You are on page 1of 16

Corujo de Alagoinhas Reviso 2011

GRAMTICA
Professora: Alda Pereira
CONCORDNCIA VERBAL Ol, Pessoal! Estudar a concordncia verbal , basicamente, estudar as formas pelas quais se combinam o assunto e a informao (sujeito e predicado), a fim de dar uma ordem lgica nossa comunicao. Se o sujeito estiver no singular, o verbo tambm o estar; se o sujeito estiver no plural, o mesmo acontece com o verbo. Ento, para saber se o verbo deve ficar no singular ou no plural, deve-se procurar o sujeito, perguntando ao verbo Que(m) que pratica ou sofre a ao? ou Que(m) que possui a qualidade? A resposta indicar como o verbo dever ficar. Por exemplo, a frase As instalaes da empresa so precrias tem como sujeito as instalaes da empresa, cujo ncleo a palavra instalaes, pois elas que so precrias, e no a empresa; por isso o verbo fica no plural. Regra geral: Como regra geral o verbo concorda com o seu sujeito em pessoa e nmero: Ex: As crianas comeram muito chocolate.
sujeito: 3 pessoa verbo: 3 pessoa do plural do plural

Certas situaes de concordncia verbal provocam dvidas. Vejamos as principais: # Sujeito composto: - Anteposto: nesse caso o verbo vai para o plural. Ex: A falta de dinheiro e a greve dos bancos confirmaram o caos. - Posposto: o verbo fica no plural ou concorda com o elemento que estiver mais prximo. Ex: Passaro o cu e a terra.
verbo: plural sujeito composto verbo: singular

Passar

sujeito composto

o cu e a terra.

concordando com cu

- Elementos identificados semanticamente: quando os ncleos do sujeito so palavras que pertencem ao mesmo grupo significativo o verbo fica no singular. Ex: Alegria e felicidade nos acompanha constantemente.
ncleos sinnimos verbo singular

- Com elementos ligados por ou: Se a conjuno cria relao de exclusividade, o verbo fica no singular. Ex: Jos ou Joo ser eleito presidente. Se a conjuno no cria relao de exclusividade, o verbo vai para o plural. Ex: Correr ou nadar exigem bom preparo fsico. - Com elementos em gradao, o verbo concorda com o elemento mais prximo: Ex: O vento, a chuva, o frio no os inquietava.
ncleos organizados em gradao verbo no singular.

- Com as expresses um e outro / nem um nem outro, o verbo pode ficar no singular ou plural. Ex: Nem um nem outro dormiu. Nem um nem outro dormiram. # Verbo com o pronome apassivador se. O verbo acompanhado pelo pronome apassivador se, concorda normalmente com o sujeito. Ex: Vendem-se tapiocas fresquinhas. Vende-se uma casa na praia.
1

CORUJO DE ALAGOINHAS Reviso 2011

Gramtica Prof Alda Pereira

# Verbo com ndice de indeterminao do sujeito. Quando o verbo acompanhado pelo ndice de indeterminao do sujeito esse fica na 3 pessoa do singular. Ex: ? Assistiu-se demonstrao de dana. # Pronome de tratamento Quando o sujeito um pronome de tratamento, o verbo vai sempre para a 3 pessoa (singular ou plural). Ex: Vossa Alteza atendeu ao nosso pedido. Vossas Altezas atenderam ao nosso pedido. # Coletivo O verbo fica no singular quando o sujeito um coletivo no singular. Ex: O bando visitava a cidade deserta. # Porcentagem - O verbo concorda com o sujeito quando esse um nmero expresso em porcentagem, sem especificao. Ex: Um por cento no compareceu aula. Noventa por cento no compareceram aula. - Quando o sujeito vem especificado o verbo concorda com esse: Ex: Dois por cento dos alunos no compareceram aula. Dez por cento do alunado est em dia com as mensalidades. H situaes em que o nmero percentual considerado: a) O partitivo se apresenta antes da porcentagem. Ex: Dos alunos, dez por cento esto em dia com as mensalidades. b) Quando o verbo se apresenta antes da porcentagem. Ex: No compareceu um por cento dos alunos. c) Quando a porcentagem vem determinada: Ex: Aqueles vinte por cento do Senado no votaram. # Nomes usados s no plural Quando o sujeito constitudo por nomes prprios que s tm plural, o verbo fica no plural se esse nome vier precedido de artigo plural, caso contrrio, fica no singular. Ex: Campinas fica no Estado de So Paulo. Os Estados Unidos lideram o movimento. At a tudo bem. O problema surge, quando o sujeito uma expresso complexa, ou uma palavra que suscite dvidas. So os casos especiais, que estudaremos agora: 01) Coletivo: Quando o sujeito for um substantivo coletivo, como, por exemplo, bando, multido, matilha, arquiplago, trana, cacho, etc., ou uma palavra no singular que indique diversos elementos, como, por exemplo, maioria, minoria, pequena parte, grande parte, metade, poro, etc., podero ocorrer trs circunstncias: A) O coletivo funciona como sujeito, sem acompanhamento de qualquer restritivo: Nesse caso, o verbo ficar no singular, concordando com o coletivo, que singular. Ex. A multido invadiu o campo aps o jogo. O bando sobrevoou a cidade. A maioria est contra as medidas do governo. B) O coletivo funciona como sujeito, acompanhado de restritivo no plural: Nesse caso, o verbo tanto poder ficar no singular, quanto no plural. Ex. A multido de torcedores invadiu / invadiram o campo aps o jogo. O bando de pssaros sobrevoou / sobrevoaram a cidade. A maioria dos cidados est / esto contra as medidas do governo. C) O coletivo funciona como sujeito, sem acompanhamento de restritivo, e se encontra distante do verbo: Nesse caso, o verbo tanto poder ficar no singular, quanto no plural. Ex. A multido, aps o jogo, invadiu / invadiram o campo. CORUJO DE ALAGOINHAS Reviso 2011
2

Gramtica Prof Alda Pereira

O bando, ontem noite, sobrevoou / sobrevoaram a cidade. A maioria, hoje em dia, est / esto contra as medidas do governo. Um milho, um bilho, um trilho: Com um milho, um bilho, um trilho, o verbo dever ficar no singular. Caso surja a conjuno e, o verbo ficar no plural. Ex. Um milho de pessoas assistiu ao comcio Um milho e cem mil pessoas assistiram ao comcio. 02) Mais de, menos de, cerca de, perto de: quando o sujeito for iniciado por uma dessas expresses, o verbo concordar com o numeral que vier imediatamente frente. Ex. Mais de uma criana se machucou no brinquedo. Menos de dez pessoas chegaram na hora marcada. Cerca de duzentos mil reais foram surripiados. Quando Mais de um estiver indicando reciprocidade ou com a expresso repetida, o verbo ficar no plural. Ex. Mais de uma pessoa agrediram-se. Mais de um carro se entrechocaram. Mais de um deputado se xingaram durante a sesso. 03) Nome prprio no plural: Nos casos em que o artigo se encontrar no plural, o verbo ir para o plural. Ex. Os Lusadas imortalizaram Cames. Os Estados Unidos se transformaram numa potncia mundial. B) Se for nome de lugar - cidade, estado, pas... - o verbo concordar com o artigo; caso no haja artigo, o verbo ficar no singular. Ex. Os Estados Unidos comandam o mundo. Campinas fica em So Paulo. Os Andes cortam a Amrica do Sul. 04) Qual de ns / Quais de ns: quando o sujeito contiver as expresses ...de ns, ...de vs ou ...de vocs, deve-se analisar o elemento que surgir antes dessas expresses: A) Se o elemento que surgir antes das expresses estiver no singular (qual, quem, cada um, algum, algum...), o verbo dever ficar no singular. Ex. Quem de ns ir conseguir o intento? Quem de vs trar o que pedi? Cada um de vocs deve ser responsvel por seu material. B) Se o elemento que surgir antes das expresses estiver no plural (quais, alguns, muitos...), o verbo tanto poder ficar na terceira pessoa do plural, quanto concordar com o pronome ns ou vs. Ex. Quantos de ns iro / iremos conseguir o intento? Quais de vs traro / trareis o que pedi? Muitos de vocs no se responsabilizam por seu material. Pronomes Relativos: Quando o pronome relativo exercer a funo de sujeito, deveremos analisar o seguinte: A) Pronome Relativo que: o verbo concordar com o elemento antecedente. Ex. Fui eu que quebrei a vidraa. (Eu quebrei a vidraa) Fomos ns que telefonamos a voc. (Ns telefonamos a voc) Estes so os garotos que foram expulsos da escola. (Os garotos foram expulsos) B) Pronome Relativo quem: Quando o sujeito o pronome relativo "quem", utiliza-se o verbo na terceira pessoa do singular, ou este concorda com o seu antecedente, ou seja, flexionado de acordo com o sujeito. Ex: Fui eu quem trouxe os presentes. Fomos ns quem respondemos s questes.

CORUJO DE ALAGOINHAS Reviso 2011

Gramtica Prof Alda Pereira

CONCORDNCIA NOMINAL Introduo Leia a frase abaixo e observe as inadequaes: Aquele dois meninos estudioso leram livros antigo. Note que as inadequaes referem-se aos desajustes entre as palavras que a constituem. Para que a frase concorde, adequadamente, entre todos os termos, necessrio: Aquele concordar com a palavra dois; Estudioso concordar com meninos; Antigo concordar com livros. Fazendo-se os ajustes necessrios a frase ficar assim: Aqueles dois meninos estudiosos leram os livros antigos

Assim, concordncia nominal consiste na adaptao de uns nomes aos outros, harmonizando-se nas suas flexes com as palavras de que dependem. No decorrer deste tutorial veremos as regras de concordncia, bem como exemplos prticos sobre as mesmas. REGRA GERAL O artigo, o pronome, o adjetivo e o numeral devem concordar em gnero (masculino/feminino) e nmero (singular/plural) com o substantivo a que se refere. Exemplo: O alto ip cobre-se de flores amarelas. Adj. Adjetivo Faz duas horas que cheguei de viagem. Num. OUTROS CASOS DE CONCORDNCIA NOMINAL 1. Um adjetivo aps vrios substantivos 1.1 Quando os substantivos so do mesmo gnero h duas concordncias: a) assumir o gnero do substantivo e vai para o plural: exemplo: Encontramos um jovem e um homem preocupados. Adjetivo No exemplo acima o adjetivo assumiu o gnero masculino e foi para o plural. b) concordar s com o ltimo substantivo em gnero e nmero: Exemplo: Ela tem irmo e primo pequeno. Adjetivo Acima o adjetivo assumiu o gnero masculino e concordou s com o ltimo substantivo.

Observao: Quando os substantivos so do mesmo gnero as duas concordncias podem ser usadas, embora a primeira seja mais adequada porque mostra que a caracterstica atribuda aos dois substantivos. Se o ltimo substantivo estiver no plural, a concordncia s poder ficar no plural. CORUJO DE ALAGOINHAS Reviso 2011
4

Gramtica Prof Alda Pereira

Exemplo: Ele possui perfume e carroscaros. Se o adjetivo funcionar como predicativo, o plural ser obrigatrio. Exemplo: O irmo e o primo dele so pequenos. VL Predicativo 1.2 Quando os substantivos so de gneros diferentes tambm h duas possibilidades: a) ir para o masculino plural: Exemplo: Uma solicitude e um interesse mais que fraternos. (Mrio Alencar) b) concordar s com o substantivo mais prximo: Exemplo: A Marinha e o Exrcito brasileiro estavam alerta. Observao: No caso de substantivos de gneros diferentes o adjetivo ir para o masculino plural, se o adjetivo tiver a funo de predicativo. Exemplo: O aluno e a aluna esto reprovados. VL Predicativo 2. Um adjetivo anteposto a vrios substantivos A concordncia se dar com o substantivo mais prximo. Exemplo: Tiveste m idia e pensamento. Velhos livros e revistas estavam empilhados na prateleira. Observao: Quando o adjetivo exerce a funo de predicativo, ele pode concordar s com o primeiro ou ir para o plural. Exemplo: Ficou reprovada a aluna e o aluno. Ficaram reprovados a aluna e o aluno. Se o adjetivo anteposto referir-se a nomes prprios, o plural ser obrigatrio. Exemplo: As simpticas Lcia e Luana so irms. 3. Um substantivo e mais de um adjetivo Admitem-se duas concordncias: a) Quando o substantivo estiver no plural, no se usa o artigo antes dos adjetivos. Exemplo: Estudava os idiomas francs e ingls. b) Se o substantivo estiver no singular, o uso do artigo ser obrigatrio a partir do segundo adjetivo. Exemplo: Estudo a lngua inglesa, a francesa e a italiana. 4. bom, necessrio, proibido Essas expresses concordam obrigatoriamente com o substantivo a que se referem, quando for precedido de artigo. Caso contrrio so invariveis. Exemplo: Vitamina C bom para sade. necessria muita pacincia. 5. Um e outro (num e noutro) CORUJO DE ALAGOINHAS Reviso 2011
5

Gramtica Prof Alda Pereira

Nesse caso o substantivo fica no singular e o adjetivo vai para o plural. Exemplo: Numa e noutra questo complicadas ela se confundia. 6. Anexo, incluso, apenso, prprio, obrigado Por serem adjetivos, concordam com o substantivo a que se referem. Exemplo: Seguem anexos os acrdos. A procurao est apensa aos autos. Os documentos esto inclusos no processo. Obrigado, disse o rapaz. Elas prprias resolveram os exerccios. Observao A expresso em anexo invarivel. Exemplo: Em anexo segue a procurao Em anexo segue o despacho. 7. Mesmo, bastante Tanto pode ser advrbio como pronome. Quando for advrbio permanece invarivel. Quando pronome concorda com a palavra a que se refere. Exemplo: Os alunos mesmos resolveram o problema. Pronome Os alunos resolveram mesmo o problema. Nesse caso mesmo = realmente Advrbio Haviam bastantes razes para ela reclamar. Pronome Eles chegaram bastante cedo ao aeroporto. Advrbio 8. Menos, alerta So palavras invariveis. Exemplo: O Amazonas o Estado menos populoso do Brasil. Havia menos alunas na sala hoje. Os soldados estavam alerta. Observao Atualmente alerta vem sendo utilizada no plural. Exemplo: Nossos chefes esto alertas. 9. Meio Essa palavra pode ser numeral ou advrbio. a) Quando for numeral varivel e concorda com a palavra a que se refere. Exemplo: Tomou meia garrafa de champanhe. numeral Isso pesa meio quilo. numeral b) Se for advrbio invarivel. Exemplo: A porta estava meio aberta. Advrbio Ele anda meio cabisbaixo. Advrbio CORUJO DE ALAGOINHAS Reviso 2011
6

Gramtica Prof Alda Pereira

10. Muito, pouco, longe, caro Quando essas palavras funcionam como adjetivo variam de acordo com a palavra a que se referem. Se funcionarem como advrbio so invariveis. Exemplo: Muitos alunos compareceram formatura. Adjetivo Os perfumes eram caros. Adjetivo As mensalidades escolares aumentaram muito. Advrbio Vocs moram longe. Advrbio 11. S a) Quando tem o significado de sozinho(s) ou sozinha(s) essa palavra vai para o plural. Exemplo: Joana ficou s em casa. (sozinha) Lcia e Lvia ficaram ss. (sozinhas) b) Ela invarivel quando significa apenas/somente. Exemplo: Depois da guerra s restaram cinzas. (apenas) Eles queriam ficar s na sala. (apenas) Observao A locuo adverbial a ss invarivel. 12. Possvel Quando acompanhada de expresses superlativas (o mais, a menos, o melhor, a pior) varia conforme o artigo que integra as expresses. Exemplo: As previses eram aspiorespossveis. Recebemos a melhor notcia possvel. 13. Pronomes de tratamento Os pronomes de tratamento sempre concordam em 3 pessoa. Exemplo: Vossa Santidade est muito preocupado.

3 P.S CONCLUSO Neste material foi mostrada a concordncia nominal dos substantivos perante adjetivos, advrbio, pronomes e numerais. Vimos que adjetivos antepostos aos substantivos concordam com o mais prximo, porm se exerce a funo de predicativo pode concordar de duas maneiras: com o mais prximo ou ir para o plural. No caso do adjetivo vir aps vrios substantivos a concordncia j muda, pois se os substantivos forem do mesmo gnero h duas possibilidades: ir para o plural ou assumir o gnero do substantivo. Enfim, este material servir como base de estudos com relao a Concordncia Nominal, mas devemos nos lembrar que a Lngua Portuguesa requer bastante estudo e s estas orientaes no supriro tais necessidades. O aprofundamento dever ser feito atravs das Gramticas, dicionrios e afins. Regncia nominal a relao estabelecida entre os nomes - substantivo, adjetivo e advrbio, exigem complemento para completar-lhes o sentido. REGNCIA NOMINAL

CORUJO DE ALAGOINHAS Reviso 2011

Gramtica Prof Alda Pereira

A Regncia Nominal determina qual a preposio que devemos usar. Observe que no h regras especficas, pois a regncia de uma palavra um caso particular. Cada palavra pede seu complemento e rege sua preposio. acostumado a, com aflito com, por alheio a, de ambicioso de amizade a, por, com amor a, por ansioso de, para, por apaixonado de, por atencioso com, para conforme a constante de, em contente com, de, em, por curioso de devoo a, por, para, com falta a, com, para imune a, de junto a, de prefervel a prximo a, de respeito a, com, de, por, para situado a, em, entre ltimo a, de, em nico a, em, entre, sobre REGNCIA VERBAL

Mudana de Transitividade versus Mudana de Significado H verbos que, de acordo com a mudana de transitividade, apresentam mudana de significado. O conhecimento das diferentes regncias desses verbos um recurso lingustico muito importante, pois alm de permitir a correta interpretao de passagens escritas, oferece possibilidades expressivas a quem fala ou escreve. Dentre os principais, esto: AGRADAR 1) Agradar transitivo direto no sentido de fazer carinhos, acariciar. Por Exemplo: Sempre agrada o filho quando o rev. / Sempre o agrada quando Cludia no perde oportunidade de agradar o gato. / Cludia no perde oportunidade de agrad-lo. o rev.

2) Agradar transitivo indireto no sentido de causar agrado a, satisfazer, ser agradvel a. Rege complemento introduzido pela preposio "a". Por Exemplo: O cantor no agradou aos presentes. O cantor no lhes agradou. ASPIRAR 1) Aspirar transitivo direto no sentido de sorver, inspirar (o ar), inalar. CORUJO DE ALAGOINHAS Reviso 2011
8

Gramtica Prof Alda Pereira

Por Exemplo: Aspirava o suave aroma. (Aspirava-o) 2) Aspirar transitivo indireto no sentido de desejar, ter como ambio. Por Exemplo: Aspirvamos a melhores condies de vida. (Aspirvamos a elas) Obs.: como o objeto direto do verbo "aspirar" no pessoa, mas coisa, no se usam as formas pronominais tonas "lhe" e "lhes" e sim as formas tnicas "a ele (s)", " a ela (s)". Veja o exemplo: Aspiravam a uma existncia melhor. (= Aspiravam a ela) ASSISTIR 1) Assistir transitivo direto no sentido de ajudar, prestar assistncia a, auxiliar. Por Exemplo: As empresas de sade negam-se a assistir os idosos. As empresas de sade negam-se a assisti-los. 2) Assistir transitivo indireto no sentido de ver, presenciar, estar presente, caber, pertencer. Exemplos: Assistimos ao documentrio. No assisti s ltimas sesses. Essa lei assiste ao inquilino. Obs.: no sentido de morar, residir, o verbo "assistir" intransitivo, sendo acompanhado de adjunto adverbial de lugar introduzido pela preposio "em". Por Exemplo: Assistimos numa conturbada cidade.

CHAMAR 1) Chamar transitivo direto no sentido de convocar, solicitar a ateno ou a presena de. Por exemplo: Por gentileza, v chamar sua Chamei voc vrias vezes. / Chamei-o vrias vezes. prima. / Por favor, v cham-la.

2) Chamar no sentido de denominar, apelidar pode apresentar objeto direto e indireto, ao qual se refere predicativo preposicionado ou no. Exemplos: A torcida chamou o jogador mercenrio. A torcida chamou ao jogador mercenrio. A torcida chamou o jogador de mercenrio. A torcida chamou ao jogador de mercenrio. CUSTAR
9

CORUJO DE ALAGOINHAS Reviso 2011

Gramtica Prof Alda Pereira

1) Custar intransitivo no sentido de ter determinado valor ou preo, sendo acompanhado de adjunto adverbial. Por exemplo: Frutas e verduras no deveriam custar muito. 2) No sentido de ser difcil, penoso pode ser intransitivo ou transitivo indireto. Por exemplo: Muito custa viver to longe da famlia. Verbo Orao Subordinada Substantiva Subjetiva Intransitivo Reduzida de Infinitivo Custa-me (a mim) crer que tomou realmente aquela atitude. Objeto Orao Subordinada Substantiva Subjetiva Indireto Reduzida de Infinitivo Obs.: a Gramtica Normativa condena as construes que atribuem ao verbo "custar" um sujeito representado por pessoa. Observe o exemplo abaixo: Custei para entender o problema. Forma correta: Custou-me entender o problema. IMPLICAR 1) Como transitivo direto, esse verbo tem dois sentidos: a) dar a entender, fazer supor, pressupor Por exemplo: Suas atitudes implicavam um firme propsito. b) Ter como consequncia, trazer como consequncia, acarretar, provocar Por exemplo: Liberdade de escolha implica amadurecimento poltico de um povo. 2) Como transitivo direto e indireto, significa comprometer, envolver Por exemplo: Implicaram aquele jornalista em questes econmicas. Obs.: no sentido de antipatizar, ter implicncia, transitivo indireto e rege com preposio "com". Por Exemplo: Implicava com quem no trabalhasse arduamente.

SINTAXE DE COLOCAO Colocao dos Pronomes Oblquos tonos Fernanda, quem te contou isso? Fernanda, contaram-te isso?
10

CORUJO DE ALAGOINHAS Reviso 2011

Gramtica Prof Alda Pereira

Nos exemplos acima, observe que o pronome "te" foi expresso em lugares distintos: antes e depois do verbo. Isso ocorre porque os pronomes tonos (me, te, se, lhe, o, a, nos, vos, lhes, os, as) podem assumir trs posies diferentes numa orao: antes do verbo, depois do verbo e no interior do verbo. Essas trs colocaes chamam-se, respectivamente: prclise, nclise e mesclise. 1) Prclise Na prclise, o pronome surge antes do verbo. Costuma ser empregada: a) Nas oraes que contenham uma palavra ou expresso de valor negativo. Exemplos: Ningum o apoia. Nunca se esquea de mim. No me fale sobre este assunto. b) Nas oraes em que haja advrbios e pronomes indefinidos, sem que exista pausa. Exemplos: Aqui se vive. (advrbio) Tudo me incomoda nesse lugar. (pronome indefinido) Obs.: caso haja pausa depois do advrbio, emprega-se nclise. Por Exemplo: Aqui, vive-se. c) Nas oraes iniciadas por pronomes e advrbios interrogativos. Exemplos: Quem te convidou para sair? (pronome interrogativo) Por que a maltrataram? (advrbio interrogativo)

d) Nas oraes iniciadas por palavras exclamativas e nas optativas (que exprimem desejo). Exemplos: Como te admiro! (orao exclamativa) Deus o ilumine! (orao optativa) e) Nas conjunes subordinativas: Exemplos: Ela no quis a blusa, embora lhe servisse. necessrio que o traga de volta. Comprarei o relgio se me for til. f) Com gerndio precedido de preposio "em". Exemplos: Em se tratando de negcios, Em se pensando em descanso, pensa-se em frias. voc precisa falar com o gerente.

g) Com a palavra "s" (no sentido de "apenas", "somente") e com as conjunes coordenativas alternativas.

CORUJO DE ALAGOINHAS Reviso 2011

11

Gramtica Prof Alda Pereira

Exemplos: S se lembram de estudar na vspera das provas. Ou se diverte, ou fica em casa. h) Nas oraes introduzidas por pronomes relativos. Exemplos: Foi aquele colega quem me ensinou a matria. H pessoas que nos tratam com carinho. Aqui o lugar onde te conheci. 2) Mesclise Emprega-se a mesclise quando o verbo estiver no futuro do presente ou no futuro do pretrito do indicativo, desde que no se justifique a prclise. O pronome fica intercalado ao verbo. Exemplos: Falar-lhe-ei a teu respeito. (Falarei + lhe) Procurar-me-iam caso precisassem de ajuda. (Procurariam + me) Observaes: a) Havendo um dos casos que justifique a prclise, desfaz-se a mesclise. Por Exemplo: Tudo lhe emprestarei, pois confio em seus cuidados. (O pronome "tudo" exige o uso de prclise.) b) Com esses tempos verbais (futuro do presente e futuro do pretrito) jamais ocorre a nclise. c) A mesclise colocao exclusiva da lngua culta e da modalidade literria. 3) nclise A nclise pode ser considerada a colocao bsica do pronome, pois obedece sequncia verbo-complemento. Assim, o pronome surge depois do verbo. Emprega-se geralmente: a) Nos perodos iniciados por verbos (desde que no estejam no tempo futuro), pois, na lngua culta, no se abre frase com pronome oblquo. Exemplos: Diga-me apenas a verdade. Importava-se com o sucesso do projeto. b) Nas oraes reduzidas de infinitivo. Exemplos: Convm confiar-lhe esta responsabilidade. Espero contar-lhe isto hoje noite. c) Nas oraes reduzidas de gerndio (desde que no venham precedidas de preposio "em".) Exemplos: A me adotiva ajudou a criana, dando-lhe carinho e proteo. O menino gritou, assustando-se com o rudo que ouvira. CORUJO DE ALAGOINHAS Reviso 2011
12

Gramtica Prof Alda Pereira

d) Nas oraes imperativas afirmativas. Exemplos: Fale com seu irmo e avise-o do compromisso. Professor, ajude-me neste exerccio! Observaes: 1) A posio normal do pronome a nclise. Para que ocorra a prclise ou a mesclise necessrio haver justificativas. 2) A tendncia para a prclise na lngua falada atual predominante, mas iniciar frases com pronomes tonos no lcito numa conversao formal. Por Exemplo: Linguagem Informal: Me alcana a caneta. Linguagem Formal: Alcana-me a caneta.

3) Se o verbo no estiver no incio da frase, nem conjugado nos tempos Futuro do Presente ou Futuro do Pretrito, possvel usar tanto a prclise como a nclise. Exemplos: Eu me machuquei no jogo. Eu machuquei-me no jogo. As crianas se esforam para acordar cedo. As crianas esforam-se para acordar cedo.

Tuesday, January 09, 2007 Questes de Lngua Portuguesa para Vestibulares e Concursos Pblicos...

CORUJO DE ALAGOINHAS Reviso 2011

13

Gramtica Prof Alda Pereira

Questo 294026237 - Leia atentamente o perodo reproduzido na figura acima. Reflita sobre seu contedo e indique a alternativa incorreta: a) De acordo com a norma culta da Lngua Portuguesa, existe ambigidade no texto. Devido ambigidade, a anlise gramatical no permite afirmar se as fezes a serem recolhidas so do cachorro ou de seu dono. b) Se o perodo fosse escrito na segunda pessoa do singular, no haveria dvida quanto procedncia das fezes a serem recolhidas. c) O sujeito oculto do imperativo o mesmo para as duas oraes que compem o perodo (sujeito oculto: voc). d) As flexes verbais "mantenha" e "recolha", caractersticas do Presente do Subjuntivo, denotam o desejo da Administrao Pblica no que diz respeito destinao das fezes lanadas no jardim. e) O perodo composto por duas oraes, separadas pela conjuno "e". Se a posio das oraes estivesse invertida, no haveria ambigidade interpretativa.

Abaixo, alguns temas que podero ser abordados nas provas dos Processos Seletivos (Vestibulares e ENEM) 2011/2012.

CORUJO DE ALAGOINHAS Reviso 2011

14

Gramtica Prof Alda Pereira

* *Oriente Mdio: o princpio de uma nova era. *Educao: a base para a justia social. * Homofobia: violncia contra os direitos humanos. *Legalizao da maconha: este o caminho? *Incluso social *Igualdade de gnero *O jovem e a democracia. * Juventude e responsabilidade social: assim que se faz um Brasil para todos. *Os benefcios da prtica esportiva para o indivduo e para a sociedade. * Em que mundo voc quer viver? (Considere os impactos ambientais e o comportamento humano diante do meio ambiente) * Os desastres naturais no Brasil: acidentes ou a natureza em resposta ao homem? *A ditadura no Brasil. Por que os crimes ainda no foram punidos?

CORUJO DE ALAGOINHAS Reviso 2011

15

Gramtica Prof Alda Pereira

*Juventude: tempo de mudanas e tempo de mudar.(Quais as perspectivas polticas e sociais da juventude

nacional?) *Incluso digital: um direito de todo brasileiro. * O trabalho escravo no Brasil: uma realidade intrigante.

Pulseira do sexo.I Bulling: um ato de violncia e preconceito. Biotica Problemas na camada de oznio (Um tema atual que vem trazendo muitos impactos ao planeta e ao nosso DNA) Imprensa x democracia. Brasil da copa e Brasil na copa do mundo. Pr-sal x sustentabilidade. O paradoxo entre a imagem externa do Brasil e os problemas sociais enfrentados em nvel interno. A pedofilia na Igreja Catlica. As tragdias naturais. A violncia urbana. O voto: exerccio de cidadania. Fontes limpas de energia. Como? Ficha limpa. Craque no Brasil. Poltica e responsabilidade social. Educao: princpio para a igualdade social. Ditadura militar no Brasil: um perodo do qual o brasilerio deve se envergonhar. At quando ir a impunidade? Crack, droga cinco vezes mais potente que a cocana: o vilo que assola a juventude brasileira.

CORUJO DE ALAGOINHAS Reviso 2011

16

Gramtica Prof Alda Pereira

You might also like