You are on page 1of 15

Morfologia externa das plantas angiospermas O corpo da maioria das plantas angiospermas dividido em duas partes principais, uma

a localizada sob o solo, constituda pelas razes, e outra rea constituda pelo caule, folhas, flores e frutos. As clulas das razes, assim com as clulas de muito caules, no fazem fotossntese e por isso dependem do alimento produzido nas clulas das folhas. O caule, folhas, flores e frutos, por sua vez, dependem da gua e dos sais minerais absorvidos pelas razes. A raiz Quase sempre a raiz originada a partir da radcula do embrio, localizado na semente.

Partes das semente

A partir dela surgem ramos secundrios. No entanto, freqente surgirem razes a partir de caules e mesmo de folhas. Essas razes conhecidas como adventcias (do latim advena = que vem de fora, que nasce fora do lugar habitual), so comuns, por exemplo, na base de um p de milho.

As razes distribuem-se amplamente pelo solo, mas h algumas plantas que possuem razes areas, comuns nas trepadeiras, bromlias, orqudeas, enquanto outras possuem razes submersas, como os aguaps, comuns em represas.

Raiz area

Raiz aqutica

Temos dois tipos bsicos de sistema radicular: o pivotante, em que h uma raiz principal, e ofasciculado, em que os ramos radiculares so equivalentes em tamanho e aparncia, no apresentando uma raiz principal. Partes da raiz A extremidade de uma raiz envolta por um capuz de clulas denominado coifa, cuja funo proteger omeristema radicular, um tecido em que as clulas esto se multiplicando ativamente por mitose. no meristema que so produzidos as novas clulas da raiz, o que possibilita o seu crescimento. Logo aps a extremidade, localiza-se a regio onde as clulas surgidas por mitose crescem. Nessa regio denominada zona de distenso ou de alongamento celular, a raiz apresenta a maior taxa de crescimento. Aps a zona de distenso situa-se a zona pilfera da raiz, que se caracteriza por apresentar clulas epidrmicas dotadas de projees citoplasmticas finas e alongadas, os plos absorventes. atravs desses pelos que a raiz absorve a maior parte da gua e dos sais minerais de que precisa. J a regio de ramos secundrios aquela que se nota o brotamento de novas razes que surgem de regies internas da raiz principal. Tipos de Raizes

A principal funo da raiz a absoro dos nutrientes minerais, sendo que, no solo, tambm responsvel pela fixao do vegetal ao substrato. Alguns tipos de razes, no entanto, tambm desempenham outras funes:

Raizes tuberosas, como as da mandioca, da batata-doce e do nabo armazenam reservas alimentares, principalmente na forma de gros de amido, utilizadas durante a florao e a produo de frutos pela planta. Os agricultores colhem essas razes antes da planta tenha chance de consumir as reservas armazenadas, utilizando-as na alimentao humana e de animais.

Razes respiratrias ou pneumatforos so adaptadas a realizao de trocas gasosas com o ambiente. Esse tipo de raiz encontrado em plantas como a Avicena tomentosa, que vive no solo encharcado e pobre em gs oxignio nos manguezais. As razes principais dessa planta crescem rente superfcie do solo e, de espao em espao, apresentam pneumatforos, que crescem para cima, perpendicularmente ao solo. Durante a mar vazante os pneumatforos ficam expostos e pode realizar trocas de gases com o ar.

Razes-suportes, tambm chamadas razes-escoras, aumentam a base de fixao da planta ao solo. Algumas espcies de rvores possuem razes tubulares, em forma de pranchas verticais, que aumentam a estabilidade da planta e fornecem maior superfcie para respirao do sistema radicular.

Razes areas so caractersticas de plantas epfetas, isto , que vivem sobre outras plantas sem parasit-las. Essas razes podem atingir vrios metros de comprimento antes de alcanar o solo, constituindo os cips.

Razes sugadoras so adaptadas extrao de alimentos de plantas hospedeiras, sendo caractersticas de plantas parasitas, como o cip-chumbo e a erva-de-passarinho. As razes sugadoras possuem um rgo de fixao, chamado apreensrio, do qual partem finas projees denominadas haustrios. Oshaustrios penetram na planta hospedeira at atingir os vasos condutores de seiva, de onde extraem gua e nutrientes de que a planta parasita necessita para sobreviver. No caso de a planta ser hemiparasita, a exemplo da erva-de-passarinho ( clorofilada, e portanto auttrofa), somente a seiva bruta (gua e minerais), que transita pelos vasos lenhosos do xilema, retirada da planta hospedeira.

Caule As funes do caule

O caule realiza a integrao de razes e folhas, tanto do ponto de vista estrutural como funcional. Em outras palavras, alm de constituir a estrutura fsica onde se inserem razes e folhas, o caule desempenha as funes de conduo de gua e sais minerais das razes para as folhas, e de conduo de matria orgnica das folhas para as razes. Caules jovens tm clulas clorofiladas e so revestidos por uma epiderme uniestratificada, isto , formada por uma nica camada (estrato) de clulas. Plantas que apresentam pequeno crescimento em espessura, como as gramneas, por exemplo, tambm apresentam caules revestidos pela epiderme e esta pode ainda apresentar sobre si, externamente, uma cutcula protetora. J em plantas que crescem muito em espessura, transformando-se em arbustos ou rvores, a epiderme substituda por um revestimento complexo, formado por vrios tecidos. O tecido mais externo formado por clulas mortas, que conferem o aspecto spero e opaco aos troncos das rvores. Esse revestimento multitecidual, denominado periderme, acompanha o crescimento em espessura dos troncos. Os caules so, em geral, estruturas areas, que crescem verticalmente em relao ao solo. Existem, no entanto, caules que crescem horizontalmente, muitas vezes, subterraneamente. Caules subterrneos podem ser distinguidos de razes porque apresentam gemas ou botes vegetativos, a partir dos quais podem se desenvolver ramos e folhas.

Gemas As gemas caulinares so formadas por grupos de clulas meristemticas, capazes de se multiplicar ativamente por mitose. Um conjunto de clulas meristemticas forma um meristema, motivo pela qual as gemas caulinares tambm so chamadas meristemas caulinares.

No pice do caule (e de cada ramo) existe sempre uma gema (ou meristema) apical, que permite o crescimento em extenso graas multiplicao das clulas meristemticas. medida que o caule cresce diferenciam-se lateralmente, regies onde surgem folhas e gemas axilares (ou laterais). As regies onde se inserem as folhas e as gemas so denominadas ns e os espaos entre os ns so chamados entrens.

As gemas axilares so meristemas localizados no caule, junto ao ngulo formado entre a folha e o ramo, que os botnicos denominaram axila foliar. As gemas axilares permanecem inativas durante certo perodo, denominado dormncia aps o qual podem entrar em atividade, originando ramos laterais.

Tipos de caules Troncos so caules robustos, desenvolvidos na parte inferior e ramificados no pice. So encontrados na maioria das rvores e arbustos do grupo das dicotiledneas.

Estipes so caules geralmente no ramificados, que apresentam em seu pice um tufo de folhas. So tpicos das palmeiras.

Colmos so caules no-ramificados que se distinguem dos estipes por apresentarem, em toda a sua extenso, diviso ntida em gomos. Os gomos dos colmos podem ser ocos como no bambu, ou cheios como no milho ou na cana-de-acar.

Caules trepadores esto presentes em plantas trepadeiras e crescem enrolados sobre diversos tipos de suporte. Esse tipo de caule representa uma adaptao obteno de locais mais iluminados, em que h mais luz para a fotossntese.

Estolo ou estolho um tipo de caule que cresce paralelamente ao cho, produzindo gemas de espao em espao. Essas gema podem formar razes e folhas e originar novas plantas.

Rizomas so caules subterrneos que acumulam substncias nutritivas. Em alguns rizomas ocorre acmulo de material nutritivo em certas regies, formando tubrculos. Rizomas podem ser distinguidos de razes pelo fato de apresentarem gemas laterais. O gengibre, usado como tempero na cozinha oriental, um caule tipo rizoma. Na bananeira, o caule um rizoma e a parte area constituda exclusivamente por folhas. Um nica vez na vida de uma bananeira um ramo caulinar cresce para fora do solo, dentro do conjunto de folhas, e forma em seu pice uma inflorescncia que se transforma em um cacho com vrias pencas de bananas. A batata-inglesa possui um caule subterrneo que forma tubrculos, as batatas, um dos alimentos mais consumidos no mundo.

Bulbos so estruturas complexas formadas pelo caule e por folhas modificadas. Os bulbos costumam ser classificados em trs tipos: tunicado, escamoso e cheio. O exemplo clssico de bulbo tunicado a cebola, cuja poro central, chamada prato, pouco desenvolvida. Da parte superior do prato partem folhas modificadas, muito ricas em substncias nutritivas: so os catafilos, que formam a cabea da cebola. Da poro inferior do prato partem as razes. O bulbo escamoso difere do tunicado pelo fato dos catafilos se disporem como escamas parcialmente sobrepostas. Esse tipo de bulbo encontrado no lrio. No caso do bulbo cheio, as escamas so menos numerosas e revestem o bulbo como se fosse uma casca. Bulbos cheios esto presentes na palma.

Claddios so caules modificados, adaptados realizao de fotossntese. As plantas que os possuem perderam as folhas no curso da evoluo, geralmente como adaptao a regies de clima seco. A ausncia de folhas permite planta economizar parte da gua que ser perdida por evaporao.

Gavinhas so ramos modificados que servem para a fixao de plantas trepadeiras. Ao encontrar um substrato adequado as gavinhas crescem enrolando-se sobre ele. Espinhos so ramos curtos, resistentes e com ponta afiada, cuja funo proteger a planta, afastando dela animais que poderiam danific-la.Os espinhos tanto podem surgir por modificaes de folhas, como nas cactceas, como se originar do caule. Nesse caso forma-se nas axilas das folas, a partir de uma gema axilar, como ocorre nos limoeiros e laranjeiras. Nas roseiras no h espinhos verdadeiros e sim acleos, estruturas afiadas originadas da epiderme, o que explica serem facilmente destacveis da planta, ao contrrio dos espinhos.

A folha: local da fotossntese De formato extremamente varivel, uma folha completa formada por um cabinho, o pecolo, e uma superfcie achatada dotada de duas faces, o limbo percorrido pelas nervuras. A principal funo da folha servir como local em que realizada a fotossntese. Em algumas plantas, existem folhas modificadas e que exercem funes especializadas, como as folhas aprisionadoras de insetos das plantas insetvoras, e os espinhos dos cactos. Uma folha sempre originada a partir de um gema lateral do caule. Existem dois tipos bsicos de folhas quanto ao tipo de nervura que apresentam: as paralelinrveas, tpicas das monocotiledneas, e asreticulinrveas, comuns em eudicotiledneas.

Eudicotiledneas so uma das duas principais classes de angiospermas; inicialmente contidas dentro do grupo das dicotiledneas, que foi desmembrado por no ser monofiltico. O prefixo eu significaverdadeiro, portanto este termo designaria as plantas que realmente apresentam dois cotildones. Esse grupo difere-se do antigo dicotilednea por apresentar somente plantas que apresentem gro de plen triaperturado, caracterstica derivada de um ancestral comum, que torna o grupo monofiltico Algumas estruturas foliares especiais Em algumas plantas, principalmente monocotiledneas, no h um tecido propriamente dito, mas um estrutura conhecida pelo nome de bainha, que serve de elemento de ligao da folha planta. o caso, por exemplo, da folha de milho. J em eudicotiledneas, prximas aos pecolos existem estruturas de formatos diversos podem ser pontiagudas, laminares ou com a forma de espinhos conhecidas porestpulas.

O formato e a cor das folhas so muito variveis e algumas delas chamam a ateno por sua estrutura peculiar. o caso por exemplo, das folhas modificadas presentes em plantas carnvoras, cuja adaptao auxilia na captura de insetos. Tambm especialmente interessante a colorao de certasbrcteas, pequenas folhas modificadas na base das flores, apresentam: de to coloridas, elas atuam como importante elemento para atrao dos insetos.

Dionaea Muscipula- Planta carnvora

Plantas descduas e absciso foliar Em muitas espcies de angiospermas, principalmente nas adaptadas a regies temperadas, as folhas caem no outono e renascem na primavera. Plantas que perdem as folhas em determinada estao do ano so chamadas decduas oucaduciflias. Plantas que no perdem as folhas so chamadas de perenes. A queda das folhas no outono interpretada como umaadaptao ao frio intenso e neve. Em vez de ter as folhas lesadas pelo frio do inverno, a planta as derruba deliberadamente no outono, em um processo por ela controlado. A queda das folhas ocorre por meio de um processo chamado absciso foliar. Inicialmente forma-se um tecido cicatricial na regio do pecolo que une a folha ao caule, o tecido de absciso, que interrompe gradativamente a passagem de gua e nutrientes minerais do caule para a folha. A planta, assim, perde as folhas com o mnimo de prejuzo e reduz a atividade metablica durante todo o inverno. Na primavera, surgem novos primrdios foliares junto s gemas dormentes, que logo se desenvolvem em folhas.

Classificao das folhas

As folhas podem ser classificadas de diversas maneiras: de acordo com a sua disposio no caule, a forma do limbo, a forma da borda etc. Filotaxia Filotaxia o modo como as folhas esto arranjadas no caule. Existem trs tipos bsicos de filotaxia:oposta, verticilada e alternada. A filotaxia oposta quando existem duas folhas por n, inseridas em regies opostas. Quando trs ou mais folhas inserem-se no mesmo n, a filotaxia chamada verticilada. Quando as folhas se inserem em regies ligeiramente deslocadas entre si, em ns sucessivos, descrevendo uma hlice, a filotaxia chamada alternada.

Folha oposta Tipos de limbo

Folha verticilada

O limbo pode ser simples (no-dividido) ou composto, dividido em dois, trs ou mais fololos. Caso os fololos de um limbo composto partam todos de um mesmo ponto do pecolo, dispondose como os dedos de uma mo, a folha chamada de palmada.

Quando os fololos de dispem ao longo do pecolo, a folha chamada de penada. As folhas penadas podem terminar em um nico fololo, sendo chamadas imparipenadas, ou em dois fololos, sendo chamadas paripenadas. A forma e o tipo de borda do limbo so outras caractersticas utilizadas na classificao de folhas. Flor A flor o rgo reprodutivo das plantas angiospermas. Flores que apresentam rgos reprodutores de ambos os sexos, masculino e feminino, so chamadas de hermafroditas (ou monica). J as flores que apresentam rgos reprodutores de apenas um dos sexos (masculino ou feminino) so chamadas dediica. Uma flor hermafrodita geralmente constituda por quatro conjuntos de folhas modificadas, os verticilos florais. Os verticilos se inserem em um ramos especializado, denominado receptculo floral. Os quatro verticilos florais so o clice, constitudo pelas spalas, a corola, constituda pelas ptalas, o androceu, constitudo pelos estames, e o gineceu, constitudo pelos carpelos.

Flores completas e incompletas Uma flor que apresenta os quatro verticilos florais, ou seja, clice, corola, androceu egineceu, uma flor completa. Quando falta um ou mias desses componentes a flor chamadaincompleta.

Clice, corola e perianto As spalas so geralmente verdes e lembram folhas. So as partes mais externas da flor e a sua funo cobrir e proteger o boto floral antes dele se abrir. O conjunto de spalas forma o clice floral. Ptalas so estruturas geralmente coloridas e delicadas e se localizam internamente s spalas. O conjunto de ptalas forma a corola.

O conjunto formado pelos dois verticilos florais mais externos, o clice e a corola, denominado perianto(do grego Peri, em torno, e anthos, flor).

Estames

Estames so folhas modificadas, onde se formam os gametas masculinos da flor. O conjunto de estames forma o androceu (do grego andros, homem, masculino). Um estame geralmente apresenta uma parte alongada, o filete, e uma parte terminal dilatada, a antera. O interior da antera geralmente dividido em quatro cavidades, dentro das quais se formam os gros de plen. No interior de cada gro de plen forma-se dois gametas masculinos, denominados ncleos espermticos. Quando a flor est madura, as anteras se abrem e libertam os gros de plen.

Carpelos Carpelos so folhas modificadas, em que se formam os gametas feminios da flor. Um ou mais carpelos formam uma estrutura em forma de vaso, o pistilo. Este apresenta uma regio basal dilatada, o ovrio,do qual parte um tubo, o estilete, que termina em uma regio dilatada, o estigma. O conjunto de pistilos de uma flor constitui o gineceu (do grego gyncos, mulher, feminino).

O pistilo pode ser constitudo por um, dois ou mais carpelos, dependendo do tipo de flor. Em geral, o nmero de cmaras internas que o ovrio apresenta corresponde ao nmero de carpelos que se fundiram para form-lo. No interior do ovrio formam-se um ou mais vulos. Os vulos vegetais so estruturas complexas, constitudas por muitas clulas. Nisso os vulos vegetais diferem dos vulos animais, que so estruturas unicelulares.

No interior de cada vulo vegetal se encontra uma clula especializada, a oosfera, que o gameta feminino propriamente dito. Diagramas florais O nmero dos tipos de peas florais estudadas varivel de flor para flor e pode ser representado esquematicamente por um diagrama. Cada tipo pode ser representado por 3, 4 ou 5 peas ou mltiplos desses nmeros. Na flor do hibisco, por exemplo, uma planta comum em jardins, h 5 spalas, 5 ptalas, um nmero mltiplo de 5 estames e um pistilo cujo ovrio dividido em 5 lojas.

Inflorescncias Em algumas plantas muitas flores se agrupam em um mesmo ramo, formando conjuntos denominados inflorescncias.

Flor do brcolis Frutos e sementes Os frutos surgem do desenvolvimento dos ovrios, geralmente aps a fecundao dos vulos. Em geral, a transformao do ovrio em fruta induzida por hormnios liberados pelos embries em desenvolvimento. Existem casos, porm, em que ocorre a formao de frutos sem que tenha havido polinizao. Partes do fruto Um fruto constitudo por duas partes principais: o pericarpo, resultante do desenvolvimento das paredes do ovrio, e as sementes, resultantes do desenvolvimento dos vulos fecundados. O pericarpo compe-se de trs camadas: epicarpo (camada mais externa), mesocarpo (camada intermediria) e endocarpo (camada mais interna). Em geral o mesocarpo a parte do fruto que mais se desenvolve, sintetizando e acumulando substncias nutritivas, principalmente aucares.

You might also like