You are on page 1of 12

De acordo com o comando a que cada um dos itens de 1 a 120 se refira, marque, na folha de respostas, para cada item:

o campo designado com o cdigo C, caso julgue o item CERTO; ou o campo designado com o cdigo E, caso julgue o item ERRADO. A ausncia de marcao ou a marcao de ambos os campos no sero apenadas, ou seja, no recebero pontuao negativa. Para as devidas marcaes, use a folha de respostas, nico documento vlido para a correo de suas provas.

CONHECIMENTOS BSICOS
1

10

13

Observando-se o Brasil de hoje, o que salta vista um organismo em franca e ativa transformao e que no se sedimentou ainda em linhas definidas; que no tomou forma. verdade que em alguns setores aquela transformao j profunda e diante de elementos prpria e positivamente novos que nos encontramos. Mas isto, apesar de tudo, excepcional. Na maior parte dos exemplos, e no conjunto, em todo caso, atrs daquelas transformaes que s vezes podem iludir, sente-se a presena de uma realidade j muito antiga que at nos admira de achar a e que no seno aquele passado colonial. (...) Se vamos essncia de nossa formao, veremos que na realidade nos constitumos para fornecer acar, tabaco, alguns outros gneros; mais tarde ouro e diamantes; depois algodo, e em seguida caf, para o comrcio europeu. Nada mais que isto. com tal objetivo, objetivo exterior, voltado para fora do pas e sem ateno s consideraes que no fossem o interesse daquele comrcio, que se organizaro a sociedade e a economia brasileiras. (...) Este incio se gravar profunda e totalmente nas feies e na vida do pas. (...) Para o economista, reconhecer o terreno nessa complexidade tremenda, destacar e isolar formas, classific-las convenientemente, descobrir suas relaes e entros-las num sistema geral em que se configurem os problemas reais da economia brasileira, fazer cincia em suma, tudo isso se torna extremamente difcil, e mesmo impraticvel sem uma perspectiva de conjunto e que no outra seno a histria.
Caio Prado Jnior. Caio Prado Jnior: histria. So Paulo: tica, 1982, p. 78, 94, 95 e 182 (com adaptaes).

Julgue os itens a seguir, acerca das idias e estruturas lingsticas do texto do historiador, economista e filsofo Caio Prado Jnior apresentado acima.
1 2 3

De acordo com o texto, o Brasil, apesar de estar em franca e ativa transformao (R.1), mantm elementos antigos na contemporaneidade. Infere-se do texto que os elementos positivos de transformao da sociedade brasileira so ilusrios, pois no so efetivamente novos. Em relao ao conjunto do texto, as expresses mais tarde (R.7), depois (R.8) e em seguida (R.8) so marcas temporais que evidenciam a mudana dos ciclos econmicos do Brasil e, simultnea e contraditoriamente, a permanncia da lgica que justifica a existncia de cada um deles. No trecho Este incio se gravar profunda e totalmente (R.10), o emprego do verbo no futuro do presente do indicativo indica que o autor faz uma previso a ser ainda consumada. De acordo com o texto, as feies (R.11) do pas, embora no estejam ainda definidas, tm como trao principal a essncia da formao nacional, isto , o fato de o pas ter vindo existncia no para si mesmo, mas para o mercado europeu. Segundo o autor, uma anlise cientfica do Brasil atual, que no perca de vista a realidade brasileira, deve eliminar voluntariamente as complicaes que desfiguram a formao do pas e separar, classificar e isolar cada um dos elementos formadores da nacionalidade, para, assim, chegar a uma concepo histrica e linear do modo de ser brasileiro.
1

4 5 6

O interesse de todos o desenvolvimento do Brasil e a oportunidade de se posicionar como lder em um momento de transio global, em que se apresentam oportunidades indiscutveis nas reas de agricultura, aeronutica, minerao e petrleo. O que precisamos manter o que est sendo construdo e focar na soluo dos problemas que entravem um crescimento ainda maior, com base em diagnsticos claros e profissionais sem preconceitos.
Fbio C. Barbosa. O desenvolvimento passa pelo crdito. In: Correio Braziliense, 13/1/2008 (com adaptaes).

A partir do fragmento de texto acima, julgue os itens subseqentes.


7 8 9

O desenvolvimento da argumentao do texto permite articular os dois perodos sintticos que constituem o texto com o conectivo Por isso; dessa forma, o segundo perodo sinttico comearia como: Por isso, o que precisamos (...). A expresso ainda maior (R.4) sugere que j est ocorrendo um grande desenvolvimento no Brasil. Se o teor do fragmento de texto acima apresentado fosse parte integrante de um parecer, atenderia s normas de redao oficial um pargrafo final assim redigido:
Considerando-se as necessidades mencionadas, recomenda-se: a) objetividade e clareza nos diagnsticos; b) aprimoramento das solues apresentadas. o parecer.

TJDFT

Cargo 38: Tcnico Judicirio rea: Administrativa

Por 500 anos mentiram para ns. Esconderam um dado muito importante sobre o Brasil. Disseram-nos que ramos brasileiros. Esconderam todo esse tempo o fato de que o termo brasileiro no sinnimo de cidadania, e sim o nome de uma profisso. Brasileiro rima com padeiro, pedreiro, ferreiro. Brasileiro era a profisso daqueles portugueses que viajavam para o Brasil, ficavam alguns meses e voltavam com ouro, prata e pau-brasil, tiravam tudo o que podiam, sem nada deixar em troca. Brasileiros no vem o Brasil como uma nao, mas uma terra a ser explorada, o mais rpido possvel. Investir no pas considerado uma burrice; constituir uma famlia e mant-la saudvel, um atraso de vida. S que voc, caro leitor, um brasiliano. Brasiliano rima com italiano, indiano, australiano. Brasiliano no profisso, mas uma declarao de cidadania. So 500 anos de cultura brasileira que precisamos mudar, a comear pela nossa prpria identidade, pelo nosso nome, pela nossa prpria definio.
Stephen Kanitz. Brasileiros e brasilianos. In: Veja, 26/12/2007 (com adaptaes).

A respeito da organizao do texto acima, julgue os seguintes itens.


10 11 12 13 14

A argumentao do texto faz a distino entre brasileiros a brasilianos: os primeiros visam mera explorao da terra; os segundos so os verdadeiros cidados do Brasil. O desenvolvimento das idias do texto mostra que o sujeito subentendido dos verbos mentiram (R.1), Esconderam (R.1) e Disseram (R.1) so os portugueses que viajavam para o Brasil (R.4). Mantm-se a coerncia da argumentao e a correo gramatical do texto ao se empregar Um brasileiro no v em lugar de Brasileiros no vem (R.5). A vrgula depois da orao e mant-la saudvel (R.6-7) indica que essa orao constitui um aposto explicativo para a orao anterior. Para que as regras de formalidade do portugus fossem plenamente respeitadas, na insero do trecho So 500 anos de cultura brasileira que precisamos mudar (R.8-9) em um documento oficial, como um relatrio ou parecer, por exemplo, deveria ser empregada a preposio de antes do pronome relativo em que precisamos mudar. O impacto da violncia, que vitimou mais de meio milho de pessoas no Brasil entre 1996 e 2006, alto para a rede pblica de sade. Custa aos cofres federais R$ 4,8 bilhes por ano, de acordo com o Instituto de Pesquisa Econmica Aplicada (IPEA). Para se ter idia do que isso significa, todo o oramento do Ministrio da Sade, em 2007, foi de pouco mais de R$ 47 bilhes. O dado virou a principal bandeira do Conselho Nacional de Secretrios de Sade (CONASS), que est elaborando o estudo Violncia: Epidemia Silenciosa, para mobilizar autoridades do setor e exigir providncias do governo federal. A movimentao se intensificou aps a divulgao do Mapa da Violncia, mostrando que houve quase 50 mil homicdios no pas em 2006. A nica forma de encarar a violncia como problema de sade pblica focar o atendimento nas reas de lcool, drogas e depresso, diz o presidente do CONASS.
Correio Braziliense, 1./2/2008, p. 12 (com adaptaes).

Tendo o texto acima como referncia inicial e considerando a abrangncia do tema por ele focalizado, julgue os itens seguintes.
15 16 17 18 19 20

Infere-se do texto que a violncia, em suas mais diversas formas, adiciona aos efeitos humanos que acarreta, que vo da morte mutilao fsica e emocional, pesadas perdas financeiras que recaem sobre a sociedade. Os dados relativos aos custos da violncia para a rede pblica de sade apresentados no texto no podem ser considerados oficiais, pois foram calculados por uma organizao no-governamental. O texto sugere que a ausncia de mecanismos institucionais de presso dos estados sobre a Unio, na rea da sade, explica, em larga medida, os problemas vividos pelo setor. Por presso da sociedade, o Estado brasileiro viu-se obrigado a banir dos meios de comunicao, especialmente do rdio e da televiso, peas publicitrias de bebidas alcolicas. Com o objetivo de reduzir a violncia no trnsito do pas, o governo federal editou medida provisria que probe a comercializao de bebidas alcolicas ao longo das rodovias federais. Apesar de ainda intenso, o trfico de drogas ilcitas no Brasil mantm-se claramente afastado das conexes internacionais que sustentam o crime organizado em escala global.

TJDFT

Cargo 38: Tcnico Judicirio rea: Administrativa

CONHECIMENTOS COMPLEMENTARES
Em cada um dos itens subseqentes, apresentada uma situao hipottica seguida de uma assertiva a ser julgada, tendo como base o Regimento Interno do Tribunal de Justia do Distrito Federal e dos Territrios (TJDFT).
21

Em cada um dos prximos itens, apresentada uma situao hipottica, seguida de uma assertiva a ser julgada com base na Lei de Organizao Judiciria do Distrito Federal e dos Territrios.
28

Marcelo desembargador, compondo uma das turmas do TJDFT. Felipe primo de Marcelo e tomou posse no cargo de desembargador do TJDFT. Nessa situao, no h bice a que Felipe tenha assento na mesma turma em que Marcelo membro. A 1. Turma do TJDFT, ao analisar habeas corpus impetrado em favor de paciente preso, decidiu conceder a medida. Nessa situao, a exeqibilidade da deciso depende da elaborao do acrdo. Paulo, no se conformando com sentena proferida pelo Juizado Especial Cvel de Braslia DF, que julgou improcedente seu pedido, interps recurso turma recursal. Entretanto, por deciso interlocutria, foi negado seguimento ao recurso inominado, com base em suposta intempestividade. Nessa situao, cabvel a reclamao contra o referido ato jurisdicional. Decorridos vrios anos aps ter cumprido a pena a que fora condenado em ao penal pblica de competncia originria do TJDFT, Jos, verificando preencher os requisitos, promoveu incidente de reabilitao. Nessa situao, a competncia para julgamento do pedido de Jos do Conselho Especial. Mariana, aps ter cumprido integralmente seu mandato de presidenta do TJDFT, pretende candidatar-se a vice-presidenta ou corregedora. Nessa situao, se Mariana for eleita vice-presidenta ou corregedora, ficar impedida de ser eleita novamente para presidenta at que todos os demais desembargadores ocupem tambm esse cargo.

Juliano, nomeado para o cargo de secretrio do governo do Distrito Federal (DF), foi acusado da prtica de crime de porte ilegal de arma. Nessa situao, a competncia para process-lo e julg-lo do Conselho Especial.

22

29

Uma lei aprovada pela maioria absoluta dos deputados distritais criou nova regio administrativa, pelo desmembramento de regio j existente. Nessa situao, a nova regio permanecer sob a rea de jurisdio da circunscrio judiciria da qual tiver sido desmembrada.

23

30

Srgio o juiz de direito mais antigo do TJDFT. Nessa situao, no caso de promoo por antiguidade, o tribunal de justia somente poder recus-la a Srgio pelo voto da maioria absoluta de seus membros.

31

Vincius, com o falecimento do seu pretenso pai, ajuizou ao de petio de herana cumulada com ao de investigao de paternidade, para demandar o reconhecimento de seu direito sucessrio e obter a restituio da herana a que teria direito. Nessa situao, com base na lei em questo, a competncia para processar e julgar esse feito de uma das varas de famlia da circunscrio judiciria do lugar do ltimo domiclio do falecido.

24

25

32

Joo ajuizou ao de indenizao contra Bencio, em face da resciso antecipada de contrato de arrendamento rural celebrado entre as partes, ora litigantes. Devidamente citado, Bencio apresentou contestao, afirmando que o imvel, objeto do contrato de arrendamento rural, havia sido vendido para um terceiro. O juiz da causa, analisando a documentao constante dos autos, deduziu a existncia de interesse do Distrito Federal (DF), tendo em vista que as terras em discusso lhe pertenciam, e determinou que fosse oficiado o DF para manifestar-se a esse respeito. Aps esse fato, o DF interveio no processo na condio de opoente. Nessa situao, a ao inicialmente proposta na vara cvel passar competncia de uma das varas de fazenda pblica do DF.

Acerca dos princpios fundamentais previstos na Constituio Federal de 1988 (CF), julgue os itens a seguir.
26

A cooperao entre os povos para o progresso da humanidade definida na Constituio como objetivo fundamental da Repblica Federativa do Brasil. A integrao econmica, poltica, social e cultural dos povos, visando formao de uma comunidade latino-americana de naes, uma determinao constitucional que rege a relao entre a Repblica Federativa do Brasil e os pases da Amrica Latina.

27

TJDFT

Cargo 38: Tcnico Judicirio rea: Administrativa

Acerca dos direitos e garantias fundamentais, cada um dos itens subseqentes apresenta uma situao hipottica, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Acerca da organizao do Poder Judicirio, julgue os itens seguintes.


39

O Conselho Nacional de Justia rgo integrante da estrutura do Poder Judicirio, com jurisdio em todo o territrio nacional.

33

Em documento dirigido ao governo do Distrito Federal, determinada entidade religiosa sediada nessa unidade da Federao descreveu a forma como organizava seus cultos para justificar pedido de subveno com recursos financeiros pblicos. Nessa situao, o pedido pode ser atendido, pois a Lei Magna permite a subveno de recursos financeiros pblicos s entidades religiosas, desde que essa distribuio se faa de forma igualitria e impessoal. Alm disso, a liberdade de conscincia e de crena religiosa, assegurada pela Constituio, autoriza que o respectivo culto se faa na forma como definida pelas respectivas entidades religiosas, sem qualquer interferncia do Estado.
41 40

A Constituio Federal, aps o advento da Emenda Constitucional n.o 45/2004, vedou as frias coletivas nos juzos e tribunais de segundo grau, o que no se estende aos tribunais superiores. A Constituio autoriza que servidores da justia possam receber delegao para a prtica de certos atos de competncia dos juzes, como atos de administrao ou de mero expediente.

34

Joo proprietrio de um apartamento na Asa Norte, em Braslia, que se encontra alugado a Maria. Com o objetivo de verificar as condies de manuteno do referido imvel e utilizando uma chave reserva, Joo ingressou no apartamento, sem o consentimento de Maria. Nessa situao, no houve qualquer violao a direito fundamental, pois Joo apenas exerceu o seu direito de proprietrio-locador.
43 42

Compete ao Supremo Tribunal Federal a iniciativa de projeto de lei que disponha sobre a criao e a extino de cargos e a remunerao dos servios auxiliares do TJDFT, j que esse tribunal pertence Unio. Um sexto dos membros do Superior Tribunal de Justia deve necessariamente ser oriundo da carreira de advogados.

35

Determinada associao de apoio terceira idade, pessoa jurdica legalmente estabelecida, tem por objetivo cuidar da sade fsica e psquica de pessoas com mais de 60 anos de idade. No entanto, aps vistoria das instalaes fsicas da associao pela autoridade competente, constatou-se que o prdio no tinha condies de servir de asilo aos idosos. Nessa situao, cabe administrao local dissolver compulsoriamente a referida associao, por meio de ato administrativo.

44

Os tribunais regionais federais, os tribunais de justia dos estados e do Distrito Federal e os tribunais regionais do trabalho podem funcionar descentralizadamente, constituindo cmaras regionais, a fim de assegurar o pleno acesso do jurisdicionado justia em todas as fases do processo.

Acerca da organizao do Estado, julgue os prximos itens.


36

Acerca da Lei n. 9.784/1999, que regula o processo administrativo em geral no mbito da administrao pblica federal, julgue os itens seguintes.
45

No mbito da repartio de competncias materiais, de competncia comum da Unio, estados, DF e municpios registrar, acompanhar e fiscalizar as concesses de direitos de pesquisa e explorao de recursos hdricos e minerais em seus territrios.

Uma associao, mesmo que legalmente constituda, no tem legitimidade para promover a defesa de direitos ou interesses difusos no mbito do processo administrativo.

37

No

mbito

da

competncia

legislativa

concorrente,

supervenincia de lei federal sobre normas gerais tratando determinada matria de forma inovadora revoga lei estadual anteriormente editada, no que lhe for contrrio.
38 46

Em regra, as delegaes so permitidas como forma de desconcentrao. No entanto, excetuam-se dessa regra, por expressa disposio legal, a edio de atos normativos, a deciso de recursos administrativos e as matrias de competncia exclusiva.

As terras devolutas pertencem aos estados, com exceo das terras devolutas indispensveis defesa das fronteiras, das fortificaes e construes militares, das vias federais de comunicao e preservao ambiental, definidas em lei.

TJDFT

Cargo 38: Tcnico Judicirio rea: Administrativa

Acerca da Lei n. 11.416/2006, que trata do regime jurdico das carreiras de servidores do Poder Judicirio da Unio, e do regime jurdico dos servidores pblicos civis federais previsto na Lei n. 8.112/1990 e na Constituio Federal, julgue os itens subseqentes.
47

A promoo a movimentao do servidor do ltimo padro de uma classe para o primeiro padro da classe seguinte, observado o interstcio de um ano em relao progresso funcional imediatamente anterior, dependendo, cumulativamente, do resultado de avaliao formal de desempenho e da participao em curso de aperfeioamento.

48

A reverso no interesse da administrao ocorre por determinao da prpria administrao e atinge ex-servidor que, quando em atividade, era detentor de cargo efetivo e tenha sido aposentado voluntariamente nos ltimos cinco anos.

49

Um servidor que tenha tomado posse no dia 10 de novembro de 2006 pode ter gozado o primeiro perodo de frias no perodo de 1. a 30 de dezembro de 2007 e um novo perodo de frias em janeiro de 2008.

50

Aes de treinamento, ttulos, diplomas ou certificados de cursos de ps-graduao em reas de interesse do Poder Judicirio do direito ao servidor pblico detentor de cargo efetivo no mbito do Poder Judicirio da Unio de pleitear adicional de qualificao incidente sobre o valor do seu vencimento bsico, se tal capacitao no constituir requisito para ingresso no cargo ocupado pelo servidor.

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
Braslia, 17 de fevereiro de 2008. Ofcio n. 25/AGU Senhor Chefe de Gabinete, Informamos que a Advocacia-Geral da Unio (AGU) no estado do Amazonas foi transferida para novo endereo. Desde 15 de fevereiro do corrente ano, a sede da AGU fica na Avenida X, n. 100, Manaus. O nmero de telefone continuando o mesmo: 0000 0000. Considerando o fragmento de texto acima, que exemplifica o incio de um ofcio, julgue os seguintes itens, a respeito da redao de documentos oficiais.
51

EMENTA: Medida cautelar em ao direta de inconstitucionalidade. Lei n.o 8.429, de 2/6/1992, que dispe sobre as sanes aplicveis aos agentes pblicos nos casos de enriquecimento ilcito no exerccio de mandato, cargo, emprego ou funo na administrao pblica direta, indireta ou fundacional e d outras providncias. Alegao de vcio de forma ocorrido na fase de elaborao legislativa no Congresso Nacional (CF, Artigo 65).
Coordenao de Anlise de Jurisprudncia. Ao Direta de Inconstitucionalidade n.o 2.182 6. Distrito Federal (com adaptaes).

A partir do texto da ementa acima, julgue os prximos itens.


56

Para que as normas de redao do padro ofcio sejam respeitadas, no exemplo acima, o local e a data de emisso do documento devem ser deslocados para depois da identificao do ofcio, alinhados margem direita. No padro de ofcios, memorandos e cartas-circulares, o respeito clareza da comunicao exige que sejam explicitados o remetente, o destinatrio e o assunto do documento antes do vocativo, da seguinte forma: DE: Advocacia-Geral da Unio (AGU) no estado do Amazonas PARA: YYYYYY Assunto: WWWW No exemplo apresentado, foi desrespeitada a normatizao no vocativo, pois necessrio identificar o destinatrio tambm pelo nome e sobrenome. A impessoalidade exigida pelos documentos oficiais requer que a primeira pessoa do plural em Informamos seja trocada pela forma indeterminada correspondente: Informa-se. Na orao final do fragmento acima, para que a norma padro de lngua portuguesa seja respeitada, necessrio empregar a forma finita do verbo, continua, em vez de continuando.

O uso de frases nominais e formulao objetiva observada no texto acima deve-se funo da ementa, que a de fornecer resumo do assunto. Se o termo Lei n.o 8.429 no estivesse iniciando orao, a letra maiscula deveria ser substituda por minscula: lei n.o 8.429. Os verbos flexionados na terceira pessoa do singular em dispe e d deixam subentender como sujeito sinttico EMENTA. Se o texto acima fizesse parte de uma ATA, seria recomendado que a data 2/6/1992 fosse escrita por extenso: dois de junho de um mil novecentos e noventa e dois; mas, no caso de ementas, relatrios e pareceres, basta a redao em algarismos. Ao se substituir o trecho de 2/6/1992, que dispe por de 02.06.1992. Dispe sobre, preservam-se a correo de lngua portuguesa e o respeito normatizao referente redao de documentos oficiais.

57

52

58

59

53

54

60

55

TJDFT

Cargo 38: Tcnico Judicirio rea: Administrativa

Texto para os itens de 61 a 75 Uma manicure, um policial militar, um arquivista e uma auxiliar de administrao so todos moradores de Ceilndia e unidos pela mesma misso. Vo assumir um trabalho at ento restrito aos gabinetes fechados do Frum da cidade. Eles vo atuar na mediao de conflitos, como representantes oficiais do TJDFT. Os quatro agentes comunitrios foram capacitados para promover acordos e, assim, evitar que desentendimentos do dia-a-dia se transformem em arrastados processos judiciais. E isso vai ser feito nas ruas ou entre uma xcara de caf e outra na casa do vizinho. O projeto indito no pas e vai contar com a participao do Ministrio da Justia, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Universidade de Braslia (UnB), do Ministrio Pblico do Distrito Federal e dos Territrios e da Defensoria Pblica.
Internet: <www2.correioweb.com.br>, acessado em 23/1/2001 (com adaptaes).

RASCUNHO

Considerando o contexto apresentado acima, julgue os itens seguintes.


61

Considere-se que, em determinada semana, o arquivista tenha promovido 27 acordos, o que correspondeu a 18% do total de acordos promovidos pelos quatro agentes referidos acima. Nesse caso, o nmero total de acordos promovidos naquela semana foi igual a 150. Suponha-se que, em certa semana, a manicure tenha promovido 25% a mais de acordos que a auxiliar de administrao, e que, juntas, as duas agentes comunitrias tenham promovido 180 acordos. Nesse caso, o nmero de acordos promovidos pela auxiliar de administrao na referida semana foi inferior a 78. Considere-se que os nmeros de acordos promovidos pela manicure e pelo policial militar em determinada semana estejam na proporo 2 : 5 e que os nmeros de acordos promovidos pela manicure e pelo arquivista nessa mesma semana estejam na proporo 4 : 7. Nessa situao, na referida semana, se o policial militar promoveu 70 acordos, o nmero de acordos promovidos pelo arquivista foi igual a 63.

62

63

Considere-se que os quatro agentes comunitrios mencionados no texto tenham mediado 440 conflitos em determinado ms. Sabe-se que o nmero de mediaes feitas pela manicure foi igual ao nmero de mediaes feitas pelo policial militar acrescido do nmero de mediaes feitas pela auxiliar de administrao, e que o nmero de mediaes feitas pelo arquivista foi o dobro do nmero de mediaes feitas pela auxiliar de administrao. A partir dessas informaes, julgue os prximos itens.
64 65 66 67 68

A auxiliar de administrao mediou pelo menos 113 conflitos. A manicure mediou pelo menos 110 conflitos. Se a manicure mediou exatamente 150 conflitos, ento o policial militar mediou 90 conflitos. O arquivista mediou pelo menos 223 conflitos. O policial militar mediou, no mximo, 220 conflitos.

TJDFT

Cargo 38: Tcnico Judicirio rea: Administrativa

No ano em que comeou a atuao dos agentes comunitrios referidos no texto, o nmero de processos ajuizados diminuiu consideravelmente na cidade de Ceilndia. Suponha-se que, nesse ano, P(t) e F(t) correspondam, respectivamente, ao nmero total de processos e ao nmero desses processos relacionados justia da famlia ajuizados no TJDFT no ms t. Suponha-se que P(t) = !10t2 + 100t + 600 e que F(t) = 720 ! 30t, com 1 # t # 12, em que t = 1 corresponde ao ms de janeiro, t = 2 corresponde a fevereiro, e assim por diante. Com base nessas informaes, julgue os itens seguintes, referentes ao ano inicial de atuao dos agentes.
69

RASCUNHO

O nmero total de processos ajuizados em agosto t = 8 foi superior a 696.

70

Nesse ano, maio t = 5 foi o ms em que mais processos foram ajuizados.

71

Em determinado ms do ano inicial de atuao dos agentes, o nmero total de processos ajuizados foi igual a 600.

72

O grfico a seguir ilustra corretamente o comportamento de P(t) ao longo do tempo t, para 1 # t # 12.
P(t)

1
73

12

Foi superior a 230 o nmero de processos ajuizados em abril que no envolveram questes familiares.

74

Em exatamente dois dos meses do ano inicial de atuao dos agentes, todos os processos ajuizados estavam relacionados justia da famlia.

75

O grfico a seguir representa corretamente o comportamento da funo F(t).


F(t)

12

TJDFT

Cargo 38: Tcnico Judicirio rea: Administrativa

Arquivo a guarda sistemtica de informaes que serviro de base para pesquisas futuras. A esse respeito, julgue os itens que se seguem.
76

Os arquivos recebem vrias classificaes conforme o estgio, a fase de evoluo ou a idade dos documentos sob sua guarda. No caso de documentos consultados freqentemente, a guarda deve estar sob responsabilidade do arquivo intermedirio. A descentralizao dos servios de arquivo caracteriza-se pela manuteno, em mais de uma unidade organizacional, das atividades de guarda de documentos, de controle, de coordenao, de orientao e normativas. Quanto natureza dos documentos, denomina-se arquivo especial o tipo de arquivo que guarda documentos com formas fsicas variadas e que necessitam de armazenamento, registro, acondicionamento e conservao sob condies especiais. Para uma correta conservao do acervo documental em papel, a unidade de guarda dos documentos deve ser instalada em ambiente sem luz solar direta e isento de umidade. Reservado, confidencial, secreto e ultra-secreto so graus de sigilo aplicados a documentos que necessitam de medidas especiais de guarda e divulgao. Com base nas regras de alfabetao, os nomes a seguir esto corretamente apresentados. Arajo, Jos Cardoso da Silva (Desembargador) Barbosa Neto, Pedro Paulo Fundao Getlio Vargas Lao Xing Xiang Vale Verde, Ricardo Pereira do

Carlos faz periodicamente seu plano de contas, registrando cuidadosamente os pagamentos e recebimentos em ativos e passivos. Ele reside em imvel prprio e parcelou em seis parcelas o valor correspondente ao imposto predial e territorial urbano (IPTU) de 2008 desse imvel. Ele proprietrio de um apartamento que est alugado, cujo contrato de locao prev como obrigao do locatrio o pagamento das parcelas referentes ao IPTU. Com relao a essa situao hipottica, julgue os seguintes itens.
87

77

No plano de contas de Carlos, as parcelas do IPTU de sua residncia e do apartamento alugado devem ser lanadas no passivo. No plano de contas de Carlos, o valor do apartamento alugado deve ser lanado no ativo. Quanto mais ativos Carlos acumular, mais renda ele poder obter, pois mais recursos ele ter para investir em ativos que geraro mais renda.

78

88 89

79

RASCUNHO

80

81

Acerca de noes de administrao financeira, julgue os itens a seguir.


82 83

Bancos, investidores, fornecedores e capital prprio so fontes de recursos para financiar as atividades das empresas. Os valores referentes a caixa, bancos conta movimento, aplicaes financeiras de liquidez imediata e mercadorias em estoque so registrados no ativo circulante. Se uma empresa tem, em seu balano patrimonial, R$ 75.500,00 no ativo circulante, R$ 58.600,00 no passivo circulante e R$ 12.000,00 em estoques, ento seu ndice de liquidez corrente de 1,08. No regime de juros compostos, um capital de R$ 75.000,00, aplicado por 2 meses taxa de 5% ao ms, rende juros inferiores a R$ 7.600,00. Compra de ativo imobilizado classificada como atividade de investimento.

84

85

86

TJDFT

Cargo 38: Tcnico Judicirio rea: Administrativa

Julgue os itens subseqentes, acerca de noes de administrao de recursos humanos.


90

Ainda com referncia a noes de administrao de materiais, julgue os itens a seguir.


99

Na elaborao do plano de cargos, a atividade de especificao de cargo objetiva descrever conhecimentos e habilidades necessrias ao desempenho de cargos.

Considere o consumo de determinado material apresentado a seguir. ms janeiro fevereiro maro abril maio junho unidades 250 280 320 290 300 310

91

Considere-se que uma organizao pretenda promover um empregado de destaque do cargo que ocupa para um cargo que lhe exigir maiores habilidades e competncias. Nessa situao, seria adequado que o referido empregado passasse por um programa de desenvolvimento para se capacitar para o novo desafio.

92

Compromissos particulares, doenas, acidentes e transporte pblico precrio so fatores que interferem no ndice de absentesmo.

93

A respeito do processo de seleo de pessoas, correto afirmar que a entrevista que utiliza roteiro preestabelecido com questes fechadas, comparativamente entrevista que utiliza questes abertas, a que permite maior aprofundamento em relao aos dados a serem coletados do candidato.

Nessa situao, a previso de consumo para julho ser superior a 310 unidades, se for empregado o mtodo do ltimo perodo para previso do consumo. 100 Predileo um grupo de tcnicas de previso de consumo que tem como base a premissa de que o futuro ser a repetio do passado. A respeito do Provimento Geral da Corregedoria, julgue os itens seguintes.
101 Compete aos juzes exercer o poder disciplinar sobre os

94

A movimentao de funcionrios entre as unidades organizacionais denominada rotatividade de pessoal.

95

Considere-se

que

uma

organizao

queira

avaliar

caractersticas correspondentes a desempenhos altamente negativos de seus empregados em funo de uma atividade que venha apresentando muitas falhas. Nessa situao, a organizao pode utilizar o mtodo dos incidentes crticos. Julgue os prximos itens, que se referem a noes de administrao de materiais.
96

servidores que lhes sejam subordinados.


102 Nas varas criminais, so dispensados de inspeo direta os

inquritos policiais baixados s delegacias de origem.


103 O cumprimento de cartas precatrias no depende de prvio

recolhimento de preparo.
104 Nos casos de tutela e curatela, extinto o processo, ser

O grfico seguinte apresenta tendncia decrescente no consumo do material Z.


consumo do material Z Consumo do material Z
80 70 60 50 40 30 20 10 0 1. 1
o

imediatamente expedido o ofcio de baixa ao Servio de Registro de Distribuio.


105 Nas varas criminais, tm andamento prioritrio os processos

de habeas corpus e os relativos a rus presos.


106 Em se tratando de priso provisria, o juiz da vara criminal

consumo

pode conhecer pedidos de remoo de presos.


107 O juizado central criminal, nos dias de expediente forense,

tem horrio de funcionamento das 6 horas s 24 horas.


2 2.
o

3 3.

4 4.

5 5.

6 6.

7 7.

8 8.

9 9.

10 10.

11 11.

12 12.

trimestre Trimestre

108 Nos juizados especiais cveis, as execues definitivas

97

Anlise da requisio de compra, recebimento e aceitao da mercadoria e aprovao da fatura para pagamento do fornecedor so fases do ciclo de compras.

devem ser distribudas e no podem ser realizadas nos prprios autos.


109 Os recursos oriundos dos juizados especiais cveis so

julgados por uma das turmas cveis do TJDFT.


110 Nos processos que corram em segredo de justia, o exame

98

Tempo de reposio o termo empregado para o perodo contado a partir da demanda de um bem a determinado fornecedor at a sua efetiva entrega na organizao.

dos autos, assim como a carga, somente poder ser feito por advogado com procurao nos autos.

TJDFT

Cargo 38: Tcnico Judicirio rea: Administrativa

Do outro lado do balco, o funcionrio tem dificuldades para explicar ao inquieto cliente que no ele quem faz, por exemplo, as leis do pas ou as normas da instituio; que ele no dispe da informao desejada; ou, ainda, que ele no sabe porque o terminal de computador est fora do ar. A situao do funcionrio , nesses casos, extremamente incmoda, pois os valores organizacionais do tipo o cliente sempre tem razo ou o funcionrio a imagem da instituio no deixam impune qualquer tentativa de desabafo. As relaes sociais de tenso e de conflito com o pblico transformam o atendente em uma espcie de pra-raios afetivo, destinado a captar as descargas emocionais dos clientes.
M. C. Ferreira. Servio de atendimento ao pblico: O que ? Como analis-lo? Esboo de uma abordagem terico-metodolgica em ergonomia. Internet: <www.unb.br/ip/labergo/sitenovo> (com adaptaes).

Considerando a situao apresentada no texto acima, julgue os prximos itens.


111 A situao de atendimento ao pblico pode ser considerada como a porta de entrada para uma srie de problemas que afetam a

qualidade do servio prestado pela instituio.


112 Uma adequada comunicao entre atendente e usurio, sem rudos e idias preconcebidas de ambas as partes, pode minimizar

a repercusso de conflitos.
113 O servidor que no ouve as reclamaes do usurio do servio pblico apresenta comportamento de objetividade e discrio para

com ele.
114 Na situao descrita no texto, as dificuldades apresentadas decorrem da organizao do trabalho pela instituio. 115 O cenrio descrito ilustra uma situao que pode contribuir para a formao de uma imagem precria do servio de atendimento

ao pblico perante a opinio pblica. Uma servidora, cedida via convnio para outro rgo, solicitou, na unidade de gesto de pessoal, uma cpia do seu ltimo contracheque para resoluo de problemas pessoais. Ao ser atendida, foi informada que as cpias dos contracheques se encontravam disponveis na Internet e que o rgo de pessoal no possua mais a obrigao de fornec-las ao servidor. Ela foi informada, ainda, que o acesso aos contracheques pela Internet seria realizado a partir de uma senha e pelo cadastro de um e-mail correspondente. O e-mail cadastrado para a servidora estava errado e, por isso, seria necessrio alter-lo para a realizao do procedimento de cadastro de senha e obteno do acesso. A servidora passou a reclamar muito das dificuldades implementadas pelo rgo pblico para que ela obtivesse o contracheque e da qualidade do atendimento recebido. Aps ouvir atentamente a servidora, solicitar que ela se acalmasse e adverti-la da possibilidade de desacato, o atendente se disps a imprimir o documento para ela. A partir da situao hipottica apresentada acima, julgue os itens a seguir.
116 O estabelecimento de prioridades no contexto de atendimento ao pblico acirra a ocorrncia de conflitos. 117 O servidor pblico, quando estiver diante de duas opes, deve escolher sempre a melhor e a mais vantajosa para o bem comum. 118 O comportamento do atendente demonstrou falta de presteza e de cortesia para com a servidora cedida. 119 Ao entregar cpia do contracheque servidora cedida, o atendente infringiu as normas que regem o servio pblico porque

retirou, sem estar legalmente autorizado, documento pertencente ao patrimnio pblico.


120 O caso apresentado ilustra como o atendente pode se ver na situao de ter de ouvir reclamaes contundentes e precisar manter

atitude corts. Entretanto, existem limites que, se ultrapassados pelo usurio, configuram desacato autoridade do servidor pblico no exerccio de sua funo.
TJDFT

Cargo 38: Tcnico Judicirio rea: Administrativa

10

You might also like