You are on page 1of 8

1. Breve Histrico Pitgoras (550 a.C.) nmeros; intervalos musicais; geometria.

Mecnica do Sistema Solar

Plato (350 a.C.) Universo Geocntrico movimento dos astros em torno da Terra com velocidade uniforme (cte.) Hiparcos (150 a.C.) planetas se movem em rbitas pequenas (epiciclos) que giravam em torno de rbitas maiores (deferentes).

AGA 215

Ptolomeu (100 d.C.) refinou o sistema de epiciclos Terra deslocada do centro do deferente compromete o esquema anterior de movimento uniforme.

Coprnico (1473-1573) busca de soluo mais elegante para o Universo sistema Heliocntrico: problemas com a Igreja Catlica. Tycho Brahe (1546-1601) Johannes Kepler (1571-1630) Galileu Galilei (1565-1642) Isaac Newton (1642-1727) 2. Movimento Aparente Conceitos Bsicos observao nas mudanas que ocorrem na posio dos astros observao topocntrica. Movimento diurno aparente do Sol: nascer no oriente (leste) e ocaso no ocidente (oeste). Movimento dirio aparente: astros parecem realizar movimento no cu (abbada celeste) em ~ 1dia

2.1 Modelos da Estrutura do Sistema Solar Geocntrico: Terra ocupando o centro do Universo Admitindo-se que: distncia do Planeta; tempo para dar uma volta em torno da Terra Ordem : Terra Lua Mercrio Vnus Sol Marte Jpiter Saturno & estrelas englobando tudo.

Movimentos dos planetas


complicados, mas todos com a mesma caracterstica: sempre prximos eclptica. Mercrio e Vnus (inferiores): oscilam em torno do Sol Mercrio. mxima distncia angular 41o para Vnus e 25o para

2.2 Constelaes Posio relativa das estrelas parece no mudar consideradas fixas 88

Reconhecimento do cu baseado em grupos subjetivos constelaes catalogadas.

Ex. Constelao de Orion representao esquemtica e o efeito de projeo. Estrelas (Brilho prprio) x Planetas (reflexo) estrelas fixas nas Constelaes.
Antigamente Planetas movem-se entre as estrelas fixas. errante em grego

(Visveis pouco antes do amanhecer, ou instantes aps o pr do Sol).

Mercrio, Vnus, Marte, Jpiter e Saturno

Posies relativas entre planetas e o Sol e a Terra Movimento retrogrado: Quando a Terra se move na sua orbita de E1 a E8, o movimento do planeta aparenta ser retrogrado entre P4 e P6.
Planetas interiores (Mercrio e Vnus) Conjuno Inferior: Planeta entre a Terra e o Sol TPS. Conjuno Superior: Sol entre a Terra e o planeta - TSP, sendo que nos casos de mxima elongao ocidental e oriental no ocorre alinhamento.

Planetas exteriores Oposio: Terra entre Sol e planeta Conjuno: quando o ngulo entre Sol e planeta, observado da Terra, zero, sendo que nos casos de quadratura ocidental e oriental no ocorre alinhamento.

Esfera Celeste
A olho nu observamos: O Sol, a Lua e 5 planetas (Mercrio, Vnus, Marte, Jpiter e Saturno); Cometas mais brilhantes; meteoroides que queimam na atmosfra (meteoros); Cerca de 5000 estrelas; A Via Lctea (nossa Galxia) 3 galxias: A Pequena e Grande Nuvens de Magalhes, e M31 (galxia de Andrmeda)

Esfera Celeste
Distncia dos astros distncia do horizonte 4 km (de p, na beira do mar). raio da Terra: 6378 km distncia da Lua: 380.000 km do Sol: 150.000.000 km Astros esto infinitamente mais distante que qualquer objeto na Terra. Astros parecem estar em uma esfera, centrada no observados

Como comunicar nossas observaes com o resto da comunidade?

Constelaes
Posio relativa das estrelas fixas. Mitologia Grupo aparente de estrelas em uma regio da esfera celeste. Diferentes culturas tinham (tm) diferentes constelaes.

Constelaes
Hemisfrio Norte

Constelaes
Hemisfrio Sul Posio relativa das estrelas fixas. Mitologia
Hemisfrio Sul

Constelaes

Constelaes
Hemisfrio Sul

Constelaes
Diviso da esfera celeste em regies pela UAI em 1928: 88 constelaes, limites traados em 1930 por Delport. Maioria vem da Grcia antiga, passando pela Europa renascentista
Hemisfrio Norte Cosntelao da Ema Tupi-Guarani

Constelaes
As estrelas so ordenadas segundo seu brilho aparente. Sistema proposto por Bayer em 1603 A mais brilhante alfa (), a segunda mais brilhante beta (), depois (), etc Quanto termina o alfabeto grego vem A, B, C, AA, AB, AC, .
Hemisfrio Norte

Constelaes
As estrelas no so realmente fixas: As constelaes se alteram com o tempo. Movimento prprio das estrelas: movimento na Galxia.

Constelaes: bandeira do Brasil


Cu visto do Rio de Janeiro em 15/11/1889, as 8h30

Constelaes: bandeira do Brasil


Cu visto do Rio de Janeiro em 15/11/1889

(1) o Sol j estava acima do horizonte (2) o cu est invertido.

Astronomia com as mos !

ngulos
Na esfera celeste, medimos distncias e tamanhos dos objetos com ngulos. 360 graus corresponde a um crculo completo

Medies angulares elementares

No esquecer: ngulo pequeno NO o mesmo que distncia pequena ! O que vemos est SEMPRE projetado na esfera celeste. Distncia uma das coisas mais difceis de se medir em astronomia.

tamanho fsico, d tamanho angular, distncia, D

Para a moeda de 1 Real, se D = 155 cm, ento = 1

ngulos
1 grau (1) se divide em 60 minutos de arco. 1 minuto (1') de arco se divide em 60 segundos de arco logo 1 = 3600". O olho humano pode distinguir at ~ 1'. Com o brao extendido, uma mo aberta tem ~ 20; o polegar, tem ~ 2.
tamanho fsico, d tamanho angular, distncia, D

ngulos
Devido atmosfera, telescpios pticos clssicos atingem uma resoluo mxima de ~ 1". Telescpios com ptica ativa podem chegar a 0,1". O Telescpio Espacial Hubble tem resoluo de 0,05". Rdio interferometria chega a 0,001".
tamanho fsico, d tamanho angular, distncia, D

Para a moeda de 1 Real, se D = 93 m, ento = 1'

Para a moeda de 1 Real, se D = 5,57 km, ento = 1"; se D = 111 km, ento = 0,05". se D = 5570 km, ento = 0,001"

ngulos
A Lua e o Sol tm um dimetro aparente de ~30'. Vnus chega no mximo a ~1' (60"). Marte ~ 20"; Jpiter ~ 50" (mximos). Pluto ~ 0,1".

A Esfera Celeste

Ponta do Cruzeiro do Sul at o plo sul celeste: ~27. Tamanho mdio das constelaes do zodaco: ~ 30. Galxia de Andrmeda (M31): ~3x1. Galxia central de Virgo (M87): ~ 8'. Bandeira de 1m2 na Lua: ~ 0,0006"

Sistema de coordenadas esfricas


Principais elementos:

Sistema de coordenadas esfricas


Precisamos de apenas dois ngulos: e (por exemplo). medido a partir do crculo principal; positivo em direo ao plo norte. medido a partir da origem, ao longo do crculo principal; o sinal depende da conveno adotada. Ignoramos por enquanto a coordenada radial, r.

Sistema de coordenadas esfricas


Exemplo: Terra. => latitude; => longitude. origem: meridiano de Greenwitch. crculo principal: equador.

Projeo de uma esfera no plano


Deforma superfcie e/ou ngulos

Projeo de uma esfera no plano


Deforma superfcie e/ou ngulos: p.ex. Mercator.

Projeo de uma esfera no plano

Mercator mantem ngulos, mas deforma superfcies! O mesmo pode acontecer com projees da esfera celeste

Comparao entre superfcie do Alaska e Brasil

A Esfera Celeste

A Esfera Celeste

No esquecer: sempre podemos quebrar as convenes e graficar o mundo como ns o vemos !

E s se lembrar que tudo acontecer invertido! (ser nacionalista tem o seu preo)

O Sistema Equatorial Celeste


Esse sistema utiliza como plano fundamental o Equador celeste. Suas coordenadas so a ascenso reta e a declinao, que so uma projeo dos paralelos e meridianos terrestres sobre a esfera celeste.

Sistema de coordenadas horizontais

Ascenso reta ( ou AR): ngulo medido sobre o equador, com origem no meridiano que passa pelo ponto ries. [0h e 24h (ou entre 0 e 360 )] Ponto ries ou Ponto Vernal: um ponto do equador, ocupado pelo Sol no equincio de primavera do hemisfrio norte (mais ou menos em 22 de maro de cada ano). declinao( ): ngulo medido sobre o meridiano do astro, com origem no equador e extremidade no astro. A declinao varia entre -90 e +90.

Um astro M tem coordenadas h (altura) e A (azimute). h positivo acima do horizonte; A aumenta de S W N

Sistema de coordenadas horizontais

Sistema de coordenadas horizontais

h h A

Um astro M tem coordenadas h (altura) e A (azimute). 90 h +90 ; 0 A 360 O horizonte do sistema de referencia no coincide com o horizonte real.

As coordenadas dos astros variam ao longo do dia (movimento dirio) Azimute dos astros aumentam (at 360). Altura dos astros aumenta at a passagem meridiana e depois diminui. Este sistema de coordenadas depende da posio do observador.

Escala de distncias
Sistema Solar interno

Escala de distncias
Sistema Solar at Pluto

Escala de distncias
Sistema Solar: Cinturo de Kuiper

Escala de distncias
Sistema Solar: Cinturo de Kuiper

Escala de distncias
Sistema Solar: Nuvem de Oort

A Esfera Celeste: algumas definies


Horizonte: plano tangente Terra no lugar em que se encontra o observador. Como o raio da Terra desprezvel frente ao raio da esfera celeste, considera-se que o Horizonte um crculo mximo da esfera celeste, ou seja, passa pelo seu centro. Znite: ponto no qual a vertical do lugar ( ao horizonte) intercepta a esfera celeste, acima da cabea do observador. Nadir: ponto diametralmente oposto ao Znite. Equador Celeste: crculo mximo em que o prolongamento do equador da Terra intercepta a esfera celeste. Polo Celeste Norte: ponto em que o prolongamento do eixo de rotao da Terra intercepta a esfera celeste, no hemisfrio norte. Polo Celeste Sul: ponto em que o prolongamento do eixo de rotao da Terra intercepta a esfera celeste, no hemisfrio sul. Crculo vertical: qualquer semi-crculo mximo da esfera celeste contendo a vertical do lugar. Os crculos verticais comeam no Znite e terminam no Nadir.

A Esfera Celeste: algumas definies


Ponto Geogrfico Norte: ponto em que o crculo vertical que passa pelo Polo Celeste Norte intercepta o Horizonte. tambm chamado Ponto Cardeal Norte. Ponto Geogrfico Sul: tambm chamado Ponto Cardeal Sul, o ponto em que o crculo vertical que passa pelo Polo Celeste Sul intercepta o Horizonte. A linha sobre o Horizonte que liga os pontos cardeais Norte e Sul chama-se linha NorteSul, ou meridiana. A linha Leste-Oeste obtida traando-se, sobre o Horizonte, a perpendicular meridiana. Crculo de altura: qualquer crculo da esfera celeste paralelo ao Horizonte. tambm chamado almucntara, ou paralelo de altura. Crculo horrio: qualquer semi-crculo mximo da esfera celeste que contm os dois polos celestes. tambm chamado meridiano. O meridiano que passa pelo Znite se chama Meridiano Local. Paralelo: qualquer crculo da esfera celeste paralelo ao equador celeste. tambm chamado crculo diurno.

You might also like