You are on page 1of 24

1

I CHING
O Livro das Mutaes
Por Helen De Rose

Apresentao
Este e-book foi escrito com bases nas pesquisas feitas atravs do livro I Ching, traduzido em portugus por Richard Wilhelm, publicado pela editora Pensamento. um resumo de todos os 64 caminhos encontrados no I Ching, oferecendo ao leitor uma oportunidade de autoconhecimento e descobertas, atravs desta nova dinmica simplificada de consultar este orculo milenar. Bastante sorte pra voc! Sucesso sempre! Helen De Rose.

Introduo
O I Ching ou O Livro das Mutaes um livro extraordinrio, repleto de beleza e sabedoria. o orculo mais antigo do mundo onde seus primeiros esboos comearam a ser escritos h mais de 5.000 anos atrs. A histria mais aceita hoje em dia relaciona este livro com Fuhsi, um imperador que viveu na China por volta doa ano 2.582 a.C. Segundo se conta, estando esse sbio observando a natureza, encontrou uma tartaruga que, em sua carapaa, tinha linhas contnuas e descontnuas. Estudou-as e descobriu nelas um modelo matemtico perfeito. A partir da, comeou a fazer combinaes reunindo linhas inteiras e interrompidas em grupos de trs, o que originou a criao dos oito trigramas possveis que simbolizam oito elementos da natureza: Cu, Terra, gua, Fogo, Trovo, Montanha, Vento e Lago. Mais tarde, reuniu os trigramas em grupos de dois, criando, assim os 64 hexagramas. Nos tempos desse imperador, desconhecia-se a escrita na China, razo pela qual, esses hexagramas passaram de gerao em gerao como smbolos com um profundo significado filosfico, religioso e oracular. Mais tarde, os ensinamentos de Fu-hsi, junto com as contribuies de outros mestres, passaram a integrar o que hoje se conhece como I Ching, O Livro das Mutaes. Esses ensinamentos configuram o corpo central de uma das religies mais importantes do mundo: o taosmo. Neste livro e em seus princpios baseiam-se as artes tradicionais chinesas; no somente as marciais, como o Tai Chi ou o Kung Fu, mas tambm a medicina geral, a acupuntura e o Feng Shui.

Os Hexagramas

Os estudos dos hexagramas ajudam voc a compreender melhorar seus estados de conscincia, mas por si s, eles no podem e nem devem ser a nica referncia para suas decises existenciais e escolhas que voc venha a tomar. A interpretao completa de um hexagrama se apia em um comentrio de cada linha em sua posio especfica naquele hexagrama: 64 hexagramas. Portanto o I Ching mais um Orculo para ser consultado usando um processo de seleo randmica para se escolher um os 64 hexagramas para responder a uma pergunta feita.

Consultando o I Ching

O processo de consulta inicia-se com a formulao de uma pergunta prtica de sua vida real que envolva um problema que voc esteja enfrentando ou uma deciso que voc deve tomar. Para que o I Ching seja claro em sua resposta, a pergunta deve ser bem formulada. No tem sentido fazer pergunta muito genrica, do tipo: Serei feliz? Sou atraente? Vou ganhar na mega sena? Ou qualquer outra pergunta cuja resposta se limite a um sim ou um no. Alguns exemplos de perguntas que voc pode fazer: - um bom momento para mudar de trabalho? -H algo que possa fazer para acelerar minha cura? - O que est atrapalhando o bom entendimento com meu parceiro? - Como fao para que meu chefe confie mais em minha capacidade? - aconselhvel que inicie tal projeto?

- conveniente que toque o projeto sozinho ou com algum scio? Definindo a sua pergunta claramente, facilitar a leitura para que ela seja relevante sua situao e ao aconselhamento. Aps formular a pergunta escolha ou mentalize um nmero de 1 at 64, na tabela abaixo, este lhe dar uma idia de como dever ser sua ao e qual dever ser sua atitude interna. Essa uma maneira simplificada de consultar o I Ching.

Cu Trovo gua Montanha Terra Vento Fogo Lago

Cu
Trovo gua Montanha Terra Vento Fogo Lago

1 6 12 13

34 40 16 55

5 3 29 39 8 48 63 60

26 27 4 52 23 18 22 41

11 24 7 15 2 46 36 19

9 42 59 53 20 57 37 61

14 21 64 56 35 50 30 38

43 17 47 31 45 28 49 58

25 51 33 62 44 32 10 54

V ao quadro abaixo e veja o nmero que voc escolheu e leia o que ele revela pra voc e boa sorte!

1. O Criativo

O Julgamento O Criativo forte e luminoso. Encontra

O Conselho

solues para criar coisas novas. xito. Acima: CU, masculino, ativo, criador. Cu sobre Cu A energia, a fora e a vontade firme ajudaro voc a realizar seus A Imagem desejos, insista e ter sucesso, mas O movimento do Cu dever us-las com sabedoria, cheio de poder. Assim o justia, compreenso e far do homem superior se perdo seu lema. O criativo ajuda torna forte e imbatvel. quando segue a verdade interior, a intuio. s vezes perdemos para ganhar, sem arrependimentos. O Julgamento O Receptivo acolhedor. capaz de sustentar outros e aceita a orientao de O Conselho quem sabe guiar. A Imagem A condio da Terra uma devoo receptiva. Assim o homem superior que cultiva o carter, conduz o mundo. necessrio cautela, aceite a situao. Seja silencioso e tranqilo, aja com suavidade mostrando-se disponvel ajuda externa. A sua sorte est em saber ouvir.

Abaixo: CU, ativo, masculino, criador. No interior: Fora. No exterior: Brilho. 2. O Receptivo Acima: TERRA, feminino, passivo, receptivo.

Abaixo: TERRA, Terra sobre feminino, passivo, Terra receptivo. No interior: Perseverana. No exterior: Receptividade. 3. Dificuldade Inicial

O Julgamento No comeo costuma Acima: GUA, abismo, haver dificuldade, e, perigo. diante delas, o sbio atua, contribui na Abaixo: TROVO, conduo da ao pelo gua sobre movimento, perigo. caminho certo. Trovo A Imagem Nuvens e troves. Assim o homem No exterior: Perigo. superior traz ordem confuso. Montanha 4. A Insensatez Juvenil O Julgamento sobre gua Quem no escuta e Acima: MONTANHA, sempre cr estar com a progresso razo se comporta interrompido. como um nscio. Perde a possibilidade de Abaixo: GUA, abismo, aprender e no perigo. aproveita sua experincia. No interior: Perigo. A Imagem No exterior: Imobilidade. Uma fonte jorra ao p da montanha: a imagem do jovem. Assim o homem No interior: Arrojo e deciso.

O Conselho Tudo no comeo tem um grau de dificuldade maior. O caminho da retido deve ser trilhado com determinao. Seja paciente e prestativo, aja com calma e firmeza, no alimente o medo e a dvida. D um novo sentido sua vida.

O Conselho A vontade de aprender conduz sabedoria, o sbio no procura o jovem insensato, o jovem insensato que procura o sbio. Tenha vontade e disposio de aprender. Por melhor que seja o sbio, ele nada pode fazer se no corrigir sua conduta. O jovem precisa aprender a ter pacincia, e no comodismo, observar e no ser manipulado.

superior cuida de seu carter com perspiccia em tudo que ele faz.

O Julgamento Quando algum forte Acima: GUA, abismo, diante do perigo, no O Conselho perigo. se joga de cabea nele para mudar a situao; Cuidado com a impacincia. Tudo sabe esperar. gua sobre Abaixo: CU, tem o seu tempo certo. preciso ver masculino, ativo, Cu as coisas, como elas so sem criativo. A Imagem fantasias ou iluso. No momento As nuvens surgem no mantenha-se calmo e sereno que No interior: Fora. cu; assim o homem ter boa sorte. superior come e bebe. No exterior: Perigo. Ele jovial e alegre. 6. Conflito O Julgamento Em uma disputa levada Acima: CU, masculino, at o fim, ningum ativo, criativo. ganha; todos perdem. Diante de brigas e O Conselho Abaixo: GUA, abismo, discusses. Devemos perigo. estar dispostos Aceite um acordo, melhor para conciliao. todos. A pessoa sbia e prudente Cu sobre Interior: Astcia. sabe avanar e recuar nos gua A Imagem momentos adequados. O amor deve Exterior: Fora. Cu e gua indo nas ser o mentor das nossas aes. A direes opostas. obstinao no boa conselheira, Assim o homem confie na verdade interior. superior em todas as suas transaes cuidadosamente considera o incio. 7. O Exrcito O Julgamento Em um exrcito h Acima: TERRA, fora, disciplina e feminino, passivo, convico; estas so as receptivo. armas que levam O Conselho vitria. Na vida Abaixo: GUA, abismo, cotidiana, sem essas preciso disciplina e planejamento perigo. qualidades pouco se no uso das prprias foras. Lute por Terra sobre pode fazer. aquilo que deseja com justia e no gua No interior: Perigo. apenas pelo amor da vitria. A Imagem Cuidado com os atalhos no olhe No exterior: No meio da terra est a para trs, siga o caminho pela Obedincia. gua. Assim o homem retido. superior aumenta o seu povo por sua generosidade para com os seus.

5. A Espera (Nutrio)

O Julgamento A unio com os outros deve ser Acima: GUA, abismo, complementar e perigo. estimulante para todos. Onde h uma O Conselho Abaixo: TERRA, solidria adeso, feminino, passivo, possvel um grande A unio s fortalece, seja fiel e avano. gua sobre receptivo. solidrio. Um amigo com grande Terra sabedoria poder ajud-lo, mas No interior: Docilidade. A Imagem voc tem que fazer a sua parte para gua sobre a terra. atrair aliados. No exterior: Astcia. Assim os reis da antiguidade conferiam feudos aos diferentes estados e cultivavam amizades com os senhores feudais. 9. O Poder de Domar do O Julgamento Pequeno Somente mediante a suavidade que o fraco O Conselho Acima: VENTO, consegue reter e madeira, suavidade, refrear o forte. Tolerncia, pacincia, flexibilidade penetrao. Vento sobre so as armas do momento. Nesta A Imagem Cu fase deve refletir e reavaliar suas Abaixo: CU, ativo, O vento corta os cus. atitudes. Ocupe-se com uma masculino, criativo. Assim o homem atividade simples. Exemplo: cultive superior purifica os uma planta. No interior: Fora. aspectos externos de sua natureza. No exterior: Suavidade. 10. A Conduta (Trilhar) O Julgamento O comportamento em Acima: CU, ativo, sociedade regido por masculino, criativo. leis que se aprendem, basicamente, no trato. O Conselho Abaixo: LAGO, Se forem seguidas pntano, agradvel corretamente, as compensao. portas se abriro sem O caminho que est trilhando Cu sobre difcil, as portas se abrem para esforo. Lago aquele que sabe ser correto e No interior: amvel. Respeitando os outros e a si Serenidade. A Imagem mesmo, encontrar a felicidade e o Cu sobre o lago. Assim sucesso. No exterior: Energia. o homem superior identifica o alto do baixo, e desta forma fortifica o pensamento das pessoas. Terra sobre 11. Paz O Julgamento O conselho Cu Quando os bons Acima: TERRA, sentimentos ocupam a Perodo de prosperidade e feminino, passivo, mente e o corao, harmonia. Continue confiante, receptivo. quando no tem a busque o meio termo, a modstia. A necessidade de exibir a sinceridade, apreciada pelos Abaixo: CU, fora, a pessoa se sente amigos. Siga a sua verdade interior, masculino, ativo, em paz. tempo de mas seja vigilante, no comente os criativo. florescimento. seus desejos.

8. Unio (Solidariedade)

No interior: Fora. A Imagem No exterior: Docilidade. Terra sobre Cu, unidos. Assim o governante promove e regula as ddivas dos cus e da terra, e ajuda o povo. 12. Estagnao O Julgamento Em pocas de Acima: CU, masculino, estagnao, quando se ativo, criativo. sabe que o que se deseja no vai adiante, Abaixo: TERRA, necessrio manter-se O Conselho feminino, passivo, fiel aos seus princpios receptivo. e se recolher. No h sada fcil, nem dilogo ou Cu sobre compreenso. conveniente retirarNo interior: Docilidade. A Imagem Terra se e procurar a resposta dentro de si Cu e Terra no se mesmo. Oua a voz interior do Eu No exterior: Fora. unem. Assim o homem essencial. Confie. superior se retrai aos seus valores internos para escapar s dificuldades. Ele no se permite ser honrado enganosamente. 13. Fraternidade O Julgamento Para que seja possvel Acima: CU, masculino, a unio fraternal com ativo, criativo. os outros, necessrio O Conselho manter uma atitude Abaixo: FOGO, interna muito clara e claridade, beleza. ocupar o lugar que lhe A unio e a confraternizao trazem sucesso. Procurando a companhia corresponda. Cu sobre dos outros aumentam as No interior: Clareza. Fogo oportunidades de se realizar coisas A Imagem importantes. Observe e no julgue. No exterior: Fora. Cu junto com o Fogo. No permita que uma idia errada o Assim o homem afaste do verdadeiro. Doe-se. superior organiza os seus ideais e faz distines entre as coisas. Fogo sobre 14. Grandes Posses O Julgamento O Conselho Cu Quando se unem Acima: FOGO, fortaleza e clareza, a Somente aquele que for sbio e claridade, beleza. fora se manifesta com calmo possuir a verdadeira fora. delicadeza e Evite a inveja e a competio, voc Abaixo: CU, autocontrole. Quem no precisa disto, no de sua masculino, ativo, estiver nessa posio natureza ser mesquinho. O sucesso criativo. ter grande sucesso. ser luminoso. No interior: Fortaleza. A Imagem Fogo no Cu. Assim o No exterior: Clareza. homem superior impede o mal e favorece o bem. Desta forma a vontade dos

cus obedece aos benevolentes.

O Julgamento Se, estando em uma Acima: TERRA, posio elevada, se feminino, passivo, demonstra modstia, receptivo. consegue-se brilhar como um sbio. Se, e O Conselho Abaixo: MONTANHA, uma posio baixa, se progresso demonstra modstia, interrompido. no pode ser ignorado. Ter proteo e alegria se for Terra sobre humilde. No permita que elogios Montanha No interior: Quietude. desviem-no da conduta correta. Seja A Imagem franco, exponha suas intenes sem Dentro da Terra, a vangloriar-se de suas conquistas. No exterior: Docilidade. Montanha. Assim o Cultive a simplicidade. homem superior reduz aquilo que exagero, e aumenta aquilo que escasso. Ele pesa as coisas e as tornam iguais. 16. Entusiasmo O Julgamento Com o entusiasmo, as Acima: TROVO. tenses so dissolvidas e podem ser levadas a Abaixo: TERRA, cabo progressivas O Conselho feminino, passivo, tarefas em comum. receptivo. timas perspectivas para aquele A Imagem que sabe comportar-se de modo No interior: Docilidade. Trovo ressoa na Trovo adequado. As tenses desaparecem sobre Terra Terra. Assim os reis e o entusiasmo atrai aqueles que No exterior: antigos fizeram desejam ajudar ou participar. No Movimento, Impulso. msicas para deixe de agir quando for necessrio. honrarem o mrito e as Arrisque-se. ofereceram com esplendor Suprema Divindade, convidando os seus ancestrais a estarem presentes. Lago sobre 17. Seguir O Julgamento O conselho Trovo Quem pretende ser Acima: LAGO, pntano, seguido pela fora, S obter sucesso se obedecer s compensao mediante a astcia ou exigncias do momento e ganhar a agradvel. a violncia, somente confiana dos que te cercam. Siga o conseguir resistncia, que verdadeiro e no cmodo, Abaixo: TROVO. nunca um mesmo que tenha que enfrentar acompanhamento algumas dificuldades. No interior: Impulso. voluntrio. No exterior: Alegria. A Imagem Trovo no meio do Lago. Assim o homem

15. Modstia

10

superior, noite, vai para dentro de casa para descansar e se recuperar.

18. Corrupo interrompida (A Reao) Acima: MONTANHA, progresso interrompido.

Montanha sobre vento

Terra sobre No interior: Lago Serenidade.

Aquilo que estiver errado pode ser corrigido. Reflita sobre as causas dos erros e aja de modo correto no Abaixo: VENTO, A Imagem momento certo. Libere-se da madeira, suavidade, O Vento sopra baixo na ansiedade e tenha pacincia, mude penetrao. Montanha. Assim o de idias e atitudes. homem superior agita No interior: Suavidade. o povo e fortalece seu esprito. No exterior: Firmeza. 19. Aproximao O Julgamento Para o nobre, a Acima: TERRA, inteno de ensinar e feminino, passivo, de sustentar no tem receptivo. fim. Est to envolvido com os que o rodeiam O Conselho Abaixo: LAGO, que sua atitude de pntano, compensao proteo, respeito e A aproximao ser lenta e agradvel. liberdade. progressiva. Deixe que as pessoas se A Imagem aproximem, dividindo suas experincias e sabedoria. Seja tolerante e cuidadoso com suas opinies, indique o caminho e o desejo da busca da verdade sem priv-los da caminhada.

O Julgamento As coisas que se perdem por causa humana podem ser reparadas com trabalho adequado e esforo.

O Conselho

A Terra sobre o Lago. Assim o homem superior torna-se inexaurvel em seu impulso para ensinar, e sem limites em sua tolerncia e proteo para com o seu povo. 20. Contemplao O Julgamento (Viso) A fora luminosa se retira, e a escurido Acima: VENTO, est em ascenso; O conselho madeira, suavidade, porm, quem se penetrao. adequar s condies Observar, refletir e meditar conduz do tempo ter ventura. compreenso. Fique alerta e aceite Vento sobre Abaixo: TERRA, tudo com tranqilidade. Erros e Terra feminino, passivo, A Imagem dificuldades sempre oferecem lies receptivo. O Vento sopra sobre a importantes. Antes de tomar uma Terra. Assim os reis da deciso pense antes de agir. No interior: Docilidade. antiguidade visitam as Tranqilize-se. regies do mundo, No exterior: Suavidade. contemplam as pessoas e lhes do instrues. No exterior: Docilidade.

11

O Julgamento Um obstculo se ope Acima: FOGO, unio e deve ser O Conselho claridade, beleza. vencido com deciso e energia. A resistncia ser vencida por uma Abaixo: TROVO, ao forte e decidida. Seja tolerante, Fogo sobre movimento, perigo. A Imagem no fique alimentando mgoas e Trovo Trovo e Fogo. Assim nem ceda agressividade. Confie no No interior: Impulso. os reis dos tempos poder Superior. A lucidez e o antigos firmam as suas respeito sero a sua recompensa no No exterior: Clareza. leis por meio de final. penalidades claramente definidas. 22. Graciosidade O Julgamento (Beleza) Por meio da graciosidade e da bela Acima: MONTANHA, forma, podem ser O Conselho progresso superados muitos interrompido. obstculos. Aprecie a beleza que existe sua volta. No julgue as aparncias, Abaixo: FOGO, A Imagem muitas delas so falsas. Prossiga s Montanha claridade, beleza. Fogo ao p da quando se sentir seguro, no tenha sobre Fogo montanha. Assim o medo quando a verdade e a sua No interior: Impulso. homem superior fora interior te der a certeza dos procede quando est resultados. A confiana na ordem No exterior: Quietude. resolvendo os assuntos natural traz serenidade. Ento presentes. Mas ele no confie. se atreve a decidir controversas ao longo do caminho. 23. Desintegrao O Julgamento Em uma poca no qual Acima: MONTANHA, avanam as pessoas progresso vulgares, o sbio deve O Conselho interrompido. evitar, por todos os meios, qualquer ao. Momento de muito perigo, preciso Abaixo: TERRA, manter-se firme evitando reagir ou Montanha feminino, passivo, A Imagem se expor. H foras adversas que sobre Terra receptivo. A montanha pousa na intentam em destruir toda e terra. Assim aqueles qualquer resistncia. Elas no No interior: Docilidade. acima podem se atacam diretamente, mas procuram certificar de suas demolir internamente, no aja, no No exterior: Quietude. posies com um faa nada, mantenha a reserva. simples ato de caridade para com aqueles abaixo. Terra sobre 24. Retorno (O Ponto de O Julgamento O Conselho Trovo Transio) O tempo de escurido passou. Depois de uma Aps um perodo de escurido, a luz Acima: TERRA, poca de dificuldades, volta a brilhar. Agora tempo de feminino, passivo, chega ascenso. O renovao, no tenha pressa, confie receptivo. velho se vai, vem o no curso natural, hora de pr em novo. prtica novos projetos. Reacenda a Abaixo: TROVO, chama do otimismo que sempre movimento, perigo. A Imagem esteve dentro de voc. Trovo dentro da No interior: Impulso. terra. Assim os reis da

21. Morder

12

No exterior: Docilidade. antiguidade fecharam as suas passagens. Mercadores e estranhos no podiam passar e os governantes no viajavam pelas provncias. 25. Inocncia (O O Julgamento Inesperado) Quando se age com naturalidade, com Acima: CU, masculino, inocncia e sem ativo, criativo. intenes, obtm-se O Conselho grandes bnos. Abaixo: TROVO, Mantenha o corao puro e a mente movimento, perigo. A Imagem aberta para as mudanas. Aja com Cu sobre Sob o Cu o Trovo naturalidade que o caminho mais No interior: Impulso. Trovo ressoa. Todas as coisas certo para se ter a felicidade e o adquirem seu estado sucesso. Siga sua prpria intuio. No exterior: Fora. natural de inocncia. A sinceridade a base da Assim o rei de segurana. antigamente, rico em virtude, e em harmonia com o tempo, criou e cuidou de todas as coisas. 26. O Poder de Domar O Julgamento do Grande Quando a quietude domina o impulso. Acima: MONTANHA, Obtm-se uma grande progresso fora de carter, que interrompido. traz xito at nos O Conselho empreendimentos mais Abaixo: CU, arriscados. o momento de agir com masculino, ativo, Montanha criativo. segurana, determinao e A Imagem sobre Cu sabedoria. No aceite desafios O Cu dentro da novos sem antes conseguir No interior: Fora. Montanha. Assim o conselhos sbios. Boas homem superior tornaNo exterior: Deteno. se conhecido por meio oportunidades chegaro logo. de muitas estrias de antigamente e feitos do passado, para fortalecer, desta forma, o seu carter. Montanha 27. Prover Alimento (As O Julgamento O conselho sobre Bordas da Boca) O silncio, assim como Trovo o alimento, nunca deve Alimente bem o corpo e o esprito, Acima: MONTANHA, ultrapassar a justa mas com moderao. Pela boca progresso medida. entram os alimentos e saem as interrompido. palavras. Saiba selecionar as idias A Imagem para poder digeri-las bem. Uma boa Abaixo: TROVO, Ao p da Montanha, alimentao equilibra o apetite e movimento, perigo. Trovo. Assim o traz moderao correta sua homem superior postura e aos pensamentos. No interior: Impulso. cuidadoso com suas

13

No exterior: Demora. palavras e moderado em comer e beber.

28. Preponderncia do O Julgamento Grande (Excesso) A carga excessiva, pois descansa em sua Acima: LAGO, pntano, parte central. compensao necessrio saber agradvel. delegar, permitir que os demais tenham sua Abaixo: VENTO, importncia. Lago sobre madeira, suavidade, Vento penetrao. A Imagem O Lago surge acima do No interior: Suavidade. Vento. Assim o homem superior, quando fica No exterior: sozinho, indiferente, Serenidade. e se ele tem que renunciar do mundo, ele destemido. 29. O Abismal (gua) O Julgamento Do perigo somente se Acima: GUA, abismo, pode sair como a gua perigo. de um vale: deixando fluir, adaptando-se Abaixo: GUA, abismo, situao em cada perigo. instante. gua sobre No interior: Perigo. gua No exterior: Perigo.

O Conselho O perigo ameaa, mas necessrio ter coragem e nimo para superar os obstculos. No tenha medo do desconhecido, pois eles nos servem para o crescimento. No se intimide.

O Conselho

30. Aderir (Fogo) Acima: FOGO, claridade, beleza. Abaixo: FOGO, Fogo sobre claridade, beleza. Fogo No interior: Impulso. No exterior: Clareza.

O caminho est cheio de ciladas, com cuidado e pacincia os perigos sero superados. Uma luta lenta e A Imagem contnua o levar para o sucesso. A gua flui Seja confiante e sensvel s ininterruptamente e mudanas. Mantenha a mente chega ao seu objetivo. aberta e sob controle. Em situaes Assim o homem difceis que se manifestam as superior caminha em foras mais profundas. Seja forte. virtude duradoura e continua em sua tarefa de ensinar. O Julgamento Graas sua clareza, o sbio faz com sua luz se O Conselho estenda e seja alimento para outros homens. Ter sorte ajudando outras pessoas. A luz brilha em voc, no perca as A Imagem oportunidades e ilumine o seu Aquilo que brilha se caminho e tambm daqueles que levanta duas vezes. compartilham de sua caminhada. Assim o grande No permitas que a vaidade ofusque homem, ao perpetuar sua viso. este brilho, ilumina os quatro cantos do mundo.

14

O Julgamento O fraco se encontra acima, o forte, abaixo; Acima: LAGO, pntano, de modo que suas O Conselho compensao foras se atraem at se agradvel. unirem. muito bom estar aberto e Lago sobre Abaixo: MONTANHA, disponvel, sempre pronto para dar A Imagem Montanha progresso e receber. Seja autntico e sincero, Um Lago sobre a acreditando no poder da verdade. interrompido. Montanha. Assim o Agindo assim voc atrair muitas homem superior pessoas e uma muito especial. No interior: Impulso. encoraja as pessoas a se aproximarem dele No exterior: Clareza. por sua presteza em receb-los. 32. Durao O Julgamento A durao no uma Acima: TROVO, simples demora, mas O Conselho movimento, perigo. um estado onde o movimento termina e Voc muda de atitude com muita Abaixo: VENTO, seguido por um novo rapidez, isso confunde as pessoas e madeira, suavidade, comeo. Trovo a voc mesmo. No se deve sobre Vento penetrao. modificar aquilo que j foi iniciado. A Imagem Evite os extremos, aja com No interior: Suavidade. Trovo e o Vento. moderao. A constncia e a Assim o homem fidelidade so aconselhveis e No exterior: Impulso. superior permanece benficas. firme e no muda o seu rumo. 33. A Retirada O Julgamento A retirada no uma Acima: CU, masculino, fuga; um passo atrs, O Conselho ativo, criativo. a fim de organizar a fora necessria para O sbio sabe quando deve agir e Abaixo: MONTANHA, voltar luta. quando no agir. Em momento de progresso Cu sobre interrompido. perigo mais prudente recuar. A A Imagem Montanha energia deve ser conservada para A Montanha sob o Cu. ser usada na hora certa. Afastar-se No interior: Demora. Assim o homem uma deciso sbia, no revele seus superior mantm o pensamentos ou projetos. No No exterior: Fora. homem inferior alimente mgoas ou orgulho. distncia, no com raiva, mas com reserva. Trovo 34. O Poder do Grande O Julgamento O Conselho sobre Cu Acima: TROVO, H perigo quando se Seja cuidadoso para no ser movimento, perigo. confia no prprio enganado, no confie nas poder. Alcanou-se um aparncias. A verdadeira fora Abaixo: CU, ponto importante e no aquela que nunca se afasta do masculino, ativo, se deve cair na caminho da verdade, assim criativo. prepotncia. encontrar serenidade e sabedoria para poder avali-los. O forte deve No interior: Fora. ser humilde. A Imagem No exterior: Impulso. Trovo acima no cu. Assim o homem

31. A Influncia (Cortejar)

15

superior no pe os ps em caminhos que no esto de acordo com a ordem estabelecida. 35. Progresso O Julgamento poca de progresso; o O Conselho Acima: FOGO, avano fcil e rpido. claridade, beleza. Consegue seguidores, No hesite em tomar decises. Se gente que procurar progredir sem se Abaixo: TERRA, voluntariamente Fogo sobre feminino, passivo, preocupar com lucros ou prejuzos, oferece seu apoio. Terra a sorte lhe ser favorvel. A receptivo. fidelidade entre as pessoas traz A Imagem grandes avanos, pois ela o No interior: Impulso. O Sol nasce sobre a resultado do crescimento interior. Terra. Assim o homem No exterior: Docilidade. superior deixa brilhar No duvide de sua capacidade. a sua prpria virtude. 36. Obscurecimento da O Julgamento Luz Quando o lugar de comando ocupado Acima: TERRA, por uma pessoa O Conselho feminino, passivo, desprezvel, os bons ao receptivo. seu redor so Quando a luz desaparece, surgem prejudicados. dificuldades, no desista, a situao Abaixo: FOGO, Terra sobre pode tornar-se favorvel. Busque os claridade, beleza. Fogo A Imagem aliados, saiba que a persistncia na A luz afundou na adversidade traz recompensas No interior: Clareza. Terra. E assim o futuras. Confie na sua fora interior homem superior vive e persevere. No exterior: Entrega. com a grande massa: Ele encobre a sua luz, mas ainda assim brilha. 37. A famlia O Julgamento As palavras somente O Conselho Acima: VENTO, exercem influncia se madeira, suavidade, so objetivas e se penetrao. referem claramente a A famlia uma segurana e um conforto. Saber viver em famlia um assunto por vez. uma virtude, todos devem manter-se Abaixo: FOGO, Vento sobre no afeto e no respeito mtuo. claridade, beleza. Fogo A Imagem Converse francamente com a pessoa O Vento sopra o Fogo. envolvida sem participar o fato a No interior: Clareza. Assim o homem ningum, somente vocs que superior possui podem encontrar a soluo. Seja No exterior: Suavidade. substncia em suas compreensivo e firme. palavras e durao em seu modo de vida. Fogo sobre 38. Oposio O Julgamento O Conselho Lago Quando as pessoas Acima: FOGO, esto em oposio Divergncias de opinies e claridade, beleza. entre si, impossvel desentendimentos criam que levem seus projetos enfrentamentos. O confronto ser Abaixo: LAGO, adiante. til, porm um no deve dominar o pntano, compensao outro, mas sim ser seu agradvel. A Imagem complemento. Seja tolerante e

16

Acima Fogo; abaixo haver progresso mesmo que Lago. Assim no meio de demore. Sua intuio lhe dir o que No exterior: Clareza. toda amizade o homem fazer desde que conserve a superior retm sua identidade e a sabedoria. individualidade. 39. Obstruo O Julgamento Quando algum depara Acima: GUA, abismo, com impedimentos que perigo. no pode superar, deve se retirar e se preparar O Conselho Abaixo: MONTANHA, adequadamente antes As dificuldades podem ser externas progresso de voltar a investir ou criadas por ns mesmos. Muitas interrompido. contra eles. gua sobre vezes recuar traz grandes Montanha No interior: Perigo. resultados e conduz unio. A Imagem Consulte uma pessoa sbia e aceite os seus conselhos. Poder existir No exterior: Quietude. gua sobre a outra pessoas envolvida. Pense Montanha. Assim o nisto. homem superior volta sua ateno para si mesmo e molda o seu carter. 40. Liberao O Julgamento uma poca de Acima: TROVO, mudana, de O Conselho movimento, perigo. libertao. Mas preciso ter cuidado A sua libertao depende somente Abaixo: GUA, abismo, para no exagerar o de voc. Liberte-se do egosmo, perigo. valor do triunfo. Trovo medo e ansiedade. Os amigos sobre gua chegaro para te ajudar, encha sua No interior: Perigo. A Imagem alma de confiana e amor. Trovo e chuva se Importante: quem sbio perdoa e No exterior: Impulso. preparam. Assim o esquece. homem superior perdoa os erros e os mal feitos. 41. Diminuio O Julgamento Quando sobrevm Acima: MONTANHA. pocas de declnio econmico, no O Conselho Abaixo: LAGO, questo de encobrir a pntano, compensao situao com as Sacrifique o suprfluo em favor do agradvel. aparncias, mas de saber adaptar-se a ela essencial. Aja com moderao e Montanha cautela. No adianta convencer as para poder sair. sobre Lago No interior: pessoas de suas intenes, saber Serenidade. renunciar hoje significa conquistar A Imagem amanh. S assim as suas aes No exterior: Quietude. No p da Montanha, sero favorecidas. um Lago. Assim o homem superior controla sua raiva e freia seus instintos.

No interior: Impulso.

17

42. Aumento Acima: VENTO, madeira, suavidade, penetrao. Abaixo: TROVO, Vento sobre movimento, perigo. Trovo

Aproveite a ocasio. A melhora tanto material como espiritual, ajude queles que precisam crescer; elevando os outros tambm nos No interior: Impulso. A Imagem elevamos. No tema em assumir Vento e Trovo. Assim responsabilidades. Confie na sua No exterior: Suavidade. o homem superior: se fora interior. ele v o bem, ele irrita; se ele observa os seus erros, deles se afasta. 43. Irromper O Julgamento (Determinao) Para se manter distante do mal, s O Conselho Acima: LAGO, pntano, vezes necessrio uma compensao ao rpida e enrgica Cuidado, o excesso de franqueza agradvel. que sirva como pode ser perigoso. melhor agir advertncia. Lago sobre Abaixo: CU, imediatamente para mudar a Cu situao, sendo firme, educado e masculino, ativo, A Imagem seguro de si mesmo. Prossiga na criativo. O Lago se elevou at o realizao de seus ideais. No Cu. Assim o homem espere que aquilo que est errado No interior: Fora. superior dispensa as saia por si s! O sucesso chegar. riquezas e restringe-se No exterior: de se apoiar nesta Serenidade. virtude. 44. Encontros O Julgamento Quando duas pessoas Acima: CU, masculino, esto predestinadas, O Conselho ativo, criativo. ir ao encontro no representa um defeito, Acontecimentos aparentemente Abaixo: VENTO, desde que no haja favorveis devem ser encarados madeira, suavidade, segundas intenes. com prudncia e realismo. A iluso Cu sobre penetrao. procura envolv-lo, tenha reserva Vento A Imagem necessria diante da suposta No interior: Suavidade. Sob o Cu, o Vento. facilidade que surge. Preserve a Assim o prncipe age independncia interior No exterior: Fora. quando dissemina o permanecendo reservado e seu comendo e os orientando-se pela verdade. proclama nos quatro cantos do Cu. Lago sobre 45. Reunio O Julgamento O Conselho Terra Somente se tem Acima: LAGO, pntano, capacidade de reunir Os seus objetivos so claros, mas as compensao outros e ser o centro suas aes so confusas, convm agradvel. quando se est unir-se a outros. S assim possvel centrado em si mesmo. unir foras necessrias para Abaixo: TERRA, continuar a luta. Mas a unio exige feminino, passivo, A Imagem renncias e maturidade para receptivo. Sobre a Terra, o Lago. aceitar as limitaes impostas pelo Assim o homem grupo. Observe seus sentimentos No interior: Docilidade. superior renova as que a verdade ser revelada, confie suas armas para se nos amigos verdadeiros. No exterior:

O Julgamento Esta uma poca ascendente, na qual toda ao d seus frutos. necessrio aproveit-la tambm para desfazer-se dos defeitos.

O Conselho

18

Serenidade. encontrar com o imprevisto.

O Julgamento tempo de progresso. Acima: TERRA, Avizinha-se a O Conselho feminino, passivo, expanso. necessrio receptivo. entrar em contato com as pessoas que tomam Assim como a semente se esfora para sair da terra e encontrar a luz, Abaixo: VENTO, decises. a pessoa sbia procura subir madeira, suavidade, Terra sobre penetrao. atravs do esforo contnuo. Ao A Imagem Vento ignorar as dificuldades, voc Dentro da Terra, a retarda o seu desenvolvimento. No interior: madeira cresce. Assim Existem etapas para serem Persistncia. o homem superior de observadas. Oriente-se pelo que carter devotado verdadeiro e essencial. A ascenso No exterior: Docilidade. amontoa as coisas ser lenta mas seguro. pequenas para conseguir algo grande e elevado. 47. A Opresso (A O Julgamento Exausto) H situaes nas quais de nada serve suplicar O Conselho Acima: LAGO, pntano, ou argumentar. compensao melhor manter a agradvel. inocncia e a rebeldia. No se preocupe com imprevistos Lago sobre desagradveis. Com calma procure gua descobrir a causa disso. Reconhecer Abaixo: GUA, abismo, A Imagem os seus erros uma virtude, s perigo. No h gua no Lago. assim as dificuldades desaparecem. No interior: Perigo. Assim o homem Confie no poder da verdade. superior arrisca a sua No exterior: vida ao seguir o seu Serenidade. destino. 48. O Poo O Julgamento Quando se coloca O Conselho Acima: GUA, abismo, ordem no ambiente, as perigo. coisas chegam a um A arrogncia e o orgulho afastam as bom termo. pessoas de voc. Por no aceitarem Abaixo: VENTO, gua sobre madeira, suavidade, as suas ideais, voc as despreza. A Imagem Vento Busque a fora interior, pratique a penetrao. gua sobre a madeira: meditao e o auto conhecimento, Assim o homem cultive a modstia. Assim voc No interior: Impulso. superior encoraja o seu descobrir o melhor para si e para povo em seu trabalho. os outros. No exterior: Clareza. E os encoraja a ajudar uns aos outros.

46. Ascenso

19

O Julgamento A plena comunicao O Conselho Acima: LAGO, pntano, com todos permite compensao levar a cabo as Uma grande mudana est prestes a agradvel. mudanas to acontecer, a renovao est sua necessrias. Grande volta e no seu ntimo e preciso xito. Lago sobre Abaixo: FOGO, mudar, mas no aja com egosmo, claridade, beleza. Fogo no prejudique os outros. A sua A Imagem habilidade pode favorec-lo, desde No interior: Clareza. Fogo no Lago. Assim o que voc aguarde o momento certo homem superior para agir. S assim as mudanas No exterior: prepara o calendrio sero afortunadas. Serenidade. para tornar as estaes claras e definidas. 50. O Caldeiro O Julgamento Para conseguir aquilo O Conselho Acima: FOGO, que se prope, ser claridade, beleza. necessrio renunciar a Quem est numa posio certas coisas e privilegiada deve ajudar quem no Abaixo: VENTO, valorizar a si mesmo com mais humildade. est. Faa o bem sem esperar Fogo sobre madeira, suavidade, reconhecimento. Seja vigilante em penetrao. Vento seu caminho, aqueles que se A Imagem mostram hostis nada podem fazer No interior: Fogo sobre a madeira. contra a sua felicidade. Enquanto Persistncia. Assim o homem permanecer fiel verdade interior, superior consolida seu atrair a confiana de todos. No exterior: Clareza. destino tornando sua posio correta. 51. O Incitar (Comoo, O Julgamento Trovo) Quando o trovo retumba, anuncia a Acima: TROVO, tempestade. preciso Problemas pela frente, pensamentos movimento, perigo. ser cauteloso, mas no confusos. No hora de recuar e sim de agir. Resolva essa situao com ceder terreno. Trovo coragem e firmeza, confiando na Abaixo: TROVO, sobre sua fora interior. Perdas materiais movimento, perigo. Trovo A Imagem com calma e sabedoria logo sero Trovo repetido. recuperadas. A situao ser No interior: Impulso. Assim, com medo e resolvida. Confie. tremendo, o homem No exterior: Impulso. superior prepara a sua vida e se examina. 52. A Quietude O Julgamento (Montanha) Quando se deixa de lado o interesse pessoal Acima: MONTANHA, nas decises tomadas, na solido que voc encontrara a calma progresso a pessoa permanece para restabelecer seu equilbrio. A parada interrompido. livre de culpas. Montanha faz parte do caminho. Pare um pouco sobre para recuperar a tranqilidade e as Abaixo: MONTANHA, A Imagem Montanha energias. No olhe para trs; siga em progresso Montanhas reunidas. frente, agindo corretamente ser possvel interrompido. Assim o homem retomar a ao. superior no permite No interior: Quietude. seus pensamentos irem alm de sua situao. No exterior: Quietude.

49. Revoluo

20

O Julgamento uma poca de decidido avano em Acima: VENTO, todas as frentes. madeira, suavidade, Podero ser levadas a O Conselho penetrao. cabo grandes tarefas, sozinho ou em Para que o desenvolvimento seja Abaixo: MONTANHA, companhias de outros. seguro, ele deve ser lento e gradual, Vento sobre progresso preciso agir, mas controlando o Montanha interrompido. A Imagem entusiasmo. No force o ritmo Sobre a Montanha, natural do tempo. Se voc j disse o No interior: Quietude. uma rvore. Assim o que pensa, no insista e no se deixe homem superior impressionar. Seja Natural. No exterior: Suavidade. permanece na dignidade e virtude, para melhorar os costumes. 54. A Jovem Que se O Julgamento Casa Antes de comear qualquer coisa, O Conselho Acima: TROVO, necessrio buscar movimento, perigo. fortalecimento Se voc se sente impotente no interior, porque a arrisque. Se, voltou em uma deciso Abaixo: LAGO, situao presente porque no isso que quer. Sua pntano, compensao assim o exige. Trovo modstia atrai amizades, isso sobre Lago agradvel. muito bom. Oriente-se pela verdade A Imagem interior, que muitas pessoas o No interior: Alegria. Trovo sobre o Lago. ajudaro. Reconhea suas Assim o homem limitaes e aja conforme suas No exterior: Impulso. superior compreende a foras. transitoriedade sob a luz da eternidade do fim. 55. Abundncia O Julgamento (Plenitude) Alcanou-se o xito e a abundncia. Se quiser O Conselho Acima: TROVO, continuar avanando, movimento, perigo. necessrio Perodo de prosperidade e compartilhar com plenitude. Aproveite este momento Abaixo: FOGO, outros, o que tem. Trovo para fazer grandes coisas para voc sobre Fogo claridade, beleza. e outras pessoas. No tenha medo A Imagem de perder o que acumulou, pois ter No interior: Clareza. Trovo e relmpago prazer em compartilhar com outros, chegam. Assim o o que tem. No exterior: Impulso. homem superior decide processar e levar adiante as punies. Fogo sobre 56. Viajante O Julgamento O Conselho Montanha Quando se entra em Acima: FOGO, um novo crculo ou se No faa projetos, a situao atual claridade, beleza. estrangeiro, preciso provisria. melhor afastar-se de aumentar as pessoas suspeitas. Confie no poder Abaixo: MONTANHA, preocupaes e Superior assim ter a oportunidade progresso, aprender os costumes de receber algo que ser muito interrompido. do lugar. importante para voc. No interior: Quietude. A Imagem

53. Desenvolvimento (Progresso Gradual)

21

No exterior: Clareza. Fogo sobre a Montanha. Assim o homem superior tem sua mente limpa e precavido ao impor penalidades e no perpetua nenhum processo legal. O Julgamento Esse um momento de progresso, de modo que no necessrio se deixar levar nem pela indeciso nem por extrema cautela.

57. A Suavidade (O Penetrante, Vento) Acima: VENTO, madeira, suavidade, penetrao. Vento sobre Abaixo: VENTO, Vento madeira, suavidade, penetrao. No interior: Suavidade. No exterior: Suavidade. 58. Alegria (Lago) Acima: LAGO, pntano, compensao agradvel. Abaixo: LAGO, Lago sobre pntano, compensao agradvel. Lago No interior: Serenidade. No exterior: Serenidade.

O Conselho

59. Disperso (Dissoluo) Acima: VENTO, madeira, suavidade, penetrao. perigo. No interior: Perigo. No exterior: Suavidade.

Vento sobre gua Abaixo: GUA, abismo,

Quando o julgamento lcido, as dvidas desaparecem. A delicadeza e a persuaso podem ser armas poderosas contra a fora bruta. Voc precisa mudar para reagir A Imagem diante da dificuldade, mesmo que no Ventos que seguem incio cometa alguns erros. A outros. Assim o homem passividade prejudica a soluo. superior espalha o seu No deixe de agir quando for comando largamente e necessrio. leva em frente seus empreendimentos. O Julgamento Embora o empreendimento possa parecer difcil, os O Conselho passos a dar esto muito claros e conta-se Voc preserva a independncia com gente de valor. interior em qualquer situao. O Grande fortuna. sorriso contagiante e o prazer esto em compartilhar com os amigos. A Imagem Seja dcil, fiel, persistente e ter Lagos descansando recompensas materiais, mental e entre si. Assim o espiritual. homem superior se junta aos seus amigos para discusso e prtica. O Julgamento Devem ser tomadas decises importantes. O Conselho fundamental ser solidrio com os Conhecer seus limites no significa demais. perder foras e sim aprender a maneira correta de agir. A escolha A Imagem necessria para afastar todos os O Vento sopra sobre a obstculos para que atinja a sua gua. Assim o rei do meta. A solidariedade facilita o velho sacrificado progresso de todos. para o Senhor e constri o seu templo.

22

O Julgamento Nesse momento, cada Acima: GUA, abismo, um dever impor seus O Conselho perigo. prprios limites, aceitar as regras e se Abaixo: LAGO, esforar. Se conseguir, Quando os caminhos esto bloqueados, nada pode ser pntano, compensao haver ventura. gua sobre agradvel. realizado. tempo de controlar os Lago seus impulsos, palavras e atos. A Imagem Respeitando seus limites e de outras No interior: gua sobre o Lago. pessoas e atingir o sucesso. Serenidade. Assim o homem Qualquer, mas qualquer mesmo, superior cria nmeros excesso perigoso. No exterior: Perigo. e medidas, e examina a natureza da virtude e da conduta correta. 61. Verdade Interior O Julgamento No preciso ter medo O Conselho Acima: VENTO, de se mostrar tal como madeira, suavidade, ; a sua verdade Voc costuma agir tendo uma penetrao. interior e a sua segunda inteno? Deseja sinceridade com os sinceramente partilhar sua alegria? Abaixo: LAGO, demais a chave para A honestidade e a integridade so as Vento sobre pntano, compensao obter a autoconfiana. bases das relaes duradouras. Lago agradvel. necessrio deixar de lado todas as A Imagem desconfianas e preconceitos, No interior: Vento sobre o Lago. compreender e se fazer Serenidade. Assim o homem compreender, respeitar e se fazer superior discute casos respeitar. Esse o caminho a ser No exterior: Suavidade. criminais para atrasar seguido. as execues. 62. Preponderncia do O Julgamento Pequeno Em momentos de incertezas, Acima: TROVO, fundamental mostrarmovimento, perigo. se modesto e cauteloso. O Conselho preciso tentar Abaixo: MONTANHA, somente pequenas O grande nasce pequeno. O pssaro progresso obras. que voa baixo, ouvido por todos. interrompido. Trovo Dedique-se aos pequenos projetos. sobre A Imagem Seja humilde e moderado em suas Montanha No interior: Impulso. Trovo sobre a palavras e aes, cultive o simples, Montanha. Assim, em desta forma estar adquirindo No exterior: Quietude. sua conduta, o homem experincia e sabedoria para superior d mais valor quando a situao mudar e exigir de reverncia. Na perda voc grandes responsabilidades. ele d mais valor ao sofrimento. Em seus gastos, ele d mais valor ao econmico. gua sobre 63. Aps a Concluso O Julgamento O Conselho Fogo Acima: GUA, abismo, As pocas de O sucesso est no seu ponto perigo. tranqilidade e avano culminante. Por isso mesmo toda a paulatino que no ateno se torna necessria, mesmo Abaixo: FOGO, exigem esforos podem em um pequeno detalhe esquecido. claridade, beleza. induzir fraqueza e ao No perturbe o equilbrio e a paz de descuido. necessrio esprito j alcanado. Um pequeno No interior: Impulso.

60. Limitao

23

No exterior: Perigo.

manter-se alerta. A Imagem

esforo no momento certo consegue gua sobre o Fogo. mais resultados do que um grande Assim o homem esforo na hora errada. superior toma conscincia da m sorte e se arma contra ela primeiro. 64. Antes da Concluso O Julgamento Para sair do estado de Acima: FOGO, desordem, so claridade, beleza. necessrios equilbrio e O ciclo de mudanas continua prudncia; boas eternamente, uma novidade paira Abaixo: GUA, abismo, intenes no so no ar. Mude de planos, dedique-se a perigo. suficientes. algo novo, conquiste aliados, sendo Fogo sobre generoso e sincero, saiba dividir os gua No interior: Perigo. benefcios que receber. Sendo A Imagem prudente e firme alcanar sua Fogo sobre a gua. No exterior: Clareza. meta. No tenha medo, voc capaz. Assim o homem superior se diferencia Confie. pela sua forma de pensar, at encontrar o caminho.

Pesquisa: I Ching O Livro das Mutaes. Link para adquirir o I Ching: http://www.submarino.com.br/produto/1/34590/i+ching: +o+livro+das+mutacoes?menuId=1279#A1

24

You might also like