You are on page 1of 3

A Voz e Suas Particularidades ( Mini-Curso Bsico de Tcnica Vocal ) "E Deus soprou em suas narinas o sopro da vida, e o homem

tornou-se uma alma viva" Gnesis 2:7

O seu corpo produz todos os tipos de sons, desde o aplaudir at bater dos ps, o ranger dos dentes e o digerir dos alimentos. Esses rudos tm, entretanto, importncia mnima, se comparados s suas vocalizaes sons produzidos pelas cordas vocais, em sua caixa de ressonncia ou laringe. Isto d-se porque a voz reflete a condio mental emocional e fsica da pessoa; ela , verdadeiramente, a parbola da alma.

Este capitulo explica como a voz pode ser usada e controlada. Ela demonstra como descobrir e relaxar a voz beneficiam no s a sua sade fsico-mental e os estados emocionais como a sua aparncia, a confiana frente sociedade e as sua habilidades comunicativas. A compreenso da voz um excelente disciplina de auto-conscientizao e vital para a arte de ouvir. Por meio de cuidadosa ateno, voc aprender a compreender, atravs das vozes dos outros, os significados impronunciveis, que se escondem atravs das palavras.

O modo como voc usa a sua voz proporciona o discernimento vital para a vida em geral. As suas vocalizaes revelam como as suas energias, sentimentos, pensamentos e intuies colaboram na produo de um nico estilo vocal. Este estilo reage s influencias externas tanto quanto os sentimentos no seu interior, que se desenvolvem atrs do tempo em emoes e experincias passadas acumuladas e amadurecidas. Logo, a voz diagnosticvel e teraputica. Em suma: aprenda a usar a sua voz, e voc se sentir melhor.

A voz formada durante a respirao. A primeira parte deste capitulo explora os mecanismos da respirao e o seu uso na produo da voz, alem de incluir alguns exerccios voclicos bsicos e de respirao. Esses so frmulas praticas que ampliam a extenso da voz e as suas tcnicas de respirao, assim como aumentam a conscientizao das partes do seu corpo envolvidas na respirao e nas vocalizaes.

O MECANISMO DA RESPIRAO

A cada quatro ou cinco segundos, os seus pulmes aspiram ar puro contendo oxignio, e exalam resduos venenosos de dixido de carbono. Essa funo respiratria, reflexiva e vital, continua, consciente e inconsciente, esteja voc em atividade, repouso ou adormecido. a principal motivao do organismo; sem ela, voc sufocaria e morreria.

Os seus rgos respiratrios incluem o nariz e a boca, a garganta, a traquia, os canais inferiores (brnquios e bronquolos) e os prprios pulmes. Os msculos envolvidos na respirao incluem os do trax. Ele marca a diviso entre a caixa torcica e o abdmen.

Quando voc inspira, esses msculos expandem os pulmes, e inalam o ar para dentro do nariz e boca, que encaminham-no para a traquia. Quando os msculos do trax e do diafragma relaxam, o ressalto flexvel dos pulmes encolhe-os, como bales vazios que expelem o ar ao serem expirados. Esta exalao, quando voc fala ou canta, um processo passivo no-muscular, que se baseia no volume pulmonar naturalmente contrado.

A PRODUO DOS SONS VOCLICOS

Cada instrumento musical possui trs aspectos, que associados so responsveis pela produo de som. So eles: uma sada, ou fonte de energia; um vibrador, que determina o som e o tom; e os ressonadores, que somam as tonais. Em uma guitarra so o dedo na corda tocada, a corda e o corpo da guitarra, respectivamente. A sua voz apesar de todos os preconceitos que possa ter pode ser um instrumento musical de grande valia, poder e adaptabilidade. A sua sada o ar exalado pelos pulmes; o seu vibrador so as cordas vocais, em sua caixa torcica ou laringe; e as suas ressonncias so as cavidades de ar e estruturas como: garganta, boca, nariz e cavidades.

Similarmente, a vocalizao dividida em trs processos essenciais. Esses so a formao, ou produo do som; a ressonncia, ou amplitude harmnica do som; e a articulao o formato, a modelagem e a sada dos sons voclicos, em formas lingsticas conhecidas por palavras.

Conforme voc realizar os exerccios vocais, voc estar trabalhando as sensaes fsicas da fonao, ressonncia e articulao. Sinta-os como parte de voc. E acima de tudo, oua-os! O retorno auditivo, atravs das suas expresses vocais, uma parte vital do processo de vocalizao. Lembre-se: a pessoa, em um todo, que fala e canta.

AS CORDAS VOCAIS

Suas cordas vocais so duas protuberncias brilhantes, aperoladas, situadas em ambos os lados da caixa torcica ou laringe, em seu pescoo. Elas no podem vibrar livremente, como a

corda do violino. E so minuciosamente descritas como pregas vocais porque projetam-se, semelhantemente a uma concha, das paredes da laringe. Durante a respirao suave, elas formam dois lados compridos de um orifcio triangular a glote por onde o ar alcana seus pulmes.

Quando voc fala, os msculos do seu pescoo e os que circundam a laringe revestem as cordas vocais at que elas se movimentem para dentro, em direo ao centro da laringe, quase tocando-se. O ar deve, ento, passar por um orifcio estreito e comprido. Conforme isto se d, o ar vibra as cordas. Elas so acompanhadas por um segundo par de dobras, algumas vezes descritas, meio grosseiramente, como falsas cordas vocais, que se movem acima do par verdadeiro. Juntos, esses dois pares de dobras formam um vaso similar ao tero

Para vocalizar notas de tom alto, os msculos da laringe cobrem as cordas, e alargam-se na extensa e hermeticamente. Assim, elas vibram em uma freqncia mais alta, como uma corda de guitarra soa uma nota alta quando comprimida pela cravelha. Se quiser aumentar a sua sonoridade, aumente a velocidade e pressione o ar que circula fora de seus pulmes. Tente repetir a mesma sentena longa ou um poema em tons mais baixos, e a seguir em um estilo alto e dramtico. Observe a rapidez com que voc libera o ar no segundo caso.

You might also like