You are on page 1of 22

FACULDADE FUCAPI CURSO DE ADMINISTRAO ANLISE DE SISTEMAS ADMINISTRATIVOS

EMPRESA TUDO LIMPO

Beatriz Contreiro Conceio Beatriz Hlio Pereira Hudson Menezes Nvea Alves

Manaus - AM 2011

Beatriz Contreiro Conceio Beatriz Hlio Pereira Hudson Menezes Nvea Alves

EMPRESA: TUDO LIMPO

Trabalho apresentado para obteno de nota parcial da disciplina de Anlise de Sistemas Administrativos, ministrada pelo Professor Jlio Morais.

Manaus - AM 2011

INTRODUO

O objetivo do presente trabalho demonstrar de forma clara e objetiva o estudo de desenvolvimento e implantao da TUDO LIMPO - uma empresa do setor de servios de limpeza e conservao. Buscamos desenvolver um plano que demonstre um empreendimento que ir atender as necessidades do mercado no ramo de servios de limpeza e conservao de forma geral. um tipo de negcio considerado rentvel que se mostra ser de boa aceitao no mercado. J que servios de limpeza e conservao so atividades necessrias no dia -a -dia de qualquer pessoa/empresa. Neste trabalho foi feito um estudo onde podemos observar que h uma tendncia do crescimento do segmento de prestao de servios de limpeza. O aumento da competio e da exigncia de clientes com a conservao e limpeza do ambiente das empresas contribuiu para que o desempenho de tais servios, apesar de ser considerado acessrio, fosse acompanhado com mais ateno. A terceirizao no significa deixar as atividades de apoio em segundo plano, mas justamente ao contrrio, obter uma performance melhor atravs de prestadores de servio especializados. O cliente que terceiriza busca uma soluo externa para que possa se concentrar no core business de seu negcio. Com o tempo, so formadas parcerias estratgicas capazes de alavancar seus principais projetos e estimular o crescimento de ambas as empresas. A empresa TUDO LIMPO como prestadora de servio contribuir para o desenvolvimento econmico e social, pois desempenha o papel de gerar empregos e renda para nossa regio, tornando-se, assim, um instrumento de apoio sociedade manauara.

ANLISE DO MERCADO

Segundo a FEBRAC - Federao Nacional das Empresas Prestadoras de Servios de Limpeza e Conservao mercado brasileiro de conservao e limpeza composto por mais de 12 mil empresas, que faturam cifras superiores a robustos R$ 20 bilhes por ano e empregam cerca de 1,5 milho de trabalhadores. Geograficamente, o mercado est concentrado nas regies Sul e Sudeste, com cerca de 72% das empresas prestadoras de servio do setor. Quase 70% dos prestadores de servio micro e pequenas empresas, com menos de 20 funcionrios. O perfil destes empreendedores formado por profissionais sem formao acadmica, oriundos da rea operacional de grandes empresas e multinacionais. A pesquisa da FEBRAC identificou tambm nos empresrios, carncias de: gesto empresarial; planejamento tributrio e financeiro; fluxo de caixa, gesto de recursos humanos; viso de negcio e planejamento estratgico de marketing. A terceirizao do servio de conservao e limpeza praticada por 50% das empresas privadas, compostas basicamente por grandes

organizaes como indstrias, bancos, condomnios comerciais, grandes escritrios, supermercados, shopping centers, terminais rodovirios, aeroportos e grandes indstrias. Mas o grande filo do negcio mesmo o servio pblico, com 90% de instituies que praticam a terceirizao, representando 60% do faturamento do segmento de conservao e limpeza. O mercado ainda possui elevado potencial de crescimento em pequenos e mdios escritrios, pequenas empresas, hotis, hospitais, instituies de ensino, indstrias alimentcias e condomnios residenciais. S a cidade de So Paulo possui 35 mil condomnios residenciais e 5 mil comerciais. E somente 15% desses condomnios possuem servios terceirizados. Segundo a Pesquisa Nacional sobre Terceirizao nas Empresas, realizada pelo Centro Nacional de Modernizao (Cenam), o servio mais

terceirizado pelas empresas nacionais justamente o de conservao e limpeza, com participao de 73% da amostra. A efervescncia do setor reflete-se na elevao do nmero de franquias, que cresce 30% ao ano. Segundo dados da Associao Brasileira de Franchising (ABF), conservao e limpeza o setor que mais ganha redes e lojas por ano, j atingindo mais de 2 mil unidades. O segmento tornou-se a porta de entrada para o mundo do franchising, possivelmente devido ao baixo investimento inicial requerido. Outra pesquisa da Ao Brasileira de Apoio ao Setor de Servios (Abrasse), com 2.850 empresas, concluiu que 62% dos empresrios possuem dificuldades para encontrar um bom fornecedor terceirizado e 52% se queixaram da qualidade dos servios prestados. Mesmo assim, 96% das empresas pretendem manter os servios terceirizados, devido a benefcios como reduo de custos e melhor desempenho da equipe interna. So fatores importantes que confirmam a excelente oportunidade de mercado para prestadores de servios competentes e eficientes.

DESCRIO DO MERCADO DE FORMA ABRANGENTE (MACRO):

Concorrentes: este mercado disputado por empresas prestadoras de servio de limpeza em geral, sendo que muitas prestam servios exclusivamente para condomnios ou empresas, enquanto outras atendem pessoas jurdicas em geral. Alm disso, existem muitas empresas que prestam servios de vigilncia e limpeza que tambm so concorrentes. Na regio em que a empresa ir atuar esto instaladas duas empresas de limpeza. No entanto, teremos estrutura para prestar servios de melhor qualidade.

Clientes: os clientes deste tipo de negcio so muito diversificados, pois se caracterizam por empresas que optam por ter um quadro de empregados fixo e enxuto e que preferem transferir para terceiros esse tipo de atividade. A maior parte formada por mdias e grandes empresas. Outro segmento de clientes em potencial constitudo por mulheres que trabalham fora do lar, que necessitam de servios de faxina.

Fornecedores: os fornecedores so, essencialmente, empresas que vendem equipamentos para limpeza em escala empresarial e produtos de limpeza em embalagens para o mercado institucional e supermercados.

Mensurao da demanda: o estudo de mercado desenvolvido estima que a empresa possa efetuar 200 limpezas mensais, desde as atividades mais simples, como a limpeza de um vidro, at limpezas de ambientes empresariais mais amplos.

Segmento especfico em que compete ou pretende competir: Inicialmente, a empresa pretende oferecer seus servios para pessoas fsicas e jurdicas.

Comportamento do mercado em termos de crescimento: um mercado em ascenso, uma vez que tem crescido a uma taxa entre 5% a 10% acima do PIB, segundo a Abralimp (Associao Brasileira do Mercado Institucional de Limpeza).

Lucratividade: a lucratividade alta quando a empresa consegue atingir um conjunto de clientes que demandam um volume de servios constante. A empresa j tem prospectado um conjunto de clientes que lhe permitir um volume de negcios satisfatrio.

PONTOS FORTES E FRACOS

Pontos Fortes (+)

Pontos Fracos (-)

1. Soma dos servios prestados. 1. Recrutamento de mo-de-obra. Beneficia favoravelmente a Alto investimento na qualificao de nossos profissionais.

negociao com cliente.

2. Baixo custo e facilidade no pagamento. Pagamento com carto de crdito.

3.

Grandes

promoes.

Para

estimular as pessoas a utilizar o servio. Com isso podemos aumentar a carteira de clientes e fideliz-los.

EXIGNCIAS LEGAIS ESPECFICAS

Para registrar uma empresa, a primeira providncia contratar um contador profissional legalmente habilitado para elaborar os atos constitutivos da empresa, auxili-lo na escolha da forma jurdica mais adequada para o seu projeto e preencher os formulrios exigidos pelos rgos pblicos de inscrio de pessoas jurdicas. O contador pode informar sobre a legislao tributria pertinente ao negcio. Mas, no momento da escolha do prestador de servio, deve-se dar preferncia semelhantes. a profissionais indicados por empresrios com negcios

Para legalizar a empresa, necessrio procurar os rgos responsveis para as devidas inscries. As etapas do registro so: Registro de empresa nos seguintes rgos: - Junta Comercial; - Secretaria da Receita Federal (CNPJ); - Secretaria Estadual da Fazenda; - Prefeitura do Municpio para obter o alvar de funcionamento; - Enquadramento na Entidade Sindical Patronal (a empresa ficar obrigada ao recolhimento anual da Contribuio Sindical Patronal); - Cadastramento junto Caixa Econmica Federal no sistema Conectividade Social INSS/FGTS; - Corpo de Bombeiros Militar; - Visita prefeitura da cidade onde pretende montar a sua empresa (quando for o caso) para fazer a consulta de local; - Obteno do alvar de licena sanitria adequar s instalaes de acordo com o Cdigo Sanitrio (especificaes legais sobre as condies fsicas). Em mbito federal a fiscalizao cabe a Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria, estadual e municipal fica a cargo das Secretarias Estadual e Municipal de Sade (quando for o caso); - Preparar e enviar o requerimento ao Chefe do DFA/SIV do seu Estado, solicitando a vistoria das instalaes e equipamentos. -As empresas que fornecem servios e produtos no mercado de consumo devem observar as regras de proteo ao consumidor, estabelecidas pelo Cdigo de Defesa do Consumidor (CDC). O CDC, publicado em 11 de setembro de 1990, regula a relao de consumo em todo o territrio brasileiro, na busca de equilibrar a relao entre consumidores e fornecedores. -Existem Resolues RDC da ANVISA - Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria que impactam diretamente nos insumos utilizados em uma empresa de Servio de Conservao e Limpeza. Dessa forma, importante uma ateno especial na compra de insumos que atendam essas Resolues.

FICHA TCNICA

Tipo de Negcio: Servios de limpeza e conservao Setor da Economia: Tercirio (servios) Ramo da Atividade: Prestao de servios Produtos: Servios de limpeza domstica/comercial Razo Social: TUDO LIMPO Ltda Nome Fantasia: TUDO LIMPO CNPJ: a definir. Mercado Consumidor: Local.

Identidade Visual:
Logomarca da Empresa

DIRETRIZES ESTRATGICAS

VISO Conforme Kanter e Waterman, a viso orienta a organizao numa meta de longo prazo criando um compromisso consigo prpria no intento de atingir o propsito declarado. Uma posio que a empresa pretende ocupar no futuro em seu mercado de atuao, com relao ao portflio ou sua participao, sendo uma premissa bsica no desenvolvimento do plano estratgico.

Viso da Empresa TUDO LIMPO: Ser a melhor e maior empresa de servios de limpeza, conservao comercial e residencial destinados ao

pblico em geral, sendo referencia de qualidade e seriedade no mercado.

MISSO Segundo Kanter e Waterman, a misso uma declarao ampla e duradoura de propsitos que individualiza a organizao e distingue o seu negcio impondo a delimitao de suas atividades dentro do espao que deseja ocupar no mercado de atuao.

Misso da Empresa TUDO LIMPO: Prestar servios de limpeza institucionais com profissionalismo e qualidade, preservando a sade de seus colaboradores e clientes, pelo uso de equipamentos e materiais confiveis, que no agridam o meio-ambiente.

POLTICA DE VALORES A TUDO LIMPO tem como valores fundamentais para o negocio a tica, integridade e compromisso com a sociedade, meio ambiente, governo, fornecedores, clientes e seus scios.

Seus princpios so: tica; Integridade; Organizao; Honestidade; Tratamento justo aos seus pares.

DESCRIO DO NEGCIO A TUDO LIMPO" uma empresa dinmica, que ter sua matriz em Manaus, na rea de servios de limpeza e conservao. Iremos nos distinguir por atender s solicitaes dos nossos clientes com um alto nvel de profissionalismo, eficcia, rigor e economia de tempo e meios, mas tambm por encontramos em dilogo com eles as solues que melhor se adequam s tarefas que se nos apresentam, quer a nvel funcional, quer a nvel esttico. No forneceremos apenas solues conjuntas; inovaremos

continuamente, colocando a nossa experincia e perspectiva ao servio dos nossos clientes.

FATORES CRTICOS DE SUCESSO Nova viso de negcio; Produtos/servios de qualidade; Implantao de sistemas de qualidade; Otimizao dos custos; Mo-de-obra especializada; Pontualidade na entrega do produto/servio.

VANTAGEM COMPETITIVA SUSTENTVEL Inovao e melhorias nos produtos/servios;

Qualidade dos servios; Novo foco de cliente, pblico-alvo diferenciado; Tcnicas de produo com menor custo; Treinamento de funcionrios; Sistema de qualidade;

ORGANOGRAMA

DETALHAMENTO DAS ATIVIDADES

FLUXOGRAMA DAS ATIVIDADES EM GERAL

AES ESTRATGICAS

A definio das estratgias, segundo Porter (1991), uma combinao dos fins (metas/misso) que a empresa busca e por meios (polticas) pelos quais est buscando atingir. A figura a seguir mostra a Roda das Aes Estratgicas, onde no centro encontram-se os fins que pretende-se alcanar e nos raios localizam-se os meios pelos quais devem originar-se para que possam alcanar os fins para chegar ao objetivo.

Roda das Aes Estratgicas. (Poter, 1991)

PREMISSAS PARA O PLANEJAMENTO ESTRATGICO

As premissas adotadas para a formulao do plano estratgico podem ser agrupadas segundo dois conjuntos de anlises: do ambiente externo e do seu ambiente interno. No horizonte de anlise das tendncias de desenvolvimento da empresa, considerando sua interao e perspectivas de impacto, podemos observar as seguintes foras: 1. qualidade. 2. Fortalecimento da gesto do conhecimento como principal Exigncia crescente do mercado por padres elevados de

diferencial competitivo. 3. 4. Busca constante de melhor qualidade de vida. Bom alinhamento poltico-administrativo nas esferas municipal,

estadual e federal para os prximos anos. 5. produo. Demanda crescente e desenvolvimento de tecnologias de

ESTRATGIAS DE DISTRIBUIO

A nossa de estratgia se mostrar distinta da estratgia de distribuio utilizada por empresas que focam a venda de produtos, por se tratar de uma empresa de servios a TUDO LIMPO ter a sua estratgia de distribuio apenas em sua sede. A localizao da sede da empresa ser prximo a prdios e condomnios, o que facilitar distribuio dos nossos servios.

ESTRATGIA DE PREOS

A TUDO LIMPO oferecer aos seus clientes uma diferenciao no preo, tornando assim o preo de servios mais competitivo. A empresa ter como objetivo entrar no mercado com preos melhores do que os concorrentes, oferecendo no mercado um preo mais competitivo e mostrando que nossa empresa tem a mesma qualidade que as outras, aumentando assim, a procura por nossos servios.

ESTRATGIA DE PROMOO

Polticas de Promoes

Muitas empresas no ramo da prestao de servios de limpeza procuram divulgar seus servios na lista telefnica e em sites de servios na internet. Foi com base nesse tipo de promoo que a Tudo Limpo tambm procurar oferecer seus produtos aos seus clientes. As principais aes de marketing promocional sero:

Ao multidisciplinar: Aes de marketing promocional que utilizam pelo menos trs

disciplinas de marketing, por exemplo: relaes pblicas, internet, merchandising, propaganda, marketing direto, etc.

Ao de patrocnio ou Ti-in:

Aes que utilizam entretenimento, esporte, turismo/viagem ou veculos de comunicao como principal mtodo para promover um produto ou servio.

Aes de marketing direto:

Aes de marketing promocional que utilizam o marketing direto como principal estratgia de comunicao para maximizar o retorno do investimento.

Aes com idias e conceitos inovadores:

Aes que utilizam formas e idias inovadoras em relao a canais de comunicao, tipos de incentivo, entre outros.

Ao com uso de mdia interativa:

Aes que utilizam meios de comunicao digitais/eletrnicos ou outra nova forma interativa para maximizar o retorno do investimento.

Aes em longo prazo:

Aes que utilizam estratgias de longo prazo e obtiveram impactos e crescimento/fortalecimento de marca, medido atravs dos objetivos traados.

Aes de percepo de marca e experimentao:

Aes

de

marketing

promocional

gerando

aumento

do

conhecimento/lembrana e/ou experimentao de um servio, produto ou empresa.

Aes Business-to-business:

Aes direcionadas a novos distribuidores e clientes empresariais.

Aes de construo de marca:

Aes de marketing promocional com o objetivo de melhorar a imagem da marca e sua participao no mercado.

Aes beneficentes/ terceiro setor:

Aes de marketing promocional de produtos e servios que geram um impacto positivo em relao a uma causa social.

Aes de marketing de eventos:

Aes de marketing promocional que utilizam um evento, uma srie de eventos ou um tour de marketing para promover uma marca junto ao seu pblico-alvo.

FORA DE VENDAS

Nossos pontos forte so a soma desses servios, a localizao, logstica de atendimento ao cliente e o preo bem competitivo.

ESTRATGIA DE MARKETING E PUBLICIDADE

A TUDO LIMPO desenvolver amplas estratgias competitivas de marketing que melhor posicionem suas ofertas frente aos concorrentes e lhe dem uma vantagem competitiva mais forte, determinando as estratgias mais coerentes com a sua posio no mercado, seus objetivos, oportunidades e recursos. Para isso, sero utilizados panfletos e anncios e outros meios de comunicao conforme listados citados abaixo: Distribuio de panfletos; Cartazes em pontos estratgicos; Anncios em listas telefnicas; Anncios em lista de servios;

Anncios em sites de servios Web site; Brindes para os clientes; Participao em eventos de reas similares; E outros ainda em anlise.

OBJETIVOS DO PLANO DE AO

Os objetivos do plano de ao so de alcanar as metas e estratgias elaboradas para a empresa TUDO LIMPO.

Objetivos de satisfao e/ou necessidades do mercado:

A empresa tem como objetivo atender a necessidade do mercado e tambm satisfazer seus clientes, aumentando suas vendas, oferecendo promoes e sempre mantendo a qualidade na prestao de seus servios.

Objetivos de satisfao e/ou necessidade da sociedade:

A sociedade necessita de servios com o mximo de eficincia e de qualidade, que proporcionem comodidade, segurana e garantia de bons servios, alm de um preo competitivo.

DETALHAMENTO DAS AES ESTRATGICAS

Neste item est apresentado o detalhamento das aes a serem tomadas para alcanar os objetivos do plano, o detalhamento est descrito no quadro abaixo:

Criar mecanismos para reforar a comunicao com os clientes; Reestruturar e reforar o setor de merchandising, enfocando principalmente a organizao de vitrines e prateleiras; Criar canais alternativos de comunicao com os clientes; Reforar a poltica de visitas semanais; Reforar a marca Tudo Limpo como sua melhor parceira; Desenvolver aes promocionais no ponto de venda; Criar uma estrutura interna de marketing para desenvolver o endomarketing com o intuito de ampliar o clima organizacional da Empresa; Est sempre antenado no que os concorrentes esto executando em termos de renovao e inovao. Dessa forma possvel acompanhar o seu avano ou retrocesso; Ter o controle sobre os fornecedores e compradores; Criar mecanismos de barreiras contra novos servios que podero ser lanados no mercado; Evitar que os concorrentes mantenham monoplio; Procurar descobrir sempre os pontos fracos dos concorrentes e atacar de forma contnua; Destacar os pontos fortes de forma consistente, procurando trabalharlos numa linha de raciocnio permanente.

CONCLUSO O mercado de servios de limpeza e conservao representa uma fatia de mercado em franca expanso. A modernizao tcnica e o aumento da demanda de servios garantem boas oportunidades no ramo de servios de limpeza e conservao. O correcorre das pessoas faz com que este tipo de negcio seja cada vez mais procurado. A soma dos servios como limpeza residencial e comercial permite operar atendendo diferentes necessidades de mercado, principalmente as necessidades de grandes empresas, governos e indstrias. Outro fator favorvel a escassez de tempo das pessoas estimular as pessoas procura de empresas que ofeream servios que atendam as suas necessidades a baixo custo. A soma dos servios prestados pela TUDO LIMPO vai aproveitar de forma eficiente essa oportunidade. A concorrncia das empresas de servios de limpeza e conservao j implantadas, aliada ao alto investimento de recrutamento de mo-de-obra, o principal problema do empreendimento. No caso de recesso econmica, onde nosso servio pode ser descartado pelas pessoas, o baixo custo e facilidade no pagamento possibilitaro a fidelizao de nossos clientes. Enfim, o bom atendimento, a higiene e principalmente a qualidade do servio so fatores dos servios so fatores primordiais ao sucesso do empreendimento. Tudo isto somado a preos atraentes e uma boa divulgao, certamente levar o empreendimento ao sucesso.

REFERNCIAS

AFEAM.

Agncia

de

Fomento

do

estado

do

Amazonas.

<http://www.afeam.am.gov.br/programa> . Acesso 18 de Fev. 2008. ANEL. Associao Nacional das Empresas de Lavanderias.

<http://www.anel.com.br> Acesso 01 de Jan. 2008. GOVERNO DO ESTADO DO AMAZONAS. <

htpp://www.amozonas.am.gov.br> Informaes Econmicas do estado do Amazonas. Manaus: Acesso 10 de Fev. 2008. POTER, Michel E. Estratgia Competitiva: Tcnica para anlise de indstria e da concorrncia. Traduo por Elizabeth Maria de pinto Braga. Rio de Janeiro: Campus, 1991. ______, Michel & MONTGOMERY, Cyntthia. E (org). Estratgia: a busca da vantagem competitiva. Traduo por Bzan Tecnologia e Lingstica. Rio de Janeiro: Campus, 1998. SEBRAE. Servio de apoio s Micro e Pequenas Empresas. <http://www2.ba.sebrae.com.br/definaseunegocio/%7B00106D92-3DD8-46FDB716-6FAF818DD5F5%7D.asp> Acesso 15 de Outubro de 2011 SEBRAE. Servio de apoio s Micro e Pequenas Empresas. <http://www2.ba.sebrae.com.br/pesquisademercado/mg.asp> Acesso 18 de Outubro de 2011. SEBRAE. Servio de apoio s Micro e Pequenas Empresas. <http://www2.ba.sebrae.com.br/definaseunegocio/%7B00106D92-3DD8-46FDB716-6FAF818DD5F5%7D.asp> Acesso 18 de Outubro de 2011.

You might also like