You are on page 1of 19

Aparecida Rosria Luiz da Silva Curso Online Gesto de Resduos Urbanos CENED

Energia Elica
Santo Andr 28/05/2007

Aparecida Rosria Luiz da Silva

Energia Elica

Trabalho de Concluso do Curso Online Gesto de Resduos Urbanos. Prrequisito para certificao. Orientao: Professora Sandra MartinsBarbosa. Ecloga

Santo Andr, 28 de Maio de 2007.

Metodologia
No Brasil, embora o aproveitamento dos recursos elicos tenham sido feito tradicionalmente com a utilizao de cata-ventos multips para bombeamento d'gua, algumas medidas precisas de vento, realizadas recentemente em diversos pontos do territrio nacional, indicam a existncia de um imenso potencial elico ainda no explorado. A capacidade instalada no Brasil de 20,3 mw, com turbinas elicas de mdio e grande portes conectadas rede eltricas. Alm disso, existem dezenas de turbinas elicas de pequeno porte funcionando em locais isolados da rede convencional para aplicaes diversas: Bombeamento, carregamento de baterias, telecomunicaes e eletrificao rural. O local um fator importante para a instalao de um gerador elico e ter um melhor aproveitamento de energia elica A potncia de um gerador elico est associada ao cubo da velocidade do vento. Em termos prticos isso significa que uma variao de 10% na velocidade do vento, acarreta uma variao de 33% na potncia do gerador elico.

Fluxograma do projeto de um sistema elico

A topografia, ou caractersticas fsicas do solo, podem influenciar fortemente as caractersticas do vento. As montanhas impedem a passagem uniforme dos ventos, o ar canalizado ao redor ou atravs das aberturas freqentemente aumenta os ventos fortes locais, ideais para geradores de energia elica. Atualmente existem no mundo 30.000 mil geradores que produzem eletricidade a partir da fora elica.(principalmente nos eua) Na Dinamarca, a contribuio da energia elica de 12% da energia eltrica total produzida; no norte da Alemanha( regio de Schleswig holstein) a contribuio elica j passou de 16%; e a Unio Europia tem como meta gerar 10% de toda eletricidade a partir do vento at 2030

rea de varredura
Um outro fator que deve ser considerado durante o projeto diz respeito s medies da velocidade do vento. O Brasil no possui um levantamento preciso das velocidades de ventos para altura superiores 7 metros. Isso ocorre porque os dados existentes no pas sobre as velocidades do vento so obtidos de estaes agroclimatolgicas e em aeroportos, ficando a altura pesquisada, em torno desse valor. Entretanto, projetos de gerao elica podem utilizar geradores instalados em alturas superiores 20 metros e, consequentemente, so necessrios estudos nesse sentido. A opo por instalaes distantes do cho vem do fato de que a velocidade do vento prximo ao cho muito influenciada pelos obstculos tais como, rvores, casa e irregularidades no relevo. Estudos sobre a velocidade e o comportamento das massas de ar em deslocamento, requerem anos de medies e na maioria dos casos tempo para esse processo o que no existe.

Dimensionamento de uma unidade elica


Quando desejamos dimensionar uma turbina elica ou um cata-vento, devemos lanar mo da regra que fornece a potncia nesses equipamentos. Entretanto importante lembrar que os valores prticos atingidos pelas unidades elicas inferior aos valores obtidos teoricamente. De modo geral podemos considerar que a taxa de converso de 59%, para a reduo do valor terico, um valor aceitvel para sistemas que funcionem de forma otimizada.

Energia Elica A Fora dos Ventos A origem do vento


Por definio, vento o ar em movimento. Entretanto, essa definio no explica de forma definitiva a formao dos ventos. O vento, ou o deslocamento de ar, ocorre quando duas massas, compostas de elementos diferentes, so aquecidas. Por serem de materiais diferentes possuem constantes trmicas diferentes e assim possuem um tempo de aquecimento ou de esfriamento diferentes. Esse efeito facilmente percebido no litoral. Nesses lugares possumos uma massa de gua, geralmente o Oceano e outra de areia, que compe a praia. Essas duas massas possuem constantes trmicas diferentes. Quando o Sol atinge ambas, a gua ( maior calor especfico, leva mais tempo para aquecer) custa a mudar sua temperatura e, portanto o ar prximo ela tambm mantm-se frio. J a areia, que possui um calor especfico menor e aquece primeiro, aquecendo o ar prximo. . O ar aquecido, torna-se mais leve e sobe sendo o seu lugar ocupado pelo ar frio que est sobre a gua, originando o vento A energia dos ventos uma abundante fonte de energia renovvel limpa e disponvel em todos os lugares. A Energia Elica a energia obtida pelo movimento do ar, pela fora dos ventos

Turbinas Veja a diferena das duas turbinas

Ciclo dos ventos


Esses deslocamentos de massas de ar podem ocorrer de forma local, originado pelas condies do microclima, ou pelas condies do macroclima. Indiferente origem da corrente de ar, as bases de sua formao so as mesmas, massas de ar quente subindo e massas de ar frio ocupando esses espaos. O uso da energia elica na realizao de trabalho no uma tecnologia recente.

Segundo Palz (Palz- 95), o uso da energia elica tem cerca de 3000 anos, quando o homem deixou de usar o vento somente para impulsionar navios e passou a impulsionar, tambm, moinhos de vento. A energia do vento Quanta energia podemos retirar do vento? Dessa quantidade de energia, quanto dela poder ser convertida em energia mecnica e/ou eltrica? Normalmente esse tipo de pergunta feito quando tratamos de energia elica. Em primeiro lugar, devemos entender que a massa de ar capaz de realizar trabalho ser aquela que cruzar pela rea varrida pelas ps.

A rea varrida pelas ps igual a uma circunferncia.

Tipos de mquinas elicas


Existem vrios tipos de equipamentos capazes de aproveitar a energia dos ventos, esses equipamentos podem ser divididos em dois grandes grupos, os moinhos de vento e os aerogeradores. Como j mencionamos anteriormente, os moinhos de ventos so mais lentos e tem seu emprego na realizao de trabalho mecnico puro, tal como, moagem de gros e/ou bombeamento de gua. J os aerogeradores so mquinas mais rpidas e destinadas a gerao de energia eltrica.

Cata-Ventos Fnix
O Cata-Vento to velho como a prpria civilizao. Sem duvida alguma, a forma mais econmica e segura de bombear gua. O inventor do Cata-Vento desconhecido, sabemos que os chineses j utilizavam o Cata-Vento AC. Pelas caractersticas especiais da fabricao, o Cata-Vento Fortuna supera todos seus concorrentes pois o processo banho de leo mantm permanente e perfeita lubrificao do conjunto mecnico, pela constante circulao do leo, o que lhe assegura longa durao e grande economia, uma vez que o desgaste das peas quase nulo. De construo slida e tcnica rigorosa, com rolamentos nos eixos e engrenagens, sua perfeita lubrificao pelo processo de banho de leo o torna sensvel ao mais leve sopro do vento. De instalao fcil, em poo comum de at 60 metros de

profundidade, tem capacidade para 1.000 a 3.000 litros por hora e proporciona permanente suprimento de gua m fazendas, stios e chcaras. ALTURAS
- 6 a 9 m - Para instalaes em Terrenos "Altos" - 12 m - Para instalaes em Terrenos "Planos". - 15 m - Para instalaes em Terrenos "Baixos" ou em caso de montagem de recalque (Ao lado de um rio/represa). - 18 m - 21 m - 24 m.

Mquina Campineira: Pode ser com Torre de 6mts. ,9mts., 12mts. ou 15mts., indicado para instalaes em poos com profundidade at 20 metros, onde o Os moinhos de vento reservatrio (caixa) ficar prximo. Mquina Mdia: Pode ser com torre de 9mts., 12mts., ou 15mts. de altura, indicado para instalaes em Poos com profundidade at 30 metros. Mquina Grande: Pode ser com Torre de 9mts., 12mts., 15mts. ou 18mts., indicado para instalaes em poos com profundidade at 60 metros. ou quando houver necessidade de recalcar gua.

O moinho de vento, talvez seja uma das imagens mais conhecidas e, normalmente associada aos Pases Baixos (Holanda). Entretanto, existe uma gama de designes diferentes para esse tipo de equipamento. Podemos dividir os moinhos em dois grupos, moinhos de 4 ps e moinhos de mltiplas ps. Os moinhos de 4 ps, tambm denominados moinhos holandeses podem ser construdos da forma tradicional, com ps holandesas , ou com sistema de velas gregas . gregas.
Moinho de 4 ps, tipo holands

Moinho de velas gregas

Lona

As ps do moinho tipo holands so construdas de madeira em um sistema de grades e recobertas com lona, conforme a velocidade do vento.

P de um moinho holands com parte da lona

No caso dos moinhos de velas gregas, as lonas funcionam como velas de barcos e so fixas cada uma delas, em um s eixo. O restante da fixao de cada p feito atravs de cordas, conforme abaixo:

Moinho tipo americano

Sistemas de Eixo Vertical

Detalhe de um sistema com velas gregas

Existe um conjunto de geradores elicos cujo eixo encontra-se na vertical. Sem dvida nenhuma esses equipamentos so os que possuem o funcionamento mais simples, visto que no necessitam de nenhuma orientao para o seu eixo. Um dos problemas associados a esse tipo de gerador diz respeito ao seu rendimento, que inferior ao rendimento de geradores de eixo horizontal de mesma potncia.

Sistema de duas ps

Trata-se de um moinho cuja ps tem a mesma forma de uma batedeira. So adequados para a produo de pequenas potncias (valores inferiores a 50 kW). Rotor Darrieus Considerando que a energia proporcionada pelo vento varia no tempo, aplicao preferencial para esse tipo de gerador o bombeamento de gua, que pode ocorrer qualquer momento porque permite o armazenamento simples da gua para perodos de falta de ventos. Seu rendimento gira em torno de 40%. No caso do uso desse tipo de moinho para a gerao de eletricidade, o gerador eltrico fica situado em sua base, o que facilita a instalao e manuteno. As principais desvantagens desse tipo de moinho so: necessidade de um sistema de partida, na figura, o sistema de partida consiste de um rotor Savonius; complexidade na construo; baixo nmero de fabricantes; dificuldades em modificar esse tipo de gerador para o aproveitamento de velocidade maior de vento.

Moinhos Savonius

Aerogeradores
Outra forma de aproveitar a energia do vento consiste em transformar a energia elica em energia eltrica. Para isso so utilizados equipamentos que possuem uma velocidade maior. Essa necessidade da velocidade est associada ao tamanho do gerador eltrico.

Motores eltricos
De uma forma simples, podemos dizer que as mquinas eltricas possuem um rotor e um estator. O estator composto por um conjunto de pares de enrolamentos denominados plos. Nesses enrolamentos, quando circula uma corrente eltrica, surge um campo eletromagntico que faz com que um dos elementos do par de plos seja Norte e o outro seja Sul. Nesse mesmo instante surge, no rotor um Norte e um Sul que se ope aos plos do estator. Como plos iguais se repelem o rotor tende a girar. No instante em que o plo Norte do rotor emparelha com o plo Sul do estator, os plos do estator mudam mantendo o movimento do rotor. Para que se possa ter uma idia, a massa de dois motores um de 2 plos e outro de 8 plos, ambos para a mesma potncia tm uma diferena, cerca de19% aproximadamente (Eberle 00). Essa diferena de massa reflexo do aumento de volume da mquina. Sendo assim, geradores cujo nmero de rotaes seja prximo aos valores obtidos nas ps, tero um grande nmero de plos e, portanto, grandes dimenses.

Este o motivo pelo qual so utilizados aerogeradores de poucas ps para a obteno de energia eltrica, partir da energia elica.

Recursos Naturais
Praticamente todos os energticos utilizados pelo homem so recursos naturais. Isso porque todos so retirados da natureza. Se essa afirmativa verdadeira, ento podemos dizer que todos esses energticos podem ser explorados em um sociedade que busca o desenvolvimento sustentado? Na realidade podemos, desde que tenhamos aplicaes corretas para cada tipo de energtico considerando dois aspectos fundamentais: o tipo de energtico e o grau de poluio que ele gera quando utilizado.

Energticos Renovveis e No Renovveis


Praticamente todos os tipos de energticos so naturais, entretanto podemos dividi-los em dois grandes grupos; os recursos naturais no renovveis e os recursos naturais renovveis. Os combustveis, ou energticos, que se encontram no grupo dos no renovveis so: O petrleo e seus derivados, o gs natural, o carvo mineral e seus derivados e o urnio. Eles so considerados no renovveis porque ao serem retirados da natureza e consumidos, no retornam a natureza impedindo a formao de um

ciclo, ou seja, possuem um ciclo aberto. Esse ciclo aberto pode ter um curto espao de tempo, como o caso do carvo mineral, o petrleo e o gs natural. A energia nuclear est contida no ncleo dos tomos, onde contm prtons(+)e nutrons ( no possui carga). A energia nuclear provm da fisso nuclear do urnio, do plutnio ou do trio ou da fuso do hidrognio. Atualmente utiliza-se quase somente urnio. O fator bsico que da fisso de um tomo de urnio, so produzidos 10 milhes de vezes a energia produzida pela combusto de um tomo de carbono do carvo ou do petrleo. A fisso nuclear consiste no seguinte: os tomos do urnio 235, por exemplo, so bombardeados por nutrons; seus ncleos se fragmentam liberando enorme quantidade de energia. Essa fragmentao do ncleo do tomo atingindo, por sua vez, d origem a outros nutrons, que vo bombardear os tomos vizinhos e assim sucessivamente, uma reao em cadeia. A fuso nuclear consiste na produo de energia realizada atravs da reunio de ncleos de tomos, processo este que gera a formao de tomos maiores. Quando o deutrio e o trtio( dois istopos do H) colidem entre si, ocorrem a fuso nuclear. A nova combinao formada entre esses istopos produz energia liberando um nutron. Tambm produzido um tomo de Hlio maior que os tomos Existem vrias outras aplicaes como: na Agricultura, na Medicina, na indstria, no Meio ambiente e na guerra.

E inmeras outras, dependendo da criatividade dohomem.

Resultado e concluso
No Brasil ainda temos muito para explorar sobre o imenso potencial elico, mas sempre produtivo ampliar nossos conhecimentos abrindo novos horizontes realizando assim novos estudos. Bibliografia

You might also like