You are on page 1of 3

Acta da 3.reunio do Conselho Consultivo da rea Consular de Dsseldorf Data: 27 de Novembro de 2011, das 10.40h s 13.

30h Local: Consulado Geral de Portugal em Dsseldorf Presentes: Sra. Cnsul Geral , Dra. Maria Manuel Duro; Joana Andrade, Professora de Apoio Pedaggico; Dra. ngela Nunes; Elisabete Arajo; Manuel Machado; Fernando Genro; Antnio Horta; Manuel Botelho; Margarida de Lima Ausentes: Ana Silva; Fernando Matos Ordem de trabalhos: 1. Aprovao da acta da reunio de 19.06.11 2. Ensino da lngua portuguesa 3. Associativismo 4. Comemorao do Dia de Portugal em 2012
5. Avaliao do blog do Conselho Consultivo

6. Consulta s Crianas 7. Diversos Ponto 1: A acta da ltima reunio aprovada por unanimidade. Ponto 2: a) Foi apresentada a nova Docente de Apoio Pedaggico, Professora Joana Andrade.
b) Depois terem sido comunicados os desanimadores resultados da ao de divulgao das

aulas de Lngua Portuguesa em trs cidades (Essen, Duisburg, Drren), so discutidas as possveis causas e solues para o problema da aparente falta de interesse das famlias portuguesas. Das famlias contactadas por carta, s uma insignificante minoria reagiu s informaes. Note-se que estes cursos so tambm frequentados por vrias crianas que vem de outras cidades limtrofes ou tm outras nacionalidades lusfonas. O Conselho Consultivo decide elaborar uma recomendao Coordenao do Ensino em Berlim para que seja feito um prospecto que apresente s famlias portuguesas as mltiplas vantagens da aprendizagem da lngua e a existncia dos cursos de Portugus. A Prof. Joana Andrade ir fazer juntamente com a Prof. Margarida de Lima uma proposta de texto para a recomendao do Conselho. c) O Conselho Consultivo toma conhecimento da proposta do CCP para a formao de uma comisso para a defesa do ensino na Alemanha apresentada pelo Sr. Fernando Genro. Segundo as mais atuais informaes, esto previstas redues significativas na rede de cursos de Portugus na Europa, redues que iro deixar sem ensino um grande nmero de

alunos e obrigar um grande nmero de professores a regressar a Portugal. O plano do governo de entregar s associaes a responsabilidade de organizao de cursos de Portugus com docentes contratados localmente ou o de desenvolver o ensino digital distncia so vistos como ameaas graves manuteno de um ensino de qualidade a que tm direito os portugueses espalhados pelo mundo. Ponto 3: Segundo relato do Sr. Fernando Genro, a situao da FAPA continua inalterada. Caso no seja eleita uma nova direo na prxima assembleia a realizar em Maro, em Solingen, a FAPA ser dissolvida. Ponto 4: Depois de terem sido convidadas todas as associaes e empresas portuguesas deste estado para planificao das comemoraes do 10 de Junho, foram realizadas duas reunies, nos dias 16 de Outubro e 6 de Novembro, tendo sido criada uma comisso de festas constituda por representantes das associaes de Gelsenkirchen, Hagen, Krefeld, Neuss, Solingen, Dsseldorf, Remscheid e dos restaurantes Douro e Cave Portuguesa. As festividades iro ter lugar no Apolloplatz em Dsseldorf, estando planificado um sector gastronmico, organizado segundo regies do pas, e um sector econmico / cultural, organizado por patrocinadores e expositores que iro fazer uma mostra de produtos portugueses. Foi decidida a organizao de uma caixa conjunta. A prxima reunio desta comisso ter lugar no dia 11.12. Ponto 5: Tendo em vista a ainda reduzida visibilidade do blog do CC, a Dra. ngela Nunes salienta resultados positivos. Tiveram lugar numerosas visitas principalmente via facebook, sendo a seco associaes seguida das reunies do CC as mais consultadas. Ponto 6: A Dra. ngela Nunes apresenta reflexes sobre a consulta a realizar s crianas e indica algumas dificuldades, nomeadamente, a incluso das crianas que no frequentam os cursos de Lngua Portuguesa. Esta preocupao revelou-se central tendo em vista a reduzida adeso que recebeu a divulgao dos cursos indicada no ponto 2 desta acta. Se to baixa a percentagem de criancas a frequentar os cursos, at que ponto que a consulta em questo pode ser considerada representativa da comunidade se apenas a estas crianas se referir? Que recurso ou estratgia se pode desenvolver para integrar as demais? Para debater esta questo combinada uma reunio do grupo de trabalho para os fins de Janeiro. Ponto 7:
a) O CC manifesta consensualmente uma forte apreenso em relao ao processo de

reestruturao consular em curso que, inevitavelmente, ir ter consequncias sensveis para o consulado de Dsseldorf. O fecho dos vice-consulados de Osnabrck e Frankfurt atingir no s as populaes locais, como tambm a populao deste estado e os funcionrios do consulado de Dsseldorf, pondo em causa a qualidade dos servios e do atendimento e o

bem-estar da comunidade. No est esquecida a lamentvel situao dos anos 70 e 80, em que se formavam longas filas de espera nas escadas do consulado e em que se perdiam dias de trabalho para se regularizar qualquer situao que exigisse presena no consulado. A Sra.Cnsul-Geral ir formular, juntamente com o Sr. Fernando Genro, uma recomendao do CC no sentido de que sejam assegurados os meios humanos e materiais indispensveis a uma sobrecarga de servios.
b) A Sra. Cnsul-Geral informa o CC sobre a visita do Sr. Embaixador a este estado nos dias 2

e 3 de Dezembro. Est previsto que, no dia 2, seja visitado o Departamento de Portugus da Universidade de Colnia e, no dia 3, o Max-Planck-Gymnasium de Dortmund e as associaes S. Jorgense de Dsseldorf e Lusitana de Bona.
c) A pouca visibilidade da presena portuguesa a nvel comunal reflectida pelo CC luz do

exemplo da cidade de Duisburg que em Setembro organizou um grande evento de comemorao dos 50 anos de imigrao no qual, ao contrrio do que aconteceu com inmeras outras comunidades migrantes, nenhum portugus foi homenageado. Nem de propsito, est em curso a planificao de um evento cultural organizado pelo Consulado-Geral em Dsseldorf e a VHS de Duisburg, com a colaborao da Dra. ngela Nunes e da professora Laura Rodrigues. O eixo desse evento ser a exposio Lngua Portuguesa: um oceano de culturas, do Instituto Cames, com inaugurao prevista a 5 de Maio de 2012, Dia da Lngua Portuguesa nos pases da CPLP. A exposio estar patente ao pblico no salo da VHS durante um ms, no decorrer do qual outras iniciativas tero lugar: eventos de msica portuguesa e brasileira, filmes lusfonos, uma conferncia, apresentao de literatura lusfona na biblioteca municipal, gastronomia. O programa completo ser anunciado em breve. d) A prxima reunio do CC marcada para o dia 5 de Fevereiro, s 10.30 h.

You might also like