You are on page 1of 6

AUTISMO - TRANSTORNO INVASIVO DO DESENVOLVIMENTO (T.I.D.

A palavra vem do grego autos, que significa si mesmo referindo-se a algum retrado e absorto em sim mesmo. O autismo o mais grave distrbio da comunicao humana. um transtorno do desenvolvimento e pode ser definido pelo comprometimento da chamada trade, ou seja, as trs reas nobres do desenvolvimento humano: a comunicao, a interao social e a imaginao. Normalmente aparece durante os trs primeiros anos de vida, podendo no ser evidenciados aos pais, dependendo de sua conscientizao e gravidade da doena. Foi definido em 943 por Leo Kanner, psiquiatra austraco residente em Baltimore, EUA. Mas somente em 1980, no DSM-III (Manual Diagnstico e Estatstico de Transtornos Mentais, 3 ed.), foi reconhecido como uma condio clnica distinta. Antes disso as crianas recebiam o diagnstico de esquizofrenia infantil. De acordo com a definio de Kanner, ocorre em aproximadamente em 5 a cada 10.000 nascimentos. A ocorrncia trs vezes maior, se for utilizada uma definio de autismo mais ampla, englobando tambm casos com nveis variados de comportamento muito prximo ao do autista. O autismo quatro vezes mais comum no sexo masculino, tm sido encontrados em todo o mundo, em famlias de todas as etnias e classes sociais . Segundo Kaplan e Cols. (1997), o autismo pertence ao grupo dos transtornos invasivos de desenvolvimento (T.I.D.). Esses transtornos se traduzem por um grupo de condies psiquitricas nas quais as habilidades sociais, o desenvolvimento da linguagem e o repertrio comportamental esperados no se desenvolvem adequadamente ou so perdidos no incio da infncia e geralmente afetam vrias reas de desenvolvimento causando disfunes persistentes. O transtorno autista (autismo infantil) o mais conhecido dos transtornos invasivos do desenvolvimento, caracterizado por comprometimentos persistente nas interaes sociais recprocas, desvios na comunicao e padres comportamentais restritos e estereotipados. Estatisticamente, no Brasil, devem existir de 65.000 a 195.000 autistas, baseado na proporo internacional, j que nenhum levantamento deste tipo foi realizado. O autismo um problema que afeta profundamente toda a famlia, que a partir de chegada de uma criana autista, precisa modificar profundamente todos os seus hbitos de vida, bem como receber apoio emocional para conviver com a sndrome.

Considerando ainda a falta de informao e a escassez de tratamento especializado para este mal, o problema toma propores maiores.

SINTOMAS
Segundo o DSM-IV, (Manual Diagnstico e Estatstico de Transtornos Mentais, 4 ed.), as caractersticas essenciais desse transtorno so um desenvolvimento acentuadamente anormal ou prejudicado na interao social e comunicao e um repertrio marcadamente restrito de atividades e interesses. As variaes dos transtornos dependem do nvel de desenvolvimento e da idade cronolgica do indivduo. O prejuzo na interao social amplo e persistente , havendo um comprometimento marcante no uso de mltiplos comportamentos no verbais (contato visual direto, expresso facial, posturas e gestos corporais), que regulam a interao social e a comunicao. O prejuzo na comunicao do mesmo modo marcante e persistente , afetando tanto as habilidades verbais quanto as no verbais. Os portadores do transtorno autista tm padres restritos, repetitivos e estereotipados de comportamentos, interesses e atividades. Aproximadamente 60% dos autistas apresentam valores de QI abaixo de 50, 20% deles oscilam entre 50 e 70 e outros 20% tem valores acima de 70. A maioria mostra uma variao ampla de desempenho em testes diferentes e em ocasies diferentes de aplicao dos testes. Muitas das crianas autistas apresentam habilidades especiais, como quebra-cabeas, mas manifestam grave retardo em outras reas. Sendo,portanto de vital importncia um tratamento multidisciplinar especfico para minimizar as dificuldades estabelecidas por essa patologia.

O autismo no pode ser diagnosticado apenas a partir de um s sintoma, necessrio que estejam presentes simultaneamente os sintomas principais o que acontece, por vezes, antes dos 3 anos. Ao longo da vida h uma evoluo dos sintomas, relacionada com as caractersticas dos diferentes nveis etrios e com as caractersticas individuais. A pessoa com autismo um indivduo nico e no deixa de passar por todas as etapas da vida como qualquer outro ser humano.

O beb com autismo pode:

-demonstrar indiferena, falta de interesse pelas pessoas e pelo ambiente, medos estranhos; -no dar resposta ou ento d respostas diferentes das dadas pelos outros bebs; -ter problemas de alimentao, ou de suco; -ter falta de interesse pela comida; rejeio ou preferncia por certos alimentos; -ter problemas de sono; -chorar muito ou nunca chorar. At aos 12 meses podem aparecer comportamentos repetitivos, restritivos ou estereotipados (bater palmas, rodar objectos, abanar a cabea). A criana pode ter interesses obsessivos pela luz, por um brinquedo ou objecto. Pode tardar a andar. At aos 24 meses, manifesta-se a ausncia ou dificuldade de comunicao verbal e gestual. A linguagem pode tardar ou no aparecer. A criana pode no manifestar interesse pelas actividades de autonomia que comeam geralmente nessa idade (querer comer sozinho e vestir-se sozinho); d respostas inadequadas aos estmulos sensoriais: tem hipo ou hiper sensibilidade ao frio e ao calor, luz, dor ou a certas texturas. H falta de correlao da causa efeito. Depois dos 2 anos, a criana pode no brincar normalmente, no entrar em brincadeiras com pares ou com o grupo. A esta altura, os problemas do domnio cognitivo, especialmente de linguagem, comeam a estar presentes. A criana com autismo usa a ecollia frequentemente. Fala, utilizando padres repetitivos e no usa o sim e o no; inverte os pronomes; escolhe palavras cujo som lhe agrada e repete-as fora do contexto. No compreende os sentidos figurados. O perodo dos 3 aos 6 anos uma etapa muito difcil para a criana e para os pais, pois a deficincia manifesta-se claramente. Podem aparecer comportamentos agressivos, birras sem causa aparente, medos excessivos ou irracionais em situaes dirias. Dos 6 anos adolescncia alguns dos sintomas mais perturbadores de comportamento tendem a diminuir. Mas o autismo permanece, como uma incapacidade, para o resto da vida. Com educao adequada, os sintomas podem no ser to patentes e haver uma melhoria da qualidade de vida. Por outro lado, um ambiente inadequado ou a falta de uma educao apropriada, podem levar a uma regresso e/ou perda de capacidades previamente adquiridas e ainda degradao de comportamentos como a auto-mutilao, gritos, destruio

Caractersticas e Sintomas comuns:

CAUSAS
Quando o autismo foi diagnosticado pela primeira vez h quase 60 anos, os psiquiatras acreditavam que se tratava de um distrbio psicolgico, reflexo das atitudes de maus pais, ou mais especificamente, de uma me fria e distante. Quer dizer: como se no bastasse a dificuldade de ter um filho autista, pelo menos duas geraes de pais ainda levaram a culpa pela sndrome de seus filhos. A partir dos anos 60, essa tese perdeu credibilidade e hoje ningum tem mais dvidas de que o autismo um transtorno de origem biolgica e nada ou pouco tem a ver com comportamento. Ainda no se sabe bem que regies do crebro seriam

afetadas. Autpsias revelam que as clulas da regio lmbica responsvel por mediar o comportamento social so menores e mais condensadas nos autistas, sugerindo uma interrupo precoce no desenvolvimento dessa parte do seu sistema nervoso . Mas isto apenas uma hiptese. Por trs dos fatores que determinam o autismo, diversas hipteses vm sendo levantadas, tais como: Gentica: Evidncias colocam a gentica como a mais provvel causa do autismo. Irmos de autistas tm 25 vezes mais chances de sofrer da sndrome. Entre irmos gmeos, essas chances so 375 vezes maiores. O mais intrigante que apenas 20% dos autistas so do sexo feminino. Doenas infecciosas: Pesquisas indicam que infeces pr-natais como rubola, caxumba, sfilis e herpes podem estar relacionados com as causas de autismo. Mas no se sabe ainda qual interao de vrus e bactrias determinaria a ocorrncia da sndrome. No Brasil, a pesquisadora paulista Eneida Matarazzo est publicando uma polmica tese sobre o assunto. Mdica do Departamento de Psiquiatria do Hospital das Clnicas em So Paulo, Eneida defende que alguns casos de autismo tm origem numa resposta errada do sistema imunolgico a determinados tipos de vrus e bactrias. Depois de usar medicamentos imunossupressores em crianas que apresentaram quadros de autismo aps infeces bacterianas, ela diz que conseguiu em alguns casos reverter os sintomas. Intoxicao qumica e ambiental: Na cidade de Leomenster, em Massachusetts, Estados Unidos, foi encontrada uma incidncia maior de autismo num local onde j esteve instalada uma fbrica de lentes para culos de sol. O interessante que a proporo mais alta de casos de autismo estava nas casas situadas exatamente na direo da fumaa trazida pelo vento das chamins da fbrica. A hiptese considerada em vrios estudos sobre a incidncia de autismo.

PREVENO
A preveno deve ser vista como um programa abrangente de medidas dirigidas em trs nveis: Preveno Primria: No tendo tendo sido possvel, at ento determinar todas as causas que levam o Autismo, a Preveno Primria acontece no nveis das prevenes das deficincias em geral, tais sejam: cuidados pr-natais, que envolvam a sistematizao da obrigatoriedade de imunizao de doenas prprias da infncia, e aconselhamento gentico.

Tambm devem ser considerados fundamentais os cuidados pr-natais como a ateno ao parto, atendimento da criana nvel berrio e puericultura, para evitar e identificar procedimento quaisquer afeces que acometam nesse perodo. Preveno Secundria: Concebe-se uma possvel identificao precoce dos primeiros sinais de atraso no desenvolvimento da criana que sugira um possvel caso de autismo, que permita evitar a evoluo para um quadro de autismo completo. Preveno Terciria: Concebe-se uma interveno bio-psico-social para a habilitao do indivduo autista de forma a possibilitar o resgate de suas potencialidades e promover o seu desenvolvimento.

TRATAMENTO
Uma educao altamente estruturada, previsvel e voltada para o desenvolvimento de habilidades individuais, tem se mostrado muito eficiente em todo mundo. Habilidades de linguagem e sociais devem ser desenvolvidas o mximo possvel. As famlias necessitam de apoio, como todas as famlias onde um dos membros apresente um distrbio permanente. Deve-se tomar cuidado em evitar conselheiros familiares no esclarecidos que, erroneamente atribuem autismo a atitudes ou comportamentos dos pais. A assistncia clnica de profissionais especializados como mdico, fisioterapeuta, fonoaudiloga, psicloga, pedagoga, psicopedagoga, terapeuta ocupacional, nutricionista so fundamentais, podendo representar graus variados de evoluo, bem como melhor entendimento dos transtornos autistas, melhoria nas relaes interpessoais, representando melhora na qualidade de vida tanto das pessoas acometidas, como seus familiares e pessoas prximas.

You might also like