You are on page 1of 8

Lanar Depreciao Objetivo

Esta transao responsvel pelo clculo e lanamento da depreciao mensal dos bens constantes no ativo imobilizado, bem como o ajuste da depreciao calculada, caso sejam feitas movimentaes posteriores ao clculo. possvel gerar a depreciao, geral ou por bens em teste, possibilitando uma anlise dos resultados antes da execuo efetiva.

Caminho pelo Menu


Para acessar a transao deste manual, use o seguinte caminho pelo menu: Contabilidade Contabilidade Financeira Imobilizados Trabalhos Peridicos Programa de Depreciao AFAB Executar.

Lanamento de Depreciaes

1.

Preencher os campos Obrigatrios, Opcionais, Condicionais e No Relevante conforme necessrio: Campo Empresa Exerccio Perodo contbil Dentro do perodo previsto O/P/C O O O P Descrio / Ao Informar a empresa para a qual ser gerado o clculo da depreciao. Informar o exerccio, ou seja, o ano em que ser gerada a depreciao. Informar o perodo, ou seja, o ms para que seja gerada a depreciao. Flegar este campo quando do clculo da depreciao no ms imediatamente posterior ao ltimo clculo, ou seja, ms a ms, sem pular nem retroagir meses, atendendo a ordem cronolgica.

Campo Repetio

O/P/C P

Descrio / Ao A repetio utilizada para o ajuste do clculo da depreciao. Se aps a rotina houver movimento, ou seja, incluso, baixa ou alteraes em bens j existentes, o sistema far o ajuste da diferena de valores causada na depreciao por estas movimentaes. Esta a nica das quatro opes que permite a execuo para bens especficos. Se devido a algum problema, a rotina for cancelada no concluindo o clculo, possvel fazer o reincio da depreciao, onde o sistema far uma verificao e ir calcular a partir de onde parou, ou seja, no existe o risco de duplicidade. Se por alguma necessidade da empresa, for preciso pular algum ms no clculo da depreciao, dever ser utilizada est opo. No recomendado. Flegar este campo para que ao calcular a depreciao, o sistema emita um relatrio com a listagem dos bens calculados e seus respectivos valores. Flegar para que ao final do clculo, seja emitido um protocolo de lanamentos. Marcar este campo para executar a rotina em teste, para somente calcular definitivamente aps anlise dos resultados. Este campo utilizado para restringir o clculo a um ou mais bens, porm somente poder ser utilizado quando da utilizao da opo repetio ou da execuo da rotina em teste. Este campo utilizado para restringir o clculo a um ou mais sub-itens de um bem principal, porm somente poder ser utilizado quando da utilizao da opo repetio ou da execuo da rotina em teste. . O sistema exibir a tela abaixo:

Reincio

Fora do perodo previsto

Listar imobilizados

Comprov.de depreciao manual Execuo de teste

P P

N principal do imobilizado

Subn do imobilizado

1.1 Se a execuo for em teste, clique no boto

1.2 Clique no boto e os possveis erros.

para continuar. O sistema exibir uma relao com os lanamentos a efetuar

1.3 Para analisar os erros, clique no boto

. O sistema exibir a sntese das mensagens.

1.4 Depois de corrigidos os erros, volte a tela inicial, desmarque a opo Execuo teste e execute a rotina definitiva. Por motivos de segurana, o sistema somente permite a execuo efetiva em background. Para

executar a depreciao em background, acesse atravs da barra de menu a opo Programa Executar em background ou tecle F9. O sistema abrir a seguinte tela:

1.5 Mesmo no desejando a impresso do relatrio aps o clculo, necessrio informar o dispositivo de sada, ou seja, a impressora. Depois de informado, clique no boto . O sistema abrir a seguinte tela:

1.6 Nesta tela possvel fazer algumas programaes para o clculo da depreciao, para uma data e horrio especficos, aps a execuo de alguma outra rotina, ou por modo de operao que tem funcionalidade parecida com data e horrio. Para executar a rotina imediatamente, clique no boto clique no boto , para gravar . 1.7 Para acompanhar o processamento da pasta, acesse a transao SM37. , em seguida

a alternativa escolhida. O sistema exibir a mensagem

Seleo de job simples

Os dados j vm preenchidos, que so o nome do usurio e a data, clique no boto para visualizar o status do processamento da pasta.

2.1 Se o status estiver: Ativo ainda est gerando Concl. est concludo Cancel foi cancelado. Se estiver concludo, confira os lanamentos atravs do razo contbil, para maiores informaes, consulte o manual FBL3N.

You might also like