You are on page 1of 11

Filosofia do direito na Grcia Antiga

i.Filosofia do direito na Grcia Antiga


A filosofia do direito comea na Grcia
Os sofistas distinguiram physis(natureza) e nomos (lei), identificando o direito com a ltima. Plato e Aristteles colocaram a necessidade de que se conciliasse nomos e physis por meio da justia: o direito justo seria uma nomos que est de acordo com a physis.

ii.Filosofia do direito na Grcia Antiga


A filosofia do direito para os Sofistas
i. ii. iii. iv. A nomos sempre relativa; A nomos muda constantemente com o passar do tempo; A nomos sempre substituda por outra posterior; Assim como a nomos, a justia tambm sempre relativa, cclica e substituda por outra forma de justia posterior; v. Cabe ao jurista, atravs da oratria e da argumentao, determinar o contexto do justo e distingu-lo dos demais contextos; vi. O jurista pode e deve defender o justo em um determinado contexto A e neg-lo em um determinado contexto B.

iii.Filosofia do direito na Grcia Antiga


A filosofia do direito para os Sofistas
Protgoras (480 410 a.C.). O mais clebre advogado da relatividade de valores: - O que justo para A pode ser injusto para B; - O que justo para A em certas circunstncias pode ser injusto para ele em outras; - O que est na Lei o que est dito pelo legislador. O legislador pode dizer o que est na lei de modos diferentes e em diversos contextos. Esse o comeo, o meio e o fim de toda justia.

iv. Filosofia do direito na Grcia Antiga


A filosofia do direito segundo Plato e Aristteles
Como conciliar nomos e physis por meio da justia prescindindo

do relativismo?
Como garantir que o direito justo uma nomos que est sempre de acordo com a physis?

v. Filosofia do direito na Grcia Antiga


Os filsofos gregos conceberam o nico modo de se garantir um conceito no relativo de justia e, assim,conciliar a physis e a nomos, a partir do estabelecimento destas ltimas em dois domnios distintos da organizao social.

physis

Justia
dikaiosyne
nomos

vi. Filosofia do direito na Grcia Antiga


A concepo da filosofia do direito, a partir da organizao social em duas esferas distintas, algo peculiar ao pensamento grego; Os filsofos gregos conceberam o direito justo partindo da distino seminal entre os domnios pblico e privado.
physis Domnio privado

Direito justo
Nomos Domnio Pblico

vii. Filosofia do direito na Grcia Antiga

- Homens; - Coisas feitas pelo homem.

- Vida humana na medida em que est ativamente empenhada em fazer algo. Caracterizada pelo que especfico da atividade humana.

R E C I P R O C I D A D E

viii. Filosofia do direito na Grcia Antiga


Atividades humanas

Animal laborans trabalho Atividade necessria sobrevivncia biolgica do indivduo e satisfao de suas necessidades fisiolgicas. O homem compartilha essa atividade com os animais.

Homo faber produo Atividade tcnica de produo de objetos durveis necessrios subsistncia, constituda a partir da troca do saber de fabricao entre os homens. Contudo, o homem poderia fabricar sozinho, no sentido de um demiurgo (deus) platnico.

Zon politikon ao (praxis) Atividade que fundamentalmente caracteriza a vida humana, dependendo inteiramente da constante presena de outros. Nem um animal nem um deus capaz de ao.

GREGA zon politikon

MEDIEVAL homo est politicus, id est, socialis

ANIMAL POLTICO

O HOMEM POLTICO, ISTO , SOCIAL.

ix. Filosofia do direito na Grcia Antiga


DOMNIO PRIVADO
i. Atividades que objetivam a satisfao das necessidades bsicas do indivduo: manuteno do capital financeiro, alimentao, sade, procriao. ii. Atividades realizadas com objetivos especficos ou previamente determinados: dominao dos demais (douleia), associaes com objetivos financeiros ou de subsistncia (phratria e phyl). BIO OIKOS (vida privada) Associao natural cujo centro a OIKIA : lar/casa. idion : Aquilo que prprio do indivduo. zon zon oikon

DOMNIO PBLICO
BIO POLITIKOS (vida poltica) Capacidade humana de organizao poltica na PLIS : cidade. kainon : Aquilo que comum aos/entre os indivduos. zon politikon i. Atividades que representam a condio humana fundamental e, assim, so consideradas polticas e constituem o bio politikos: a ao (praxis) e o discurso (lexis). ii. Atividade especificante humana de persuaso, realizada por um ser vivo dotado de fala (zon logon ekhon). Tal atividade oposta fora e violncia, atividades estas que caracterizam os destitudos de vida poltica (aneu logou).

Relaces de subordinao

senhor >mulher, senhor > filhos, senhor > escravos.

homo socialis medieval - Sempre constitui sociedade com um objetivo especfico, o que na Grcia era um elemento do domnio privado.

Relaces pautadas pela liberdade

Cidados polticos iguais.

You might also like