You are on page 1of 87

ADMINISTRAO DA PRODUO

1. INTRODUO 1.1 Evoluo histrica A funo de produo, entendida como o conjunto de atividades que levam transformao de um bem tangvel em um outro com maior utilidade, acompanha o homem desde sua origem. Quando polia a pedra a fim de transform-la em utenslio mais eficaz, o homem pr-histrico estava executando uma atividade de produo. Nesse primeiro estgio, as ferramentas e os utenslios eram utilizados exclusivamente por quem os produzia, ou seja, inexistia o comrcio, mesmo que de troca ou escambo.

Com o passar do tempo, muitas pessoas se revelaram extremamente habilidosas na produo de certos bens, e passaram a produzi-los conforme solicitao e especificaes apresentadas por terceiros. Surgiam ento os primeiros artesos e a primeira forma de produo organizada, j que os artesos estabeleciam prazos de entrega, conseqentemente estabelecendo prioridades, atendiam especificaes pr-estabelecidas e fixavam preos para suas encomendas. A produo artesanal tambm evoluiu. Os artesos, em face do grande nmero de encomendas, comearam a contratar ajudantes, que inicialmente faziam apenas os trabalhos mais grosseiros e de menor responsabilidade. medida que aprendiam o ofcio, entretanto, esses ajudantes se tornavam novos artesos.

A produo artesanal comeou a entrar em decadncia com o advento da Revoluo Industrial. Com a descoberta da mquina a vapor em 1764 por James Watt, tem incio o processo de substituio da fora humana pela fora da mquina. Os artesos, que at ento trabalhavam em suas prprias oficinas, comearam a ser agrupados nas primeira fbricas. Essa verdadeira revoluo na maneira como os produtos eram fabricados trouxe consigo algumas exigncias. Por exemplo:

padronizao dos processos de fabricao Padronizao dos produtos; treinamento e habilitao da mo-de-obra direta; criao e desenvolvimento dos gerenciais e de superviso; desenvolvimento de tcnicas de planejamento e controle da produo desenvolvimento de tcnicas de planejamento e controle financeiro; desenvolvimento de tcnicas de vendas.

Muitos dos conceitos que hoje nos parecem bvios no o eram na poca, como o conceito de padronizao de componentes introduzido por Eli Whitney em 1790, quando conduziu a produo de mosquetes com peas intercambiveis, fornecendo uma grande vantagem operacional aos exrcitos. Teve incio o registro, atravs de desenhos e croquis, dos produtos e processos fabris, surgindo a funo de projeto de produto, de processos, de instalaes, de equipamentos, etc. A anlise da relao entre o output - ou, em outros termos, uma medida quantitativa do que foi produzido, como quantidade ou valor das receitas provenientes da venda dos produtos e/ou servios finais - e o input ou, em outros termos, uma medida quantitativa dos insumos, como quantidade ou valor das matrias primas, mo-de-obra, energia eltrica, capital, instalaes prediais, etc. - nos permite quantificar a produtividade, que sempre foi o grande indicador de sucesso ou fracasso das empresas.

www.concursospiedade.com.br

Produtividade = Medida do output Medida do input Na dcada de 10 Henry Ford criou a linha de montagem seriada, revolucionando os mtodos e processos produtivos at ento existentes. Surge o conceito de produo em massa, caracterizada por grandes volumes de produtos extremamente padronizados, isto , baixssima variao nos tipos de produtos finais. Essa busca melhoria da produtividade por meio de novas tcnicas definiu o que se denominou engenharia industrial. Novos conceitos foram introduzidos, tais como: Linha de montagem; Posto de trabalho; Estoques intermedirios; Monotonia do trabalho; Arranjo fsico; Balanceamento de linha; Produtos em processo; Motivao; Sindicatos; Manuteno preventiva; Controle estatstico da qualidade; Fluxogramas de processos.

A produo em massa aumentou de maneira fantstica a produtividade e a qualidade, e foram obtidos produtos bem mais uniformes, em razo da padronizao e da aplicao de tcnicas de controle estatstico da qualidade. A ttulo de ilustrao, em fins de 1996 j tnhamos no Brasil fbricas que montavam 1.800 automveis em um dia, ou seja, uma mdia de 1,25 automvel por minuto. O conceito de produo em massa e as tcnicas produtivas dele decorrentes predominaram nas fbricas at meados da dcada de 60, quando surgiram novas tcnicas produtivas, que vieram a caracterizar a denominada produo enxuta. A produo enxuta introduziu, entre outros, os seguintes conceitos:

Just-in-time; Engenharia simultnea; Tecnologia de grupo; Consrcio modular; Clulas de produo Desdobramento da funo qualidade; Sistemas flexveis da manufatura; Manufatura integrada por computador; Benchmarking.

Ao longo desse processo de modernizao da produo, cresce em importncia a figura do consumidor. Pode-se dizer que a procura da satisfao do consumidor que tem levado as empresas a se atualizarem com novas tcnicas de produo, cada vez mais eficazes, eficiente e de alta produtividade. to grande a ateno dispensada ao consumidor que este, em muitos casos, j especifica em detalhes o seu produto, sem que isso atrapalhe os processos de produo do fornecedor, tal a sua flexibilidade. Assim, estamos caminhando para a produo customizada, que, sob certos aspectos, um retorno ao artesanato sem a figura do arteso que passa a ser substitudo por modernssimas fbricas. Houve, pois, uma ampliao do conceito de produo, que passou a incorporar os servios. Fechou-se o universo de possibilidades de produo e a ele deu-se o nome de Operaes. Assim, Operaes compem o conjunto de todas as atividades da empresa relacionadas com a produo de bens e/ou servios.

www.concursospiedade.com.br

Doravante designaremos Administrao da Produo/ Operaes o conjunto de tcnicas e conceitos apresentados no restante deste trabalho. 1.2 Fluxos de mercadorias, servios e capitais O consumidor constitui a base de referncia de todos os esforos feitos nas empresas modernas. Atend-lo da melhor forma possvel deve ser o objetivo de toda empresa. Torna-se necessrio que os produtos e/ou servios estejam disposio para serem consumidos, devendo estar prximos ao consumidor.

As empresas necessitam cada vez mais de esquemas de distribuio rpidos e eficazes, com vrios depsitos de produtos acabados junto aos mercados consumidores, ou esquemas de entrega extremamente geis, pois o prazo de entrega fator essencial na deciso de comprar. A Logstica Empresarial, parte integrante da Administrao das Operaes, constitui um conjunto de tcnicas de gesto da distribuio e transporte dos produtos finais, do transporte e manuseio interno s instalaes e do transporte das matrias-primas necessrias ao processo produtivo. Com a globalizao das economias e a criao de produtos padronizados em termos mundiais a exemplo dos carros mundiais cujas partes podem ser produzidas em pases diferentes, o fluxo de mercadorias tende a atingir volumes jamais vistos. No tocante aos servios, o volume tende a ser ainda maior. Com a melhoria dos meios de comunicao normal vermos empresas com seus departamentos de cobrana, de atendimento ao cliente, jurdico, etc., em cidades diferentes. Na rea de mercados de capitais temos os fluxos de dinheiro, que, como uma nuvem, vagam sobre o mundo procura de locais onde possam descer e obter o mximo rendimento possvel.

1.3 Objetivos da Adm.da produo Podemos afirmar que todas as atividades desenvolvidas por uma empresa visando atender seus objetivos de curto, mdio e longo prazos, se inter-relacionam, muitas vezes de forma extremamente complexa. Como tais atividades, na tentativa de transformar insumos, tais como matrias-primas, em produtos acabados e/ou servios, consomem recursos e nem sempre agregam valor ao produto final, constitui objetivo da Administrao da Produo/Operaes a gesto eficaz dessas atividades. Dentro desse conceito, encontramos a Administrao da Produo/Operaes em todas as reas de atuao dos diretores, gerentes, supervisores e/ou qualquer colaborador da empresa. Os conceitos e tcnicas que fazem parte da Administrao da Produo dizem respeito s funes administrativas clssicas (planejamento, organizao, direo e controle) aplicadas s atividades envolvidas com a produo fsica de um produto ou prestao de um servio. Os ltimos 50 anos constituram uma poca de grandes mudanas na gesto e organizao do sistema produtivo das empresas industriais em todo o mundo. Dois grandes grupos de mudanas foram marcantes nesse perodo. O primeiro foi o grande desenvolvimento tecnolgico ocorrido em termos de mquinas, sistemas de informaes, automao, robtica, telecomunicaes, entre outros, que tornaram possvel um planejamento e controle mais eficiente das operaes. O segundo est relacionado s transformaes relativas s novas filosofias, conceitos e mtodos de gesto de recursos humanos. Os conhecimentos de gesto desenvolvidos por Taylor, Ford e Sloan trouxeram, desde o incio do sculo XX, avanos sem precedentes produtividade. Alguns dos fatores foram: produo em grande escala e em grandes lotes com correspondente reduo dos custos unitrios; elevada especializao do trabalho no chode-fbrica; inexistncia de envolvimento do trabalhador com a qualidade, sugestes ou melhorias das operaes; o mximo possvel em termos de verticalizao da produo. Durante a dcada de 70, a Administrao da Produo adquiriu nos Estados Unidos e a nvel mundial, uma

www.concursospiedade.com.br

posio de destaque na moderna empresa industrial. Os fatos histricos que levaram essa posio foram o declnio norte americano em termos de produtividade industrial e no comrcio mundial de manufaturas. Desta forma o crescimento de algumas potncias nesses aspectos como o Japo foi inevitvel que h mais de 30 anos vem encarando a produo industrial e a gerao de novos produtos como os elementos-chave no mercado interno e nvel internacional. A Toyota buscou uma forma alternativa produo em massa para gerenciar o sistema de produo. Os princpios da produo em massa j no se ajustavam difcil situao econmica e ao novo mercado de seu pas naquele momento. Surge, ento, a produo enxuta, com princpios diferentes dos da produo em massa, particularmente em relao gesto dos materiais e ao trabalho humano nas fbricas. Alguns alicerces desse novo modo de produo, o Just-in-Time, a automao, a polivalncia dos trabalhadores, o defeito zero, a produo em pequenos lotes, entre outros, passaram a ser os elementos do paradigma que se firmava. Ao longo do processo de modernizao da produo, a figura do consumidor tem sido o foco principal, pois a procura da satisfao do consumidor que tem levado as empresas a se atualizarem com novas tcnicas de produo cada vez mais eficazes, eficientes e de alta produtividade. 2. FUNES DOS SISTEMAS DE PRODUO Para atingir seus objetivos, os sistemas produtivos devem exercer uma srie de funes operacionais, desempenhadas por pessoas, que vo desde o projeto dos produtos, at o controle dos estoques, recrutamento e treinamento de colaboradores, aplicaes de recursos financeiros , distribuio dos produtos, etc. Essas funes devem ser agrupadas em trs funes bsicas: Finanas, Produo e Marketing. O sucesso do sistema produtivo depende com essas trs funes se relacionam. Por exemplo, Marketing pode promover a venda de bens e servios que a produo no pode executar. Ou, ainda a Produo no pode ampliar sua capacidade produtiva sem a avaliao de Finanas para comprar matria- prima e equipamentos. Os sistemas tradicionais de marketing exercem suas funes sem se preocupar se o plano de vendas estabelecido poder eficientemente produzido, e mudanas de curto prazo, normalmente com incrementos de vendas, so bem vindas e estimuladas.

Atualmente,as empresas sabem que essas barreiras funcionais devem ser quebradas, o compartilhamento de informaes nas tomadas de decises fundamental para o eficiente desempenho de todo o sistema.. A estrutura funcional deve ceder espao a uma estrutura operacional aberta e multilateral. As funes bsicas, por sua vez, medida que os sistemas produtivos crescem, vo sendo desmembrados em sua atividades, gerando funes de suporte desempenhadas por especialistas de manuteno, controladoria, engenharia, distribuio, etc. Atualmente , uma questo importante em relao as funes de suporte a questo da qualidade , tirando o operador do posto de trabalho pela verificao da qualidade do produto ou servio, e pass-lo para um departamento especializado de Controle da Qualidade, existindo um conflito de quem a responsabilidade por esta qualidade: o operador ou o inspetor da verifica o produto final. 2.1 Produo Segundo Slack (1996, p.34) a produo a funo central das organizaes j que aquela que vai se incumbir de alcanar o objetivo principal da empresa, o seja, sua razo de existir.

www.concursospiedade.com.br

A funo produo se preocupa principalmente com os seguintes assuntos: Estratgia de produo: as diversas formas de organizar a produo para atender a demanda e ser competitivo. Projeto de produtos e servios: criao e melhora de produtos e servios. Sistemas de produo: arranjo fsico e fluxos produtivos. Arranjos produtivos: produo artesanal, produo em massa e produo enxuta. Ergonomia Estudo de tempos e movimentos Planejamento da produo: planejamento de capacidade, agregado, plano mestre de produo e seqenciamento. Planejamento e controle de projetos

A funo de Produo consiste em todas as atividades que diretamente esto relacionadas com bens ou servios. A funo de produo no compreende apenas as operaes de fabricao e montagem de bens, mas tambm as atividades de armazenagem, movimentao, entretenimento, aluguel., quando esto voltadas para a rea de servios. A Tabela 1.3 apresenta exemplos de operaes produtivas e em quais sistemas produtivos elas ocorrem. Tabela 1.1

TIPOS DE OPERAES Produo de bens Movimentao e armazenagem Entretenimentos e comunicao Aluguel,permuta e emprstimos

SISTEMAS PRODUTIVOS Manufaturas,construo civil, estaleiros, mineraes, agropecurias Correio,hotelaria, transportadoras, aerolinhas, entrepostos Estao de TV e radio, clubes, estdio de cinema, telecomunicaes, jornais Bancos, operadora de leasing, seguradora, locadora de bens.

A funo na Figura 1.4 o centro dos sistemas produtivos, sendo responsvel por gerar bens e servios comercializados pela empresa Exemplos de entradas, converses, e sadas

INSUMOS Capital Trabalho Materiais

CONVERSO Cortar Alugar Transportar

SADAS Bens Servios

A essncia da funo de produo e adicionar valor aos bens e servios durante o processo de transformao. Todas as atividades produtivas que no adicionarem valor aos bens e servios devem ser consideradas como perdas e eliminadas. 2.2. Marketing

www.concursospiedade.com.br

responsvel em vender e promover bens e servios produzidos por uma empresa, tomando decises estratgicas de publicidade estimativas de prees para os mesmos. Est encarregado de contactar com os clientes e sentir o mercado, visando, por um lado (mdio e curto prazo , abastecer a Produo com informaes sobre a demanda pelos produtos atuais permitindo o planejamento e programao da produo, e por outro ( longo prazo), buscar informaes sobre o potencial do mercado, visando projeto de novos bens e servios a serem desenvolvidos. 2.3 Administrao da Produtividade Nas empresas, comum encontrarmos programas de melhoria da produtividade em andamento. Avaliar a produtividade e compar-las com a de outras empresas, concorrentes ou no, tornou-se ao corriqueira entre os gerentes preocupados com o futuro com tambm de si mesmos. A qualquer momento , uma empresa envolvida em um programa de melhoria da produtividade est em um dos quatros estgios ou fases: medida, avaliao, planejamento e melhoria. Essas fases , como se v na Figura 1 , caracterizam o ciclo da produtividade.

Medida da protutividade Avaliao da produtividade Melhoria da produtividade Planejamento da produtividade

Tabela 1.2 Exemplos de entradas, converses e sadas INSUMOS Fabrica de eletrodomsticos Matria-prima Componentes Equipamentos Instalaes CONVERSES Conformao Montagem Inspeo Armazenagem SADAS Liquidificadores Batedeiras Torradeiras Multiprocessadores

www.concursospiedade.com.br

Mo-de obra

Expedio

Centrifugas Transporte de bens e valores Segurana de bens e valores

Transportadora de bens e valores Carros fortes Coleta de bens e valores Combustveis Mo-de obra Hospital Instalaes Equipamentos Mdicos, Ajudantes Medicamentos Laboratrios Transportes dos bens e valores Guarde de bens e valores Recepo Exame Terapia Medicao Cirurgia

Pacientes curados

Enfermeiros,

Nos modernos sistemas de produo, Marketing tem duas importantes funes a cumprir: estabilizar a demanda pelos bens e servios so0licitados pelos clientes, e envolver os clientes na otimizao do projeto e produo de bens e servios. A eficincia s ser alcanada com um sistema produtivo balanceado para atender a demanda, e principalmente ao se empregar um sistema puxado de produo, mas suscetvel a problemas quando a variabilidade da demanda for grande. Nesse sentido, o papel do marketing tem que estar voltado para a estabilizao da base consumidora , buscando clientes que queiram fazer acordos de logo prazo e garantir a estabilidade nas quantidades e datas de entrega dos bens e servios comercializados. Buscar clientes confiveis tem ntida vantagem de fortalecer os laos comerciais e direcionar os objetivos mtuos para o bem comum da cadeia produtiva onde cliente e fornecedores estejam envolvidos, fazendo com que a participao do cliente, desde os estgios iniciais do projeto, seja indispensveis para a eficiente produo dos bens e servios dentro de suais reais necessidades.

www.concursospiedade.com.br

www.concursospiedade.com.br

www.concursospiedade.com.br

10

Questo para discusso: Toda empresa deve ter um produto/servio final. Para as empresas relacionadas a seguir, caracterize os insumos (inputs) e os produtos/servios finais (outputs): Usina siderrgica Restaurante Clube de futebol Polcia (segurana pblica) Lanchonete Fast-food Empresa de txis

Evoluo Histrica Para que a produo possa acontecer necessrio que as pessoas sintam necessidades; Essas necessidades se materializam sob formas de alimentos, transporte, habitao, vestimenta, material de higiene, etc, que so os produtos; Para que sujam os produtos, so necessrios os fatores de produo.

Necessidades So definidas como um estado mental ou fsico de privaes

Desejos

www.concursospiedade.com.br

11

So a corporificao das necessidades humanas moldadas segundo a cultura e a

personalidade de cada indivduo. Assim como as necessidades, os desejos crescem com o desenvolvimento da sociedade. Fatores de Produo Terra (ou natureza ) Capital Trabalho Tecnologias

Fatores de Produo

Terra (ou natureza ): so os recursos naturais usados na produo, provenientes da natureza.

Capital: so bens materiais produzidos pelo o homem e que sero utilizados na produo

mas no se destinam imediata satisfao das necessidades. O capital pode tambm ser expresso como valor monetrio, pois, alm de facilitar, remunera o trabalho.

Trabalho: o esforo do homem to necessrio em qualquer tarefa. Os materiais

retirados da natureza o so pela fora do trabalho, tanto atravs de atividades fsicas como empresariais O trabalho humano responsvel pela transformao dos produtos.

Tecnologias: corpo de conhecimentos que a empresa conta para produzir bens e/ou

servios.

www.concursospiedade.com.br

12

Fluxo de Materiais, Informao e Servios

Depsitos de acabados

Previso de vendas

PCP
Produo de componentes

Montagem

Clientes

Estoque de componente s

Estoque de componentes

Abastecimento Fornecedore s

Capacidade

2.3.1 MEDIDA DA PRODUTIVIDADE DA ORGANIZAO A forma de medir ou avaliar a produtividade numa empresa tem sido objeto de estudos entre muitos pesquisadores, no havendo, entretanto, consenso entre eles. Assim, vrias forma de avaliao da produtividade tm sido utilizadas , cada com suas vantagens e desvantagens e seus respectivos defensores

Produtividade total ( PT ) : a relao entre a medida output gerado em dois instantes i e j, apreos do instante inicial, e a medida do input consumido entre os dois instantes i e j, a preos do instante inicial.

( PT ) ij = Oij / Iij A produtividade , pois, uma avaliao efetuada entre dois instantes no tempo; assim, faz sentido dizermos a produtividade no dia,ms, no ano. Conseqentemente , a variao da produtividade avaliada entre dois perodos, consecutivos ou no

EXERCCIO 1 No ms de janeiro, a empresa LEON BEZERRA LTDA produziu 1.250 unidades do produto BETA, com a utilizao de 800 homens.hora. Em fevereiro, devido ao menor nmeros de dias teis, produziu 1.110 unidades, com a utilizao de 700 homens.hora. Determinar a produtividade total nos meses de janeiro e fevereiro, consecutivos ou no.

www.concursospiedade.com.br

13

Soluo PTjan. = Ojan. / Ijan. Output de janeiro Ojan. = ........... undades Input de janeiro - Ijan. = ....................homens.hora PTjan. = ......../......... = 1.56 unidades/homens.hora Para fevereiro , tem-se: PTfev. = ........../ ...........= 1,57 unidade/homem.hora A variao da produtividade foi: PT = 1,57 / 1,56 = Ou seja, aumentou 0,6%. EXERCCIO 2 1. Uma empresa produz apenas um produto vendido a R$ 20,00. O custo varivel por unidade R$9,00 e os custos fixos totais R$95.000/ano. A capacidade mxima R$45.000 unidades/ano, mas a empresa atualmente opera 90% de sua capacidade. a ) quanto necessrio produzir para cobrir os custos? b ) calcule tambm o valor monetrio. Dados: Capacidade de Produo Atual = Custo Varivel Total = Custo Fixo = Receita Total = Formulas : PONTO DE EQUILIBRIO ( VALOR ) = Custos Fixos / ( 1- Custos Variveis / Receita Total ) PONTO DE EQUILBRIO (UND) = Custos Fixos / Preo de Venda Unitrio Custo Varivel Unitrio

EXERCCIO PROPOSTO SOBRE PRODUTIVIDADE A industria de papelo ondulado produziu, em 1997. 2 milhes de toneladas com o emprego de 15. 466 funcionrios. Em 2002, sua produo foi de 2,6milhes de toneladas, com a participao de 13.354 trabalhadores. Determinar as produtividades de 1977 e 2002 e suas variaes

www.concursospiedade.com.br

14

Soluo Em 1997: Output = 2.000.000t/ano Input = 15.466 empregados PT1997 = 2.000/15.466 = ...... PT2002 = ......../.........= ................ O aumento de produtividade foi: PT = ........../.............=
...............................

...t/empregados.ano t/empregado.ano

( aumento de 50,5.% )

EXERCCIO 2 - A RESOLVER/ ALUNO A Companhia Leonildo Bezerra Ltda utiliza gua in natura em seu processo industrial, e o consumo histrico tem sido de 0,8765 litro pro 1.000 unidades produzidas. Uma melhoria no processo industrial reduziu para 0,84,32 litro por 1.000 unidades. Determinar a produtividade antes e depois da alterao e sua variao. Soluo: PTanual = ...............unidades/...........l = PT aps melhoria = ................unidades/l

.................unidades/ ............l = ................unidades/l

A variao na produtividade foi: PT =........... / .......... = ........................ ( aumento de 3, 9 % )

2.3 Finanas Tradicionalmente, a funo de Finanas est encarregada de administrar os recursos financeiros da empresa e aloc-los onde forem necessrios. Com relao ao seu envolvimento com o sistema de produo e o planejamento e controle do mesmo, Finanas deve providenciar oramentao e o acompanhamento de receitas e despesas, a proviso de fundos a atender a esse oramento, e anlise econmicas dos investimentos produtivos Periodicamente , Finanas deve, em conjunto com a Produo e Marketing, preparar um oramento de longo prazo prevendo as receitas que ocorrero Para o patamar de produo projetado dentro do planejamento estratgico da produo. Este oramento deve considerar a necessidade de recursos financeiros para operar a capacidade produtiva projetada, bem como a proviso desses recursos financeiros pro meio de fontes de investimentos 2.3 Outras funes de suporte Engenharia: assume todas as funes tcnicas de projeto dos produtos e dos processos de fabricao, montagem dos bens e servios. Dependendo di tamanho da empresa, a Engenharia pode subdividir-se em Engenharia de Produtos, envolvendo o projeto do produto com desenhos, parmetros dimensionais, definio de materiais, etc. , e Engenharia do processo ou Industrial, envolvendo definio do roteiro de fabricao e

www.concursospiedade.com.br

15

montagem dos produtos projetados, com a especificao de como e onde as vrias partes dos componentes dos produtos sero fabricadas e montadas. Decidindo pela compra ou fabricao dos itens, e pelo ferramental necessrio. Atualmente ,a Engenharia deve desenvolver suas atividades segundo os princpios da engenharia simultnea, promovendo a participao de todos os responsveis ( fornecedors, produtores e clientes), pelo sucesso mercadolgico de um produto, no sentido de prever e atender a suas necessidades ainda na etapa do projeto. O PCP usa as informaes da Engenharia para identificar o que e como produzir os produtos solicitados clientes Compras/Suprimentos: tm por responsabilidade suprir os sistema produtivo com as matrias-primas , componentes,materiais indiretos, e equipamentos necessrios a produo de bens e servios.. Historicamente,as relaes de Compras com os fornecedores tm sido na lei do mais forte.. As exigncias de qualidade, quantidade, preo e prazo tem sido ditadas pelo elo mais forte da cadeia cliente fornecedor. Atualmente a funo de compras buscar fornecedores que queiram relacionar-se em uma base slida de planejamento, sendo mantido como fornecedores enquanto provarem ser confiveis. O PCP relaciona-se com Compras passando-lhe informaes sobre planejamento das quantidades de materiais e prazos necessrios para o atendimento de um programa de produo, solicitando-lhes a reposio dos materiais, e acompanhando os fornecedores no atendimentos desses programas. Manuteno: encarrega-se em manter os equipamentos e instalaes do sistema de produo em perfeitos estado de uso. Pode ser responsveis tambm pela produo do ferramental,pela produo de pequenas mquinas, e pelas condies ambientais de salubridade de segurana . Atualmente , dentro dos princpios da qualidade total, muitas das atividades de manuteno preventiva foram transferidas para os operadores, que diariamente devem fazer a lubrificao e pequenos reparos nos equipamentos que no exijam grande conhecimentos tcnicos Recursos Humanos: tm a responsabilidade de recrutar e treinar os funcionrios,estabelecer relaes trabalhistas, a negociao de contrato, a poltica salarial e fazer com que os mesmos se sintam prestigiados e envolvidos com a eficincia do sistema produtivo. O PCP relaciona-se com Recursos Humanos a logo prazo, definindo o patamar de produo necessrio para atender a previso de demanda, base para um poltica de recrutamento e treinamento. E curto prazo programando os recursos produtivos onde os funcionrios sero alocados 2.3 Planejamento e Controle da Produo - PCP Em um sistema produtivo, serem definidas suas metas estratgias, necessrio formular planos para atingilas, administrar recursos humanos e fsicos com base nesses planos,direcionar a ao dos recursos humanos sobre os fsicos e acompanhar esta ao, permitindo a correo de provveis desvios. Normalmente as atividades do PCP so desenvolvidas pelo departamento de apoio a Produo, dentro da gerencia industrial, que leva seu nome. Como departamento de apoio, o PCP responsvel pela coordenao e aplicao dos recursos produtivos de forma a atender da melhor forma possvel aos planos estabelecidos em nveos estratgico, ttico e operacional. Para atingir seus objetivos, o PCP administra informaes vindas de diversas reas do sistema produtivo. Da Engenharia de Produto so necessrias informaes contidas nas listas de materiais e desenhos tcnicos , da Engenharia de Processos os roteiros de fabricao e PS lead times , no Marketing busca-se planos de vendas e pedidos firmes, a Manuteno fornece os planos de manuteno, Compra/ Suprimentos informa as entradas e sadas dos materiais em estoques , dos Recursos Humanos so necessrios os programas de treinamentos, Finanas fornece o plano de investimento e o fluxo de caixa As atividades do PCP so exercidas nos trs nveis hierrquicos de planejamento e controle das atividade produtivas de um sistema de produo. No nvel estratgicos , onde so definidas as polticas estratgicas de longo prazo da empresa. , o PCP participa da formulao do Planejamento Estratgico da Produo, gerando um Plano de Produo. No nvel ttico, onde so estabelecidos os planos de mdio prazo para a produo, o PCP desenvolve o Planejamento-mestre de produo, obtendo o Plano-mestre de produo (PMP). No nvel operacional, onde so preparados ao programas de curso prazo de produo e realizado o acompanhamento

www.concursospiedade.com.br

16

dos mesmos, o PCP prepara a Programao da Produo administrando estoques, seqenciando, emitindo a liberando Ordens de Compras, Fabricao e Montagem, bem como executa o Acompanhamento e Controle da Produo 3. PLANEJAMENTO ESTRATGICO DA PRODUO O planejamento estratgico da produo visa maximizar os resultados das operaes e minimizar os riscos nas tomadas de deciso das empresas. O impacto de suas decises so de longo prazo e afetam a natureza e as caractersticas das empresas no sentido garantir o atendimento de sua Misso. Para efetuar um planejamento estratgico , a empresa deve entender os limites de suas foras e habilidades no relacionamento com o meio ambiente , de maneira q criar vantagem competitiva em relao a concorrncia, aproveitando-se de todas as situaes que lhe trouxerem ganhos. Planejar estrategicamente consiste em gerar condies para que as empresas possam decidir rapidamente perante oportunidades e ameaas concorrencial onde atuam, garantindo sua perpetuao no tempo. Viso geral do planejamento estratgico

Misso

Estratgia Coorporativa

Estratgia Competitiva
Estratgia Funcional Marketing Produo Plano Marketing P. Produo Tticas

Finanas Plano Financeiro

Op. Financeiras

Op. Marketing

Op. Produo

4. PLANO DE PRODUO O plano de produo trabalha com informaes agregadas de vendas, produo, normalmente com agrupamentos de produtos em famlias afins.Os produtos so medidos em valores financeiros, pois normalmente no existem uma homogeneidade entre as unidades de medidas de diferentes famlias. Os perodos de planejamento so de meses ou trimestres, abrangendo um, ou mais anos. Em nvel ttico, o plano de produo servir de base para desenvolver o planejamento mestre, em que as informaes so desmembradas ( ver figura abaixo) Estratgias Funcionais Plano financeiro + plano de marketing + Plano de produo

www.concursospiedade.com.br

17

= PLANO-MESTRE DA PRODUO 4.1 Entradas para o plano de produo Ao se projetar um plano de produo, busca-se atender as necessidades dos clientes com um sistema de produo eficiente, que satisfaam os critrios estratgicos de produo. Informaes necessrias a um plano de produo Informaes Recursos Previso de demanda Polticas Alternativas Dados de Custos Descrio Equipamentos, instalaes, fora de trabalho, taxa de produo Demanda prevista para famlias de itens Subcontrataes, turno extras, postergao de produo, estoques ,etc. Produo normal, armazenagem, subcontrataes, turno extra, etc

Os planos de produo so desenvolvidos em planilhas que ajudam a calcular e resumir as alternativas pesquisadas e, com as capacidades computacionais atualmente disponveis, pode-se empregar formas grficas de apresentao de resultados para permitir a visualizao de tomadas de deciso 4.2 Elaborao de Plano de Produo EXEMPLO DE PLANO DE PRODUO Desenvolver um plano de produo de uma famlia de produtos para os prximos dois anos com perodos trimestrais. O dados de estoques , previso de demanda e custos so apresentados na tabela abaixo Dados do exemplo 1 1 2 3 4 5 6 7 8 trim. trim. trim. trim trim. trim. trim. trim. Total

Perodo

Demanda 200 200 200 300 400 300 200 200 2.000 Estoque inicial = 50 Custos: Produtivos: Turno normal = R$ 4,00 por unidade Turno Extra = R$ 6,00 por unidade Subcontratao = R$ 10,00 por unidade De estocagem: R$ 2,00 por unidade por trimestre sobre o estoque mdio De atraso na entrega: R$ 20 por unidade

www.concursospiedade.com.br

18

Alternativa 1 do exemplo 1 Perodo Demanda 1 2 3 4 5 6 7 8 trim. trim. trim. trim trim. trim. trim. trim. 200 200 200 300 250 250 400 250 300 250 200 250 200 250 Total 2.000 2.000 .

Produo: Normal 250 250 Turno extra Subcontratao Produo Demanda Estoques: Inicial Final Mdio Atrasos 50 50

50 150 200 175 0

(50) (150) 200 150 150 0 175 75 0 0

(50) 0 0 0 50

50 0 0 0 0

50 0 50 25 0

50 100 100 150 75 125 0 0

650 50

Custos $ Produo: Normal 1.000 1.000 1.000 1.000 1.000 1.000 1.000 1.000 Turno Extra Subcontratao Estoques 150 250 350 350 150 0 0 50 Atrasos 0 0 0 0 0 1.000 0 0 Total 1.150 1.250 1.350 1.350 1.150 2.000 1.000 1.050

8.000 1.300 1.000 10.300

Alternativa 2 do exemplo 1 CONSTRUO PELO ALUNO 1 2 3 4 5 6 7 8 trim. trim. trim. trim trim. trim. trim. trim. 200 200 200 300 230 20 230 40 400 230 40 300 230 40 200 230 200 230 Total ........... . ............. .............

Perodo Demanda

Produo: Normal 230 230 Turno extra Subcontratao Produo Demanda Estoques: Inicial Final Mdio Atrasos Custos Produo: Normal Turno Extra ...... ....... 50 ....... ......... .........

.......

....... .......

........

........ ...........

........... ........... ............ .............

80 110 160 130 0 0 0 ....... ....... ....... ........ ....... ...... ......... ....... ......... ........ ......... ........ ........ ......... ....... ......... ........ ........ ......... ........ ........

920 0

920 0

920 920 120 240

920 240

920 240

920 0

920 0

............. ...........

www.concursospiedade.com.br

19

Subcontratao Estoques 130 190 270 Atrasos ...... ...... ....... Total ........ ....... ........

290 130 ...... ...... ....... .......

0 0 ....... ...... ........ ........

30 ....... ........

............ ........... . ...........

4.3 Anlise da capacidade de produo Um bom planejamento estratgico de produo deve preocupar-se em balancear os recursos produtivos de forma atender com carga adequada para os recursos da empresa. Se os recursos disponveis e previstos no forem suficientes , mais recursos devero ser planejados, ou o plano reduzido. Por outro lado ser os recursos forem excessivos e gerarem ociosidade , a demanda planejada poder ser aumentada . ou os recursos excessivos podero ser dispensados e transformados em capital. De qualquer forma importante analisar a necessidade futura de capacidade e confront-la co a capacidade atual e a expanso pretendida EXEMPLO 2 - Admitindo uma unidade de negcios ou uma fbrica, trabalhe com quatro famlias de produtos e possua uma linha de montagem e cinco clulas de fabricao em sua estrutura produtiva. Os dados padres de consumo, em horas por unidade , para cada famlia em cada grupos de recursos, so apresentadas na tabela 1 abaixo TABELA 1. Padres de consumo do exemplo 2 Montagem 0.3 0,4 0,5 0,5 Clula 1 0,5 0,5 0,3 0,4 Clula 2 0,4 0 0,2 0,5 Clula 3 0 0,5 0,6 0 Clula 4 0,2 0,6 0,4 0 Clula 5 0,5 0,3 0,5 0,4

Famlia 1 Famlia 2 Famlia 3 Famlia 4

TABELA 2 Plano de produo do exemplo 2 1 trim. Famlia 1 Famlia 2 Famlia 3 Famlia 4 Total 230 450 400 200 .......... 2 trim 230 450 400 200 .......... 3 trim 250 450 400 200 .......... 4 Trim. 270 450 420 200 ......... 5 trim. 270 450 420 200 .......... 6 trim 270 450 400 200 ....... 7 trim. 230 450 400 200 ......... 8 trim 230 450 400 200 ........ Total ........... ........... .......... .......... ..........

Com o cruzamento dos dados da TABELA 1 e TABELA 2 podemos obter o consumo em horas de cada famlia para cada trimestre, e totalizar as cargas de trabalho por grupo de recursos. A TABELA 3 apresenta estes clculos. Para o primeiro trimestre os valores forma obtidos da seguinte forma:

TABELA 3 Total das cargas de trabalho em horas do EXEMPLO 2 acima

Montagem = (0,3 x 230) + (0,4 x 450) + (0,5 x 400) + (0,5 x 200) Clula 1 = ( 0,5 x 230) + ( 0,5 x 450 ) + Clula 2 = ( 0,4x 230 ) + ( 0 x 450) + (0,2 x 400) + Clula 3 = ( 0,5 x 450 ) + Clula 4 = ( 0,2 x 230) + ( 0,6 x 450) + = Clula 5 = ( 0,5 x 230 ) + ( 0,3 x 450 ) +

= 549 = 540 = 272 = 465 hs hs =

hs hs hs hs

www.concursospiedade.com.br

20

1 trim. Montagem Clula 1 Clula 2 Clula 3 Clula 4 Clula 5 Total 549 540 272 465

2 trim

3 trim

4 trim

5 trim

6 trim

7 trim

8 trim

Total

5. PREVISO DE DEMANDA As empresas de uma ou de outra maneira, direcionam suas atividades para o rumo em que acreditam que seu negcio andar. O rumo normalmente traado com base em previses, sendo a previso da demanda a principal delas. A previso da demanda a base par o planejamento estratgico da produo,vendas e finanas de qualquer empresa. Partindo deste ponto,as empresas podem desenvolver os planos de capacidade de fluxo de caixa, de vendas, de produo e estoques, de mode- obra , de compras etc. A previses tem uma funo muito importante nos processos de planejamento dos sistemas de produo, pois permitem que os administradores destes sistemas antevejam o futuro e planejem adequadamente suas aes 5.1 Exercicio resolvido de previso de demanda A demanda trimestral de determinado produto apresenta sazonalidade e tendncia. Para o 10 trimestre o ndice de sazonalidade de 1,3 , para o 20 de 1,0 , para o 30 de 0,8 , e para o 40 de 0,9. Nos ltimos dois anos a demanda deste produto apresentou os seguintes dados: Trimestre 1 2 3 4 1 2 3 4 Demanda 65 58 50 60 85 75 62 74 a) Retirar a sazonalidade dos dados e gerar uma equao linear para previso da tendncia da demanda; I1 = 1,3 I2 = 1,0 I3 = 0,8 I4 = 0,9

Retira-se a sazonalidade dos dados dividindo-os pelos respectivos ndices de sazonalidade. Assim, tem-se a seguinte tabela: Trimestre Demanda Trimestre (X) 1 2 3 4 5 6 7 8 1 50 2 58 3 62,5 X 1 3 6 10 15 21 28 36 4 66,7 1 65,4 X2 1 5 14 30 55 91 140 204 2 75 3 77,5 4 82,2 XY 50,0 116,0 187,5 266,8 327,0 450,0 542,5 657,6 2597,4

Demanda (Y) 50,0 58,0 62,5 66,7 65,4 75,0 77,5 82,2 537,3

www.concursospiedade.com.br

21

b=

n( XY ) ( X )( Y ) n ( X ) ( X )
2 2

8.2597,4 36.537,3 = 4,28 8.204 ( 36) 2

a=

Y b( X ) = 537,3 4,28.36 = 47,90


n 8
b) Prever a demanda para os trimestres do prximo ano.

Y = 47,90 + 4,28X

D1 trim. = (47,90 + 4,28.9).1,3 = 112,3 D2 trim. = (47,90 + 4,28.10).1,0 = 90,7 D3 trim. = (47,90 + 4,28.11).0,8 = 75,9 D4 trim. = (47,90 + 4,28.12).0,9 = 89,3

Objetivo do

modelo

Coleta e analise de dados

Seleo de tcnicas de previso Obteno das previses

Monitoramento do modelo

5.2 Tcnicas de Peviso Existe uma srie de tcnicas disponveis com diferenas substanciais entre elas, contudo ,antes de apresentarmos as principais, cabe descrever as caractersticas gerais que normalmente esto,presente em todas as tcnicas, que so: Supe~se que as causas que influenciaram a demanda passada continuaro a agir no futuro As previses no so perfeitas, pois no somos capazes de prever todas as variaes aleatrias que ocorrero; a acuracidade das previses diminui com o aumento dos perodos de tempo auscultado.

www.concursospiedade.com.br

22

A previso para grupos de produtos mais precisa do que para os produtos individualmente, visto que no grupo os erros individuais de previso se anulam

PLANEJAMENTO E PRODUO - EXERCICIO A demanda por cimento est correlacionada com o nvel de atividade da construo civil em determinada regio. Dados dos ltimos sete anos mostram os seguintes desempenhos: Ano Demanda por cimento (m3) Taxa de construo (m2) 1 735 100 2 600 80 3 770 105 4 670 92 5 690 95 6 780 107 7 640 87

a) Verificar atravs do clculo do coeficiente de correlao se esta relao forte; Taxa de construo (X) 100 80 105 92 95 107 87 X = 666 Demanda (Y) 735 600 770 670 690 780 640 Y = 4885 XY 73500 48000 80850 61640 65550 83460 55680 XY = 468680 X2 10000 6400 11025 8464 9025 11449 7569 X2 = 63932 Y2 540225 360000 592900 448900 476100 608400 409600 Y2 = 3436125

r=

n( X 2 ) ( X ) 2 . n ( Y 2 ) ( Y ) 2 7.468680 666.4885 7.63932 ( 666) 2 . 7.3436125 ( 4885) 2


demanda esperada por cimento? = +0,997 A relao forte.

n( XY ) ( X ). ( Y )

r=

b) Caso a previso do nvel de atividade da construo civil para o prximo ano seja de 90 m2, qual a n( XY ) ( X )( Y ) n ( X 2 ) ( X ) 2 7.468680 666.4885 = 6,89 7.63932 (666) 2

b=

a=

Y b( X ) = 4885 6,89.666 = 42,32


n 7

Y = 42,32 + 6,89X Dem(Y) = 42,32 + 6,89.90 = 663,42

www.concursospiedade.com.br

23

5.2.1 Mtodo da Mdia Aritmtica ( MMA) A mdia mvel usa dados de um nmero predeterminado de perodos normalmente os mais recentes , para gerar sua previso. A cada novo perodo de previso se substitui o dado mais antigo pelo mais recente. A mdia mvel pode ser obtida a partir da seguinte equao: Exemplo 1 A empresa Bezerra Indstria S.A fabricadora de peas , teve neste ano o seguinte volume de vendas para seu produto Bomba Injetora WK: janeiro, 2500; fevereiro, 2.200; maro, 2.650, abril, 2.800; maio, 2.850; junho, 2.900; e julho,3.000. Calcule a previso de demanda para agosto.

Ppp ( MMA ) = ( C1 + C2 + C3 + .......................... + Cn ) : N


onde: Ppp (MMA) = Previso prximo perodo Mtodo da Mdia Aritmtica C1, C2, C3, Cn = Consumo nos perodos anteriores n = Nmeros de perodos Para clculo da previso de agosto, utilizaremos os dados de janeiro a julho que corresponde sete perodos> Ppp (MMA) = ( C1 + C2 + C3 +...........................+ Cn : n Resolver aluno:

Poderemos tambm utilizar, por exemplo somente os quatros ltimos perodos , e teramos a seguinte previso para agosto: Resolver aluno:

Pela previso com o modelo do MMA no exemplo 1, qual dos dois resultados voc utilizaria? Por qu? Para facilitar a tomada de deciso, tracemos o grfico da tendncia da demanda Construir o grfico

www.concursospiedade.com.br

24

5.2.3 Mtodo da Mdia Ponderada ( MMP ) A previso do prximo perodo obtida por meio da ponderao dada a cada perodo, sendo que o perodo mais prximo recebe peso maior, e vamos reduzindo os pesos para os perodos mais distantes. A soma das ponderaes deve ser sempre 100%. Os valores das ponderaes como regra geral devem ter um peso de 40 a 60 para ao perodo mais recente e para o ltimo perodo, 5% Esta alocao ser sempre funo da sensibilidade do administrador em relao s variveis e mudanas de mercado > Tal modelo tende a eliminar algumas fragilidades apresentadas nos modelo anterior. Utilizando o mesmo exemplo. Calcular a previso de demanda para agosto.

Ppp ( MMP ) ( C1 x P1)+ ( C2 x P2) + ( C3 x P3 ) + . + Cn x Cn )


onde: Ppp ( MMP ) = Previso prximo perodo Mtodo da Mdia Ponderada C1,C2, C3, Cn = Consumo nos perodos anteriores P1, P2, P3, Pn = Ponderao dada a cada perodos No exemplo 2, temos sete perodos e daremos ponderaes para cada ms, sendo a ponderao maior para o perodo mais recente: julho, 40%; Junho, 20%; maio, 15%; abril, 8%; maro, 7%, fevereiro, 5%; e janeiro, 5%.

Ppp (MMP ) =(C1 x P1) + (C2x P2) + ( C3 x P3) +(C4 x P4)+ ( C4 x P4) + ( C4 x P5 ) + ( C5 x P5 ) + ( C6 x P6 ) + ( C7 x P7 ) Pagosto ( MMP ) = ( 3.000 x 0,4 ) + ( 2.900 x 0,2 ) + .................................= Podemos, tambm para este caso, utilizar por exemplo, somente os quatros ponderaes seguir e teramos a previso para agosto: Ponderaes julho, 50%; junho, 30%; maio, 15% e abril, 5%. Ppp ( MMP ) = ( C1 x P1 ) + ( C2 x P2 ) + ( C3 x P3 ) + (C4 x P4 ) = Pagosto (MMP) = ltimos perodos com as

Qual dos dois resultados voc utilizaria? E por que?. Traar o grfico de tendncia da demanda do produto. CONSTRUIR O GRFICO.

5.2.4 Mtodo da Mdia Exponencial Mvel

www.concursospiedade.com.br

25

Na medida exponencial mvel o peso de cada observao decresce geometricamente, ou de forma exponencial. Em sua forma de apresentao mais simples, previso anterior, acrescida ponderao. A equao a seguir apresenta esta situao : Mt = Mt-1 + a ( Dt-1 Mt-1 ) onde : MT = previso para o perodo t; MT-1 = previso para o perodo t-1; a = coeficiente de ponderao; DT-1 = demanda do perodo t-1; EXEMPLO 1 Admitindo que as demandas nos ltimos 10 perodos tiveram o seguinte comportamento: Periodo Demanda 1 90 2 95 3 98 4 90 5 92 6 95 7 90 8 100 9 92 10 95 cada nova previso obtida com base na do erro cometido na previso anterior, corrigido por um coeficiente de

Empregar a mdia exponencial mvel para prever a demanda do perodo 11, utilizando a = 0,10 Dados do exemplo 1. Admitindo que a demanda do produto CIMENTO POTY DE 5 Kg, nos ltimos 10 meses teve o seguinte comportamento: Periodo Demanda 1 90 2 95 3 98 4 90 5 92 6 95 7 90 8 100 9 92 10 95

a) Prever a demanda para o 11 empregando o coeficiente de ponderao = 0,10


PERODO 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 DEMANDA 90 95 PREVISO 90,00 ERRO 5,00

CONSTRUIR O GRFICO COM AS CURVAS , REAL e COM a = 0,10

www.concursospiedade.com.br

26

5.2.5

Tcnica para a previso de tendncia - Equao linear para a tendncia.

Uma equao linear possui o seguinte formato Y=a+bX Onde: Y = previso da demanda para o perodo X: a = ordenada origem b = coeficiente angular; X = perodo ( partindo de X = 0 ) para previso

b=

n( XY ) ( X )( Y ) n ( X 2 ) ( X ) 2

a=

Y b( X )
n

EXEMPLO 1: Para ilustrar a previso da demanda empregando a equao linear , vamos admitir que determinado produto apresentou nas ltimas oito semanas os valores descritos na tabela abaixo, em que tambm esto calculados os valores necessrios para obter parmetros a e b da equao linear. TABELA 1 Dados do exemplo Semana ( X ) Demanda ( y ) X X2 XY

5.2.6 Previso baseada em correlaes

As previses baseada em correlaes, ao contrrio das previses anteriormente vistas, que relacionam a demanda de um produto com a demanda passada deste produto, buscam prever a demanda de determinado produto com base na previso de outra varivel que esteja relacionada com o produto. Por exemplo a demanda de sabo em p, pode estar relacionada coma venda de maquina de lavar roupas .

www.concursospiedade.com.br

27

Y = a + bx EXEMPLO: Uma cadeia de fast food verificou que as vendas mensais de refeies em suas casas esto relacionadas ao nmero de alunos matriculados em escolas situadas num raio de 2 km em torno da casa. Os dados referentes s vendas mensais e ao numero de alunos matriculados num raio de 2 km das 13 casas esto apresentados na tabela 1 abaixo. A empresa pretende instalar uma nova casa numa regio onde o numero de alunos de 13.750. Qual previso da demanda para essa nova casa?

Nmeros Vendas por Casa y ( mil ) Alunos x (mil )

de XY Y2 X2

Y = X XY = Y2 Substituindo os valores nas equaes correspondentes teremos:

X2 =

b=

n( XY ) ( X )( Y ) n( X 2 ) ( X ) 2

a=

Y b( X )
n
PLANEJAMENTO DA CAPACIDADE PRODUTIVA

5.2.7

Capacidade a quantidade de produtos ou servios que podem ser produzidos numa unidade produtiva, num dado intervalo de tempo. Ex: Quantas peas uma empresa pode montar por dia se a produo conta com 5 homens que trabalham 8 horas por dia cada um e cada pea demora 3 minutos para ser montada?

Capacidade = 5 x 8 x (60/3) = 800 peas / dia Grau de utilizao da capacidade: a porcentagem de utilizao da capacidade mxima.

www.concursospiedade.com.br

28

Ex.: No caso anterior, se a empresa estiver produzindo 500 peas / dia, qual a capacidade utilizada?

Capacidade Utilizada = 500 / 800 = 62,5% A capacidade utilizada por ser igual, menor ou maior que a capacidade total. Quando a capacidade utilizada for maior que a total, dizemos que a capacidade total foi violada.

Formas de aumento da capacidade de produo: Construindo novas instalaes Diminuindo a variedade de produtos produzidos, aumenta-se a produtividade. Aumentando o nvel de automao da produo. Melhorando as habilidades tcnicas dos recursos humanos. Diminuindo a diferena de capacidade entre as mquinas, ou seja, reduzindo os gargalos. Fatores externos que limitam a capacidade.

.Importncia das decises sobre capacidade: A determinao da capacidade limita o potencial de atendimento ao mercado. Trabalhar acima ou abaixo da capacidade sempre incorrer custos adicionais. Os altos custos envolvidos na definio da capacidade produtiva

03. Medidas de capacidade: Medidas atravs da produo: As unidades de medida devem ser comuns ao tipo de produto produzido. Ex.: Litros por ms. Medidas atravs dos insumos: Aplicada mais a empresa de servios que tem dificuldade de medir a capacidade pelos produtos. Utiliza-se como medida os recursos utilizados. Ex.: Leitos/ms

Usando medidas de produo Siderurgia Ton/ms Litros/ms Refinaria de petrleo Companhia de papel

Resmas/ms

www.concursospiedade.com.br

29

Fazenda

Ton/ms

04.Expanso da capacidade: A capacidade de uma unidade fabril se d na medida em que existe um aumento da demanda. O aumento da capacidade , na maioria das vezes, escalar e no contnua. Consiste em verificar como se comportam os custos e a receita (conseqentemente os lucros) sob diferentes alternativas de volume de produo. Elementos: Custos fixos: So aqueles que permanecem constantes para qualquer volume de produo, ou seja, seu volume no est relacionado ao que se produz nem a sua quantidade. Custos variveis: So aqueles que variam seus valores na medida em que se varia o volume produzido. 05.Avaliao econmica de alternativas de capacidade-ponto de equilbrio:

Modelo matemtico do ponto de equilbrio: CT = custo total associado a produo de q unidades. CF = custo fixo total (independente de q. CVU = custo varivel direto unitrio, ou seja, custo de 1 unidade. RT = Receita Total, supondo um preo de venda (PV).

CT = CF + CVU

RT = CT

RT = Q PV CF PV CVU

CF + CVU Q = Q PV

Q=

Ex.:Uma planta industrial apresenta custos fixos de R$ 100 milhes mensais e custos diretos mdios de produo da ordem de R$ 15.000,00 por unidade produzida. O custo mdio referese a uma linha de produtos semelhantes, cuja composio dever permanecer aproximadamente constante. O preo mdio de venda de R$ 19.000,00 a unidade. Determine o ponto de equilbrio da planta e a produo necessria para proporcionar um lucro mensal de R$ 16 milhes.

Q=

CF PV CVU

Q=

100.000.000 19.000 15.000

Q = 25.000unid

www.concursospiedade.com.br

30

Q=

L + CF PV CVU

Q=

16.000.000 + 100.000.000 19.000 15.000

Q = 29.000unid

06.Planejamento de equipamento e de mo-de-obra: Necessidade de equipamentos produtos manufaturados: Para fazer uma estimativa de equipamentos necessrios, preciso fazer uma anlise dos itens a serem produzidos e as operaes. O nmero de mquinas necessrias para cumprir uma certa operao de um produto definido dada pela expresso:

t (min/operador) tempo da operao em minutos N (unidades) Nmero de operadores 60 (minutos por hora) Equivalente em minutos de 1 hora h (horas/mquina) Tempo disponvel da mquina em horas e (porcentagem) Eficincia da mquina Ex.:Uma pea deve passar por trs diferentes operaes O1, O2 e O3, a serem processadas em trs mquinas M1, M2 e M3. Considerando que as mquinas param, em mdia, 10% do tempo para reparos, que as mesmas ficam disponveis 8 horas por dia e que a empresa precisa produzir 5.000 peas por dia, determinar o nmero de mquinas necessrias de acordo com os tempos de operaes abaixo: Durao (min)

tN m= 60 h e

Operao O1 O2 O3

Mquina M1 M2 M3

t N 0,48 M2 = 2 60 h e M3 =
0,10 t

t1 N 60 h e 0,10 5.000 = 60 8 0,90 M1 = = 0,24 5.000 60 8 0,90

0,48 5.000 60 8 0,90

N 60 h e 0,24
3

N = Nmero de operaes = nmero de peas = 5.000 e = eficincia = 0,90 (j que 10% do tempo de paradas)

Planejamento de pessoal em postos de atendimento:

www.concursospiedade.com.br

31

Considerando k atividades, podendo ser realizada por qualquer atendente, podemos determinar o nmero de pessoas com a seguinte expresso:

Ni Demanda diria para a atividade i, ou seja, a quantidade de vezes que a atividade cumprida. ti Durao mdia da atividade i (em minutos). e Eficincia mdia do pessoal, ou seja, a frao de tempo til dedicada s atividades (em %). T Durao do dia de trabalho (em horas).

Ex.:Um posto de atendimento mdico apresenta trs diferentes atividades ligadas ao prexame de mulheres em estado de gravidez: O preenchimento da ficha (atividade A1), que demora, em mdia 8 minutos, uma entrevista (atividade A2), que toma cerca de 10 minutos e, por ltimo, a pesagem e medida de presso arterial que, juntas (como atividade A3), consomem aproximadamente 5 minutos. O posto atende a cerca de 100 mulheres por dia de 6 horas de trabalho. Supondo 20% do tempo dos atendentes para descanso, determinar o nmero de atendentes, supondo que cada um deles pode desempenhar as trs atividades.

6. LOCALIZAO DE INSTALAES 01.Introduo: Localizar significa determinar o local onde ser a base de operaes, onde sero fabricados os produtos ou prestados os servios e/ou onde se far a administrao do empreendimento. As empresas podem optar por ficarem mais prximas dos: Clientes. Fornecedores. Mo-de-obra. Fatores que condicionam o estudo de localizao: Quando uma empresa quer instalar uma nova unidade. Quando a fonte de suprimento se esgota ou a matria-prima se torna muito cara. O crescimento da demanda que no pode ser satisfeito com o aumento da capacidade. Estratgias de mercado (incentivos fiscais, facilidades, etc). Por que o estudo de localizao importante? Envolve altos investimentos. Pode determinar a sobrevivncia de uma empresa no mercado.

02.Opes bsicas para empresas em operaes: Quando uma empresa j opera no mercado, existem 3 opes para se aumentar a capacidade de produo: Expandir a instalao existente. Adicionar uma nova unidade. Fechar uma unidade e instalar outra maior. 03.Fatores determinantes nas decises de localizao: Existe uma infinidade de fatores que condicionam a deciso de localizao de instalaes. Cada fator pode ter um peso diferente, dependendo de cada empresa. Alguns fatores: Localizao das matrias-primas: Caso as matrias-primas sejam perecveis ou o custo de transporte se tornar proibitivo a grandes distncias.

www.concursospiedade.com.br

32

Mo-de-obra: Ambundncia de profissionais capacitados e fora dos sindicatos.


gua e energia eltrica: Existncia desses insumos em Localizao dos mercados consumidores: Onde esto os clientes? Incentivos fiscais e concesses pblicas: Iseno de impostos, cesso de terrenos. 04.Avaliao de alternativas de localizao: Mtodo da ponderao qualitativa: Consiste em determinar uma srie de fatores julgados relevantes para a deciso, nos quais cada alternativa recebe um julgamento. Esse julgamento convertido numa nota, atravs de escala numrica arbitrria. Cada fator, segundo sua importncia atribudo um peso. A soma ponderada das notas ser a pontuao final de cada alternativa, sendo escolhida aquela que apresentar maior pontuao.

Ex 01.:Uma empresa est analisando a instalao de uma fbrica em duas localidades A e B. Espera-se que a empresa venda 100.000 unidades do produto por ano, a um preo mdio de R$ 80.000,00 cada. A tabela abaixo apresenta os custos fixos e variveis. Localidade A Localidade B 280.000.000 42.000

Custos fixos (em milhes) 320.000.000 Custo varivel unitrio 40.000

a) Qual a melhor localizao, considerando o lucro esperado para cada localidade? b) Haveria alguma diferena se a escolha da localidade fosse feita com base no menor ponto de equilbrio? a) Para ambas localidades, a receita total ser: RT = (100.000) x (80.000) = 8.000.000.000,00/ano Os custos variveis totais so: CVa = (100.000) x (40.000) = 4.000.000.000,00/ano CVb = (100.000) x (42.000) = 4.200.000.000,00/ano Fazendo a subtrao da receita com todos os custos: a) Usando o critrio do ponto de equilbrio:

Q=

CF PV CVU

320.000.000 80.000 40.000 280.000.000 Qb = 80.000 42.000 Qa =

Qa = 8.000unid Qb = 7.368unid

EXERCCIO PROPOSTO Uma empresa vai localizar sua fabrica na regio apresentada na figura abaixo. Com dos dados da tabela , eu que cidade deve ser localizada?

Figura ( apresentar a figura em sala de aula aos alunos) DESENHAR A FIGURA PARA OS ALUNOS ( mapa )

www.concursospiedade.com.br

33

MATRIZ DE ORIGEM-DESTINO DE/PARA QUANT- Z TOTAL A B C D E F A 0 100 300 230 150 350 B 100 0 200 150 50 250 C 300 200 0 350 250 50 D 230 150 350 0 100 400 E 150 50 250 100 0 350 F 350 250 50 20 300 0 $/t/km Tonelada X x Y x Z 8 10 12.300 5 15 79.000 5 30 120.000 8 20 111.150 6 15 84.500 5 10 145.200 DISTANCIA EM KM - X CUSTO CUSTO Y

SOLUO: A: 0 x 8 x 10 + 100 x 5 x 15 + 300 x 5 x 30 + 230 X 8 X 20 + .........+ 350 x 5 x 10 = 120.300 e assim sucessivamente para as demais cidade

8. ADMINISTRAO DOS ESTOQUES Administrao de estoques uma rea crucial a boa administrao de uma empresa voltada a produo ou venda de produtos. Uma vez que o desempenho desta rea tem reflexos imediatos nos resultados comerciais e finaceiros da empresa. (Francischini et al., 2002) Esta rea da adminstrao faz uso de procedimentos matemticos e estatsticos em seus conceitos, entre eles: Classificao dos itens estocados, em destaque a classificao ABC (Anlise de Pareto) (Francischini

et al., 2002, p. 97-102). Estimativas de demandas, classificadas em dependente e independente. Estimativas de parametros como Estoque Mximo, Estoque De Segurana (Francischini et al., 2002,

p. 152-157), Ponto De Encomenda (Francischini et al., 2002, p. 159).

8.1 Classificao ABC dos estoques A gesto de estoques fator de grande importncia para as empresas, e digo mais, uma boa gesto de estoque faz com que a empresa possa se tornar mais competitiva no mercado em que atua. Para entendermos melhor a importncia de um estoque bem administrado vamos dar um exemplo. Em nossas casas procuramos comprar os produtos e materiais necessrios para nossa utilizao, obedecendo um grau de prioridade, dificilmente compramos produtos caros em grande quantidade, ns os compramos conforme nossa necessidade. Se os produtos e materiais forem de valor menor e tiverem um consumo grande

www.concursospiedade.com.br

34

procuramos comprar uma quantidade maior para termos tranqilidade, sabendo que o mesmo dificilmente faltar. Muitas empresas ainda mantm vrios itens em estoque por medo de que os mesmos faltem na sua linha de produo ou no estoque do centro de distribuio, comprometendo assim a entrega do produto ao cliente. Para manter um controle melhor do estoque e reduzir seu custo, sem comprometer o nvel de atendimento, importante classificar os itens de acordo com a sua importncia relativa no estoque. Assim surge a importncia da classificao do estoque pela curva ABC, este mtodo antigo mas muito eficaz e baseia-se no raciocnio do diagrama de pareto desenvolvido pelo economista italiano Vilfredo Pareto. atravs da classificao da curva ABC que conseguimos determinar o grau de importncia dos itens, permitindo assim diferentes nveis de controle com base na importncia relativa do item. A representao grfica demonstrada na figura a seguir, trs o conceito utilizado pelo clculo da curva ABC.

Figura 1: Representao da curva ABC para classificao dos itens Geralmente os estoques possuem os valores da tabela abaixo, tanto para itens em estoque quanto valor. Lembro que os nmeros abaixo servem como parmetros para classificarmos a curva ABC.

Tabela 1: Representatividade em percentual da classificao ABC dos itens em estoque Caractersticas da classificao ABC dos itens Classe A: So os principais itens em estoque de alta prioridade, foco de ateno do gestor de materiais, pois so materiais com maior valor devido sua importncia econmica.Estima-se que 20% dos itens em estoque correspondem a 80% do valor em estoque. Classe B: Compreendem os itens que ainda so considerados economicamente preciosos, logo aps os itens de categoria A, e que recebem cuidados medianos. Estima-se que 30% dos itens em estoque correspondem a 15% do valor em estoque.

www.concursospiedade.com.br

35

Classe C: No deixam de ser importantes tambm, pois sua falta pode inviabilizar a continuidade do processo, no entanto o critrio estabelece que seu impacto econmico no dramtico, o que possibilita menos esforos. Estima-se que 50% dos itens em estoque correspondem a 5% do valor em estoque.

A partir desta classificao priorizamos aqueles de classe A nas polticas de estoques devido maior importncia econmica. Desta forma, os itens classe A recebero sistematicamente maior ateno do que itens classe C, em termos de anlises mais detalhadas, menores estoques, maiores giros, menores lotes de reposio, mais contagem, etc. Qual a constatao bsica da curva de Paretto para os estoques? Demonstrar isto montando uma classificao ABC para os itens da tabela 5.17 abaixo. Item P1 Demanda Anual 450 Custo Unitrio 20 Tabela - Dados do exerccio . P2 230 9 P3 55 150 P4 800 2 P5 3000 10 P6 800 10 P7 500 5 P8 210 100 P9 100 8 P10 700 2 P11 60 30

Ao ordenar-se os itens segundo sua demanda valorizada, nota-se que uma pequena quantidade de itens, chamada de classe A, representa uma grande parcela dos recursos investidos, por isso, deve-se dar uma ateno especial a estes, executando um controle mais rgido. Por outro lado, a grande maioria dos itens, chamada de classe C, tm pouca representatividade nestes recursos, no necessitando um controle acurado, pois o custo do controle no compensa o benefcio das economias obtidas. Ordem 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 Item P5 P8 P1 P3 P6 P7 P2 P11 P4 P10 P9 Demanda Valorizada 30000 21000 9000 8250 8000 2500 2070 1800 1600 1400 800 % Individual 34,7 24,3 10,4 9,5 9,2 2,9 2,4 2,1 1,8 1,6 0,9 Demanda Valorizada Acumulada 30000 51000 60000 68250 76250 78750 80820 82620 84220 85620 86420 % Acumulado 34,7 59,0 69,4 79,0 88,2 91,1 93,5 95,6 97,4 99,1 100 Classe A A B B B C C C C C C

www.concursospiedade.com.br

36

100 90 80 70 60 50 40 30 20 10 0 P 5

% do valor

A
P 8 P 1

B
P 3 P 6 P 7 Itens P 2 P 11

C
P 4 P 10 P 9

EXERCCIO CLASSIFICAO ABC DOS ESTOQUES 1 Passo: Calcular a demanda valorizada de cada item, multiplicando-se o valor da demanda pelo custo unitrio do item. 2 Passo: Colocam-se os itens em ordem decrescente de valor de demanda valorizada. 3 Passo: Calculam-se a demanda valorizada acumulada dos itens. 4 Passo: Calculam-se as porcentagens da demanda valorizada de cada item em relao a demanda valorizada total, podendo-se calcular tambm as porcentagens acumuladas. 5 Passo: Em funo dos critrios de deciso, estabelecer as classes A, B, C . Dados

Ordem Demanda Anual Custo Unitrio Demanda Valorizada Ordem 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

X1 9.000 10,00

X2 4.625 4,00

X3 1.075 80,00

X4 15.000 1,00

X5 59.500 5,00

X6 16.000 5,00

X7 10.000 2,00

X8 4.250 50,00

X9 13.500 1,00

X10 1.000 17,00

Item

Demanda Valorizada

% Individual

Demanda Valorizada Acumulada

% Acumulado

Classe

www.concursospiedade.com.br

37

CONSTRUIR O CURVA ABC COM OS ALUNOS

8.2 Avaliao dos Estoques


EXERCCIO DE FUNDAMENTAO MTODO FIFO O produto tinta Iquine de 1kg teve no ms passado o seguinte movimento: dia 3 entraram 205 peas a R$16, 00 cada (NF 01), dia 8 entraram 125 peas a R$17,00 cada (NF 02), dia 10 saram 155 peas ( OF 10 ), dia 15 entraram 151 peas a R$21,00 cada (NF 03), dia 20 saram do estoque 182 peas ( OF 11), dia 22 saram do estoque 101 peas (OF 12 ), dia 28 entraram 53 peas a R$30,00 cada (NF 04) e dia 30 saram do estoque 30 peas ( OF 13 ). Apresentar qual o valor atual do estoque do produto pelo mtodo Fifo (Primeiro a Entrar , primeiro a sair) Avaliao de estoque Mtodo FIFO first in, first out ( Peps ) Entradas Sadas Data Doct Quant. Valor Valor Quant. Valor Unitrio total Unitrio Saldos Valor total Quant. Valor total

Total final

EXERCCIO DE FUNDAMENTAO MTODO LIFO O produto tinta Iquine de 1kg teve no ms passado o seguinte movimento: dia 3 entraram 205 peas a R$16, 00 cada (NF 01), dia 8 entraram 125 peas a R$17,00 cada (NF 02), dia 10 saram 155 peas ( OF 10 ), dia 15 entraram 151 peas a R$21,00 cada (NF 03), dia 20 saram do estoque 182 peas ( OF 11), dia 22 saram do estoque 101 peas (OF 12 ), dia 28 entraram 53 peas a R$30,00 cada (NF 04) e dia 30 saram do estoque 30 peas ( OF 13 ). Apresentar qual o valor atual do estoque do produto pelo mtodo Lifo (Ultimo a Entrar , primeiro a sair)

www.concursospiedade.com.br

38

Avaliao de estoque Mtodo LIFO - UEPS Entradas Data Doct Quant. Valor Valor Unitrio total

Sadas Quant. Valor Unitrio Valor total

Saldos Quant. Valor total

Total final

AVALIAO DE ESTOQUE Mtodo do Custo Mdio Data ENTRADAS SADAS Doct Quant. Valor Valor Quant. Valor Unitrio Total Unitrio

Valor Total

SALDO Quant Mdia

Valor Total

Total Final

PREVISO DE ESTOQUES - Mtodo com Grau de Atendimento Definido (MGAD) Estudo Dirigido Leitura pginas: 33 a 35 da apostila

. A Empresa Fabricadora de Peas S.A., obteve neste ano o seguinte volume de vendas para seu produto "Bomba Injetora YZ": janeiro, 3.500; fevereiro, 4.200; maro, 3.650; abril, 5.800; maio, 3.850; junho, 5.900; e julho, 6.000. Calcule o estoque de segurana com o grau de atendimento de 95%.

1. Calcular o consumo mdio (Cmd) 2. Calcular o desvio-padro ()

www.concursospiedade.com.br

39

3. Calcular o estoque de segurana (ES)


1. Calcular o consumo mdio: Cmd = ( C) : n

2.3. Frmulaodo estoque de segurana: ES = x k Calcular desvio-padro () =


onde: Cmd = Consumo mdio mensal C = Consumo mensal n = Nmero de perodos = Desvio-padro k = Coeficiente de risco

(C - Cmd)2
i=1

n -1

ESTUDO DIRIGIDO Calcular o custo de armazenagem anual de um item de estoque, a engrenagem xyz e de todo o estoque de uma empresa que nos forneceu os seguintes dados:

Frmula para o custo de armazenagem para peas CA=(Q:2) x P x T x i Frmula para o custo de armazenagem geral CA = { [( VFE : 2 ) x P ] + Df } T x i

Onde: CA = Custo de armazenagem anual Q = Quantidade de peas em estoque P = Preo unitrio por pea T = Perodo de estocagem Df = Despesas de material auxiliar, de manuteno, de edificaes, de equipamentos, de mo-deobra etc. i = Taxa de juros, custo do dinheiro no perodo VFE = Valor financeiro dos Estoques

200 engrenagens xyz em estoque, que custa R$ 25,00 a unidade; R$ 1.250.000,00 de estoques com matria-prima, WIP e estoque acabado);

www.concursospiedade.com.br

40

R$ 85.000,00 mensais de gastos gerais da rea de materiais; R$ 15.000,00 mensais de gastos com pessoal (sem encargos); R$ 25.000,00 de despesas gerais de compras; 80% de encargos da folha salarial; 22% de custo do dinheiro ao ano.

1. Clculo do custo de armazenagem da engrenagem xyz CA = (Q : 2) x P x T x i CA = (200 : 2) x R$ 25,00 x 1 x 0,22 CA = 100 x R$ 25,00 x 0,22 CA = R$ 550,00 Portanto, o custo anual de armazenagem das engrenagens de R$ 550,00. 2. Clculo do custo de armazenagem de todo o estoque CA = [ ( VFE : 2) + Df ] T x i (VFE : 2) = R$ 1.250.000,00 : 2 = R$ 625.000,00 Df = R$ 85.000,00 + R$ 15.000,00 + (R$ 15.000,00 x 0,8) = R$ 112.000,00 CA = [R$ 625.000,00 + R$ 112.000,00 x 1 x 0,22] CA = R$ 737.000,00 x 0,22 CA = R$162.140,00. O custo anual de armazenagem de R$ 162.140,00. EXERCCIO. Calcular o custo de armazenagem anual de um item de estoque, a engrenagem xyz e de todo o estoque de uma empresa que nos forneceu os seguintes dados: Frmula para o custo de armazenagem para peas CA=(Q:2) x P x T x i Frmula para o custo de armazenagem geral CA = { [( VFE : 2 ) x P ] + Df } T x i Onde: CA = Custo de armazenagem anual Q = Quantidade de peas em estoque P = Preo unitrio por pea T = Perodo de estocagem Df = Despesas de material auxiliar, de manuteno, de edificaes, de equipamentos, de mo-deobra etc. i = Taxa de juros, custo do dinheiro no perodo VFE = Valor financeiro dos Estoques

www.concursospiedade.com.br

41

300 engrenagens xyz em estoque, que custa R$ 35,00 a unidade; R$ 1.300.000,00 de estoques com matria-prima, WIP e estoque acabado); R$ 95.000,00 mensais de gastos gerais da rea de materiais; R$ 25.000,00 mensais de gastos com pessoal (sem encargos); R$ 25.000,00 de despesas gerais de compras; 90% de encargos da folha salarial; 32% de custo do dinheiro ao ano.

ESTUDO DIRIGIDO Leitura e Interpretao 40 min Suponha que um fabricante de camisas para homens possa produzir uma camisa que vale US$ 15 cada uma, na sua confeco em Houston, Texas, a um custo de US$ 8/camisa (incluindo matrias-primas). Chicago o maior mercado, consumindo 100.000 camisas/ano. Custos de transporte e armazenagem de Houston para Chicago chegam a US$ 5 para cada 45 kg . Cada camisa embalada pesa 0,45 kg. Como alternativa, a companhia pode produzi-las em Formosa a um custo de $ 4/camisa (incluindo matrias-primas). As matriasprimas num total de 36.000 kg com peso de 80% das camisas podem ser transportadas de Houston para Formosa a um custo de US$2 por para cada 45 kg. Assim que forem fabricadas, elas devem ser embarcadas diretamente para Chicago, com custo de transporte e armazenagem de US$6 para cada 45 kg. Uma taxa de importao de US$ 0,50 por camisa deve ser considerada no planejamento. Do ponto de vista da logstica/ produo/custos, as camisas devem ser produzidas em Formosa? SOLUO: PRODUZIDAS EM HOUSTON US$ VENDAS 1.500.000 (-) CUSTOS 800.000 1C 0,45KG = LUCRO BRUTO 700.000 100.000 C ------------------- X (-) TRANSPORTE 5.000 X = 45.000 LUCRO 695.000 US$ 5 ----------------- 45 KG X ---------------- 45.000 KG X= 5.000 PRODUZIDAS EM FORMOSA US$ VENDAS 1.500.000 (-) CUSTOS 400.000 LUCRO BRUTO 1.100.000 (-) TRANSPORTE DE MATRIA-PRIMA 1.584 (-) TRANSPORTE FORMOSA P/ CHICAGO 6.000 (-) IMPOSTO DE IMPORTAO 50.000 LUCRO 1.042.416 MATRIA-PRIMA = 80% DE 45.000 = 36.000 KG US$ 2 ------------------ 45 KG X ------------------ 1 KG X = 2/ 45 = 0,044 1 KG ------------------ US$ 0,044 36.000 ---------------X X = 1.584 US$ 6 --------------------- 45 KG X --------------------- 1 KG X = 6/45 = 0,1333 I KG ---------------------- 0,1333 45000 --------------------- X X = US$ 6.000 CONCLUSO: A melhor alternativa a produo em Formosa, que proporciona maior lucro. EXERCCIO RESOLVIDO

www.concursospiedade.com.br

42

Uma empresa trabalha com dois tipos de mquinas, que fazem o mesmo produto, existem 2 mquinas de cada tipo, cada uma com produo nominal de 120 unidades/hora. Em 20 dias operando 10 horas por dia a empresa fabricou 84000 produtos. Se as mquinas A produziram efetivamente 40800 unida des, com qual a eficincia trabalhou cada mquina B ? Qual a produtividade, considerando 1 operrio em cada mquina? DADOS : 2 mquinas A e 2 mquinas B; capacidade de cada mquina : 120 und / h; jornada: 20 dias com 10 horas /dia; fabricou : 84000 produtos; mquinas A produziu : 40800 und; 1 operrio em cada mquina.

a) Calcular a produo nominal no perodo das 4 mquinas sendo 2 mquinas tipo A e 2 tipos B.
Produo nominal : a capacidade de produo da mquina definida pelo prprio fabricante. Produo nominal de cada mquina : 120 und / h Perodo de produo : 20 dias x 10 horas / dia = 200 horas Total da produo nominal no perodo por mquina: 120 und /h x 200 h = 24.000 und. Com qual eficincia trabalhou cada mquina B ? A empresa fabricou : 84.000 unidades As mquinas A : 40.800 unidades As mquinas B : 43.200 unidades EFICINCIA PRODUO REAL DA MQUINA DA MQUINA = -------------------------------------------------------------- X 100 PRODUO NOMINAL DA MQUINA EFICINCIA 43.200 UNIDADES DA MQUINA B = ----------------------------------- X 100 48.000 UNIDADES EFICINCIA DA MQUINA B = 0,90 X 100 = 90 % ) Qual foi a eficincia da mquina A ? As mquinas A produziram : 40800 unidades Produo nominal da mquina A : 2 x 24000 = 48000 unidades EFICINCIA DA 40800 unidades MQUINA A = --------------------------------------- x 100 48000 unidades

www.concursospiedade.com.br

43

EFICINCIA DA MQUINA A = 0,85 X 100 = 85 % d) Qual a eficincia da empresa ? A empresa fabricou : 84000 unidades Produo nominal das 4 mquinas : 96000 unidades EFICINCIA DA 84000 unidades EMPRESA = ----------------------------- x 100 = Qual a produtividade da empresa ? A empresa fabricou : 84000unidades 4 operrios Jornada de 20 dias e 10 horas por dia SADAS PRODUTIVIDADE = -------------------ENTRADAS 84000 unidades PRODUTIVIDADE= -----------------------------------------------------------------4 operrios x 20 dias x 10 horas / dia 84000 UNIDADES PRODUTIVIDADE= ----------------------------------------------800 HOMENS. HORAS PRODUTIVIDADE = 105 UNIDADES / HOMEM HORA

Grandes Projetos e Estratgias de Grandes Grupos Econmicos em Pernambuco

www.concursospiedade.com.br

44

Luiz Kehrle

Trabalho realizado para o IAUPE, Instituto de Apoio Fundao Universidade de Pernambuco, no mbito do contrato IAUPE / SEPLAN 003/05, para realizao de Estudos Especiais em Apoio ao Projeto A ECONOMIA DE PERNAMBUCO: UMA CONTRIBUIO PARA O FUTURO

1. APRESENTAO Este relatrio apresenta os resultados do trabalho Grandes Projetos e Estratgias dos Grandes Grupos Econmicos em Pernambuco integrante do Projeto Economia de Pernambuco: Uma Contribuio para o Futuro elaborado para a Secretaria de Planejamento do Governo de Pernambuco. A analise abrange trs grandes projetos:

www.concursospiedade.com.br

45

a refinaria de petrleo prevista para ser implantada atravs de consorcio entre a Petrleo Brasileiro S/A (Petrobras) e a Petrleo Venezuelano S/A (PDVSA); um plo txtil e de embalagens, com base em polister, do qual j se encontra em funcionamento uma fabrica de filmes para embalagens do grupo Terphane, uma de fibras de polister do grupo Mossi & Ghisolfi e em fase final de implantao uma fabrica de resina PET (poli-tereftalato de etileno) do mesmo grupo, alem de outros investimentos planejados; um estaleiro que dever ser construdo por um consrcio liderado pela Camargo Corra, com a participao da Andrade Gutierrez, Queiroz Galvo, Aker Promar e Sansung. A primeira parte do trabalho centra-se no porto de Suape, sob o pressuposto de que dele decorrem as principais vantagens competitivas de Pernambuco na atrao desses grandes investimentos. Inicialmente so esboados os elementos definidores do complexo porturio para em seguida analisar demandas infraestruturais geradas pelos novos investimentos bem como as respostas a essas demandas na rea de recursos hdricos, energia eltrica e transporte. Um ltimo tpico estende essa analise para a rea de recursos humanos. O gs natural um item critico para a definio da competitividade de Suape, de modo que uma avaliao do seu mercado e potencialidades apresentada na segunda parte. Os resultados apresentados baseiam-se na anlise de dados obtidos junto administrao do Porto, na literatura pertinente, jornais, revistas, pesquisas na internet e em entrevistas com dirigentes do governo, empresrios e administradores do Porto. A parte segunda concentra-se nas estratgias empresarias e para isso expande a anlise para alem da descrio das caractersticas tcnicas e financeiras dos investimentos. Tem como caracterstica bsica a contextualizao e o fato de centrar-se em trs elementos: o papel do setor pblico na deciso de implantao dos investimentos e na configurao da estratgia empresarial; o grau de aderncia da estratgia empresarial, materializada nos investimentos, ao padro de concorrncia setorial; a factibilidade da estratgia competitiva selecionada. Como se poderia supor, esta etapa do estudo exigiu uma extensa pesquisa de fontes primrias e secundrias, que inclui as convencionais e as eletrnicas, necessrias tanto a contextualizao quanto as bases tericas da analise. A terceira e ltima parte do trabalho tenta avaliar as conseqncias dos investimentos sobre a economia de Pernambuco e divide-se em dois tpicos. No primeiro e principal utiliza-se a analise insumo-produto para perscrutar as principais conseqncias desses investimentos sobre o emprego e a renda estaduais. No segundo, avaliam-se os reflexos dos investimentos na indstria de construo civil. A estimao dos impactos sobre a demanda obtida nessa analise utilizou a Matriz de Insumo Produto do Estado de e Pernambuco para o ano de 1999, elaborada em 2005 pelo Instituto de Pesquisa Social Aplicada, contando com o apoio financeiro do Servio de Apoio a Micro e Pequena Empresa de Pernambuco e da Federao das Indstrias do Estado de Pernambuco. Essa matriz contempla 36 grupos de atividades econmicas (inclusive dummy financeiro) e 63 grupos de produtos, classificados em conformidade com a pauta de atividades e produtos da matriz insumo-produto do Brasil. O tpico final, que complementa o anterior, centrado na indstria de construo civil, devido ao fato de que a analise insumo-produto mostrou que no curto prazo esse devera ser o setor da economia estadual mais diretamente afetado pelos novos investimentos. Apresentam-se as mudanas j registradas nessa indstria e avaliam-se suas possibilidades de responder positivamente as novas demandas. 2. O COMPLEXO PORTURIO-INDUSTRIAL DE SUAPE Com a instalao de 74 empresas, resultado de um investimento de US$ 1,7 bilho, gerando cerca de 5500 empregos diretos, Suape tornou-se, em pouco mais de um quarto de sculo, um importante espao porturio-industrial da regio Nordeste. A despeito desse notvel desempenho, Suape , acima de tudo, um espao para o qual se voltam as esperanas pernambucanas de reaver o papel de estado lder da economia regional.

www.concursospiedade.com.br

46

No presente, a importncia maior de Suape para a economia de Pernambuco decorre principalmente dessa capacidade potencial de promover uma retomada do crescimento da economia do Estado, atravs da implantao de grandes investimentos estruturadores, com capacidade de alavancar um processo de crescimento industrial que repercuta em toda a economia estadual, gerando renda e emprego e criando as bases para um processo de crescimento sustentvel. O Complexo Industrial Porturio de Suape, localizado a 40 km ao sul do Recife, nos municpios de Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho, ocupa uma rea de 13.500 hectares, dividida em quatro zonas: porturia, industrial, administrativa e de preservao ecolgica e cultural. Suape possui localizao estratgica em relao s principais rotas martimas de navegao, conectando-se com mais de 160 portos em todos os continentes, colocando-o em condies de ser o principal porto concentrador do Atlntico Sul. Sua localizao privilegiada pode ser observada na figura abaixo, que mostra rotas de ligao de Suape com grandes portos do mundo. Embora os estudos de implantao tenham se iniciado em 1973, sua operao comeou em abril de 84, quando foi realizado o primeiro embarque de lcool, atravs do per de granis lquidos. A utilizao desse per foi intensificada em 1987, com a transferncia, do Porto do Recife para Suape, do parque de tancagem de derivados de petrleo. Em 1991 Suape tornou-se um porto concentrador de carga ("hub port") de uso pblico e em 1996 iniciou a criao de uma infra-estrutura para atrao de investimentos privados. O sucesso desse processo de atrao pode ser medido pelo numero de empresas instaladas, os empregos gerados e pelo seu potencial de crescimento. Figura 1 Rotas de Suape para Grandes Portos do Mundo

Fonte: www.suape.gov.br Do ponto de vista das atividades porturias, Suape vem apresentando crescimento, tanto do numero dos navios aportados quanto das cargas transportadas, como se apreende das tabelas 1 e 2. A movimentao de navios em geral atingiu seu mximo em no ano de 2005 e nos trs meses iniciais de 2006 j chegou a 216, contra 200 em igual perodo no ano anterior, numa indicao de que o patamar de 2005 pode ser superado no ano corrente. A Movimentao de navios porta-continer tambm atingiu seu mximo em 2005, e o resultado dos trs primeiros meses de 2006, mostram um crescimento de 13,6% em relao ao ano anterior, tambm apontando para um resultado ainda melhor este ano (Tabela 3).

www.concursospiedade.com.br

47

Tabela 1 Porto de Suape - Movimentao de Navios em Geral ANO JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ TOTAL VAR. 2006 79 2005 67 2004 58 2003 44 2002 59 2001 56 2000 46 1999 50 1998 53 1997 41 1996 31 1995 29 1994 34 1993 31 1992 22 71 62 53 29 44 53 49 43 44 35 40 29 24 18 17 66 71 50 25 56 45 48 49 47 41 38 37 32 26 18 0 63 47 39 60 60 44 44 53 44 32 32 33 27 19 0 61 53 32 64 65 45 56 57 44 28 45 25 29 20 0 61 43 34 61 55 34 51 50 41 33 43 23 25 12 0 71 52 35 70 42 46 48 47 49 32 34 33 36 21 0 71 60 35 72 48 53 44 53 39 43 48 33 28 23 0 69 51 43 66 50 50 47 46 43 39 42 27 25 23 0 74 69 49 62 60 60 40 54 43 47 40 34 32 30 0 79 68 51 62 56 56 40 42 51 36 36 26 29 24 0 84 56 58 56 50 52 45 59 52 35 39 34 25 27 216 833 660 474 732 640 583 557 605 523 434 454 358 331 256 30,91 26,21 39,24 -35,25 14,38 9,78 4,67 -7,93 15,68 20,51 -4,41 26,82 8,16 29,3 12,28

1991 18 17 15 17 17 21 18 17 22 28 19 19 228 Fonte: http://www.suape.gov.br Tabela 2 PORTO DE Suape - Movimentao de Carga em geral (em 1.000 ton.) ANO JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ TOTAL VAR. 2006 484,6 474,8 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 959,4 46,98 2005 361,2 400,1 356,2 319,5 341,0 301,0 363,3 389,8 332,6 358,7 424,5 381,4 4329,3 10,53 2004 337,0 290,2 337,0 265,6 303,8 262,0 360,8 356,4 328,7 400,8 412,1 302,6 3956,8 31,75 2003 296,3 216,8 296,3 228,0 220,1 230,8 210,4 228,3 277,7 291,5 292,5 337,0 3125,8 -29,66 2002 386,9 258,8 386,9 341,2 392,5 294,8 380,5 384,1 368,8 317,3 395,2 265,3 4172,3 -14,06 2001 403,7 448,2 403,7 412,6 679,1 482,5 267,2 300,5 321,4 595,2 439,3 308,7 5062,1 25,55 2000 337,2 303,5 337,2 282,1 276,6 202,0 334,6 296,8 375,0 447,0 477,8 280,2 3949,9 5,2 1999 350,4 261,8 350,4 281,5 366,2 367,7 370,9 271,8 309,6 243,4 305,8 296,7 3776,4 -8,73 1998 347,1 255,9 347,1 379,9 425,3 311,5 332,5 354,3 319,0 355,1 303,1 427,9 4158,7 8,11 1997 294,1 248,0 294,1 333,5 304,3 297,2 314,1 234,5 406,0 270,6 252,0 511,1 3759,4 17,03 1996 178,2 310,4 178,2 310,0 214,2 298,7 265,3 306,0 228,2 361,5 271,7 225,8 3148,2 2,87 1995 202,9 192,6 202,9 280,0 291,9 309,1 222,9 284,5 334,5 248,9 225,8 289,0 3085,0 17,66 1994 263,4 137,0 263,4 224,2 177,9 167,0 261,8 259,7 246,4 303,5 176,3 234,5 2715,0 34,53 1993 124,3 109,5 124,3 120,7 144,7 107,0 253,1 214,4 201,2 212,7 176,6 198,9 1987,3 69,9 1992 142,5 84,4 142,5 93,0 71,8 72,8 103,3 95,8 92,0 121,4 87,4 108,4 1215,3 -15,35 90,3 1349,6 1991 112,8 130,5 112,8 109,0 94,1 138,0 117,1 99,6 Fonte: http://www.suape.gov.br 123,3 126,1 96,2

A maior movimentao de navios se reflete num maior volume de carga em geral e das cargas conteineirizadas. Em relao s cargas, refletindo o que acontece com o nmero de navios, os dados dos dois primeiros meses do ano indicam um bom desempenho. As cargas comuns, que atingiram 959 mil toneladas at fevereiro, cresceram 26% em relao ao mesmo perodo no ano passado enquanto que as

www.concursospiedade.com.br

48

conteinerizadas cresceram 13% na comparao dos mesmos perodos, apontando para um resultado do porto de Suape, durante o ano em curso, superior ao registrado em 2005, dando continuidade a seu processo de crescimento (Tabela 4). Tabela 3 Porto de Suape - Movimentao de Navios Porta-Continer ANO JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ TOTAL 2006 2005 2004 2003 2002 2001 2000 1999 1998 1997 1996 1995 1994 1993 1992 49 36 20 15 25 18 17 13 18 6 6 4 37 33 24 4 24 16 15 13 16 3 4 4 39 41 21 5 30 18 15 12 15 7 4 5 0 0 0 0 38 26 8 29 18 16 13 15 9 2 6 0 0 0 0 39 25 8 25 17 15 13 18 10 2 5 0 0 0 0 38 23 5 28 19 14 13 17 7 5 9 0 0 0 0 40 23 7 30 17 15 11 19 10 3 4 0 0 0 0 42 30 11 30 21 20 12 20 11 4 4 0 0 0 0 38 30 15 35 20 19 11 18 11 6 5 0 0 0 0 42 31 23 29 19 18 10 19 15 6 6 0 0 0 0 41 34 19 30 18 20 10 16 15 8 5 0 0 0 0 41 33 24 33 29 19 18 18 14 4 9 0 0 0 125 469 320 144 348 230 203 149 209 118 54 66 0 0 0

VAR. (%) 56,25 46,56 122,22 -58,62 51,3 13,3 36,24 -28,71 77,12 118,52 -18,18 40,43 -7,84 10,87 -13,21

1991 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 Fonte: http://www.suape.gov.br Tabela 4 Porto de Suape - Movimentao de Carga Conteinerizada (em 1.000 ton.) ANO JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ TOTAL VAR. (%) 2006 2005 2004 2003 2002 2001 2000 1999 1998 1997 1996 1995 1994 1993 1992 175,7 137,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 312,8 24,53 137,9 139,1 182,2 163,2 161,4 164,1 182,2 170,6 167,4 183,9 159,1 153,4 1964,6 30,37 87,6 109,4 108,9 109,2 109,8 119,3 118,6 137,5 144,6 156,6 153,0 152,7 1506,9 135,33 58,7 7,0 11,8 42,4 30,0 26,0 37,6 44,9 67,8 118,0 96,9 99,3 640,4 -45,58 21,72 79,63 -22,41 63,48 62,57 23,56 57,23 77,1 69,8 86,7 86,1 72,8 79,2 107,5 108,3 123,2 120,9 127,6 117,7 1176,8 49,35 51,1 52,3 51,1 71,4 62,2 58,2 46,5 66,2 64,8 65,8 69,8 106,2 765,5 40,4 43,1 46,9 52,9 43,9 50,9 48,3 63,9 52,8 62,2 75,3 65,1 645,7 33,2 28,4 33,2 24,2 34,6 39,3 24,3 25,7 26,8 24,5 31,2 48,6 374,0 26,7 30,0 26,7 32,0 36,0 38,8 46,8 50,2 46,3 43,8 34,2 41,7 453,2 27,1 15,7 27,1 20,4 24,2 19,1 18,4 22,5 23,8 34,4 28,9 32,3 293,7 13,9 9,4 9,8 8,2 6,7 13,9 5,2 5,8 0 0 5,3 0 0 9,3 11,6 8,2 5,7 0 0 0 11,0 19,7 23,9 34,9 15,2 176,2 11,1 10,2 8,5 9,2 0 0 0 7,3 0 0 0 8,6 0 0 0 14,1 140,8 9,2 0 0 0 89,7 0 0 0 % 7,3 0 0 0 17,1 9,8 11,0 13,6 19,8 10,3 5,5 10,6 5,9 0 0 0 0 0 0

1991 0 0 Fonte: http://www.suape.gov.br

www.concursospiedade.com.br

49

As cargas transportadas so principalmente os granis lquidos (derivados de petrleo, produtos qumicos, lcoois, leos vegetais etc.), que representam mais com mais de 80% da movimentao, e a carga conteinerizada. O Porto, que possui um canal de acesso de 5000 metros de extenso, 300 metros de largura e 16,5 metros de profundidade, pode atender a navios de at 170.000 tpb e calado operacional de 14,50 m. Suape possui 27 km de retroporto, contando com porto externo, porto interno, terminais de granis lquidos, cais de mltiplos usos e um terminal de contineres. O complexo porturio industrial de Suape dispe de boas condies infra-estruturais de energia eltrica, gua, transporte e gs, embora, como em toda a regio, as limitaes da oferta de gs constituam uma restrio substantiva. A entrada em operao de uma usina termeltrica, com capacidade de gerao de 523 MW e a ampliao, em curso, do seu sistema de abastecimento de gua constitui um grande avano de sua infra-estrutura, a despeito do custo alto da energia ali gerada, relativamente energia de fonte hidreltrica, principal fonte energtica utilizada no Estado. Uma apreciao da infra-estrutura de gua, energia eltrica bem como das principais vias de acesso e internas do complexo porturio-industrial feita em seguida. 2.1 Suprimento e Demanda de gua inevitvel que as conhecidas dificuldades da Compesa em atender a demanda residencial de gua na rea Metropolitana do Recife gerem duvidas quanto sua capacidade de suprir a grande demanda adicional de gua que devera ser gerada pelos grandes investimentos em Suape. No entanto, um dado muito importante, que atenua essas duvidas, o potencial de captao de gua e de construo de mananciais para abastecimento da RMR, que supera em muito suas necessidades. No existe para Suape qualquer limitao natural ao incremento da demanda de gua, como ocorre, por exemplo, em reas caracterizadas por baixa pluviosidade. Na verdade, a gua hoje armazenada na rea da RMR poderia suprir com folga toda a demanda da rea, incluindo as novas demandas de Suape, suprimindo-se o racionamento, que embora atenuado ainda existe, no fora o fato que batalhas legais vm dificultando a utilizao da gua armazenada na barragem de Pirapama. Inaugurada em dezembro de 2001, A barragem tem a capacidade de armazenar 61 milhes de metros cbicos de gua e, apesar de estar cheia, ate agora no foi integrada ao sistema de abastecimento. As dificuldades que se registram no abastecimento domiciliar, que em anos recentes levou a um extenso programa de racionamento, decorreram em grande parte de restries econmicas, financeiras e legais da companhia estatal. Entre estas se inclui uma peleja jurdica com a Caixa Econmica Federal e restries do Tribunal de Contas da Unio, que vem se arrastando por muitos anos, dificultando a obteno de recursos para financiamento da expanso do sistema estadual de abastecimento de gua e mesmo a sua operao. O consumo atual de gua em Suape da ordem de 250 litros por segundo, abastecido pelas barragens de Bita e Utinga. A primeira pode acumular 2 700 000 m3 e apresenta uma descarga regularizada de 380 l/s. Para a segunda esses nmeros so respectivamente 10 300 000 m3 e 420 l/s que somados garantem uma capacidade de acumulao de 14.000.000 m3 e uma descarga regularizada de 800 l/s. O complexo porturio possui ainda uma estao de tratamento de gua com capacidade nominal instalada de 1600l/s, nominal projetada de 3200 l/s e nominal em operao de 800l/s. A demanda de gua depois de instalados o plo de polister refinaria e estaleiro dever subir para 1200 litros por segundo. Esses nmeros garantiriam que as dificuldades de abastecimento de gua em Suape estariam postergadas para o mdio prazo, no fora a oferta gerada naquelas duas barragens dividida entre Suape e as cidades do Cabo e Jaboato. Alem disso, h o fato da gua atualmente disponvel no ser adequada utilizao no plo de polister, que exige no seu processo produtivo gua no tratada, sem a presena de cloro. A previso de entrada em funcionamento ainda em 2006 da fabrica de PET, com consumo previsto de 35 litros por segundo, exigindo gua com caractersticas diferentes da que atualmente ofertada, gerou demandas de curto prazo, levando a COMPESA a construir uma nova adutora de dois quilmetros de extenso, com custo orado em R$ 2 milhes, ligando as barragens de Bita e Utinga ao plo de polister. A nova adutora, que poder oferecer at 600 litros por segundo, devera estar pronta no final do primeiro semestre de 2006, possibilitando a entrada em funcionamento da fabrica de PET. O mais importante que a nova adutora est dimensionada (tubos de 600 mm de dimetro) para tambm atender a demanda de gua no tratada que devera ser gerada pela implantao da fabrica de cido tereftlico purificado-PTA, matria prima para a produo de PET, que deve ser instalada em Suape. A previso que quando em

www.concursospiedade.com.br

50

funcionamento a fabrica de PTA consuma 338 litros por segundo, um consumo quase dez vezes superior ao esperado para a fabrica de PET. A fabrica de PTA est prevista para entrar em operao em 2009, com produo inicial de 550 mil toneladas/ano, segundo comunicado do consorcio de investidores Comisso de Valores Mobilirios, um investimento total estimado de US$ 490 milhes, gerando 300 empregos. O controle acionrio da empresa ser da Mossi&Ghisolfi, que ter como parceiros a Petrobrs Qumica S.A e a Companhia Integrada Txtil do Nordeste, atravs da recm-criada Companhia Petroqumica de Pernambuco. A deciso de implantar em Suape uma fabrica de PTA aumenta a probabilidade, de que em continuao seja construda uma planta para produo de filamentos de polister, que assim consolidaria um plo txtil em Suape. Se essa nova etapa se realizar, os investimentos totais para implantao do plo tero alcanado cerca de US$ 750 milhes. Ressalte-se que um dos controladores da Companhia Txtil do Nordeste, um dos principais acionistas da fabrica de PTA, a Vicunha Txtil, um grande grupo da indstria nacional, que busca com o plo txtil aumentar sua competitividade no mercado internacional. A abertura desse novo plo reverteria as dificuldades do setor txtil do Estado, aguadas pelo recente fechamento da unidade txtil do prprio grupo Vicunha. A oferta pela Compesa de gua no tratada prevista para aps a implantao da nova adutora, ligando as barragens de Bita e Utinga a Suape, devera suprir as necessidades de implantao do plo txtil, mas o problema de suprimento de gua para o complexo porturio no se resume a este plo. Alem do mais, como j referido anteriormente, essa nova adutora utilizar uma gua que tinha como destino anterior o consumo nos municpios do Cabo e Jaboato, que devero dispor necessariamente de uma nova fonte de suprimento. Uma soluo ampla para a questo do abastecimento de gua em Suape esteve durante muito tempo associada construo da barragem de Ipojuca, (veja-se figura 2) com uma capacidade de acumulao projetada de 40.000.000 m3 e uma descarga regularizada de 5 200 l/s. Esta soluo deixou de ser prioritria no curto e mdio prazos, em vista de outra, cujo processo licitatrio j foi aberto, devendo-se encerrar em julho prximo. Esta alternativa baseia-se na utilizao da gua acumulada na barragem de Pirapama para abastecer as cidades do Cabo, Jaboato e uma pequena parte da zona sul do Recife, e dessa forma liberar as barragens de Bita e Utinga para o abastecimento exclusivo do complexo porturio de Suape. Atravs de um canal natural sero desviados de Pirapama, para a barragem de Gurjau, mil litros de gua por segundo, que equivalem a cerca de um quinto da capacidade de suprimento de Pirapama, numa obra cujo investimento total previsto de R$ 42,6 milhes, que conta com recursos do governo de Pernambuco e do Governo Federal, atravs do Ministrio da Integrao Nacional. A utilizao das guas da barragem de Pirapama alm de melhorar o abastecimento da gua na regio metropolitana do Recife permite uma soluo de curto e mdio prazos para o problema de abastecimento de Suape. Trata-se de uma soluo que envolve custos razoveis, por no depender de investimentos na construo de barragens. Tambm os investimentos em novas adutoras so diminudos pelo fato de que em alguns pontos, especialmente no que se refere ao abastecimento de Suape, utilizam-se adutoras j implantadas. Veja-se na figura 2, que as novas adutoras, em cor vermelha, constituem uma parcela menor do sistema de aduo. Com a implantao dessas alternativas, o abastecimento de gua em Suape estar se encaminhando para solues sustentveis. A construo da nova adutora de gua bruta no primeiro semestre de 2006 permitir a entrada em operao ainda este ano da fbrica de PET e cria infra-estrutura para o atendimento do grande volume de gua no tratada que a fabrica PTA consumir a partir de sua entrada em operao em 2009. O crescimento da demanda de gua por parte de Suape encontra-se no presente restringida pelo fato de compartilhar mananciais com as cidades de Cabo e Jaboato. A soluo de interligar as barragens de Pirapama e Gurja, permitira o uso exclusivo por parte de Suape das guas das barragens de Bita e Utinga, o que lhe garantir que pelo menos no curto e mdio prazos a gua no ser fator de restrio ao desenvolvimento do complexo porturio.

www.concursospiedade.com.br

51

Figura 2 Abastecimento de gua de Suape

Fonte: Compesa. Mesmo no longo prazo, e admitindo-se um cenrio de crescimento a altas taxas das atividades na rea, possvel imaginar solues tcnicas e economicamente viveis para o suprimento de um grande volume de gua. O aumento da utilizao da barragem de Pirapama, da qual nessa primeira etapa somente se usar 20% de sua capacidade, uma dessas solues. A possibilidade de construo da Barragem de Ipojuca, j projetada, com seus 40.000.000 de m3 de capacidade de acumulao e 5200 m/s de descarga regularizada, constitui a garantia maior de que qualquer demanda razoavelmente prevista para o longo prazo poder vir a ser ofertada sem transtornos ambientais e em condies economicamente viveis. Mesmo quando se considera o grande crescimento do consumo residencial de gua, em funo do aumento populacional esperado da rea, bem como o crescimento do consumo per capita, devido ao incremento da renda, o abastecimento de Suape e municpios circunvizinhos no se apresenta como um problema de soluo cara e complexa, como o em muitas cidades do semi-rido, ou mesmo situadas em rea litornea, tal como Fortaleza, obrigadas a transportar gua de longa distancia para garantir seu abastecimento.

www.concursospiedade.com.br

52

2.2 - Energia Eltrica A oferta de energia eltrica em Suape feita atravs da Celpe e no constitui fator de restrio presente ou potencial ao crescimento do complexo porturio. No presente sistema de suprimento de energia eltrica conta com duas subestaes, totalizando 37,5 MVA, abastecidas a partir de uma subestao de 300 MVA. Alem desta fonte, esta instalada na rea de Suape uma usina termoeltrica, pertencente ao grupo espanhol Neoenergia, tambm controlador da Celpe, o que pode constituir um fator a mais para atrao de indstrias para a rea, tanto pela segurana quanto pela qualidade da energia eltrica que produz. A despeito desses efeitos positivos, a produo de energia por uma termoeltrica traz conseqncias negativas para a economia Pernambucana, e conseqentemente tambm para Suape, na medida em que a energia eltrica obtida atravs da queima de gs natural, um recurso escasso em toda a regio Nordeste, cuja escassez constitui um srio potencial limitador do crescimento do complexo porturio, e da economia regional. Alem do mais, a energia produzida pela termoeltrica mais cara do que aquela produzida pelas hidroeltricas, o que vem provocando aumentos de energia eltrica em Pernambuco maiores do que os registrados na mdia dos estados brasileiros. Uma idia da relevncia do diferencial de preos das duas fontes se obtm ao verificar que no ano de 2005 a Celpe comprou a Chesf 4 415 040 megawatts-hora (MWh), pelos quais pagou R$ 270 milhes, ao preo mdio de R$ 61,35 por MWh. Atravs de leiles, comprou mais 2298556 MWh a R$ 57,38 por megawatts-hora. A TermoPE comprou no mesmo perodo 3.416.400 MWh ao preo mdio de R$ 140,80. No total do ano a Celpe pagou R$ 481 milhes TermoPE enquanto que aos outros fornecedores pagou R$ 402,7 milhes por cerca do dobro da quantidade comprada. Essa distorcida estrutura de compras repercutiu fortemente na tarifa de energia eltrica de Pernambuco e motivou reaes dos consumidores, lideranas polticas e empresarias, que levaram a aes do Ministrio Publico Federal de Pernambuco, contestando o aumento pretendido, sob o argumento de que seria obrigao da empresa comprar energia pelo menor preo do mercado. Apesar da Anel ter reduzido as pretenses de aumento da Celpe, a energia eltrica em Pernambuco, tornou-se mais cara em relao a media nacional, e provavelmente o continuara sendo por um longo perodo. O consumo atual de energia eltrica pelas 75 empresas instaladas em Suape da ordem de 40 MW, que dever ser mais que duplicado com a instalao da fabrica de PET do grupo Mossi & Ghisolfi, cujo consumo previsto da ordem de 50 MW, equivalente ao de uma cidade de mdio porte. A implantao da refinaria no dever, em si, aumentar significativamente esse consumo, pois o processo de refino tende a ser autosuficiente em relao energia eltrica. A questo seria estimar as possveis demandas das fabricas que sero atradas por esse investimento, mas esse estudo ainda esta sendo realizado pela Chesf, em conjunto com a Celpe. A demanda de energia por parte do estaleiro estimada por especialistas em torno de 30 MW, de modo que a oferta atual existente em Suape no teria capacidade de suprir esse grande crescimento do consumo. Esse fato no constitui limitao ao crescimento do complexo porturio, na medida em que h condies tcnicas e de oferta que permite o atendimento de novas demandas. O fato da concessionria de energia eltrica de Pernambuco est agora sob controle privado, somado disponibilidade de energia eltrica no mercado, cria condies para o rpido suprimento das demandas que sejam geradas. 2.3 - Os Acessos e a Movimentao de Mercadorias em Suape A malha ferroviria de Suape, em dormente de concreto, trilho TR45 e de bitola mtrica, conectada com o sistema ferrovirio nacional atravs das linhas operadas pela concessionria Companhia Ferroviria do Nordeste - CFN. A implantao da Ferrovia Transnordestina devera definir o acesso ferrovirio como um elemento determinante da eficincia e da competitividade de Suape, mas ate l o transporte rodovirio quase o nico modo de acesso por terra. No presente, a utilizao da movimentao ferroviria de cargas concentra-se no transporte de minrios extrados no estado da Paraba. Suape possui uma malha rodoviria interna com cerca de 41 km de extenso cujas caractersticas tcnico-operacionais foram substantivamente melhoradas com a duplicao e reforma da Avenida Porturia, na qual foram investidos R$ 20 milhes. As rodovias internas possibilitam ligaes atravs da PE-60, com a BR 101 e as principais vias das malha estadual.

www.concursospiedade.com.br

53

A ligao com a rodovia BR 101 atravs da PE 60 a principal conexo de Suape com a malha rodoviria nacional. A PE 60 uma rodovia estadual duplicada, em bom estado de conservao, permitindo o acesso a Suape, atravs de sua conexo com o quilometro 98,8 da Br 101. O traado original da BR 101 passa hoje pelas reas urbanas de Jaboato dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho, com um trafego de caractersticas urbanas, que torna difcil o acesso a Suape dos que o demandam vindos no sentido norte-sul. As caractersticas urbanas da BR 101 neste trecho so de tal ordem que o DNIT optou por construir uma pista de 22 km de extenso, paralela rodovia original, ligando Prazeres, em Jaboato dos Guararapes, a Charneca, no Cabo de Santo Agostinho, criando uma opo para o acesso a PE-60. O fato da BR 101, desde Igarassu at Charneca, e a Br 232 j estarem duplicadas, permite um acesso de boa qualidade de qualquer ponto da rea metropolitana do Recife ao Porto de Suape. No entanto, existem dois projetos em discusso que podem melhorar substantivamente esse acesso. Um desses projetos a duplicao do trecho antigo da BR 101 de extenso de 4 km de rea urbana ligando a BR 101, na altura da Indstria de Bebidas Muller, at o acesso PE-60. Essa duplicao alm de melhorar consideravelmente o trfego na rea do distrito industrial da cidade do Cabo de Santo Agostinho, criar um novo acesso norte a Suape, dividindo o trfego que hoje utiliza a pista duplicada da BR 101. O mapa em anexo mostra essa proposta de duplicao com detalhe. Uma outra proposta de melhoria do acesso a Suape, essa de conseqncias mais substantivas, a construo de um novo acesso a Suape, de 8 km de extenso, ligando as duas pistas da BR 101 a Suape, evitando o trafego mais pesado da rea industrial e da rea urbana da cidade do Cabo e alcanando a PE- 60 a 1 km do Posto da Policia Rodoviria Estadual, no Sentido Cabo-Suape. Esta proposta esta bem caracterizada no mapa em anexo, onde tambm se pode observar a duplicao da BR 101 no trecho entre Prazeres e Charneca, que foi construdo paralelamente rodovia original. provvel que a duplicao do trecho urbano de 4 km da BR 101 seja realizada em futuro prximo, em vista da forte arregimentao poltica em torno do projeto, bem como do seu custo relativamente baixo, R$ 23.550,00 a preos de setembro de 2002, quando foi projetado. O outro trecho, de extenso duas vezes maior que o da outra alternativa, envolvendo custos de desapropriao, devera constituir uma soluo de mdio ou longo prazos, somente devendo se concretizar em funo das demandas futuras que venham a ser geradas pelo crescimento de Suape. Em um cenrio otimista, mas de nenhuma forma fantasioso ou irrealista, Suape poder no mdio prazo esta interligado por terra atravs de uma ferrovia de primeira classe a Transnordestina e de um acesso rodovirio de excelente qualidade, ligado uma Br 101 duplicada em praticamente toda a rea de influencia do Porto. 2.4 - Recursos Humanos Das seis regies metropolitanas acompanhadas pelo IBGE na Pesquisa Mensal de Emprego, a de Recife a que apresenta maior taxa de desemprego e menor renda media dos ocupados. Em fevereiro de 2006 a taxa de desemprego na RMR foi de 15,9% contra 9,7% na media das demais reas, enquanto que o rendimento mdio real dos ocupados foi de R$ 675,00 contra 944,18. Bastam esses nmeros para justificar plenamente que o aumento da oferta de trabalho na Regio Metropolitana do Recife - RMR constitua um dos resultados mais desejveis da implantao dos investimentos estruturadores em Suape. A Regio Metropolitana do Recife constituiu o maior centro de formao superior de todo o Nordeste Brasileiro, de graduao e de ps-graduao, e a formao de mo de obra industrial em Pernambuco um processo que tem suas razes na produo do acar, na qual se formou uma tradio mecnica e uma mo de obra industrial em escala que no tem paralelo no Nordeste. A despeito dessas importantes caractersticas, parece indispensvel implantao de um amplo conjunto de aes voltadas para a preparao de recursos humanos, direcionadas diretamente para o suprimento das novas demandas geradas por Suape. Tanto assim que varias aes esto planejadas, outras em execuo e algumas j foram implementadas com essa finalidade. Em seguida trata-se de identificar os principais atores envolvidos nesse processo de gerao de capital humano e as principais aes de cada um deles. A Universidade Federal de Pernambuco esta avaliando a implantao de um curso de Engenharia Naval, motivada pelas demandas que devero surgir a partir de um estaleiro em Suape. Seu Departamento de

www.concursospiedade.com.br

54

Engenharia Qumica tem um programa de formao de recursos humanos, financiado pela Agencia Nacional de Petrleo, Gs Natural e Bio-Combustiveis-ANP, especializado em engenharia de processamento de petrleo e gs e est orientando seus cursos de graduao e ps-graduao para o setor, alem de possuir laboratrio para desenvolvimento de pesquisa na rea. Atualmente oferece um curso de ps-graduao em Refino de Petrleo e Processamento de Gs Natural. A Universidade de Pernambuco UPE, por meio da Escola Politcnica, assinou carta de intenes com a empresa Camargo Correia com fins de viabilizao de um convenio de cooperao tcnica para formao de profissional e prestao de servios tcnicos e tecnolgicos, visando a criao de um ambiente propicio ao desenvolvimento da rea naval. Tambm atravs d Politcnica esta oferecendo um Curso de Especializao em Engenharia Naval de 390 horas/aula, de durao de um ano, com o fim de habilitar profissionais para a participao em equipes de desenvolvimento de projetos de navios, planejamento e acompanhamento de projetos e da construo e realizao de adaptaes em projetos. A UPE ofereceu este ano um curso de Inspetor de Soldagem nvel 1, que h 20 anos no era ofertado e Pernambuco, destinado a preparao de profissionais para atuar na rea de construo de gasodutos, plataformas de petrleo e construo naval. O Centro Brasileiro de Profissionalizao Empresarial esta oferecendo em Recife, em convenio com a Fundao Getulio Vargas, um MBA em Petrleo e Gs, com o objetivo de formar executivos na rea de energia. A oferta do curso uma decorrncia das potenciais demandas de Suape e seu contedo direcionado para formao de profissionais para o setor em Pernambuco. O Governo do Estado, atravs da Agencia do Trabalho, em convnio com o SENAI, treinou 1312 trabalhadores nos municpios de Cabo de santo Agostinho e Ipojuca m cursos de qualificao bsica nas reas de Desenho de Calderaria, Eletrnica Bsica I e II, Eletrnica Digital I e II, Manuteno e para Operadores de Maquinas, Reparador de Aparelhos Domsticos de Refrigerao, Soldador a Eletro e a Oxigas, Ferramenteiro de Corte, Mecnico de Manuteno Industrial e Eletricista de Manuteno, Eletricista Instalador Industrial, Operao de Veculos de Carga e Operao de Mquinas de Elevao. Numa segunda etapa, foram selecionados 90 entre os 1312 treinados para participarem da primeira turma dos cursos de qualificao profissional em nvel tcnico, tambm em parceria com o Senai, na rea eletrnica, eletrotcnica e eletromecnica. Foram investidos R$330 mil nos cursos, destinados a formar mo de obra para os novos investimentos de Suape. Outra ao relevante do Governo do Estado foi a incluso de Suape no projeto Avanar, da Secretaria de Educao, criando o Avanar Suape, onde sero investidos R$ 2,5 milhes para qualificar 3 mil pessoas em 100 turmas, nos municpios de Cabo de Santo Agostinho, Jaboato dos Guararapes, Ipojuca, Moreno e Escada. Nesses cursos sero atendidos alunos com mais de 18 anos que no conseguiram ainda completar o segundo grau, utilizando-se material do telecurso segundo grau da Fundao Roberto Marinho. Os cursos tero a durao de 18 meses e os professores sero capacitados pela Fundao Getulio Vargas. O Senai, alm das aes em cooperao com o governo do Estado, selou compromisso com a Camargo Correia para elaborar os cursos de treinamento da mo de obra contratada pela empresa e esta investindo, No Cabo de Santo Agostinho, R$7 milhes na construo de um centro de soldagem e ensaios no destrutivos. O Prominp um projeto concebido pelo Ministrio de Minas e Energia, centrado na rea de petrleo e gs natural, com vistas maximizao da participao da indstria nacional no fornecimento de bens e servios. O projeto envolve empresa privadas, Sebrae, Finep, CNI e Confederaes das Indstrias, entre outros. Em novembro de 2005 o Promimp lanou seu frum regional em Pernambuco e em janeiro realizou um pr-workshop, onde foi discutida a preparao das propostas que iro compor a carteira de projetos de Pernambuco e se debateu a necessidade de implantar em Pernambuco centro de excelncia na rea de tecnologia. No workshop realizado em 16 de marco foram submetidos ao frum quatro projetos de centros de excelncia, nas reas de capacitao da industrial, manuteno industrial, capacitao profissional e metal mecnico. Os centros devero ser capitaneados pela Federao das Indstrias do estado de Pernambuco, Senai-PE, Sebrae-PE e Instituto de Tecnologia de Pernambuco-ITEP. O Prominp conta com recursos do para capacitar 70 mil pessoas Em todo o Brasil, ate 2007. O Prominp conta com recursos do Fundo Setorial do Petrleo e Gs Natural, da Finep, do FAT, do Prominp recebveis e do fundo de participao especial da Petrobras. Este resumo das principais aes que esto em curso em Pernambuco com o fim de preparao de recursos humanos voltados para os investimentos estruturadores em Suape permite verificar que h uma preocupao em vrios setores da sociedade, governo, empresas, universidades, centros privados de

www.concursospiedade.com.br

55

treinamento, entre outros, com a preparao de uma infra-estrutura de treinamento que permita a mo de obra local ocupar a maior parte das vagas que venham a ser ofertadas. Essa preocupao tem forte razo de existir tanto porque a disponibilidade de mo de obra treinada pode constituir um elemento de aumento da competitividade de Suape como rea de atrao de investimentos, como pela possibilidade de que os indicadores de renda e emprego na RMR possam no mdio prazo caminha em direo da media nacional. 3. AS ESTRATGIAS Os processos de transformao econmica includos no rtulo de globalizao, intensificaram seus efeitos sobre a economia brasileira a partir da dcada de 90. Sobre a indstria nordestina, os impactos dos processos de abertura comercial, financeira e tecnolgica, ocorridos na economia brasileira manifestaram-se mais fortemente atravs de trs efeitos: reduo dos preos dos bens adquiridos fora da regio, seja do exterior, seja das regies sul e sudeste (ncleo da indstria brasileira); fechamento de unidades produtivas competitividade da economia nordestina; locais, como conseqncia da reduzida

recepo de unidades produtivas originrias das regies sul-sudeste, particularmente empresas de setores tradicionais (calados, txtil e confeces). Os estados do Cear Bahia e Paraba esto entre os principais hospedeiros destes investimentos tradicionais, em particular por seu pioneirismo na criao de incentivos fiscais estaduais. Pernambuco, embora tambm favorecido por esta mobilidade inter-regional1, recepcionou unidades produtivas de setores mais sofisticados tecnologicamente ou de maior intensidade de capital, a exemplo de empresas do setor eltrico e metal-mecnico. Diferentemente da indstria tradicional atrada nos anos noventa, os grupos econmicos de grande porte instalados ou com investimentos previstos para o estado de Pernambuco podem ser enquadrados em uma tipologia industrial definida por trs critrios: perfil de uso: bens finais (combustveis), bens intermedirios (produtos qumicos) e bens de capital (navios mercantes e plataformas martimas); perfil tecnolgico: processos contnuos (qumicos) e montadora de grandes unidades por encomenda (navios e plataformas); perfil inovativo: intensivos em escala (todos). Este conjunto de perfis revela que a economia pernambucana est caminhando para enfrentar um processo de transformao estrutural tpico do desenvolvimento econmico: uma clara tendncia de perda relativa dos setores tradicionais da indstria (alimentos, calados e txtil-confeces) em proveito de indstrias de bens intermedirios de baixo-mdio contedo tecnolgico (commodities). Processo semelhante ocorreu na economia baiana, em decorrncia da implantao do plo petroqumico de Camaari, que integrou o Nordeste economia nacional como regio especializada em bens intermedirios para a indstria de bens durveis do sudeste. Uma diferena do fenmeno atual, em Pernambuco, daquele ocorrido trs dcadas atrs na Bahia, se d pela maior diversificao setorial dos investimentos, preservando uma caracterstica tpica da indstria pernambucana. Ao invs de um plo petroqumico planejado em torno de uma refinaria, o que se prev so investimentos de grande magnitude, mas mantendo certo grau de isolamento do ponto de vista setorial, no se configurando tendncia clara de integrao de cadeias produtivas. Mesmo os projetos da cadeia qumica so investimentos que possuem um alto grau racionalidade empresarial prpria, no sentido de uma lgica endgena ao grupo econmico, no estando necessariamente associados ocorrncia simultnea dos demais empreendimentos e no dependendo necessariamente de ligaes tcnicas ou econmicas. Assim, embora possam se beneficiar da sua instalao simultnea, cada um destes investimentos provavelmente poderia ser realizado, mesmo na ausncia dos demais. Veja-se o caso da cadeia de polister que esta se expandindo sem ter certeza da instalao da refinaria e alm do mais,
1

Mas com uma defasagem temporal no oferecimento de um pacote de vantagens fiscais.

www.concursospiedade.com.br

56

expandindo-se atravs de investimentos de vrios grupos. Note-se que a deciso de implantar a unidade produtora de PTA foi tomada independentemente da participao do grupo controlador da produo de PET e de preformas, principal mercado para o PTA. sabido que a avaliao do impacto de investimentos isolados, a partir da anlise das estratgias empresariais que lhes do sustentao, pode resultar em concluses de diferentes nveis em termos de sua relevncia local, a despeito da elevada magnitude dos recursos que aportam. A abordagem utilizada condiciona boa parte das concluses, mesmo em se tratando do mesmo objeto da realidade. Ciente dessas limitaes, o presente estudo orienta sua analise por trs vetores: o papel do setor pblico na deciso de implantao dos investimentos e na configurao da estratgia empresarial; o grau de aderncia da estratgia empresarial, materializada nos investimentos, ao padro de concorrncia setorial; a factibilidade da estratgia competitiva selecionada. Por grau de aderncia, entende-se a proximidade da estratgia empresarial s caractersticas (tamanho, organizao da produo, principais segmentos de mercado, composio e sofisticao das linhas de produto, fontes de financiamento, estratgias de marketing, comercializao, etc.) das empresas lderes do setor. Deve-se verificar as tendncias tecnolgicas, as economias estticas (escalas) e dinmicas (aprendizado), os mercados promissores, etc. A factibilidade da estratgia, por sua vez, carrega um forte componente temporal, uma vez que as possibilidades de sucesso de qualquer estratgia esto condicionadas histria da prpria empresa e do ambiente econmico em que est inserida (path-dependence), ou seja, a factibilidade dependente das capacidades construdas pela empresa em vrias dimenses (produo, inovao, gesto, comercializao, financiamento) e dos demais agentes econmicos e institucionais que afetam sua competitividade. O papel do setor pblico torna-se relevante por duas ordens de fatores. Em primeiro lugar, mesmo que o ambiente poltico-econmico-institucional no permita aes de larga envergadura do Estado na atividade econmica (principalmente as diretamente produtivas), inconcebvel uma anlise de investimentos de tal porte que despreze a atuao pblica em vrias dimenses: regulao dos mercados, mecanismos de induo/incentivo ou restrio, a infra-estrutura e o arcabouo institucional. Em segundo lugar, no prprio estudo do impacto de investimentos isolados sobre a economia, j est pressuposta a condio de que a economia local pequena, relativamente aos empreendimentos planejados. Este pressuposto coloca vrias questes relevantes: que efeitos desequilibrantes estes investimentos provocaro na economia local: novas demandas (em quantidade e qualidade) para a capacidade produtiva local; disponibilidade de novas ofertas (tambm em quantidade e qualidade) para a economia local; significativas mudanas de preos relativos (em especial, salrios de pessoal qualificado); presso sobre a infra-estrutura de servios pblicos (transportes, comunicaes, energia, gua, educao, pesquisa); surgimento de novos setores e desaparecimento de outros; impactos ambientais e ameaas a ativos naturais (rios, praias, vegetao, solo, populao); qual o papel do setor pblico na definio da localizao destes grandes empreendimentos em uma regio perifrica, na sua sustentabilidade operacional e no gerenciamento do processo de sua absoro pelo tecido scio-econmico local. Cada um dos trs grandes investimentos ser analisado visando-se avaliar em que medida estas hipteses e pressupostos se confirmam, bem como delinear as direes e magnitudes dos seus impactos no espao estadual. 3.1 - A Fbrica de Resina PET - Grupo M&G2 Com uma produo em torno de 1.260.000 t/ano, o Gruppo Mossi & Ghisolfi o 2 maior fabricante mundial de resina PET (Poli-Tereftalato de Etileno), com plantas industriais distribudas pela Europa (Itlia), Amrica do Norte (EUA e Mxico) e do Sul (Brasil). Das fbricas localizadas no Brasil, trs esto na regio

A fonte dos dados apresentados nesta seo a ABIPET.

www.concursospiedade.com.br

57

sudeste (Paulnia/SP, Poos de Caldas/MG e Indaiatuba/SP) e uma em Pernambuco (Cabo de Santo Agostinho). A nova unidade em instalao no Estado de Pernambuco ser a maior planta mundial do Grupo M&G, com capacidade instalada para 450.000 t/ano, representando um investimento de US$ 300 (este numero esta em varias fontes) milhes que expandir em 35% a escala produtiva do grupo. Devido sua elevada intensidade de capital (tpica da indstria qumica), criar apenas 228 empregos, os quais geraro cerca de R$365 mil/ms de faturamento3, por trabalhador. Se considerarmos que a demanda total prevista para a economia brasileira, em 2006, de 440 mil toneladas de resina PET, ficaria claro que a maior parte do destino da produo da unidade instalada em Suape seria o mercado internacional, o que permitiria transformar a economia brasileira de importadora (165 mil t/ano de resina PET, via Zona Franca de Manaus, ou preformas, originrias do Mercosul) em exportadora (potencial de 285 mil t/ano). No entanto, esse potencial de exportao da unidade pernambucana produtora de PET poder ser muito diminudo, ou mesmo anulado, quando implantada a unidade de produo de pr-forma, que segundo o grupo M&G devera comear a ser instalada em Pernambuco a partir do segundo semestre de 2006, com inicio de produo prevista para o fim de 2007. Trata-se de uma unidade que demanda pouco investimento em construo civil, constituindo uma forma de ampliao da fabrica de PET. Os investimentos previstos, com grande concentrao em equipamentos que se integraro unidade produtora de PET, so da ordem de R$ 650 milhes e devero permitir a produo de 300 mil toneladas anuais, gerando 300 empregos diretos. Essa nova planta teve seus incentivos fiscais aprovados na ultima reunio de maio ultimo do Conselho Estadual de Desenvolvimento Comercial e de Servios (Condic). O cronograma de implantao das plantas da M&G permite prever um perodo muito curto de disponibilidade de grandes volumes de resina PET para venda fora do Estado. A entrada em funcionamento da planta produtora de PET ocorrer no final de 2006, enquanto que a unidade de produo de preformas tem incio de produo previsto j para o final de 2007, em vista das j referidas caractersticas de sua implantao, exigindo poucas obras civis e constituindo uma espcie de ampliao da fabrica de PET. Dado esse cronograma, o perodo de disponibilidade de PET para exportao seria de cerca de um ano. Deve-se ressaltar, no entanto, que se por um lado a instalao de uma planta para a produo de preformas reduz ou mesmo anula o potencial de exportao resina PET pelo estado de Pernambuco, por outro lado abre oportunidades para exportar preformas, um produto final, de maior valor agregado. No presente, das 52 empresas brasileiras transformadoras/sopradoras de preformas, Pernambuco possui uma nica fbrica (Schincariol), mas poder vir a atrair outras unidades, uma vez que o estado sedia vrias empresas que utilizam preformas: 32 empresas que atuam no engarrafamento e gaseificao de guas minerais e 21 Empresas que atuam na fabricao de refrigerantes e refrescos. Definindo-se como produtor de resina PET e preformas e dispondo de um mercado local, Pernambuco se, apresenta como alternativa para relocalizao de unidades produtivas das demais etapas da cadeia produtiva montante: uma unidade produtora de PTA (cido terefitlico purificado), PX (paraxileno) e MGE (monoetileno glicol). Uma vez que seconcretizea integrao da cadeia montante, se colocaria, jusante, uma alternativa mais interessante: a formao de um cluster txtil-confeces baseado no fio de polister. Esta possibilidade deve ser analisada do ponto de vista tecnolgico, financeiro e de mercado para compreenso das possibilidades estratgicas destes investimentos. A fbrica de resina PET (um intermedirio de uso) basicamente uma transformao qumica de um intermedirio de sntese (de 3 gerao petroqumica), o PTA, o qual corresponde a dois teros do volume das matrias-primas bsicas utilizadas no processo produtivo (400 mil t/ano), completadas com 27% (160 mil t/ano) de MGE (mono etileno glicol) e 5% de aditivos4,5. Todas estas matrias-primas so atualmente importadas, sendo o Mxico e os EUA os principais fornecedores.

3 4 5

Calculado a partir de uma estimativa de faturamento anual de R$ 1 bilho. cido Isoftlico (IPA), Ferro e Fsforo cido Isoftlico (IPA), Ferro e Fsforo.

O peso das matrias-primas supera o produto final devido s perdas ocorridas durante os processos de sntese qumica. A eficincia nos rendimentos das snteses (minimizao de perdas) constitui-se no principal fator de competitividade em termos dos custos diretos de produo em qualquer substncia qumica.

www.concursospiedade.com.br

58

A produo de PTA, por sua vez, utiliza como matria-prima um petroqumico de 2 gerao, o PX (paraxileno), o que, a princpio, poderia viabilizar a instalao de uma unidade produtiva com escala para 650 mil t/ano6 (dos quais 450 mil t/ano para fabricao do PTA). J o MGE pode ser obtido a partir da 1 gerao petroqumica, como a nafta, a qual, pelo menos do ponto de vista tecnolgico, poderia vir a ser produzida pela refinaria de petrleo a ser instalada no estado7. Com o direcionamento da refinaria Abreu e Lima para produtos de uso final, especialmente diesel, que devera responder por dois teros da produo total, praticamente certo que no se criaro as condies para o desenvolvimento de um plo petroqumico em Pernambuco, no qual a nafta represente papel fundamental. Segundo o representante da Petrobras no Frum Recife, realizado em maio de 2006 para discutir as conseqncias dos novos investimentos sobre a rea metropolitana do Recife, a nafta prevista para ser produzida pela refinaria Abreu e Lima no seria suficiente para suprir um plo petroqumico, enquanto que a nova refinaria a instalar-se no Rio de janeiro teria um perfil dirigido para a petroqumica. A despeito dessas limitaes, as condies esto postas para a instalao de um plo de polister centrado em txteis e embalagens. Como parte desse plo potencial, j se encontra instalados em Suape uma unidade de produo de fibras cortadas de polister, para a indstria txtil, pertencente ao grupo do grupo M&G, com capacidade de produzir 60 kt. Tambm em operao encontra-se a planta do grupo TERPHANE, com capacidade de produzir anualmente 40 kt de filmes de polister para embalagem. Presentemente o passo mais concreto em direo constituio desse plo foi dado com a construo, que se encontra em etapa final, da grande planta do grupo M&G destinada produo de 450 kt de PET, com entrada em funcionamento esta prevista para o segundo semestre de 2006.. Um passo a mais foi dado pelo mesmo grupo quando decidiu instalar a partir do inicio do prximo ano uma unidade com capacidade de produzir 300 kt anuais de preformas, utilizando como matria prima a produo da fabrica de PET. A recente deciso da Petroquisa de encaminhar Comisso de Valores Mobilirios o fato relevante de criao de empresa que controlar uma fabrica com capacidade instalada de 180 kt anuais de filamentos contnuos de polister (POY), significou mais um avano na direo de constituio de um plo txtil pernambucano. Embora sejam de grande relevncia os recentes avanos registrados a jusante, um elo ainda mais importante da cadeia produtiva de txteis e embalagens fechou-se recentemente, a montante, com a deciso da Companhia Petroqumica de Pernambuco (Petroqumica Suape), de instalar uma planta com capacidade de produzir 550 kt anuais de acido tereftlico purificado (PTA), com previso de que a produo j se inicie no final de 2009. Os investimentos previstos so da ordem de US$ 490 milhes, gerando-se 300 empregos diretos. A Petroqumica Suape uma joint venture formada pela PETRQUISA e a Companhia Integrada Txtil do Nordeste (Citene), que conta com capitais dos grupos Vicunha, Polyenka e Filament Technology. O projeto inicial de instalao do grupo M&G, com objetivo principal de abastecer a unidade produtora de resina PET. A empresa buscou parceiros mas na etapa de negociaes do controle acionrio, a M&G desistiu de associarse, por no conseguir um percentual de participao que lhe permitisse o controle acionrio da nova empresa.Seus parceiros de negociao, a Petroquisa e a Citene resolveram constituir uma joint- venture, e no presente a implantao da unidade produtora de PTA esta sendo iniciada.No entanto possvel, e para alguns especialistas bastante provvel, que o controle acionrio da Petroqumica Suape venha a se alterar com a entrada do grupo M&G. Um outro forte elo a jusante da cadeia produtiva do plo petroqumico de txteis e embalagens em Pernambuco pode ser estabelecido com a implantao de uma fabrica de Paraxileno-PX. Embora ainda em fase inicial exista projeto da Petrobras de implantar uma unidade produtora de 500kt anuais, que serviria basicamente como matria prima para produo de PTA. Com a implantao dessa unidade produtora de PX, mesmo que o MGE (mono etileno glicol) seja importado Pernambuco ter implantado uma densa cadeia produtiva petroqumica de txteis e embalagens.. A Figura seguinte delineia a cadeia produtiva desse potencial plo.

A produo do paraxileno geraria como subprodutos 130 mil toneladas/ano de benzeno e 400 mil toneladas/ano de outros intermedirios qumicos.
7

Embora a linha de produo esteja planejada para bens de uso final (leo diesel, fundamentalmente combustveis) e no intermedirios petroqumicos, como a nafta.

www.concursospiedade.com.br

59

Figura 3 Potencial Plo Petroqumico Txtil e Embalagem

cido Actico

Polister

P-xileno 500 Kt Petrobrs Projeto

PTA 650 Kt Projeto

Filmes - 40 Kt Em operao PET - 450 Kt Construo (set06) Fibras Cortadas 60 Kt Em operao Fios POY / tex. 160 Kt - Projeto Preformas 300 Kt - Projeto

Em construo Projeto Operao Importao


Fonte: Elaborao prpria

MEG 240 Kt Importado

Uma ampliao dessa cadeia produtiva, em implantao ou projetada para implantar-se, que poderia responder por investimentos totais da ordem de R$ 3,4 bilhes (US$ 1,5 bilhes) 8, depende de vrios fatores relevantes para a competitividade global dos potenciais empreendedores e certamente a oferta de incentivos fiscais no o principal deles9. Por exemplo, no caso da fbrica de PTA, uma varivel fundamental a disponibilidade 50 mil m3/dia de gs para viabilizar uma planta com capacidade de produo de 750 mil t/ano, dos quais 500 mil t/ano seriam destinadas a empresas instaladas em Pernambuco: duas do prprio grupo M&G (MG PET, que demandar 400 mil t/ ano, e MG Fibras, j utilizando 65 mil t/ ano), alm da Terphane (35 mil t/ano)10. A atual disponibilidade de gs permite a implantao da fbrica a de PTA, ma seguramente essa fonte energtica constitui uma importante varivel para definio do porte dos investimentos que Suape pode abrigar. Como j foi visto, a oferta de gua, energia eltrica, as estrutura de transporte e comunicaes e os recursos humanos, menos do que barreira provavelmente constituem vantagens competitivas de Suape no espao regional. A oferta de gs no entanto pode vir a constituir-se em limitadora do complexo industrial de Suape e por isto analisada com detalhes no tpico seguinte. 2.1.1 - A oferta de gs O suprimento de gs natural na economia brasileira ainda se encontra em fase inicial, especialmente nas regies fora do eixo Rio-So Paulo, de modo que so extremamente elevados os investimentos requeridos para constituio da infra-estrutura de transporte e distribuio de gs natural. Portanto, esperado que os

Supondo uma taxa de cmbio de 2,26 R$/US$.

Os empreendimentos tm a oferta disponvel de incentivos do governo do estado de Pernambuco, aprovado pelo CONDIC em 17/ 12/ 2004, com 80% de reduo do ICMS por 4 anos e 70% pelos oito anos restantes, inclusive deferimento de ICMS para aquisio de matria-prima.
10

H estudos para implantao de uma unidade da FILAMENTO POY, em Suape, a qual consumiria 120 mil toneladas/ano.

www.concursospiedade.com.br

60

empreendimentos que dependam de uma oferta garantida, abundante e barata deste combustvel sejam mantidos em stand-by ou se direcionem para outras localidades onde a oferta j esteja equacionada. Na regio Nordeste a oferta encontra-se limitada, provocando o adiamento ou suspenso de vrios projetos industriais no plo de Camaari.11 A oferta de gs na Bahia alcana 3,5 milhes de m3/dia, mas a demanda reprimida alcana 0,7 milhes de m3/dia, em parte pelo poder da Petrobrs em reservar 1,5 milhes de m3/dia para uma sua subsidiria local. Espera-se para este ano de 2006 o incio da produo de gs do campo de Manati, em So Francisco do Conde, a 60 km de Salvador, o que poderia dobrar a disponibilidade de gs. A prioridade das usinas termeltricas como destinatrias da oferta de gs natural, entretanto, pode consumir parte significativa desta nova oferta. Mesmo com a poltica energtica nacional orientada para a difuso e viabilizao do uso de gs natural (industrial, de transportes, residencial e comercial), o que significa que seu preo final deve ser competitivo frente s demais alternativas energticas, a confiana dos investidores ainda no foi alterada em direo a expectativas mais otimistas, pelo menos no horizonte do mdio prazo12. Processos de co-gerao de energia, a partir do uso de gs natural13, enfrentam dificuldades de natureza contratual, que envolvem a questo da existncia de um back-up de energia (problemtica no caso do suprimento de gs), resultantes precisamente da ainda frgil estrutura de oferta deste combustvel. Uma vez resolvidos os problemas de regulao institucional do mercado de co-gerao, torna-se importante avaliar quais seriam os impactos, sobre os preos do gs natural, de um alargamento do uso desta fonte energtica para co-geradores14. Outra possibilidade seria a construo de estaes remotas de distribuio de gs natural, atravs do uso de carretas especiais para transporte de grandes volumes de gs comprimido ou liquefeito da regio fornecedora (onde seria necessria uma estao compressora ou de liquefao) consumidora. Esta alternativa vivel15 para distncias mximas de 150 km, no caso de gs comprimido, e 600 km, no caso de liquefeito. A cidade de Campina Grande, na Paraba, atendida por gasoduto virtual, a partir do fornecimento localizado a 110 km de distncia, na capital Joo Pessoa. Entre as vantagens da alternativa virtual para fornecimento de gs esto o baixo volume de capital requerido16, menor tempo de construo; maior agilidade na obteno de licena ambiental; menor escala eficiente de operao, o que permite atender projetos isolados (como o da fbrica de PTA)17, enquanto o mercado consumidor no justificar a infra-estrutura tradicional. Para se tornar vivel economicamente, o GNL deveria ser comercializado a uma tarifa mxima de R$ 0,58 por m3, de forma a ser competitivo com o leo

11

Fbricas de pneus Bridgestone Firestone (R$ 780 milhes) e da Continental (R$ 600 milhes) e o programa de expanso da Braskem, que necessita dobrar seu consumo atual de 600 mil m 3/dia quando entrar em operao a fbrica de negro-de-fumo (matria-prima para a produo de pneus) da Columbian Chemicals. Outros dois grandes projetos (com consumo dirio superior a 100 mil metros cbicos), um de alimentcio e outro em cermica, ainda no conseguiram acertar sua entrada na Bahia por falta de gs, segundo o presidente da distribuidora.
12

Agravado pelo fato dos agentes no possurem tradio de gerar eletricidade e da co-gerao no ser sua principal atividade econmica.
13

Em Pernambuco h um caso de co-gerao no municpio de Goiana (Itatrmica Pernambuco), com capacidade para 8700 kW.
14

H um importante potencial tcnico de co-gerao, em particular no setor industrial do pas. Por possuir disponibilidade de gs natural, a co-gerao elevaria significativamente a competitividade do pas em termos de rendimento energtico e de qualidade dos processos produtivos, alm da reduo da emisso de poluentes.
15
16

Tem sido utilizada na Rssia, EUA, Argentina, Uruguai, Polnia, Egito e Iran dentre outros.

O que diminui os custos significativamente quando se considera que o Brasil possui um elevado custo de capital.
17

Um projeto como o da fbrica PET, que utiliza 50 mil m3 de gs natural, demandaria duas carretas dirias de 40 m de GNL (16 toneladas). Este montante de GNL equivale a cerca de 24.000 m de gs natural.

www.concursospiedade.com.br

61

leve tipo A1. Os investimentos para a montagem de uma unidade mvel de GNL capaz de fornecer 50 mil m3/dia situar-se-iam na faixa de R$ 10 a 15 milhes. Uma das alternativas para o suprimento de gs est no projeto da Petrobrs e do Governo Federal de interconexo entre gasodutos do Sudeste e do Nordeste (Gasene-Nordesto II), o que permitiria flexibilidade e confiabilidade na oferta, crucial na deciso de converso para o gs natural. A capilarizao da rede a partir destes gasodutos requer a existncia de consumidores de demanda estvel e de grande volume, o que torna mercados-alvo os segmentos industrial, de gerao de energia e veicular. Entretanto, o gasoduto de 1500 km sudeste-nordeste (Gasene) teve suas obras adiadas devido escassez de gs na regio fornecedora (Bacia de Campos) e pela elevao nos custos da obra, que saltaram de US$ 1,5 para US$ 2,9 bilhes, entre 2003 e 2005. A Empresa pernambucana de gs (Copergs)18 concentra 63% de seus clientes no segmento industrial, mas 61% o consumo do seu gs est direcionado para as geradoras de energia. Apesar de ter crescido aproximadamente 100% nos ltimos 10 anos (Figura 4) e possuir uma das maiores redes do Nordeste, a empresa ainda exibe baixo grau de penetrao espacial, uma vez que atende apenas cerca de 15% dos municpios do estado, com 89 clientes distribudos em 250 km de rede (Figura 5). O acrscimo de demanda por gs natural representado pela fbrica PET, 50 mil m3/dia, no significativo, frente ao total de 2,25 milhes de m3/dia comercializado pela distribuidora estadual, mas no futuro pode vir a se constituir em seria restrio ao crescimento do complexo industrial de Suape e do prprio Estado. Figura 4 Crescimento da rede de gs da COPERGS

18

Copergs uma empresa de economia mista, que tem como scios o Governo do Estado de Pernambuco, a Petrobras Gs S.A. - Gaspetro e a Gaspart - Gs Participaes Ltda.

www.concursospiedade.com.br

62

Figura 5 Rede de distribuio da COPERGS

Os projetos de expanso da Copergs prevem a interiorizao do fornecimento de gs at Araripina (para atendimento do plo gesseiro) e Petrolina (para o plo de vitifruticultura), o que demandar acesso a novas fontes de gs, ainda no disponveis para o estado (Figura 6). Figura 6 Projeto de interiorizao da oferta de gs da COPERGS

www.concursospiedade.com.br

63

A perspectiva de insuficiente disponibilidade futura de gs e os elevados riscos e custos de ampli-la constituem-se no aspecto infra-estrutural determinante da baixa competitividade de estratgias de verticalizao ou integrao downstream ao longo da cadeia produtiva19. A presena de alguns elos de uma cadeia de polister embora amplie as possibilidades, mostram-se insuficientes para viabilizar a estratgia integradora, na ausncia de fonte de energia abundante, segura e barata. 3.2 - A Refinaria Petrobrs-PDVSA A parceria entre a Petrleo Brasileiro S/A (Petrobrs) e a Petrleo Venezuelano S/A (PDVSA) para instalao de uma nova refinaria de petrleo no Brasil, representou um compromisso poltico entre os atuais governantes dos dois pases, que pelo menos em principio pode no ter constitudo a melhor soluo do ponto de vista dos s interesses estratgicos das duas empresas.. Para justificar tecnicamente a deciso, Pernambuco contou com argumentos suficientemente fortes para, uma vez decidido que uma nova refinaria seria construda no Nordeste, fosse o Estado o escolhido. Duas variveis-chave definem a competitividade pernambucana: possui porto de dimenses e eficincia adequados (Suape) para as operaes de movimentao de chegada (petrleo) e sada (combustveis) de cargas; concentra no prprio Estado e em seu entorno parte significativa da demanda por combustveis (principal linha de produtos da refinaria). Adicionalmente, uma terceira varivel-chave (ainda a se consolidar) pode fortalecer a legitimidade da postulao estadual: a provvel ocorrncia concentrada, no tempo e no espao, de um conjunto de investimentos infra-estruturais relevantes. Estes podero dotar r o Estado de malha ferroviria ramificada para vrios estados da regio (transnordestina), e duplicar a BR-101, ligando Pernambuco por boas estradas, ao norte com a Paraba e ao sul com Alagoas. Devido elevada volatilidade das margens de lucro no refino na ltima dcada, os investimentos em novas refinarias de petrleo foram sucessivamente adiados em todos os principais pases produtores de petrleo, inclusive no Brasil. Como resultado, a utilizao da capacidade instalada das refinarias, em termos mundiais, cresceu de 77% para 92%, entre o incio dos anos 80 e o final dos 90. Ao contrrio do petrleo bruto, que tem 45% da produo movimentado entre continentes, a quase totalidade do petrleo refinado (86%) consumida prximo s refinarias, ou seja, nos prprios pases refinadores ou em pases vizinhos. Durante esse perodo, a estratgia globalmente seguida pelos refinadores foi a de investir em tecnologias redutoras de impactos ambientais (cujos custos tem sido crescentes, devido regulamentao ambiental), melhoria na qualidade dos produtos e especializao de acordo com o perfil de demanda local. Seguindo este padro internacional, a Petrobras promoveu ampliaes na capacidade instalada de refino no pas a partir de modernizaes das unidades j existentes em Camaari (BA), Capuava (SP) e Triunfo (RS). Nas ocasies em que ocorreram essas ampliaes,, que foram precedidas de anncios sobre a virtual necessidade de ampliao da capacidade de refino nacional, vrios estados da federao anunciaram planos de ampliao de infra-estrutura (disponibilidade porturia, rodoviria, de energia, gua e mo-de-obra) para recepcionar este grande empreendimento. Alem disso, os estados tambm sempre acenaram com incentivos como forma de atrao da refinaria. No caso de Pernambuco, alem das condies infra-estruturais de Suape o estado aprovou incentivos tributrios que incluem a dispensa de imposto de transmisso na doao do terreno Petrobras e deferimento do ICMS na compra de petrleo e na aquisio de equipamentos. Na pratica um deferimento que corresponde a uma iseno, tendo em vista que o imposto somente seria cobrado se as maquinas e equipamentos usados na instalao fossem vendidos, o que no usual na indstria de refino de petrleo. No entanto, a despeito das ofertas dos estados, em todas essas ocasies, a analise tcnica e econmica, sempre concluiu que a modernizao e operaes de desgargalamento se mostravam mais interessantes para a Petrobrs do que a construo de novas refinarias, e esta posio prevaleceu apesar de intensas presses polticas.
19

Concluso que abarca a aspirao pernambucana de implantao de uma unidade produtora de PTA, matriaprima da fbrica de resina PET, em construo na localidade de Suape.

www.concursospiedade.com.br

64

Todavia, o atual cenrio internacional da indstria do petrleo aponta para a retomada de investimentos em novas unidades de refino. Exemplo deste movimento recente o incio da construo de uma grande unidade de refino na Coria do Sul, com previso de incio de operaes para o mesmo momento que a Refinaria Abreu e Lima (RAL) comear a produzir. No cenrio nacional, a deciso da Petrobras associada ao Grupo Ultra de investir US$3,5 bilhes na construo de um complexo petroqumico em Itabora, rea metropolitana do Rio de Janeiro, onde processara leo da bacia de Campos, mostra que tambm no Brasil os investidores privados tambm esto retomando os investimentos no refino. Esse longo perodo sem novas refinarias, indica o quanto a indstria petrolfera cautelosa quando se trata de tomar uma deciso de imobilizao de capital em refinarias. Alis, uma cautela racionalmente embasada em vista de tratar-se de um investimento que rene caractersticas crticas, tais como: elevada magnitude de capital: cerca de US$2,5 bilhes; especificidades tcnicas: irreversibilidade dos investimentos; em decorrncia de (a) e (b): elevados sunk costs;

ampliao mais que proporcional dos riscos ambientais, relativamente a uma modernizao de plantas j existentes: custos crescentes com preveno e reparao do meioambiente20; Desta forma, embora a etapa inicial da deciso de investimento em uma nova planta (sua localizao) j tenha sido vencida, os riscos (particularmente, os de natureza poltica) de suspenso ou adiamento permanecero em nveis elevados, pelo menos at que a sua construo tenha sido iniciada e alcance um ponto de irreversibilidade econmica, pela magnitude de capital j imobilizada. Esta parece tambm ser a percepo de parte do empresariado local21, de diversos segmentos, que em varias entrevistas para este estudo afirmaram que no planejam investir em ampliao de capacidade, ou mesmo em modernizao das unidades existentes, antes que a refinaria tenha iniciado as obras de construo civil. Para avaliar o nvel de competitividade dinmica das possveis estratgias empresariais a serem adotadas pela parceria Petrobrs-PDVSA, deve-se considerar dois vetores determinantes: o grau de aderncia da estratgia ao padro de concorrncia setorial, analisando-se as caractersticas (tamanho, organizao da produo, principais segmentos de mercado, composio e sofisticao das linhas de produto, fontes de financiamento, estratgias de marketing, comercializao, etc.) das empresas lderes e verificando-se a proximidade da RAL ao benchmarking;

factibilidade da estratgia: as possibilidades de sucesso de qualquer estratgia esto condicionadas histria da prpria empresa e do ambiente econmico em que est inserida (path-dependence), ou seja, a factibilidade dependente das capacidades construdas pela empresa em vrias dimenses (produo, inovao, gesto, comercializao, financiamento) e dos demais agentes econmicos e institucionais que afetam sua competitividade. Para essa analise, um primeiro ponto considerar que a demanda por petrleo refinado alcanava no Brasil, em 2001, 107 milhes m/ano (1,84 milho bbl/dia), dos quais 17% eram importados. Previa-se para 2010 uma demanda total de 145 milhes m3/ano (2,5 milhes bbl/dia), implicando um dficit de 50 milhes m/ano (35% da demanda), se no houvesse qualquer investimento em expanso da capacidade de refino. Estudos da ANP (2002)22 indicavam a necessidade de investimentos imediatos da ordem de US$4,5 a 6 bilhes diretamente em expanso de capacidade para evitar a elevao da importao a percentuais
20

A estimativa dos impactos ambientais usualmente supe que as emisses de poluentes so linearmente relacionadas produo bruta de cada setor. Entretanto, a incorporao de novas reas de risco ambiental, pela disperso de unidades produtivas, tem o efeito de potencializar os efeitos poluidores.
21

Esta percepo foi observada nas entrevistas realizadas junto a grandes empresas dos setores de construo civil, indstria mecnica e eltrica do estado de Pernambuco.
22

Perspectivas para o desenvolvimento do refino de petrleo no Brasil.

www.concursospiedade.com.br

65

superiores aos nveis considerados aceitveis em termos de segurana nacional (mximo de 10% a 20%). Considerando-se que entre 1994 e 2002 a Petrobrs havia investido o total de apenas US$4,2 bilhes em refino (mas no em novas unidades), tem-se uma boa dimenso da carncia de capacidade de refino nacional. Cerca de 83% da capacidade instalada nacional est localizada nas regies sul (Triunfo/RS) e sudeste (Capuava/SP), apesar destas regies demandarem 68% desta produo. A maior parte do dficit de refino nacional (315 mbpd em 2001) localiza-se nas regies Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Atravs de So Paulo importam-se derivados do petrleo que so transportados por dutos at Gois e, deste estado, distribui-se por rodovias, para os demais estados da regio Centro-Oeste. Em alguns estudos o ainda baixo consumo no Nordeste no viabilizaria uma refinaria para a demanda local, o que direcionaria o projeto de instalao de uma nova refinaria para outras regies do pas. De todo modo, mesmo nesses estudos a ampliao da capacidade de refino nacional seria premente e se justificaria por duas ordens de razoes: do ponto de vista da economia nacional: reduzir a fragilidade da conta de transaes correntes: substituio de importaes de petroqumicos de 1 gerao (250 mil t/ano de GLP, 4000 m3 de Nafta e 22.800 mil m3 de Diesel); refinar e gerar exportaes de leo pesado; reduzir despesas com fretes martimos; do ponto de vista empresarial: aumentar a rentabilidade econmica. O leo pesado oferece maior margem de lucro; reduo de custos com fretes martimos; ampliao da produo de gasleo de coque (650 mil t/ano), coque (1,3 milhes t/ano) e enxofre (110 mil t/ano); A Petrobrs teria duas alternativas estratgicas para alcanar estes objetivos: dar continuidade ao processo de otimizao (modernizao e desgargalamento) das unidades j instaladas; implantar uma nova unidade de refino. A despeito da presena do aspecto poltico, crucial, na determinao das estratgias empresariais da Petrobras (e da congnere venezuelana), o retorno do padro setorial de ampliao do nmero de unidades de refino, leva a considerar que no tocante planta pernambucana, a opo pela construo de uma nova unidade de refino possui bom grau de aderncia ao padro de concorrncia da indstria. Ademais, e ainda mais importante, os estudos indicam a exausto da poltica de expanso das refinarias j implantadas. Citando esses estudos, o representante da Petrobras no Frum Recife afirmou que no h mais possibilidade de aumento, por razoes de ordem tcnica e ambiental, entre outras. As refinarias de Pernambuco e a do Rio seriam as respostas iniciais aos desafios de aumento da capacidade interna de refino, mas esse novo padro devera perdurar por mais tempo. Em sendo verdadeira esta hiptese, torna-se indispensvel avaliar quais as alternativas mais factveis para uma estratgia de baixa aderncia e, portanto, de maior risco de baixo retorno e de baixo grau de utilizao da capacidade. Uma estratgia do tipo minimax implicaria escolher a menos arriscada entre as alternativas factveis. Os objetivos iniciais da RAL esto voltados a mercados tradicionais, substituindo a atual exportao de petrleo pesado bruto (baixo grau API, extrado da bacia de Campos) pelo produto refinado, de rentabilidade mais elevada23, mas fundamentalmente de baixa varincia: sua principal linha de produtos ser a de combustveis (GLP e diesel), gerando nafta apenas em pequena quantidade e alguns subprodutos naturais do processo de refino (coque, gasleo, etc.). A planta de porte mdio24, o que indica que a disponibilidade de derivados ser limitada, dificultando uma perspectiva de futura expanso da cadeia petroqumica em solo pernambucano.

23

O que hoje no ocorre precisamente pelo fato das demais refinarias serem especializadas no refino de petrleo leve, o que leva o Brasil a exportar parte do petrleo pesado e importar o leve, para obter uma mistura que permita o refino local.
24

A fbrica coreana ter o dobro de capacidade produtiva, aproximadamente.

www.concursospiedade.com.br

66

Desta forma, parece razovel supor que as empresas que constituiro a RAL no se interessaro em redirecionar sua produo do mercado de combustveis em direo nafta para atender a demanda de futuros usurios petroqumicos de 2 gerao. Da mesma forma, excetuando-se investimentos isolados, como a verticalizao da cadeia do polister, no se deve esperar investimentos petroqumicos generalizados para os anos seguintes ao incio das operaes da refinaria. Ou seja, pelo menos, nos prximos anos as chances de constituio de um plo petroqumico em Pernambuco so bastante reduzidas. Uma concluso que reforada com a deciso de implantao do complexo petroqumico no Rio de Janeiro. A despeito desse cenrio pouco otimista em relao implantao de um plo petroqumico, os efeitos diretos que gera e a potencializao do plo de txteis e confeces, na medida em que permite sua expanso a montante, torna a implantao da refinaria um evento fundamental para a economia de Pernambuco. A pequena lista que se apresenta a seguir somente uma amostra das potenciais conseqncias de alguns benefcios relevantes que devero decorrer de sua implantao. atualizao e modernizao das tcnicas de gesto e organizao da produo: pela atrao de recursos humanos com elevada qualificao e experincia para as funes gerenciais e administrativas. O meio empresarial local poder vir a se beneficiar das externalidades positivas produzidas pela difuso (parcial) dos conhecimentos e habilidades, uma vez que estes quadros gerenciais, aps algum tempo, comecem a procurar novas oportunidades profissionais em empresas locais;

aprendizado interativo na medida em que empresas locais componham o conjunto de fornecedores diretos da RAL (ou mesmo de representantes locais de fornecedores externos), atravs de parcerias e cooperao tcnica, e realizem esforos de capacitao tecnolgica e inovativa, buscando se adaptar s exigncias dos usurios25. A mobilizao institucional no estado e a participao no PRONIMP26 mostram-se cruciais nesta etapa; abertura de novos mercados e viabilizao dos nichos j existentes para empresas de consultoria tcnica e econmica, engenharia de projetos montagem e construo (calderaria, tubulao, instrumentao, etc.), manuteno tcnica (eltrica, eletrnica, hidrulica, mecnica), movimentao de cargas, alimentao industrial e transporte (coletivo e locao de veculos), entre outras; expanso da indstria da construo civil, principalmente na fase de instalao, quando sero necessrias novas edificaes diretamente vinculadas obra, da ordem de 45 mil m2. Subseqentemente, poder haver alguma expanso na demanda por novas instalaes empresariais, bem como, em novas instalaes habitacionais. Neste ltimo caso, a expanso a ser observada no PIB estadual, e mesmo a expanso do emprego (ver a parte 2 deste estudo). 3.3 - Estaleiro Camargo Correia A frota mundial alcanava, em 200327, um estoque de 825 milhes de TPB, dos quais 400 milhes estavam em processo de sucateamento (227 com mais de 20 anos), gerando um gigantesco mercado de reposio. As novas construes encomendadas para o perodo 2000-2015 (uma vez que a indstria naval possui um perodo de produo longo) devero colocar no mercado 550 milhes adicionais de TPB. Atualmente so produzidos uma mdia de 30 milhes de TPB/ano28, no mercado global (construo de embarcaes de transporte de cargas e passageiros, plataformas e embarcaes offshore, reparao de embarcaes e marinhas nacionais) que alcana 61 bilhes de euros29. O mercado mundial dominado por poucos pases: Japo, seguido dos Estados Unidos, da Coria do Sul, da Noruega, da Alemanha e do Reino Unido. Os Estados Unidos, a Noruega e o Reino Unido tm forte
25

As exigncias para tornar-se fornecedor credenciado esto bem definidas em termos de normas e padres internacionais, tais como: ISSO 9001 e 14.001, OHSAS 18.001, Ethos.
26

Programa Nacional de Mobilizao da Indstria de Petrleo e Gs Natural, coordenado pelo Ministrio das Minas e Energia, foi institudo em 2003 visando capacitar fornecedores nacionais para esta indstria.
27

Fonte: UNCTAD / Lloyds Register. Study for the European Commission Directorate (2000, p. 10). Study for the European Commission Directorate (2000, p. 4).

28 29

www.concursospiedade.com.br

67

participao nos mercados offshore e de marinha de guerra, enquanto a Alemanha, o Japo e a Coria do Sul concentram-se na marinha mercante. A maior indstria naval para grandes embarcaes a coreana, seguida por Japo e China, com um razo de concentrao de 89% da produo mundial, correspondentes a cerca de 1.100 navios/ano, e uma fila de encomendas de 4.700 navios at 2010. A maior parte da frota mundial era formada, em 2003, por navios-tanques (34,6%) e graneleiros (35,8%), seguidos por portas-continer (9,4%)30, ferry-boats (0,6%) e outros (7,5%)31. Entretanto, as novas demandas tendem a mudar esta composio, devido ao crescimento de at 15% ao ano das encomendas de novos portas-continer32 (alcanando, entre 2003 e 2005, 19,6 milhes de TPB) e queda dos graneleiros (33,9 milhes de TPB), mantendo-se a produo de navios-tanque em nvel elevado (61,1 milhes de TPB). Em termos do produto transportado33, a distribuio de petrleo representa 30% da carga martima mundial, e seus derivados respondem por mais 8%, sendo seguidos pelo carvo (10%), minrio de ferro (8%), gros (4%) e as demais cargas somando 40%. Uma vez que a indstria naval internacionalizada, h relativa mobilidade de capital e tecnologia (compras de licenas, convnios de cooperao tcnica e de transferncia de tecnologia), o que permite instalar estaleiros em vrios locais do mundo. De fato, a partir dos anos 60 a indstria naval iniciou um movimento de migrao de pases com elevados salrios para regies caracterizados por baixos custos salariais, tais como sia (inicialmente o Japo, depois Coria do Sul e, agora, China) e Amrica Latina (Brasil). Alm dos baixos salrios, a escala de produo determinante na obteno de menores custos de produo, mas ainda h um nmero elevado de estaleiros34 (quando se compara com outras indstrias como automotiva e aeroespacial), o que no tm permitido o crescimento das escalas de forma generalizada, embora estejam ocorrendo processos de fuses em alguns pases da Europa (Alemanha, Itlia, Espanha) e fechamento das empresas de menor porte (Japo35). Grandes escalas exigem capacidade competitiva para exportao, uma vez que os mercados nacionais usualmente no so suficientes para absorver a produo de um grande estaleiro, excetuando-se os casos de proteo concorrncia externa (como foi usual no Brasil, durante as dcadas de 50 a 70). Os principais pases sede de grandes estaleiros (Coria, Japo, China e OCDE) esto discutindo uma nova regulamentao internacional para a indstria naval36, na direo de maiores restries a medidas de Poltica Industrial que promovam medidas anti-competitivas e protejam produtores domsticos contra a competio externa37. Esta regulamentao toma como base o texto do Acordo sobre Condies Competitivas Normais na Indstria Naval Comercial, elaborado em 1994, (mas que de fato nunca entrou em vigor) no qual as medidas de apoio oficiais consideradas so: os subsdios exportao; a promoo da indstria domstica (direta e indireta, tais como requisitos de nacionalizao de componentes); e
30

regulaes e prticas oficiais.

O continer transformou o transporte martimo, uma vez que redefiniu a logstica atravs do conceito dos portos concentradores (hub ports), abastecidos por grandes navios, cuja carga redistribuda em pequenos navios em linhas supridoras (feeders lines). Fonte: UNCTAD / Containerization International
31 32 33
34 35 36

Fonte: Platou Economic Research e UNCTAD. Fonte: UNCTAD / Conteinerization International Fonte: AWES / % da tonelagem. S na China so 800 estaleiros (a maioria estatal) e na Europa so 150 operando. Que busca reduzir dos atuais sete para apenas trs grandes grupos construtores.

O acordo est sendo discutido no mbito da OCDE, mas o Brasil foi convidado a participar por ter sido um dos grandes construtores da indstria naval.
37

A exemplo do embate entre estaleiros da Coria do Sul e a Comunidade Europia.

www.concursospiedade.com.br

68

A necessidade de uma regulamentao especfica para a indstria naval, ao invs do uso do Acordo Antidumping da OMC (Organizao Mundial do Comrcio), deve-se s particularidades desta indstria: produo por encomenda, com especificaes do comprador, baixa repetio das vendas para um mesmo comprador, e mesmo no-identificao do importador. Estas caractersticas impedem a tpica forma de reparao da OMC, ou seja, medidas compensatrias sobre as vendas futuras. As oportunidades de mercado para a indstria naval so significativas no atual momento, pois a espera nas encomendas alcana at trs anos: a demanda por embarcaes e plataformas offshore o dobro da capacidade instalada mundial, em especial na Amrica do Sul, frica e Oceania. Acrescente-se a demanda adicional a ser criada pela regulao ambiental, j estabelecida no Protocolo de Kyoto, que recomenda a substituio dos navios de casco simples por casco duplo. A experincia brasileira de proteo e incentivo indstria naval nos anos 70 demonstrou que o lado negativo da imposio de elevados ndices de nacionalizao (que alcanaram 80% de peas, equipamentos e componentes) est na perda de competitividade dos estaleiros, no mercado internacional. A indstria naval trabalha com centenas de fornecedores distintos (podendo chegar a 2500) o que torna natural haver grande nmero de fornecedores externos, dado o grau de especializao dos itens e a necessidade de buscar o melhor preo, a melhor qualidade e a disponibilidade de peas de reposio em qualquer porto do mundo. O mercado de fornecedores navais subdivide-se em mquinas e engenharia mecnica (26%), subcontratao (20%), eletrnica e engenharia eltrica (18%) e produtos de ao (15%). Operando como montadoras (linhas de montagem e unidades integradas)38, os estaleiros mais competitivos utilizam modernas tecnologias de produo, tendo em comum quatro caractersticas principais: montagem em dique seco; processo automatizado de corte do ao; capacidade de movimentao de grandes peas; utilizao intensiva de recursos de informtica.

Os fornecedores devem ser certificados para comprovao da qualidade e segurana das mquinas e equipamentos, bem como dos servios especializados prestados. A certificao obtida junto a Sociedades Classificadoras integrantes da International Association Classification Society (IACS)39, estabelecendo-se padres tcnicos40 para itens como o desenho, testes e construo de peas. Uma vez que a Poltica Industrial do atual Governo brasileiro busca induzir a nacionalizao no fornecimento indstria naval, medidas cuidadosas devem ser tomadas para que no se comprometa a competitividade de um setor que s sobreviver se estiver voltado ao comrcio internacional. A sofisticao tecnolgica das embarcaes funo dos equipamentos que esta contm, e o valor agregado acompanha esta relao. Assim, ndices de nacionalizao muito elevados podem comprometer os mercados mais lucrativos, tornando os estaleiros locais pouco rentveis. A indstria naval brasileira, em seu perodo ureo, gerava cerca de 40 mil empregos e com competitividade revelada em exportaes para a Inglaterra, Frana, Alemanha, Grcia e Estados Unidos. Entretanto, como boa parte da indstria nacional, ao longo dos anos 80 perdeu condies de competitividade (sistmicas, estruturais e empresariais), virtualmente desaparecendo em meados dos anos 9041. No Brasil, existe aproximadamente uma centena de estaleiros, em vrios estados42, de variados portes e graus de sofisticao tecnolgica, embora os maiores e melhor equipados situem-se no Rio de Janeiro, estado que j abrigou uma pujante indstria naval nos anos 70, chegando a gerar 40 mil empregos diretos e
38 39

O que permite reduzir os prazos de construo de at 10 anos para intervalos de oito a 12 meses. www.iacs.org.uk

40

As certificadoras emitem "livros de regra" (como o da ABS Steel Vessels), que so publicaes que contm os padres para construo de peas e estruturas navais:
41

O ltimo navio de grande porte produzido foi o Livramento, cuja construo durou de 1987 a 1996, entrando em operao em 1997.
42

Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, So Paulo, Par e Amazonas.

www.concursospiedade.com.br

69

160 mil indiretos em 1979. A decadncia desta indstria, que chegou a ser a 2 do mundo 43, reduziu drasticamente a produo nacional a partir dos anos 80, de tal forma que em 1999 empregava diretamente apenas 500 pessoas e, em 2002, o seu consumo de ao foi de apenas 30 mil toneladas/ano, embora pudesse processar dez vezes mais. A retomada da indstria naval brasileira, iniciada no final dos anos 90, e impulsionada pela demanda da Petrobrs por plataformas offshores44, desloca-se mais recentemente para a construo de navios para transporte de petrleo e seus derivados. A renovao da frota nacional a grande janela de oportunidade que surge para a continuidade do atual momento de recuperao da indstria naval (Figura 7). Figura 7 Evoluo da Frota Brasileira

Fonte: BNDES (2003). Hoje h 18 grandes estaleiros ativos no Brasil, que empregam cerca de 25 mil pessoas e atravs do Programa de Modernizao e Expanso da Frota, o governo federal 45 permitir aos estaleiros nacionais perspectivas de produo em larga escala continuada (propiciando oportunidade para economias de aprendizado) e de retorno dos investimentos em modernizao das instalaes, mquinas e equipamentos, criando condies de sustentabilidade de longo prazo para a competitividade. Apenas para as encomendas do PEMF46 a indstria naval nacional criar oportunidades para 22 mil novos empregos diretos, o que representar metade dos empregos que a indstria gerava em seus melhores anos. Se ponderado pelos efeitos do crescimento da produtividade, processos de terceirizao e automao, percebe-se que este nvel de emprego industrial pode significar retomar a indstria no ponto em que ela havia sido encerrada, no aspecto de gerao de empregos. Os ndices de nacionalizao exigidos pelo PEMF, embora ainda elevados, so inferiores aos existentes nos anos 70 e 80, que alcanavam 80% dos fornecedores, e o foco no mercado externo, a partir de uma base de sustentao econmica com a demanda nacional. Os efeitos indiretos na indstria sero de grande impacto, demandando 290 mil toneladas de ao (siderurgia), 125 mil toneladas de tubos (metal-mecnica), mais de 6 milhes de litros de tintas (qumica) e 2.200 quilmetros de cabos eltricos (eltrica).

43

A indstria j exportou navios para diversos pases, inclusive entre os lderes mundiais de construtores e detentores de tecnologia: Inglaterra,Frana, Alemanha, Grcia e EUA.
44

Conseqncia da prioridade estratgica que a Petrobrs estabeleceu para a extrao e produo de petrleo, visando a auto-suficincia nacional.
45

O PEMF foi elaborado com a participao da Petrobrs, a comunidade cientfica, os estaleiros e sindicatos (petroleiros, martimos e metalrgicos).
46

Os navios so dos tipos Suezmax (dez unidades), Aframax (cinco unidades), Panamax (quatro), Produtos (quatro) e GLPs (trs).

www.concursospiedade.com.br

70

Entre os fatores que determinaro a intensidade de renovao da frota, esto: a idade mdia dos navios; as regulamentaes ambientais, de segurana e conforto a bordo; normas tcnicas para definio de velocidades; novos equipamentos com melhorias tecnolgicas (reduo de consumo de combustvel, etc.); versatilidade; adequao s exigncias internacionais. No que diz respeito idade da frota, dados de 200347 apontavam que 78% dos graneleiros nacionais j haviam superado a barreira dos quinze anos, o mesmo ocorrendo a 60% dos petroleiros e 56% dos portascontiner. Sendo a Petrobrs controladora de 66% da frota mercante nacional (55 embarcaes prpria e 60 fretados)48, o processo de recuperao da indstria naval passa, necessariamente, pelas decises estratgicas desta empresa. A permisso para que operadores estrangeiros realizassem o transporte de cabotagem entre portos brasileiros determinou o controle desta navegao pelos navios de bandeira estrangeira, gerando significativas receitas de fretes para grandes operadores internacionais49. A navegao de apoio martimo possua um total de 143 embarcaes, sendo 48 de bandeira brasileira (34% da frota, mas apenas 15% das receitas)50 e 95 de bandeira estrangeira51. A Petrobrs est demandando novas embarcaes que elevaro o perfil mdio da frota nacional52, uma vez que at recentemente apenas cinco eram PSV e no existiam AHTS53. Segundo a Organizao Nacional da Indstria do Petrleo (ONIP), as encomendas nacionais de navios anunciadas e previstas so: US$ 3 bilhes para 60 navios de armadores privados, at 202054 e em torno de US$ 2 bilhes na construo de 42 navios para Transpetro55, cuja licitao est dividida em duas etapas: na primeira, sero contratadas 22 embarcaes, representando aproximadamente US$ 1,1 bilho, os demais 20 navios. A Transpetro classificou as empresas que se dispuseram a participar do edital em trs grupos diferenciados:
47
48

Grupo A: podem fazer qualquer tipo de embarcao;

Fonte: UNCTAD / Lloyds Register / SYNDARMA Fonte:DMM

49

Os maiores carriers internacionais operando no Brasil so: (Canad) CP Ships, (Taiwan) Evergreen e Yang Ming, (Japo) NYK, K Line e MOL, (Frana) CMA-CGM, (China) Cosco e China Shipping, (Cingapura) NOLAPL, (Sua) MSC, (Coria Sul / Alemanha) Hanjin-Senator, (Holanda) P&O Nedlloyd, (Dinamarca) MaerskSealand, (Alemanha) Aliana, Crowley, Hamburg Sud, Hapag Lloyd (Chile) Libra e CSAV, (Israel) Zim, (Coria do Sul) Hyundai, (Hong Kong China) OOCL.
50

Os navios estrangeiros so maiores (39 AHTS e 21 PSV), o que eleva as receitas, alcanando um total de US$ 300 milhes/ano.
51

Fonte: ABEAM / 2002 So 33embarcaes: 9 AHTS, 15 PSV e 9 LH. Fonte: ABEAM / 2002

52 53 54

Como toda deciso de investimento, estimativas variam com a mudana em variveis conjunturais e estruturais, de tal sorte que a prpria ONIP divulgou outras estimativas afirmando que as novas construes devero ampliar a frota brasileira de 48 para 77 navios, havendo novas demandas para cerca de 80 navios at 2012.
55

As empresas que participam da licitao da Transpetro so: Consrcio Rio Naval (Rio de Janeiro) formado pela Sermetal-Ivi (Rio de Janeiro), IESA (Rio de Janeiro), MPE (Rio de Janeiro) e Hyunday (Coria), EISA Montagem (Rio de Janeiro), STX (Coria); em Niteri o consrcio formado pela Mau Jurong (Brasil), Maric CSSC (China); em Angra dos Reis o consrcio das empresas Brasfel (Brasil), Keppels Fels (Cingapura) e Daewoo (Coria); em Suape o consrcio liderado pelaCamargo Corra (Brasil)e participao da Andrade Gutierrez (Brasil), Aker Promar (Brasil), Queiroz Galvo (Pernambuco) e Sansung (Coria); pelo Rio Grande do Sul o Consrcio Rio Grande composto pela Aker Promar (Brasil), Queiroz Galvo (Pernambuco), Aker (Noruega) e Samsung(Coria), Estaleiro Rio Grande (Rio Grande do Sul) e Ishikawajima (Japo); em Itaja (Santa Catarina) concorre o Estaleiro Itaja

www.concursospiedade.com.br

71

Grupo B: faro navios Panamax, para transporte de produtos ou de GLP (gs liquefeito de petrleo); Grupo C: apenas embarcaes para transporte de gs (mais simples). O consrcio liderado pela Camargo Corra est entre aqueles classificados no Grupo A, mas, ao contrrio dos fluminenses, ainda no estava construdo quando a Transpetro abriu a licitao, mas o edital permitia a sua inscrio56. No aspecto financeiro ainda h incertezas em torno dos projetos produo, expanso e modernizao dos estaleiros participantes da licitao. As operaes recebero financiamento atravs do Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social (BNDES), alcanando um percentual de 90% do valor total do projeto, o que permitiu a vrios grupos demonstrarem interesse, dado o baixo nvel de capital prprio exigido. Entretanto, por este mesmo motivo (a elevada participao do BNDES) as garantias estabelecidas nos nveis usuais do banco, de 130% do valor financiado, no mnimo, possvel que haja vrias desistncias, pois parte dos estaleiros no possui condies financeiras para cobrir garantias que superam o valor das embarcaes 57, apesar das taxas de 4% ao ano e prazo de 20 anos de liquidao da dvida. Entretanto, se a participao do banco voltar ao padro de 70% do valor do projeto, ento os 130% de seguro-garantia podem ser facilmente cobertos com o valor das prprias embarcaes em construo. 2.3.1 - O estaleiro em Pernambuco O estaleiro pernambucano ser construdo por um consrcio liderado pela Camargo Corra e que conta tambm com a participao da Andrade Gutierrez, Aker Promar, Sansung e Queiroz Galvo, a nica empresa pernambucana. O empreendimento de US$ 170 milhes recebe incentivos estaduais atravs da Lei 12.710 de 2004, que instituiu o Programa de Desenvolvimento da Indstria Naval e de Mecnica Pesada Associada do Estado de Pernambuco (Prodinpe)58. A Transpetro j homologou a participao do estaleiro de Pernambuco na produo de 10 navios Suezmax com capacidade de carga de 165 000 tpb, comprimento de 275 m, boca em tono de 48 m, calado mximo de 17 m. Os navios sero fabricados em Suape ao custo unitrio mdio de U$ 121 milhes, atingindo,, portanto, a encomenda total o montante de U$ 1,210 bilho. A reao entusiasmada do Governador de Pernambuco foi a melhor noticia, em anos. , da bem uma idia do que representa a implantao do estaleiro no Estado. A infra-estrutura para implantao do estaleiro esta em fase de concluso, incluindo um acesso rodovirio e a dragagem de 12 metros para o acesso. A docagem ter dimenses59 para permitir a construo (em linha) de duas unidades de navios do tipo Suezmax60, duas unidades FPSOs e uma plataforma semi-Suezmax ou, alternativamente, dois navios FPSOs e uma plataforma semi-submersvel. Esta capacidade permite ao consrcio disputar a licitao da Transpetro, com o objetivo de ganhar o lote de dez navios Suezmax e cinco navios Aframax. O estaleiro devera apresentar grande versatilidade na sua linha de produo, sendo capaz de produzir qualquer tipo de plataforma Offshore, embarcao comercial, semi-submersvel, FPSO TLP, Panamax, embarcao de containeres Suezmax. Para este volume de produo, quando em operao o estaleiro (esperada para abril de 2008) necessitar do processamento mnimo de 8 mil toneladas/ms de ao (podendo alcanar 10 mil t/ms), criando demanda potencial para uma siderrgica local61.

56

O que gerou inconformados protestos das lideranas empresariais do Rio de Janeiro, inclusive com contestao judicial do edital. No houve sucesso nas tentativas de impedir a participao dos chamados estaleiros virtuais.
57

130% sobre 90% de financiamento significam a necessidade de oferecer outras garantias, alm da prpria embarcao em construo, em uma magnitude de 26% do valor financiado.
58

O Prodinpe oferece iseno e deferimento de ICMs para os fornecimentos na fase de Implantao (para a compra de mquinas, equipamentos e ferramentas) e operao na venda pelo estaleiro.
59 60

rea total 780.000 m e dique seco: 520mx140mx15m. 275m de comprimento -- Boca(largura) 48m 170.000 TPB PL 20.850t

www.concursospiedade.com.br

72

Para a fase de construo civil demandar 150.000 m de concreto e 50.000 t de cimento. Tambm necessitar de 12 mil toneladas de ao de construo civil e 6 mil toneladas de estruturas metlicas e a movimentao de terra alcanar 800.000 m. Sua previso de faturamento anual, caso opere com o grau desejado de utilizao da capacidade instalada, de R$ 1 bilho, empregando at 5 mil trabalhadores62 na produo de trs navios Suezmax, podendo alcanar a produo de uma quarta unidade aps obteno de economias de escala dinmicas, decorrentes do aprendizado tecnolgico (learning-by-doing). 4. A ANLISE INSUMO-PRODUTO

A analise insumo-produto uma ferramenta que permite identificar relaes de compra e venda entre setores de uma economia. Sua denominao decorre do fato que se baseia em uma ampliao da matriz de relaes intersetoriais, na qual seu termo genrico Xij expressa quanto do seu produto o setor i vendeu para o setor j (ou quanto o setor j comprou como insumo do setor i). Quando a essa matriz se acrescentam uma coluna de vendas para consumo final e uma linha com a remunerao dos fatores empregados na produo de cada setor, que corresponde ao seu valor adicionado, gera-se uma matriz de insumo-produto. A matriz de insumo-produto bsica pode ser ampliada identificando-se as componentes do consumo final, especificando-se os gastos privados, do governo e a formao bruta de capital. Pode-se tambm incluir o setor externo e nesse caso as importaes devem aparecer tanto como bens de consumo intermedirio quanto como bens finais. Em contrapartida ao consumo do governo torna-se necessrio especificar os impostos indiretos, de modo que da matriz de insumo produto tambm se pode obter uma medida do Produto interno Bruto. Esta importante propriedade de consistncia entre as Contas Nacionais e a analise de insumoproduto ser usada neste estudo no para medio do PIB estadual, mas para estimar as variaes do PIB estadual que devero ser produzidas pelos novos investimentos programados para Suape. Outra caracterstica importante dessa anlise, certamente a mais til para os fins deste estudo, a de poder ser utilizada em previses econmicas, atravs da determinao dos fluxos intersetoriais gerados a partir de aumentos da demanda em um setor, podendo-se, por exemplo, estimar o impacto de um gasto realizado em determinado setor sobre o produto, o emprego e as demandas setoriais e de toda a economia. Como se ver em seguida, esta propriedade ser intensivamente utilizada para estimar as conseqncias sobre cada setor da economia pernambucana dos grandes investimentos previstos para serem realizados em Suape, no horizonte dos prximos cinco anos. Para as simulaes realizadas neste estudo foi utilizada a matriz de insumo-produto do Estado de e Pernambuco IMP para o ano de 1999, elaborada em 2005 pelo Instituto de Pesquisa Social Aplicada, contando com o apoio financeiro do Servio de Apoio a Micro e Pequena Empresa de Pernambuco e da Federao das Indstrias do estado de Pernambuco. Essa matriz contempla 36 grupos de atividades econmicas (inclusive dummy financeiro) e 63 grupos de produtos, classificados em conformidade com a pauta de atividades e produtos da matriz insumo-produto do Brasil. As propriedades da IMP-PE mais relevantes para os fins deste estudo so destacadas em seguir. A fonte utilizada a documentao da metodologia de estimao da matriz. 4.1 - Identificao dos Setores Mais Dinmicos Na matriz destacam-se sete setores-chave da economia pernambucana, quanto capacidade de gerar aumento na produo (encadeamento para frente): o setor Agropecurio, dois setores industriais e quatro de servios, com destaque para o setor Servios Prestados s Famlias, que apresenta o maior ndice de ligao para frente. E possvel identificar 16 setores-chave cuja produo apresenta forte resposta a um aumento da demanda final da economia (encadeamento para trs): indstria do Acar, seguido por setores ligados a indstria de alimentos (Beneficiamento de Produtos de Origem Vegetal, Inclusive Fumo; Abate e Preparao de Carnes; Resfriamento e Preparao do Leite e Laticnios; leos Vegetais e Gorduras para Alimentao e Outras Indstrias Alimentares e de Bebidas, com Exceo da Indstria do Caf); dos cinco atividades que compem o setor servios, exclusive o setor Administrao Pblica, trs so setores-chave no encadeamento
61

De fato, j est em fase de projeto a instalao de uma siderrgica no porto de Suape, com capital originado da Rssia.
62

Durante a construo do estaleiro, cerca de 2000 empregos sero gerados diretamente nas obras.

www.concursospiedade.com.br

73

para trs. Os setores de Indstria Qumica, Servios Industriais de Utilidade Pblica, Comrcio, e Comunicaes so setores-chave no encadeamento tanto para frente como para trs (Tabela 5). Tabela 5 ndices de Ligao Para Frente e Para Trs Normalizados, MIP-PE (1999)

Fonte: Matriz Insumo-Produto -PE. 4.2 - Multiplicadores de Impacto Total Outra importante caracterstica da matriz insumo produto para os fins deste estudo diz respeito a possibilidade de obteno de multiplicadores de impacto sobre variveis macroeconmicas relevantes: valor adicionado, emprego e rendimento. Esses multiplicadores medem o impacto de um aumento unitrio da demanda final do j-simo setor sobre aquelas trs variveis. Dado que na matriz insumo-produto de Pernambuco a unidade monetria encontra-se expressa em milhes de Reais, os multiplicadores, no caso da renda ou valor adicionado, indicam a renda gerada por um aumento de R$ 1 milho na demanda final do j-simo setor e, no caso do emprego, o nmero de empregos gerados por um aumento de R$ 1 milho na demanda final da atividade j. Os multiplicadores de emprego, renda e valor adicionado so apresentados na tabela seguinte, que tambm mostra um ranking dos multiplicadores que permite a rpida visualizao da importncia de cada setor quanto a seu efeito multiplicador no valor adicionado, emprego e renda.

www.concursospiedade.com.br

74

Tabela 6 Multiplicadores de Sobre o Emprego, Renda e Valor Adicionado

Fonte: Matriz Insumo-Produto -PE. 4.3 - A Metodologia e os Resultados Obtidos A matriz insumo-produto de Pernambuco utilizada para estimar os efeitos dos investimentos em Suape sobre produto e o emprego do Estado. Como limitaes principais da analise insumo-produto, e conseqentemente dos resultados que a partir dela so obtidos, deve-se frisar a hiptese de que os setores utilizam insumos em propores fixas e que somente com aceitao de coeficientes tcnicos fixos possvel construir a matriz de coeficientes tcnicos que subtrada da matriz identidade produz a chamada matriz de Leontief. esta matriz que permite estabelecer a ligao entre as produes brutas setoriais e a configurao da demanda final e portanto o estudo dessa ligao condiciona-se s citadas hipteses. Acresa-se a essas a necessidade hiptese de retornos constantes de escala e tem-se uma clara idia das principais restries da metodologia utilizada. Alem disso, deve-se ainda acrescentar como limitao importante o fato de que as analises so todas do lado da demanda, no sentido que a matriz de Leontief permite identificar as respostas setoriais a alteraes na composio da demanda, nada informando sobre o lado da oferta.

www.concursospiedade.com.br

75

S limitaes da ferramenta analtica utilizada devem ser acrescidas aquelas prprias do estudo. No caso a mais importante a ausncia de informao que permita definir com preciso a nova composio do vetor de demanda setorial a ser gerada pelos investimentos. Embora em todos os trs projetos tenha-se informao acerca do volume total dos investimentos previsto no se sabe, todavia, como esses se distribuem entre os setores da economia A alternativa utilizada foi admitir com base em estudos da possibilidade de suprimento interno que somente 30% os gastos seriam realizados localmente. Mesmo com a definio desse percentual continuou o problema de determinao do vetor de investimentos. Num cenrio inicial admitiu-se que todos os gastos estariam concentrados na construo civil, tendo em vista que os gastos de projeto e de aquisio de equipamentos devero ser feitos quase totalmente fora do Estado. A obteno de uma nica resposta, embora satisfatria, no pareceu suficiente aos objetivos do estudo, dado que possui um considervel grau de limitao, por pressupor um cenrio nico. Para superar essa limitao, permitindo uma melhor avaliao dos efeitos esperados, decidiu-se simular vetores de demanda final e atravs desse procedimento verificar que composies da demanda produziriam o maior e o menor impacto e qual seria o impacto mdio obtido nas simulaes. Para tal definiu-se os setores da economia que seriam afetados pelo investimento e estipulou-se faixas de variao do percentual total dos gastos que seria dirigido a cada setor selecionado. Na maioria dos setores essa faixa de variao muito pequena, pois se espera que somente um pequeno percentual dos gastos seja para eles dirigido. No caso da construo civil a faixa de variao vai de 10% a 30%, garantindo que em qualquer simulao se cumpre o requisito de que os gastos estaro ali centrados. Admitiu-se que esses percentuais estariam uniformemente distribudos dentro do intervalo e partir dessa distribuio obteve-se uma amostra aleatria de 120 percentuais de participao. O procedimento foi repetido em todos os setores afetados e em seguida se comps 120 vetores de investimentos, obtidos atravs da normalizao dos valores amostrados, j que a soma dos percentuais deveria ser igual a um. Para a definio dos percentuais de gastos utilizou-se de um lado resultados de estudos sobre a economia do Estado e de entrevistas com engenheiros civis especializados em oramentos e de outros elementos de analise insumo produto realizadas em outros estados do Brasil, em situaes assemelhadas. A conjuno dessas duas vertentes informacionais com tcnicas de simulao permitiu a definio dos vetores de demanda que possibilitaram estimar um conjunto de 121 respostas setoriais e a partir destes 121 novas configuraes do emprego e do produto estadual. Os resultados obtidos esto apresentados em trs quadros gerais. No primeiro se mostra em percentuais o impacto do investimento obre a demanda dos setores. Trata-se de uma importante informao a nvel micro pois permite ao empresrio perceber quanto cada setor devera ser afetado pelos investimentos. Embora se saiba que em uma economia de mercado os preos relativos e o lucro esperado so os principais indutores do investimento, a informao que pode ser obtida da analise insumo-produto do tipo ex-ante e pode ser til em uma situao onde se supem investimentos de grande porte, capazes de produzir alteraes substantivas no porte de muitos setores da economia. Uma segunda tabela mostra a contribuio percentual de cada setor ao crescimento do PIB Pernambucano, em decorrncia dos novos investimentos. Trata-se de uma relevante informao a nvel macro, pois aporta elementos para o planejamento da gesto pblica. Uma terceira tabela mostra os efeitos dos investimentos sobre o emprego, dividindo-o em efeito direto e indireto. Em todas as tabelas as informaes so apresentadas para a cenria base - aquele onde todos os gastos se concentram na construo civil, e valores mdio, mnimo e mximo, obtidos atravs da simulao, na qual os gastos se distribuem por vrios setores. Tambm informa-se o coeficiente de variao dos resultados, como uma indicao da variabilidade relativa dos valores obtidos na simulao. Anteriormente apresentao dos quadros finais, faz-se um sumrio deles, destacando-se os principais resultados. Para evitar que a analise se torne repetitiva centra-se a ateno nos resultados que representam a media dos valores obtidos com a simulao dos 121 vetores de investimento. A disposio das informaes em cada quadro permite uma fcil comparao com o cenrio base e com os vetores que produziram os valores extremos. 4.4 Resultados das Simulaes

www.concursospiedade.com.br

76

Dados Globais
Investimento Total (R$ milhes) Emprego Total Crescimento da demanda no Estado em 05 anos 8.691 189.300 9,9%

Investimento por projeto


Projeto Refinaria de Petrleo Estaleiro Plo Polister Investimento (R$ milhes) 5.000 391 3.300

Crescimento do PIB e Emprego por investimento


Variveis Crescimento em Cinco Anos do PIB Estadual Novos Empregos na Construo Civil (Empregos a Partir do Primeiro Ano) Novos Empregos nos Demais Setores (Empregos a Partir do Primeiro Ano) Total de Novos Empregos Refinaria Petrleo 5,4 % 61.000 38.000 99.000 de Plo Polister 4,0 % 54.900 24.600 79.500 Estaleiro 0,5 % 5.900 2.900 8.800

Setores mais afetados


Setores Fabricao e manuteno de mquinas e tratores Siderurgia Refino de petrleo e petroqumica Indstria extrativa Metalurgia dos no-ferrosos Auto-veculos, peas e acessrios Madeira e mobilirio Refinaria Petrleo 91,8 % 78,3 % 38,9 % 31,4 % 20,9 % de Plo Polister 26,0 % 46,1 % 103,9 % 34,5 % 19,4 % Estaleiro 2,9 % 5,1 % 11,2 % 3,6 % 2,1%

Contribuies setoriais ao crescimento do PIB estadual


Setores Construo civil Refino de petrleo e petroqumica Siderurgia Material eltrico e eletrnico Fabricao e manuteno de mquinas e tratores Comrcio Transporte Indstria extrativa Refinaria Petrleo 2,4 % 0,5 % 0,3 % 0,3 % 0,3 % de Plo Polister 1,9 % 0,2 % 0,3 % 0,2 % 0,2 % Estaleiro 2,4 % 0,5 % 0,3 % 0,3 % 0,3 %

I)

IMPLANTAO DA REFINARIA DE PETRLEO

www.concursospiedade.com.br

77

Impactos Percentuais Sobre a Demanda dos Setores Setor Agropecuria Indstria extrativa Minerais no-metlicos Siderurgia Metalurgia dos no-ferrosos Fabricao de outros produtos metalrgicos Material eltrico e eletrnico Auto-veculos, peas e acessrios Madeira e mobilirio Indstria de papel e grfica Indstria da borracha Indstria qumica Refino de petrleo e indstria petroqumica Cenrio BaseMdia 0,36% 7,74% 22,52% 22,56% 17,14% 17,55% 4,58% 0,35% 7,50% 0,83% 2,34% 6,97% 1,71% 0,69% 31,42% 18,38% 78,28% 20,91% 20,53% 91,77% 19,87% 0,82% 4,19% 1,27% 2,65% 14,33% 38,85% 0,03% 11,29% 9,10% 0,03% 0,03% 0,04% 0,04% 0,05% 0,03% 0,25% 0,44% 0,11% 1,43% 0,89% 15,64% 2,14% 2,60% 0,84% 3,22% 0,45% 0,00% 5,41% Desvio padro 0,25% 15,60% 4,79% 40,48% 6,33% 6,94% 60,40% 11,87% 0,27% 1,16% 0,32% 0,65% 5,82% 24,27% 0,01% 4,27% 5,83% 0,01% 0,01% 0,01% 0,01% 0,01% 0,01% 0,10% 0,16% 0,03% 0,34% 0,23% 4,60% 0,57% 0,96% 0,21% 1,56% 0,11% 0,00% 1,20% Coef. Variao 35,43% 49,65% 26,08% 51,72% 30,28% 33,82% 65,81% 59,72% 32,89% 27,59% 25,19% 24,62% 40,60% 62,46% 31,74% 37,79% 64,05% 23,23% 30,34% 24,24% 24,98% 24,18% 24,44% 38,09% 36,10% 24,91% 23,56% 25,58% 29,45% 26,79% 36,92% 24,85% 48,29% 24,24% 0,00% 22,23% DeMaior 1,48% 80,05% 29,22% 233,88% 32,97% 44,33% 293,68% 64,95% 1,74% 6,36% 1,88% 4,16% 33,83% 116,82% 0,05% 25,50% 33,02% 0,04% 0,06% 0,06% 0,06% 0,08% 0,04% 0,58% 0,99% 0,16% 1,97% 1,35% 25,13% 3,63% 5,82% 1,23% 9,38% 0,65% 0,00% 6,11% Menor 0,22% 4,44% 6,49% 10,08% 5,70% 6,39% 1,40% 1,81% 0,21% 1,40% 0,54% 1,14% 3,63% 1,55% 0,01% 2,94% 0,21% 0,01% 0,01% 0,02% 0,02% 0,02% 0,01% 0,07% 0,12% 0,05% 0,64% 0,37% 4,85% 0,91% 0,59% 0,36% 0,57% 0,21% 0,00% 2,95%

Fabricao e manuteno de mquinas e tratores 1,47%

Fabricao de produtos farmacuticos e de 0,02% perfumaria Indstria de transformao de material plstico 8,75% Indstria txtil Fabricao de artigos do vesturio e acessrios 0,25% 0,03%

Fabricao de calados e de artigos de couro e 0,02% peles Indstria do caf 0,04% Beneficiamento de produtos de origem vegetal, 0,03% inclusive fumo Abate e preparao de carnes 0,04% Resfriamento e preparao do leite e laticnios Indstria do acar leos vegetais e gorduras para alimentao Outras indstrias alimentares e de bebidas Indstrias diversas Servios industriais de utilidade pblica Construo civil Comrcio Transporte Comunicaes Instituies financeiras 0,02% 0,13% 0,20% 0,08% 1,68% 0,52% 30,22% 1,74% 1,06% 0,56% 0,83%

Servios prestados s famlias e empresas, 0,39% inclusive aluguel Administrao pblica 0,00% PIB 5,99%

www.concursospiedade.com.br

78

Contribuio dos Setores ao Crescimento do PIB Pernambucano em decorrncia dos Gastos na Construo da Refinaria Setor Agropecuria Indstria extrativa Minerais no-metlicos Siderurgia Metalurgia dos no-ferrosos Fabricao de outros produtos metalrgicos Fabricao e manuteno de mquinas e tratores Material eltrico e eletrnico Autoveculos, peas e acessrios Madeira e mobilirio Indstria de papel e grfica Indstria da borracha Indstria qumica Refino de petrleo e indstria petroqumica Indstria de transformao de material plstico Indstria txtil Fabricao de artigos do vesturio e acessrios Cenrio Base Mdia 0,03% 0,01% 0,23% 0,10% 0,11% 0,21% 0,00% 0,07% 0,00% 0,02% 0,01% 0,00% 0,10% 0,02% 0,09% 0,00% 0,00% 0,05% 0,05% 0,19% 0,34% 0,13% 0,25% 0,25% 0,29% 0,00% 0,01% 0,01% 0,00% 0,20% 0,48% 0,00% 0,11% 0,06% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,03% 2,39% 0,22% 0,13% 0,03% 0,09% 0,08% 0,00% 1,3620 desvio padro 0,02% 0,02% 0,05% 0,17% 0,04% 0,08% 0,16% 0,17% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,08% 0,30% 0,00% 0,04% 0,04% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,01% 0,71% 0,06% 0,05% 0,01% 0,04% 0,02% 0,00% 0,0075 Coef. variao 35,43% 49,65% 26,08% 51,72% 30,28% 33,82% 65,81% 59,72% 32,89% 27,59% 25,19% 24,62% 40,60% 62,46% 31,74% 37,79% 64,05% 23,23% 30,34% 24,24% 24,98% 24,18% 24,44% 38,09% 36,10% 24,91% 23,56% 25,58% 29,45% 26,79% 36,92% 24,85% 48,29% 24,24% 0,00% 0,0055 deMaior 0,10% 0,13% 0,30% 1,01% 0,21% 0,54% 0,79% 0,95% 0,00% 0,02% 0,02% 0,00% 0,46% 1,44% 0,00% 0,26% 0,23% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,01% 0,00% 0,00% 0,01% 0,05% 3,85% 0,38% 0,30% 0,04% 0,26% 0,11% 0,00% 1,3857 Menor 0,02% 0,01% 0,07% 0,04% 0,04% 0,08% 0,00% 0,03% 0,00% 0,00% 0,01% 0,00% 0,05% 0,02% 0,00% 0,03% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,01% 0,74% 0,09% 0,03% 0,01% 0,02% 0,04% 0,00% 1,3354

Fabricao de produtos farmacuticos e de perfumaria 0,00%

Fabricao de calados e de artigos de couro e peles 0,00% Indstria do caf 0,00% Beneficiamento de produtos de origem vegetal, inclusive fumo 0,00% Abate e preparao de carnes 0,00% Resfriamento e preparao do leite e laticnios 0,00% Indstria do acar leos vegetais e gorduras para alimentao Outras indstrias alimentares e de bebidas Indstrias diversas Servios industriais de utilidade pblica Construo civil Comrcio Transporte Comunicaes Instituies financeiras 0,00% 0,00% 0,00% 0,01% 0,02% 4,63% 0,18% 0,05% 0,02% 0,02%

Servios prestados s famlias e empresas, inclusive aluguel 0,07% Administrao pblica 0,00% Multiplicador 1,3577

II)

ESTALEIRO

Impacto no Emprego Cenrio o Base Mdia Desvio padro Coeficiente de Variao Maior Menor 6 1

Diret o 75.26

Indiret 36.952

61.05 7 4.988 8,2% 73.42 45.42 0 33.551 37.823 1.707 4,5% 43.341

www.concursospiedade.com.br

79

Impactos Percentuais Sobre a Demanda dos Setores Setor Agropecuria Indstria extrativa Minerais no-metlicos Siderurgia Metalurgia dos no-ferrosos Fabricao de outros produtos metalrgicos Fabricao e manuteno de mquinas e tratores Material eltrico e eletrnico Autoveculos, peas e acessrios Madeira e mobilirio Indstria de papel e grfica Indstria da borracha Indstria qumica Refino de petrleo e indstria petroqumica Fabricao de produtos farmacuticos e de perfumaria Indstria de transformao de material plstico Indstria txtil Fabricao de artigos do vesturio e acessrios Fabricao de calados e de artigos de couro e peles Indstria do caf

Cenrio Base 0,03% 0,61% 1,76% 1,76% 1,34% 1,37% 0,11% 0,36% 0,03% 0,59% 0,06% 0,18% 0,55% 0,13% 0,00% 0,68% 0,02% 0,00% 0,00% 0,00%

Mdia

desvio Coef. demaior padro variao 14,66% 49,29% 18,67% 41,17% 25,82% 15,67% 54,99% 7,95% 55,93% 48,21% 6,95% 14,66% 4,75% 49,33% 20,14% 14,14% 36,65% 59,41% 21,19% 28,73% 24,40% 28,16% 27,75% 9,78% 10,02% 24,18% 46,16% 28,53% 10,07% 30,33% 42,13% 36,75% 42,08% 28,74% 0,00% 0,53%

Menor

0,04% 0,01% 11,21% 5,52% 1,68% 5,09% 1,67% 1,43% 2,90% 0,25% 3,61% 2,14% 0,11% 0,29% 0,51% 1,45% 0,00% 0,71% 0,10% 0,21% 0,00% 0,01% 0,01% 0,01% 0,00% 0,01% 0,02% 0,02% 0,61% 0,14% 1,47% 0,27% 0,42% 0,21% 0,40% 0,09% 0,00% 0,46% 0,31% 2,10% 0,43% 0,22% 1,60% 0,02% 2,02% 1,03% 0,01% 0,04% 0,02% 0,72% 0,00% 0,10% 0,04% 0,12% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,28% 0,04% 0,15% 0,08% 0,18% 0,08% 0,17% 0,03% 0,00% 0,00%

0,06% 0,03% 25,20% 0,61% 2,55% 2,75% 2,06% 7,21% 0,36% 9,31% 5,20% 0,13% 0,41% 0,58% 3,26% 0,00% 1,01% 0,22% 0,61% 0,01% 0,02% 0,01% 0,02% 0,01% 0,02% 0,03% 0,03% 1,37% 0,23% 2,36% 0,48% 0,92% 0,40% 0,87% 0,16% 0,00% 0,47% 0,98% 0,85% 0,93% 0,11% 0,19% 0,03% 0,36% 0,06% 0,18% 0,44% 0,13% 0,00% 0,48% 0,02% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,01% 0,02% 0,01% 0,12% 0,04% 1,05% 0,14% 0,08% 0,04% 0,07% 0,03% 0,00% 0,46% 10,34% 1,48%

Beneficiamento de produtos de origem vegetal, inclusive 0,00% fumo Abate e preparao de carnes 0,00% Resfriamento e preparao do leite e laticnios Indstria do acar leos vegetais e gorduras para alimentao Outras indstrias alimentares e de bebidas Indstrias diversas Servios industriais de utilidade pblica Construo civil Comrcio Transporte Comunicaes Instituies financeiras 0,00% 0,01% 0,02% 0,01% 0,13% 0,04% 2,36% 0,14% 0,08% 0,04% 0,07%

Servios prestados s famlias e empresas, inclusive 0,03% aluguel Administrao pblica 0,00% PIB 0,47%

www.concursospiedade.com.br

80

Contribuio dos Setores ao Crescimento do PIB Pernambucano em decorrncia dos Gastos na Construo do Estaleiro Setor Cenrio Mdia desvio Coef. deMaior Menor Base padro var Agropecuria Indstria extrativa Minerais no-metlicos Siderurgia Metalurgia dos no-ferrosos Fabricao de outros produtos metalrgicos Fabricao e manuteno de mquinas e tratores Material eltrico e eletrnico Autoveculos, peas e acessrios Madeira e mobilirio Indstria de papel e grfica Indstria da borracha Indstria qumica Refino de petrleo e indstria petroqumica Fabricao de produtos farmacuticos e de perfumaria Indstria de transformao de material plstico Indstria txtil Fabricao de artigos do vesturio e acessrios Fabricao de calados e de artigos de couro e peles Indstria do caf Abate e preparao de carnes Resfriamento e preparao do leite e laticnios Indstria do acar leos vegetais e gorduras para alimentao Outras indstrias alimentares e de bebidas Indstrias diversas Servios industriais de utilidade pblica Construo civil Comrcio Transporte Comunicaes Instituies financeiras 0,00% 0,00% 0,02% 0,01% 0,01% 0,02% 0,00% 0,01% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,01% 0,00% 0,00% 0,01% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,36% 0,01% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,02% 0,02% 0,02% 0,01% 0,02% 0,01% 0,00% 0,01% 0,01% 0,00% 0,00% 0,01% 0,02% 0,00% 0,01% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,23% 0,03% 0,02% 0,01% 0,01% 0,02% 0,00% 0,00% 0,01% 0,00% 0,01% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,01% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,02% 0,01% 0,01% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 14,66% 0,00% 49,29% 0,04% 18,67% 0,03% 41,17% 0,04% 25,82% 0,02% 15,67% 0,03% 54,99% 0,02% 7,95% 0,01% 55,93% 0,02% 48,21% 0,01% 6,95% 4,75% 0,00% 0,01% 14,66% 0,00% 49,33% 0,04% 20,14% 0,00% 14,14% 0,01% 36,65% 0,00% 59,41% 0,00% 21,19% 0,00% 28,73% 0,00% 24,40% 0,00% 28,16% 0,00% 27,75% 0,00% 9,78% 0,00% 10,02% 0,00% 24,18% 0,00% 46,16% 0,00% 28,53% 0,01% 10,07% 0,36% 30,33% 0,05% 42,13% 0,05% 36,75% 0,01% 42,08% 0,02% 28,74% 0,03% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,01% 0,01% 0,01% 0,01% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,01% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,16% 0,01% 0,00% 0,00% 0,00% 0,01% 0,00%

Beneficiamento de produtos de origem vegetal, inclusive fumo 0,00%

Servios prestados s famlias e empresas, inclusive aluguel 0,01% Administrao pblica 0,00% Multiplicador 1,3577

1,3466 0,0072 0,5%

1,3678 1,3238

Impacto no Emprego Dire Cenrio Base Mdia Desvio padro Coeficiente de variao Maior Menor % 7.72 3 5.07 9 3.130 2.565 to 5.88 5 6.29 4 432 6,9 2.842 82 2,9% 2.890 Indireto

www.concursospiedade.com.br

81

III)

PLO DE POLISTER

www.concursospiedade.com.br

82

Impactos Percentuais Sobre a Demanda dos Setores Setor Agropecuria Indstria extrativa Minerais no-metlicos Siderurgia Metalurgia dos no-ferrosos Fabricao de outros produtos metalrgicos Fabricao e manuteno de mquinas e tratores Material eltrico e eletrnico Autoveculos, peas e acessrios Madeira e mobilirio Indstria de papel e grfica Indstria da borracha Indstria qumica Refino de petrleo e indstria petroqumica Fabricao de produtos farmacuticos e de perfumaria Indstria de transformao de material plstico Indstria txtil Fabricao de artigos do vesturio e acessrios Fabricao de calados e de artigos de couro e peles Indstria do caf Abate e preparao de carnes Resfriamento e preparao do leite e laticnios Indstria do acar leos vegetais e gorduras para alimentao Outras indstrias alimentares e de bebidas Indstrias diversas Servios industriais de utilidade pblica Construo civil Comrcio Transporte Comunicaes Instituies financeiras Administrao pblica PIB

Cenrio Base 0,25% 5,25% 15,27% 15,29% 11,62% 11,90% 1,00% 3,10% 0,24% 5,08% 0,56% 1,58% 4,73% 1,16% 0,01% 5,93% 0,17% 0,02% 0,01% 0,03% 0,03% 0,01% 0,09% 0,14% 0,05% 1,14% 0,35% 20,49% 1,18% 0,72% 0,38% 0,56% 0,00% 4,06%

mdia

desvio Coef. padro var.

deMaior

Menor

0,36% 0,06% 15,44% 103,87% 49,74% 47,89% 14,39% 46,07% 14,61% 12,37% 25,98% 2,09% 34,52% 19,43% 0,96% 2,57% 4,39% 13,42% 0,02% 6,17% 0,95% 1,99% 0,05% 0,08% 0,06% 0,10% 0,05% 0,12% 0,19% 0,18% 5,41% 1,25% 12,22% 2,45% 3,85% 1,87% 3,64% 0,87% 0,00% 4,03% 2,91% 3,89% 2,10% 0,15% 9,59% 0,06% 0,38% 0,21% 6,50% 0,00% 0,88% 0,33% 1,13% 0,01% 0,02% 0,01% 0,03% 0,01% 0,01% 0,02% 0,04% 2,56% 0,35% 1,06% 0,76% 1,62% 0,70% 1,52% 0,23% 0,00% 0,02% 20,22% 26,62% 16,95% 7,16% 49,36% 5,98% 14,95% 4,86% 48,43% 19,13% 14,27% 35,26% 56,72% 20,33% 26,67% 22,40% 26,14% 25,81% 9,76% 9,99% 21,93% 47,22% 27,70% 8,71% 31,16% 42,13% 37,24% 41,64% 26,68% 0,00% 0,54% 18,97% 41,16%

0,49% 0,24% 223,63% 5,25% 21,80% 91,25% 27,34% 17,84% 64,60% 3,10% 78,94% 40,36% 1,11% 3,71% 5,11% 29,09% 0,03% 8,53% 1,72% 4,54% 0,07% 0,14% 0,09% 0,16% 0,07% 0,14% 0,24% 0,27% 11,64% 2,03% 20,49% 4,27% 7,85% 3,54% 7,50% 1,41% 0,00% 4,09% 8,18% 11,69% 7,03% 8,07% 1,00% 1,67% 0,24% 3,11% 0,56% 1,58% 3,78% 1,16% 0,01% 4,23% 0,17% 0,02% 0,01% 0,03% 0,02% 0,03% 0,01% 0,09% 0,14% 0,05% 1,11% 0,35% 9,47% 1,18% 0,72% 0,38% 0,56% 0,26% 0,00% 3,97%

14,77% 56,85% 18,66% 54,04%

Beneficiamento de produtos de origem vegetal, inclusive fumo 0,02%

Servios prestados s famlias e empresas, inclusive aluguel 0,26%

www.concursospiedade.com.br

83

Contribuio dos Setores ao Crescimento do PIB Pernambucano em decorrncia dos Gastos na Construo do Plo de Polister Setor Cenrio Mdia desvio Coef. deMaior Menor Base padro var Agropecuria Indstria extrativa Minerais no-metlicos Siderurgia Metalurgia dos no-ferrosos Fabricao de outros produtos metalrgicos Fabricao e manuteno de mquinas e tratores Material eltrico e eletrnico Autoveculos, peas e acessrios Madeira e mobilirio Indstria de papel e grfica Indstria da borracha Indstria qumica Refino de petrleo e indstria petroqumica Fabricao de produtos farmacuticos e de perfumaria Indstria de transformao de material plstico Indstria txtil Fabricao de artigos do vesturio e acessrios Fabricao de calados e de artigos de couro e peles Indstria do caf Beneficiamento de produtos de origem vegetal, inclusive fumo Abate e preparao de carnes Resfriamento e preparao do leite e laticnios Indstria do acar leos vegetais e gorduras para alimentao Outras indstrias alimentares e de bebidas Indstrias diversas Servios industriais de utilidade pblica Construo civil Comrcio Transporte Comunicaes Instituies financeiras 0,02% 0,01% 0,15% 0,07% 0,07% 0,14% 0,00% 0,05% 0,00% 0,01% 0,01% 0,00% 0,06% 0,01% 0,00% 0,06% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,01% 3,14% 0,12% 0,04% 0,01% 0,02% 0,02% 0,16% 0,15% 0,20% 0,09% 0,15% 0,07% 0,03% 0,07% 0,05% 0,01% 0,00% 0,06% 0,17% 0,00% 0,06% 0,01% 0,01% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,02% 0,04% 1,87% 0,25% 0,20% 0,07% 0,10% 0,15% 0,00% 1,3455 Direto 54926 3887 7,1% 67160 43855 0,00% 0,08% 0,03% 0,08% 0,02% 0,03% 0,04% 0,00% 0,04% 0,03% 0,00% 0,00% 0,00% 0,08% 0,00% 0,01% 0,00% 0,01% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,01% 0,01% 0,16% 0,08% 0,08% 0,02% 0,04% 0,04% 0,00% 0,0073 15,44% 47,89% 20,22% 41,16% 26,62% 16,95% 56,85% 7,16% 54,04% 49,36% 5,98% 14,95% 4,86% 48,43% 19,13% 14,27% 35,26% 56,72% 20,33% 26,67% 22,40% 26,14% 25,81% 9,76% 9,99% 21,93% 47,22% 27,70% 8,71% 31,16% 42,13% 37,24% 41,64% 26,68% 0,00% 0,5% Indireto 24595 737 3,0% 26802 22618 0,03% 0,35% 0,22% 0,39% 0,18% 0,22% 0,17% 0,05% 0,17% 0,11% 0,01% 0,00% 0,07% 0,36% 0,00% 0,09% 0,01% 0,03% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,01% 0,04% 0,07% 3,14% 0,44% 0,41% 0,12% 0,21% 0,24% 0,00% 1,3675 0,02% 0,01% 0,08% 0,05% 0,05% 0,10% 0,00% 0,02% 0,00% 0,01% 0,01% 0,00% 0,05% 0,01% 0,00% 0,04% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,01% 1,45% 0,12% 0,04% 0,01% 0,02% 0,04% 0,00% 1,3257

Servios prestados s famlias e empresas, inclusive aluguel 0,04% Administrao pblica 0,00% Multiplicador 1,3577

Impacto no Emprego Mdia Desvio padro Coeficiente de variao Maior Menor

www.concursospiedade.com.br

84

Resumo dos impactos no cenrio bsico Setor

Refinaria

Estaleiro

Plo Polister

% cresc.Contrib. % cresc.Contrib. Setor do setor Setor do setor Agropecuria Indstria extrativa Minerais no-metlicos Siderurgia Metalurgia dos no-ferrosos Fabricao de outros produtos metalrgicos 0,36% 7,74% 22,52% 22,56% 17,14% 17,55% 0,01% 0,01% 0,11% 0,05% 0,06% 0,11% 0,00% 0,03% 0,00% 0,01% 0,00% 0,00% 0,05% 0,01% 0,00% 0,04% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,01% 2,31% 0,09% 0,03% 0,01% 0,01% 0,03% 0,00% 0,03% 0,61% 1,76% 1,76% 1,34% 1,37% 0,11% 0,36% 0,03% 0,59% 0,06% 0,18% 0,55% 0,13% 0,00% 0,68% 0,02% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,01% 0,02% 0,01% 0,13% 0,04% 2,36% 0,14% 0,08% 0,04% 0,07% 0,03% 0,00% 0,47% 0,00% 0,00% 0,02% 0,01% 0,01% 0,02% 0,00% 0,01% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,01% 0,00% 0,00% 0,01% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,36% 0,01% 0,00% 0,00% 0,00% 0,01% 0,00%

Total % cresc.Contrib. cresc. Setor do setor Setor 0,25% 5,25% 0,02% 0,01% 0,46% 9,73% 28,29% 28,34% 21,54% 22,05% 1,85% 5,75% 0,44% 9,42% 1,04% 2,94% 8,76% 2,15% 0,02% 10,99% 0,31% 0,03% 0,02% 0,05% 0,04% 0,05% 0,03% 0,17% 0,25% 0,10% 2,11% 0,65% 37,96% 2,19% 1,33% 0,71% 1,05% 0,48% 0,00% 7,53%

de

15,27% 0,15% 15,29% 0,07% 11,62% 0,07% 11,90% 0,14% 1,00% 3,10% 0,24% 5,08% 0,56% 1,58% 4,73% 1,16% 0,01% 5,93% 0,17% 0,02% 0,01% 0,03% 0,02% 0,03% 0,01% 0,09% 0,14% 0,05% 1,14% 0,35% 1,18% 0,72% 0,38% 0,56% 0,26% 0,00% 4,06% 0,00% 0,05% 0,00% 0,01% 0,01% 0,00% 0,06% 0,01% 0,00% 0,06% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,01% 0,12% 0,04% 0,01% 0,02% 0,04% 0,00%

Fabricao e manuteno de mquinas e 1,47% tratores Material eltrico e eletrnico 4,58% Autoveculos, peas e acessrios Madeira e mobilirio Indstria de papel e grfica Indstria da borracha Indstria qumica Refino de petrleo e indstria petroqumica 0,35% 7,50% 0,83% 2,34% 6,97% 1,71%

Fabricao de produtos farmacuticos e de 0,02% perfumaria Indstria de transformao de material plstico 8,75% Indstria txtil 0,25% Fabricao de artigos do vesturio e acessrios 0,03% Fabricao de calados e de artigos de couro e 0,02% peles Indstria do caf 0,04% Beneficiamento de produtos de origem vegetal, 0,03% inclusive fumo Abate e preparao de carnes 0,04% Resfriamento e preparao do leite e laticnios Indstria do acar leos vegetais e gorduras para alimentao Outras indstrias alimentares e de bebidas Indstrias diversas Servios industriais de utilidade pblica Construo civil Comrcio Transporte Comunicaes Instituies financeiras 0,02% 0,13% 0,20% 0,08% 1,68% 0,52% 30,22% 1,74% 1,06% 0,56% 0,83%

20,49% 3,14%

Servios prestados s famlias e empresas, 0,39% inclusive aluguel Administrao pblica 0,00% PIB 5,99%

4.5 - Reflexo dos Investimentos na Indstria de Construo Civil Tentar avaliar o rebatimento sobre o setor produtivo das demandas (e ofertas) geradas pelos novos investimentos, em andamento ou previstos, no porto de Suape uma tarefa relevante porque esse rebatimento dever afetar no mdio e longo prazos um grande segmento da produo estadual: aquele constitudo pelos fornecedores e consumidores de insumos que sero demandados e gerado apos a entrada em funcionamento das unidades produtivas. Afora isso, h ainda a considerar reflexos de curto prazo gerado pela prpria realizao dos investimentos. As demandas espalhadas, por todos os setores da economia pernambucana, pela implantao desses investimentos so, neste estudo, avaliadas atravs da analise de insumo-produto. Atravs dessa

www.concursospiedade.com.br

85

analise busca-se estimar o impacto total dos investimentos sobre a demanda estadual, explicitando-se as conseqncias sobre cada setor componente da economia do estado e sobre a gerao de emprego. Em alguns setores, no entanto, no necessrio esperar para constatar as conseqncias dos novos investimentos. No setor de construo civil esses investimentos tm provocado um grande aumento da demanda, especialmente nas reas de construes industriais e projetos de engenharia. Na verdade, na rea de projeto a demanda j vem se fortalecendo desde o inicio dos anos 2000. E no so somente os investimentos em Suape. Por exemplo, so de autoria de empresas pernambucanas Maia Melo Engenharia LTDA. e JBR Engenharia Ltda. - o projetamento do trecho da BR 101 em construo em Pernambuco. De todo o setor industrial de mdio e grande porte de Pernambuco a indstria de construo civil , junto com a indstria de cimento, uma das mais bem preparadas par aproveitar de imediato as oportunidades geradas com o crescimento de Suape. Essa competitividade baseia-se acima de tudo em uma longa tradio estadual de grandes empresas construtoras e de centros de excelncia na formao de engenheiros.. Embora no presente essa industrie ainda sofra as conseqncias de um longo perodo no qual a economia estadual cresceu a baixas taxas, no qual poucas obras de vulto foram implantadas, fato que o setor tem se mostrado competitivo, assumindo papel relevante na implantao dos grandes investimentos em Suape. Vrios programas esto em gestao, e outros j em desenvolvimento, por parte do governo estadual e entidades como Federao das Indstrias de Pernambuco, visando aumentar a competitividade futura da indstria estadual, de modo a prepara-la para o aproveitamento das oportunidades e externalidades positivas que os novos investimentos devero gerar. No entanto, a competitividade da construo civil estadual j se impe no presente, como decorre das declaraes do Secretario de Desenvolvimento, Turismo e Esporte do Estado de Pernambuco, Alexandre Valena, ao afirmar que Quase todas as obras em andamento em Suape esto sendo tocadas por empresas de engenharia de Pernambuco e concluir que Este um setor sobre o qual o governo no tem muitas preocupaes em relao capacitao, pois as empresas esto preparadas. Talvez o caso que melhor exemplifique essa competitividade setorial seja o da empresa Pernambuco Construtora, que em marco de 2005 venceu a concorrncia nacional para implantao da fabrica de resina PET do grupo Mossi & Ghisof, concorrendo e ganhando nas duas tomadas de preo: servios de terraplenagem e obras civis. Em marco de 2006 a empresa mantinha 250 empregados na obra. Junto com a Pernambuco esto 7 outras construtoras pernambucanas, ou h longo tempo instaladas em Pernambuco, empregando mais 1250 pessoas, nas mais diversas reas de engenharia: concretagem, topografia, instalaes eltricas, fundaes e movimentao de terra, alem das empresas de projetos de engenharia. Alem das obras da fabrica de PET, a Pernambuco Construtora j realizou 11 servios em Suape, faturando cerca de R$ 100 nevoes, fazendo com que no presente a rea de prestao de servios suplante a imobiliria como principal fonte de faturamento da empresa. A tradio pernambucana em construo civil se estende ate o ramo de engenharia de projetos. Talvez o melhor exemplo nesse caso seja o da JBR Engenharia que passou por um exaustivo processo de filtragem at se tornar fornecedora de servios da Petrobras, pondo-se em posio privilegiada como competidor, em relao ao grande nmero de projetos que devero ser demandadas pelos futuros investimentos da empresa em Suape. A empresa possui certificao ISO 9001 de gesto integrada e ISO 14 001. Emprega 85 funcionrios, registrando em 2005 um faturamento de R$ 8 milhes. Embora haja conseguido tornar-se fornecedora da Petrobras somente h dois anos a empresa j possui no seu portfolio vrios servios realizados para aquela empresa, entre eles o projeto executivo da base de distribuio de Guamare, no Rio Grande do Norte; os projetos eltrico, mecnico, de embarcao e tubulao de vapor para a construo de balsas da Usina Termoeltrica da Manaus Energia, o projeto executivo da base de distribuio de da BR Distribuidora em Marab, Par e o projeto de adequao da subestao da base de distribuio da BR em Cabedelo, Paraba. Trata-se, portanto, de um portfolio que Poe a empresa em posio de competir na grande rea de projetos que devera ser aberto com a instalao de uma refinaria no Porto de Suape. O crescimento da demanda por servios de construo civil em Pernambuco atravs da implantao de grandes obras devera funcionar como o principal fomentador do crescimento da indstria de construo estadual. A prpria implementao dos servios constitui a mais importante fonte de qualificao e certificao das empresas envolvidas, mas no se deve minimizar um longo trabalho de qualificao das empresas estaduais, que desde o final da dcada passada, j treinou mais de 180 empresas em programas de qualidade e produtividade coordenados pelo SENAI.

www.concursospiedade.com.br

86

As duas ultimas dcadas foram especialmente ruins para a indstria de construo civil de Pernambuco que amargou uma grande retrao no seu segmento de grandes obras, com o fechamento de construtoras de grande prestigio, como a Moveterras do Brasil. Em vista do encolhimento do segmento de obras, a indstria concentrou-se no segmento imobilirio, dominado praticamente todo o mercado estadual. Com os novos investimentos em Suape, e os novos investimentos estruturadores Transposio do So Francisco, Transnordestina e duplicao da BR 101, criam-se novas e grandes oportunidades para a construo civil de Pernambuco, que, com grande probabilidade devera ser um dos principais beneficirios dessa nova dinmica econmica. Isso sem contar com que a implantao desses investimentos em Suape devera gerar uma nova demanda por equipamentos urbanos nas cidades prximas ao porto. RELAO DAS EMPRESAS INSTALADAS EM SUAPE

AGIP do Brasil S/A

Emplal - Embalagens Plsticas Esso Brasileira de Petrleo S/A. Estaleiro Camargo Corra Filmplastic S/A. Funcef - Fund. dos Economirios Federais GNL do Nordeste Granex - Granitos de Exp.do NE Ltda. IGL Industrial Ltda. Indstria Cunha Barros do Brasil Ltda. Indstria de Caixas Plsticas do NE Ltda. Ipojuca Eletrometalrgica S/A. Itapoama Minerao Ltda. Itapuama Agro Industrial e Servios Ltda. JJ Comrcio Derivados de Petrleo Ltda. Komboogie Transporte Ltda. Liquigs Distribuidora S/A. MHAG - Servios e Minerao S/A Microlite S/A. Minasgs Participaes S/A. M&G Polmeros Brasil S.A. Nacional Gs Butano Distribuidora S/A. Ogramac Ltda.

Aluminic Industrial S/A Amanco Brasil S/A Andaluz Logstica e Transportes Ltda. Arcor do Brasil Ltda. Atlntico Terminais S/A Blue Tree Hotels e Resorts do Brasil Bahiana Distribuidora de Gs Ltda. Bonesa Borracha Nordeste S/A Braspack Embalagens do Nordeste S/A. Bunge Alimentos S/A. Castro Dislub Caulim do Nordeste S/A Cebal Brasil Ltda. (Alcan) Cermica Monte Carlo Ltda. Cia Brasileira de Petrleo Ipiranga Cimec - Cia. Industrial e Mercantil de Cimentos Concreto Redimix do NE S/A Condor Nordeste Indstria Comrcio Ltda. Construes e Comrcio Camargo Corra Copags Distribuidora de Gs Ltda. Decal Brasil Ltda. Ebonor - Empresa de Borracha Elite Cermica S/A. Nascimento Ltda./ Posto

www.concursospiedade.com.br

87

Pamesa do Brasil S/A Pandenor - Importao e Exporto Pedra Cermica Santo Antnio S/A Pedreira Anhanguera S/A. Pepsico do Brasil Ltda. (Elma Chips) Pernod Ricard Brasil (Seagram) Petrobras Distribuidora S/A. Petrleo Brasileiro S/A - DTNEST Petrleo Suape Ltda. Plastamp - Ind. e Com. de Plsticos Ltda. Posto Zona Sul Ltda. / Posto Zip Procinsa - Produtos Cirrgicos do NE S/A Quebecor World Recife Ltda. Refine - Refinaria do Nordeste S/A Refresco Guararapes Ltda. (CocaCola) Rexam (Lanesa - Latas de Alumnio do NE S/A) Senai Servio Nac. Aprend. Industrial Shell do Brasil S/A. Suape Porcelanato S/A. Suape Txtil S/A. Suata Servios e Logstica Ltda. Tecon Suape S/A Temape - Terminais Martimos de PE Tequimar - Terminal Qumico Aratu S/A Termo Frtil S/A Termopernambuco S/A. Texaco do Brasil S/A. Thor Nordeste Ltda. TOC Empreendimentos Ltda. TRANSPAZ - Trans. Rodovirio de Cargas

Transportadora Cometa Ultragaz (Bahiana Distr. de Gs Ltda.) Windrose Serv. Martimos e Representaes Ltda. Work Mariner Ltda. WS WS Recife Recife (Unilever (Unilever /Cesa /Cesa Logstica/Fbrica) Logstica) WT CB Investimentos (Valter Torres) WT QBC Adm. e Empreendimentos Ltda. (Quebecor)

www.concursospiedade.com.br

You might also like