You are on page 1of 23

H A B E R M A S E A FILOSOFIA DA M O D E R N I D A D E 1

Brbara F R E I T A G 2

RESUMO: Apresenta-se a Teoria da Modernidade proposta por Habermas, delineiam-se as principais crticas feitas por esse autor a outros tericos da modernidade e indica-se como o projeto inacabado da modernidade pode ser completado. mostrada a importncia de categorias tais como razo, prtica e comunicao. UNITERMOS: Modernidade; razo; prtica; comunicao.

O tema polmico da "modernidade", com suas mltiplas facetas, infiltrou-se no pensamento de Habermas h mais de dez anos e no "largou" mais, como confessa o autor de O discurso filosfico da modernidade, em sua introduo (Habermas, 1985a, P.7). Em sua Teoria da Ao Comunicativa, na qual vinha trabalhando h quatro anos, Habermas pretendeu desenvolver uma Teoria da Modernidade (Habermas, 1981a, v. 1, p. 8) calcada em um novo conceito de razo (a razo comunicativa) e em um novo conceito de sociedade (que integrasse o "sistema" ao "mundo vivido"). Nesse livro, o autor procura explicar os paradoxos ou patologias da modernidade luz do pensamento sociolgico clssico e contemporneo, indicando as possveis vias de sua superao (vide tambm entrevista concedida em meados de 1981 a Honeth e outros em Habermas, 1985, p. 180). Quando a cidade de Frankfurt lhe concedeu o Prmio Adorno, no ano de 1980, Habermas agradeceu a homenagem com uma palestra, "A modernidade: um projeto inacabado" (Habermas, 1981, p. 444-64), na qual procura mostrar que, ao concentrarse na dimenso esttica e filosfica da questo da modernidade, Adorno perdeu o vnculo com a modernizao da sociedade, contribuindo para reforar os paradoxos que acompanham a reflexo e crtica da modernidade.
1. Texto apresentado no Ciclo de Conferncias sobre a Escola de Frankfurt, realizado na Faculdade de Cincias e Letras da UNESP, Cmpus de Araraquara, em 1990. 2. Departamento de Sociologia - Universidade de Braslia - 70910-900 - Braslia - DF.

Perspectivas, So Pauto, 16: 23-45,1993

23

Habermas transformou posteriormente a questo da modernidade em tema de cursos e palestras proferidas em Paris (maro de 1983), Cornell e Boston (setembro de 1984) e Frankfurt (1983-84), debateu-se com o pensamento dos "ps-estruturalistas" franceses (Foucault, Lyotard, Derrida), com os colegas "ps-modernos" dos EUA e da RFA (Bell, Gehlen, Luhmann) e acabou buscando as razes do projeto da modernidade na Ilustrao (Kant, Hegel) (Habermas, 1985, 1985a). As transformaes ocorridas no bloco dos pases socialistas, que culminaram com a queda do muro de Berlim, impem hoje, mais do que nunca, uma reflexo crtica sobre a modernidade e seu projeto original. Esse um tema central do ltimo livro publicado por Habermas: Die nachholende Revolution (1990). Nas reflexes que se seguem, procuraremos: a) apresentar, em suas linhas gerais, a Teoria da Modernidade proposta por Habermas; b) resumir as principais crticas que Habermas dirige a outros tericos da modernidade ou ps-modernidade; e, finalmente, c) resgatar o "projeto de modernidade" que remonta ao pensamento iluminista, mostrando como Habermas imagina poder completar esse projeto inacabado.

A Teoria da Modernidade de Habermas

A Teoria da Modernidade parte integrante da Teoria da Ao Comunicativa de Habermas. Ao lado de um conceito de sociedade que associa a perspectiva subjetiva, interna, "do mundo vivido", perspectiva objetiva (externa e/ou sistmica) e do resgate de um conceito de racionalidade dialgica, a Teoria da Modernidade habermasiana procura explicar a gnese da moderna sociedade ocidental, diagnosticar as suas patologias e buscar solues para a sua correo. Nesse sentido, a Teoria da Modernidade faz parte de uma teoria evolutiva mais ampla, preocupada em reconstruir os processos de formao, os princpios de organizao e as crises pelas quais passam as formaes societrias no decorrer do tempo (Habermas, 1973, p. 31). Essa nova teoria evolutiva procura evitar as falhas das antigas teorias da evoluo (Comte, Spencer, Darwin), via de regra unilaterais e simplificadoras, compreendendo os processos de transformao das formaes societrias como processos coletivos de aprendizagem. semelhana da descentrao que caracteriza, segundo Piaget, o aprendizado da criana, as sociedades teriam a capacidade de "aprendizado", superando princpios de organizao mais simples e menos eficazes em favor de princpios novos mais universais, mediante sucessivas descentraes. A superao do centramento no princpio do parentesco permite assumir a perspectiva do Estado centralizado; a descentrao desse princpio torna possvel assumir a perspectiva do mercado (internacional), organizado em torno da relao trabalho e capital. A diviso local e internacional do trabalho impe novas descentraes, que resultam no planejamento dos processos societrios. A complexidade gerada, acompanhada de crescente intransparncia, impe, por sua vez, a introduo de processos argumentativos

24

Perspectivas, So Pauto, 16: 23-45, 1993

("discursos"), mediante os quais podem ser encontrados os novos princpios de estruturao universais ou universalizveis das futuras sociedades. O que se constata em conseqncia dessas permanentes descentraes um aprendizado coletivo, que se traduz em uma capacidade de manejo e direcionamento maior das formaes societrias, em maior diferenciao, e na autonomizao de certas "esferas" ou subsistemas. Via de regra, a passagem de um patamar de estruturao (em torno de um princpio de organizao) para o seguinte vem acompanhado de "crises" (Habermas, 1973, p. 40 ss.). A descentrao de um padro de organizao (digamos o parentesco) significa um desprendimento de um princpio particular em favor de um princpio de maior universalidade (no patamar seguinte: o Estado). A "modernidade" refere-se s formaes societrias do "nosso tempo", dos "tempos modernos". O incio da "modernidade" est marcado por trs eventos histricos ocorridos na Europa e cujos efeitos se propagam pelo mundo: a Reforma Protestante, o Iluminismo (die Aufklrung) e a Revoluo Francesa. Em outras palavras, a "modernidade" se situa no tempo. Ela abrange, historicamente, as transformaes societrias ocorridas nos sculos XVIII, XIX e XX, no "Ocidente". Neste sentido, ela tambm se situa no espao: seu bero indubitavelmente a Europa. Seus efeitos propagam-se posteriormente pelo hemisfrio norte, especialmente pelos pases do Atlntico Norte. Habermas inclui no contexto da modernidade as sociedades de classe do capitalismo (liberal e "tardio", isto , Sptkapitalismus) e as sociedades de classe do socialismo de Estado (Staatssozialismus) (Habermas, 1973, p. 31). Em uma entrevista de 1977 dada a Freudenthal, Habermas afirma:

Ningum me convence de que o socialismo de Estado seja, do ponto de vista da evoluo social, "mais avanado" ou "progressista" que o capitalismo tardio. Ambas as formaes societrias no so seno variantes de uma mesma formao societria ... Temos tanto no leste quanto no oeste modernas sociedades de classe, diferenciadas em Estado e Economia. (Habermas, 198 p. 474, g.n.) Em sua Teoria da Modernidade, Habermas faz uma importante distino entre os processos de modernizao e a modernidade cultural. A primeira enfatiza os processos de racionalizao ocorridos nos subsistemas econmico e poltico. A segunda alude autonomizao, no interior do "mundo vivido" (Lebenswelt) das chamadas "esferas de valor": a moral, a cincia e a arte. Para compreender a importncia desses dois processos preciso retomar a distino entre "sistema" e "mundo vivido", feita por Habermas para melhor compreender a especificidade das sociedades modernas contemporneas. Os dois conceitos correspondem a uma diferenciao das sociedades em duas esferas ou "mundos" : o mundo da reproduo material (trabalho) e o mundo da reproduo simblica (interao). A prpria diferenciao nesses dois "mundos" um dos traos constitutivos da modernidade.

Perspectivas, So Paulo, 16: 23-45, 1993

25

O primeiro conceito refere-se maneira como os atores percebem e vivenciam sua realidade social. O "mundo vivido" compe-se da experincia comum a todos os atores, da lngua, das tradies e da cultura partilhada por eles. Ele representa aquela parte da vida social cotidiana na qual se reflete "o bvio", aquilo que sempre foi, o inquestionado. O mundo vivido apresenta, contudo, duas facetas: a faceta da continuidade e das "certezas" intuitivas e a faceta da mudana e do questionamento dessas mesmas certezas. O que sempre foi I take it for granted pode ser questionado graas s caractersticas intrnsecas da ao comunicativa. Nos contextos de fala "normais" e cotidianos ela refora e reafirma a validade das normas existentes, aceitando as trs pretenses de validade (Geltungsanspruche) implcitas em qualquer ato lingstico. Passando-se, contudo, para o plano do "discurso" (no sentido especfico dado por Habermas a esse termo), a ao comunicativa permite suspender, temporariamente, as pretenses de validade. O discurso terico permite questionar a verdade afirmada sobre os fatos, buscando elaborar, base de argumentos mais convincentes e coerentes, uma nova teoria. O discurso prtico permite questionar a adequao das normas sociais, buscando legitimar, no interior de um processo argumentativo que respeita os melhores argumentos, a validade de um sistema de normas novo, aceito e respeitado por todos. Em suma, o mundo vivido constitui o espao social em que a ao comunicativa permite a realizao da razo comunicativa, calcada no dilogo e na fora do melhor argumento em contextos interativos, livres de coao. O segundo conceito, o de sistema, adota a perspectiva do observador, externo sociedade. Trata-se de um conceito que no se ope ao de "mundo vivido", mas o complementa. Com auxlio desse conceito, possvel descrever aquelas estruturas societrias que asseguram a reproduo material e institucional da sociedade: a economia e o Estado. Trata-se, nesse caso, de dois subsistemas da sociedade que desenvolveram certos mecanismos auto-reguladores: o dinheiro e o poder, que asseguram a "integrao sistmica". No interior do sistema, a linguagem secundria, predominando a ao instrumental ou estratgica. O sistema regido pela razo instrumental. Assim como o sistema se diferencia (na modernidade) em dois subsistemas (economia e Estado), tambm ocorrem diferenciaes no interior do "mundo vivido". Habermas distingue aqui trs diferentes "estruturas" ou subsistemas: o cultural, o social e o subsistema de personalidade, por sua vez regulados pelos mecanismos de "integrao social" (controle social, socializao e aprendizado). Esses mecanismos so, segundo Habermas, regulados pela ao comunicativa, dependendo da linguagem. A continuidade ou mudana das normas e valores que regem a Lebenswelt como um todo depende da aceitao ou no, por parte dos atores (envolvidos e atingidos) dessas normas e valores. O questionamento de sua validade exigiria a suspenso da comunicao cotidiana e a instaurao de um "discurso prtico" que permitiria, como vimos, criticar, renegociar e finalmente reinstaurar a validade de novas normas e valores.

26

Perspectivas, So Paulo, 16: 23-45, 1993

Se aceitamos, com Habermas, essa conceituao de sociedade, composta por dois mundos, o "sistema" e o "mundo vivido", compreenderemos tambm a necessidade de distinguir entre modernizao societria e modernidade cultural. O processo de modernizao societria refere-se s transformaes ocorridas no sistema, a modernidade cultural, s transformaes ocorridas no "mundo vivido". A modernizao societria apresenta-se sob dois aspectos: o da diferenciao interna do "sistema" em dois subsistemas (economia e poder) e o da racionalizao interna de cada um desses subsistemas. No primeiro caso, trata-se da constituio de uma economia de mercado, baseada no princpio do lucro, na relao capital-trabalho, no clculo de rentabilidade etc; no segundo caso, da constituio do Estado racional legal, calcado em um sistema jurdico, numa burocracia efetiva, em um exrcito e uma polcia etc. A racionalizao da economia e do Estado resultou na hegemonia da "racionalidade instrumental". A modernizao societria significou, ao mesmo tempo, a expulso da "racionalidade comunicativa" do mundo do sistema e sua limitao ao "mundo vivido". A economia e o Estado asseguram a reproduo material e institucional da sociedade moderna sem contudo admitir o questionamento dos princpios que regem o seu funcionamento. A modernidade cultural refere-se s transformaes ocorridas no interior do subsistema cultural (pertencente, como vimos, ao "mundo vivido"). Aqui observam-se processos de diferenciao e autonomizao. No subsistema cultural ocorre (historicamente) primeiro uma diferenciao em trs esferas: a cientfica, a tica e a esttica, e depois a autonomizao dessas esferas, isto , cada uma passa a funcionar segundo princpios prprios (verdade, moralidade, expressividade). Se a "racionalizao" constitui o trao central da "modernizao societria" (do sistema), a "autonomizao" das esferas da cincia, da moral e da arte constitui o trao central da modernidade cultural. Nas trs esferas predomina a racionalidade comunicativa; em cada uma delas, as "pretenses de validade" podem ser postas em questo, suspensas temporariamente e reelaboradas no interior de um processo argumentativo racional ("discursos"): a esfera da cincia, espao privilegiado do cultivo da verdade, instaura "discursos tericos" quando as pretenses de validade das verdades afirmadas em suas teorias so sistematicamente questionadas; a esfera da moral, espao privilegiado do cultivo das normas e princpios que regem a ao social, instaura "discursos prticos" buscando melhor adequao e legitimao das normas; a esfera da arte, na qual se exprime a veracidade dos atores e sua subjetividade permite transformao da subjetividade em intersubjetividade expressiva. Cada esfera de valor experimenta na modernidade uma nova diferenciao interna, em conseqncia dos prprios processos argumentativos desencadeados em cada uma das esferas. A nova diferenciao separa, no interior de cada esfera, a base institucional das concepes de mundo ou representaes (Weltbilder). Ao lado da cincia institucionalizada (universidades e centros de pesquisa), encontramos teorias cientficas independentes das instituies cientficas. O mesmo ocorre com a esfera normativa - o direito, que se institucionaliza (tribunais autnomos) e se torna cada

Perspectivas, So Paulo, 16: 23-45, 1993

27

vez mais impessoal e objetivo, e a moral, que se torna cada vez mais universalista. Da mesma forma a arte: crescentemente autnoma, desprendendo-se do mecenato religioso e secular, vinculada ao mercado e institucionalizada em instncias prprias (academias de belas artes, a crtica como elo mediador entre produtores e consumidores etc). A crise da modernidade cultural tem suas razes nesse novo processo de diferenciao e autonomizao das "conceptualizaes da cultura" (kulturelle Weltbilder), de suas bases institucionais. Pois essa nova diferenciao reduz o campo de atuao da razo comunicativa ao espao das concepes de mundo (cientficas, morais e artsticas), permitindo que sua "base institucional" seja contaminada pela razo instrumental. A Teoria da Modernidade de Habermas refere-se, pois, a uma srie de transformaes ocorridas no passado mais recente das formaes societrias, dando destaque a quatro tipos de processos: os processos de diferenciao (Ausdifferenzierung), de racionalizao (Rationalisierung), de autonomizao (Autonomisierung) e de dissociao (Entkoppelung). Enquanto a diferenciao e a autonomizao tm uma conotao positiva, os processos de racionalizao e de dissociao ganham uma conotao negativa. A diferenciao traduz um aprendizado coletivo. Uma viso de conjunto, indiferenciada da realidade social (centrada em um nico princpio, digamos religioso), superada em favor de uma viso "descentrada", que permite incluir diferentes perspectivas e princpios. No plano material, ela se traduz na diviso (orgnica) de tarefas econmicas e polticas (diviso do trabalho, diviso do poder etc). Esses processos tornam as formaes societrias mais competentes e eficazes para a soluo de problemas prticos vinculados reproduo material e simblica da sociedade. A autonomizao significa o desprendimento relativo de um subsistema, uma estrutura ou "esfera" do conjunto societrio, permitindo o seu funcionamento base de princpios autnomos, mais ou menos adequados para aquele subsistema, estrutura ou esfera. o caso da "autonomizao" da esfera da cincia, que se libera das amarras impostas por convices religiosas, estruturando-se em torno do princpio da verdade, sem prestar contas s outras "esferas" do que ocorre em seu interior. Fiel etimologia original da palavra, a autonomizao significa um ganho relativo de liberdade das "esferas", subsistemas ou estruturas em questo. A racionalizao refere-se a processos de transformao institucional segundo a racionalidade instrumental. Predomina o clculo da eficcia: os meios so ajustados aos fins. Para a obteno de um fim determinado, impe-se o uso dos meios mais eficazes, com um mnimo de gastos (tempo, material, pessoas) e efeitos colaterais indesejados e um mximo de benefcios desejados (lucro, poder etc). A eficcia, em termos de menores custos para maiores benefcios, passa a ser um fim em si mesmo. A racionalizao, assim concebida, tem, para Habermas, uma conotao negativa, porque ela expulsa, nos espaos em que age, a razo argumentativa, que permitiria a negociao coletiva dos fins, dos "ltimos fins" do prprio processo de transformao

28

Perspectivas, So Paulo, 16: 23-45. 1993

societria. A rigor, ao se racionalizarem segundo princpios dessa razo instrumental, a economia e o Estado transformam sua prpria eficcia em "ltimo fim", sem consultar ou considerar os envolvidos e atingidos, agindo (ber ihre Kopfe hinweg) sem dar-lhes satisfao e sem institucionalizar os mecanismos que permitiriam o questionamento de seu funcionamento. E, finalmente, a dissociao (Entkoppelung) assume conotao negativa, porque desconecta a produo material de bens e a dominao dos verdadeiros processos sociais que ocorrem na vida cotidiana, mediante a interao e a ao comunicativa. Essa dissociao leva a economia e o poder a assumir as feies de uma realidade naturalizada, regida por leis imutveis, comparveis s leis da natureza. As patologias da modernidade se devem, em ltima instncia, aos dois processos de transformao (de conotao negativa) discriminados por Habermas: a dissociao e a racionalizao. A dissociao implicou a Entkoppelung (desengate) do "mundo vivido" do "sistema", j quase irreversvel em nossos tempos. A racionalizao no somente contaminou os dois subsistemas (economia e Estado) mas j expandiu-se a certas instituies do mundo vivido. Isso leva Habermas a falar na Kolonisierung (colonizao) do "mundo vivido" pelo sistema. A primeira patologia (Entkoppelung) faz com que os homens modernos submetam suas vidas s leis do mercado e burocracia estatal como se fossem foras estranhas contra as quais no h nada a fazer. Suas crises so percebidas e aceitas como as catstrofes da natureza (terremotos, erupes vulcnicas etc.) que escapam ao seu controle. Essa apatia generalizada refora as tendncias da dissociao, permitindo que a economia e o Estado sejam controlados por uma minoria de homens de negcio e burocratas, que determinam as regras do jogo social, sem consultar a maioria. A segunda patologia (Kolonisierung) decorre da primeira. medida que o sistema vai se fortalecendo em detrimento do "mundo vivido", ele passa a impor a este ltimo sua prpria lgica e suas regras de jogo. Isso significa que as instituies no interior das "esferas de valor", autonomizadas, deixam de funcionar segundo os seus princpios bsicos de "verdade", "moralidade", "expressividade", permanentemente questionveis e suscetveis de revalidao mediante a "ao comunicativa cotidiana" ou o "discurso", passando a ser regidas pelos mecanismos de "integrao sistmica": "dinheiro" e "poder". A razo comunicativa, que encontrava no "mundo vivido" (especialmente nas esferas de valor autonomizadas) seu verdadeiro campo de atuao, retira-se (sob a presso externa da razo instrumental imposta pela colonizao) dos espaos institucionalizados, procurando como ltimo refgio as "concepes de mundo" que ainda sobrevivem, ao lado ou paralelamente s instituies, nas "esferas de valor". A colonizao refere-se penetrao da racionalidade instrumental e dos mecanismos de integrao do "dinheiro" e do "poder" no interior das instituies culturais. As galerias de arte, as feiras de livros, as universidades e academias (para mencionar

Perspectivas, So Paulo, 16: 23-45,1993

29

somente alguns poucos exemplos) deixam nesse caso de funcionar segundo o princpio da verdade, normatividade e expressividade, passando a funcionar segundo o princpio do lucro e do exerccio do poder, atuantes no sistema econmico e poltico. Desse modo, ocupam, como tropas invasoras, os espaos privilegiados da razo comunicativa, substituindo-a pela razo instrumental. Resta como "sada" o recuo para alguns "nichos" dentro das instituies e seu enclausuramento nas "concepes de mundo", preservadas como idias no materializadas, conceptualizadas e institucionalizadas. A terapia para esse diagnstico das patologias ou crises da modernidade simples. Habermas prope reverter os processos do "desengate" e da "colonizao" e fala em "reacoplar" o sistema ao mundo vivido, permitindo aos atores a viso de conjunto. Mas o reacoplamento no significa regresso a formas de indiferenciao anteriores, no significa a extino dos limites estabelecidos e das autonomias adquiridas. A diferenciao e a autonomia representariam em ambos os lados, sistema e mundo vivido, um ganho na medida em que o aumento de complexidade pudesse vir acompanhado de uma maior transparncia, flexibilidade e dirigibilidade das formaes societrias. O "reacoplamento" se impe para manter a integridade e complexidade do todo a ser controlado e corrigido por todos os "envolvidos" (Betroffene). A "descolonizao" se impe para permitir a livre atuao da razo comunicativa em todas as esferas e instituies do mundo vivido e na busca de "ltimos fins" do sistema. As regras do jogo para a sociedade como um todo precisam ser buscadas em processos argumentativos, dos quais todos participem, definindo os espaos de atuao e a fixao de objetivos do sistema. Em outras palavras, a razo comunicativa elabora coletivamente os espaos de atuao da razo instrumental. Quando tratar da questo do Projeto da Modernidade, voltarei ao tema da superao das patologias.

A Interpretao da modernidade: as crticas de Habermas

A Teoria da Modernidade de Habermas o produto da anlise crtica e do reexame da obra de inmeros intrpretes da prpria modernidade. A teoria exposta e sistematizada no tpico anterior inspira-se nos trabalhos de socilogos (Weber, Durkheim, Parsons), psiclogos (Freud, Piaget, Mead), filsofos (Husserl, Heidegger, Wittgenstein), lingistas (Chomsky, Austin, Apel), crticos de arte (Lukcs, Benjamin, Adorno) e muitos outros. Em verdade, essa teoria inexiste enquanto teoria positiva, afirmativa. Ela pode ser reconstruda luz das crticas que Habermas faz queles pensadores que tentaram formular uma teoria da modernidade com a qual ele discorda ou somente concorda em parte.

30

Perspectivas, So Paulo, 16: 23-45, 1993

Para sistematizar as crticas de Habermas, parece-me til discuti-las em trs grandes blocos: a) a crtica feita teorizao sociolgica sobre a modernidade; b) a crtica relacionada ao discurso filosfico da modernidade; e c) a crtica feita s teorias estticas que se debatem com a modernidade. Trata-se, no caso, de uma viso panormica sem o aprofundamento temtico ou o detalhamento que os autores estudados e criticados mereceriam. Por vezes, como no caso da teoria crtica da Escola de Frankfurt, ser difcil manter a diferenciao proposta em "discurso sociolgico", "discurso filosfico" e "discurso esttico".

A interpretao sociolgica e sua crtica A sociologia surgiu como "cincia" em conseqncia da Revoluo Francesa. Seu objeto de anlise so transformaes ocorridas no final do sculo XVIII, sua explicao e a preveno de tais transformaes no futuro. A sociologia uma disciplina conservadora, "reacionria", no sentido original da palavra. Ela surge em reao aos eventos revolucionrios. Isso explica porque a sociologia postula ser, desde o seu batizado (promovido por Comte), uma "cincia positiva". Ela faz a apologia do existente, compreende-se como uma cincia sistemtica que pode dispensar a histria e afirma o fim dos processos evolutivos, seja negando sua existncia, seja postulando o atingimento de seu fim ltimo: a perfeio da sociedade existente. A sociologia uma teoria afirmativa da modernidade. Quando a sociologia pretende ser crtica, formula uma teoria crtica da modernidade. O melhor exemplo para o primeiro caso a obra de Talcott Parsons. O melhor exemplo para o segundo a obra de Max Horkheimer. Simultaneamente positivista e crtico, Max Weber busca um compromisso entre uma e outra orientao. Habermas fez emprstimos s trs correntes sociolgicas para elaborar sua Teoria da Modernidade. Parsons forneceu-lhe a perspectiva sistmica para sua teoria crtica da sociedade. de Parsons a diviso do sistema em subsistema de poder e subsistema econmico, como so dele as reflexes sobre os mecanismos de integrao sistmica (dinheiro e poder). Os subsistemas: personalidade, social e cultural, com os respectivos mecanismos de integrao social, remontam igualmente a Parsons (mesmo que este no os considere integrados em um "mundo vivido" espontneo). Ainda de Parsons a idia de interpretar os processos de racionalizao, ocorridos no interior da sociedade contempornea, e seus subsistemas, como verdadeiros processos de modernizao. Foi sua interpretao de Weber que transformou este ltimo no verdadeiro terico da sociedade moderna ocidental e dos processos de modernizao. Parsons conseguiu sistematizar essa e outras teorias em sua "teoria sistmica", fornecendo um modelo de interpretao formalizado da sociedade contempornea. No seria ento Parsons o verdadeiro terico da modernidade? Qual a crtica de Habermas ao grande socilogo americano?

Perspectivas. So Paulo, 16: 23-45, 1993

31

Como foi dito desde o incio, Habermas est interessado em uma Teoria da Ao Comunicativa, da qual a Teoria da Modernidade faz parte. Habermas reconhece que Parsons, de incio, tambm pretendia elaborar uma "general theory of action", mas no decorrer do seu trabalho terico reduziu sua teoria de ao teoria sistmica. Excluiu, assim, do seu modelo, a possibilidade da ao orientada para o entendimento (verstandigungsorientierts kommunikatives Handeln). Excluiu, em outras palavras, o espao do "mundo vivido", onde ocorre a ao comunicativa. Alm disso: A teoria da modernidade, desenvolvida por Parsons no interior desse quadro terico, sugere grosso modo um quadro harmnico, por no dispor dos meios para uma explicao plausvel dos padres patolgicos do desenvolvimento. (Habermas, 1981a, v. 1, p. 303) Weber forneceu a Habermas o paradigma geral da modernizao societria. Weber identifica a racionalizao com a modernizao. Partindo da tese da "racionalizao" com base nas concepes religiosas do mundo, to brilhantemente analisadas (entre outras) no exemplo da tica protestante e o esprito do capitalismo, Weber no parece ter dvidas quanto validade da equao: racionalizao = modernizao. A modernidade o prprio mundo racionalizado da economia capitalista, do Estado burocrtico moderno, das "esferas de valor" da cincia, arte e moral. A modernidade ocorreu, segundo Weber, nessa forma tpico-ideal, isto , quase caricatural, somente no Ocidente. Somente aqui, processos isolados de racionalizao (economia de mercado, contabilidade, burocratizao etc.) coexistem simultaneamente e no mesmo lugar em suas manifestaes mais puras e extremas. Longe de "idealizar" a modernidade (como Parsons parece faz-lo), Weber "lamenta" certos traos dela, j que a "racionalizao" do mundo levou ao seu "desencantamento". Weber atribui a esse processo importncia universal (universalgeschichtliche Bedeutung), considerando-o inevitvel e irreversvel. Trata-se para Weber de uma verdadeira fora do destino. Mas h mais melancolia que otimismo nessa constatao. Em conseqncia dessa racionalizao houve uma "perda de significado e coerncia" como houve perda de liberdade no interior das sociedades modernas. O homem moderno tem de aprender a viver entre "deuses" e "demnios", suportar o "politesmo" dos valores, buscar um sentido para a sua vida e para si prprio. No h uma concepo de mundo unificadora que possa fornecer esse sentido. Por outro lado, o homem moderno vive em um sistema econmico que tolhe as liberdades e que se transformou para todos em uma "armao de ferro" (stahlhartes Gehause). Habermas concorda com o diagnstico weberiano, no que concerne modernizao da economia e do Estado, e apia a tese sobre a racionalizao e autonomizao das diferentes esferas de valor. Mas, segundo Habermas, Weber comete algumas simplificaes, corta etapas e omite certas diferenciaes necessrias para diagnosticar corretamente a estrutura e dinmica da sociedade moderna. Segundo Habermas, Weber postula a racionalizao e autonomizao das trs esferas de valor, mas acaba analisando somente a esfera tica. Alm dessa reduo da anlise a uma nica "esfera cultural", Weber comete uma segunda reduo: interessa-se somente pelas formas

32

Perspectivas, So Paulo, 16: 23-45, 1993

de institucionalizao da tica do trabalho no interior do moderno sistema econmico. Outros aspectos da racionalizao e autonomizao no interior da esfera tica so omitidos ou abandonados. Dessa forma, ele consegue ancorar o tipo ideal da ao instrumental no sistema de trabalho, dando-lhe uma conotao valorativa de wertrationales Handeln (Habermas, 1981a, v. 1, p. 276). As teses do "desencantamento", da perda de sentido e de liberdade decorrem desse duplo reducionismo de concepes de mundo religiosas para a tica da convico e finalmente para a tica de trabalho, que resulta na institucionalizao da ao instrumental (como forma exteriorizada de uma conduta de vida metdica e regrada). Desse modo, a equao modernizao = racionalizao ganha conotao instrumental. Em vez de interpretar a autonomizao das esferas de valor (cincia, moral e arte) que se tornaram independentes de concepes religiosas estreitas e coercitivas como um ganho em liberdade e autonomia, Weber interpreta-as em termos instrumentais e constata unicamente a perda de sentido e de liberdade ("o calvinista quis ser profissional, ns somos obrigados a s-lo"). A racionalizao vista por Weber como sendo a institucionalizao da racionalidade instrumental. No h lugar, nesse processo, para a razo comunicativa. A modernizao como racionalizao de concepes religiosas de mundo que se concretizam em prticas de vida racionais, econmicas , segundo Habermas, uma mas no a nica forma possvel para explicar o advento da modernidade. Weber exclui claramente pelo menos duas outras formas: a secularizao dos sistemas de ao cultural (universidades, academias, sales etc.) e os movimentos sociais (revolues). Weber desconsidera essas alternativas, concentrando toda sua argumentao no primeiro modelo explicativo. Com isso lhe escapam aspectos importantes que marcaram o advento e a implementao da modernidade (Habermas, 1981a, v. 1, p. 300). Em suma, tambm para Habermas, Weber o grande terico da modernidade cujas tendncias gerais, aquisies e patologias ele diagnostica com perspiccia e preciso. Mesmo assim, Weber cometeu simplificaes que cabe corrigir. Trata-se, contudo, de um empreendimento difcil, pois geraes e geraes de socilogos seguiram a trilha aberta pelo autor da tica protestante, fixando-se na equao modernizao = racionalizao, donde modernidade = racionalidade instrumental. As teses da "coisificao" e da "unidimensionalizao" do mundo, formuladas pelos crticos de Frankfurt, inspiraram-se em Weber. dele que Adorno deriva seu pessimismo cultural. Os ps-estruturalistas, como Foucault, encontram nele um suporte. Para Habermas, que nos forneceu outra interpretao da modernidade, impe-se uma mudana de paradigma: da ao instrumental para a ao comunicativa, da subjetividade para a intersubjetividade, da razo monolgica para a razo dialgica. Somente assim a modernidade poder ser compreendida corretamente, buscando-se, por meio da ao orientada para a compreenso, as solues para as patologias.
Perspectivas, So Paulo, 16: 23-45,1993

33

Ao fazer a distino entre "mundo vivido" e "sistema", Habermas criou a possibilidade de distinguir em sua Teoria da Modernidade as transformaes ocorridas no sistema (modernizao societria) e no mundo vivido (modernidade cultural). Enquanto a modernizao do sistema (cf. Habermas) coincide com os processos de racionalizao da economia e do Estado diagnosticados por Weber, Habermas discorda da "leitura" que Weber faz da racionalizao das esferas de valor. Para Weber, essa racionalizao coincide com a institucionalizao exclusiva da racionalidade instrumental. Habermas, ao contrrio, interpreta a modernidade cultural como um processo de transformao ocorrido na Lebenswelt, em que se concretizou a ao comunicativa orientada pela racionalidade comunicativa. A autonomizao das esferas da cultura permite o debate aberto das concepes de mundo, instaura, no interior do subsistema cultural, a auto-reflexo e crtica e impe cincia, moral e arte a exigncia de fornecer novos modelos interpretativos dos processos de transformao, baseados na razo comunicativa, liberada da coero "monolgica" de concepes religiosas impostas de cima.

O discurso filosfico da modernidade

A filosofia no pode mais entrar em cena como "figura-chave" (Schlsselattitden), segund o exprimiu Arnol Gehlen, como se ela conhecesse as solues para os enigmas do mundo. Mas esse fato no a dispensa de seu papel de intrprete com relao ao mundo vivido (Lebenswelt). Ela continua a manter uma relao ntima com o senso comum, est especialmente prxima daquilo que intuitivamente sabemos de antemo, subvertendo, ao mesmo tempo, o chamado "bom senso". Estou convencido de que os filsofos deveriam assumir na opinio pblica o papel de intelectuais. Nesse caso, porm, os filsofos precisam partilhar com outros especialistas a tarefa da reflexo e do esclarecimento (Aufklrung) de nossa cultura sobre si mesma. So palavras de Habermas em sua entrevista dada Tempo Brasileiro em junho de 1989 (Rouanet, 1989, p. 18). Examinando os modelos interpretativos da modernidade fornecidos pelos filsofos contemporneos, Habermas lhes atribui duas tarefas centrais: em primeiro lugar, fornecerem modelos interpretativos (e crticos) da modernidade cultural, isto , das transformaes que ocorrem na Lebenswelt; em segundo lugar, cooperarem com outros ramos das cincias humanas, especialmente aqueles interessados em questes universalistas. Desse modo, eles podero fortalecer estratgias tericas "fortes" ameaadas pelo inducionismo nas cincias e pela correo da modernidade e de suas patologias, tanto no mundo vivido quanto no sistema (mercado e Estado) automatizado. Enquanto os socilogos tm toda razo em concentrar sua ateno no "sistema" e na "modernizao societria", os filsofos deveriam concentrar sua ateno no "mundo vivido" e na "modernidade cultural". Mas essa diviso do trabalho entre a sociologia e a filosofia corre srios riscos. Para que as evidncias fornecidas por uns alimentem as teorias dos outros, impe-se uma cooperao factual e intensa. As

34

Perspectivas, So Paulo, 16: 23-45,1993

anlises se tornam problemticas quando os filsofos generalizam para o sistema, de forma indiferenciada, suas reflexes crticas (oriundas do mundo vivido). Igualmente problemtica a operao inversa: fenmenos e transformaes ocorridos no sistema so generalizados acriticamente para diagnosticar o "mundo vivido". Adorno seria um exemplo para o primeiro caso, Foucault para o segundo. A modernidade somente ser compreendida em toda a sua complexidade, suas potencialidades e patologias graas a um modelo interpretativo que abranja seus dois aspectos (a modernidade cultural e a modernizao societria). As "falsas" interpretaes no somente obstruem o caminho para uma compreenso correta, como sustentam (muitas vezes involuntariamente) as estruturas societrias que bloqueiam a soluo e superao das patologias e impedem a implementao de um projeto autntico e emancipatrio da "modernidade". Ao estudar os modelos interpretativos da modernidade, desenvolvidos pela filosofia contempornea, Habermas elabora uma classificao dos seus colegas em dois grandes blocos: os filsofos conservadores e os filsofos do marxismo. Os filsofos conservadores so subdivididos em trs categorias: os jovens conservadores, os velhos conservadores e os neoconservadores (Habermas, 1984, 1985, 1985a); os filsofos marxistas, em duas grandes categorias: os idelogos do socialismo de Estado (subdivididos, por sua vez, em stalinistas, leninistas e comunistas reformistas) e os representantes do marxismo ocidental (diferenciados em esquerda socialista, social-democracia, esquerda no-comunista) (Habermas, 1990, p. 179-224). Comum a todas as correntes e a todas as posies defendidas o esforo de conceptualizar a modernidade. Essa conceptualizao implica necessariamente uma crtica modernidade (Habermas, 1985a, p. 27). A nfase dessa crtica varia de acordo com a classificao feita. Habermas recorreu justamente s crticas feitas modernidade como critrio bsico de classificao. De acordo com esse critrio, possvel elucidar cada uma das seis posturas discriminadas por Habermas. Os jovens conservadores (Bataille, Foucault, Derrida, Lyotard e outros) apiam-se nas crticas ao mundo moderno feitas por Nietzsche (ressuscitado e cultivado desde o incio dos anos 70) e Heidegger (perdoado por seu envolvimento poltico com o regime nazista de Hitler). Com uma postura aparentemente moderna (ps-moderna), fundamentam um programa inconciliavelmente antimodernista (Habermas, 1984, p. 463). Trata-se de uma despedida da modernidade que assume traos anarquistas. A razo desmascarada como vontade de dominao (Wille zur Macht), objetivada nas estruturas da sociedade. Por isso, esses jovens conservadores "ps-estruturalistas" abrem mo do conceito enquanto tal, abdicam do esforo de reflexo e crtica racional, negam a funo poltica e crtica da filosofia, despejam a criana com o banho (o saber confundido com o poder, querer saber querer dominar). No existe, nessa vertente filosfica, ao voltada para o entendimento, para a solidariedade. Toda ao exerccio de poder, controle, represso, tendo como aliado o saber (= razo instrumental). A modernidade ("sistema" e "mundo vivido") desmascarada como o imprio da

Perspectivas, So Paulo, 16: 23-45,1993

35

razo instrumental (vontade de dominao). Com seu desmascaramento pela filosofia, tem incio uma nova era, a ps-modernidade, descrita com traos fortemente irracionalistas. A vontade de dominao se materializa em todos os espaos da sociedade, de forma pulverizada, dispersa, mas sempre onisciente e onipresente: desde a clnica psiquitrica priso, fbrica e escola. Foucault, por exemplo, elimina a diferena entre instituies econmicas, polticas, culturais, acadmicas, psiquitricas etc. Todas se organizam em torno de um mesmo princpio da vontade de dominar de uma razo castradora. Foucault faz uso de um conceito social totalmente a-sociolgico. Desde o incio, as cincias humanas somente lhe interessam enquanto meios (instrumentos) que promovem um processo monstruoso de socializao (Vergesellschaftung), caracterstico da modernidade, que refora e promove a vontade de poder (Vermachtung) no interior de interaes concretas, corporalmente mediatizadas. Foucault no esclarece, no entanto, como os discursos (cientficos e outros) se relacionam com as prticas. No esclarece se uns orientam os outros, se existe uma relao de base e superestrutura ou se essa relao deve ser pensada segundo o modelo da causalidade circular ou da interdependncia de estrutura e evento. (Habermas, 1985, p. 285) Os velhos conservadores procuram preservar-se de qualquer contaminao da modernidade (Leo Strauss, Harns Jonas, Robert Spaemann). Seu conservadorismo se caracteriza pelo esforo de voltar a posies anteriores modernidade. Portanto, negam a validade da contribuio do pensamento iluminista e as aquisies sociais que a ele se devem, como negam a existncia de uma modernizao societria. Em contraste com os "ps-modernos" do tpico anterior, poder-se-ia falar dos pr-modernos. Acompanham com desconfiana a desagregao da razo substancial, a autonomizao das esferas da cincia, moral e arte, e preferem voltar a um neo-aristotelismo, como forma adequada de interpretao do mundo. Se para os ps-modemos a modernidade no existe mais, tendo sido desmascarada como uma perverso, para os pr-modernos a modernidade nunca existiu. No plano poltico encontra respaldo entre os ecologistas ingnuos. Os neoconservadores (Arnold Gehlen, Gottfried Benn, Carl Schmitt, o jovem Wittgenstein e outros) valorizam as aquisies da modernizao societria (o progresso tecnolgico, o crescimento econmico, a administrao racional), mas rejeitam os potenciais explosivos da modernidade cultural. Entre esses pensadores encontra-se a tese de que a cincia no se presta para a orientao no interior da Lebenswelt; afirmam que a poltica no precisa justificar-se em termos prticos e morais e, finalmente, freqente entre os representantes dessa posio a defesa da arte pela arte, procurando enclausurar a experincia esttica no espao do privado. Dessa forma, as esferas da cincia, arte e moral, que constituem para Habermas o subsistema cultural do mundo vivido, transformam-se em redutos de especialistas, desconectados do resto do mundo vivido. Advogam os neoconservadores que a tradio (que dispensa a validade pelas vias da ao comunicativa) deve ocupar os espaos "vazios" do mundo vivido (Habermas, 1984, p. 462-4).

36

Perspectivas, So Paulo, 16: 23-45, 1993

Especializam-se na crtica aos "intelectuais de esquerda", denunciados como decadentes, oportunistas, radicais, parasitas... (Habermas, 1985, p. 45); declaram extinta a modernidade cultural na medida em que os ideais iluministas j se teriam materializado na economia, na tcnica e no Estado moderno; advogam a restaurao de uma "tradio sadia" (religio, tica do trabalho etc), sem admitir que essa volta ao passado exigiria uma discusso e validao geral, mediante um discurso prtico. A viso que os marxistas contemporneos tm da modernidade mereceu ateno especial no mundo inteiro depois dos eventos dramticos ocorridos nas sociedades do Leste, cujo marco simblico foi a queda do muro de Berlim, em 9 de novembro de 1989. Ainda sob o impacto desse evento extraordinrio, comparvel Revoluo Francesa e Queda da Bastilha, Habermas desenvolveu a tipologia (ainda rudimentar e incompleta) que se segue. Os stalinistas negam o carter revolucionrio dos eventos do Leste e defendem o status quo anterior dessas sociedades (de socialismo de Estado) como a autntica realizao dos ideais do marxismo. Os movimentos sociais recentes que resultam (para Habermas) dos potenciais explosivos da modernidade cultural (portanto, do mundo vivido) nas sociedades socialistas so interpretados pelos stalinistas como manifestaes contra-revolucionrias. Eles no aceitam o paralelo entre a ira das massas, que resultou no guilhotinamento de Lus XVI, e a indignao dos alemes orientais, destruindo os arquivos da polcia secreta (Stas) duzentos anos depois. , possivelmente, a posio das velhas lideranas partidrias dos PCs estabelecidos no bloco socialista. Os leninistas, mais realistas diante dos fatos histricos, chegam a admitir o carter revolucionrio dos eventos em questo, mas lhes atribuem o carter de uma reforma autocorretiva, no interior do prprio processo revolucionrio. Este continua sendo interpretado, em termos ortodoxos, como seqncia de lutas de classe que necessariamente desembocariam na sociedade comunista do futuro. Sua teoria societria no tem condies de refletir movimentos sociais e inovaes produzidas no interior e em conseqncia do prprio socialismo de Estado, at ento em vigor nos pases do Leste. , possivelmente, a posio oficial defendida hoje por Mikhail Gorbachov. Os comunistas reformistas defendem a teoria da terceira via e criticam a revoluo bolchevista, desde os seus primrdios, como sendo uma falsificao do verdadeiro socialismo. Criticam a estatizao e sugerem uma democratizao dos processos polticos que leve a uma socializao democrtica dos meios de produo. Foi o caminho intentado por Ducbcek na Primavera de Praga. Em muitos aspectos, essa posio converge com a dos intrpretes do marxismo ocidental. Os socialistas de esquerda (Kautsky, Gramsci, Althusser) pertencem aos marxistas ocidentais que, apesar de uma permanente autocrtica, continuam fixados em uma interpretao estritamente marxista dos processos societrios. Nessa linha de interpretao, o conceito de prxis assume prioridade absoluta diante do conceito de reflexo ou comunicao. Ao trabalho industrial e ao desdobramento tcnico das
Perspectivas, So Paulo, 16: 23-45, 1993

37

foras produtivas atribudo, a priori, um papel inequivocamente emancipador. O trabalho fabril gerador de solidariedade. A diviso da sociedade em classes, tpica da modernidade, destri, porm, a unidade tica da sociedade. O Estado democrtico desprezado como inveno burguesa para assegurar a interveno do Estado nas crises peridicas do sistema capitalista internacional. H uma tendncia de atribuir ao socialismo um valor histrico privilegiado, por sua suposta tica, concretizada na sociedade comunista compreendida como totalidade (em si tica).

Os reformistas social-democratas (Karl Renner, Otto Bauer) abandonaram a viso holista de sociedade, com o que abdicaram de uma viso tica do trabalho em si. Eles reconhecem a validade do Estado democrtico como forma poltica para conquistar a melhoria das condies de vida de todos os membros da sociedade, dentro das condies atuais da produo. Abandonam o paradigma da luta de classes e da concepo dogmtica da estrutura de classes das sociedades contemporneas, apesar de permanecerem presos ao paradigma da produtividade a todo preo e do crescimento econmico. Aceitam os mecanismos de mercado e o carter sistmico do Estado de bem-estar. Essa perspectiva terica acomoda-se aos riscos especficos do mercado de trabalho e renuncia idia de uma democracia radical, no sentido de incluir a todos nos processos de trabalho, deciso e reorientao da sociedade.
A esquerda no-comunista (C. Offe, P. Bourdieu, C. Castodiadis, A. Tourraine e, provavelmente, o prprio Habermas) representa uma corrente do pensamento que se formou com a absoro de Marx nas universidades, fazendo de sua teoria um componente, entre outros, dos currculos acadmicos. A argumentao acadmica permitiu a filtragem das contribuies e um uso produtivo para a elaborao de novos esquemas interpretativos que no se atenham simplesmente superfcie dos processos de modernizao nem permaneam atrelados a uma interpretao restrita razo instrumental. Na medida em que a queda do muro de Berlim no solucionou os problemas estruturais criados pela modernidade (seja ela de cunho capitalista, seja ela de cunho socialista), impe-se um trabalho de interpretao e soluo adequada dos problemas. O "discurso filosfico da modernidade", com todas as variantes aqui apresentadas, no forneceu, no parecer de Habermas, uma interpretao correta e completa do fenmeno histrico da modernidade. Na medida em que pretendeu fornecer modelos ideolgicos que substitussem as concepes religiosas do mundo (marxismo ortodoxo), forneceu interpretaes distorcidas, seja da modernizao societria, seja da modernidade cultural. Entre conservadores e marxistas, o "pecado" comum consiste em abdicar gratuitamente da razo. No caso dos conservadores "ps-estruturalistas", a justificativa alegada o desmascaramento da razo como razo instrumental, vontade de poder, sob a mscara do esclarecimento. No caso dos marxistas, a reflexo substituda pelo trabalho e pela prtica. Fiis palavra de ordem de Marx, que no cabe interpretar mas transformar o mundo, os filsofos marxistas transformam-se em idelogos do materialismo, da prxis, do trabalho e da burocracia estatal. Privam-se, assim, da possibilidade de refletir a prtica desenvolvida nas sociedades histricas do

38

Perspectivas, So Paulo, 16: 23-45, 1993

presente. Isso explica a sua incompetncia diante de eventos histricos novos, de alcance universal, que acabam de abalar o bloco socialista como um todo. Para que a filosofia seja capaz de refletir a modernidade cultural, ter de retornar ao ponto de partida da modernidade histrica, repensando os processos de modernizao ocorridos luz do seu projeto original.

A crtica esttica modernidade Em suas lies sobre a modernidade, Habermas (1984, 1985a) esclarece que a necessidade de justificar e refletir a modernidade veio inicialmente tona na esfera da crtica da arte. No sculo XVIII, emerge na Frana a necessidade da arte de desprender-se dos modelos antigos, clssicos. Questiona-se o significado da imitao dos modelos greco-romanos, como a expresso pura do belo, buscando-se alternativas a partir do hic et nunc. A partir do sculo XIX, a modernidade esttica se v confrontada com a necessidade de desenvolver seus padres tomando por base a si mesma, sem recurso ao passado, com o olhar voltado para o futuro. Para Baudelaire, a obra de arte estaria situada no ponto de interseco entre atualidade e eternidade (Habermas, 1985a, p. 17). O "esprito da modernidade esttica" assume contornos definidos nessa conceptualizao da arte. Esse esprito adquire suas formas extremas nas correntes vanguardistas, entre os dadastas do Caf Voltaire, no surrealismo do sculo XX. Com base nessa perspectiva, faz sentido a tese dos ps-modernos, de que a modernidade j est superada, pois a modernidade esttica passa a ter a conotao de "moda" e como tal passageira. Para Habermas, essa orientao para frente, "a antecipao de um futuro indeterminado, contingente, o culto do novo significam em verdade a idolatria de uma atualidade, que constantemente gera passados subjetivamente projetados" (Habermas, 1984, p. 447). Adorno teria visto nesse esforo desesperado de gerar o novo uma forma de contestao ao sempre-igual montono dos processos societrios. A arte vista por ele como o ltimo reduto contra a perpetuao da explorao, alienao, desativao da histria em nossas sociedades modernas, apesar do risco que corre toda obra de arte (tradicional ou contempornea) de ser transformada em mercadoria pela indstria cultural. A obra de arte tanto mais vlida quanto menos acessvel vulgarizao, quanto mais codificada e enigmtica. Pois ela se torna, assim, inaproveitvel pela indstria cultural. Para decodificar a resistncia muda expressa na obra de arte erudita, de vanguarda, torna-se necessria a teoria esttica. Mas seu trabalho de interpretao no se faz mais pela busca de conceitos coerentes e critrios de julgamento intersubjetivos: ocorre quase que intuitivamente, numa linguagem hermtica, compreensvel a poucos iniciados.

Perspectivas, So Paulo, 16: 23-45, 1993

39

A teoria esttica de Adorno acaba enclausurando-se, perdendo o contato com a realidade que ela pretendia criticar e modificar. Corre o risco de ser elitista, conservadora, irracionalista. elitista quando procura reservar o acesso obra de arte de vanguarda a uma minoria culta, fora do alcance das massas, que a transformaria em indstria cultural. conservadora, pois querendo a todo preo preservar a autonomia da arte, evitando sua incorporao vida, permanece fiel noo clssica da obra aurtica e viso burguesa da arte pela arte. E finalmente, parece dispensar a razo, uma vez que declara a obra de arte inacessvel a uma conceituao controlvel pelo pensamento. Habermas d preferncia teoria esttica de Benjamin. O autor de "Obra de arte na era de sua reprodutibilidade tcnica", apesar das ambivalncias intrnsecas sua obra e apesar de sua afinidade com os tericos de Frankfurt, parece fornecer um modelo alternativo ao adorniano. A reprodutividade tcnica da obra de arte, longe de anular a dimenso de protesto, torna-a acessvel a uma grande maioria. Os bestsellers, discos, cassetes, vdeos constituem avanos da tcnica que divulgam a obra de arte, ativando seu potencial crtico e inovador. A obra de arte, multiplicada e reproduzida, invade os domiclios pelo consumo generalizado, mobiliza as conscincias das massas. Benjamin, na interpretao de Habermas, supera todos os tradicionalismos quando no lamenta a "perda da aura", mas a exalta. A idealizao burguesa da obra de arte aurtica constitua um impedimento para a compreenso de sua verdadeira dimenso crtica. A perda da aura significa um desvendamento. A obra de arte, socializada pela desauratizao, apropriada pelas massas e facilita a mobilizao revolucionria. Benjamin "progressista", uma vez que no se fecha ao cinema, fotografia, ao kitsch, assimilando na esfera da arte novas tcnicas de produo. A revoluo das foras produtivas no se d unicamente no interior das fbricas, ela penetra na esfera da produo artstica, revolucionando a forma, o contedo e o conceito de obra de arte. Finalmente, Benjamin deixa um espao para a "comunicao", que Adorno j considerava impossvel. Habermas cita o texto benjaminiano: "Existe uma esfera de compreenso recproca entre os homens, livre de violncia, pelo fato de que completamente inacessvel a ela: a esfera autntica do entendimento mtuo, a linguagem" (cf. Habermas, 1981, p. 205). Esse conceito de linguagem inclui a linguagem artstica e sua interpretao, pela palavra. A teoria esttica de Benjamin pode ser interpretada como sendo mais democrtica, "moderna" e comunicvel que a teoria esttica de Adorno. Ao "saudosismo" de Adorno, com sua insistente negatividade, contrape-se a perspectiva visionria da salvao messinica. A teoria da modernidade implcita na teoria esttica de Walter Benjamin e Theodor W. Adorno no atende aos critrios de uma "boa" teoria porque julga a modernidade como um todo (mundo vivido e sistema) com as categorias da modernidade esttica. No caso de Benjamin, o mundo sistmico e a modernizao societria so interpretados com auxlio das categorias elaboradas para a compreenso da modernidade cultural, mais especificamente da modernidade esttica. Com isso,

40

Perspectivas, So Paulo, 16: 23-45,1993

Benjamin extrapola as categorias do entendimento, da libertao, autenticidade, expressividade etc, vigentes na esfera esttica, para o espao sistmico, acreditando (quando no devorado pelo seu pessimismo cclico) na "salvao messinica", como se o Estado e a economia funcionassem de acordo com a lgica esttica. No caso de Adorno, ocorre o movimento inverso. a lucidez do socilogo, conhecedor dos processos societrios consolidados e rotinizados no mundo sistmico, que leva Adorno a refugiar-se na esfera do esttico, no interior do mundo vivido. Sua teoria esttica a "confisso" do ex-marxista, de que j no h nada a fazer para corrigir as patologias da modernidade. o dilvio inundando tudo, eliminando todos. Resta a arte, mais especificamente a msica, para cantar as iluses de uma humanidade que um dia sonhou com a emancipao. A teoria esttica uma Arca de No, levando uma orquestra completa, com todas as partituras de Schnberg, navegando toa, na esperana de sobreviver catstrofe. Seja como for, Habermas admite que a esfera da arte, autonomizada no espao do mundo vivido, fornece uma contribuio inestimvel para a interpretao e redefinio da modernidade. A esfera da arte funciona como um termmetro da modernidade. Aqui se exprimem com maior rapidez as patologias da modernidade. Mas tambm nessa esfera que se preserva com maior perseverana o ideal emancipatrio, libertador, sonhado pela Ilustrao. A promessa de felicidade, contida na obra de arte burguesa, eterniza-se na esfera da arte, apesar das mudanas de forma e contedo dos objetos de arte. Eles expressam seu descontentamento com a realidade institucionalizada (no sistema societrio) e lembram as possibilidades e os projetos no realizados da humanidade. Habermas contestou o jovem Marcuse, que postulava a dissoluo da arte numa sociedade justa e igualitria (Habermas, 1981), porque acredita na necessidade permanente de que as instncias crticas (no mundo vivido) reflitam, reexaminem e questionem a validade dos processos societrios institucionalizados. A "verdadeira" modernidade comeou para Habermas quando as sociedades contemporneas admitiram a institucionalizao e autonomizao de esferas (modernidade cultural) que tm como funo central a reflexo crtica e o questionamento permanente, por parte de todos os membros da sociedade, dos processos de transformao como um todo, e das instituies societrias (Estado, economia, Igreja, escola etc.) em particular. Por essa razo, o "culto" da razo comunicativa no interior do mundo vivido passa a ser um componente estrutural necessrio para impedir a paralisao e consolidao de estruturas da modernidade com caractersticas patolgicas.

O projeto normativo da modernidade

A Teoria da Modernidade de Habermas foi apresentada como uma teoria capaz de explicar processos histricos ocorridos nos ltimos trs sculos e de diagnosticar as estruturas e patologias das sociedades contemporneas. Essa teoria ainda permitiu
Perspectivas, So Paulo, 16: 23-45, 1993

41

o exame crtico de outras teorias da modernidade (sociolgicas, filosficas e estticas). Usando sua prpria teoria como parmetro, Habermas aponta as "falhas", lacunas ou distores de tais teorias, que, ora superdimensionam um aspecto (entre vrios) da modernizao, como foi o caso da racionalizao em Weber; ora generalizam um aspecto isolado para o todo societrio, como foi o caso de Foucault, que passou a descobrir em todos os nichos do mundo vivido e do sistema societrio o "Wille zur Macht", efetivamente presente no sistema poltico; ora se recolhem, como no caso de Adorno, a uma torre de marfim, no interior de um subsistema (a msica, no interior da esfera artstica). Em todos esses casos, a teoria da modernidade est preocupada em capturar um fenmeno histrico: processos e estruturas que caracterizam as sociedades histricas existentes. A prpria modernidade foi "situada" no tempo e no espao. A modernidade encarada como realidade, concretizao histrica, singularidade. A teoria da modernidade seria, ento, uma teoria conjuntural esforada em capturar um momento especfico da evoluo societria. No essa a pretenso da Teoria da Modernidade de Habermas. Na medida em que ela faz parte de uma Teoria da Ao Comunicativa (Habermas, 1981a), ela uma teoria sistemtica; na medida em que ela uma parte de uma Teoria da Evoluo de formaes societrias, ela uma teoria diacrnica. Mas ela tambm pretende ser uma teoria normativa que analisa, critica, julga as aquisies da modernidade histrica de acordo com um modelo de modernidade, formulado como "projeto", no incio da modernizao. O alcance da Teoria da Modernidade de Habermas somente se torna compreensvel se for includa essa reflexo normativa. Encerraremos esse trabalho esboando, em seus traos gerais, o "Projeto da Modernidade" que Habermas tem em mente, citando o prprio Habermas.
O projeto da modernidade, formulado pelos filsofos do Iluminismo no sculo XVIII, consiste em desenvolver, de maneira imperturbvel, as cincias objetivas, a base universalista da moral e do direito, e a arte autnoma, respeitando as respectivas lgicas. Ao mesmo tempo, insiste em revelar os potenciais cognitivos, que vo se acumulando, liberando-os de suas formas esotricas, para utiliz-los na prxis, ou seja, para uma estruturao racional das condies de vida. (Habermas, 1984, p. 453)

Habermas admite que os processos histricos desencadeados pelo pensamento iluminista, a partir da Revoluo Francesa, como a contra-revoluo, a formao da Europa dos Estados-Nao, e outras transformaes histricas que deram origem s modernas sociedades ocidentais, no podem ser compreendidos como realizaes do projeto original. Na entrevista que nos deu no ano passado, Habermas diz:
O que nos resta o luto pelo fracasso de um projeto do qual no se pode abrir mo. ... A Revoluo Francesa deixou uma herana aberta a mltiplas interpretaes. Ao Estado democrtico nacional associavam-se muitas idias: o nacionalismo do cidado de uniforme, a ideologia de justia de uma sociedade fundada no trabalho, o ethos da racionalidade instrumental incorporado

42

Perspectivas, So Paulo, 16: 23-45, 1993

no Estado centralizado etc. Nada disso nos entusiasma hoje em dia. O que continua sendo exemplar so a democracia e os direitos humanos, que exigem instituies polticas livres. Mas tais instituies sero constantemente desmedidas pelo cotidiano da injustia social, da represso e da misria, se no for possvel instituir uma poltica da renovao durvel, ancorada na cultura poltica, isto , nos coraes de uma populao habituada liberdade. Em ltima instncia, vejo como uma das conquistas duradouras da revoluo o surgimento de uma mentalidade nova. A conscincia revolucionria que surgiu na poca o bero de uma nova mentalidade, que hoje a fora-motriz, no-revolucionria, dos processos de democratizao. Uma conscincia histrica que rompe com o tradicionalismo das continuidades aceitas de modo cego e fatalstico, uma compreenso da prtica poltica sob o signo da autodeterminao e da auto-realizao e, finalmente, a confiana em um discurso poltico racional, capaz de legitimar a dominao poltica, fazem parte dessa mentalidade. So as caractersticas de um conceito intramundano do poltico, que nada perdeu de sua atualidade.

O conceito normativo de modernidade implica primeiro a superao das patologias da modernidade historicamente concretizada. Sugere reacoplar o mundo vivido ao mundo sistmico, dando prioridade ao primeiro. A fixao de objetivos polticos, a organizao da economia devem, em ltima instncia, respeitar a volont gnrale formada e validada nas instituies do cotidiano do mundo vivido. O carter sistmico, auto-regulador da reproduo material da sociedade, deve ser respeitado na medida em que assegure o bem-estar de todos.
Sociedades complexas no conseguem reproduzir-se sem deixar intacta a lgica da auto-regulao de uma economia de mercado. Sociedades modernas diferenciam um sistema econmico, direcionado pelo mecanismo do dinheiro, no mesmo patamar do sistema administra tivo. Independentemente da maneira como as diferentes funes estiveram relacionadas entre si, nenhum dos subsistemas pode ser subordinado ao outro. (Habermas, 1990, p. 197)

Mas assim como preciso respeitar a relativa autonomia de cada subsistema, impedindo-se que um subsistema seja reduzido ou subordinado ao outro, importante impedir que o sistema, enquanto tal, "colonize" com sua lgica especfica os espaos do mundo vivido. A exigncia da "descolonizao" implica indicar ao sistema os seus devidos limites, no interior de uma sociedade moderna. Prioritria sempre ser a liberdade, a autodeterminao, a auto-realizao de todos os membros da sociedade. E isso significa a sua participao permanente na poltica mediante a articulao de seus interesses e vontades no interior do mundo vivido, via ao comunicativa e discursos (tericos e prticos). Sanadas as patologias da modernidade, as distores que se infiltraram nas sociedades modernas no decorrer do processo de modernizao, torna-se possvel resgatar o projeto iluminista da modernidade, acrescido das correes que a experincia histrica e a reflexo crtica tornam possveis. A Teoria da Modernidade se prope como uma teoria que preserva em seu bojo o projeto iluminista original, mantendo o esprito e modificando sua forma. Ela confirma a prioridade da razo, reformulando-a com auxlio da teoria dos atos lingsticos como razo comunicativa. Resgata a idia de perfectibilidade humana

Perspectivas, So Paulo, 16: 23-45,1993

43

individual e social, essencial para filsofos como Rousseau, Kant e Condorcet, compreendendo a evoluo das formaes societrias como processos de descentrao em que ocorre um aprendizado coletivo, analogamente aos processos de descentrao e aprendizado caractersticos da psicognese (lgica e moral) individual. Defende a idia da liberdade e emancipao negociada de cada um no todo societrio, introduzindo os vrios nveis da ao comunicativa (cotidiana e discursiva) que instaura o respeito integridade de cada um base da reciprocidade de direitos e deveres. E, finalmente, compreende-se como uma teoria voltada para a prtica, uma vez que luta pacificamente, argumentativamente, em todos os nveis e todos os campos, pela realizao dos valores embutidos na tica comunicativa. Essa teoria normativa da modernidade tem implicaes prticas quando tem como objeto facilitar os processos de auto-esclarecimento de sujeitos e grupos em busca de orientaes para suas aes. Essa teoria os ajuda a compreender as condies sociais, a constelao de interesses e os processos culturais que viabilizam, controlam e, em certos casos, limitam patologicamente suas aes (Habermas, 1981, p. 485). Mas Habermas adverte:
Tambm uma teoria com intenes prticas no fornece outra coisa seno hipteses plausveis; ela precisa ser continuada, e no apenas no sistema das cincias; ela precisa ser continuada na formao discursiva das vontades e da auto-reflexo daqueles que buscam orientao para suas aes. (1981, p. 490)

FREITAG, B. Habermas and the philosophy of modernity. Perspectivas, So Paulo, v. 16, p. 23-45, 1993.
ABSTRACT: This paper presents the Theory of Modernity proposed by Habermas, and outlines the main criticism made by this author to be other theorists of modernity. It also points out how an unfinished project about modernity can be completed. The importance of categories such as reason, pratice and communication are shown. KEYWORDS: Modernity; reason; pratice; communication.

Referncias bibliogrficas
HABERMAS, J. Legitimationsprobleme im Spatkapitalismus. Frankfurt: M. Suhrkamp, 1973. . Kleine politische Schriften. Frankfurt: Suhrkamp, 1981. Pte. 1-4. (Contm na Parte 4 entrevistas com Freudenthal (1977), Bolaffi (1978) e Hoster & van Reijen (1979), e a palestra proferida por Habermas ao receber o Prmio Adorno da cidade de Frankfurt: "Die Moderne - ein unvollendetes Projekt" (1980), p. 444-65). . Theorie des kommunikativen Handelns. Frankfurt: M. Suhrkamp, 1981a. 2 v.

44

Perspectivas, So Paulo, 16: 23-45, 1993

HABERMAS, J. Vorstudien und Erganzungen zur Theorie des kommunikativen Handelns, Frankfurt: Suhrkamp, 1984. . Die neue Unbersichtlichkeit. Kleine politische Schriften V. Frankfurt: M. Suhrkamp, 1985. . Der philosophische Diskurs der Moderne. Zwolf Vorlesungen, Frankfurt: M. Suhrkamp, 1985a. . Die nachholende Revolution. Kleine politische Schriften VII. Frankfurt: M. Suhrkamp, 1990. (Vide especialmente: "Nachholende Revolution und linker Revisionsbedarf Was heisst Sozialismus heute?" [A revoluo em recuperao: revoluo e necessidade de reviso da esquerda. O que significa o socialismo hoje?], p. 179-224). ROUANET, S. tica iluminista e tica discursiva. Rev. Tempo Brasileiro, n. 89, p. 23-98, 1989. (n. esp.: Jrgen Habermas, 60 anos)

Bibliografia consultada
FREITAG, B. Piaget: encontros e desencontros. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1985 (Contm: Um confronto: Piaget e Habermas). . Teoria crtica: ontem e hoje. 3. ed. So Paulo: Brasiliense, 1990. . Poltica educacional e indstria cultural. So Paulo: Cortez, 1987. (Srie Polmicas de Nosso Tempo) HABERMAS, J. Moralbewusstsein und kommunikatives Handeln. Frankfurt: M. Suhrkamp, 1983. (Edio brasileira: Conscincia moral e ao comunicativa. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1989; vide especialmente: cap. 3, "tica discursiva: notas para um programa de fundamentao", e o cap. 4, que deu o ttulo ao livro.)

Perspectivas, So Paulo, 16: 23-45, 1993

45

You might also like