Sul. Sabendo que um quarteiro mede 100m, determine o deslocamento da pessoa. Soluo

Determinao da Resultante O mdulo da resultante pode ser calculado pela expresso matemtica abaixo.

Exemplo 04 Os esquemas ao lado mostram um barco retirado de um rio por dois homens. Em (a) so usadas cordas que transmitem ao barco foras paralelas de intensidades F1 e F2. Em (b) so usadas cordas inclinadas de 90 que transmitem ao barco foras de intensidades iguais s anteriores. Sabe-se que, no caso (a), a fora resultante transmitida ao barco tem intensidade 70kgf e que, no caso (b), tem intensidade de 50kgf. Nessas condies, determine os esforos desenvolvidos pelos dois homens. Soluo

Exemplo 05
Dois fios sustentam um quadro como mostramos na figura ao lado, onde a intensidade da trao em cada um deles de T1=T2=20N. O ngulo entre os fios de 120. Determine a intensidade da fora resultante sobre o prego fixado na parede que sustenta o quadro.

Soluo

Produto de um Nmero Real por um Vetor


Chama-se produto de um nmeo real n por um vetor vetor: ao novo

Vetor Oposto.
O vetor oposto aquele que possui o mesmo mdulo, a mesma direo e o sentido oposto. Veja a seguir um exemplo com o vetor e o seu respectivo oposto.

Subtrao de Vetores.
Agora que definimos o significado do vetor oposto podemos de uma forma mais simples mostrar como se realiza uma operao de subtrao vetorial. Veja o nonsso exemplo a seguir:

Veja a seguir o que estamos dizendo:

Podemos representar a operao feita acima, atravs de uma representao grfica, como indicamos a seguir:

Decomposio de um Vetor.

Exemplo 06
Um gancho puchado pela fora , conforme a figura abaixo: Dados: sen = 0,80 ; cos = 0,60 ) Determine a componente no eixo x da fora

Soluo

Exerccio 01 A intensidade da resultante entre duas foras concorrentes, perpendiculares entre si, de 7,5N. Sendo a intensidade de uma fora igual a 60N, calcule a intensidade da outra. Exerccio 02 O vetor resultante da Soma de AB, BE E CA :

Exerccio 03 A soma de dois vetores ortogonais, isto , perpendiculares entre si, um de mdulo 12 e outro de mdulo 16, ter mdulo igual a: a) 4 b) um valor compreendido entre 12 e 16, c) 20, d) 28, e) um valor maior que 28.

Respostas
1) 45N 2)d 3) c

Exerccios resolvidos de Vetores 01. So grandezas escalares todas as quantidades fsicas a seguir, EXCETO: a) massa do tomo de hidrognio; b) intervalo de tempo entre dois eclipses solares; c) peso de um corpo; d) densidade de uma liga de ferro;

e) n.d.a. RESPOSTA: C 02. Quando dizemos que a velocidade de uma bola de 20 m/s, horizontal e para a direita, estamos definindo a velocidade como uma grandeza: a) escalar b) algbrica c) linear d) vetorial e) n.d.a. RESPOSTA: D 03. Considere as grandezas fsicas: I. Velocidade II. Temperatura III. Quantidade de movimento IV. Deslocamento V. Fora Destas, a grandeza escalar : a) I b) II c) III d) IV e) V RESPOSTA: B

04. Das grandezas citadas nas opes a seguir assinale aquela que de natureza vetorial: a) presso b) fora eletromotriz c) corrente eltrica d) campo eltrico

e) trabalho RESPOSTA: D 05. Num corpo esto aplicadas apenas duas foras de intensidades 12N e 8,0N. Uma possvel intensidade da resultante ser: a) 22N b) 3,0N c) 10N d) zero e) 21N RESPOSTA: C 06. O mdulo da resultante de duas foras de mdulos F1 = 6kgf e F2 = 8kgf que formam entre si um ngulo de 90 graus vale: a) 2kgf b) 10kgf c) 14kgf Resposta: b d) 28kgf e) 100kgf Seo - 3 A Primeira Lei de Newton - Inrcia

Introduo A srie de experimentos a seguir, com material bem simples, evidencia a propriedade da inrcia inerente a todos os corpos materiais. Todo corpo, atendendo primeira lei de Newton ou Princpio da Inrcia, em linguajar bem popular, diz "deixe-me estar como estou"; se estou em repouso quero continuar em repouso e, se estou em movimento, quero continuar com a velocidade que estou. Qualquer tentativa de retirar-me do estado atual (repouso ou movimento) encontrar sria imposio. Cientificamente a primeira lei diz: "Todo corpo isento da ao de foras externas ou sujeito a um sistema de foras de resultante nula, estar em repouso ou estar executando

movimento retilneo e uniforme." O referencial onde isso se verifica denomina-se "referencial inercial". Experimento 1: Tiras que no rasgam

Duas alas feitas com tiras de papel jornal, com 1 cm de largura, sustentam uma rgua de madeira de 40 cm, como se ilustra. Uma pancada brusca (brusca mesmo!; use uma barra de ferro) na regio indicada, quebra a rgua, sem rasgar as tiras. Uma justificao simplria para destacar o efeito da inrcia (m) pode ser posta em termos de impulso (impacto). Se o golpe lento (t grande), a transmisso de momento linear (m.v) lenta, o que gera uma fora mdia (F.t) pequena. Se o golpe rpido, a transmisso de momento linear rpida, o que gera uma fora mdia intensa. Se a intensidade da fora mdia ficar abaixo da resistncia mecnica da madeira tenso, a rgua no se rompe e transmite a fora para as alas de papel. Se a intensidade da fora em cada ala for maior do que a resistncia delas, as alas se rompem e a rgua apenas cai. Se a intensidade da fora mdia ficar acima da resistncia da madeira, a rgua se rompe. o mesmo motivo que faz com que, se depositarmos uma pequena pedra sobre o vidro, este no se rompe; mas se abandonarmos a pedra de uma certa altura, o vidro poder se estilhaar. O tempo de atuao da fora sobre um corpo fator importante nos fenmenos em geral --- regido pelo teorema do impulso: F.t = m.v Esse o teorema que deve ser usado para responder questes (incompletas) do tipo: "Se abandonarmos um corpo de massa m = 10

kg da altura h = 10 m, com que fora (mdia) se d o impacto com o cho?" Observe que, nessa pergunta, faltou um 'dado' necessrio, a saber, a estimativa do tempo de impacto com o cho (t). Experimento 2: Garrafa 'fixa'

Um puxo brusco no papel retira-o de sob a garrafa com gua, sem que essa se desloque. Em geral, o receio de quebrar a garrafa, faz com que o puxo no seja to brusco como o sistema solicita. Use garrafas de plstico para ensaiar o experimento e perder o temor. Experimento 3: As moedas 'coladas'

Sobre uma mesa, faa uma bela pilha com peas de jogar damas. Com o bordo largo de uma rgua (largura no superior espessura da 'pedra'), d um golpe seco na pea inferior. Esta

ser expulsa da pilha sem que as demais sequer oscilem. Experimente tambm com moedas. Experimento 4: A moeda que no gira

Um golpe seco na tira de cartolina retira-a de sob a moeda, sem que essa exiba a menor oscilao. Experimento 5: A bolinha e o copinho

Uma variante do experimento 4, substituindo-se a moeda pela bolinha. A carta de baralho expulsa de sob a bolinha (e essa cai dentro do copinho) mediante o golpe de uma lmina de ao. Experimento 6: O cordel 'misterioso'

Dois segmentos de linha de coser (1) e (2) so atados aos ganchos de uma esfera (madeira, ferro, chumbo etc.). O superior (1) tem sua outra extremidade presa a um suporte rgido e o inferior (2) tem sua outra extremidade amarrada a um pequeno basto. Puxando-se lentamente pelo basto, o fio superior (1) rompe-se. Dando-se um puxo brusco pelo basto, o fio inferior (2) rompese. Explique isso. Use um tipo de linha cuja resistncia trao seja ligeiramente superior ao peso da esfera. Experimento 7: Os copos resistentes

Um golpe seco no sarrafo de madeira de seo retangular, com cerca de 2 m de comprimento, rompe-o sem que os copos se

movimentem. Alfinetes servem de apoio entre a madeira e os copos. Experimento 8: Inrcia de movimento

Sobre um carto rgido e liso, mantido horizontalmente, coloca-se uma moeda. Iniciando um movimento lento, na horizontal, a moeda acompanha o carto. Voc pode at ir girando em torno de si. Brecando bruscamente o carto, a moeda continua no mesmo sentido de movimento. Esta a inrcia de movimento (ou de velocidade, cientificamente).

SEGUNDA LEI DE NEWTON


Lei Fundamental da Dinmica
A Segunda lei de Newton trata dos casos em que a resultante das foras que actuam num corpo no nula. Neste caso, nota-se o aparecimento de uma outra grandeza conhecida: a acelerao. 2 lei de Newton: Se existe a aco de foras ou a resultante das foras actuantes sobre um corpo no nula, ele sofrer a aco de uma acelerao inversamente proporcional sua massa.

Pode-se concluir ento, que ao actuar uma resultante de foras no-nula sobre um corpo, este corpo ficar sujeito aco de uma acelerao. Esta acelerao ser maior quando um corpo tiver uma massa menor.

A equao acima envolve a resultante das foras, isto , o efeito combinado de todas as foras que actuam no corpo. A no ser no caso de actuar somente uma fora no corpo, em que a resultante a prpria fora. Outra observao importante que se trata de uma equao vectorial, entre duas grandezas vectoriais, o que indica que a fora resultante ter a mesma direco e sentido da acelerao e vice-versa. Lei Fundamental da Dinmica A fora resultante do conjunto das foras que actuam num corpo produz nele uma acelerao com a mesma direco e o mesmo sentido da fora resultante, que tanto maior quanto maior for a intensidade da fora resultante. Fonte: student.dei.uc.pt

SEGUNDA LEI DE NEWTON


Na primeira lei de Newton aprendemos que se a resultante das foras que atuam em um corpo for nula este corpo estar em repouso ou em movimento retilneo uniforme. Em qualquer dessas situaes, a acelerao do corpo nula. Ento, que tipo de movimento teria o corpo se a resultante das foras que nele atuam fosse diferente de zero? A resposta a essa pergunta pode ser encontrada atravs de uma experincia bastante simples. Considerando um carrinho colocado sobre um trilho de ar (atrito desprezvel), sendo puxado por uma fora F. Como as demais foras que atuam no corpo (peso e reao normal) se equilibram, podemos considerar a fora F como a nica fora que atua no corpo. Analisando tal movimento, podemos concluir que

A acelerao que um corpo adquire diretamente proporcional resultante das foras que atuam nele e tem a mesma direo e o sentido desta resultante. Ou seja, Fr = m.a est a expresso matemtica da segunda lei de Newton em sua forma mais geral. A segunda lei de Newton uma das leis bsicas da Mecnica, sendo utilizada na anlise de movimentos que observamos prximos a superfcie da Terra e tambm no estudo dos movimentos dos corpos celestes. O prprio Newton aplicou ao desenvolver seus estudos dos movimentos dos planetas, e o grande sucesso alcanado constituiu uma das primeiras confirmaes desta lei.

Segunda Lei de Newton


A 2a Lei de Newton pode enunciar-se do seguinte modo A acelerao adquirida por um corpo directamente proporcional intensidade da resultante das foras que actuam sobre o corpo, tem direco e sentido dessa fora resultante e inversamente proporcional sua massa. Veja as seguintes ilustraes:

1. A fora da mo acelera a caixa. 2. Duas vezes a fora produz uma acelerao duas vezes maior. 3. Duas vezes a fora sobre uma massa duas vezes maior, produz a mesma acelerao original. Fonte: www.mundoeducacao.com.br

Segunda Lei de Newton


muito comum encontrarmos a definio de massa de um corpo da seguinte maneira: ``a massa de um corpo representa a quantidade de matria que ele possui". Em cursos elementares de cincias, esta definio pode ser aceita como uma idia inicial da noo de massa, embora no possa ser considerada uma definio precisa dessa grandeza. De fato, a definio apresentada no adequada, pois pretende definir um novo conceito - massa - por meio de uma idia vaga, que no tem significado fsico preciso - quantidade de matria. Experimentalmente os fsicos constataram que entre a fora F aplicada a um corpo e a acelerao , que ele adquire, existe uma proporo direta. Desta forma, o quociente constante para um certo objeto. Este quociente, F/a que intrnsico a cada corpo, foi denominado pelos fsicos de massa do corpo. Desta forma, podemos afirmar:

A massa m de um corpo o quociente entre o mdulo da fora que atua num corpo e o valor da acelerao a que ela produz neste corpo. Assim,

No sistema internacional (SI), a unidade para medida de massa o quilograma: 1 quilograma = 1 Kg = 1000 g

Massa e Inrcia
Suponhamos que uma fora F foi aplicada a trs corpos de massa diferentes, como trs blocos de ferro, com volumes diversos. Imaginaremos que a superfcie na qual estes blocos esto apoiados no apresenta atrito. Analisando a equao , percebemos facilmente que: Quanto m maior menor a

Quanto m maior maior a dificuldade de alterar a velocidade do corpo. Podemos concluir que Quanto maior a massa de um corpo, maior ser sua inrcia (dificuldade de ter sua velocidade alterada), isto , a massa representa a medida de inrcia de um corpo. As concluses anteriormente, explicam porque um caminho vazio (quando sujeito a uma fora F) adquire uma acelerao maior do que quando esta cheio, por exemplo.

A Segunda Lei de Newton


De acordo com o princpio da inrcia, um corpo s pode sair de seu estado de repouso ou de movimento retilneo com velocidade constante se sobre ele atuar uma fora resultante externa. Neste momento, poderiamos perguntar: ``O que acontece se existir uma fora resultante externa agindo no corpo?'' Nesta situao, o corpo fica sujeito a uma acelerao, ou seja, um corpo sujeito a uma fora resultante externa movimentase com velocidade varivel.

facil perceber que, se quisermos acelerar um corpo, por exemplo, desde o repouso at 30Km/h em um intervalo de tempo de 30s, a intensidade da fora que teremos de aplicar depender da massa do corpo. Se, por exemplo, o corpo for um carro, evidente que a fora necessria ser muito menor do que se tratasse de um caminho. Desta forma, quanto maior a massa do corpo, maior dever ser a intensidade da fora necessria para que ele alcance uma determinada acelerao.

Foi Isaac Newton quem obteve essa relao entre massa e fora, que constitui a segunda lei de Newton ou princpio fundamental da dinmica. Temos, ento que A acelerao de um corpo submetido a uma fora resultante externa inversamente proporcional sua massa, e diretamente proporcional a intensidade da fora. Assim, para uma dada fora resultante externa F, quanto maior a massa m do corpo tanto menor ser a acelerao a adquirida. Matemticamente, a segunda lei de Newton dada por:

Esta equao vetorial impe que a fora resultante e a acelerao tenham a mesma direo e o mesmo sentido. No Si a unidade de fora o newton ou (N): 1 N = 1 Kg . m/s Por definio, o newton a fora que produz uma acelerao 1 m/s de quando aplicada em uma massa de 1 Kg.

Diagrama de Corpo Livre


Antes de resolver qualquer problema de dinmica, de fundamental importncia a identificao de todas as foras relevantes envolvidas no problema. Para facilitar a visualizao destas foras, isola-se cada corpo envolvido e desenha-se um diagrama de corpo livre ou diagrama de foras para cada corpo, que um esquema simplificado envolvendo todas as massas e foras do problema. Por exemplo, se um bloco escorrega, descendo um plano inclinado com atrito, teremos o seguinte diagrama de corpo livre para o bloco:

Figura 9.1: Diagram de corpo livre para um bloco escorregando num plano inclinado.

Observe
Nesse exemplo, o bloco tratado como uma partcula, por simplificao, no sendo relevante suas dimenses ou o ponto de aplicao das foras, colocadas todas no seu

centro geomtrico, por convenincia. Desprezou-se a fora de empuxo do ar, a fora de resistncia viscosa ao movimento do bloco, tambm causada pelo ar, e outras foras irrelevantes ao problema.

Segunda Lei de Newton


De acordo com o princpio da inrcia, se a resultante de foras atuantes num corpo for nula, o corpo consegue manter, por inrcia, sua velocidade constante, ou seja, no possui acelerao. Logo, fora consiste num agente fsico capaz de produzir acelerao, alterando o estado de repouso ou de movimento dos corpos.

1. Princpio Fundamental ou Segunda Lei de Newton


Quando uma fora resultante est presente em uma partcula, esta adquire uma acelerao na mesma direo e sentido da fora, segundo um referencial inercial.

A relao, nesse caso, entre a causa (fora resultante) e o efeito (acelerao adquirida) constitui o objetivo principal da segunda lei de Newton, cujo enunciado pode ser simplificado assim:

Isso significa que, sendo a massa do corpo constante, a fora resultante e a acelerao produzida possuem intensidades diretamente proporcionais. Ou seja, quanto mais intensa for a fora resultante, maior ser a acelerao adquirida pelo corpo. Logo, a relao entre as intensidades de e constitui uma funo linear, onde a massa (constante) corresponde declividade (tg ) da semi-reta do grfico.

2. Massa Medida da Inrcia


Os grficos abaixo representam a relao fora resultante x acelerao adquirida para dois corpos A e B de massas diferentes (grficos com declividades diferentes).

Observe que, para um mesmo valor (F) de fora resultante, a intensidade da acelerao adquirida pelo corpo A menor que a adquirida por B, ou seja, o corpo A tende a variar menos a sua velocidade que B. Isso evidencia que o corpo A oferece maior resistncia alterao de sua velocidade, isto , o corpo A possui maior inrcia. A partir do grfico acima, temos:

Portanto, a massa de um corpo deve ser vista como uma propriedade da matria que indica a resistncia do corpo alterao de sua velocidade, ou seja, a massa mede a sua inrcia.

3. Unidades de Medida
A unidade de massa no Sistema Internacional (SI) o quilograma (kg), padro definido por um cilindro de platina conservado no museu de Svres, em Paris. Podemos definir a unidade de fora newton (N) pela segunda lei de Newton, relacionando-a com as unidades internacionais de massa e acelerao. Observe: unidade de massa --> u(m) = kg unidade de acelerao Ou seja: -->

Fonte:www.caedweb.com.br

Segunda Lei de Newton


A segunda lei elaborada por Isaac Newton conhecida como Princpio de massa ou Princpio Fundamental da Dinmica e relaciona as grandezas: Fora, acelerao e massa.

A fora resultante aplicada a um corpo diretamente proporcional ao produto entre a sua massa e a acelerao adquirida pelo mesmo F=m.a A fora poder ser medida em Newton se a massa for medida em kg e a acelerao em m/s2 de acordo com o sistema internacional de unidades de medidas ( S.I ). Se a fora resultante for nula ( F = 0 ) o corpo estar em repouso (equilbrio esttico) ou em movimento retilneo uniforme (equilbrio dinmico).

Segunda Lei de Newton

A resultante das foras que agem sobre um ponto material igual ao produto de sua massa pela acelerao adquirida. F F m a = = = = fora massa acelerao m.a (N) (kg) (m/s2)

Unidade de fora no S.I: (N) Newton

Segunda Lei de Newton

A fora Que relao existe entre a intensidade de uma fora e a acelerao produzida? Se uma bicicleta em movimento for brecada utilizando-se ao mesmo tempo os breques das duas rodas, ela pra mais depressa que se forem utilizados apenas os breques de

uma roda. Se um automvel est com a bateria descarregada e precisamos empurrlo para o motor pegar, ele alcanar a velocidade suficiente para isso mais depressa se houver quatro ou cinco pessoas empurrando em vez de uma s. Essas experincias demonstram que, quando duplicamos ou triplicamos a fora que atua sobre um corpo, tambm se duplica, ou triplica, a acelerao imprimida.

A massa Se uma pessoa adulta empurrar uma criana pequena em um balano, conseguir em pouco tempo obter um movimento com uma velocidade desejada. Se empurrar uma criana maior, levar um pouco mais de tempo para alcanar a mesma velocidade. E se empurrar outro adulto, levar um tempo ainda maior. Quando se aplica a mesma fora para mudar a velocidade de corpos que possuem massas diferentes, verifica-se que mais difcil mudar a velocidade dos corpos com massa maior. Por outro lado, a mudana de velocidade de um corpo obtida atravs da acelerao. A relao entre a massa de um corpo, a fora aplicada e a acelerao que ele adquire graas a essa fora dada pela segunda lei de Newton: "A acelerao produzida em um corpo por uma fora, diretamente proporcional intensidade da fora e inversamente proporcional massa do corpo". Matematicamente o enunciado dessa lei

representado pela equao (F=m.a).

Segunda Lei de Newton

Princpio Fundamental da Dinmica


Newton conseguiu estabelecer, com sua 1 lei, a relao entre fora e movimento. Entretanto, ele mesmo percebeu que apenas essa lei no era suficiente, pois exprimia somente uma relao qualitativa entre fora e movimento: a fora altera o estado de

movimento de um corpo. Mas, com que intensidade? Como podemos relacionar matematicamente as grandezas envolvidas? Nessa 2 lei, o princpio fundamental da dinmica, ou 2 princpio, as idias centrais so as mesmas do 1 princpio, s que formalizadas agora com o auxlio de uma expresso matemtica, como segue:

A resultante das foras que atuam sobre um corpo de massa m comunica ao mesmo uma acelerao resultante , na mesma direo e sentido de . Esse resultado era de se esperar, j que, como foi visto, uma fora , ao atuar sobre um corpo, alterava sua velocidade . Se modifica sua velocidade, est transmitindo ao corpo uma determinada acelerao . Mdulo: F Direo: F e a, Sentido: F e a , Tm o mesmo sentido = tm a mesma ma direo

Da segunda lei podemos relacionar a fora resultante e a acelerao adquirida pelo corpo , como mostrado na figura.

Peso de um corpo: Como j foi visto em cinemtica, qualquer corpo prximo superfcie da Terra atrado por ela e adquire uma acelerao cujo valor independe da massa do corpo em questo, denominada acelerao da gravidade g. Se o corpo adquire uma certa acelerao, isso significa que sobre o mesmo atuou uma fora. No caso, diremos que a Terra atrai o corpo e chamaremos de peso do corpo fora com que ele atrado pela Terra. De acordo com o 2 princpio, podemos escrever:

UNIDADES DE FORA: Sero apresentadas aqui trs unidades utilizadas para se exprimir o valor de uma fora em trs diferentes sistemas de unidades: o CGS, o MKS (Sistema Internacional de Unidades) e o MK*S (MKS tcnico). A tendncia atual da cincia se concentra na utilizao do sistema internacional. Essa tambm a

tendncia que se revela nos grandes vestibulares realizados no pas. No quadro a seguir, apresentamos as unidades fundamentais de cada sistema, bem como as unidades de fora de cada um deles. SISTEMA COMPRIMENTO MASSA TEMPO FORA kg . m/s = ( N ) SI (MKS) m kg s (newton) CGS cm g s g . cm/s 2 (dina) (dyn) MK*S m utm s utm . m/s 2 (quilogramafora) (kgf) As definies de dina (d) newton (N) e quilograma-fora (kgf) derivam da 2 lei de Newton, como veremos: Um dina corresponde intensidade da fora que, aplicada a um corpo de massa 1 g , comunica ao mesmo uma acelerao de 1 cm/s 2 . F = m.a F = 1g . 1cm/s 2 F = 1 d Um newton a intensidade da fora que, aplicada a um corpo de massa 1 kg , transmite ao mesmo uma acelerao de 1 m/s 2 . F = m . a F = 1 kg . 1 m/s 2 F = 1N Um quilograma-fora corresponde ao peso de um corpo de massa 1 kg num local onde g = 9,8 m/s 2 . F = m.a F = 1kg . 9,8m/s 2 F = 9,8 N F = 1 kgf Obs. 1N = 10 5 d e 1kgf = 9,8 N DINAMMETRO: Chama-se dinammetro todo aparelho graduado de forma a indicar a intensidade da fora aplicada em um dos seus extremos. Internamente, o dinammetro dotado de uma mola que se distende medida que se aplica a ele uma fora. No caso da figura abaixo, est sendo aplicada ao dinammetro uma fora de intensidade 3 N. O dinammetro ser ideal se tiver massa desprezvel.

Seo 4
DINMICA
Quando se fala em dinmica de corpos, a imagem que vem cabea a clssica e mitolgica de Isaac Newton, lendo seu livro sob uma macieira. Repentinamente, uma ma cai sobre a sua cabea. Segundo consta, este foi o primeiro passo para o entendimento da gravidade, que atraia a ma.

Com o entendimento da gravidade, vieram o entendimento de Fora, e as trs Leis de Newton. Na cinemtica, estuda-se o movimento sem compreender sua causa. Na dinmica, estudamos a relao entre a fora e movimento.

Fora: uma interao entre dois corpos.

O conceito de fora algo intuitivo, mas para compreend-lo, pode-se basear em efeitos causados por ela, como: Acelerao: faz com que o corpo altere a sua velocidade, quando uma fora aplicada. Deformao: faz com que o corpo mude seu formato, quando sofre a ao de uma fora.

Fora Resultante: a fora que produz o mesmo efeito que todas as outras aplicadas a um corpo.

Dadas vrias foras aplicadas a um corpo qualquer:

A fora resultante ser igual a soma vetorial de todas as foras aplicadas:

Leis de Newton
As leis de Newton constituem os trs pilares fundamentais do que chamamos Mecnica Clssica, que justamente por isso tambm conhecida por Mecnica Newtoniana.

1 Lei de Newton - Princpio da Inrcia

Quando estamos dentro de um carro, e este contorna uma curva, nosso corpo tende a permanecer com a mesma velocidade vetorial a que estava submetido antes da curva, isto d a impresso que se est sendo

"jogado" para o lado contrrio curva. Isso porque a velocidade vetorial tangente a trajetria. Quando estamos em um carro em movimento e este freia repentinamente, nos sentimos como se fssemos atirados para frente, pois nosso corpo tende a continuar em movimento.

estes e vrios outros efeitos semelhantes so explicados pelo princpio da inrcia, cujo enunciado : "Um corpo em repouso tende a permanecer em repouso, e um corpo em movimento tende a permanecer em movimento." Ento, conclui-se que um corpo s altera seu estado de inrcia, se algum, ou alguma coisa aplicar nele uma fora resultante diferente se zero.

2 Lei de Newton - Princpio Fundamental da Dinmica

Quando aplicamos uma mesma fora em dois corpos de massas diferentes observamos que elas no produzem acelerao igual. A 2 lei de Newton diz que a Fora sempre diretamente proporcional ao produto da acelerao de um corpo pela sua massa, ou seja:

ou em mdulo: F=ma

Onde: F a resultante de todas as foras que agem sobre o corpo (em N); m a massa do corpo a qual as foras atuam (em kg); a a acelerao adquirida (em m/s).

A unidade de fora, no sistema internacional, o N (Newton), que equivale a kg m/s (quilograma metro por segundo ao quadrado). Exemplo: Quando um fora de 12N aplicada em um corpo de 2kg, qual a acelerao adquirida por ele? F=ma 12=2a a=6m/s

Fora de Trao

Dado um sistema onde um corpo puxado por um fio ideal, ou seja, que seja inextensvel, flexvel e tem massa desprezvel.

Podemos considerar que a fora aplicada no fio, que por sua vez, aplica uma fora no corpo, a qual chamamos Fora de Trao .

3 Lei de Newton - Princpio da Ao e Reao

Quando uma pessoa empurra um caixa com um fora F, podemos dizer que esta uma fora de ao. mas conforme a 3 lei de Newton, sempre que isso ocorre, h uma outra fora com mdulo e direo iguais, e sentido oposto a fora de ao, esta chamada fora de reao. Esta o princpio da ao e reao, cujo enunciado : "As foras atuam sempre em pares, para toda fora de ao, existe uma fora de reao."

Fora Peso
Quando falamos em movimento vertical, introduzimos um conceito de acelerao da gravidade, que sempre atua no sentido a aproximar os corpos em relao superficie. Relacionando com a 2 Lei de Newton, se um corpo de massa m, sofre a acelerao da gravidade, quando aplicada a ele o principio fundamental da dinmica poderemos dizer que:

A esta fora, chamamos Fora Peso, e podemos express-la como:

ou em mdulo: O Peso de um corpo a fora com que a Terra o atrai, podendo ser vrivel, quando a gravidade variar, ou seja, quando no estamos nas proximidades da Terra. A massa de um corpo, por sua vez, constante, ou seja, no varia. Existe uma unidade muito utilizada pela indstria, principalmente quando tratamos de fora peso, que o kilograma-fora, que por definio :

1kgf o peso de um corpo de massa 1kg submetido a acelerao da gravidade de 9,8m/s. A sua relao com o newton :

Pela aplicao da 3 Lei de Newton: "Para toda fora de ao, existe uma fora equivalente de reao." Chamamos a fora de reao fora peso, Fora Normal, para o caso onde o corpo se encontra em um eixo do plano cartesiano.

Por exemplo: Qual o peso de um corpo de massa igual a 10kg: (a) Na superfcie da Terra (g=9,8m/s); (b) Na supefcie de Marte (g=3,724m/s).

(a)

(b)

Fora de Atrito
At agora, para calcularmos a fora, ou acelerao de um corpo, consideramos que as superfcies por onde este se deslocava, no exercia nenhuma fora contra o movimento, ou seja, quando aplicada uma fora, este se deslocaria sem parar. Mas sabemos que este um caso idealizado. Por mais lisa que uma superfcie seja, ela nunca ser totalmente livre de atrito. Sempre que aplicarmos uma fora a um corpo, sobre uma superfcie, este acabar parando. isto que caracteriza a fora de atrito:

Se ope ao movimento; Depende da natureza e da rugosidade da superfcie (coeficiente de atrito); proporcional fora normal de cada corpo; Transforma a energia cintica do corpo em outro tipo de energia que liberada ao meio.

A fora de atrito calculada pela seguinte relao:

Onde: : coeficiente de atrito (adimensional) N: Fora normal (N)

Atrito Esttico e Dinmico

Quando empurramos um carro, fcil observar que at o carro entrar em movimento necessrio que se aplique uma fora maior do que a fora necessria quando o carro j est se movimentando. Isto acontece pois existem dois tipo de atrito: o esttico e o dinmico. Atrito Esttico aquele que atua quando no h deslizamento dos corpos. A fora de atrito esttico mxima igual a fora mnima necessria para iniciar o movimento de um corpo. Quando um corpo no est em movimento a fora da atrito deve ser maior que a fora aplicada, neste caso, usado no clculo um coeficiente de atrito esttico: . Ento:

Atrito Dinmico

aquele que atua quando h deslizamento dos corpos. Quando a fora de atrito esttico for ultrapassada pela fora aplicada ao corpo, este entrar em movimento, e passaremos a considerar sua fora de atrito dinmico. A fora de atrito dinmico sempre menor que a fora aplicada, no seu clculo utilizado o coeficiente de atrito cintico: Ento:

Fora Elstica
Imagine uma mola presa em uma das extremidades a um suporte, e em estado de repouso (sem ao de nenhuma fora). Quando aplicamos uma fora F na outra extremidade, a mola tende a deformar (esticar ou comprimir, dependendo do sentido da fora aplicada). Ao estudar as deformaes de molas e as foras aplicadas, Robert Hooke (1635-1703), verificou que a deformao da mola aumenta proporcionalmente fora. Da estabeleceu-se a seguinte lei, chamada Lei de Hooke:

Onde: F: intensidade da fora aplicada (N); k: constante elstica da mola (N/m); x: deformao da mola (m).

A constante elstica da mola depende principalmente da natureza do material de fabricao da mola e de suas dimenses. Sua unidade mais usual o N/m (newton por metro) mas tambm encontramos N/cm; kgf/m, etc.

Exemplo: Um corpo de 10kg, em equilbrio, est preso extremidade de uma mola, cuja constante elstica 150N/m. Considerando g=10m/s, qual ser a deformao da mola?

Se o corpo est em equilbrio, a soma das foras aplicadas a ela ser nula, ou seja: , pois as foras tem sentidos opostos.

Fora Centrpeta
Quando um corpo efetua um Movimento Circular, este sofre uma acelerao que responsvel pela mudana da direo do movimento, a qual chamamos acelerao centrpeta, assim como visto no MCU. Sabendo que existe uma acelerao e sendo dada a massa do corpo, podemos, pela 2 Lei de Newton, calcular uma fora que assim como a acelerao centrpeta, aponta para o centro da trajetria circular. A esta fora damos o nome: Fora Centrpeta. Sem ela, um corpo no poderia executar um movimento circular. Como visto anteriormente, quando o movimento for circular uniforme, a acelerao centrpeta constante, logo, a fora centrpeta tambm constante. Sabendo que:

ou

Ento:

A fora centrpeta a resultante das foras que agem sobre o corpo, com direo perpendicular trajetria.

Exemplo:

Um carro percorre uma curva de raio 100m, com velocidade 20m/s. Sendo a massa do carro 800kg, qual a intensidade da fora centrpeta?

Plano Inclinado
Dadas duas trajetrias:

Em qual delas "mais fcil" carregar o bloco? Obviamente, na trajetria inclinada, pois no primeiro caso, teremos que realizar uma fora que seja maior que o peso do corpo. J no segundo caso, Defermos fazer uma fora que seja maior que uma das componentes de seu peso, neste caso, a componete horizontal, que ter instensidade menor conforme o ngulo formado for menor. Por isso, no nosso cotidiano, usamos muito o plano inclinado para facilitar certas tarefas. Ao analizarmos as foras que atuam sobre um corpo em um plano inclinado, temos:

A fora Peso e a fora Normal, neste caso, no tem o mesma direo pois, como j vimos, a fora Peso, causada pela acelerao da gravidade, que tem origem no centro da Terra, logo a fora Peso tm sempre direo vertical. J a fora Normal a fora de reao, e tm origem na superfcie onde o movimento ocorre, logo tem um ngulo igual ao plano do movimento.

Para que seja possvel realizar este clculo devemos estabelecer algumas relaes:

Podemos definir o plano cartesiano com inclinao igual ao plano inclinado, ou seja, com o eixo x formando um ngulo igual ao do plano, e o eixo y, perpendicular ao eixo x; A fora Normal ser igual decomposio da fora Peso no eixo y; A decomposio da fora Peso no eixo x ser a responsvel pelo deslocamento do bloco; O ngulo formado entre a fora Peso e a sua decomposio no eixo y, ser igual ao ngulo formado entre o plano e a horizontal; Se houver fora de atrito, esta se opor ao movimento, neste caso, apontar para cima.

Sabendo isto podemos dividir as resultantes da fora em cada direo: Em y:

como o bloco no se desloca para baixo e nem para cima, esta resultante nula, ento:

mas

ento:

Em x:

mas

ento:

Exemplo: Um corpo de massa 12kg abandonado sobre um plano inclinado formando 30 com a horizontal. O coeficiente de atrito dinmico entre o bloco e o plano 0,2. Qual a acelerao do bloco?

Em y:

Em x:

Sistemas
Agora que conhecemos os princpios da dinmica, a fora peso, elstica, centrpeta e de atito e o plano inclinado, podemos calcular fenmenos fsicos onde estas foras so combinadas.

Corpos em contato

Quando uma fora aplicada corpos em contato existem "pares aoreao" de foras que atuam entre eles e que se anulam. Podemos fazer os clculos neste caso, imaginando:

Depois de sabermos a acelerao, que igual para ambos os blocos, podemos calcular as foras que atuam entre eles, utilizando a relao que fizemos acima:

Exemplo: Sendo e , e que a fora aplicada ao sistema de 24N, qual a instensidade da fora que atua entre os dois blocos?

Corpos ligados por um fio ideal

Um fio ideal caracterizado por ter massa desprezvel, ser inextensvel e flexvel, ou seja, capaz de transmitir totalmente a fora aplicada nele de uma extremidade outra.

Como o fio ideal tem capacidade de transmitir integralmente a fora aplicada em sua extremidade, podemos tratar o sistema como se os corpos estivessem encostados:

A trao no fio ser calculada atrves da relao feita acima:

Corpos ligados por um fio ideal atravs de polia ideal

Um polia ideal tem a capacidade de mudar a direo do fio e transmitir a fora integralmente.

Das foras em cada bloco:

Como as foras Peso e Normal no bloco se anulam, fcil verificar que as foras que causam o movimento so a Trao e o Peso do Bloco B.

Conhecendo a acelerao do sistema podemos clacular a Tenso no fio:

Corpo preso a uma mola

Dado um bloco, preso a uma mola:

Dadas as foras no bloco:

Ento, conforme a 2 Lei de Newton:

Mas F=kx e P=mg, ento:

Assim poderemos calcular o que for pedido, se conhecermos as outras incgnitas.

Trabalho
Na Fsica, o termo trabalho utilizado quando falamos no Trabalho realizado por uma fora, ou seja, o Trabalho Mecnico. Uma fora aplicada em um corpo realiza um trabalho quando produz um deslocamento no corpo.

Utilizamos a letra grega tau minscula ( A unidade de Trabalho no SI o Joule (J)

) para expressar trabalho.

Quando uma fora tem a mesma direo do movimento o trabalho realizado positivo: >0; Quando uma fora tem direo oposta ao movimento o trabalho realizado negativo: <0. O trabalho resultante obtido atravs da soma dos trabalhos de cada fora aplicada ao corpo, ou pelo clculo da fora resultante no corpo.

Fora paralela ao deslocamento

Quando a fora paralela ao deslocamento, ou seja, o vetor deslocamento e a fora no formam ngulo entre si, calculamos o trabalho:

Exemplo: Qual o trabalho realizado por um fora aplicada a um corpo de massa 5kg e que causa um acelerao de 1,5m/s e se desloca por uma distncia de 100m?

Fora no-paralela ao deslocamento

Sempre que a fora no paralela ao deslocamento, devemos decompor o vetor em suas componentes paralelas e perpendiculares:

Considerando a componente perpendicular da Fora e paralela da fora. Ou seja:

a componente

Quando o mvel se desloca na horizontal, apenas as foras paralelas ao deslocamento produzem trabalho. Logo:

Exemplo: Uma fora de intensidade 30N aplicada a um bloco formando um ngulo de 60 com o vetor deslocamento, que tem valor absoluto igual a 3m. Qual o trabalho realizado por esta fora?

Podemos considerar sempre este caso, onde aparece o cosseno do ngulo, j que quando a fora paralela ao deslocamento, seu ngulo 0 e cos0=1, isto pode ajudar a entender porque quando a fora contrria ao deslocamento o trabalho negativo, j que: O cosseno de um ngulo entre 90 e 180 negativo, sendo cos180=-1

Trabalho de uma fora varivel

Para calcular o trabalho de uma fora que varia devemos empregar tcnicas de integrao, que uma tcnica matemtica estudada no nvel superior, mas para simplificar este clculo, podemos calcular este trabalho por meio do clculo da rea sob a curva no diagrama Calcular a rea sob a curva uma tcnica vlida para foras que no variam tambm.

Trabalho da fora Peso

Para realizar o clculo do trabalho da fora peso, devemos considerar a trajetria como a altura entre o corpo e o ponto de origem, e a fora a ser empregada, a fora Peso. Ento:

Potncia
Dois carros saem da praia em direo a serra (h=600m). Um dos carros realiza a viagem em 1hora, o outro demora 2horas para chegar. Qual dos carros realizou maior trabalho? Nenhum dos dois. O Trabalho foi exatamente o mesmo. Entretanto, o carro que andou mais rpido desenvolveu uma Potncia maior. A unidade de potncia no SI o watt (W).

Alm do watt, usa-se com frequncia as unidades: 1kW (1 quilowatt) = 1000W 1MW (1 megawatt) = 1000000W = 1000kW 1cv (1 cavalo-vapor) = 735W 1HP (1 horse-power) = 746W

Potncia Mdia

Definimos a partir da potncia mdia relacionando o Trabalho com o tempo gasto para realiz-lo:

Como sabemos que:

Ento:

Potncia Instantnea

Quando o tempo gasto for infinitamente pequeno teremos a potncia instantnea, ou seja:

Exemplo: Qual a potncia mdia que um corpo desenvolve quando aplicada a ele uma fora horizontal com intensidade igual a 12N, por um percurso de 30m, sendo que o tempo gasto para percorr-lo foi 10s?

E a potncia instantnea no momento em que o corpo atingir 2m/s?

Energia Mecnica
Energia a capacidade de executar um trabalho. Energia mecnica aquela que acontece devido ao movimento dos corpos ou armazenada nos sistemas fsicos. Dentre as diversas energias conhecidas, as que veremos no estudo de dinmica so:

Energia Cintica; Energia Potencial Gravitacional; Energia Potencial Elstica;

Energia Cintica

a energia ligada ao movimento dos corpos. Resulta da transferncia de energia do sistema que pe o corpo em movimento. Sua equao dada por:

Utilizando a equao de Torricelli e considerando o inicio do movimento sendo o repouso, teremos:

Substituindo no clculo do trabalho:

A unidade de energia a mesma do trabalho: o Joule (J) Teorema da Energia Cintica

Considerando um corpo movendo-se em MRUV.

O Teorema da Energia Cintica (TEC) diz que: "O trabalho da fora resultante medido pela variao da energia cintica." Ou seja:

Exemplo: Qual o trabalho realizado por um corpo de massa 10kg que inicia um percurso com velocidade 10m/s at parar?

Conservao de Energia Mecnica


A energia mecnica de um corpo igual a soma das energias potenciais e cintica dele. Ento:

Qualquer movimento realizado atravs de transformao de energia, por exemplo, quando voc corre, transforma a energia qumica de seu corpo em energia cintica. O mesmo acontece para a conservao de energia mecnica. Podemos resolver vrios problemas mecnicos conhecendo os princpios de conservao de energia. Por exemplo, uma pedra que abandonada de um penhasco. Em um primeiro momento, antes de ser abandonada, a pedra tem energia cintica nula (j que no est em movimento) e energia potencial total. Quando a pedra chegar ao solo, sua energia cintica sera total, e a energia potencial nula (j que a altura ser zero). Dizemos que a energia potencial se transformou, ou se converteu, em energia cintica. Quando no so consideradas as foras dissipativas (atrito, fora de arraste, etc.) a energia mecnica conservada, ento:

Para o caso de energia potencial gravitacional convertida em energia cintica, ou vice-versa:

Para o caso de energia potencial elstica convertida em energia cintica, ou vice-versa:

Exemplos: 1) Uma ma presa em uma macieira 3m de altura se desprende. Com que velocidade ela chegar ao solo?

2) Um bloco de massa igual a 10kg se desloca com velocidade constante igual a 12m/s, ao encontrar uma mola de constante elstica igual a 2000N/m este diminui sua velocidade at parar, qual a compresso na mola neste momento?

Fora gravitacional Ao estudar o movimento da Lua, Newton concluiu que a fora que faz com que ela esteja constantemente em rbita do mesmo tipo que a fora que a Terra exerce sobre um corpo em suas proximidades. A partir da criou a Lei da Gravitao Universal. Lei da Gravitao Universal de Newton: "Dois corpos atraem-se com fora proporcional s suas massas e inversamente proporcional ao quadrado da distncia que separa seus centros de gravidade."

Onde: F=Fora de atrao gravitacional entre os dois corpos G=Constante de gravitao universal

M e m = massa dos corpos d=distncia entre os centros de gravidade dos corpos.

Nas proximidades da Terra a acelerao da gravidade varia, mas em toda a Litosfera (camada em que h vida) esta pode ser considerada constante, seus valores para algumas altitudes determinadas so: Altitude (km) 0 8,8 36,6 400 35700 Acelerao da Gravidade (m/s) 9,83 9,80 9,71 8,70 0,225 Exemplo de altitude nvel do mar cume do Monte Everest maior altura atingida por balo tripulado rbita de um nibus espacial satlite de comunicao

TERCEIRA LEI DE NEWTON


Ao e Reao
Sabemos que fora fruto da interao, ou seja, uma fora atuante em um corpo representa a ao que este corpo recebe de um outro corpo. Isaac Newton percebeu que toda ao estava associada a uma reao, de forma que, numa interao, enquanto o primeiro corpo exerce fora sobre o outro, tambm o segundo exerce fora sobre o primeiro. Assim, em toda interao teramos o nascimento de um par de foras: o par ao-reao.

Lei da Ao e Reao
O Princpio da Ao e Reao constitui a Terceira Lei de Newton e pode ser enunciado assim: Se um corpo A aplicar uma fora sobre um corpo B, receber deste uma fora de mesma intensidade, mesma direo e sentido oposto fora que aplicou em B. Podemos observar essa troca de foras entre dois corpos, por exemplo, na coliso abaixo.

A fora que A exerce em B ( ) e a correspondente fora que B exerce em A ( ) constituem o par ao-reao dessa interao de contato (coliso). Essas foras possuem mesma intensidade, mesma direo e sentidos opostos. Ou seja:

Ao aplicarmos a terceira lei de Newton, no podemos esquecer que as foras de ao e reao: a) esto associadas a uma nica interao, ou seja, correspondem s foras trocadas entre apenas dois corpos; b) tm sempre a mesma natureza (ambas de contato ou ambas de campo), logo, possuem o mesmo nome (o nome da interao); c) atuam sempre em corpos diferentes, logo, no se equilibram. Exemplos de Interaes Observe a seguir os pares ao-reao de algumas bsicas interaes de campo e de contato.

Interaes de campo

Interaes de contato

Resumo Terceira Lei de Newton


"Para cada ao h sempre uma reao oposta e de igual intensidade."

TERCEIRA LEI DE NEWTON


Princpio da Ao e Reao
"A

uma ao sempre se ope uma reao igual, ou seja, as aes de dois corpos um sobre o outro so sempre iguais e se dirigem a partes contrrias " Sempre que dois corpos quaisquer A e B interagem, as foras exercidas so mtuas. Tanto A exerce fora em B, como B exerce fora em A. A interao entre corpos regida pelo principio da ao e reao, proposto por Newton, como veremos a seguir: Toda vez que um corpo A exerce uma fora Fa em um corpo B, este tambm exerce em A uma fora Fb tal que estas foras:

Tm mesma intensidade Tm mesma direo Tm sentidos opostos Tm a mesma natureza

"As chamadas foras de ao e reao no se equilibram, pois esto aplicadas em corpos diferentes" Exemplo:

"Para se deslocar, o nadador empurra a gua para trs, e, esta por sua vez, o empurra para frente. Note que as foras do par ao e reao tem as caractersticas apresentadas anteriormente. "

Seo 5
TRABALHO DE UMA FORA
Embora no se tenha uma definio de energia, podemos dizer que a presena de energia implica a possibilidade de produzir movimento. A energia que uma pessoa armazena ao alimentar-se, por exemplo, possibilita o funcionamento de seus rgos, permite que ela se movimente e mova outros corpos. A energia dos combustveis usados nos automveis tambm possibilita seus movimentos. Da mesma forma, a energia eltrica produzida por uma bateria possibilita o movimentos de eltrons em fios condutores. de fundamental importncia o Princpio da Conservao da Energia: no se cria nem se destri energia; o que ocorre frequentemente a converso de uma modalidade de energia em outra. Para exemplificar converses de energia, consideremos uma mola elstica relaxada, ou seja, no deformada (figura 1). Uma mola gasta uma parcela de sua energia para comprimir essa mola. Para isso, exerce na mola uma fora e provoca um deslocamento de sua extremidade: dizemos que essa fora realiza um trabalho . Esse trabalho corresponde energia transferida da pessoa para a mola. A (figura 2) representa um carrinho C , colocado junto mola comprimida. Ele s no se move porque a trava T no permite. A mola comprimida armazena de fato energia, j que capaz de produzir movimento. Essa energia, porm, no se manifesta, a menos que se retire a trava T . Por isso, a energia armazenada na mola denominada energia potencial , isto , que pode manifestar-se. O nome completo dessa energia energia potencial elstica Ep el , porque est armazenada num corpo elstico deformado. Retirando a trava, a energia potencial da mola se manifesta: a mola se distende, exercendo uma fora no carrinho e produzindo um deslocamento . Novamente temos uma fora realizando trabalho , e esse trabalho corresponde energia transferida da mola para o carrinho (figura 3). A energia que o carrinho adquiriu denominada energia cintica (E c ): a energia que um corpo possui por estar em movimento.

Em um ponto qualquer entre a mnima deformao da mola e a mxima deformao da mola, teremos no problema as duas energia juntas, a cintica referente ao movimento do carrinho e a potencial referente a compresso da mola. A soma destas duas energias chamamos de energia mecnica. importante salientar que tanto o trabalho como as diversas formas de energia so grandezas escalares. 2- Trabalho de uma Fora Constante: Consideremos Uma fora constante F atuando numa partcula enquanto ela sofre um deslocamento d , do ponto A ao ponto B . O trabalho realizado por essa fora nesse deslocamento, sendo q o ngulo entre F e d , a grandeza escalar t F , definida por: (Unidade no SI: joule = J) (J = N . m) Casos particulares: Se q = 0 : t = F . d . cos 0 = +F . d Se q = 180 : t = F . d . cos 180 = - F . d Se q = 90 : t = F . d . cos 90 = 0 O trabalho positivo (ou motor) quando F atua a favor de d (0 q < 90) e negativo (ou resistente) quando F atua contra d (90 < q 180). Com exceo de algumas foras denominadas foras conservativas , que sero estudadas mais adiante , podemos dizer que o trabalho positivo quando a fora atua de modo a aumentar a quantidade de energia mecnica e negativo quando ela atua de modo a fazer essa quantidade de energia diminuir. As foras conservativas, quando realizam trabalho, no alteram a quantidade de energia mecnica, porque apenas convertem energia potencial em energia cintica ou cintica em potencial. Assim , a soma dessas energias no se modifica. 3 - Clculo do trabalho de uma fora no constante: Suponha que uma fora constante esteja atuando em um corpo, paralelamente a direo do deslocamento e no mesmo sentido do mesmo. Se construirmos um grfico F x d , teremos: Se calcularmos a rea compreendida entre o eixo d e a fora F , que constante, no deslocamento entre 0 e d , teremos: A=b.h A=d.F Se fossemos calcular o trabalho diretamente utilizando a frmula de trabalho teramos: t = F . d . cos q - como a fora paralela ao deslocamento teremos q = 0

cos 0 = 1 ento t = F . d Concluso: O trabalho numericamente igual a rea hachurada do grfico. Esta concluso vlida tambm para quando a fora no for constante. Para se conhecer o trabalho, basta calcular a rea da figura que ser formada no grfico no intervalo do deslocamento em que se queira calcular. As foras conservativas, quando realizam trabalho, no alteram a quantidade de energia mecnica, porque apenas convertem energia potencial em energia cintica ou cintica em potencial. Assim , a soma dessas energias no se modifica. 4 - Trabalho realizado pela fora elstica: Quando aplicamos a uma mola uma fora F , provocando na mesma uma determinada deformao x , verificamos que a intensidade da fora diretamente proporcional deformao provocada. Na figura 4 abaixo vemos uma mola no deformada e depois ela deformada de x, que a deformao da mola medida a partir da situao sem deformao. Como j vimos na Lei de Hooke, a intensidade da fora diretamente proporcional deformao da mola. F = k.x , onde k a constante elstica da mola. Para obtermos o trabalho realizado pela fora elstica da mola, recorreremos ao grfico fora x deslocamento (Figura 5). Como a rea numericamente igual ao trabalho teremos: 5 - Uma mquina mecnica: Conservao do Trabalho Na montagem da figura vamos considerar ideais os fios e as polias (polia ideal significa polia de massa desprezvel que gira sem atrito). O ponto A do fio puxado com a fora de intensidade F e a pedra puxada, em B , com fora de intensidade 2 F . Essa a vantagem de usar a mquina descrita. Em compensao, o ponto A precisa ser deslocado 2d para que o ponto B se desloque apenas d . Esse o preo da vantagem citada. Os trabalhos realizados em A e B , entretanto, so iguais: Esse o princpio da conservao do trabalho, que rege o funcionamento de muitas outras mquinas. tP=P.d=P.h=mgh Observe que t P depende de P e do desnvel h entre as posies inicial e final, mas no depende da trajetria. O peso foi suposto uma fora constante porque consideramos uniforme o campo gravitacional na regio do deslocamento, isto , consideramos g igual em todos os pontos por onde o corpo passa.

Quando o trabalho de uma fora no depende da trajetria, dizemos que esta uma fora conservativa. Na mecnica teremos como foras conservativas a fora peso e a fora elstica de uma mola.

Trabalho
Na Fsica, o termo trabalho utilizado quando falamos no Trabalho realizado por uma fora, ou seja, o Trabalho Mecnico. Uma fora aplicada em um corpo realiza um trabalho quando produz um deslocamento no corpo. Utilizamos a letra grega tau minscula ( A unidade de Trabalho no SI o Joule (J) Quando uma fora tem a mesma direo do movimento o trabalho realizado positivo: >0; Quando uma fora tem direo oposta ao movimento o trabalho realizado negativo: <0. O trabalho resultante obtido atravs da soma dos trabalhos de cada fora aplicada ao corpo, ou pelo clculo da fora resultante no corpo. ) para expressar trabalho.

Fora paralela ao deslocamento Quando a fora paralela ao deslocamento, ou seja, o vetor deslocamento e a fora no formam ngulo entre si, calculamos o trabalho:

Exemplo: Qual o trabalho realizado por um fora aplicada a um corpo de massa 5kg e que causa um acelerao de 1,5m/s e se desloca por uma distncia de 100m?

Fora no-paralela ao deslocamento Sempre que a fora no paralela ao deslocamento, devemos decompor o vetor em suas componentes paralelas e perpendiculares:

Considerando a componente perpendicular da Fora e paralela da fora. Ou seja:

a componente

Quando o mvel se desloca na horizontal, apenas as foras paralelas ao deslocamento produzem trabalho. Logo:

Exemplo:

Uma fora de intensidade 30N aplicada a um bloco formando um ngulo de 60 com o vetor deslocamento, que tem valor absoluto igual a 3m. Qual o trabalho realizado por esta fora?

Podemos considerar sempre este caso, onde aparece o cosseno do ngulo, j que quando a fora paralela ao deslocamento, seu ngulo 0 e cos0=1, isto pode ajudar a entender porque quando a fora contrria ao deslocamento o trabalho negativo, j que: O cosseno de um ngulo entre 90 e 180 negativo, sendo cos180=-1

Trabalho de uma fora varivel Para calcular o trabalho de uma fora que varia devemos empregar tcnicas de integrao, que uma tcnica matemtica estudada no nvel superior, mas para simplificar este clculo, podemos calcular este trabalho por meio do clculo da rea sob a curva no diagrama Calcular a rea sob a curva uma tcnica vlida para foras que no variam tambm.

Trabalho da fora Peso

Para realizar o clculo do trabalho da fora peso, devemos considerar a trajetria como a altura entre o corpo e o ponto de origem, e a fora a ser empregada, a fora Peso. Ento:

Exerccios Fsica - Geral I Captulo 7


1. Um homem empurra um bloco de 50 kg aplicando-lhe uma fora inclinada de 60 em relao a horizontal. O coeficiente de atrito cintico vale 0,20. O corpo se desloca em linha reta. O trabalho realizado pela fora aplicada pelo homem vale 800 J, para um deslocamento de 5 m. Calcule o mdulo da fora aplicada. 2. Um bloco de massa igual a 4 kg puxado com velocidade constante atravs de uma distncia d = 5,0 m ao longo de um assoalho por uma corda que exerce uma fora constante de mdulo F = 8 N, formando um ngulo de 20 com a horizontal. Calcule: (a) O trabalho realizado pela corda sobre o bloco, (b) o trabalho realizado pela fora de atrito sobre o bloco, (c) o trabalho total realizado sobre o bloco. 3. Um bloco de gelo de massa igual a 30 kg desliza sobre um plano inclinado de comprimento igual a 2 m e de altura igual a 1 m. Uma fora age sobre o bloco de gelo para cima, paralelamente ao plano inclinado, de tal modo que ele desce com velocidade constante. O coeficiente de atrito entre o gelo e o plano vale 0,10. Determine: (a) O mdulo da fora exercida pelo homem, (b) o trabalho realizado pelo homem sobre o bloco, (c) o trabalho realizado pela fora da gravidade sobre o bloco, (d) o trabalho realizado pelo atrito sobre o bloco, (e) o trabalho realizado pela fora resultante sobre o bloco, (f) a variao da energia cintica. R: (a) 121,7 N (b) -243,4 N (c) 294 N (d) -51 N (e) 0 (f) 0 4. Uma corda usada para baixar verticalmente um bloco de massa m at uma distncia d com uma acelerao constante igual a g/5. Calcule o trabalho realizado pela tenso da corda sobre o bloco. R: -4 mgd/5 5. Uma fora atua sobre um corpo em movimento retilneo. O grfico da velocidade do corpo em funo do tempo indicado na figura abaixo. Determine o trabalho realizado pela fora resultante sobre o bloco em cada um dos intervalos indicados basta dizer se o trabalho positivo, negativo ou nulo.

6. A energia cintica de um corpo de 5 kg de massa igual a 1000 J. De que altura este corpo deveria cair para que sua energia cintica atingisse este valor. R: 20,4 m 7. Um atleta possui a metade da energia cintica de um garoto que possui metade da massa do atleta. O homem aumenta sua velocidade de 2 m/s passando a ter o dobro da energia cintica do garoto. Calcule: (a) A velocidade inicial do garoto e do atleta, (b) a variao da energia cintica do atleta e o trabalho realizado por seus msculos. 8. Um foguete de massa igual a 5 x 104 kg deve atingir uma velocidade de escape de 11,2 km/s para que possa fugir a atrao terrestre. Qual deve ser a quantidade mnima de energia necessria para levar o foguete desde o repouso at esta velocidade? R: 3,14 x 1012 J 9. Um prton partindo do repouso, acelerado por um ccloton at a velocidade de 2,0 x 107 m/s. Sabendo que um eltron-volt vale 1 eV = 1,6 x 10-19 J, calcule o trabalho em eV necessrio para acelerar o prton at esta velocidade. 10. Um projtil de 50 g possui velocidade inicial de 500 m/s. O projtil perfura um bloco de madeira e penetra 12 cm antes de parar. Calcule a fora mdia exercida pelo projtil sobre o bloco de madeira.R: 5,2 x 104 N 11. Um automvel se desloca em linha reta com velocidade constante igual a 60 km/h. Calcule: (a) a variao da energia cintica em 100 m, (b) o trabalho total da fora resultante sobre o automvel em 100 m, (c) o trabalho da fora motriz sabendo que durante 100 m de percurso a fora motriz vale 7000 N. R: (a) 0 (b) 0 (c) 7 x 105 J 12. Um bloco de 4,0 kg move-se em linha reta sobre uma superfcie horizontal sem atrito sob a influncia de uma fora que varia em funo da posio de acordo com o grfico indicado na figura abaixo. (a) calcule o trabalho realizado pela fora quando o bloco parte da origem e atinge a posio x = 8 m, (b) se a velocidade da partcula ao passar pela origem era de 3 m/s, calcule o mdulo da velocidade da partcula quando ela passar

pelo ponto x = 8 m. R: (a) 25 J

(b)4,1

m/s

13. Uma garota de massa igual a 50 kg sobe uma rampa, cuja elevao total de 4 m em 3 s. Qual a potncia mdia que ela desenvolve? 14. Uma cachoeira despeja um volume V igual a 1,2 x 104 m3 de gua em cada intervalo de tempo t = 2 s. A altura da cachoeira vale h = 100 m. (a) Obtenha uma expresso para o clculo da potncia terica disponvel. (b) Supondo que 4/5 dessa potncia possa ser transformada em eletricidade por meio de um sistema gerador hidroeltrico, calcule a potncia eltrica gerada. A densidade da gua vale d = 1 g/cm3. R: (a) P = dgh V/t (b) 4,7 x 109 W 15. Um cavalo puxa horizontalmente uma carreta com uma fora de 200 N. A fora forma um ngulo de 30 acima da horizontal. A carreta se move com velocidade de 8 km/h. Calcule a potncia mdia desenvolvida pelo cavalo. R: 385 W 16. Um foguete com massa igual a 7 x 104 kg adquire uma velocidade de 1,0 x 104 km/h em 1,2 minutos aps o lanamento. Calcule a potncia mdia desenvolvida pelo foguete neste intervalo de tempo. R: 3,7 x 109 J 17. Uma fora atua sobre uma partcula de 2,5 kg de tal forma que a posio da partcula varia em funo do tempo de acordo com a expresso: x = 3t4 2t3 t2, onde x expresso em metros e t em segundos. Calcule: (a) o trabalho realizado pela fora nos 3 segundos iniciais, (b) a potencia instantnea para t=2,0 s. R. (a) 8.7 x 104 J, (b) 2,0 x 104 W 18. Um corpo de massa m acelera-se uniformemente, partindo do repouso at a velocidade vf, no tempo tf. (a) Determine o trabalho realizado sobre o corpo, em funo de t, v f e tf. (b) Obtenha a potncia instantnea fornecida ao corpo em funo do tempo. (c) Qual a potncia fornecida instantaneamente para t=3 s para um corpo de 1.500 kg que acelerado de 0 a 100 km/h em 10 s. (a) mvf2t2/ (2tf2) (b) mvf2t/tf2 (c) 3.47 x 104 W 19. Uma locomotiva possui uma potncia mxima de 1,5 x 106 W. Esta locomotiva acelera um trem com um 1 m/s de velocidade at 2,5 m/s, com potncia mxima, num tempo de 30 s. (a) Desprezando a fora de atrito, calcule a massa do trem. (b) Ache a velocidade do trem em funo do tempo durante o intervalo. R. (a) 1,7 x 107 kg (b) (1 + 0.18t)1/2

Seo - 6
Potncia
Dois carros saem da praia em direo a serra (h=600m). Um dos carros realiza a viagem em 1hora, o outro demora 2horas para chegar. Qual dos carros realizou maior trabalho? Nenhum dos dois. O Trabalho foi exatamente o mesmo. Entretanto, o carro que andou mais rpido desenvolveu uma Potncia maior. A unidade de potncia no SI o watt (W).

Alm do watt, usa-se com frequncia as unidades: 1kW (1 quilowatt) = 1000W 1MW (1 megawatt) = 1000000W = 1000kW 1cv (1 cavalo-vapor) = 735W 1HP (1 horse-power) = 746W

Potncia Mdia Definimos a partir da potncia mdia relacionando o Trabalho com o tempo gasto para realiz-lo:

Como sabemos que:

Ento:

Potncia Instantnea Quando o tempo gasto for infinitamente pequeno teremos a potncia instantnea, ou seja:

Exemplo: Qual a potncia mdia que um corpo desenvolve quando aplicada a ele uma fora horizontal com intensidade igual a 12N, por um percurso de 30m, sendo que o tempo gasto para percorr-lo foi 10s?

E a potncia instantnea no momento em que o corpo atingir 2m/s?

Seo - 7
Energia Mecnica
Energia a capacidade de executar um trabalho. Energia mecnica aquela que acontece devido ao movimento dos corpos ou armazenada nos sistemas fsicos. Dentre as diversas energias conhecidas, as que veremos no estudo de dinmica so:

Energia Cintica; Energia Potencial Gravitacional; Energia Potencial Elstica;

Energia Cintica a energia ligada ao movimento dos corpos. Resulta da transferncia de energia do sistema que pe o corpo em movimento.

Sua equao dada por:

Utilizando a equao de Torricelli e considerando o inicio do movimento sendo o repouso, teremos:

Substituindo no clculo do trabalho:

A unidade de energia a mesma do trabalho: o Joule (J)

Teorema da Energia Cintica Considerando um corpo movendo-se em MRUV.

O Teorema da Energia Cintica (TEC) diz que: "O trabalho da fora resultante medido pela variao da energia cintica." Ou seja:

Exemplo: Qual o trabalho realizado por um corpo de massa 10kg que inicia um percurso com velocidade 10m/s at parar?

Energia Potencial Energia Potencial a energia que pode ser armazenada em um sistema fsico e tem a capacidade de ser transformada em energia cintica. Conforme o corpo perde energia potencial ganha energia cintica ou vice-everso.

Energia Potencial Gravitacional

a energia que corresponde ao trabalho que a fora Peso realiza. obtido quando consideramos o deslocamento de um corpo na vertical, tendo como origem o nvel de referncia (solo, cho de uma sala, ...).

Enquanto o corpo cai vai ficando mais rpido, ou seja, ganha Energia Cintica, e como a altura diminui, perde Energia Potencial Gravitacional.

Energia Potencial Elstica

Corresponde ao trabalho que a fora Elstica realiza.

Como a fora elstica uma fora varivel, seu trabalho calculado atravs do clculo da rea do seu grfico, cuja Lei de Hooke diz ser:

Como a rea de um tringulo dada por:

Ento:

Conservao de Energia Mecnica


A energia mecnica de um corpo igual a soma das energias potenciais e cintica dele. Ento:

Qualquer movimento realizado atravs de transformao de energia, por exemplo, quando voc corre, transforma a energia qumica de seu corpo em energia cintica. O mesmo acontece para a conservao de energia mecnica.

Podemos resolver vrios problemas mecnicos conhecendo os princpios de conservao de energia. Por exemplo, uma pedra que abandonada de um penhasco. Em um primeiro momento, antes de ser abandonada, a pedra tem energia cintica nula (j que no est em movimento) e energia potencial total. Quando a pedra chegar ao solo, sua energia cintica sera total, e a energia potencial nula (j que a altura ser zero). Dizemos que a energia potencial se transformou, ou se converteu, em energia cintica. Quando no so consideradas as foras dissipativas (atrito, fora de arraste, etc.) a energia mecnica conservada, ento:

Para o caso de energia potencial gravitacional convertida em energia cintica, ou vice-versa:

Para o caso de energia potencial elstica convertida em energia cintica, ou vice-versa:

Exemplos: 1) Uma ma presa em uma macieira 3m de altura se desprende. Com que velocidade ela chegar ao solo?

2) Um bloco de massa igual a 10kg se desloca com velocidade constante igual a 12m/s, ao encontrar uma mola de constante elstica igual a 2000N/m este diminui sua velocidade at parar, qual a compresso na mola neste momento?

Energia cintica Intermdio


Publicado em 20/04/2004 A energia cintica de um ponto material de massa m (ou de um sistema de massa total M cujo centro de massa se comporta como um ponto material), animado com uma velocidade v, num instante de tempo t, tem por expresso (para velocidades muito inferiores da luz):

Para velocidades da ordem da velocidade da luz c :

a que corresponde a mesma relao entre as unidades bsicas de medida e em que m0 designa a massa do corpo em repouso. Verificamos que quando o corpo est em repouso, ou seja, quando p = 0, obtemos a famosa equao de Einstein: E = m0.c2 que mostra que um corpo em repouso possui energia, tambm designada pela correspondncia entre a massa e a energia. A energia exprime-se em Joules, cujo smbolo J, existindo uma correspondncia com a unidade de electro-volt, eV para grandes valores de energias ou altas energias. As unidades envolvidas so:

E em J (Joules); m em Kg (Quilogramas); v em m.s-1 (metros por segundo);

Assim, 1 J = 1/2 Kg.m2.s-2.

Os objetos de estudo da mecnica


A energia algo com que convivemos constantemente. Para nos mantermos vivos, precisamos nos alimentar e, para isso, extrair a energia dos alimentos. Historicamente, o homem se encontra em uma busca constante por formas de energia. A queda das guas para gerar energia eltrica, a queima de combustveis para a gerao de movimento e mais um enorme nmero de exemplos. Desses todos, importante observar que em nenhum deles ocorreu criao de energia, mas sim a sua transformao. Um caso clssico que pode ser citado o de uma usina hidreltrica, onde ocorre a transformao da energia mecnica em energia eltrica. Aqui vamos explicar as formas de energia que so estudadas na mecnica, como o trabalho e as energias cintica, potencial e mecnica. Trabalho Para se colocar algum objeto em movimento, necessria a aplicao de uma fora e, simultanemanete, uma transformao de energia. Quando h a aplicao de uma fora e um deslocamento do ponto de aplicao dessa fora, pode-se dizer que houve uma realizao de trabalho.

Note que, para realizar-se um trabalho, existe a necessidade de um deslocamento. Caso algum objeto esteja sob a ao de uma fora, mas em repouso, no haver a realizao de trabalho. As foras que atuam sobre uma pessoa parada segurando uma mala no realizam trabalho pois no h deslocamento do ponto de aplicao dessas foras. Considere um objeto que est submetido a uma fora fora, esse objeto sofre um deslocamento e, devido a essa

, como se v abaixo:

A fora pode ser dividida em dois componentes, a seguir:

, como se mostra

Observe que o componente de

que realiza o trabalho

, pois o que

tem a mesma direo do deslocamento. O componente no realiza trabalho, pois perpendicular ao deslocamento e, por isso, no interfere diretamente no movimento. O trabalho definido como sendo o produto do componente deslocamento sofrido pelo objeto e como definio matemtica para o trabalho: pelo

, teremos a seguinte

No Sistema Internacional, a unidade de trabalho o joule (J).

No exemplo citado, a fora mostrada causadora do movimento do objeto, mas existem casos em que a fora de oposio ao movimento, como por exemplo o atrito. Nessas situaes o trabalho ser negativo. Observe o quadro abaixo:

Uma fora que merece uma ateno especial, ao realizar trabalho, a fora da gravidade. Considere um corpo que abandonado de certa altura. Durante o movimento de queda temos um deslocamento para baixo e uma fora, a gravidade, que tambm direcionada para baixo. Sabemos que, se h uma fora e um deslocamento do ponto de aplicao, haver a realizao de trabalho. Nesse caso o trabalho ser determinado pelo produto da fora da gravidade pela altura de queda do objeto:

importante salientar que o trabalho da fora da gravidade independe da trajetria descrita durante o movimento e por isso ela classificada como fora conservativa. A fora da gravidade tambm conhecida como fora peso que constante quando se est prximo da superfcie da Terra e calculada com o produto da massa do objeto pela a acelerao da gravidade local.

Em uma descida, o trabalho da fora da gravidade positivo, pois ela est contribuindo com o movimento, mas, em uma subida, o trabalho da fora da gravidade ser negativo, pois agora ela de oposio ao movimento.

o vetor que indica deslocamento. Energia Cintica

Considere um corpo inicialmente em repouso, como por exemplo, uma bicicleta. Para coloc-la em movimento ser necessria a aplicao de uma fora e, com isso, a realizao de trabalho. Se essa fora for paralela ao deslocamento, o trabalho ser determinado pelo produto da fora pelo deslocamento.

A fora aplicada determinada pela Segunda lei de Newton, ou seja:

Considerando que a fora aplicada foi constante e que a bicicleta partiu do repouso, ento a ela realizar um movimento uniformemente variado e o seu deslocamento e a sua velocidade sero determinadas da seguinte forma:

Substituindo as equaes de fora e deslocamento na definio de trabalho, teremos:

Lembre que v = a.t e ento chegaremos equao que determina o trabalho realizado pela fora aplicada a essa bicicleta, para que ela atinja a velocidade v.

A expresso acima definida como energia cintica, e expressa a capacidade de um corpo em movimento para realizar trabalho.

Energia potencial gravitacional

Estamos todos submetidos a uma fora da gravidade e essa fora praticamente constante quando se est prximo superfcie do planeta. Agora, imagine-se segurando uma pedra a certa altura do solo. Para faz-la entrar em movimento, basta larg-la e durante a queda haver a realizao de trabalho pela fora gravitacional. Observe que quanto maior for a altura inicial da pedra, tanto maior ser o trabalho realizado pela fora da gravidade, pois maior ser o deslocamento realizado por ela. importante perceber que a pedra entra em movimento espontneo, ou seja, voc no precisa forar o movimento. Se isso ocorre, porque na pedra existe uma energia armazenada que ser utilizada na realizao de trabalho. Essa energia definida como energia potencial e, no caso descrito, isto , em que a fora da gravidade realiza trabalho, essa energia definida como energia potencial gravitacional. A energia potencial depende da posio do objeto. No caso da energia potencial gravitacional a posio definida pela a altura em que o objeto se encontra de um nvel horizontal definido como nvel de referncia.

Para determinar o valor da energia potencial gravitacional, basta sabermos o valor do trabalho realizado pela fora peso, ou seja, a energia potencial gravitacional numericamente igual ao trabalho da fora peso.

Energia mecnica Considere novamente um corpo em queda. Durante esse movimento, observamos que, ao longo do trabalho realizado pela fora peso, ocorre um aumento da energia cintica, pois h um aumento de velocidade. O trabalho da fora peso realizado durante esse movimento pode ser determinado pela variao da energia cintica, ou seja:

A expresso matemtica anterior conhecida como o Teorema da Energia

Cintica. Observe tambm, que durante a queda, a energia potencial do corpo diminui, pois se tomarmos como nvel de referncia o solo, a altura do corpo em relao ao mesmo, est diminuindo. Nesse caso, o trabalho realizado pela fora peso pode ser determinado pelo decrscimo da energia potencial, isto :

As duas equaes mencionadas aqui so usadas para o mesmo fim, que a determinao do trabalho da fora peso, e por isso elas so iguais. Igualando a primeira equao com a segunda, teremos:

Isolando os termos de energia cintica dos termos de energia potencial, chegamos ao seguinte resultado:

A soma da energia cintica com a energia potencial definida como energia mecnica, e a expresso anterior mostra a sua conservao durante qualquer movimento sob ao exclusiva de foras conservativas, como por exemplo, na mecnica, a fora peso e a fora elstica. Sistemas fsicos que se encontram sob essa situao so definidos como sistemas conservativos. Energia mecnica Sistema conservativo No nosso dia-a-dia, muito difcil encontrarmos um sistema conservativo. Em uma queda real existe o atrito com o ar e isso far com que a energia mecnica inicial seja diferente da energia mecnica final, e tal diferena ocorre porque o atrito provoca a dissipao em forma de calor. Essa energia dissipada tem o seu valor, em mdulo, igual diferena da energia mecnica inicial pela energia mecnica final.

Energia
Queremos relacionar trabalho e energia para uma maior facilidade nas abordagens aos problemas surgidos. Faremos isso, partindo-se da 2 Lei de Newton (5.1) aplicada a um corpo de massa m e acelerao a. O mvel desloca-se em MRUV onde vale a equao de Torricelli (3.4) e aps isolarmos a acelerao, escreveremos F da seguinte maneira:

para d = s - si, a distncia percorrida entre as posies inicial e final, e sabendo-se que o trabalho igual a fora F vezes a distncia d, obtm-se a equao (7.8) ou Sendo Kf a energia cintica final do mvel

e Ki a energia cintica inicial do mvel

tem-se ento que o trabalho igual a variao da energia cintica, sendo conhecido como o Teorema do Trabalho-Energia

7.4 Conservao da Energia


Em todo e qualquer sistema fsico conhecido a grandeza energia sempre conservada, ocorrendo a mudana na forma como a energia se apresenta impondo ao corpo um estado diferente do anterior, no necessariamente visvel. Os seguintes exemplos mostram algumas modificaes na forma de energia.

Um corpo encontrando-se a uma altura h liberado e adquire velocidade (energia potencial gravitacional transformada em energia cintica); Uma partcula em velocidade choca-se com uma mola comprimindo-a (energia cintica transformada em energia potencial da mola); um corpo escorrega sobre uma superfcie perdendo velocidade (energia cintica transformada em calor pela ao do atrito); Um corpo que est sobre uma mola comprimida, aps a liberao, adquire uma velocidade vertical (energia potencial da mola transformada em energia cintica e energia potencial gravitacional).

Energia Mecnica

Chamamos a energia conservada no sistema em estudo de energia mecnica E, cujo valor dado pela soma algbrica das energias cintica K e potencial U para uma equao geral da forma

Considere a energia mecnica em dois pontos distintos com valores Ei e Ef, para uma diferena E = K + U = 0, E uma constante, por haver conservao de energia de modo que a soma das variaes das energias cintica e potencial tambm nula, assim

Pelo Teorema do Trabalho-Energia (7.11) vimos que a variao da energia cintica igual ao trabalho, de modo que podemos escrever

Considerando-se as posies inicial yi e final yf do deslocamento de um corpo, calcula-se o trabalho executado pela fora gravitacional como sendo

para a variao de energia potencial teramos

Podemos ento definir a energia potencial gravitacional U como sendo o produto do peso mg vezes a altura y em relao a origem, por exemplo, fazendo-se yi = 0 na equao (7.16)

O sinal negativo na equao (7.14) determina que o trabalho feito pela fora gravitacional positivo, por exemplo, trazendo-se um corpo de uma altura h at a referncia y = 0, enquanto a variao de energia potencial negativa pois passou de um valor mgh > 0, para um valor nulo. H uma forma de energia potencial, chamada elstica, energia armazenada por uma mola, cujo procedimento para se encontrar a variao de energia idntico ao que fizemos at este momento. A equao (7.5) nos mostra o trabalho realizado para pressionar uma mola da sua posio de equilbrio x = 0 levando-a at uma posio x. O trabalho para mover uma mola de uma posio x1 at uma posio x2 mostrado a seguir

Evidentemente, o trabalho realizado pela mola seria o negativo da equao (7.18), podendo-se escrever novamente que o trabalho realizado igual negativo da variao da energia potencial, equao (7.14) e definir a energia potencia elstica como sendo

sendo x o deslocamento da mola em relao a sua posio de equilbrio. Tratamos com foras ditas conservativas onde o trabalho realizado por elas depende apenas das posies iniciais e finais. Com a introduo de foras no-conservativas, tais como: resistncia do ar, atrito; a conservao de energia escrita como na equao (7.20)

onde Wfnc o trabalho realizado por foras no-conservativas

ENERGIA POTENCIAL GRAVITACIONAL

Quando elevamos um corpo de peso at uma certa altura H, como sugere a figura acima, o trabalho realizado pela fora levantadora pode ser obtido atravs do teorema da energia cintica. Observe:

Como so nulas as velocidades inicial e final do corpo, o trabalho total ser nulo. Logo:

+ (P H) = 0

Note que o trabalho realizado pela fora levantadora no depende da trajetria descrita e seria o mesmo se o corpo fosse erguido em movimento uniforme (Ec = 0). Energia Potencial Gravitacional No levantamento de um corpo, sem que ocorra variao de sua energia cintica, o trabalho realizado pelo operador representa a energia que est sendo doada ao corpo. Essa energia, associada posio (altura) do corpo no campo gravitacional uniforme, denomina-se energia potencial gravitacional (Epg). Sua medida dada pelo produto do peso do corpo pela altura em que se posiciona. Isto :

ou

Repare que tal energia potencial relativa a um nvel de referncia (nvel onde se adota H = 0 e, portanto, Epg = 0). Assim, quanto mais alto o corpo estiver, mais energia potencial o corpo ter em relao ao nvel de referncia adotado. Se o corpo estiver abaixo do nvel adotado, a sua energia potencial ser negativa (indicando que o corpo carece de energia para chegar ao nvel de referncia).

Quando se tratar de um corpo extenso (um poste, por exemplo) num campo de gravidade uniforme, sua energia potencial gravitacional estar definida pela altura de seu centro de massa.

Todo corpo homogneo e com massa uniformemente distribuda tem seu centro de massa (CM) coincidente com seu centro geomtrico (baricentro). Resumo Trabalho num levantamento

Energia potencial gravitacional

Exerccios Resolvidos 01. Uma bibliotecria apanha um livro do cho e o deposita numa prateleira a 2,0 m de altura do solo. Sabendo que o peso do livro vale 5,0 N e desconsiderando o seu tamanho, qual o mnimo trabalho, em joules, realizado pela bibliotecria nessa operao? Resoluo Supondo que no final do levantamento o livro no possua velocidade (Ec = 0), temos: = P H = 5,0 2,0 02. Uma bolinha de massa 0,10 kg, assimilvel a um ponto material, encontra-se sobre uma mesa horizontal de altura 0,80 m, como indica a figura.

Calcule, admitindo g = 10 m/s2, a energia potencial gravitacional da bolinha: a) em relao ao plano da mesa;

b) em relao ao solo. Resoluo a) h = 0 Epg = 0

b) Epg = m g H = 0,10 10 0,80

03. Um pilar de concreto de massa 1,0 t, deitado sobre o solo horizontal, posto verticalmente de p (como mostra a figura) usando-se um guindaste. Considere o centro de massa do pilar coincidente com o seu centro geomtrico (C).

Nessa operao, adotando g = 10 m/s2, quanto de energia potencial gravitacional foi adicionada ao pilar? Resoluo O acrscimo ocorrido na energia potencial do pilar de 1000 kg foi promovido pela variao de altura (elevao) do centro de massa do pilar. Isto , o seu centro (C) eleva-se de h1 = 0,20 m (quando deitado) para h2 = 1,40 m (quando de p). Dessa forma, temos: Epg = m g H = 1000 10 (1,40 0,20)

Epg = 12 103J =

Sea - 8
ESTTICA Princpios Bsicos
A esttica a parte da fsica que se preocupa em explicar questes como:

Por que em uma mesa sustentada por dois ps, estes precisam estar em determinada posio para que esta no balance? Por que a maaneta de uma porta sempre colocada no ponto mais distante das dobradias dela? Por que um quadro pendurado em um prego precisa estar preso exatamente em sua metade? Por que mais fcil quebrar um ovo pelas laterais do que por suas extremidades?

Princpio da transmissibilidade das foras

O efeito de uma fora no alterado quando esta aplicada em diferentes pontos do corpo, desde que esta seja aplicada ao longo de sua linha de aplicao.

Nos trs casos o efeito da fora o mesmo.

Equilbrio

As situaes em que um corpo pode estar em equilbrio so:


Equilbrio esttico: Ocorre quando o ponto ou corpo est perfeitamente parado ( ). Equilbrio dinmico: Ocorre quando o ponto ou corpo est em Movimento Uniforme . Esttica de um ponto Para que um ponto esteja em equilbrio precisa satisfazer a seguinte condio: A resultante de todas as foras aplicadas a este ponto deve ser nula.

Exemplos:

(1) Para que o ponto A, de massa 20kg, esteja em equilbrio qual deve ser a intensidade da fora ?

Sendo:

Mas como a fora Peso e a fora Normal tm sentidos opostos, estas se anulam. E, seguindo a condio de equilbrio:

Esttica de um corpo rgido Chamamos de corpo rgido ou corpo extenso, todo o objeto que no pode ser descrito por um ponto. Para conhecermos o equilbrio nestes casos necessrio estabelecer dois conceitos:

Centro de massa

Um corpo extenso pode ser considerado um sistema de partculas, cada uma com sua massa. A resultante total das massas das partculas a massa total do corpo. Seja CM o ponto em que podemos considerar concentrada toda a massa do corpo, este ponto ser chamado Centro de Massa do corpo. Para corpos simtricos, que apresentam distribuio uniforme de massa, o centro de massa o prprio centro geomtrico do sistema. Como no caso de uma esfera homognea, ou de um cubo perfeito. Para os demais casos, o clculo do centro de massa feito atravs da mdia aritmtica ponderada das distncias de cada ponto do sistema.

Para calcularmos o centro de massa precisamos saber suas coordenadas em cada eixo do plano cartesiano acima, levando em considerao a massa de cada partcula:

Ento o Centro de Massa do sistema de partculas acima est localizado no ponto (1,09 , 0,875), ou seja:

Como forma genrica da frmula do centro de massa temos:

Momento de uma fora

Imagine uma pessoa tentando abrir uma porta, ela precisar fazer mais fora se for empurrada na extremidade contrria dobradia, onde a maaneta se encontra, ou no meio da porta? Claramente percebemos que mais fcil abrir ou fechar a porta se aplicarmos fora em sua extremidade, onde est a maaneta. Isso acontece, pois existe uma grandeza chamada Momento de Fora tambm pode ser chamado Torque. , que

Esta grandeza proporcional a Fora e a distncia da aplicao em relao ao ponto de giro, ou seja:

A unidade do Momento da Fora no sistema internacional o Newton-metro (N.m) Como este um produto vetorial, podemos dizer que o mdulo do Momento da Fora :

Sendo: M= Mdulo do Momento da Fora. F= Mdulo da Fora. d=distncia entre a aplicao da fora ao ponto de giro; brao de alavanca. sen =menor ngulo formado entre os dois vetores.

Como ser mximo; Como nulo.

, se a aplicao da fora for perpendicular d o momento , quando a aplicao da fora paralela d, o momento

E a direo e o sentido deste vetor so dados pela Regra da Mo Direita.

O Momento da Fora de um corpo :


Positivo quando girar no sentido anti-horrio; Negativo quando girar no sentido horrio;

Exemplo:

Qual o momento de fora para uma fora de 10N aplicada perpendicularmente a uma porta 1,2m das dobradias?

Condies de equilbrio de um corpo rgido

Para que um corpo rgido esteja em equilbrio, alm de no se mover, este corpo no pode girar. Por isso precisa satisfazer duas condies: 1. O resultante das foras aplicadas sobre seu centro de massa deve ser nulo (no se move ou se move com velocidade constante). 2. O resultante dos Momentos da Fora aplicadas ao corpo deve ser nulo (no gira ou gira com velocidade angular constante). Tendo as duas condies satisfeitas qualquer corpo pode ficar em equilbrio, como esta caneta:

Exemplo: (1) Em um circo, um acrobata de 65kg se encontra em um trampolim uniforme de 1,2m, a massa do trampolim 10kg. A distncia entre a base e o acrobata 1m. Um outro integrante do circo puxa uma corda presa outra extremidade do trampolim, que est a 10cm da base. Qual a fora que ele tem de fazer para que o sistema esteja em equilbrio.

Como o trampolim uniforme, seu centro de massa exatamente no seu meio, ou seja, a 0,6m. Ento, considerando cada fora:

Pela segunda condio de equilbrio:

Princpios Bsicos
A esttica a parte da fsica que se preocupa em explicar questes como:

Por que em uma mesa sustentada por dois ps, estes precisam estar em determinada posio para que esta no balance? Por que a maaneta de uma porta sempre colocada no ponto mais distante das dobradias dela? Por que um quadro pendurado em um prego precisa estar preso exatamente em sua metade? Por que mais fcil quebrar um ovo pelas laterais do que por suas extremidades?

Princpio da transmissibilidade das foras O efeito de uma fora no alterado quando esta aplicada em diferentes pontos do corpo, desde que esta seja aplicada ao longo de sua linha de aplicao.

Nos trs casos o efeito da fora o mesmo.

Equilbrio As situaes em que um corpo pode estar em equilbrio so:


Equilbrio esttico: Ocorre quando o ponto ou corpo est perfeitamente parado ( ). Equilbrio dinmico: Ocorre quando o ponto ou corpo est em Movimento Uniforme

Esttica de um ponto
Para que um ponto esteja em equilbrio precisa satisfazer a seguinte condio:

A resultante de todas as foras aplicadas a este ponto deve ser nula.

Exemplos: (1) Para que o ponto A, de massa 20kg, esteja em equilbrio qual deve ser a intensidade da fora ?

Sendo:

Mas como a fora Peso e a fora Normal tm sentidos opostos, estas se anulam. E, seguindo a condio de equilbrio:

Esttica de um corpo rgido


Chamamos de corpo rgido ou corpo extenso, todo o objeto que no pode ser descrito por um ponto. Para conhecermos o equilbrio nestes casos necessrio estabelecer dois conceitos:

Centro de massa Um corpo extenso pode ser considerado um sistema de partculas, cada uma com sua massa.

A resultante total das massas das partculas a massa total do corpo. Seja CM o ponto em que podemos considerar concentrada toda a massa do corpo, este ponto ser chamado Centro de Massa do corpo. Para corpos simtricos, que apresentam distribuio uniforme de massa, o centro de massa o prprio centro geomtrico do sistema. Como no caso de uma esfera homognea, ou de um cubo perfeito. Para os demais casos, o clculo do centro de massa feito atravs da mdia aritmtica ponderada das distncias de cada ponto do sistema.

Para calcularmos o centro de massa precisamos saber suas coordenadas em cada eixo do plano cartesiano acima, levando em considerao a massa de cada partcula:

Ento o Centro de Massa do sistema de partculas acima est localizado no ponto (1,09 , 0,875), ou seja:

Como forma genrica da frmula do centro de massa temos:

Momento de uma fora Imagine uma pessoa tentando abrir uma porta, ela precisar fazer mais fora se for empurrada na extremidade contrria dobradia, onde a maaneta se encontra, ou no meio da porta? Claramente percebemos que mais fcil abrir ou fechar a porta se aplicarmos fora em sua extremidade, onde est a maaneta. Isso acontece, pois existe uma grandeza chamada Momento de Fora tambm pode ser chamado Torque. , que

Esta grandeza proporcional a Fora e a distncia da aplicao em relao ao ponto de giro, ou seja:

A unidade do Momento da Fora no sistema internacional o Newton-metro (N.m) Como este um produto vetorial, podemos dizer que o mdulo do Momento da Fora : Sendo: M= Mdulo do Momento da Fora. F= Mdulo da Fora. d=distncia entre a aplicao da fora ao ponto de giro; brao de alavanca. sen =menor ngulo formado entre os dois vetores.

Como ser mximo; Como nulo.

, se a aplicao da fora for perpendicular d o momento , quando a aplicao da fora paralela d, o momento

E a direo e o sentido deste vetor so dados pela Regra da Mo Direita. O Momento da Fora de um corpo :

Positivo quando girar no sentido anti-horrio; Negativo quando girar no sentido horrio;

Exemplo: Qual o momento de fora para uma fora de 10N aplicada perpendicularmente a uma porta 1,2m das dobradias?

Condies de equilbrio de um corpo rgido Para que um corpo rgido esteja em equilbrio, alm de no se mover, este corpo no pode girar. Por isso precisa satisfazer duas condies: 1. O resultante das foras aplicadas sobre seu centro de massa deve ser nulo (no se move ou se move com velocidade constante). 2. O resultante dos Momentos da Fora aplicadas ao corpo deve ser nulo (no gira ou gira com velocidade angular constante). Tendo as duas condies satisfeitas qualquer corpo pode ficar em equilbrio, como esta caneta:

Exemplo: (1) Em um circo, um acrobata de 65kg se encontra em um trampolim uniforme de 1,2m, a massa do trampolim 10kg. A distncia entre a base e o acrobata 1m. Um outro integrante do circo puxa uma corda presa outra extremidade do trampolim, que est a 10cm da base. Qual a fora que ele tem de fazer para que o sistema esteja em equilbrio.

Como o trampolim uniforme, seu centro de massa exatamente no seu meio, ou seja, a 0,6m. Ento, considerando cada fora:

Pela segunda condio de equilbrio:

You might also like