You are on page 1of 22

ETEC FERNANDO PRESTES

APOSTILA

PROCESSO DE FABRICAO MODULO III


PROFESSOR : CARLOS VANDERLEI GARCIA

Pgina 1 de 22

Na maioria dos casos, as peas metlicas fabricadas por fundio ou forjamento necessitam de alguma operao posterior de usinagem. O que acontece que essas peas geralmente apresentam superfcies grosseiras que precisam de melhor acabamento. Alm disso, elas tambm deixam de apresentar salincias, reentrncias, furos com rosca e outras caractersticas que s podem ser obtidas por meio da produo de cavacos, ou seja, da usinagem. Isso inclui ainda as peas que, por questes de produtividade e custos, no podem ser produzidas por processos de fabricao convencionais. Assim, podemos dizer que a usinagem todo o processo pelo qual a forma de uma pea modificada pela remoo progressiva de cavacos ou aparas de material metlico ou no-metlico. Ela permite: acabamento de superfcie de peas fundidas ou conformadas, fornecendo melhor aspecto e dimenses com maior grau de exatido; possibilidade de abertura de furos, roscas, rebaixos etc.; custo mais baixo porque possibilita a produo de grandes quantidades de peas; fabricao de somente uma pea com qualquer formato a partir de um bloco de material metlico, ou no. Do ponto de vista da estrutura do material, a usinagem basicamente um processo de cisalhamento, ou seja, ruptura por aplicao de presso, que ocorre na estrutura cristalina do metal.

Como j foi dito, a usinagem uma enorme famlia de operaes, tais como: torneamento, aplainamento, furao, mandrilamento, fresamento, serramento, brochamento, roscamento, retificao, brunimento, lapidao, polimento, afiao, limagem, rasqueteamento,lixamento,alargamento,recartilhamento,tamboreamento,rebarbao,eletroeroso,esmerilhamento,jateamento,escareamento. Essas operaes so realizadas manualmente ou por uma grande variedade de mquinas-ferramenta que empregam as mais variadas ferramentas. Vamos falar um pouco sobre essas ferramentas e como elas cortam, mas s na prxima parte da aula. Algumas destas operaes podem ser feitas tanto manualmente como com o auxilio das mquinas operatrizes ou das mquinas-ferramenta. Um exemplo de usinagem manual a operao de limar. Tornear, por sua vez, s se faz com uma mquina-ferramenta denominada torno. Quer seja com ferramentas manuais como a talhadeira, a serra ou a lima, quer seja com ferramentas usadas em um tomo, uma fresadora ou uma furadeira, o corte dos materiais sempre executado pelo que chamamos de princpio fundamental, um dos mais antigos e elementares que existe: a cunha.

Observe que a caracterstica mais importante da cunha o seu ngulo de cunha ou ngulo de gume (c). Quanto menor ele for, mais facilidade a cunha ter para cortar. Assim, uma cunha mais aguda facilita a penetrao da aresta cortante no material, e produz cavacos pequenos, o que bom para o acabamento da superfcie.

Pgina 2 de 22

Por outro lado, uma ferramenta com um ngulo muito agudo ter a resistncia de sua aresta cortante diminuda. Isso pode danific-la por causa da presso feita para executar o corte. Outra coisa a ser lembrada que qualquer material oferece resistncia ao corte. Essa resistncia ser tanto maior quanto maiores forem a dureza e a tenacidade do material a ser cortado. Por isso, quando se constri e se usa uma ferramenta de corte, deve-se considerar a resistncia que o material oferecer ao corte. Dureza: a capacidade de um material resistir ao desgaste mecnico. Tenacidade: a capacidade de um material de resistir quebra.

Por exemplo, a cunha de um formo pode ser bastante aguda porque a madeira oferece pouca resistncia ao corte.

Por outro lado, a cunha de uma talhadeira tem um ngulo mais aberto para poder penetrar no metal sem se quebrar ou se desgastar rapidamente.

Isso significa que a cunha da ferramenta deve ter um ngulo capaz de vencer a resistncia do material a ser cortado, sem que sua aresta cortante seja prejudicada.

Porm, no basta que a cunha tenha um ngulo adequado ao material a ser cortado. Sua posio em relao superfcie que vai ser cortada tambm influencia decisivamente nas condies do corte. Por exemplo, a ferramenta de plaina representada no desenho abaixo possui uma cunha adequada para cortar o material. Todavia, h uma grande rea de atrito entre o topo da ferramenta e a superfcie da pea..

Para solucionar esse problema, necessrio criar um ngulo de folga ou ngulo de incidncia (f) que elimina a rea de atrito entre o topo da ferramenta e o material da pea.

Pgina 3 de 22

Alm do ngulo de cunha (c) e do ngulo de folga (f), existe ainda um outro muito importante relacionado posio da cunha. o ngulo de sada (s) ou ngulo de ataque.

Do ngulo de sada depende um maior ou menor atrito da superfcie de ataque da ferramenta. A conseqncia disso o maior ou o menor aquecimento da ponta da ferramenta, O ngulo de sada pode ser positivo, nulo ou negativo.

Para materiais que oferecem pouca resistncia ao corte, o ngulo de cunha (c) deve ser mais agudo e o ngulo de sada (s) deve ser maior.

Para materiais mais duros a cunha deve ser mais aberta e o ngulo de sada (s) deve ser menor.

Para alguns tipos de materiais plsticos e metlicos com irregularidades na superfcie, adota-se um angulo de sada negativo para as operaes de usinagem.

Todos esses dados sobre os ngulos representam o que chamamos de geometria de corte. Para cada operao de corte existem, j calculados, os valores corretos para os ngulos da ferramenta a fim de se obter seu mximo rendimento. Esses dados so encontrados nos manuais de fabricantes de ferramentas.

Pgina 4 de 22

A ferramenta deve ser mais dura nas temperaturas de trabalho que o metal que estiver sendo usinado. Essa caracterstica se torna cada vez mais importante medida que a velocidade aumenta pois como aumento da velocidade de corte, a temperatura na zona de corte tambm aumenta, acelerando o processo de desgaste da ferramenta. A essa propriedade chamamos de dureza a quente. A ferramenta deve ser feita de com um material que, quando comparado ao material a ser usinado, deve apresentar caractersticas que mantenham seu desgaste no nvel mnimo. Considerando-se que existe um aquecimento tanto da ferramenta quanto do material usinado, por causa do atrito, o material da ferramenta deve ser resistente ao encruamento e microsoldagem. Encruamento : o endurecimento do metal aps ter sofrido deformao plstica resultante de conformao mecnica. Microsoldagem : a adeso de pequenas partculas de material usinado ao gume cortante da ferramenta . A ferramenta deve ser dura, mas no a ponto de se tomar quebradia e de perder resistncia mecnica. Ela deve ser de um material compatvel, em termos de custo, com o trabalho a ser realizado. Qualquer aumento de custo com novos materiais deve ser amplamente compensado por ganhos de qualidade, produtividade e competitividade. Do ponto de vista do manuseio, a ferramenta deve ter o mnimo atrito possvel com a apara, dentro da escala de velocidade de operao. Isso importante porque influi tanto no desgaste da ferramenta quanto no acabamento de superfcie da pea usinada. Para que as ferramentas tenham essas caractersticas e o desempenho esperado, elas precisam ser fabricadas com o material adequado, que deve estar relacionado: natureza do produto a ser usinado em funo do grau de exatido e custos; ao volume da produo; ao tipo de operao: corte intermitente ou contnuo, desbastamento ou acabamento, velocidade alta ou baixa aos detalhes de construo da ferramenta: ngulos de corte, de sada, mtodos de fixao, dureza etc.; ao estado da mquina-ferramenta; s caractersticas do trabalho.

Levando isso em considerao, as ferramentas podem ser fabricadas dos seguintes materiais: 1. Ao-carbono: usado em ferramentas pequenas para trabalhos em baixas velocidades de corte e baixas temperaturas (at 200C), porque a temperabilidade baixa, assim como a dureza a quente. 2. Aos-ligas mdios: so usados na fabricao de brocas, machos, tarraxas e alargadores e no tm desempenho satisfatrio para torneamento ou fresagem de alta velocidade de corte porque sua resistncia a quente (at 400C) semelhante do ao-carbono. Eles so diferentes dos aos-carbonos porque contem cromo e molibdnio, que melhoram a temperabilidade. Apresentam tambm teores de tungstnio, o que melhora a resistncia ao desgaste. 3. Aos rpidos: apesar do nome, as ferramentas fabricadas com esse material so indicadas para operaes de baixa e mdia velocidade de corte. Esses aos apresentam dureza a quente (at 600C) e resistncia ao desgaste. Para isso recebem elementos de liga como o tungstnio, o molibdnio, o cobalto e o vandio. Pg. 16 4. Ligas no-ferrosas: tm elevado teor de cobalto, so quebradias e no so to duras quanto os aos especiais para ferramentas quando em temperatura ambiente. Porm, mantm a dureza em temperaturas elevadas e so usadas quando se necessita de grande resistncia ao desgaste. Um exemplo desse material a estelite, que opera muito bem at 900C e apresenta bom rendimento na usinagem de ferro fundido. 5. Metal duro (ou carboneto sintetizado): compreende uma famlia de diversas composies de carbonetos metlicos (de tungstnio, de titnio, de tntalo, ou uma combinao dos trs) aglomerados com cobalto e produzidos por processo de sinterizao. Esse material muito duro e, portanto, quebradio. Por isso, a ferramenta precisa estar bem presa, devendo-se evitar choques e vibraes durante seu manuseio, O metal duro est presente na ferramenta em forma de pastilhas que so soldadas ou grampeadas ao corpo da ferramenta que, por sua vez, feito de metal de baixa liga. Essas ferramentas so empregadas para velocidades de corte elevadas e usadas para usinar ferro fundido, ligas abrasivas no-ferrosas e materiais de elevada dureza como o ao temperado. Opera bem em temperaturas at 1 300C.

Pgina 5 de 22

Para voc ter idia de como so essas ferramentas, algumas delas esto exemplificadas na ilustrao a seguir.

Ainda existem outros materiais usados na fabricao de ferramentas para usinagem, porm de menor utilizao por causa de altos custos e do emprego em operaes de alto nvel tecnolgico. Esses materiais so: cermica de corte, como a alumina sintetizada e o corindo, e materiais diamantados, como o diamante policristalnico (PCD) e o boro policristalnico (PCB).

Parmetros de corte
Parmetros de corte so grandezas numricas que representam valores de deslocamento da ferramenta ou da pea, adequados ao tipo de trabalho a ser executado, ao material a ser usinado e ao material da ferramenta. Os parmetros ajudam a obter uma perfeita usinagem por meio da utilizao racional dos recursos oferecidos por determinada mquina-ferramenta. Para uma operao de usinagem, o operador considera principalmente os parmetros: velocidade de corte, identificada por vc; avano, identificado pelas letras s, ou f. Alm desses, h outros parmetros mais complexos tecnicamente e usados em nvel de projeto. Eles so: profundidade de corte, identificada pela letra a. uma grandeza numrica que define a penetrao da ferramenta para a realizao de uma determinada operao, permitindo a remoo de uma certa quantidade de cavaco; rea de corte, identificada pela letra A; presso especfica de corte, identificada pelas letras Ks. um valor constante que depende do material ser usinado do estado de afiao, do material e da geometria da ferramenta, da rea de seo do cavaco, da lubrificao e de velocidade de corte. um dado de tabela; fora de corte, identificada pela sigla 1k; potncia de corte, ou Pc. A determinao desses parmetros depende de muitos fatores: o tipo de operao, o material a ser usinado, o tipo de mquina-ferramenta, a geometria e o material da ferramenta de corte. Alm disso, os parmetros se inter-relacionam de tal forma que, para determinar um, geralmente, necessrio conhecer os outros.

Pgina 6 de 22

Velocidade de corte
Dependendo da operao, a superfcie da pea pode ser deslocada em relao ferramenta, ou a ferramenta deslocada em relao superfcie da pea. Em ambos os casos, tem-se como resultado o corte, ou desbaste do material. E para obter o mximo rendimento nessa operao, necessrio que tanto a ferramenta quanto a pea desenvolvam velocidade de corte adequada. Velocidade de corte o espao que a ferramenta percorre, cortando um material dentro de um determinado tempo. Uma srie de fatores influenciam a velocidade de corte: tipo de material da ferramenta; tipo de operao que ser realizada; condies de refrigerao; condies da mquina etc.

Embora exista uma frmula que expressa a velocidade de corte, ela fornecida por tabelas que compatibilizam o tipo de operao com o tipo de material da ferramenta e o tipo de material a ser usinado. Quando o trabalho de usinagem iniciado, preciso ajustar a rpm (nmero de rotaes por minuto) ou o gpm (nmero de golpes por minuto) da mquina-ferramenta. Isso feito tendo como dado bsico a velocidade de corte.

A escolha de velocidade de corte correta importantssima tanto para a obteno de bons resultados de usinagem quanto para a manuteno da vida til da ferramenta e para o grau de acabamento. A velocidade de corte incorreta pode ser maior ou menor que a ideal. Quando isso acontece, alguns problemas ocorrem. Eles esto listados a seguir.

Avano
O trabalho de usinagem no realizado de uma s vez, isso acontece porque a ferramenta muito mais estreita que a superfcie a ser trabalhada. Por isso, necessrio que a ferramenta percorra vrias vezes seu trajeto, pequena distncia e paralelamente ao percurso anterior. Assim, uma vez estabelecida a velocidade de corte, o operador deve compatibiliza-Ia com o avano da ferramenta ou da pea. O avano nada mais que a velocidade de deslocamento da ferramenta em relao pea a cada rotao do eixo da mquina (mm/rotao). O avano pode, tambm, se referir ao espao que a ferramenta se desloca uma em relao pea a cada golpe do cabeote da mquina-ferramenta (mm/golpe).

Pgina 7 de 22

Esses valores esto reunidos em tabelas, publicadas em catlogos fornecidos pelos fabricantes das ferramentas. Eles esto relacionados com o material a ser usinado, a ferramenta e a operao de usinagem. preciso lembrar que a primeira condio para a usinagem que a ferramenta cortante seja mais dura do que o material usinado. Assim, usando a ferramenta de corte correta e os parmetros adequados, no h como errar. Alm disso, necessrio que o cavaco se desprenda de tal maneira que a superfcie apresente as caractersticas de acabamento e exatido de medidas adequados finalidade da pea.

Cavaco
O cavaco o resultado da retirada do sobremetal da superfcie que est sendo usinada. Pelo aspecto e formato do cavaco produzido, possvel avaliar se o operador escolheu a ferramenta com critrio tcnico correto e se usou os parmetros de corte adequados. A quebra do cavaco necessria para evitar que ele, ao no se desprender da pea, prejudique a exatido dimensional e o acabamento da superfcie usinada. Para facilitar a quebra do cavaco, necessrio que o avano e a profundidade de corte estejam adequados. Em condies normais de usinagem, a formao do cavaco ocorre da seguinte maneira: 1. Durante a usinagem, por causa da penetrao da ferramenta na pea, uma pequena poro de material, (ainda preso pea) recalcada, isto , fica presa contra a superfcie da sada da ferramenta. 2. 0 material recalcado sofre uma deformao plstica que aumenta progressivamente, at que as tenses de cisalhamento se tornam suficientemente grandes para que o deslizamento comece.

3. Com a continuao do corte, h uma ruptura parcial ou completa na regio do cisalhamento, dando origem aos diversos tipos de cavacos. 4. Na continuao da usinagem e devido ao movimento relativo entre a ferramenta e a pea, inicia-se o desprendimento do cavaco pela superfcie de sada da ferramenta. Simultaneamente outro cavaco comea a se formar.

Os cavacos podem ser diferenciados por seu formato em quatro tipos bsicos:

O cavaco em fita pode provocar acidentes, ocupa muito espao e difcil de ser transportado. O formato de cavaco mais conveniente o helicoidal.
Pgina 8 de 22

Alm do formato, quatro tipos bsicos de cavacos podem ser formados de acordo com as caractersticas fsicas do material e os parmetros de corte usados. O quadro a seguir resume as informaes sobre esses tipos.

Embora inevitvel, o cavaco se torna indesejvel to logo produzido. Sua presena na regio de corte pode danificar a ferramenta ou a superfcie da pea usinada. Assim, por exemplo, a aresta postia, ou falsa apara, que um depsito de material aderido face da ferramenta, torna-se uma falsa aresta cortante que varia constantemente durante a realizao do corte. Ela devida a um forte atrito entre o cavaco e a ferramenta, que produz o arrancamento de pequenas partculas de metal quente do cavaco e que acabam se soldando no gume da ferramenta. Na usinagem caracterizada por esse tipo de cavaco, a superfcie da pea fica coberta de fragmentos adjacentes, compridos e parcialmente aderidos a essa superfcie, que fica spera. O grau de aspereza tanto maior quanto maiores so os fragmentos. Esse tipo de cavaco pode ser evitado escolhendo-se adequadamente a espessura do cavaco, a temperatura de corte e ngulo de sada, a superfcie de sada da ferramenta, e o lubrificante prprio. O cavaco do tipo contnuo na maioria dos casos indesejvel porque muito grande e pode causar acidentes. Alm disso, ele: prejudica o corte; provoca quebra da aresta de corte; dificulta a refrigerao direcionada; dificulta o transporte; faz perder o fluido de corte; prejudica o acabamento.
Pgina 9 de 22

Para atenuar esses efeitos, empregam-se os quebra-cavacos, que so ranhuras formadas na face da ferramenta de corte. Ou, ento, so peas de metal duro preso ferramenta. Na verdade, os quebra-cavacos no quebram os cavacos, mas os encrespam contra uma obstruo. Essa obstruo quebra os cavacos a intervalos regulares.

Os tipos mais comuns de quebra-cavacos so:

a) quebra-cavaco usinado diretamente na ferramenta;

b) quebra-cavaco fixado mecanicamente;

c) quebra-cavaco em pastilha sinterizada.

Os quebra-cavacos reduzem o contato entre a apara quente e a ferramenta, reduzindo a transferncia da calor para a ferramenta. Alm disso, as aparas quebradas oferecem uma obstruo muito menor ao fluxo do fluido de corte sobre a aresta do corte. Outras vantagens do uso do quebra-cavacos so o menor risco de acidentes para o operador, a maior facilidade de remoo dos cavacos e sua manipulao mais econmica. Uma vez estabelecidos os parmetros de corte e controlado o problema da remoo dos cavacos, o bom resultado da usinagem passa a depender, ento, da reduo do atrito entre a ferramenta e o cavaco, e o calor gerado durante o corte. Essa a funo dos fluidos de corte.

Pgina 10 de 22

Fluido de Corte
Por outro lado, sabe-se que quanto maior a velocidade de corte, maior o atrito pea-ferramenta-cavaco, o que libera ainda mais calor. Em tese, isso prejudica a qualidade do trabalho, diminui a vida til da ferramenta, ocasionando a oxidao de sua superfcie e da superfcie do material usinado. Diante desse dilema tecnolgico, que fazer? A resposta est na descoberta de Taylor. Ele comeou com a gua, mas logo deve ter percebido seus inconvenientes: corroso na usinagem de materiais ferrosos, baixo poder umectante e lubrificante, e emprego em pequena faixa de temperatura. Todavia, ela abriu caminhos para a pesquisa e o uso de materiais que permitiram a usinagem mais eficiente, mais rpida e com melhor acabamento. Esses materiais so os agentes de melhoria da usinagem e que receberam o nome genrico de fluidos de corte.

Um fluido de corte um material composto, na maioria das vezes, lquido, que deve ser capaz de: refrigerar, lubrificar, proteger contra a oxidao e limpar a regio da usinagem. Como refrigerante, ele atua sobre a ferramenta e evita que ela atinja temperaturas muito altas e perca suas caractersticas de corte. Age, tambm, sobre o pea evitando deformaes causadas pelo calor. Atua, finalmente, sobre o cavaco, reduzindo a fora necessria para que ele seja cortado.

Como lubrificante, o fluido de corte facilita o deslizamento do cavaco sobre a ferramenta e diminui o atrito entre a pea e a ferramenta. Evita ainda o aparecimento da aresta postia, reduzo coeficiente de atrito na regio de contato ferramenta-cavaco e diminui a solicitao dinmica da mquina. Como protetor contra a oxidao, ele protege a pea, a ferramenta e o cavaco, contribuindo para o bom acabamento e aspecto final do trabalho. A ao de limpeza ocorre como conseqncia da aplicao do fluido em forma de jato, cuja presso afasta as aparas deixando limpa a zona de corte e facilitando o controle visual da qualidade do trabalho.

O abastecimento do fluido de corte em uma mquina-ferramenta geralmente feito por meio de uma bomba e conduzido por mangueiras at o ponto de aplicao. A figura ao lado, em representao esquemtica, uma fresadora e seu sistema de distribuio do fluido de corte. O fluido, depois de refrigerar a ferramenta e a pea, cai para a mesa onde recolhido por canais e levado, por meio de um tubo, para o reservatrio. Do reservatrio, a bomba aspira novamente o fluido para devolv-lo sobre a ferramenta e a superfcie de trabalho. Observe que o reservatrio, na base da mquina, est dividido em dois compartimentos, de modo que as aparas e a sujeira fiquem no fundo do compartimento da frente para que a bomba possa se alimentar de lquido limpo. Falamos acima em materiais capazes de refrigerar, lubrificar, proteger e limpar a regio da usinagem. Embora genericamente designados como fluidos de corte, os materiais que cumprem essas funes podem ser, na verdade, slidos, lquidos e gasosos. A diferena entre eles que enquanto os gases s refrigeram e os slidos apenas reduzem o atrito, os lquidos refrigeram e reduzem o atrito, da a preferncia pelos ltimos. O uso dos agentes de corte gasosos visa principalmente refrigerao, embora o fato de estar sob presso auxilie tambm na expulso do cavaco. Para essas finalidades, usa-se o ar comprimido em temperaturas abaixo 2 de 0C, o CO (dixido de carbono ou gelo-seco) para altas velocidades de corte de ligas de difcil usinagem, e o nitrognio para operaes de torneamento.
Pgina 11 de 22

Os slidos visam somente a lubrificao no processo de usinagem. o caso do grafite e do bissulfeto de molibdnio, aplicados na superfcie de sada da ferramenta antes que se inicie o processo de corte. O grupo maior, mais importante e mais amplamente empregado , sem dvida, o composto pelos lquidos. Eles esto divididos em trs grandes grupos: 1. O grupo dos leos de corte integrais, ou seja, que no so misturados com gua, formado por: leos minerais (derivados de petrleo), leos graxos (de origem animal ou vegetal), leos compostos (minerais + graxos) e leos sulfurados (com enxofre) e clorados (com cloro na forma de parafina clorada). 2. O grupo dos leos emulsionveis ou solveis, formado por: leos minerais solveis, leos solveis de extrema presso (EP). 3. Fluidos de corte qumicos, ou fluidos sintticos, compostos por misturas de gua com agentes qumicos como aminas e nitritos, fosfatos e boratos, sabes e agentes umectantes, glicis e germicidas. Os leos minerais so a base da maioria dos fluidos de corte. A eles so adicionados os aditivos, ou seja, compostos que alteram e melhoram as caractersticas do leo, principalmente quando ele muito exigido. Os aditivos mais usados so os antioxidantes e os agentes EP. Os antioxidantes tm a funo de impedir que o leo se deteriore quando em contato com o oxignio do ar. Quando as presses e as velocidades de deslizamento aumentam, a pelcula de leo afina at se romper. Para evitar o contato metal com metal, necessrio usar um agente EP. Os agentes EP so aditivos que reagem quimicamente com a superfcie metlica e formam uma pelcula que reduz o atrito. Entre os tipos de agentes EP pode-se citar: matria graxa, constituda de cidos graxos, indicada para trabalhos leves; enxofre, formando o leo sulfurado, indicado para trabalhos pesados com ao e metais ferrosos, Durante o trabalho de corte, forma sulfeto metlico de caractersticas anti-soldantes e lubrificantes; cloro, adicionado sob a forma de parafina clorada e tambm indicado para operaes severas com ao; fsforo que combinado com o enxofre substitui o cloro. Tem propriedades antioxidantes. Os leos emulsionveis ou solveis so fluidos de corte em forma de emulso composta por uma mistura de leo e gua. Isso possvel com a adio de agentes emulsificadores, ou seja, aqueles que ajudam a formar as gotculas de leo que ficam dispersas na gua. Quanto melhor for esse agente, menor gera o tamanho da gota de leo e melhor a emulso. Exemplos desses agentes so sabes e detergentes. Para obter uma boa emulso de leo solvel , o leo deve ser adicionado gua , sob agitao , ( e nunca o contrrio ) em uma proporo de uma parte de leo para quatro partes de gua . A mistura obtida pode ento ser diluda na proporo desejada . Em geral, alm desses aditivos, adiciona-se aos fluidos de corte agentes biodegradveis anticorrosivos, biocidas e antiespumantes. Na verdade, no existe um fluido universal, isto , aquele que atenda a todas as necessidades de todos os casos. Os leos solveis comuns e os EPs so os que cobrem o maior nmero de operaes de corte. A diferena entre cada grupo est na composio e na aplicao que, por sua vez, dependera do material a ser usinado, do tipo de operao de corte e da ferramenta usada. A escolha do fluido com determinada composio depende do material a ser usinado, do tipo de operao de corte e da ferramenta usada. Os fluidos de corte solveis e os sintticos so indicados quando a funo principal resfriar. Os leos minerais graxos usados juntos ou separados, puros ou contendo aditivos especiais so usados quando a lubrificao mais importante do que o resfriamento. seguir voc tem dois quadros. O primeiro resumo informaes sobre os tipos de fluidos de corte. O segundo d indicaes sobre ouso dos vrios fluidos de corte, relacionando-os coma operao e o grau de usinabilidade dos materiais metlicos para construo mecnica.

Pgina 12 de 22

Pgina 13 de 22

Manuseio dos fluidos e dicas de higiene


Os fluidos de corte exigem algumas providncias e cuidados de manuseio que garantem seu melhor desempenho nas operaes de usinagem. Vamos citar alguns exemplos. 1. Armazenamento os fluidos devem ser armazenados em local adequado, sem muitas variaes de temperatura. Alm disso, eles devem ser mantidos limpos e livres de contaminaes. 2. Alimentao o fluido de corte deve ser aplicado diretamente ponta da ferramenta com alimentao individual de cada ponta. A alimentao do fluido deve ser iniciada antes que a ferramenta penetre na pea a fim de eliminar o choque trmico e a distoro. As ilustraes a seguir mostram a maneira adequada de aplicar o fluido em diversas operaes de usinagem.

3. Purificao e recuperao os fluidos de corte podem ficar contaminados por limalha, partculas de ferrugem, sujeiras diversas. Nesse caso, eles podem ser limpos por meio de tcnicas de decantao e filtragem. 4. Controle de odor os fluidos de corte em forma de emulso, por conterem gua, esto sujeitos ao de bactrias presentes no ar, na gua, na poeira e que produzem maus odores. Esse problema pode ser diminudo por meio da constante da limpeza da oficina, pelo arejamento pelo tratamento bactericida da emulso. Os cuidados, porm, no devem se restringir apenas aos fluidos, mas tambm precisam ser estendidos aos operadores que os manipulam. Embora os processos de produo dos fluidos do corte estejam cada vez mais aperfeioados para eliminar componentes indesejveis, no s no que se refere ao uso, mas tambm aos aspectos relacionados sade do usurio, o contato prolongado com esses produtos pode trazer uma serie de problemas de pele, genericamente chamados de dermatite. Como o contato do operador com esses leos inevitvel pelo tipo de trabalho realizado, torna-se indispensvel que esse contato seja evitado, usando-se luvas e uniformes adequados. Alm disso, prticas de higiene pessoal so imprescindveis para o controle e preveno das dermatites. O que acontece na dermatite, que a combinao dos fluidos de corte com os resduos que geralmente acompanham os trabalhos de usinagem forma compostos que aderem pele das mos e dos braos. Essas substncias entopem os poros e os folculos capilares, impedindo formao normal do suor e a ao de limpeza natural da pele, o que causa a dermatite. O controle desse problema simplesmente uma questo de higiene pessoal e limpeza do fluido de corte. Para isso, algumas providncias devem ser tomadas, a saber: Manter tanto o fluido de corte quanto a mquina-ferramenta sempre limpos. Instalar nas mquinas protetores contra salpicos. Vestir um avental prova de leo. Lavar a.s reas da pele que entram em contato com os salpicos de fluido, sujeira e partculas metlicas ao menos duas vozes durante o dia de trabalho, usando sabes suaves ou pastas o uma escova macia. Enxugar muito bem com uma toalha de papel. Aplicar creme protetor nas mos e nos braos antes de iniciar o trabalho e sempre depois de lav-los. Tratar e proteger imediatamente cortes e arranhes.

Pgina 14 de 22

Calculo de rpm e o gpm a partir da velocidade de corte


Para que uma ferramenta corte um material, necessrio que um se movimente em relao ao outro a uma velocidade adequada. Para que a usinagem seja realizada com mquina de movimento circular, necessrio calcular a rpm da pea ou da ferramenta que est realizando o trabalho. Quando se trata de plainas, o movimento linear alternado e necessrio calcular o gpm (golpes por minuto).

Velocidade de corte
Para calcular a rpm, seja da pea no torno, seja da fresa ou da broca, usamos um dado chamado velocidade de corte Velocidade de corte o espao que a ferramenta percorre, cortando um material, dentro de um determinado tempo. A velocidade de corte depende de uma srie de fatores, como: tipo de material da ferramenta; tipo do material a ser usado; tipo de operao a ser realizada; condies da refrigerao; condies da mquina etc.

Embora exista uma frmula que expressa a velocidade de corte, ela fornecida por tabelas que compatibilizam o tipo de operao com o tipo de material da ferramenta e o tipo de material a ser usinado. As ferramentas de corte so classificadas em grupos. Para encontrar a velocidade de corte adequada para determinado material com o qual a ferramenta fabricada, existe um coeficiente para cada tipo de ferramenta. As ferramentas de ao rpido tm o coeficiente 1. Os valores da tabela so para esse coeficiente. Se a ferramenta for de metal duro, o valor da tabela deve ser multiplicado pelo coeficiente 3.

Clculo de rpm em funo da velocidade de corte


Para o clculo da rpm em funo da velocidade de corte, voc tambm usa uma frmula: n = vc x 1000 / d x 3.1416 Onde : n o numero de rpm vc a velocidade de corte D o dimetro do material 3.1416 uma contante ( Pi ) Como o dimetro das peas dado em milmetros e a velocidade de corte dada em metros por minuto, necessrio transformar a unidade de medida dada em metros para milmetros. Da a utilizao do fator 1000 na frmula de clculo da rpm. Vamos supor que voc seja um torneiro e precise tornear com uma ferramenta de ao rpido um tarugo de ao 1020 com dimetro de 80 mm. Qual ser a rpm do torno para que voc possa fazer esse trabalho adequadamente? Os dados que voc tem so: vc = 25m/min (dado encontrado na tabela) d = 80 mm n=? Substituindo os valores na frmula: n = 25 x 1000 / 80 x 3.1416 n = 2500 / 251.2 n = 99.5
Pgina 15 de 22

A rpm ideal para esse trabalho seria 99,5. Como as velocidades das mquinas esto estipuladas em faixas determinadas, voc pode usar um valor mais prximo, como 100 rpm. Para realizar as operaes de fresagem ou furao, a frmula para o clculo da rpm a mesma, devendo-se considerar o dimetro da fresa ou da broca, dependendo da operao a ser executada.

Calculo de rpm para retificao


Quando necessrio retificar uma pea cilndrica, o que se deve determinar no s a rpm da pea, mas tambm a do rebolo. Para calcular a rpm da pea, j vimos que preciso usar a frmula : n = vc x 1000 / d x 3.1416 Para calcular a rpm do rebolo, a frmula muda um pouco. Como a velocidade de corte do rebolo dada em metros por segundo (m/seg), multiplica-se a frmula original por 60. Isso feito para transformar a velocidade de metros por segundo (m/seg) para metros por minuto (m/min). A frmula fica assim: n = vc x 1000 x 60 / d x 3.1416 Vamos supor, ento, que voc precise retificar um eixo de ao de 50 mm de dimetro com um rebolo de 300 mm de dimetro. Seu problema encontrar a rpm do rebolo, sabendo que a velocidade de corte indicada de 25 m/seg. Os dados que voc tem so: vc = 25 m/seg (tabela) d = 300 mm (dimetro do rebolo) n=? n = 25 x 1000 x 60 / 300 x 3.1416 n = 1500000 / 1592.3 n = 1592 rpm Portanto, o rebolo deve girar a aproximadamente 1592 rpm.

Calcule a rpm do rebolo de 250 mm de dimetro para retificar um eixo de ao de 60 mm de dimetro, sabendo que a velocidade de corte de 30 m/seg.

Calculo de gpm em funo da velocidade de corte


Quando o trabalho de usinagem feito por aplainamento e, portanto, o movimento da mquina linear, calcula-se o gpm, ou seja, o nmero de golpes que a ferramenta d por minuto. Para esse clculo, voc tambm emprega uma frmula. Ela : gpm = vc x 1000 / 2 x c Onde : gpm o numero de golpes por minuto vc a velocidade de corte c o curso da maquina , ou seja , o espao que ela percorre em seu movimento linear . Esse valor multiplicado por 2 porque o movimento de vaivem . O curso igual ao comprimento da pea mais a folga de entrada e sada da ferramenta ( 5 mm de cada lado ) Vamos a um exemplo. Suponha que voc precise aplainar uma placa de ao 1020 de 150 mm de comprimento com uma ferramenta de ao rpido. Voc sabe tambm que a velocidade de corte de 12 m/min. Os dados so: vc = 12 m/min c = 150 mm + 10 mm (folga) gpm = ? gpm = 12 x 1000 / 2 x 160 gpm = 12000 / 320 gpm = 37.5 Portanto, a plaina dever ser regulada para o gpm mais prximo ( 38 )
Pgina 16 de 22

Calcule o gpm para aplainar uma pea de 120 mm de comprimento considerando a folga de entrada e de sada da ferramenta de 40 mm, sabendo que a velocidade de corte de 10 m/min.

Pgina 17 de 22

Pgina 18 de 22

Pgina 19 de 22

Pgina 20 de 22

Pgina 21 de 22

PROCESSOS DE FABRICAO MODULO III

BIBLIOGRAFIA

Telecurso 2000 / Curso Profissionalizante Mecnica / Processos de Fabricao Catalogo Walter Catalogo Iscar

PROFESSOR : CARLOS VANDERLEI GARCIA

Pgina 22 de 22

You might also like