You are on page 1of 5

Introduo

A extenso rural no Brasil iniciou-se por base de 1960 sendo implantado pela ao conjunta e organizada pelo trip (ensino, pesquisa e extenso). Os responsveis pela introduo dos pacotes tecnolgicos voltados para a utilizao intensiva de insumos e mquinas, com o objetivo do aumento da produtividade, foram: As universidades, rgos de pesquisa e de extenso rural. Esses servios vm sendo prestados por tcnicos que geralmente introduzem novas tcnicas, ou formulas prontas para serem trabalhadas pelos agricultores, com o intuito de resolver problemas prticos da propriedade rural, os agricultores, com o intuito de resolver problemas prticos da propriedade rural, os agricultores tornam-se agentes passivos durante o processo de assistncia tcnica. A extenso rural no Brasil nasceu com forte influncia norte-americana e visava superar o atraso na agricultura. Tendo a necessidade de adquirir equipamentos e insumos industrializados necessrios modernizao de sua atividade agropecuria, com isso ele passaria do atraso para a modernidade. O modelo serviria para que o homem rural entrasse na dinmica da sociedade de mercado, produzindo mais, com melhor qualidade e maior rendimento. Sendo que as atividades rurais sero realizadas com uma enorme diversidade no entorno natural. A difuso de inovaes tecnolgicas e sua aprendizagem pelo homem do campo e o uso da comunicao escrita, visual e audiovisual mostra como transmitir uma mensagem para que ela tenha o efeito desejado no meio rural, trazendo a preocupao do perfil profissional de quem as implementa, enquanto agente animador do processo agentes de mudana, gestor de mudana, educador agrcola, mediador tornando-se evidente que o projeto formativo requerido no pode ser reduzido a uma mera capacitao tcnica e sim a um amplo fator de informaes sociais para os produtores rurais. A partir do princpio fundamental da extenso (educao) e das categorias abordadas por FREIRE (1982), recoloca-se a funo poltica da educao e o papel simultneo de competncia tcnica e compromisso poltico do educador, cuja ao deve ser fundamentalmente tica, no respeito ao educando, que tambm educador, e na coerncia de sua ao.

Extenso Rural no Brasil

A extenso rural no Brasil nasceu sob o comando do capital, com forte influncia norte-americana e visava superar o atraso na agricultura. Para tanto, havia a necessidade de educar o povo rural, para que ele passasse a adquirir equipamentos e insumos industrializados necessrios modernizao de sua atividade agropecuria, com isso ele passaria do atraso para a modernidade. O modelo serviria para que o homem rural entrasse na dinmica da sociedade de mercado, produzindo mais, com melhor qualidade e maior rendimento. Um modelo tecnicista, isto , com estratgias de desenvolvimento e interveno que levam em conta apenas os aspectos tcnicos da produo, sem observar as questes culturais, sociais ou ambientais. Com razes difusionistas, pois visa apenas divulgar, impor ou estender um conceito, sem levar em conta as experincias e os objetivos das pessoas atendidas. No Brasil importante analisarmos a realidade do pas e considerarmos o problema social que defrontamos com nmero considervel de brasileiros que no tem acesso aos fatores bsicos da cidadania: alimentao, educao, sade, emprego, e sustentabilidade. O servio de assistncia tcnica e extenso rural focalizou sua ateno na importncia da adoo de novas tecnologias agropecurias pelo produtor, procedimento que era considerado uma alternativa para o desenvolvimento do meio rural. O conceito de desenvolvimento do servio de assistncia tcnica e extenso rural eram o aumento da produo e da produtividade entendida como quantidade fsica produzida em relao rea fsica trabalhada. A primeira fase, chamada humanismo assistencialista, prevaleceu desde 1948 at o incio da dcada de 1960, nela os objetivos do extensionista era o de aumentar a produtividade agrcola e, consequentemente, melhorar o bem estar das famlias rurais com aumento da renda e diminuio da mo-de-obra necessria para produzir. Os mtodos dos extensionistas nessa poca eram marcados por aes paternalistas. Isto , no problematizavam com os agricultores, apenas procuravam

induzir mudanas de comportamento por meio de metodologias preestabelecidas, as quais no favoreciam o florescimento da conscincia crtica nos indivduos. A segunda fase, que orientou as aes dos extensionistas no perodo de abundncia de crdito agrcola subsidiado (1964 a 1980), era chamada de difusionismo produtivista, baseando-se na aquisio por parte dos produtores, de um pacote tecnolgico modernizante, com uso intensivo de capital (mquinas e insumos industrializados). Neste perodo surgiu a Empresa Brasileira de Assistncia Tcnica e Extenso Rural (EMBRATER) e houve grande expanso do servio de extenso rural no pas. Para se ter uma ideia, em 1960 apenas 10% dos municpios no Brasil contavam com esse servio e em 1980 a extenso rural chegou a 77,7%. Entretanto, como o papel dos extensionistas era condicionado pela existncia do crdito agrcola, os pequenos agricultores familiares que no tiveram acesso ao crdito tambm ficaram margem do servio de extenso rural. Do incio dos anos 1980 at os dias atuais, devido principalmente ao trmino do crdito agrcola subsidiado, iniciou-se no pas uma nova proposta de extenso rural, que preconizava a construo de uma conscincia crtica nos extensionistas. O planejamento participativo era um instrumento de ligao entre os assessores e os produtores, com bases na pedagogia da libertao desenvolvida por Paulo Freire. Essa fase foi chamada de humanismo crtico. Seus defensores afirmam que as metodologias de interveno rural devem pautar-se por princpios participativos, que levem em conta os aspectos culturais do pblico alvo. A grande diferena de orientao entre as metodologias de extenso na era do difusionismo produtivista e da era do humanismo crtico a questo da participao ativa dos agricultores. Porm, apesar de haver uma orientao para seguir princpios participativos, a maioria das empresas de ATER continua com a mesma orientao bsica: incluir o pequeno agricultor familiar na lgica do mercado, torn-lo cada vez mais dependente dos insumos industrializados, subordinando-o ao capital industrial.

O desafio dos rgos de pesquisa, universidades e movimentos sociais o de criar estratgias para colocar em prtica metodologias participativas de ATER, que incluam os agricultores familiares desde a concepo at a aplicao das tecnologias, transformando-os em agentes no processo, valorizando seus conhecimentos e respeitando seus anseios. A Embrapa Pantanal vem conduzindo atividades de pesquisa e transferncia de tecnologia utilizando metodologias dialgicas, que valorizam a experincia e respeitam os objetivos do produtor rural, promovendo a soma de conhecimentos pesquisadoragricultor, so estimulados o trabalho em grupo e o associativismo para, dessa forma, potencializar o processo participativo.

Referncias Bibliogrficas

FREIRE, P. extenso ou comunicao? . Paz e Terra. 6 edio. Rio de Janeiro, 1982.

You might also like