You are on page 1of 34

Construo Economia Educao Ener gia fbrica Histria Indstria InstrumentaoLogsticas mecnica meio

Agroindstria Automao biocombustvel

ambiente minerao petroqumica petrleo planejamento profissionais projeto urbanismo v deos


SEGUNDA-FEIRA, 9 DE NOVEMBRO DE 2009

Qumica e Petroqumica e suas diferenas - Glossrio do Petrleo

A indstria petroqumica parte da indstria qumica. Caracteriza-se por utilizar um derivado de petrleo (a nafta) ou o gs natural como matrias-primas bsicas. No entanto, muitos produtos chamados petroqumicos, como, por exemplo, o polietileno, podem ser obtidos tanto a partir dessas matrias-primas como a partir de outras, como o carvo (caso da frica do Sul) ou o lcool (Brasil). As classificaes oficiais da indstria qumica no utilizam em separado o conceito "petroqumica".

O refino de petrleo no parte da indstria petroqumica, Embora algumas publicaes ainda juntem as duas coisas, so indstrias diferentes. O refino de petrleo parte da indstria do petrleo.

A petroqumica parte da indstria qumica. Em geral, entende-se que a atividade petroqumica tem incio com a produo do eteno e seus co-produtos, bem como de outros derivados da nafta ou do gs natural, de fins industriais.

A principal matria-prima usada no setor petroqumico a nafta, a indstria qumica utiliza muitas matrias-primas, orgnicas e inorgnicas. A nafta matria bsica para uma srie de produtos, que so chamados de petroqumicos, exatamente porque

feitos a partir da nafta (ou de gs natural) e, conseqentemente, do petrleo.

A indstria qumica fornece matria-prima para quase todas as outras indstrias. difcil imaginar algum produto de consumo em que a indstria qumica no esteja presente de alguma forma.

O faturamento anual do setor considerado todos os seus segmentos (produtos qumicos industriais + produtos farmacuticos + produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosmticos + defensivos agrcolas + adubos e fertilizantes + tintas e vernizes + produtos de limpeza + fertilizantes + fibras artificiais e sintticas), a indstria qumica teve um faturamento lquido equivalente a US$ 36,6 bilhes.

A posio da indstria qumica brasileira no ranking da indstria qumica mundial em termos de faturamento lquido esta entre as dez maiores do mundo.

Considerados isoladamente, os produtos mais importados no Brasil tm sido, em geral, as matrias-primas para fertilizantes, embora algumas resinas termoplsticas tambm apaream entre os itens de maior valor.

Os mais exportados tm sido a alumina calcinada, resinas termoplsticas e o MTBE.

Glossrio do Petrleo:

A cido - Composto qumico que, em soluo em gua, libera ons hidrognio (H+).

Aerofotogrametria - Mtodo de obteno de informaes topogrficas atravs de fotografias areas.

Alaponamento - Anomalia na geometria de uma seqncia de rochas, Ver trapa. lcool - Qualquer composto orgnico que contenha, pelo menos, uma hidroxila (on OH-) ligada diretamente a um tomo de carbono.

lcool etlico - Etanol. Derivado do etano, composto por dois tomos de carbono, cinco tomos de hidrognio e um on OH. C2H5OH.

lcool etlico anidro carburante (AEAC) - Comumente chamado de lcool anidro. Utilizado em mistura com a gasolina, com o objetivo de aumentar o poder antidetonante em motores de Ciclo Otto. A quantidade de gua encontrada no lcool anidro deve ser nfima, da seu nome (anidro = sem gua).

lcool etlico hidratado carburante (AEHC) - Comumente chamado de lcool hidratado. Utilizado no Brasil como combustvel em motores de Ciclo Otto. Tambm utilizado para fins industriais. Contm pequeno percentual de gua.

lcool metlico - Metanol. Derivado do metano. Composto por um tomo de carbono, trs de hidrognio e um on OH- (CH3OH).

rvore de natal - Conjunto de vlvulas que controla a presso e vazo de um poo. rvore de natal molhada - Conjunto de vlvulas, colocado sobre o solo ocenico, que controla a presso e vazo de um poo submarino.

Asfalto ou Betume - mistura de hidrocarbonetos obtida como resduo de destilao do leo bruto e usada principalmente na pavimentao de estradas.

B Bbl/dia ou bpd - barris por dia.

Barril - unidade de volume equivalente a 158,98 litros.

Barril de leo equivalente - Unidade utilizada para permitir comparar (converter), em equivalncia trmica, um volume de gs natural com um volume de leo.

Benzeno - Lquido incolor, voltil, com cheiro caracterstico, cuja molcula tem uma estrutura cclica tpica (C6H6). Usado como solvente e como matria-prima para obteno de diversos outros produtos.

Betume - Ver asfalto.

Betume natural - Poro do petrleo encontrada no estado slido ou semi-slido, nas condies de reservatrio. Usado no passado para impermeabilizao de esquifes, cisternas, embarcaes. Tambm utilizado para iluminao noturna em tochas, no antigo Egito.

Butano - Hidrocarboneto saturado com quatro tomos de carbono e dez tomos de hidrognio (C4H10). gasoso, incolor e possui cheiro caracterstico. Empregado como combustvel domstico e como iluminante. Tambm utilizado como fonte de calor industrial em caldeiras, fornalhas e secadores.

C Cabotagem - navegao realizada prxima costa, podendo utilizar acidentes geogrficos, como cabos (da seu nome), como pontos de referncia.

Campo de gs - rea geogrfica, na superfcie, correspondente projeo de reservatrios de gs.

Campo de leo - rea geogrfica, na superfcie, correspondente projeo de reservatrios de leo.

Carburante - Produto qumico cuja combusto permite obter energia mecnica em motores trmicos.

Catalisador - Substncia que, por sua presena, modifica a velocidade de uma reao qumica, sem se alterar no processo.

Cavalo de pau - Unidade de bombeio utilizada em poos terrestres, assim designada por sua semelhana com um cavalo de pau.

Chumbo tetraetila - Aditivo utilizado para aumentar o poder antidetonante da gasolina. Por ser altamente poluente e cancergeno, tem sido substitudo por outros aditivos. Brasil e Japo foram os primeiros pases do mundo a eliminar totalmente o chumbo tetraetila da gasolina.

Claros - Ver derivados claros.

Ciclo Diesel - Ciclo termodinmico utilizado em motores, no qual a exploso se d espontaneamente, em funo das elevadas presses alcanadas. O combustvel utilizado nesses motores chamado leo diesel.

Ciclo Otto - Ciclo termodinmico utilizado em motores, no qual a exploso se d a partir da ocorrncia de uma centelha. Utiliza como combustvel gasolina, alcool ou sua mistura.

Completao - Conjunto de operaes que possibilita a colocao de um poo de leo ou gs em produo.

Condensado - Hidrocarboneto leve que, nas condies de reservatrio, se encontra no estado gasoso, tornando-se lquido temperatura ambiente.

Coqueamento - Processo para obteno de coque.

Coque de petrleo - Produto slido, negro e brilhante, obtido por craqueamento de resduos pesados, essencialmente constitudo por carbono (90 a 95%), e que queima sem deixar cinzas. Bom combustvel para metalurgia e indstria de cermica.

Craqueamento - transformao por ruptura (cracking, quebra) de molculas grandes em molculas menores. Utilizado para transformar leos pesados, de pequeno valor, em derivados de petrleo mais leves, como GLP e nafta, produtos de maior valor.

Craqueamento a vapor - Craqueamento realizado em presena de vapor d'gua.

Craqueamento cataltico - Craqueamento realizado com a presena de catalisadores.

Crosta terrestre - Litosfera. Parte externa consolidada da Terra.

Cru reduzido - Mistura de hidrocarbonetos pesados. a frao mais pesada do petrleo, obtida no processo de destilao atmosfrica.

D Derivados claros - Designao genrica de alguns derivados de petrleo, entre os quais a gasolina, o querosene e o diesel. Possuem colorao clara, da sua classificao. So lquidos e pouco viscosos.

Derivados escuros - Designao genrica de alguns derivados de petrleo, entre os quais o leo combustvel e o asfalto. Possuem colorao escura e alta viscosidade.

Desparafinao - Processo que objetiva a retirada de parafinas.

Destilao - Separao de misturas em vrias fraes por vaporizao, seguida de condensao.

Destilao a vcuo - Destilao que se realiza numa coluna de fracionamento a uma presso inferior presso atmosfrica.

Diesel - Ver leo diesel.

Diesel metropolitano - Combustvel automotivo com especificaes mais rigorosas quanto ao teor de enxofre (menor quantidade de enxofre), para uso no transporte urbano. A menor quantidade de enxofre objetiva reduzir a poluio nas cidades.

Dixido de carbono - CO2 - Gs carbnico. Gs incolor e inodoro.

E Escuros - Ver derivados escuros.

Estao de bombeamento - Conjunto de equipamentos destinados a transmitir energia mecnica ao fluido (petrleo ou derivados) para permitir seu deslocamento ao longo dos dutos.

Estrato - Camada de terreno.

F FCC - Abreviatura de Fluid Catalitic Cracking (Craqueamento Cataltico Fluido) Processo de craqueamento no qual o catalisador se apresenta na forma de pequenas partculas slidas, formando um leito fluido. Fluido - Designao comum a lquidos e gases.

Fluxo bifsico - Fluxo simultneo de dois fluidos em estados fsicos diferentes. Por exemplo: petrleo (lquido) e gs natural (gasoso).

Folhelho - Rocha argilosa folheada e impermevel.

Folhelho betuminoso - Folhelho impregnado com betume. Xisto.

Fssil - Vestgio ou resto petrificado ou endurecido de seres vivos que habitaram a Terra antes do holoceno e que se conservaram sem perder as caractersticas essenciais.

Fossilizao - Conjunto de processos naturais que permitem a conservao dos restos ou vestgios de fsseis.

Frao - Parte de um todo. Um dos hidrocarbonetos ou mistura de hidrocarbonetos que compem o petrleo.

Fracionamento - Separao das partes que compem uma mistura. Separao dos derivados que compem o petrleo.

G Gs - Um derivado de petrleo denominado gs quando, nas condies de presso e temperatura da superfcie, se apresenta em estado gasoso.

Gs Liquefeito de Petrleo (GLP) - Mistura de hidrocarbonetos leves, gasosos, predominantemente propano e butano. So armazenados no estado lquido atravs da elevao da presso ou da reduo da temperatura.

Gs natural - Mistura de hidrocarbonetos leves, gasosos (metano e etano, principalmente), obtida da extrao de jazidas. Utilizado como combustvel industrial, domstico e automotivo.

Gasoduto - Conduto que permite o transporte de grandes quantidades de gs a grandes distncias.

Gasleo - Derivado de petrleo, mais pesado do que a nafta e mais leve que o leo combustvel, obtido no processo de destilao. Utilizado como matria-prima de processos secundrios (craqueamento), para obteno de GLP e gasolina. Dentro de certos limites, pode ser utilizado como leo diesel ou como diluente para leos combustveis.

Gasolina - Mistura de hidrocarbonetos, que destila entre 30 C e 150 C. Constitui a parte mais voltil do petrleo bruto. Utilizada em motores de Ciclo Otto.

Gasolina natural - Mistura de hidrocarbonetos leves, com algumas caractersticas da gasolina, obtidos a partir do gs natural.

Gaseiro - Navio de transporte de GLP - Gs Liquefeito de Petrleo


Geofsica - Cincia que estuda os fenmenos fsicos que afetam a Terra. Fsica terrestre.

Geologia - Cincia que estuda a origem, formao e sucessivas transformaes do globo terrestre.

H Hidrognio - Elemento qumico de nmero atmico 1, gasoso, incolor.

Hidrocarboneto - Composto qumico constitudo apenas por tomos de carbono e hidrognio.

Hidrocarboneto aromtico - Aquele que possui, em sua molcula, pelo menos um anel de benzeno.

Hidrogenao - Processo de transformao de um composto no-saturado em composto saturado, pela introduo de tomos de hidrognio.

Holding - Empresa central que controla um conjunto de outras empresas.

Hulha - Carvo mineral, carvo de pedra.

I ndice de octano - (octanagem) Indicador da capacidade de um produto resistir a altas presses sem que ocorra exploso espontnea.

Inodoro - Que no tem cheiro.

on - tomo com excesso ou falta de eltrons, acarretando, respectivamente, carga negativa ou positiva.

Isomerizao - Processo de transformao de uma substncia em um ismero desta.

Ismero - Composto cuja molcula contm as mesmas espcies e o mesmo nmero de tomos que outra, mas difere dessa outra em sua estrutura molecular.

J Jazida - Depsito natural de uma ou mais substncias teis.

Jaqueta - Estrutura de suporte de uma plataforma fixa.

L Laboratrio - Local destinado ao estudo experimental de qualquer ramo da cincia, ou aplicao dos conhecimentos cientficos com objetivo prtico, como anlises de produtos para verificao de seus componentes e caractersticas.

Lama de perfurao - Mistura de diversos componentes utilizada durante a perfurao de um poo de petrleo, com o objetivo de manter a presso superior ao das formaes atravessadas e evitar que as paredes do poo desmoronem.

Lmina d'gua - Distncia entre a superfcie da gua e o fundo do mar.

Lastro - Tudo que se coloca no poro de um navio para lhe dar estabilidade. No caso de petroleiros, utilizada a prpria gua do mar.

Lubrificao - Ato ou efeito de lubrificar, colocar lubrificante.

Lubrificante - Substncia colocada entre duas superfcies, com o objetivo de reduzir o atrito e o desgaste.

M Metano - Hidrocarboneto gasoso incolor cuja molcula constituda por um tomo de carbono e quatro de hidrognio (CH4).

Metanol - (CH3OH) lcool metlico.

Monobia - Bia onde se ancoram navios em alto-mar.

Monxido de carbono - (CO) Gs incolor e inodoro, altamente txico. Produzido na queima incompleta de combustveis.

N Nafta - Frao de destilao do petrleo, constituda por hidrocarbonetos de baixo ponto de ebulio. Utilizada como matria-prima na indstria petroqumica, fornecendo, atravs de craqueamento, uma grande variedade de produtos.

Navio-cisterna - Navio utilizado para armazenamento da produo de petrleo.

Navio mineropetroleiro - Navio destinado ao transporte de minrio e petrleo.

Navio-petroleiro - Navio destinado ao transporte de petrleo e derivados.

Navio-sonda - Navio dotado de equipamentos que permitem a perfurao ou a completao de um poo submarino.

Navio-tanque - Ver petroleiro.

O Octanagem - Ver ndice de octano.

leo - Poro do petrleo existente na fase lquida nas condies originais de reservatrio, que permanece lquida nas condies de presso e temperatura de superfcie.

leo combustvel - Mistura de hidrocarbonetos utilizados em grande variedade de equipamentos industriais destinados gerao de energia ou calor. largamente usado nas indstrias para aquecimento de caldeiras, fornos, fornalhas.

leo diesel - Mistura de hidrocarbonetos que tem amplo emprego como combustvel em motores a exploso (ciclo diesel), em caminhes, nibus, tratores, equipamentos pesados para construo, navios, locomotivas, motores estacionrios. tambm usado como fonte de calor.

Oleoduto - Sistema constitudo de tubulaes e estaes de bombeamento, destinado a conduzir petrleo ou seus derivados lquidos.

P Ponto de ebulio - Temperatura em que, sob presso constante, um lquido est em equilbrio com bolhas de vapor. Parafina - Mistura incolor de hidrocarbonetos saturados slidos, extrada do petrleo, utilizada na indstria de velas, papis, lonas, baterias, pilhas, laticnios, frigorficos e de determinados produtos qumicos. Em qumica, utilizado como designao genrica dos hidrocarbonetos saturados. Petrleo - Mistura constituda predominantemente de hidrocarbonetos, que ocorre na natureza nos estados slido, lquido e gasoso.

Petrleo aromtico - Petrleo com elevada composio de hidrocarbonetos aromticos.

Petrleo bruto - Petrleo no estado em que se apresenta na natureza, sem ter sofrido processamento.

Petrleo naftnico - Petrleo com elevada composio de hidrocarbonetos naftnicos.

Petrleo parafnico - Petrleo com elevada composio de hidrocarbonetos parafnicos.

Petroqumica - Indstria dos produtos qumicos derivados do petrleo.

Plataforma auto-elevvel - Plataforma martima com trs ou mais pernas de tamanho varivel, que pode ser posicionada em locais de diferentes profundidades, apoiando as pernas no fundo do mar, elevando-se acima da superfcie martima.

Plataforma continental - Zona imersa que declina suavemente, a comear da praia at o talude continental.

Plataforma fixa - Plataforma montada sobre estrutura fixa (jaqueta), que se apia no fundo do mar.

Plataforma semi-submersvel - Pataforma martima com flutuadores, sem apoio no solo submarino.

Poo surgente - Poo no qual o petrleo sobe superfcie espontaneamente, em funo da presso existente no reservatrio.

Propano - Hidrocarboneto saturado com trs atomos de carbono e oito de hidrognio (C3H8). gasoso, incolor e possui cheiro caracterstico. Empregado como combustvel domstico e como iluminante. Tambm utilizado como fonte de calor industrial em caldeiras, fornalhas e secadores.

Propaneiro - Navio destinado ao transporte de derivados de petrleo gasosos.

Prospeco - Mtodo ou tcnica empregada para localizar e calcular o valor econmico de jazidas minerais.

Q Quadro de bias - Conjunto de bias para amarrao de um navio.

Querosene de aviao - (QAV) - Derivado de petrleo utilizado como combustvel em turbinas de avies a jato. Tambm conhecido como querojato.

Querosene iluminante - Derivado de petrleo utilizado como fonte de luz. Tambm usado como combustvel domstico.

Qumica - Cincia que estuda a estrutura das substncias e suas transformaes.

R Refinao - Conjunto de processos destinados a transformar o petrleo bruto em produtos adaptados s necessidades dos consumidores.

Reserva - Volume de petrleo que ainda poder ser obtido como resultado da produo de um reservatrio.

Reservatrio - Rocha permevel e porosa onde est armazenado o petrleo.

Resduo - Frao mais pesada que resta aps a retirada das partes leves.

Rocha-reservatrio - Rocha porosa com capacidade de armazenar lquidos e gases.

Royalty - Valor pago pelo direito de uso de um bem pertencente a outrem.

Ssmica - Tcnica de obteno de informaes geolgicas atravs da captao de sinais sonoros refletidos nas camadas subterrneas.

Sonda - Equipamento utilizado para realizar perfuraes.

T Talude continental - Parede de declividade acentuada, que mergulha da extremidade da plataforma para os abismos ocenicos.

Termodinmica - Parte da Fsica que investiga os processos de transformao de energia e o comportamento dos sistemas nesses processos.

Tonelagem de porte bruto (TPB) - Tonelagem total que pode ser embarcada em um navio. Alm da carga comercial, inclui combustvel, tripulao, vveres, etc.

Trapa - Anomalia na geometria de uma seqncia de rochas, que gera condies de acumulao de petrleo.

Tubulao - Equipamento utilizado para conduzir fluidos.

V Vaporizao - Passagem do estado lquido para o estado gasoso.

Voltil - Lquido que, nas condies ambientes, se torna gasoso


s 18:21 Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar no Orkut Marcadores: acidentes industriais, Glossrio, gs natural, indstria qumica, petroqumica,verbete

0 comentrios: Postar um comentrio

Postagem mais recentePostagem mais antigaIncio


Assinar: Postar comentrios (Atom)
OFERECIMENTO

consultoria, planejamento e engenharia industrialmaximatecnica@gmail.com


O BLOG

Estudar, pesquisar e descrever de forma simples e direta as condies e as caractersticas do universo do Processo, Montagem e da Produo Industrial.
PESQUISAR ESTE BLOG

VISUALIZAES

137515
MARCADORES
2010 A maior formula acidentes

industriaisAgroindstria amarras Amaznia ancoragemANEEL ANP apago apostila arquitetura artearti

gos Automao automvel Bacia de Campos Bacia de Santos Bacia do Paran BDIBelo Monte biocombustvel biodiesel biogsblecaute blog Limiar e Transformao BNDESBrasil A ltima fronteira camblagem carro eltricociclo combinado cimento e gua. CNPE cogeraocomissionamento Comissionamento industrialcommodities Comperj Complexo do
MadeiraComplexo do Tapajs computador comrcioConcreto ciclpico - Areia

ConstruoContra
a base de

queda de barreira Coppe-UFRJ CSAcursos Custo Brasil clculo estrutural clula combustvel Dengue designer Dez Maiores inventos e obras dos Brasileiros Dia da Indstria Brasileira dia do
Trabalhador canaEBN EBX 1o de Maio Diesel

Economia Educao EletrobrsEnergia energia das mars Energia do Lixoenergia eltrica energia elica energia hidroeltrica energia nuclear energia renovvel energia solar engenharia civilengenharia eltrica Engenharia na AmazniaEpecistas EPC etanol eventos explorao de petrleo exportaes FELIZ NATAL E PROSPERO ANO NOVO ferrovias Fotos fundiofbrica gasoduto geologia geomensurageorreferenciamento Glossrio GNL Graxas Graxas GREASE Gs Inerte N2 Gs Injetado Gas Lift gs

natural hidrovia Histria IBAMA IndstriaIndstria automobilstica indstria de alimentos indstria naval indstria qumicainfraestrutura instalaes InstrumentaoInternacional internet IPEA irrigao Joaquim CardozoJOINT VENTURE Lei do Petrleo limpeza urbana livroLLX Log-in logstica Logstica da Indstria do
Petrleo Logstica
deligenciamento

Logsticas

Maca Material Maumecnica

meio

ambiente mensagemMinas Gerais minerao Mobilidade urbanaMonitoramento montagem Montagem


dos Mdulos da SRU Montagem industrial Monteiro LobatoMotivao ou brilho - talento motores Mulher no mundo industrial Natal - Amigos navios

NiteriNitrognio Normas Na rea de Processo industrial.

notcias Novas TecnologiasNovos contatos O maior prdio de alvenaria do mundoO primeiro ano das vidas O primeiro submarinoOramento PAC pedra Petrobraspetroqumica Petroqumica Craqueamentopetrleo Placas tectnicas planejamentoplataforma plataformas plstico Porto do Au portos preveno de acidentes Processo Industrial de Petrleo e Gs Produtor de gua e Florestas profissionais projeto Projeto - Projetista Promef pr-sal reciclagem Rede de emprego Network job refinaria Refinaria - Destilao Vcuo Refinaria Abreu e Limarefinaria do futuro regulao remoo de sulfato RHRio de Janeiro RJ Robtica ROV Royaltie - royalties - ROYAL AID NR
nossas Tributos royaties saneamento bsico Saponificao Sade

pblica segurana

do

trabalho Servio

Pblico siderurgia Sinal de Transmisso Sistema Bsico do Processo de Refino de Petrleo solda SOS Niteri Talude Tempos se Repetem Terminais termoeltrica TI Torres de Petrleo transporte de passageiros transposiotratamento de gua Universidade Federal Fluminense Urban Design urbanismo usina plataforma Vale

verbete VLT vdeos xisto gua - Water leo de algas

ARQUIVO DO BLOG o o

2012 (5) 2011 (25) 2010 (81) 2009 (146) Dezembro (7) Novembro (23) Gs Injetado - Gas Lift Irrigao por gotejamento - drip irrigation A Mulher no mundo industrial - Working Women Planta de liquifao de gs natural A Energia do Lixo - Garbage - Basura Petrobras firma parceria para criar unidade de liq... Energia, leo e gs esto na mira do BNDES Van a hacer gasolina o diesel con aceite de algas O Gs Natural Luiz Pinguelli Rosa: Blecaute VLT Ancoragem de Plataformas Martimas Refinaria do futuro Qumica e Petroqumica e suas diferenas - Glossr...

o o o o o o o o

Um cone no Processo Industrial - Mau: um homem a... As Primeiras Plataformas na Bacia de Campos Fotos dos primeiros Passos no Processo Industrial ... Comrcio prev aumento de at 20% nas vendas de fi... Diesel a base de cana-de-acar Venezuela dar US$ 300 mi como 1 aporte de refina... Feira Naval e Offshore de Niteri ter como centro... Principais Normas Reguladoras do Ministrio do Tra... Montagem Industrial - Instalaes e Cablagem Outubro (17) Setembro (7) Agosto (10) Julho (15) Junho (24) Maio (31) Abril (5) Maro (7)
EQUIPE EDITORIAL

Almir Cezar AC Almir Cezar Filho

CONTATO E OPORTUNIDADES

Correio Eletrnico processoindustrial@gmail.com maximatecnica@gmail.com

MINHA LISTA DE BLOGS A MAIOR FORMULA

2 - A maior formula - gollll, Viva a Rainha.... Chico, moreno troncudo, curtido do sol e cabelos ralo, lava rosto na caramba do enorme poo, e urina atrs da mangueira com o se...
1 ano atrs

ACREDITAO

Acreditao de organizaes e de pessoas - A Acreditao de organizaes e de pessoas deve ser entendida em seu sentido mais amplo como o reconhecimento formal dos conhecimentos, habilidades, atit...
2 anos atrs

Limiar e Transformao
Indstria: 20% do vendido vem de fora. Atropelado pelo cmbio autopeas amarga dficit de US$ 4,6 bi. E MCT pas ainda sofre cortes oramentrios.- Um em cada cinco produtos industriais consumidos no pas ano passado foi importado. A informao da Confederao Nacional da Indstria (CNI). No bastass...
3 horas atrs

Mxima Tcnica

Qualificaes da Equipe Tcnica - *Softwares e hardwares:* * INTOOLS 6.0; * PDSINTOOLS 6.0; * RACEWAY; * EQP; * PDMS; * MONTAGEM AVANADA DE PC; * AUTOCAD * MICROSTATION; * WORD, EXCEL, MS...
2 anos atrs

PETROSAL

Explorao do Pr-sal -Previses na explorao do Pr-sal envolvem riscos e incertezas, resultaram em futuras operaes que podem aumentar expectativas futuras. Investidores do...
2 anos atrs

SLIDE SHOW - "RIO OIL&GAS 2008"

NOTCIAS

produo industrialprocesso industrial petroqumicapetrleo Produo industrial cai pelo sexto ms seguido Dirio do Grande ABC Outro dado do levantamento, a utilizao de capacidade instalada acompanha o quadro geral de queda da produo, ao ficar distante do usual para esse perodo do ano. Para o economista do Iedi (Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial) ... Artigos relacionados Pelo 6 ms seguido, produo industrialregistra queda no Pas Jornal do Brasil A produo industrial caiu em fevereiro e atingiu 46,5 pontos, segundo dados divulgados nesta quarta-feira pela Confederao Nacional da Indstria (CNI). a sexta

queda mensal registrada, de acordo com a entidade. A utilizao da capacidade instalada ... Artigos relacionados Quebra da produo industrial dita quarta queda consecutiva das ... Jornal de Negcios - Portugal Os preos altos do petrleo ea menor procura na China esto a pressionar a actividade da produo industrialeuropeia Na China a actividade industrial tambm abrandou, ao recuar de 49,6 pontos em Fevereiro para 48,1 pontos, segundo uma leitura ... Produo industrial pode reagir em fevereiro Dirio do Nordeste ltimos nmeros da Anfavea mostram retomada da produo de caminhes. Em fevereiro, foram produzidos 11.974 unidades, ante 3.438 em janeiro So Paulo A produo industrial deve apresentar recuperao em fevereiro aps a acentuada queda em janeiro, ...
tecnologia

DE ONDE NOS VISITAM


Recent Visitors

INSCREVER-SE

Postagens Comentrios
SEGUIDORES PROCESSO INDUSTRIAL (VDEOS)

tecnologia

APOIO

PATROCNIO

Modelo Picture Window. Imagens de modelo por Maliketh. Tecnologia do Blogger.

You might also like