You are on page 1of 12

APOSTILA DIREITO ELEITORAL 2012 PARTE I

PROF. RODRIGO SOUZA


INTRODUO A democracia no Brasil conceituada como semi-direta, considerando a possibilidade do cidado participar da formao da vontade poltica nacional, seja atravs de seus representantes eleitos, seja diretamente. Tal afirmao pode ser retirada da anlise do art. 1 nico da Constituio Federal: Dispe o art. 1 em seu paragrfo nico: Pargrafo nico - Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituio. DA DEMOCRACIA PARTICIPATIVA (a) Plebiscito e referendo. Iniciativa Popular Os principais institutos da democracia direta (participativa) no Brasil so a iniciativa popular, o referendo popular e o plebiscito1. A iniciativa popular configura-se como a possibilidade de incio do processo legislativo pelo povo, desde que atendidos os requisitos previstos no art. 61 2 de nossa Constituio: CF 88 Art. 61 2 - A iniciativa popular pode ser exercida pela apresentao Cmara dos Deputados de projeto de lei subscrito por, no mnimo, um por cento do eleitorado nacional, distribudo pelo menos por cinco Estados, com no menos de trs dcimos por cento dos eleitores de cada um deles.

Lei 9709/98 Art. 2. Plebiscito e referendo so consultas formuladas ao povo para que delibere sobre matria de acentuada relevncia, de natureza constitucional, legislativa ou administrativa. (...)
1

1. O plebiscito convocado com anterioridade a ato legislativo ou administrativo, cabendo ao povo, pelo voto, aprovar ou denegar o que lhe tenha sido submetido.. 2. O referendo convocado com posterioridade a ato legislativo ou administrativo, cumprindo ao povo a respectiva ratificao ou rejeio.

APOSTILA DIREITO ELEITORAL 2012 PARTE I


PROF. RODRIGO SOUZA
O referendo a forma de manifestao popular pela qual o eleitor aprova ou rejeita uma atitude governamental j manifestada (exemplo: quando uma emenda constitucional ou um projeto de lei aprovado pelo Poder Legislativo submetido aprovao ou rejeio dos cidados antes de entrar em vigor). O plebiscito a consulta popular prvia pela qual os cidados decidem ou demonstram sua posio sobre determinadas questes. A convocao de plebiscitos de competncia exclusiva do Congresso Nacional quando a questo for de interesse nacional. A autorizao e a convocao do referendo popular e do plebiscito so da competncia exclusiva do Congresso Nacional, nos termos do artigo 49, inciso XV, da Constituio Federal, combinado com a Lei n. 9.709/98 (em especial os artigos 2. e 3.). DO SUFRGIO UNIVERSAL O artigo 14 da Constituio Federal explicita que no Brasil a soberania popular exercida pelo sufrgio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos (democracia indireta), e, nos termos da lei, mediante iniciativa popular, referendo e plebiscito, instrumentos da democracia direta (tambm denominada participativa). A esse exerccio misto da soberania popular, eleio direta dos parlamentares e dos chefes do executivo democracia indireta ou representativa e iniciativa popular, plebiscito e referendo democracia participativa -, d-se o nome de democracia semi-direta. A democracia indireta, como vimos, representativa. Conforme nos ensina o grande mestre Kildare Gonalves o fundamento jurdico da representao poltica o procedimento eleitoral que vem definido na Constituio e nas Leis. Excepcionalmente, poderemos ter eleies indiretas no Brasil, conforme previsto no art. 81 1 da Constituio Federal. Tal fato ocorrer no caso de vacncia dos cargos de Presidente e Vice nos dois ltimos anos do mandato. Nesse caso, dever ser realizada uma nova eleio pelo Congresso Nacional no prazo de 30 dias da ltima vaga. O eleito somente completar o mandato.

APOSTILA DIREITO ELEITORAL 2012 PARTE I


PROF. RODRIGO SOUZA
Nesse contexto, cabe destacar que a Jurisprudncia do Tribunal Superior Eleitoral era no sentido de que as eleies indiretas se aplicavam somente no caso de vacncia no eleitoral. No entanto, hoje o TSE mudou tal entendimento. Mandado de Segurana. Resoluo do Tribunal Regional. Determinao de eleies diretas. Cassao de prefeito e vice. Vacncia no segundo binio do mandato. Art. 81, 1, da Constituio Federal. Aplicao aos estados e municpios. Ordem concedida. 1. Aplica-se, aos estados e municpios, o disposto no art. 81, 1, da Constituio Federal, que determina a realizao de eleio indireta, se ocorrer vacncia dos cargos de Presidente e Vice-Presidente da Repblica nos dois ltimos anos do mandato, independentemente da causa da vacncia. Precedentes da Corte. 2. Ordem concedida para determinar a realizao de eleies indiretas no Municpio de Poo/PE, a cargo do Poder Legislativo local. (Ac. de 26.6.2008 no MS n 3.643, rel. Min. Marcelo ribeiro.) Agravo regimental. Provimento. Mandado de segurana. Negativa de seguimento. Renovao do pleito (art. 224, CE). Permanncia do segundo colocado. Deciso teratolgica. Presidente da cmara de vereadores. Legitimao. Segurana concedida. 1. No caso da aplicao do art. 224 do CE, o Presidente do Legislativo Municipal o nico legitimado a assumir a chefia do Executivo Municipal interinamente, at a realizao do novo pleito. 2. Agravo regimental provido. (Ac. de 4.9.2008 no AgRgMS n 3.757, rel. Min. Marcelo Ribeiro.) Sufrgio x Voto No que diz respeito diferena entre sufrgio e voto. Aquele representa o direito de participar do processo poltico e o voto seria um dos modos de externar esse direito. O sufrgio universal na medida que a possibilidade de participar do processo poltico conferida aos cidados, sem que haja restries de cunho intelectual ou econmico. Desse modo: 3

APOSTILA DIREITO ELEITORAL 2012 PARTE I


PROF. RODRIGO SOUZA
Sufrgio Universal ocorre quando no h discriminao para seu exerccio em funo do grau de instruo, do patrimnio e do sexo, como no caso do Brasil. Sufrgio Restrito ao contrrio, somente exercido por indivduos que possuam determinada qualificao econmica ou de capacidades especiais, sendo discriminatrio. Pode ser censitrio (restrito a indivduos que apresentem determinada qualificao econmica, como o pagamento de imposto, renda mnima etc.) ou capacitrio (baseado em capacitao intelectual, como exigir determinado grau de instruo)

DOS DIREITOS POLTICOS

Nesse sentido, o direito eleitoral o ramo do Direito Pblico composto por um conjunto de normas destinadas a regular os deveres dos cidados em suas relaes polticas com o Estado. O foco principal do estudo do direito eleitoral recai sobre os direitos polticos. Tais direitos esto disciplinados nos art. 14 a 16 da Constituio Federal2. Os direitos polticos podem ser classificados em positivos ou negativos, conforme tradicional diviso nos apresentada por Jos Afonso da Silva: Direitos Polticos Positivos

So as normas que asseguram a participao no processo poltico. Garantem a participao do povo na gesto e controle da coisa pblica, seja pelo direito de participao popular: atravs da iniciativa legislativa popular, o direito de propor a ao popular e o direito de organizar e participar de partidos polticos, seja atravs das vrias modalidades de direito de sufrgio: direito de voto nas eleies, direito de elegibilidade (de ser votado), direito de voto nos plebiscitos e referendos. Por sua vez os direitos polticos positivos podem ser divididos na capacidade eleitoral ativa (direito de votar) ou capacidade eleitoral passiva (direito de ser votado).
Conforme lembra Pedro Henrique Tvora Neles, citando, Jos Afonso da Silva, embora a Constituio conceba os direitos polticos, em sentido estrito, o conceito mais amplo, indo alm do direito de sufrgio para alcanar o direito de propor ao popular e o direito de organizar e participar de partidos polticos.
2

APOSTILA DIREITO ELEITORAL 2012 PARTE I


PROF. RODRIGO SOUZA
Direitos Polticos Negativos

Tratam-se das normas constitucionais restritivas e impeditivas do direito do cidado de participar do processo poltico e nos rgos governamentais, privando o cidado do direito de eleger e ser eleito, de exercer atividade poltico partidria ou de exercer funo pblica. AQUISIO DA CIDADANIA (a) Alistamento Eleitoral e Voto O alistamento eleitoral, para grande parte da doutrina configura-se como a primeira fase do processo eleitoral. a formalizao da aquisio de direitos polticos pelo nacional. Com o alistamento eleitoral o cidado adquire a capacidade eleitoral ativa (direito de votar) De acordo com a Constituio Federal, que o alistamento e o voto so obrigatrios para os maiores de 18 anos. Obviamente, no para todos. No art. 14 1, II, a Constituio Federal dispe acerca da facultatividade do alistamento e do voto: Maiores de 70 anos Analfabetos Maiores de 16 anos e maiores de 18 anos

A Resoluo 21538/2003 dispe no art. 80 6 que existe a dispensa de apresentao de justificativa para os acima mencionados, salvo quando maiores de 80 anos. Todavia, o TSE decidiu no Acrdo 649 afastar a expresso maiores de 80 anos. O que nos parece o mais lgico, ou seja, um idoso com 71 anos, alistado, que no votar, no precisaria justificar. Agora, uma pessoa com 82 anos que no comparecesse para justificar a ausncia do voto, poderia ter o cancelamento da inscrio como eleitor.3

Deve-se destacar que para os acima estabelecidos, caso seja efetivado o alistamento eleitoral permanecer facultativo o voto. No que diz respeito aos analfabetos correto afirmar que esses possuem capacidade eleitoral ativa. Todavia, no possuem capacidade eleitoral passiva.

Desde que deixasse de votar e justificar por trs eleies consecutivas.

APOSTILA DIREITO ELEITORAL 2012 PARTE I


PROF. RODRIGO SOUZA
O alistamento eleitoral vedado para os estrangeiros e para os conscritos, que so os militares durante o servio militar obrigatrio. Tambm vedado o alistamento eleitoral dos menores de 16 anos. Entretanto, o menor com quinze anos poder alistar-se como eleitor, desde que complete 16 anos at o dia da eleio. O Cdigo Eleitoral dispe que no podem ser eleitores aqueles que no saibam exprirmir-se na lngua nacional. (Art. 5, II, CE/65) Analisando-se, ainda, a situao do conscrito, o TSE apreciando a Consulta n 9.881/90 entendeu que o eleitor inscrito, ao ser incorporado para a prestao do servio militar obrigatrio, deve ter sua inscrio mantida, porm ficar impedido de votar, fundamentando a v. deciso com o art. 6, inciso II, alnea c do CE Resoluo 15.072, de 28.2.89. Em seu artigo 6., o Cdigo Eleitoral (Lei n. 4.737/65) tambm faculta o alistamento do invlido e dos que se encontram fora do pas. Faculta, ainda, o voto dos enfermos, dos que se encontram fora de seu domiclio e dos servidores pblicos em servio que os impea de votar. O eleitor obrigado a votar, que se encontra no exterior no dia da votao, tem o prazo de 30 dias contados de seu ingresso no pas para justificar sua falta perante o juiz de sua zona eleitoral. No caso de estar no pas, o eleitor, que tinha obrigao de votar e no o fez, tem o prazo de 60 dias para justificar sua ausncia. Sobre o prazo mximo para o requerimento de alistamento deve-se analisar o art. 91 da Lei 9504/97: nenhum requerimento de alistamento eleitoral ou transferncia de domiclio eleitoral ser recebido dentro dos cento e cinqenta dias anteriores eleio. Desse modo o prazo mximo para os nacionais efetivarem o alistamento eleitoral o 151 dia anterior eleio. Nos arts. 71 a 81 O Cdigo Eleitoral elenca as hipteses de cancelamento e excluso do alistamento eleitoral. Segundo Pinto Ferreira: O Cancelamento se realiza quando a inscrio de que se trata deixa de existir, como nas hipteses de pluralidade de inscries, quando elas so canceladas, ou na de transferncia do eleitor para outra zona ou circunscrio . A excluso feita contra o prprio eleitor, que deixa de ser eleitor, at que cesse o motivo da excluso, quando poder novamente pleitear e requerer a sua inscrio.

APOSTILA DIREITO ELEITORAL 2012 PARTE I


PROF. RODRIGO SOUZA
Para Djalma Pinto: O cancelamento a retirada do nome do cidadao do rol dos eleitores. Excluso, por sua vez, o processo atravs do qual se realiza o cancelamento da inscrio. Durante o processo e at a excluso pode o eleitor votar validamente (art. 72). Saliente-se que a ocorrncia de excluso ou cancelamento no prejudica a aplicao das sanes penais correspondentes. As causas de cancelamento da inscrio eleitoral (o alistamento eleitoral uma das condies de elegibilidade) esto explicitadas no artigo 71 do Cdigo Eleitoral. So elas: I infrao do artigo 5. do Cdigo Eleitoral, que veda o alistamento como eleitores dos que no saibam exprimir-se na lngua nacional (conceito que no restringe o alistamento e o voto dos deficientes que tm capacidade de expressar sua vontade) ou que estejam privados dos seus direitos polticos; II infrao do artigo 42 do Cdigo Eleitoral, que veda o alistamento dos que esto privados temporria ou definitivamente dos direitos polticos; III a suspenso ou perda dos direitos polticos; IV a pluralidade de inscries; V o falecimento do eleitor, devendo o cartrio de registro civil, at o dia 15 de cada ms, enviar ao Juiz eleitoral a comunicao dos bitos dos cidados alistados; VI deixar de votar em trs eleies consecutivas. Nesse ltimo caso ser cancelada a inscrio do eleitor que se abstiver de votar em trs eleies consecutivas, salvo se houver apresentado justificativa para a falta ou efetuado o pagamento da multa, ficando excludos do cancelamento os eleitores que, por prerrogativa constitucional, no estejam obrigados ao exerccio do voto.

JURISPRUDNCIA DO TSE SOBRE ALISTAMENTO ! Alistamento eleitoral. Exigncias. So aplicveis aos indgenas integrados, reconhecidos no pleno 7

APOSTILA DIREITO ELEITORAL 2012 PARTE I


PROF. RODRIGO SOUZA
exerccio dos direitos civis, nos termos da legislao especial (Estatuto do ndio), as exigncias impostas para o alistamento eleitoral, inclusive de comprovao de quitao do servio militar ou de cumprimento de prestao alternativa.. (Res. no 20.806, de 15.5.2001, rel. Garcia Vieira.) .(...) Cabimento de recurso contra deciso de juiz eleitoral. Arts. 29, II, a, e 80 do Cdigo Eleitoral. Recurso provido. I . Ao delegado de partido facultado recorrer no s da sentena de excluso, mas ainda da que mantm a inscrio eleitoral (art. 80 c.c. o art. 29, II, a, do Cdigo Eleitoral). II . O Ministrio Pblico Eleitoral parte legtima para interpor o recurso de que trata o art. 80 do Cdigo Eleitoral (Ag no 4.459/SP, rel. Min. Luiz Carlos Madeira, DJ de 21.6.2004). (...). (Ac. no 21.644, de 2.9.2004, rel. Min. Peanha Martins.)

Alistamento eleitoral. Impossibilidade de ser efetuado por aqueles que prestam o servio militar obrigatrio. Manuteno do impedimento ao exerccio do voto pelos conscritos anteriormente alistados perante a Justia Eleitoral, durante o perodo da conscrio.. (Res. no 20.165, de 7.4.98, rel. Min. Nilson Naves.) Alistamento eleitoral. Militares. Obrigatoriedade. CF, art. 14 2o. O alistamento eleitoral obrigatrio para os militares, exceto os conscritos, enquanto durar o servio militar obrigatrio.. (Res. no 15.945, de 16.11.89, rel. Min. Octvio Gallotti.) .1. Eleitor. Servio militar obrigatrio. 2. Entendimento da expresso .conscrito. no art. 14, 2o da CF. 3. Aluno de rgo de formao da reserva. Integrao no conceito de servio militar obrigatrio. Proibio de votao, ainda que anteriormente alistado. 4. Situao especial prevista na Lei no 5.292. Mdicos, dentistas, farmacuticos e veterinrios. Condio de servio militar obrigatrio. 5. Servio militar em prorrogao ao tempo de soldado engajado. Implicao do art. 14, 2o da CF.. NE: .(...) Nessa situao, esto abrangidos pela proibio do art. 8

APOSTILA DIREITO ELEITORAL 2012 PARTE I


PROF. RODRIGO SOUZA
14, 2o da CF, isto , no podem se alistar. (...). (Res. no 15.850, de 3.11.89, rel. Min. Roberto Rosas.) .(...) 2. Alistamento. Policiais militares. CF, art.14, 2o. Os policiais militares, em qualquer nvel de carreira so alistveis, tendo em vista a inexistncia de vedao legal.. (Res. no 15.099, de 9.3.89, rel. Min. Villas Boas.)

DOMICLIO ELEITORAL. CONCEITO, TRANSFERNCIA E PRAZOS. O conceito de domiclio eleitoral no se confunde com o de domicilio civil. Nesse sentido, dispe o artigo 42 do Cdigo Eleitoral: caso o alistando tenha mais de uma residncia, qualquer uma delas ser considerada como domiclio eleitoral.. Assim dispe a jurisprudncia do TSE: Domiclio eleitoral. O domiclio eleitoral no se confunde, necessariamente, com o domiclio civil. A circunstncia de o eleitor residir em determinado municpio no constitui obstculo a que se candidate em outra localidade onde inscrito e com a qual mantm vnculos (negcios, propriedades, atividades polticas). ( Ac. n 18.124, de 16.11.2000, rel. Min. Garcia Vieira, red. designado Min. Fernando Neves.) (...). 1. O TSE, na interpretao dos arts. 42 e 55 do CE, tem liberalizado a caracterizao do domiclio para fim eleitoral e possibilitado a transferncia ainda quando o eleitor no mantenha residncia civil na circunscrio vista de diferentes vnculos com o municpio (histrico e precedentes). (...) NE : Histrico da exigncia de prazo mnimo de domiclio eleitoral na circunscrio. ( Ac. n 18.803, de 11.9.2001, rel. Min. Seplveda Pertence.)

APOSTILA DIREITO ELEITORAL 2012 PARTE I


PROF. RODRIGO SOUZA
Com relao ao conceito de domiclio eleitoral para fins de pretenso aos cargos eletivos, a Lei 9504/97 em seu artigo 9 assevera que os candidatos devem possuir domiclio eleitoral na circunscrio em que pretendem concorrer pelo prazo mnimo de um ano antes da eleio. Desse modo, um governador dever possuir domiclio eleitoral no Estado, pelo prazo mnimo de um ano. Por outro lado o prefeito, dever possuir domiclio no respectivo municpio pelo prazo de um ano. Importante observar que, conforme entende o TSE, o detentor de mandato eletivo que transferiu seu domiclio eleitoral para outra unidade da Federao pode ser candidato para o mesmo cargo pelo seu novo domiclio. A transferncia do domiclio eleitoral, nesse caso, no ir acarretar a perda do mandato. A transferncia do domiclio eleitoral dever ser requerida ao juiz do novo domiclio, antes dos 150 dias anteriores eleio. Registre-se, desde logo, que o eleitor no obrigado a transferir o domiclio eleitoral. Entretanto, caso o eleitor no comparea para votar, dever justificar sua ausncia no prazo de 60 dias contados da eleio. Os requisitos para transferncia esto previstos no art. 55 do Cdigo Eleitoral e atualizados pela Resoluo 21538/03 do TSE: 1. Residncia mnima de trs meses no novo domiclio, declarada pelo eleitor sob as penas da lei. 2. Decurso de um ano do alistamento ou da ltima transferncia. 3. Requerimento at o 151 dia anterior eleio. 4. Quitao com as obrigaes eleitorais No caso de remoo de servidor pblico ou militar, os requisitos 1 e 2 so dispensados. Essa regra aplicar-se- aos membros da famlia. Outro ponto a ser destacado a possibilidade de recursos no processo de transferncia do domiclio eleitoral. O eleitor que teve indeferido o requerimento de transferncia poder recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral no prazo de 5 dias. No caso de deferimento, os delegados de partidos podero recorrer no prazo de 10 dias ao Tribunal Regional Eleitoral. Esse Tribunal ir julgar os recursos no prazo de cinco dias. (Resoluo 21538/2003)

10

APOSTILA DIREITO ELEITORAL 2012 PARTE I


PROF. RODRIGO SOUZA
(b) Perda ou Suspenso dos direitos polticos O art. 15 da Constituio Federal dispe que os direitos polticos no podem ser cassados. O cidado pode, excepcionalmente, ser privado definitivamente de seus direitos polticos ocorre atravs da perda dos direitos polticos. Pode ocorrer tambm a privao temporria dos direitos polticos do cidado o que ocorre atravs da suspenso dos direitos polticos. Registre-se que o art. 15 da Constituio Federal no dispe quais seriam as causas de perda ou suspenso. Adoto, portanto, abstraindo-se posies doutrinrias divergentes, o posicionamento dado pela Resoluo 21538/03 do Tribunal Superior Eleitoral:4 Art. 15 I Perda Art. 15 II ao V Suspenso dos direitos polticos Saliente-se que vige o princpio da plenitude de gozo dos direitos polticos positivos, sendo certo que a Constituio veda a cassao dos direitos polticos. Contudo, admite nos termos do art. 15 a perda e a suspenso. Portanto, se frise que nas hipteses de perda e suspenso dos direitos polticos, estas devem ser interpretadas restritivamente como ocorre com todas as normas que importam em limitao a algum direito fundamental No caso dos direitos polticos suspensos, uma vez cessados os motivos que geraram a suspenso dos direitos polticos (incapacidade civil ou condenao criminal), dar-se- sua reaquisio integral. J na hiptese dos direitos polticos perdidos: cancelamento da naturalizao apenas por ao rescisria, uma vez readquirida dever proceder a novo alistamento eleitoral para reaver seus direitos polticos.

JURISPRUDNCIA DO TSE SOBRE SUSPENSO DE DIREITOS POLTICOS: Recurso ordinrio. Registro. Candidatura. Matria. Constitucional. Recepo. Recurso especial. Condenao. Ao Cvel. Improbidade administrativa. Suspenso. Direitos polticos. Inelegibilidade. Arts. 15, V, e 37, 4, da CF/88. Improcedncia. 1) Primeiramente, a norma constitucional que cuida da suspenso dos direitos polticos tornou-se aplicvel com a entrada em vigor da Lei n 8.429/92
4

11

APOSTILA DIREITO ELEITORAL 2012 PARTE I


PROF. RODRIGO SOUZA
e concretizou, em seu art. 12, o comando constitucional que estabelece as sanes aplicveis de acordo com o grau de ofensa probidade administrativa. No caso dos autos no h sequer capitulao legal da improbidade administrativa alegada, de modo a aferir qual o prazo de inelegibilidade, caso fosse esta hiptese. 2) Demais disso, as sanes decorrentes de ato de improbidade administrativa, aplicadas por meio da ao civil, no tm natureza penal, e a suspenso dos direitos polticos depende de aplicao expressa e motivada por parte do juzo competente, estando condicionada sua efetividade ao trnsito em julgado da sentena condenatria, consoante previso legal expressa no art. 20 da Lei n 8.429/92. Na situao delineada no h referncia expressa suspenso dos direitos polticos do candidato. 3) Recurso conhecido e provido para o fim do deferimento do registro. ( Acrdo 811, de 25.11.2004, rel. Min. Caputo Bastos.) Agravo de Instrumento - Ao de impugnao de mandato eletivo -Art. 14, 9 da Constituio Federal - Rejeio de contas - Improbidade administrativa - Art. 15, inciso V da Carta Magna Suspenso de direitos polticos - Art. 20 da Lei n 8.429/92 - Fraude. 1. A rejeio de contas no implica, por si s, improbidade administrativa, sendo necessria deciso judicial que assente responsabilidade por danos ao errio. 2. A suspenso dos direitos polticos s se efetiva com o trnsito em julgado da sentena condenatria, nos termos do art. 20 da Lei n 8.429/92. 3. A fraude que pode ensejar ao de impugnao de mandato aquela que tem reflexos na votao ou na apurao de votos. 4. Agravo a que se nega provimento. ( Acrdo 3009, de 09.10.2001, rel. Min. Fernando Neves)

12

You might also like