You are on page 1of 4

Hidrossementeira Os primeiros pases a desenvolver as tcnicas de revegetao direccionadas a zonas de difcil florestao foram: Estados Unidos da Amrica, Canad,

ustria e Sua. Actualmente a hidrossementeira o que mais moderno existe no que diz respeito a revestimento vegetal, recomposio de reas degradadas e recuperao ambiental. No entanto foi em 1950 nos Estados Unidos da Amrica que foi criado o primeiro hidroseeder (hidrossemeador), com fim de disparar sementes, fertilizantes em grandes reas. Este primeiro hidrosseder era constitudo por duas partes, uma das partes era um reservatrio com a mistura desejada e a outra parte um pulverizador. A hidrossementeira um processo rpido, eficaz e econmico para estabelecer um coberto vegetal com fins paisagsticos e de controlo da eroso e sedimentao. A hidrossementeira consiste sobretudo numa mistura de sementes, fertilizantes, mulch, fixadores, gua e outros suplementos, essa mistura homogeneizada num reservatrio para posteriormente ser projectada no solo. Fertilizantes: as sementeiras fazem-se na maior parte das ocasies sobre terrenos praticamente estreis, portanto necessrio incorporar nutrientes que facilitem a instalao da cobertura vegetal. aconselhado o uso de adubos de libertao lenta de forma a que a eficcia do fertilizante se prolongue no tempo. Os nutrientes base so: fsforo para auxiliar ao estabelecimento das plantas e com azoto capsulado que se liberta durante 20 semanas. NPK 20-30-8 Mulch: so produtos com alto teor de celulose e lenhina, empregados para aumentar a capacidade de reteno de gua e nutrientes do substrato, assim como para melhorar a estrutura do terreno e eficcia dos fixadores. Os compostos mais usuais para se criar o mulch so: fibra de coco, palhas e resduos vegetais triturados. Fixadores: so produtos capazes de manter a mistura em modo laminar, sobre a superfcie do terreno, mediante a formao de polmeros estveis, com a capacidade de agregar e fixar os diferentes materiais ao solo. Suplementos: podem ser corantes, polmeros, bioestimulantes e por vezes microorganismos nas situaes mais complexas. Corantes servem unicamente para dar cor mistura. Os polmeros tm como objectivo absoro de gua, uma vez que alguns deles tm a capacidade de absorver 400 vezes o seu peso em gua. O bioestimulante base de extractos de algas. Contm aminocidos, microelementos e fitohormonas. Promove a germinao e acelera a instalao e resistncias das novas plantas. Os microorganismos so geralmente para utilizao em solos pobres em matria orgnica e em nutrientes.

Estes materiais referidos anteriormente devero ser misturados e aplicados de acordo com propores definidas. Este tipo de mistura permite a penetrao de ar no solo e ajuda a fixar as sementes ao solo, absorve o impacto erosivo das gotas de gua da chuva e o seu posterior escorrimento protegendo o solo de eroso e proporciona um ambiente favorvel germinao das sementes, uma vez que tem a capacidade de reter

gua at 10 vezes mais que os mtodos convencionais, reduzindo tambm a evapotranspirao. Aps a aplicao da mistura do solo obtemos uma espcie de manta adesiva, porosa, e tridimensional, com todos os elementos e condies favorveis a germinao das sementes de modo a obtermos uma cobertura vegetal o mais uniforme possvel. O elemento fundamental que influencia a actuao de todos os outros ingredientes, o mulch, que permite a sustentao das sementes e do solo no lugar, at implantao da vegetao. A hidrossementeira feita mecanicamente, necessrio um veculo com depsito que contm os diversos materiais e est constantemente a remexe-los de modo a obter uma mistura homognea, uma bomba aspirante e um canho projector. A mistura projectada sobre o solo formando uma manta homognea e pastosa. Esta tcnica de sementeira no tem restries de aplicao relativamente ao tipo de solo e topografia, assim sendo muito usada em: Taludes de estradas; Taludes de caminho-de-ferro; Taludes de espaos pblicos; Espaos amplos e abertos (jardins residenciais e pblicos); Parques de Campismo; Campos desportivos; Restaurao de zonas florestais incendiadas.

No entanto em determinados solos torna-se complicado a aplicao de hidrossementeira sem qualquer estrutura de apoio, devido composio do solo e condies climatricas, para isso existem mtodos complementares que proporcionam melhores condies tais como: Hidromanta projectada; Bio-manta. A hidromanta no mais que uma hidrossementeira mais complexa, ou seja, consiste na utilizao de duas ou mais camadas de mistura tendo como composio os mesmos materiais da hidrossementeira mas com uma formulao e dosagem diferentes do normal. Desta forma, esta tcnica oferece o dobro da eficcia, assim sendo possvel obter bons resultados em solos com rochas fragmentadas, solos que sofreram oxidao solar e com grandes dificuldades de revegetao. A bio-manta como o prprio nome diz uma manta biodegradvel, feita de fibras naturais de juta ou de coco. A sua funo fixao das diferentes camadas, evitar deslizamento de matrias soltas (pedras e algumas fraces de solo), conteno de gua. Este tipo de mantas aplicado directamente sobre o solo, prevenindo a eroso debaixo das mesmas. Uma vez que as mantas so biodegradveis, com o crescimento da vegetao vo se decomposto. Depois de aplicar as mantas ainda colocado uma tela de polietileno tambm biodegradvel por cima de modo a fixar a manta ao solo, por fim

aplicada a hidrossementeira sobre estas duas camadas anteriormente referidas. Este processo mais utilizado em situaes extremas tais como: reas de corte com risco eminente de eroso, aterros com rochas no consolidadas e sujeitas a deslizamento.

Benefcios: Os benefcios deste tipo de aplicao so vrias vezes confundidos com as vantagens. A adio dos produtos mencionados acima garante caractersticas nicas em comparao com os mtodos usuais: Correco do pH do solo a nveis aceitveis; Maior crescimento de razes pela presena do clcio em grande quantidade e j diludo ou reagido; Aumento da CTC do solo com o uso de adubos qumicos e orgnicos prdisponveis a planta; Melhoria da estrutura do solo tornando-o mais solto e poroso, permitindo melhor infiltrao de gua e menos escoamento por sobre a superfcie; Manuteno da humidade; Aumento do nvel de fertilidade do solo e sua recuperao; Incremento no teor de matria orgnica no solo; Melhoria na qualidade fsico-qumica do solo; Proteco do solo contra os efeitos da eroso hdrica e elica; Preservao e recuperao do meio ambiente atravs de medidas limpas que seguem padres ticos e profissionais.

Principais Vantagens da Hidrossementeira: possvel semear em qualquer situao, independentemente das irregularidades do solo e do permetro das reas; Permite semear em qualquer poca do ano; Proporciona um efeito imediato no controle da eroso do solo e arrastamento das sementes; Acelera o estabelecimento e a obteno de uma cobertura verdejante, com taxas elevadas de homogeneidade na germinao (90%) e crescimento das plantas, pois diminui as amplitudes trmicas e os fenmenos de evaporao ao nvel das sementes; Realiza vrias operaes numa s, aplicando vrios produtos de uma s vez; Produz uma sementeira econmica; Reduzida necessidade de mo-de-obra; Elevado rendimento de trabalho; Menor custo com manuteno; Pode ser utilizada para qualquer tipo de sementes de gramneas e/ou leguminosas; Estrutura com elevada fora de tenso; Grande poder de absoro e reteno de gua; Absorve energia de impactos.

Espcies melhores adaptadas para hidrossementeira: No existem espcies melhores adaptadas para hidrossementeira, pois todas so compatveis com este tipo de aplicao e por vezes aplicadas em consociao umas com as outras, no entanto as restries relativamente s espcies derivam do tipo de solo ao qual vo ser aplicadas e a sua topografia. Por exemplo: em situaes de encosta viradas a sul em que a temperatura do solo geralmente alta e a disponibilidade de gua escassa aconselhado o uso de Festuca rubra rubra pois se adapta bem e na sua manuteno baixa, alm disso tem rizomas subterrneos longos que ajudam a estabilizar o solo, e no depois do stress provocado pela poca quente regenera pelos seus rizomas. J a Festuca rubra trichophylla capaz de tolerar melhor a salinidade do que outras espcies, desta forma pode ser usada em zonas costeiras e ao longo das bermas das estradas onde muitas vezes utilizado sal nas estradas. No entanto a espcie mais utilizada o Lolium perenne uma vez que tem um crescimento rpido e excelentes resistncias.

Mtodos de aplicao da hidrossementeira Antes de se aplicar a hidrossementeira deve-se fazer uma preparao do solo, removendo pedras e restos de vegetao existente

You might also like