You are on page 1of 4

1

OS SETENTA DISCPULOS
A passagem do Evangelho de Lucas, captulo 10, :

1. Depois disto o Senhor designou outros setenta, e enviou-os de dois em dois adiante de si a todas as cidades e lugares, aonde ele estava para ir. 2. Disse-lhes: A seara, na verdade, grande, mas os trabalhadores so poucos; rogai, pois, ao Senhor da seara que envie trabalhadores para a sua seara. 3. Ide; eu vos envio como cordeiros no meio de lobos. 4. No leveis bolsa, nem alforge, nem sandlias; e a ningum saudeis pelo caminho. 5. Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: Paz seja nesta casa. 6. Se ali houver algum filho da paz, repousar sobre ele a vossa paz; e se no houver, ela tornar para vs. 7. Permanecei naquela mesma casa, comendo e bebendo o que vos oferecerem; pois digno o trabalhador do seu salrio. No vos mudeis de casa em casa. 8. Em qualquer cidade em que entrardes, e vos receberem, comei o que vos oferecerem; 9. curai os enfermos que nela houver, e dizei: Est prximo a vs o reino de Deus. 10. Mas na cidade em que entrardes, e no vos receberem, saindo pelas suas ruas, dizei: 11. At o p que da vossa cidade se nos pegou aos ps, sacudimos contra vs; todavia sabei que est prximo o reino de Deus. 12. Digo-vos que naquele dia haver menos rigor para Sodoma, do que para aquela cidade. 13. Ai de ti, Corazim! ai de ti, Betsaida! porque se em Tiro e em Sidom se tivessem operado os milagres que em vs se fizeram, h muito, sentadas em saco e em cinza, elas se teriam arrependido. 14. Contudo haver menos rigor para Tiro e para Sidom no dia do juzo, do que para vs. 15. Tu, Cafarnaum, elevar-te-s, porventura, at o cu? descers at o Hades. 16. Quem vos ouve, a mim me ouve; quem vos rejeita, a mim me rejeita; e quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou. 17. Voltaram os setenta cheios de alegria, dizendo: Senhor, at os demnios se nos submetem em teu nome. 18. Respondeu-lhes Jesus: Eu via a Satans cair do cu como relmpago. 19. Eis a vos dei autoridade para pisardes serpentes e escorpies, e sobre todo o poder do inimigo, e nada de modo algum vos far mal. 20. Mas no vos regozijeis em que os espritos se vos submetem, antes regozijai-vos em que os vossos nomes esto escritos no cu. Lucas 10:1-20[3],

Anlise
Esta nica vez que este grupo mencionado na Bblia. O nmero "setenta" nos manuscritos com o texto-tipo Alexandrino (como o Codex Sinaiticus) e com o texto-tipo Cesariano, mas "setenta e dois" na maior parte dos outros textos alexandrinos e com o texto-tipo Ocidental. A origem do nmero pode estar nas setenta naes do Gnesis ou nas muitas outras citaes ao nmero na Bblia, ou nos setenta e dois tradutores da

2 Septuaginta na Carta de Aristeas . Ao traduzir a Vulgata, So Jernimo escolheu "setenta e dois".


[4]

Contudo, o Evangelho de Lucas no est s entre os evangelhos sinticos ao conter episdios onde Jesus envia seus seguidores em misses. A primeira ocasio, em Lucas 9:1-6, est intimamente relacionada "Comisso Limitada" do Evangelho de Marcos[nota b], que conta o envio dos doze apstolos ao invs de setenta, ainda que com muitas similaridades. Os paralelos[nota c] sugerem uma origem comum, possivelmente no proposto Documento Q. Lucas tambm menciona a "Grande Comisso" para "todas as naes" em Lucas 24:44-49, mas em menos detalhes que o relato de Marcos.

Festas
A festa comemorando os Setenta conhecida como a "Synaxis dos Setenta Apstolos" na Igreja Ortodoxa e celebrada em 4 de janeiro. Cada um dos Setenta tem ainda uma comemorao individual espalhada por todo o ano litrgico.

Lista de nomes
A tradio da Igreja Ortodoxa, ao providenciar o nome dos Setenta cujos "nomes esto escritos no cu"[nota d], est associada com Doroteu de Tiro, um bispo do final do sculo III d.C., desconhecido exceto por sua contribuio neste contexto e a quem foi atribudo um relato sobre os Setenta, e cuja verso sobrevivente do sculo VIII d.C. Os seus nomes aparecem em diversas listas, como na Chronicon Paschale e no tratado de PseudoDoroteu, publicado em Migne, P.G., XCII, 521-524; 543-545; 1061-1065. J a Igreja Catlica considera estas listas como sendo "infelizmente inteis"[5]. Eusbio de Cesareia afirmou categoricamente que no seu tempo no existia uma lista como esta e mencionou entre os discpulos apenas Barnab, Sstenes, Cefas, Matias, Tadeu e Tiago, irmo de Jesus[6]. Muitos destes nomes includos entre os Setenta so facilmente reconhecidos por suas prprias realizaes, mas h ligeiras diferenas entre as vrias listas.

3 1. Tiago, irmo de Jesus, 23. Silvano. 49. Trcio, que transcreveu a chamado de Tiago, o Justo, 24. Crescncio. Epstola aos Romanos e bispo autor da Epstola de Tiago e o 25. Crispo, bispo de de Icnio. primeiro bispo de Jerusalm. Calcednia. 50. Erasto, bispo de Paneas. 2. Marcos, o Evangelista, 26. Epeneto, bispo de 51. Quarto, bispo de Berytus. autor do Evangelho de Cartago. 52. Evdio, primeiro bispo de Marcos e primeiro bispo de 27. Andrnico, bispo da Antioquia. Alexandria. Pannia. 53. Onesforo, bispo de 3. Lucas, o Evangelista, autor 28. Estcio, segundo bispo de Cirene. do Evangelho de Lucas. Bizncio (depois de Santo 54. Clemente, bispo de 4. Cleofas. Andr). Sardes. 5. Simeo, filho de Cleofas, 29. Amplato, bispo de 55. Sstenes, bispo de segundo bispo de Jerusalm. Odissa (Varna). Clofon. 6. Barnab, companheiro de 30. Urbano, bispo da 56. Apolo, bispo de Cesareia Paulo de Tarso. Macednia. Palestina. 7. Justo, bispo de 31. Narciso, bispo de Atenas. 57. Tquico, bispo de Eleuterpolis. 32. Apeles, bispo de Clofon. 8. Tadeu de Edessa, tambm Heraclio. 58. Epafrodito. chamado de Santo Addai 33. Aristbulo, bispo da 59. Carpo, bispo de Beroea (provavelmente no o Britnia. na Trcia. mesmo apstolo chamado de 34. Herodio, bispo de Patras.60. Quadrado, bispo de Tadeu). 35. gabo, o Profeta. Atenas. 9. Ananias, primeiro bispo de 36. Rufus, bispo de Tebas. 61. Joo Marcos, que Damasco. 37. Asncrito, bispo de geralmente se acredita ser 10. Estevo, um dos Sete Hircnia. Marcos, o Evangelista, bispo Diconos, o primeiro mrtir. 38. Flegonte, bispo de de Biblos[7] 11. Filipe, o Evangelista, um Maratona. 62. Zenas, o Doutor da Lei, dos Sete Diconos, bispo de 39. Hermes, bispo de bispo de Dispolis. Tralles na sia Menor. Filippolis. 63. Aristarco, bispo de 12. Prcoro, um dos Sete 40. Parrobo, bispo de Potole. Apamea, na Sria. Diconos, bispo de 41. Hermas, bispo da 64. Pudncio, pai de Santa Nicomdia na Bitnia. Dalmcia. Pudenciana e Santa Praxedes. 13. Nicanor, o Dicono, um 42. Lino, segundo papa. 65. Trofimo. dos Sete Diconos. 43. Caio, bispo de feso. 66. Marcos, tambm 14. Timo, um dos Sete 44. Fillogo, bispo de Snope.chamado de Marcos, primo Diconos. 45. Lcio de Cirene, bispo de de Barnab, bispo de 15. Parmenas, um dos Sete Laodiceia na Sria. Apolnia. Diconos. 46. Jaso, bispo de Tarso. 67. Artemas, bispo de Listra. 16. Timteo, primeiro bispo 47. Sospatro, bispo de 68. quila, companheiro de de feso. Icnio. Priscila e seguidores de Paulo 17. Tito, primeiro bispo de 48. Olimpas. de Tarso em suas viagens. Creta. 69. Fortunato. 18. Filmon, bispo de Gaza. 70. Acaico. 19. Onsimo (no o mesmo 71. Dorcas, tambm chamada Onsimo citado na Epstola a de Tbata, uma discpula que Filmon). Pedro ressuscitou dos mortos. 20. Epafras, bispo de Andraca. 21. Arquipo. 22. Silas, primeiro bispo de Corinto. Matias, o apstolo que substituiu Judas Iscariotes como um dos Doze, tambm frequentemente listado entre os Setenta, uma vez que Joo Marcos geralmente entendido como sendo Marcos, o Evangelista[8].

You might also like