You are on page 1of 12

A LIBERDADE DO ESPRITO GREGO: o desenvolvimento do pensamento filosfico ocidental Guilherme C. S.

Ferreira1

Resumo: O surgimento da Filosofia propicia sempre polmicos e vastos estudos que podem aclarar-se sobre o caminho da historicidade grega conjunta aos estudos relativos do esprito de determinada poca. A natureza e os problemas da Filosofia Greco-Romana explanada a partir do modo de vida grega resultam na iniciao da racionalidade desenvolvida por eles, ou no, em determinado sculo. Abordando a trade composta pela educao dada pelos poemas, pela religio liberta de dogmas e pelo modo socioeconmico da poca, esta investigao encosta em procura de respostas ao problema do movimento de busca da Filosofia da Histria e suas origens. A duvida cabvel nesta averiguao detm em procurar o carter qualitativo das aes que precederam e acompanharam o surgimento da Cincia Filosfica e estabelec-la o titulo de autentica. Palavras-Chave: Liberdade; Origem; Esprito; Pensamento; Ocidental;

A Histria da Filosofia tem sido definida superficialmente, ainda mais quando se trata da histria antiga. O historiador, vasculhador da histria, tentado a vasculhar o passado procura de padres que se repetem e, neste exerccio arrisca buscar a razo dos eventos. Nessa investigao h o grande problema da soberba do presente: achar que o passado teve por objetivo o tempo atual, como se os antigos, medievais e modernos no tivessem nada melhor a fazer do que prenunciar a atualidade. Porm, a Histria da Filosofia inverte-se e, de forma conciliadora, sinttica, se torna Filosofia da Histria. A narrativa do passado deixa de ser apenas narrativa e passa a integrar uma fuso de vastas ideias numa concatenao que entrosas amplas correntes espirituais de pocas e de povos diferentes (DAWKINS, 2010, p. 19; REALE, 2004, p. 4). A natureza e os problemas da Filosofia Antiga so tomados como problemtica desta reflexo a partir do desenvolvimento da liberdade2 do esprito grego. Assim, segue como percurso da investigao o contexto pr-socrtico, onde o homem se deixa influenciar pelo

1 2

Acadmico do Segundo Semestre de Filosofia pelo Instituto Superior de Filosofia Berthier. Quando se trata de uma determinada liberdade particular, ou de liberdadesno plural, h a apenas uma aplicao social do sentido precedente. As palavras liberdade ou livre marcam simplesmente a ausncia de um constrangimento social que se impe ao individuo: neste sentido , -se livre de fazer tudo aquilo que no proibido pela lei, e de recusar fazer tudo aquilo que ela no ordena. A livre comunicao dos pensamentos e das opinies um dos direitos mais preciosos dos homens; Hmon escreve no mesmo sentido: Seria necessrio consagrar uma diviso especial liberdade considerada como libertao interior, conquista e posse de si mesmo pela reao da vontade ou da inteligncia refletida contra as paixes e em geral contra todas as fatalidades (LALANDE, 1999 p.616).

acaso. Alm disso, sero abordados alguns dos problemas que envolvem a passagem do contexto pr-socrtico ao socrtico: a cultura, a arte e a economia, observando como estes fatores incidem no desenvolvimento da racionalidade filosfica e de suas condies. O recurso historiogrfico de reconstruo sinttica de elementos fundamentais do contexto da Filosofia Antiga, especificamente entre os gregos, se justifica diante do objetivo de resgatar as condies scio-culturais desde as quais o pensamento filosfico ocidental de estriba e se desenvolve. Existem correntes filosficas que se ocupam em criticar a tese que atribui a origem da Filosofia como inveno grega, ocorrida na Grcia Antiga. Dizem no ter sido a superao do mito, que futuramente, no pensamento, voltar a si mesmo, merecedor do ttulo de fundadores da filosofia. Estabelecem o fundamento da cincia no verbo que acompanha o homem que se pergunta a partir de seu presente. Ento, a filosofia, para esses, se inscreve no recente, a partir de seus questionamentos. Escrevem, racionalizam a sabedoria, investigam e assim definem a filosofia no presente e em seu problema. Porm, no escopo desta investigao fazer uma crtica racionalidade contempornea, mas estudar a histria do desenvolvimento da racionalidade filosfica a partir do esprito de liberdade proporcionado pelo contexto grego (CORREIA, 1965, p. 27).

PARA O DESENVOLVIMENTO E A POSSE DA VERDADE

Nos primrdios do sculo XII a.C, numa regio excessivamente acidentada da Pennsula Balcnica, com um litoral extremamente recortado, o qual favoreceu para a formao de portos martimos, passou a abrigar vrios povos de descendncia indo-europia: Aqueus, Elios e Jnios fundaram, a partir do domnio dos povos que j habitavam essa pennsula, chamados de povos autocnes, uma civilizao considerada pr-grega, os cretomicnicos. Se organizava economicamente com base no comrcio martimo devido a desfavorvel condio geogrfica para a agricultura. Por consequncia, o governo se estabeleceu a partir da talossogracia. Quem dominava a poltica era uma elite comerciria que, no acumular de culturas fisgadas em viagens a todo o mediterrneo, desenvolveu a base da lngua e mitologia grega, essenciais para, sculos depois, formar o naturalismo clssico. Sobre isso Rodolfo Mondolgo diz:
Conquanto os gregos pudessem auferir, das culturas orientais, numerosos e fecundos elementos de conhecimento e estmulo de reflexo, no obstante, eles, que eram impelidos, na sua mesma atividade de mercadores e colonizadores, pelo duplo

desejo de comerciar e de ver, tinham na sua curiosidade inata e caracterstica, um estimulo eficacssimo para a criao da Cincia e da Filosofia (MONDOLFO, 1971, p. 12).

Ao longo de sua trajetria, os micnicos, hoje chamados de gregos, elaboraram no evoluir da incerta idade arcaica3 as prticas polticas, os conceitos estticos e outros preceitos que ainda se encontram vivos no interior das sociedades ocidentais contemporneas e que foram decisivos para uma a formao da cincia. Crer que o surgimento das primeiras plis aconteceu pela influncia apenas do meio geogrfico seria cair no fatalismo ou no determinismo geogrfico. O surgimento da plis explicado pela ao do homem envolto em certas circunstncias histricas e diante de um contexto geogrfico. O homem, mesmo que condicionado cultura, livre. Com isso, negase o fatalismo geogrfico que advoga a tese de que o homem um produto do meio e tambm o possibilismo romntico que afirma que o homem faz a histria conforme sua exclusiva vontade. Condizente a esse pensamento, Richard Darwkins defendendo a liberdade do homem em suas aes. Diz que o homem que produz sua prpria histria, porm condicionado pelo meio em que est inserido, no podendo a produzir como deseja, pois defrontando-se diretamente com a cultura que se desenvolve tendo o passado em sua constituio (DARWKINS, 2010, p. 57). Assim, pode-se entender que o homem, atravs de suas aes e do seu trabalho, faz a histria relacionando-se dialeticamente com o meio geogrfico e com as demais circunstncias que interferem na vida humana, entre essas a cultura. Para os filsofos clssicos no foi diferente. Um exemplo que se encontra em qualquer manual da historia da filosofia a dicotomia entre mito e razo ou, no mesmo sentido, entre homem e contexto. No limiar da Filosofia Grega existe algo que por muito tempo foi entendido como no filosfico. A crena nos mitos respondia as grandes questes do mundo e da vida, dos deuses e dos homens, oferecendo ao povo a matria de seu pensamento e de seu agir. Os gregos recebem o contedo cultural pela tradio popular que, a primeira vista, parece no poder ser refletida pelo pensamento, pois seu sentido est na crena e na obedincia. Contudo, na busca dos pressupostos de uma questo filosfica e de seu tratamento. O mito tambm conta com a opinio dos primitivos que foram os primeiros a teologizar as questes do mundo. A Filosofia , ao lado do mito, uma novidade para os gregos. Para Werner Jaeger:
3

O perodo histrico conhecido como Idade Arcaica (ou Idade Lrica) compreende o espao de tempo entre o sculo VIII a.C. e o final do sculo VI a.C. Extremamente rico do ponto de vista histrico, esse perodo viu o surgimento das cidades, a sucesso dos regimes polticos (monarquia, oligarquia e tirania), o surgimento e a consolidao da democracia nas cidades que seguiram o modelo ateniense, o movimento de colonizao grega, guerras externas e civis, a criao das leis escritas, a invaso persa, e muitos outros feitos que marcaram a historia para o seu desenvolvimento. poca da arte geomtrica, quando arte e civilizao so submersas pela invaso Drios.

Uma anlise da epopia, a partir deste ponto de vista, nos mostraria quo cedo o pensamento racional se infiltra no mito e comea a influenci-lo. A filosofia jnica da natureza sucede epopia sem soluo de continuidade. Esta ntima conexo orgnica d unidade a arquitetnica histria do esprito grego (JAEGER, 2003, p. 191).

No sculo IV a.C j no reside uma crena cega, mas o homem volta-se todo para si mesmo e, agora livre e sem tutela, elabora por si, examina e prova o que pensa e quer considerar verdadeiro. uma posio espiritual diferente daquela do mito. Contudo, no se deve perder de vista as questes formuladas pelo mito, suas intuies conceptuais elaboradas no perodo obscuro e no-crtico. As alegorias sobreviveram na linguagem conceitual filosfica. O mito no uma recusa da racionalidade, pois o esprito ultrapassa o saber e abrange novamente o mito, num sentido positivo, como um caminho apropriado para a sabedoria, um eterno movimento de busca. O incio da Filosofia no coincide nem com o princpio do pensamento racional nem com o fim do pensamento mitolgico, se assim fosse haveria uma grande contradio nos escritos de Plato sobre a alma e em Aristteles quando trata o motor imvel com a idia de amor, ambos descritos em formas mitolgicas (JAEGER, 2003, p. 192). nesse sentido que se permite questionar: o mito tambm filosofa? Mondolfo, ao tratar dos escritos de Aristteles, afirma:
O amante do mito de certo modo tambm um filsofo, uma vez que o mito se compe de maravilhas. Por tradio os antigos, ou melhor, os antiqssimos, (telogos), transmitiram a ns, seus descendentes, na forma de mito [...] (MONDOLFO, 1971, p. 13).

MANUAL TICO:UMA EDUCAO DADA PELAS NARRATIVAS POTICAS.

As origens do pensamento grego tem sido considerado a histria puramente da filosofia. Nula tornar-se-ia tanto a cincia quanto seu objeto, existente ento para os prsocrticos como phisis, se deixar de analisar ds da histria da educao aplicada pelos tutores, depois superados e rejeitados por Scrates, tanto quanto a religio, os primeiros seres divinos, descritos por Aristteles como formas de leis. Na Grcia Antiga, a ctedra dos guias da educao nacional, recebida pelos filhos dos bons cidados pertencente alta estirpe grega, cabia aos poetas, a quem se associava o poder poltico e econmico (JAEGER, 2003 p.191).

Antes do nascimento da filosofia, os poetas tinham importncia extraordinria na educao e na formao espiritual do homem grego, muito mais do que tiveram entre outros povos. O helenismo inicial buscou alimento espiritual de modo

predominante nos poemas homricos, ou seja, na Ilada e na Odissia [...] Ora, os poemas homricos apresentam algumas peculiaridades que os diferenciam de poemas que se encontram na origem da civilizao de outros povos, pois j contem algumas das caractersticas do esprito grego que resultaro essenciais para a criao da filosofia (REALE, 2004, p. 7).

Ainda no sendo este o objetivo principal de sua composio, os poemas homricos utilizam-se, durante sculos, na educao dos jovens nobres gregos, sem os aprisionar constituem a constante curiosidade como aperfeioamento necessrio para alcanar a beleza. Os heris tornam-se modelos paradigmticos: um jovem deveria ser ajuizado e educado como Telmaco, sagaz como Ulisses, um grande atleta como Aquiles, valente como esses e tantos outros heris descritos nas obras. Assim, a base da educao era a imitao do heri que se dava pela interpretao e vivncia dos poemas, propiciando assim a misso paralela da cincia filosfica da descoberta da harmonia, isto , a unidade tambm buscada pela arte. Como afirma Marrou, os poemas foram utilizados na educao grega porque os seus contedos transformavam-se em manual tico, mas sempre de forma proposta. Eles eram os transmissores da moral herica da honra s sucessivas geraes de jovens por eles educadas (MARROU, 1990, p. 27). A gnese do pensamento filosfico sucede muitas de suas peculiaridades aos escritos poticos que no se limitavam a narrativas histricas somente, caso assim delimitar-se-iam a relatar/reviver, mas deixavam essas atitudes e se utilizavam das causas e razes. Os mesmos exerceram nos gregos influncias equivalentes as que a Bblia exerceu entre os hebreus, porm no os pregavam verdades dogmticas, deixando-os livres para o desenvolvimento da racionalidade. Ainda no sendo fcil traar o limite temporal do perodo em que surge o pensamento lgico, possivelmente tenha passado pela epopia homrica da qual com grande censo de harmonia, da proporo, do limite e da medida utilizou-se, assemelhando nesses aspectos a arte grega, onde no se tem outro fim a no ser a expresso do esprito no sensvel, que se encontra completamente desinteressado, no tendo outro fim que no a perfeio da forma (REALE, 2004, p. 7).
A poesia antecipou o gosto pela harmonia, pela proporo e pela justa medida (Homero, os Lricos) e um modo de participao de fornecer explicaes remontando s causas, mesmo que em nvel fantstico-poetico[...]. Os poemas lricos fixaram de modo estvel outro conceito: a noo de limite, ou seja, a idia de nem demasiadamente muito nem demasiadamente pouco, isto , o conceito de justa medida, que constituiu a conotao mais peculiar do esprito grego e o centro do pensamento filosfico clssico (REALE, 2004, p. 7).

Homero e Hesodo juntos com os poetas gnmicos dos sculos VII e VI a.C questionam os mandamentos sobre a linhagem dos deuses, a teogonia e a produo do mundo,

cosmogonias, ou seja, explicao mtico-potico e fantstica da gnese do universo e dos fenmenos csmicos. Segundo a mitologia de Homero, os cidados impulsionavam-se a buscar o agente primeiro de todo o devir nas divindades do mar, Oceano-originador das coisas, assim constituindo a razo. Mas, ainda outros problemas so abordados: a transitoriedade da vida, a origem do mal, a questo da responsabilidade e da culpa, do destino e da necessidade, da vida e da morte, e semelhantes (REALE, 2004).
Sempre se manifesta a um pensamento total e completamente imaginoso, visionado pelos claros olhos do poeta, em caso particular e concreto, intuitivamente, para depois universalizar a intuio, e transport-la para a vida e o mundo em geral, explicando assim a totalidade do ser e do devir (CORREIA, 1965, p. 31).

A cultura helnica continuamente foi, desde os seus primrdios, uma civilizao de modo aristocrtico, descrito nos poemas conferidos a Homero. A Ilada e a Odissia, dividem a sociedade em duas classes sociais: a dos nobres guerreiros, autodenominados kali t ka agathi belos e bons, aprimorados por uma educao requintada, que dedicam o seu tempo vida palaciana que inclua o exerccio de pensar, aos esportes, guerra e poltica, e ao povo, proporcionados pelas facilidades financeiras. E paradoxalmente existem os kaki feios, composto por uma massa difusa de homens livres que, no possuindo terras nem escravos, precisam trabalhar. A Ilada e a Odissia pouco falam dessas pessoas: sua ateno est voltada para os nobres, seu modo de vida e os seus valores, que por tempo ocioso proporcionado pela boa qualidade de vida, permitia dedicar suas existncias a questionar-se e assim fundamentar o pensamento filosfico. Contudo, em Hesodo, a aret no se sustenta nos nobres, necessariamente: ela pode se atingir no campons pobre (o prprio Hesodo) ou no rei, em ambos os casos por fora da obedincia deusa Justia (MONDOLFO, 1971) Nessa diferena de conceitos que se fundamentou os princpios da educao grega. Os poemas narrativos descreviam mitologias que auto-sustentavam suas qualidades e defeitos e inspiravam o homem grego que tinha contato com esses escritos. Temos hoje as obras de Homero, de forma que levados como leis, impulsionavam o sujeito grego a abrir-se a atitude de desconhecimento. A filosofia nasce assim: do tempo livre causado pelo bom nvel social da elite dominante que em contato com os manuais ticos ou poemas helnicos, nos quais o homem completo o ristos, rene em si todas as excelncias (areti). Para que um homem seja reconhecido como o melhor, necessrio ter a ascendncia nobre, podendo assim dedicar grande tempo de sua vida as investigaes da physis, ser aprimorado pela educao seguindo as leis dos deuses, e realizar as suas potencialidades na ao participando do senado

utilizando-se da oratria para a defesa de seus direitos. Todas essas caractersticas, quando desdobradas , contribuem para a origem do pensamento filosfico ocidental (REALE, 2004).

PROCESSO

DE

RACIONALIZAO

PROGRESSIVA:

CONCEPES

RELIGIOSAS

De modo secundrio, porm no hierarquizando as necessidades, h a importncia de mencionar a religio e seu alcance. Por meio da f, o culto tende a alcanar certos objetivos que posteriormente a filosofia procurar explicar com os conceitos e razo. Ento, as crenas em suas distines: pblica e rfica, ambas com ausncias de dogmas fixos e sem a presena de um texto que estaria nos hebreus vinculado ao absoluto, onde haveria guardies da verdade, expressa-se de forma favorvel ao nascimento da filosofia. Sendo esses um dos motivos pelo qual o pensamento ocidental se realizou na racionalidade de forma com que, proporcionada pela ampla liberdade de expresso, pudesse desenvolver o amor a sabedoria (REALE, 2004). Em diferena com o Oriente, onde a os anseios religiosos se fundam logo no abismo sentimental a sua limitao, o seu drama, sem encontrar um terreno firme, o esprito grego formado na legalidade do mundo exterior, trabalhado pelos pr-socrticos, cedo descobre tambm as leis internas da alma e chega concepo objetiva de um cosmo interior. Foi esta passagem, dada como desenvolvimento religioso, que proporcionou a destruio rumando a uma nova formao humana, com fundamento no conhecimento. A partir deste ponto de vista devemos encarar a histria grega como o processo de racionalizao progressiva da concepo religiosa do mundo implcita nos mitos (JAEGER, 2003 p.192). Ento, depois da ampliao do saber que se deu pela formao do esprito que se cria num ambiente de maior liberdade pessoal, atrevido e solitrio, uma atitude de devoo incondicional ao conhecimento, estudo e aprofundamento do ser, em si mesmo, comea a desabrochar em uma tpica atitude da elite grega as perguntas que os inquietam (JAEGER, 2003 p. 196).
Julgada na perspectiva judaico-crist, a religio grega parece constituiu-se sob signo do pessimismo: a existncia humana , por definio, efmera e sobrecarregada de preocupaes. Homero compara o homem com as folhas que o vento lana por terra(Iliada, VI, 146s.)(ELIADE, 1978 p. 91).

pela religio que os gregos, ao adorarem seres constitudos na perfeio e harmonia, tomam conscincia da precariedade da condio humana. Em anlise j de sua poca, o homem no indivduo oriundo de uma divindade, um titan, por conseguinte, ele j

no tem mais ousadia, tomada como pacincia, de esperar que as suas preces possam estabelecer uma certa intimidade com os deuses. Por outro lado, sabe que a sua vida j esta decidida pelo destino, a moira, sorte que lhe foi atribudo. Percebem no ser necessrio voltar suas vidas para o contento divino, j que a durao da mesma e suas intensidades encontram-se definida no momento do nascimento, simbolizada pelo fio tecido pela divindade. nesse instante que o homem torna-se sujeito e passa agir sobre sua conscincia. Esse exemplo mostra que o ser reconhece a supremacia do seu individualismo, que capaz de produzir a justia. A Lei Divina deixa de ser preceito absoluto a ser seguido. Jaeger dissolvendo seus escritos nessa questo afirma: No seu anseio por um sentido novo e elevado da vida, est em contato com o esforo do pensamento racional das concepes filosficas para atingirem uma norma objetiva no ser csmico (JAEGER, 2003 p.208). Por misria grega, aos quais a religio cultural j no atendia, explica-se a rpida propagao do pensamento racional trabalhado at ento, onde no final das contas, o homem dispe apenas das suas limitaes, j que se encontra liberto inteiramente das influncias divinas. Detendo-se no Orfismo e suas crenas essenciais, culto mais influentes na filosofia grega, introduziu-se na civilizao grega novos esquemas de crenas e novas interpretaes da existncia humana. Como trabalhado nos poemas Homricos: o homem dava-se por mortal, onde a limitao servia tambm como valorizao paradoxal da condio humana, que tambm filosofa. Suficientes para dotar o homem de sacralidade porem no o bastante para libertar o homem como no dualismo rfico. Proclamava a imortalidade da alma e concebia o homem conforme o hospedeiro de um esprito divino que caiu em um corpo por causa da culpa originaria (MONDOLFO, 1971).
Uma coisa deve-se ter presente: sem o Orfismo no se explicaria Pitgoras, nem Herclito, nem Empdocles e, sobretudo, no se explicaria uma parte essencial do pensamento de Plato e, depois, de toda a tradio que deriva de Plato, ou seja, no se explicaria grande parte da filosofia antiga[...] (REALE, 2004, p. 09). O conceito rfico da alma representa um passo essencial no desenvolvimento da conscincia pessoal humana. Sem ele seria impensvel a concepo platnica e aristotlica da divindade do esprito e a distino entre o homem meramente sensvel e o seu prprio eu, que constitui sua vocao plena. Basta pensar num filsofo como Empdocles, impregnado da concepo rfica da divindade, para atestar a profunda e persistente afinidade da nova religio com os problemas do pensamento filosfico, a qual visvel em Pitgoras, pela primeira vez (JAEGER, 2003 p. 213).

A EFETIVAO DA LIBERDADE NO CONTEXTO SOCIOPOLTICO

Destacada nos poemas de Homero, a vida que se acentua de forma narrativa e aclara toda a educao do homem tem partida num tipo humano nobre dos quais nascem o cultivo

dos pensamentos. A luta pelo trabalho tambm se apresenta como herosmo que exige disciplina, qualidade essencial para a formao do homem grego. No baldado que a Grcia tenha se destacado por ser o bero de uma humanidade que pe acima de tudo o apreo pelo trabalho. Porem, a liberdade poltica e econmica de que os gregos se beneficiaram e, j no tendo o poder religioso que estabelecia uma cega obedincia, favoreceu que pudessem, pela primeira vez na histria, construir instituies livre. A Grcia deixou de ser um pas agrcola e nucleado no momento da extino do feudalismo, at por que sua geografia no proporcionava um desenvolvimento nessa rea, e passou a ampliar-se sobre o artesanato e o comercio, que renderam o surgimento da plis pela necessidade de um ponto de encontro e troca.
O novo segmento de comerciantes acarretaram forte crescimento demogrfico. O novo segmento de comerciantes e arteses alcanou pouco a pouco notvel fora econmica e se ops concentrao do poder poltico, que estava nas mos da nobreza fundiria. Com a luta que os gregos empreenderam para transformar as velhas formas aristocrticas de governo em novas formas republicanas, nasceu as condies, o senso e o amor a liberdade (REALE, 2004 p.10).

Mesmo que sempre se refira as Plis Gregas com destaque, tratando-a como bero da filosofia e atribuindo-as total influncia sociopoltico-econmico, foram, tambm, as condies das colnias que favoreceram o florescimento da filosofia. Justamente por que os coloniatos, com sua operosidade no comercio, dotados com disciplina, alcanaram a situao do bem-estar transpondo posteriormente as cidades-estados. Essa podendo assim constituir o estado livre, a plis da gora, a Grcia comunitria. A composio e a solidificao da Plis, fez com que o grego inclui-se na sociedade, deixando de questionar problemas particulares e/ou da natureza, examinando ento, essencialmente, sua constituio como cidado da polis (REALE, 2004).
Desta forma, o Estado tornou-se o horizonte tico do homem grego e assim permaneceu at a era helenstica. Os cidados sentiram os fins do Estado como seu prprio bem, o bem do Estado como seu prprio bem, a grandeza do Estado como sua prpria grandeza e a liberdade do Estado como sua prpria liberdade (REALE, 2004 p.10).

Essa nova estrutura instalada a partir do comrcio e do artesanato regeria os promissores interesse dos governados. O Estado no se constituiu visando que uma classe se torne mais feliz do que as outras. A necessidade de que cada categoria seja feliz era, sobretudo, a vontade do Estado, sendo assim se daria no Estado, mesmo que com distines econmicas. difcil entender que a adequada arte de governar deve deter-se nos bens

10

comuns, estando presente, novamente, a harmonia e a unidade. O interesse mtuo une e o privado desagrega, beneficiando particularidades. Porm, desde ento se notava que a natureza humana sempre levar a usurpao ao interesse privado. A criao do Estado fortaleceu incondicionalmente a unidade espiritual (elevao bondade e justia), propondo a desvalorizao do bem material corruptveis ao homem. Desta forma funda-se a filosofia, que j de conciliadora da moral da ethos,se experimenta a tica e a moral.

11

Consideraes Finais

A presente investigao propor-se a percorrer o processo histrico da Filosofia, especificamente o pensar empreendido pelo ocidente que visava explicar a liberdade do esprito grego e seu contexto como propulsora da Filosofia. Buscou demonstrar que as problematizaes emergentes do ocidente esto fortemente ligado a um conjunto que, aderido por vezes de forma irracional, possibilitou a atitude de questionamento. Fixando a pesquisa na trade da educao proveniente dos poemas, na religio livre de fundamentalismos e verdades absolutas e na estrutura socioeconmica vigente, respondeu, mesmo que no esgotando, questes que dizem respeito ao aparecimento do pensamento racional junto com a mitologia.

12

BIBLIOGRAFIA

HIRSCHBERGER, Johannes. Histria da Filosofia na Antiguidade. Segunda Edio So Paulo: Editora Herder, 1965.

http://www.hottopos.com/notand11/amalia.htm#_ftnref17

JAEGER, Werner. Paidia: A Formao do Homem Grego. Quarta Edio So Paulo: Martins Fontes, 2003.

LALANDE, Andr. Vocabulrio Tcnico e Crtico da Filosofia. Terceira Edio So Paulo: Martins Fontes, 1999. MARROU, H.-I. Histria da Educao na Antigidade, traduo de Mrio Lenidas Casanova, So Paulo: EPU, 1990.

MONDOLFO, Rodolfo. Histria da Filosofia Greco-Romana. Terceira Edio So Paulo: Editora Mestre Jou, 1971.

REALE, Giovanni. Histria da Filosofia: Filosofia pag antiga. Segunda Edio So Paulo: Editora Paulus, 2004

You might also like