You are on page 1of 31

Revista Eletrnica dos Ps-Graduandos em Sociologia Poltica da UFSC

Vol. 1 n 1 (1), agosto-dezembro/2003, p. 39-69 www.emtese.ufsc.br

Polticas pblicas de comunicao e o controle da mdia no Brasil


Paulo Fernando Liedtke1 1. Introduo O presente artigo resgata parte da trajetria das polticas de comunicao no Brasil a partir do regime militar at ao governo de FHC, com o objetivo de compreender as formas de regulamentao dos meios. Trata-se de um artigo sobre polticas pblicas setoriais, contribuindo para a discusso das formas de interveno do Estado sobre um setor estratgico de integrao social e exerccio democrtico. O percurso inicia-se com um relato acerca do surgimento do debate sobre polticas pblicas de comunicao na Amrica Latina. Pretendo mostrar que, no Brasil, o clientelismo poltico, caracterstica predominante da poltica nacional, repercutiu no controle dos meios de comunicao. No regime militar, as polticas pblicas de comunicao norteavam-se pela estratgia de integrao e segurana nacional. Estes princpios foram os predominantes at ao momento da redemocratizao do pas, quando surgiram os monoplios e oligoplios no setor das comunicaes grupos que sero analisados no decorrer do trabalho. verdade que o perodo de abertura, a partir do governo Sarney, trouxe algumas mudanas nas polticas de comunicao; mas tais mudanas no foram amplas o

Trabalho originalmente produzido para a disciplina "Estado, Regimes Polticos e Polticas Pblicas", ministrada pelos professores Erni Seibel e Ricardo Silva no 1 semestre de 2002 no curso de Doutorado em Sociologia Poltica/UFSC.
1

Professor nos Cursos de Comunicao Social da Univali e Unisul e autor do livro "A esquerda presta contas: comunicao e democracia nas cidades", editado em 2002 pelas editoras da UFSC e Univali. doutorando em Sociologia Poltica pela UFSC e Mestre em Comunicao e Informao pela UFRGS.

LIEDTKE, P. F. / EmTese, vol. 1, n 1 (1), p. 39-69

bastante a ponto de consistir em um real avano no sentido da democratizao do setor. As formas de regulamentao do perodo de abertura sero discutidas na segunda parte do trabalho, enfatizando-se o debate no Congresso Nacional, as mudanas na legislao e as deliberaes que constam na nova Constituio acerca do tema. A partir do governo de Fernando Henrique Cardoso (FHC), criaram-se grandes expectativas em torno das mudanas anunciadas pelo novo governo na poltica de comunicao do pas. As novidades deste perodo tambm sero recapituladas, principalmente a lei de televiso por cabo criada em 1994, que representou pequenos avanos na democratizao do setor. Nesta rea, foram garantidos os canais comunitrios, legislativos e educativos, significando algumas garantias de pluralidade de contedo nas TVs segmentadas. Mas, mesmo com tais mudanas, o modelo ainda no sinaliza a efetiva democratizao da comunicao no Brasil, como veremos adiante. Com a recente aprovao da lei que regulamenta a participao estrangeira na mdia, aps vrios anos de tramitao no Congresso, o Governo foi obrigado a colocar em prtica o Conselho Nacional de Comunicao, conforme determina a Constituio. Mesmo com vinte anos de atraso, o rgo ter uma efetiva representao da sociedade civil na formulao de polticas pblicas para o setor. Ao discutirmos os movimentos pela democratizao da comunicao, retomaremos esta questo. Este artigo, que realiza uma breve retrospectiva do debate sobre polticas de comunicao no Brasil, insere-se na discusso sobre os limites do pblico e do privado no setor de comunicao. Enfatizando o controle poltico e econmico sobre a mdia, faremos um apanhado dos principais grupos que atuam no setor. O debate prope a noo da informao como bem pblico, pois a anlise tambm percorre as propostas voltadas para a democratizao no Brasil, prerrogativa indispensvel de qualquer sociedade que almeja a democracia plena. As formas de controle dos meios de comunicao sero esmiuadas, de maneira a compreendermos os embates entre Estado, empresariado e sociedade civil, mapeando algumas polmicas que giram em torno dos poderes da mdia na sociedade brasileira e no mundo globalizado.

40

LIEDTKE, P. F. / EmTese, vol. 1, n 1 (1), p. 39-69

2. O surgimento do debate sobre as polticas de comunicao Antes de discutir a experincia brasileira na regulamentao da mdia, necessrio definir o que se entende por poltica de comunicao e quando surgiu o debate sobre o tema. Para isto, tomaremos como base o texto de Pedro Gilberto Gomes2, que traz importantes elementos para acompanhar a evoluo do debate sobre as polticas de comunicao na Amrica Latina. A poltica pode ser entendida como ao planejada por um grupo social para alcanar determinados objetivos. Podemos ento definir poltica de comunicao como uma "ao realizada em conjunto por um grupo social, ou um governo, tendo em vista alcanar determinado objetivo no campo da comunicao" (Gomes, 1997: 106). O autor tambm define o termo poltica como um conjunto de prticas que constitui o sistema de comunicao social vigente num pas e que so deduzveis a partir das concepes, valores e rituais do conjunto da sociedade civil. A poltica de comunicao tambm pode ser compreendida, na tica de Luiz Ramiro Beltran, como "um conjunto de normas integradas e duradouras para reger a conduta de todo o sistema de comunicao de um pas, entendendo-se por sistema a totalidade das atividades de comunicao massiva ou no massiva" (apud Gomes, 1997: 107). Beltran vai alm, e define ainda polticas de comunicao como
um conjunto integrado, explcito e duradouro de polticas parciais de comunicao harmonizadas num corpo coerente de princpios e normas, dirigidas a guiar a conduta das instituies especializadas no manejo do processo geral de comunicao de um pas (idem).

Feita esta breve conceituao, oportuno situar o contexto em que surge o debate sobre as polticas de comunicao na Amrica Latina. Mais uma vez, as contribuies de Pedro Gomes so emblemticas. Tal discusso surgiu entre o final dos anos 60 e o incio da dcada de 70, perodo que coincide com o desencanto relativamente teoria desenvolvimentista e o aparecimento da teoria da dependncia, trazendo na sua esteira as rejeies ao imperialismo cultural. A respeito do final dos anos setenta, Andres Leon afirma ter sido o perodo "quando comeou a generalizar-se a conscincia de uma nova ordem mundial para a comunicao" (apud Gomes, 1997: 108).
2

Gomes, Pedro Gilberto. 1997. Comunicao Social: filosofia, tica e poltica. So Leopoldo: Ed. Unisinos. pp. 105-123

41

LIEDTKE, P. F. / EmTese, vol. 1, n 1 (1), p. 39-69

J para Jos Marques de Melo, o debate foi inaugurado quando a Conferncia Geral da UNESCO recomendou aos seus membros que estudassem maneiras de formular polticas de comunicao. Com a dificuldade do Estado em promover o debate pblico, os proprietrios dos meios de comunicao posicionaram-se frontalmente contra, iniciando uma campanha de recusa sua explicitao. Segundo Melo, "evitando darlhe projeo, os magnatas da indstria cultural trabalharam silenciosamente para no legitim-lo" (idem, 108 e 109). Como as propostas voltadas para a comunicao libertadora eram filtradas pelos controladores da mdia, que tambm influenciavam as interferncias do Estado na rea da comunicao, alguns organismos da sociedade civil iniciaram uma mobilizao, principalmente setores ligados igreja crist. A UNESCO tambm teve um papel preponderante, quando em diversos encontros internacionais e regionais promoveu um amplo debate sobre a comunicao no mundo (idem, 113). Alheios s preocupaes com a democratizao da comunicao, cresciam os grandes conglomerados de rdio e televiso e os modernos parques grficos de jornais e revistas. Este crescimento no se fez acompanhar de um avano nas perspectivas culturais e educacionais que norteavam as preocupaes da UNESCO. Jos Marques de Melo traduz assim este perodo:
A expanso dos veculos eletrnicos na Amrica Latina no alterou substancialmente a situao de analfabetismo e de carncia cultural das classes trabalhadoras. O que provocou de imediato foi a difuso do consumismo, pois a publicidade comercial engenhosamente usou o rdio e a televiso para impingir os produtos suprfluos que as empresas multinacionais passaram a produzir na prpria regio. (Melo, apud Gomes, 1997: 114)

Gomes ressalta que o resultado dessa modernizao das tecnologias de comunicao foi uma dupla dependncia, a saber, econmica e tecnolgica. Portanto, as estratgias de evoluo pretendidas pela UNESCO falharam, fazendo com que o organismo revisse as suas aes. Trataram de explicitar a frmula das Polticas Nacionais de Comunicao, cujo objetivo seria "ordenar o funcionamento dos sistemas nacionais de comunicao e controlar seu crescimento desordenado". Destacam tambm a importncia do Estado no desenvolvimento de aes eficazes no desenvolvimento de mecanismos institucionais para atingir tais objetivos (idem: 114). 42

LIEDTKE, P. F. / EmTese, vol. 1, n 1 (1), p. 39-69

Segundo Gomes, o desdobramento das polticas nacionais de comunicao propostas pela UNESCO surgiram articuladas com a nova ordem mundial da comunicao e da informao, tornando-se viabilizadoras iniciais desses projetos, principalmente no que se refere ao fluxo internacional das notcias. Predominava uma velha ordem de dominao e opresso, que caracterizava as polticas de comunicao nos pases em desenvolvimento. O autor aponta trs caractersticas fundamentais desta velha ordem: ela concebida a partir de uma organizao oligopoltica; ela est dominada por pequeno nmero de meios que observam, avaliam, selecionam e transmitem a notcia em funo de interesses polticos e econmicos dos seus pases de origem e dos seus prprios interesses comerciais; e finalmente, nestas polticas de comunicao a presso informativa arrasa a capacidade de reao ante a mensagem, progressivamente transformando a capacidade reativa do receptor, tornando-o passivo e sem juzo crtico. (Gomes, 1997: p. 115) Este era o quadro da comunicao na Amrica Latina, sinteticamente apresentado por Gomes. No obstante, desde os anos 70, avanava-se em uma nova proposta, mais democrtica e participativa. Nas palavras de Clarncio Neotti a respeito das mudanas que comeam a ser gestadas neste perodo, "os debates que se tm estabelecido envolvem governos, organismos especializados, centros de pesquisa, movimentos polticos, associaes de profissionais, de meios de comunicao, organizaes comerciais e a prpria igreja" (Neotti, apud Gomes, 1997:115. Estes atores sociais mobilizaram-se para estabelecer uma nova poltica de comunicao para os seus pases. Esta mudana de perspectiva, quando novos atores vm participar do debate pblico sobre as polticas de comunicao, tem incio nos anos 70, e vai ser marcada segundo Gomes - por quatro vertentes. Primeiro, a Igreja Catlica publica, em 1971, um documento atravs do qual prega a participao de todos no processo de comunicao, e assinala a necessidade de um novo cdigo que regule todo o processo de comunicao social. Em segundo lugar, Gomes destaca a Amrica Latina, pelo fato de ser o primeiro continente a levantar-se contra a velha ordem comunicativa mundial, fornecendo subsdios para o debate e a soluo do problema. O embate confrontava, de um lado, as empresas de comunicao, lideradas pela Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) e pela Associao Interamericana de Rdio (AIR), e, de outro, os profissionais de comunicao que se articulavam em diversas associaes. A terceira 43

LIEDTKE, P. F. / EmTese, vol. 1, n 1 (1), p. 39-69

vertente, segundo Gomes, seria constituda pelos pases no-alinhados; o tema da nova ordem aparece em uma reunio promovida em 1973 em Argel, vinculada exigncia de uma nova ordem econmica mundial. Finalmente, o mesmo autor destaca a UNESCO, ltimo da sua lista e no obstante o principal agente na organizao do foro de debates por uma nova Ordem Mundial da Informao e da Comunicao. 3. O papel do Estado na comunicao Pontuando o surgimento dos debates sobre polticas de comunicao, o tema tambm colocou em pauta as funes do Estado diante da questo. Pedro Gomes observa que a participao da UNESCO no representou necessariamente a ativao das polticas de comunicao, pois em cada pas j existia uma praxe comunicacional, embora muitas vezes difusa e sem maior explicitao. O papel da entidade foi tematizar esta praxe, trazendo-a para a superfcie do debate. Ela no se atreveu a propor polticas, mas apenas recomendava a sua reformulao ou formulao. (Gomes, 1997: 120) Com relao situao latino-americana, o autor relata, baseando-se em Jos Marques de Melo, que "a poltica de comunicao prevalente tem sido a de assegurar a propriedade e uso dos meios de massa iniciativa privada, atuando o Estado como rbitro (controle poltico) das pendncias entre as foras econmicas em competio e como provedor (anunciante, financiador) de recursos para a sua manuteno" (idem). Esta observao ficar mais clara quanto enfatizarmos a situao brasileira, demonstrando como o Estado distribuiu as concesses de rdio e televiso com favorecimento poltico, privilegiando parceiros e correligionrios. Esta tendncia rotulada por alguns autores como coronelismo eletrnico. Tambm veremos como historicamente o Estado tem sido um dos maiores anunciantes brasileiros, representando grande parte do faturamento dos grandes veculos de comunicao de massa. Dentro da lgica liberal, os meios de comunicao funcionam como empresas que visam o lucro, objetivo que tem o primado sobre as suas finalidades educativas e culturais. No entanto, como cabe ao Estado controlar esses meios, reconhece-se neles uma funo e uma atuao poltica. Gomes (p. 121) salienta que o controle do Estado se d mais em termos de processo, limitando e corrigindo os possveis desvios e

44

LIEDTKE, P. F. / EmTese, vol. 1, n 1 (1), p. 39-69

excessos flagrados nos meios. Tambm comentaremos adiante como tm sido as prticas governamentais brasileiras nesta questo. Historicamente, os meios de comunicao de massa tm sido controlados pela burguesia, que os explora como reprodutores de capital. Cabe ao Estado o controle da propriedade e do seu funcionamento poltico, conforme observa Jos Marques de Melo (apud Gomes, 1997: 121): "a poltica de comunicao na Amrica Latina (...) corresponde a uma articulao entre a burguesia e o Estado, que asseguram o monoplio desses instrumentos de reproduo simblica". Itamar Aguiar afirma que os veculos de comunicao agem como bloco hegemnico do capital, atuando como frente mvel de ao que representa os interesses das elites orgnicas nacionais. Eles "acabam facilitando e/ou influindo na definio de certas aes que partem dos atores sociais, polticos e na atuao do Estado, com o qual mantm dilogo permanente, atravs dos interesses corporativos ou de classe que representam ou, ainda, canalizando suas demandas" (Aguiar, 2001:107). Para compreender melhor o papel do Estado relativamente aos meios de comunicao, Gomes (1997: 121) procura distinguir entre as polticas de comunicao estatais, pblicas e privadas. A primeira aquela que, estabelecida pelo governo, normatiza o agir do Estado e da sociedade no campo da comunicao social. Por meio dela, muitas vezes na Amrica Latina o Estado intervm ativamente no sistema de comunicao social, fazendo-se proprietrio dos meios (rdio e televiso), e mantendo o monoplio geral das telecomunicaes. Trata-se, como disse Gomes, do "Estado empresrio, competidor" (idem:122). Quanto s polticas pblicas, Gomes diz que, embora elas tambm indiciem a presena do Estado, so mais abertas sociedade civil. O Estado apenas regulamenta o mnimo, deixando que organizaes tenham acesso e controlem o uso dos meios de comunicao social. O autor observa que esta situao mais precria na Amrica Latina, onde os meios ou so privados ou so estatais (idem). Finalizando a sua classificao, Gomes define por poltica privada aquela que desenvolvida por grupos privados que exploram os meios de comunicao, grupos estes que, "coerentes com os princpios liberais, advogam a sada total do Estado do campo das comunicaes, com a privatizao de tudo, fazendo constantes presses 45

LIEDTKE, P. F. / EmTese, vol. 1, n 1 (1), p. 39-69

para que a legislao seja cada vez mais liberal" (idem). O autor observa que esta ltima posio mantm grande parte da populao margem dos meios de comunicao, sem qualquer possibilidade de acesso e interveno. "Da a identificao da luta por polticas nacionais de comunicao como um projeto da sociedade civil" (idem). Gomes vai alm:
O problema que se coloca diz respeito ao agente da formulao das polticas nacionais de comunicao: o Estado ou a sociedade? At ao momento, na Amrica Latina, o Estado o nico formulador de polticas de comunicao. Como ele muito sensvel aos grupos de presso econmicos, a formulao de tais polticas privilegia os interesses dominantes economicamente. (idem)

Pouco mudou em relao s preocupaes do autor formuladas em 1997. Pelo contrrio, a concentrao empresarial sobre os meios de comunicao aumentou de forma exponencial nos ltimos anos, crescendo a interferncia das elites econmicas sobre a mdia. Em alguns momentos, o Estado cede s presses dos movimentos sociais, formulando leis conjunturais que alteram a regulamentao dos meios, em determinados perodos de interlocuo com a sociedade civil. Mas tais situaes constituem casos de exceo, no representando uma poltica democrtica de comunicao. No Brasil, tivemos algumas experincias, como j referimos, com a lei de tv a cabo, e, mais recentemente, com a implantao do Conselho Nacional de Comunicao, que permite a manifestao de alguns setores representativos na formulao de polticas de comunicao. Este tema tambm ser objeto de anlise no decorrer deste trabalho. Foram remotas as experincias que colocaram em prtica o desafio lanado por Jos Marques de Melo (apud Gomes, 1997:122-123), a saber, "a formulao de polticas nacionais de comunicao comprometidas com a transformao do sistema comunicacional vigente s tem sentido se contar com a participao de todas as foras vivas de cada nao". O autor reivindica o empenho de todos, desde os contingentes incrustados no aparelho executivo e judicirio at os representantes parlamentares, incluindo-se a associaes profissionais, partidos polticos e movimentos sociais. Melo refora a questo (idem):

46

LIEDTKE, P. F. / EmTese, vol. 1, n 1 (1), p. 39-69

Deste modo, pensar novas polticas nacionais de comunicao significa em primeiro lugar sensibilizar a sociedade civil, mobilizando-a para compreender melhor a questo da comunicao no mundo contemporneo. Dimensionando os mass-media como espao privilegiado para o exerccio da poltica. Em outras palavras, fazendo-a entender que as lutas pela transformao social e econmica no podem prescindir da mediao dos instrumentos mecnicos ou eletrnicos da informao que at agora tm sido decisivos para beneficiar as hostes da burguesia (imperialistas ou nacionalista) e para retardar o avano das foras populares.

O sonho de Melo, formalizado em 1985, parece estar sendo parcialmente colocado em prtica no Brasil quase duas dcadas depois, com a implantao do Conselho de Comunicao. O rgo previsto na Constituio de 1988 foi regulamentado em 1991, mas somente em 2002 o Estado decidiu abrir espao para as representaes da sociedade civil. Ainda no sabemos o que representar na prtica o novo rgo consultivo, mas sem dvida j pode ser considerado um avano na formulao de polticas de comunicao no Brasil, como veremos adiante. Pelo que percebemos at aqui, a formulao de polticas pblicas na rea da comunicao normalmente impulsionada por presses de grupos econmicos, e raras vezes por movimentos sociais e outros atores que no conseguem entrar em cena para pressionar o Estado na formulao de polticas pblicas setoriais. O quadro histrico que vimos na Amrica Latina, que traou o surgimento do debate sobre as polticas de comunicao, apontou o contexto em que o tema entrou em cena. Resta agora conhecer como o assunto foi encarado no Brasil, a partir da conjuntura poltica do pas naquela altura. 4. Polticas de comunicao no Brasil O perodo em que a UNESCO e a igreja Catlica, juntamente com outras entidades, encetavam o debate sobre as polticas de comunicao para a Amrica Latina, coincidiu com um momento altamente repressivo no Brasil. O pas vivia, desde 1964, sob um regime poltico ditatorial. Esta fase trouxe importantes elementos para a discusso das polticas nacionais de comunicao, pois alm da censura imposta aos meios de comunicao de massa atravs do AI-5, decretado em 1968, a mdia foi utilizada pelos militares como ferramenta estratgica na integrao e segurana nacional. 47

LIEDTKE, P. F. / EmTese, vol. 1, n 1 (1), p. 39-69

Existem muitos estudos sobre as relaes entre o Estado e os veculos de comunicao de massa neste perodo. Vrias pesquisas foram desenvolvidas, as quais atraram inclusive pesquisadores estrangeiros para investigar a problemtica nacional, uma vez que a liberdade de expresso tambm estava cerceada na academia. Graa Caldas (1998:41) sintetiza assim este perodo:
A legislao autoritria permitiu que o governo militar, instalado em 1964, promovesse o desenvolvimento tecnolgico nacional atravs da expanso das telecomunicaes, rea considerada estratgica para o controle poltico do pas. Ao mesmo tempo, facultou a outorga de emissoras de rdio e televiso aos amigos do sistema. Com isto, os proprietrios da mdia eram invariavelmente empresrios vinculados ao governo ou polticos acostumados prtica do clientelismo. No por acaso as emissoras so consideras as principais armas eleitorais de um poltico.

Independentemente do regime poltico, quer seja autoritrio ou democrtico, o Estado desenvolve mecanismos de controle sobre os meios de comunicao. No caso do Brasil, Srgio Mattos diz que os instrumentos de controle atravs dos quais o Estado pode exercer sua influncia na mdia impressa ou eletrnica incluem as mais variadas tcnicas e processos. Ele destaca os principais: "legislao, aes judiciais, ameaas oficiais, presses polticas e econmicas, bem como a censura policial" (Mattos, 1996:11). O autor afirma que o Estado sempre exerceu um papel ativo no desenvolvimento e na regulamentao dos meios de comunicao de massa. O resultado desta ao pode ser observado na poltica de comunicao governamental das ltimas trs dcadas. A fase mais intensa foi o perodo que vai de 1964 a 1988, quando o Estado criou vrias agncias reguladoras, entre elas o Ministrio das Comunicaes, em 1967. Mattos comenta que, alm da implantao de mudanas estruturais no setor das telecomunicaes, este organismo serviu para a reduo da interferncia das empresas privadas nas agncias reguladoras e para o crescimento da influncia oficial no setor. "Em contrapartida, isto facilitou a ingerncia poltica nos veculos, interferindo at mesmo no contedo", finaliza Mattos (idem). Pelas observaes do autor, o quadro brasileiro nesse perodo no difere da situao apresentada anteriormente por Melo e Gomes, que diagnosticaram na Amrica Latina o 48

LIEDTKE, P. F. / EmTese, vol. 1, n 1 (1), p. 39-69

predomnio da submisso do Estado aos interesses da burguesia no campo da comunicao. Aqui o governo fez intervenes arbitrrias sobre a mdia, fazendo prevalecer os seus interesses, os quais tambm coincidiram com os objetivos das elites. Esta relao fica mais clara quando observamos os critrios de distribuio das concesses de rdio e televiso e os grupos que atuam no setor. O envolvimento do governo brasileiro com os meios de comunicao desdobrava-se no controle sobre os mesmos, coincidindo com o aumento de investimentos no setor. Um exemplo desse envolvimento assinalado por Mattos (idem:11-12): "enquanto a produo dos veculos de comunicao de massa permanece como uma

responsabilidade das empresas privadas, o Estado assumiu a responsabilidade de estabelecer a infra-estrutura necessria para prover o Pas com um sistema nacional de telecomunicaes". O envolvimento oficial tambm aconteceu com a implantao da Radiobrs, em 1975, quando o governo Geisel anunciou um plano para desenvolver uma rede prpria de rdio e televiso. Segundo Mattos (idem:12), o objetivo da rede era fornecer servios de transmisso em todas as regies do pas e ainda coordenar as emissoras educativas. A proposta de Geisel era criar emissoras em pontos estratgicos do territrio brasileiro, com o objetivo de facilitar a integrao nacional. A rede comeou com 54 emissoras de rdio e quatro de televiso. Paralelamente ao investimento oficial em emissoras prprias de comunicao, o governo facilitou a expanso dos empreendimentos privados, fornecendo atravs do Ministrio das Comunicaes a tecnologia necessria atravs de satlites e outras redes de transmisso. A televiso teve um papel fundamental nesse perodo, crescendo atravs da doutrina de integrao e segurana nacional. A Rede Globo comeou a transmitir em 1965, um ano aps o golpe militar, em comprovada parceria com o regime ditatorial. O crescimento televisivo tambm foi um recurso estratgico para a expanso do capitalismo no Brasil, atuando como agente de reproduo de capital3, estimulando o consumismo atravs dos espaos publicitrios. Prova disto que o crescimento das redes de televiso esteve associado formao dos grandes centros urbanos, criandose emissoras conforme a concentrao populacional.
3

Esta relao bastante explorada por Srgio Caparelli, no livro Televiso e capitalismo no Brasil.

49

LIEDTKE, P. F. / EmTese, vol. 1, n 1 (1), p. 39-69

A poltica de comunicao brasileira regida por algumas leis bsicas. Mattos (1996: 13) destaca as seguintes: Lei de Imprensa (nr. 5250 de 09/02/1967); Cdigo Nacional de Telecomunicaes (nr. 4117 de 27/08/1962); a regulamentao do Conselho Nacional de Comunicao (nr. 8389, 30/12/1991) e a lei que regulamenta o servio de tv a cabo (nr. 8977 de 06/01/1995). Outras leis importantes que surgiram aps este perodo sero analisadas na seqncia desse trabalho. Vencio de Lima (2001:96) observa que o mercado de comunicao brasileiro segue o padro universal, favorecendo a concentrao de propriedade. "Nossos mass-media se estabeleceram oligopolisticamente", comenta o autor, lembrando que o rdio e a televiso continuam regidos pela legislao da dcada de 60 e que ainda carecem de novas regulamentaes. Citando o pargrafo 5 da Constituio de 1988, que prega que "os meios de comunicao no podem, direta ou indiretamente, ser objeto de monoplio ou oligoplio", Lima observa que as leis mais recentes "no incluram dispositivos diretos que limitassem a concentrao de propriedade" (idem:97). Ele cita trs fatores que contribuem para isso no Brasil: em primeiro lugar, no h cumprimento da norma legal (Decreto 236/67) que limita a participao societria do mesmo grupo nas empresas de radiodifuso; segundo, o perodo de carncia legal para troca de proprietrios cinco anos costuma ser desrespeitado; e, por ltimo, acrescenta que no h normas legais para formao de redes nacionais e/ou regionais.

At Constituio de 1988, as empresas de rdio e televiso no Brasil operavam atravs de concesso de licenas expedidas diretamente pela Presidncia da Repblica. A evoluo dos meios deu-se "a partir do favoritismo poltico, que comeou durante a administrao de Juscelino Kubitschek, passou pelos regimes militares e prorrogou-se at o governo da Nova Repblica, de Jos Sarney" (Mattos, 1997:14). Jos Sarney foi o governante que mais concedeu concesses para novas emissoras. Foram autorizadas 1028 emissoras em um perodo de quatro anos (1985-1988), sendo duas delas para seus familiares no Maranho. Grande parte foi expedida durante as negociaes com o Congresso para aprovar a extenso de seu mandato de quatro para cinco anos. Para que se perceba o que representa este nmero de concesses, basta comparar com os nmeros de anos anteriores, apresentados por Graa Caldas (1998:44). De 1922 a 1963, foram 807 outorgas de emissoras de rdio AM, FM e TV em UHF. Nos 20 anos de regime militar (1964-1984) foram 1240. Quem articulou a 50

LIEDTKE, P. F. / EmTese, vol. 1, n 1 (1), p. 39-69

distribuio de emissoras no perodo Sarney foi Antnio Carlos Magalhes, poltico que dispensa apresentaes, considerado um dos maiores coronis da poltica brasileira. dele a famosa frase4 a seguir, cujo contedo confirmado pela prpria trajetria poltica do seu autor: "quem tem televiso, rdio e jornal est sempre no poder". Diferentemente de Mattos, que aponta o clientelismo poltico no controle da mdia a partir do governo Kubitschek, Graa Caldas (1998:40) vai mais longe para ilustrar esta prtica no Brasil:
Historicamente, a poltica de concesses de emissoras de rdio e televiso esteve arraigada a interesses de grupos privilegiados. A utilizao dos meios de comunicao de massa como prtica de manipulao de poder tem sido uma constante na sociedade brasileira. Desde a instaurao do Estado Novo de Getlio Vargas, (1937-1945), os critrios de distribuio das emissoras de rdio tem sido eminentemente polticos. No por acaso representam a voz do poder.

Caracterizando a era Vargas, a autora diz que ele soube utilizar estrategicamente o rdio para levar a cabo o seu plano de governo. Incentivou o aumento de emissoras, ao mesmo tempo em que distribuiu decretos e portarias atribuindo-se controle total sobre a radiodifuso. A comunicao de massa era vigiada pelo Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP). Foi o perodo em que ganhou fora o primeiro imprio de comunicao brasileiro, os Dirios Associados, comando por Assis Chateubriand, estrategista no uso da mdia para alcanar seus objetivos polticos e econmicos. Na sua retrospectiva, Caldas diz que, at o inicio dos anos 60, no havia uma poltica clara de comunicao no pas. Segundo ele, "somente com a regulamentao do Cdigo Brasileiro de Telecomunicaes, em 1962, com a prerrogativa de concesso exclusiva do presidente da Repblica, possibilitou que a mdia eletrnica continuasse sendo usada como moeda de troca de interesses polticos e de representantes da elite" (idem:40-41). Somente com a nova Constituio foram estabelecidas normas para anular o critrio casustico que vigorava at ento, transferindo ao Congresso a responsabilidade pela outorga e renovao das concesses de emissoras de rdio e tv. Mais adiante,

Graa Caldas (op. cit., p. 43), referindo-se reportagem de Bob Fernandes na Folha de So Paulo de 15/11/1988, pg A-6.

51

LIEDTKE, P. F. / EmTese, vol. 1, n 1 (1), p. 39-69

veremos que isto no representou na prtica a democratizao do setor, pois ainda continuaram prevalecendo critrios clientelistas na distribuio de outorgas. Um avano significativo nesse perodo, ao qual j nos referimos anteriormente, foi a lei de tv a cabo, qualificada por Mattos (1996) "como uma das mais democrticas e avanadas do mundo, abrindo perspectivas inditas para o exerccio da cidadania". Quando falarmos sobre as propostas de democratizao da comunicao no Brasil, veremos como a participao da sociedade civil foi decisiva nesse processo. 5. O movimento pela democratizao da comunicao Paralelamente mobilizao poltica pela redemocratizao do pas, iniciada no final dos anos 70, surge tambm um movimento reivindicando a democratizao da comunicao no Brasil. Afinal, uma sociedade democrtica pressupe uma

comunicao democrtica. A liderana do movimento foi encabeada pela Federao Nacional dos Jornalistas (Fenaj), que exigia mudanas substanciais na poltica de concesses da mdia eletrnica. Em 1984, criada a Frente Nacional por Polticas Democrticas de Comunicao5, aglutinando jornalistas, sindicalistas, parlamentares e outros segmentos da sociedade. Dois momentos marcaram esta mobilizao: primeiro, a instalao da CPI da Comunicao no Senado, instalada pelo senador Fbio Lucena para investigar irregularidades nas concesses. Um ano depois "a CPI revela-se uma farsa", comenta Graa Caldas (1998:43), pois o parlamento no levou a srio as denncias sobre o favorecimento nas concesses; o segundo momento foi a Assemblia Nacional Constituinte, que promoveu as mudanas comentadas anteriormente, com a promulgao da Constituio em 1988. O movimento ganhou fora mais tarde, mais especificamente em 1991, com a criao do Frum Nacional pela Democratizao da Comunicao, reunindo um nmero maior de entidades. A grande vitria foi interceder na lei de regulamentao da tv a cabo. Mrcio de Souza (1996:45) conta que, em setembro de 1992, o Frum deflagra a "Guerra do Cabo", com o objetivo de derrubar a portaria 250 do servio de DISTV e

52

LIEDTKE, P. F. / EmTese, vol. 1, n 1 (1), p. 39-69

obstruir a implantao da tv a cabo, atravs de representaes na procuradoria da Repblica e aes na justia e no parlamento. Depois do impacto dessas aes, em 1993 o empresariado aceita negociar com o Frum. J em setembro de 1994 a

Cmara aprovou sem emendas o projeto acordado entre as partes. Trata-se da Lei 8977, sancionada em 6 de janeiro de 1995 pelo presidente Fernando Henrique Cardoso. A direo do Frum assim comentou o episdio: "pela primeira vez, uma Lei desta rea fixou claramente uma misso para o empresariado de comunicao e estabeleceu objetivos claramente compatveis com o interesse pblico. A maior vitria alcanada pelo frum abre caminhos para transformaes estruturais nos sistemas de comunicao no Brasil" (idem:47-48). Outra importante conquista do Movimento pela Democratizao no Brasil foi a aprovao na Constituio de 1988 do projeto de criao do Conselho de Comunicao, um rgo autnomo em relao ao Executivo e ao Legislativo. O Conselho teria como atribuies estabelecer, supervisionar e fiscalizar polticas nacionais de comunicao, e seria composto por entidades da sociedade civil. O rgo foi regulamentado em 1992 pela lei 8389, porm somente foi implantado em 2002, aps dez anos de embate poltico. O Conselho foi implantado atravs de uma manobra da bancada de oposio na Cmara, que condicionou a efetivao do rgo antes de aprovar a Proposta de Emenda Constitucional que permite a entrada de 30% de capital estrangeiro na mdia. O Jornal dos Jornalistas6 saudou o acontecido com a manchete "Sociedade conquista conselho aps anos de resistncia". Na seqncia do texto, consideram que o rgo inicia uma nova etapa na luta pela democratizao da comunicao ao abrir caminho para inovadoras relaes entre o Estado, o setor privado e a sociedade. A matria que foi votada em 22/05/2002 estabelece uma composio equilibrada entre os 13 membros: oito so de segmentos especficos da sociedade civil, sendo quatro de setores empresariais e quatro de setores profissionais. A expectativa da Fenaj a de que o rgo ainda possa propor aes para os projetos de digitalizao da radiodifuso brasileira, que deve movimentar US$100 bilhes nos prximos dez anos (idem, p. 4).

5 O movimento pela democratizao da comunicao comentado por Graa Caldas (op. cit.:41) e detalhado por Mrcio Vieira de Souza, no livro Vozes do silncio - o movimento pela democratizao da comunicao no Brasi (ver bibliografia)l, em especial nas pginas 29 a 34. 6 Fenaj, Federao Nacional dos Jornalistas, XIII, no. 66, maio-junho de 2002, p. 4.

53

LIEDTKE, P. F. / EmTese, vol. 1, n 1 (1), p. 39-69

Foram raros os momentos em que, como no caso citado, os movimentos sociais conseguiram estabelecer uma correlao de foras com as elites governamentais. O resultado, porm, condiz com a hiptese de que o Estado formula as suas polticas pblicas quando pressionado pelos atores sociais. lamentvel observar que na democracia brasileira a sociedade civil no consiga fazer prevalecer o dilogo e o interesse pblico na deciso dos destinos da Nao. Como diz Seibel (2001; 95) "produz-se historicamente uma cultura poltico-administrativa na gesto e

intermediao de interesses que tm, como conseqncia, a privatizao da coisa pblica, a excluso social e a negao de qualquer forma politizada de participao na gesto da agenda pblica". Ou ainda, na viso de Klaus Frey (1999:29-30), "a constelao das foras sociais e polticas, ou seja, o exerccio de poder das elites polticas e econmicas parece, no caso brasileiro, determinar de forma bem mais decisiva os rumos do pas do que quaisquer arranjos, independentemente do quo formalmente institucionalizados estejam". 6. O controle da mdia A mudana na legislao com a Constituio de 1988 no reverteu a concentrao de poder anteriormente estabelecida no que se refere aos meios eletrnicos. A nova poltica de concesses remeteu para o Congresso as novas outorgas e renovaes, mas no houve nenhuma reviso sobre os critrios anteriores. E aqui percebemos uma outra caracterstica nefasta da cultura poltica em nosso pas: ela, alm de clientelista, conservadora. O quadro de distribuio das emissoras evidencia a concentrao de poder de informao na mo de grupos familiares e polticos. Segundo levantamento feito pelo jornal O Estado de So Paulo7 em 1966, 40% das emissoras de rdio e 27% das de televiso tm polticos como scios. Dos 513 deputados federais, 104 so scios ou proprietrios de emissoras de rdio e TV. Dos 81 senadores, 25. Entre os polticos mais conhecidos, constam os nomes de Antnio Carlos Magalhes, Collor de Mello, Jos Sarney, Jader Barbalho, Geraldo Bulhes, Orestes Qurcia, entre outros. Os dados comprovam a afirmao de ACM: quem tem rdio, jornal ou tv sempre estar no poder.

"Concesso de rdio e TV vai exigir licitao", reportagem de Ribamar Oliveira publicada no Estado de So Paulo, 26/12/1966, p. A-4, citada por Graa Caldas (bibliografia citada, p. 44).

54

LIEDTKE, P. F. / EmTese, vol. 1, n 1 (1), p. 39-69

Um estudo mais recente apresentado por Vencio de Lima (2001:109), baseado em um levantamento publicado em 1997 por Costa e Brener, revela que das 1848 estaes repetidoras de tv autorizadas depois de 1995, 268 foram entregues a empresas controladas por polticos. Observa-se que estas concesses foram emitidas no governo Fernando Henrique Cardoso, perodo em que a distribuio das outorgas autorizada pelo Poder Legislativo. Fora do controle poltico, o nico segmento que mais aparece no sistema miditico a igreja. O imprio da f formado por vrias emissoras. Segundo levantamento apresentado por Vencio de Lima (idem:111), lidera o ranking a Igreja Universal, com 21 emissoras de tv, 47 repetidoras e 80 rdios; seguida da Igreja Catlica com 4 tvs, 178 repetidoras e 190 rdios. Outras igrejas tambm aparecem na lista, porm em menor proporo. Vale acrescentar algumas observaes do autor: a Tv Record, pertencente Igreja Universal, atinge desde 1998 cerca de 90% do territrio nacional; por sua vez, a Rede Vida, da Igreja Catlica, em apenas dois anos de funcionamento, alcana mais de 500 cidades brasileiras atravs da tv paga. H algumas divergncias quanto ao ranking das maiores empresas de comunicao do pas. Alguns autores consideram a mdia eletrnica e impressa, enquanto outros classificam somente os grupos controladores de rdios e tvs. Se considerarmos o primeiro critrio, a anlise apresentada em 1995 por Erasmo Nuzzi (1995) mostra a Rede Globo em primeiro lugar e o Grupo Abril em segundo. Na poca o autor projetava que 15 famlias dominavam 90% da mdia brasileira. Considerados somente os meios eletrnicos, Graa Caldas (1998:45) fornece outro parmetro, mostrando que dez grupos familiares dominam a radiodifuso no Brasil: em primeiro lugar, estaria a famlia Marinho da Rede Globo, com 17 emissoras de tv e 20 de rdio; em seguida a RBS, da famlia Sirotsky, com 14 tvs e 21 rdios; na terceira posio vem a famlia Saad (Rede Bandeirantes), com 9 tvs e 21 rdios; a famlia Abravanel, do grupo Slvio Santos (SBT), vem em seguida com 9 emissoras de televiso. O ranking tambm apresenta alguns imprios regionais de comunicao, como a famlia Cmara na regio centro-oeste e famlia Jereissat. Por sua vez, Vencio de Lima (2001:104) argumenta que o padro histrico no mercado de comunicao brasileiro concentrado em famlias vinculadas ou que fazem parte da elite poltica: 55

LIEDTKE, P. F. / EmTese, vol. 1, n 1 (1), p. 39-69

Ao lado da concentrao de propriedade, duas outras caractersticas que tm historicamente identificado o sistema brasileiro de comunicaes no

apresentam indcios significativos de alterao com "reformas para o mercado" em curso no setor de comunicaes. Trata-se da presena de dominante de grupos familiares e da vinculao com as elites polticas locais e regionais.

O autor mostra uma lista (idem:106) com oito famlias que lideram o mercado. No cenrio nacional aparece a famlia Marinho (Globo) em primeiro lugar com 32 tvs e 20 rdios; seguido por Saad (Bandeirantes) com 12 tvs e 21 rdios; e Abravanel (SBT) com 10 tvs. Nos mercados regionais a liderana dos Sirotsky (RBS-Sul) com 20 tvs e 20 rdios; seguido pela famlia Cmara (Centro-Oeste) com 8 tvs e 13 rdios; Daou (Norte) com 5 tvs e 4 rdios; Zahran (Mato Grosso) com 4 tvs e 2 rdios; finalizado com o grupo Jereissati (Nordeste) com 1 tv e 5 rdios. Da lista apresentada, somente dois grupos no so afiliados da Rede Globo (Band e SBT). Na classificao das elites polticas, Lima (idem:107) apresenta um levantamento realizado em 1995, indicando que 31,12% das televises comerciais (302 emissoras) so controladas por polticos, enquanto na rea de rdio o nmero sobe para 40,19% (2908 emissoras). Somando os nmeros apresentados pelo autor, chega-se a um total de 1263 polticos ou ex-polticos donos de veculos de comunicao. oportuno observar que os clculos apresentados no consideram polticos proprietrios de jornais, nem mesmo aqueles que detm mais de um rgo de comunicao. Outra estatstica interessante apresentada por Lima (idem:108) refere-se ao controle da mdia nos estados. Os polticos so donos de 50% das estaes de rdio na Bahia; 44% em Pernambuco; 33% em Minas; e 20% em So Paulo. Na regio norte e nordeste aparecem os nomes de Antnio Carlos Magalhes, Jos Sarney, Jader Barbalho, Inocncio de Oliveira, Albano Franco, Joo Alves, Collor de Melo, Rmulo Furtado, entre outros. J na regio Sul e Sudeste, Orestes Qurcia, Paulo Pimentel e Jos Carlos Martinez aparecem entre os mais famosos. Outro parmetro utilizado por Lima para medir a fora dos polticos no campo da mdia o percentual de parlamentares vinculados a ela que foram eleitos para o Congresso em determinados perodos. Em 1988, este nmero foi de 23%; na Legislatura de 1991-94, 21,47%; e para o mandato 1995-98 foi de 21,8%. (Gis, p. 43, apud Lima, p. 108-109) 56

LIEDTKE, P. F. / EmTese, vol. 1, n 1 (1), p. 39-69

Na distribuio destes polticos por partidos, tem-se o PFL em primeiro lugar com 31,7%, seguido pelo PDS (atual PPB) com 14%, PMDB com 11% e PSDB com 10,8% (Stadinick, 1991:6, apud Lima, 2001:109). Nem as emissoras educativas escaparam do jogo clientelista da mdia eletrnica. No ano 2000, o presidente Fernando Henrique Cardoso assinou o Decreto 3451, atravs do qual confere ao prprio presidente o poder de analisar e distribuir geradoras de rdio e tvs educativas. Ou seja, esses canais ficam de fora das licitaes pblicas (Lima, 2001:110). Outro estudo, desta vez desenvolvido pelo Epcom (Instituto de Estudos e Pesquisas em Comunicao) revelou em 2001, que apenas as seis principais redes nacionais de televiso do Brasil - Globo, SBT, Record, Bandeirantes, Rede TV! e CNT dominam um mercado de tv na ordem de US$ 3 bilhes. Atravs de 138 grupos afiliados, controlam ou esto associadas a 667 veculos no pas. So 309 canais de televiso, 308 emissoras de rdio e 50 jornais dirios. Direta ou indiretamente, as seis redes operam cerca de 90% das emissoras de TV do pas. s redes de televiso, somam-se outros quatro grandes grupos de mdia: Abril, RBS, Folha e Estado. Estas dez empresas controlam virtualmente tudo o que se v, se escuta e se l no pas. Apesar da crise financeira recentemente anunciada por algumas redes de comunicao do pas, especialmente pela Rede Globo, pouca coisa mudou em relao ao poder informativo dos grupos citados anteriormente. As expectativas depositadas a partir do governo Lula, consideradas as histricas mobilizaes de setores do Partido dos Trabalhadores pela democratizao da comunicao no Brasil, pouco esto avanando com a esquerda no poder. O Ministro das Comunicaes, Miro Teixeira, havia anunciado que, a partir de maro de 2003, o mapa das concesses brasileiras de mdia estariam disponveis no site do Ministrio. Quase finalizando um ano de governo, ainda no h conhecimento pblico sobre o assunto. Quanto crise financeira da Rede Globo, vrias lideranas do governo anunciaram publicamente que trata-se de um problema do Estado. Demonstrando sua preocupao com a grande mdia, o governo Lula anunciou que em breve vai disponibilizar linhas de crdito atravs do BNDES. Enquanto isso, avana no Congresso a aprovao do projeto de lei para a liberao de 100% de capital estrangeiro para as empresas de tv por assinatura, at ento o sistema mais democrtico de comunicao porm financeiramente excludente- que o pas j teve. 57

LIEDTKE, P. F. / EmTese, vol. 1, n 1 (1), p. 39-69

7. O poder dos meios de comunicao no mundo globalizado Historicamente, os meios de comunicao sempre exerceram poder sobre a sociedade. Os tradicionais conceitos utilizados pelos pesquisadores passam pelas idias de domnio, manipulao, alienao, persuaso, entre outras expresses para caracterizar a forte influncia da comunicao de massa e possveis conseqncias danosas aos indivduos e ao sistema democrtico. A concentrao de poder sobre os meios de comunicao aumenta com a globalizao. A partir da formao de grandes conglomerados empresariais de mdia, em um processo marcado pela fuso de grupos internacionais, amplia-se o potencial de penetrao das mensagens sobre vrios pases ao mesmo tempo. Aqueles que j exerciam um poder nacionalizado, agora passam a dominar tambm a comunicao em outras naes. Com isso, o pblico-alvo e a capacidade de atingi-lo aumenta em progresso geomtrica. Conseqentemente, temos um aumento do espao destinado para a publicidade, para a poltica, para as ideologias, para a cultura e para a economia. Tal concentrao, com estes grandes grupos aumentando sua rea de abrangncia, gera menos participao: o nmero de produtores diminui, pois as mensagens so concentradas; a integrao internacional aumenta; e a participao popular no processo comunicativo diminui, pois so menos produtores (emissores) para um maior nmero de consumidores (receptores). A concentrao empresarial no setor de comunicaes uma tendncia mundial na economia globalizada. Vencio de Lima (2001:94) cita uma pesquisa de McChesney (1998:12-13) que constata que o mercado global de mdia j era na poca controlado por dez conglomerados, num primeiro nvel, e num segundo por outras 40 empresas, direta ou indiretamente associadas s primeiras. Mais assustador o levantamento realizado pela LAFIS, no ano de 2000, divulgado pela revista Carta Capital8:
quatro ou cinco grupos dominaro todas as formas de mdia concebveis, da imprensa tradicional internet, passando por cinema, rdio, televiso, videogames, no s nos Estados Unidos como provavelmente em todo o

mundo(...) Isso a acelerao de um processo triste e bem familiar: a


8

Citao de Vencio de Lima (2001:94) a partir de uma pesquisa divulgada pela LAFIS - Pesquisa e Investimento em Aes na Amrica Latina, publicada na Revista Carta Capital de 16/02/2000, p. 68-71.

58

LIEDTKE, P. F. / EmTese, vol. 1, n 1 (1), p. 39-69

consolidao vertical e horizontal das diferentes formas de mdia, resultando em uma simbiose cada vez maior com o poder poltico e econmico, diluio de contedo e autocensura.

Lima (2001:94-95) destaca duas conseqncias paralelas a este processo de oligopolizao: a fuso de diferentes polticas pblicas, anteriormente formuladas para a rea de telecomunicaes, informtica e mdia, em uma nica poltica de comunicaes; e a presena de novos conglomerados empresariais (global players) e organismos internacionais, como, por exemplo, a Unio Internacional de Comunicaes (UIT) e a Organizao Mundial de Comrcio (OMC), como poderosos atores na formulao dessas polticas de comunicaes em nvel tanto nacional quanto internacional. O processo de concentrao de empresas na rea de comunicao comeou a partir da dcada de 90, como podemos perceber na explicao de Dnis de Moraes9: "em 1980, 50 companhias respondiam por 90% do faturamento com informao e

entretenimento; em 1990 menos da metade delas ficava com os mesmos 90%. O encurtamento do mercado agravou-se aps a primeira onde de fuso de empresas". No mundo globalizado, a mdia um dos setores que mais ganha, como descreve Valdir Rampinelli (2001:20)10: "os grandes conglomerados de comunicao (...) dominam as mentes e os coraes das populaes do mundo, lanando mo do mecanismo de um novo imperialismo, qual seja, conquistar mercado para seus produtos de entretenimento e amoldar as conscincias, dissociando as pessoas de suas razes culturais e de suas tradies de solidariedade". Sentido semelhante visto nas palavras de Ianni (200:152):
O que singulariza a grande corporao da mdia que ela realiza limpidamente a metamorfose da mercadoria em ideologia, do mercado em democracia, do consumismo em cidadania. Realiza limpidamente as principais implicaes da indstria cultural, combinando a produo e reproduo cultural com produo e reproduo do capital; e operando decisivamente na formao de "mentes" e "coraes" em escala global.

9 Dnis Moras, Planeta Mdia, p. 64, citado por Jos Arbes Jr. no livro "Showrnalismo: a notcia como espetculo". SP: Ed. Casa Amarela, 2001. 10 Waldir Rampinelli. A globalizao e as privatizaes. In A Trama da Privatizao: a reestruturao do neoliberal do Estado. Ed. Insular, 2001. p. 20.

59

LIEDTKE, P. F. / EmTese, vol. 1, n 1 (1), p. 39-69

Isto tambm pode ser considerado um mecanismo de fabricao de opinio que simula a democracia, conforme assinala Arbex (2001:56):
Aparentemente a opinio divulgada pela mdia interfere no curso dos acontecimentos, dando a iluso de que o pblico foi levado em considerao. Na realidade, os indivduos permanecem isolados, espalhados pelas mais distintas cidades, regies, estados e pases, sendo virtualmente "unificados" pela mdia, mas sem terem exercido qualquer interlocuo. a "gora eletrnica" que simula a antiga polis, onde tudo se debatia. As

megacorporaes simulam a gora que legitimar suas prprias estratgias de dominao e controle.

Se, por um lado, ocorre uma concentrao de corporaes no comando da mdia, por outro tambm h um afunilamento de anunciantes em escala mundial; anunciantes estes que tambm exercem influncia sobre o universo informativo em funo do volume financeiro investido no mercado. Erasmo Nuzzi, no captulo dedicado s meganacionais, afirma que o mundo era controlado por 25 organizaes desta natureza na poca. Elas atuam em diversas reas, incluindo as comunicaes: "todas essas corporaes, direta ou indiretamente, atuam poderosamente no mundo das comunicaes e agem sobre a mdia ou controlam, sob as mais diversas formas, os meios impressos e eletrnicos na maioria dos pases do globo" (Nuzzi, 1995:1). O autor apresenta tambm uma pesquisa do jornal Gazeta Mercantil, informando quais seriam as megaempresas que mais tinham lucrado nos primeiros meses de 1994: impresso e publicidade, com 531% de aumento no faturamento, seguido pelos setores de radiodifuso e telecomunicaes, com 45% (idem:3). No Brasil, neste mesmo perodo, entrava em curso um plano de estabilizao econmica que aqueceu o mercado de comunicao. Prova disto que, somente a Rede Globo, empresa que absorve cerca de 70% do investimento publicitrio no setor televisivo, mantinha um faturamento mdio anual na faixa de 1,7 bilho de dlares. A publicidade no Brasil esteve em alta com a estabilizao econmica. Uma pesquisa divulgada pela Revista Veja em 1996 mostra que naquele ano foram investidos 7,6 bilhes dlares em propaganda, um aumento de 18% em relao ao ano anterior. Com isto, o Pas passou da 12 para a sexta posio no ranking mundial. Perde para Estados Unidos, Japo, Alemanha, Reino Unido e Frana, mas est frente de pases 60

LIEDTKE, P. F. / EmTese, vol. 1, n 1 (1), p. 39-69

como Espanha, Frana e Canad11. Em mdia, o volume de verba publicitria fica entre 2 e 3% do PIB, colocando o trabalho das agncias brasileiras em igualdade com as do chamado primeiro mundo (Soares, 1996). Os dados da poca tambm mostravam qual seria o maior anunciante brasileiro: o governo federal, que, junto com as empresas estatais, investiram 475 milhes de reais em propaganda. Este nmero equivale ao triplo do investimento do maior anunciante privado (Gessy Lever), quatro vezes mais que o governo da Inglaterra, dez vezes mais que o da Austrlia e sete vezes mais que o da Argentina desembolsam. Quase atingiu o volume publicitrio americano, que superou em apenas 30% o que o governo de Fernando Henrique Cardoso gastou em 1996.12 Este dado tambm reforado por Srgio Mattos (1996), que afirma que desde o princpio dos anos setenta, o governo tem sido identificado como o maior anunciante individual do Brasil. Se considerarmos apenas os vinte maiores grupos nacionais, privados e pblicos, sob o ponto de vista da receita operacional lquida, podemos constatar que, de acordo com dados de 1991, sete dos dez maiores so empresas pblicas. Muita coisa mudou na economia brasileira na ltima dcada, mas os indicadores apresentados por Mattos ainda so aplicveis ao mercado publicitrio nacional. A grande novidade no perodo foi a diluio da atuao do Estado, principalmente no setor de telecomunicaes, o que permitiu a entrada de grandes anunciantes atravs da concorrncia estabelecida entre operadoras de telefonia. Fora isto, as verbas governamentais continuam sendo as maiores fontes publicitrias, sem contar os recursos oriundos das estatais como Banco do Brasil, Caixa Econmica Federal e Petrobrs, que so empresas com grande exposio na mdia paga. Outra curiosidade que a publicidade governamental normalmente superfaturada no mercado, perdendo os tradicionais descontos que incidem sobre o investimento privado. Por isso, a transparncia nas contas governamentais necessria tambm no uso da mdia paga.

11 12

Revista Veja, 26/2/97, p. 13. Revista Veja, 29/10/97, p. 28.

61

LIEDTKE, P. F. / EmTese, vol. 1, n 1 (1), p. 39-69

Os dados a seguir, divulgados pelo jornalista Fernando Rodrigues13 mostra o volume atual de investimentos governamentais na mdia brasileira:
Tome-se o caso da maior capital brasileira, So Paulo. Marta Suplicy (PT) gastou R$ 46,4 milhes em propaganda em 2002, segundo dados fornecidos pela prefeitura. Neste ano, o valor j de R$ 39,7 milhes. O governo tucano do Estado de So Paulo tambm tem gastos expressivos com publicidade. Em 2002, Geraldo Alckmin torrou R$ 89,9 milhes, includos os custos de marketing e assessoria de imprensa, que no so divulgados em separado. No governo federal, sabe-se que a cifra total anual est na casa de R$ 1 bilho ou um pouco mais.

Por um lado, percebe-se, portanto, uma concentrao empresarial cada vez mais aglutinada sobre os meios de comunicao; por outro, o aumento dos investimentos publicitrios, principalmente governamentais, estabelecem uma influncia econmica sobre a mdia. O governo, por sua vez, alm de investir fortunas em publicidade paga, atuando como o maior cliente dos veculos de comunicao, contribui com polticas de regulamentao no setor das telecomunicaes, liberando o mercado para livre explorao das grandes empresas. O controle pblico minimizado na legislao, garantindo maior autonomia para os gigantes da comunicao, que no encontram resistncias na ampliao de mercados. A aprovao recente mais exatamente em 2002 da lei federal que permite a entrada de 30% de capital estrangeiro na mdia brasileira mais uma prova da flexibilizao do mercado. As primeiras projees no setor apontam como

conseqncia disso que, ao invs de fomentar a concorrncia entre as empresas de comunicao, tal postura pode estimular ainda mais as que j possuem liderana, principalmente em televiso. Tanto que a Rede Globo foi a primeira empresa a internacionalizar suas aes para capitalizar recursos14.

Jornal Folha de So Paulo, 20/10/2003. Notcias nessa rea foram divulgadas em vrios boletins eletrnicos do site "acesso.com.br" (jornalismo especializado em comunicao) e tambm pelo Jornal do Jornalista (Fenaj, ano XIII, n. 66, maio-junho de 2002.
14

13

62

LIEDTKE, P. F. / EmTese, vol. 1, n 1 (1), p. 39-69

Com a globalizao e a acelerao do processo de inovao tecnolgica, as discusses sobre o poder e o controle dos meios de comunicao ganharam mais flego. Assim descreve Gurutz Bereciartu15:
O debate sobre o controle dos fluxos de informao to antigo como os prprios meios de informao, e lgico que tal controle constitui um elemento chave na relao dialtica existente entre a informao, os meios de informao e o poder. Esta relao afetada pela atual revoluo tecnolgica, e ela faz que o controle dos fluxos de informao aparea, mais uma vez, (...) sobre as mudanas operadas no sistema de informao.

Entre as formas de poder destacadas pelo autor (coero, fora, autoridade, manipulao e influncia), as duas ltimas que mantm relao direta com a informao e com os meios de comunicao. A primeira consiste numa obedincia, ao carecer de conhecimento, da procedncia e da natureza do que se pede. J a influncia supe uma persuaso racional sem mediao do conflito. A informao vista como o instrumento de poder, tanto na perspectiva manipuladora quanto na influncia exercida sobre os cidados. Este poder poltico e econmico exercido pelos meios de comunicao pode ser visto como um poder autnomo e independente, com amplas possibilidades de manejar a opinio pblica, conforme seus interesses empresariais e corporativos. Entretanto, a informao entendida como elemento de poder, no se deve esgotar na mtua interrelao entre poder poltico/meios de comunicao, seno que tem um carter triangular cujos vrtices so o poder poltico, os meios de informao e os cidados, finaliza Bereciartu. No faltam exemplos dessas relaes. Uma delas percebvel no processo de privatizao das comunicaes no Brasil, que trouxe implicaes diretas na formulao de polticas pblicas. Segundo Lima16, estamos entrando na fase de uma nova poltica, provocando a fuso das antigas polticas setoriais das reas de telecomunicaes, radiodifuso e informtica em uma nica poltica de comunicaes, fruto da

15

Gurutz Juregui Bereciartu. Medios de Informacion y poder: el control de los flujos de informacion. Universidad del Pas Basco, paper distribudo pelo prof. Murciano durante Seminrio Globalizao e as transformaes comunicativo culturais, PUC/RS 13 a 17/10/97. 16 Cf. citado, captulo 5, Globalizao e polticas pblicas no Brasil - a privatizao das comunicaes 1995-1998", pp. 115-137.

63

LIEDTKE, P. F. / EmTese, vol. 1, n 1 (1), p. 39-69

convergncia tecnolgica e da revoluo digital pela qual passa o setor (Lima, 2001:119). Para ele,
essa nova poltica favorece a concentrao de propriedade porque no impede a propriedade cruzada dos grupos empresariais de telecomunicaes, comunicao de massa e informtica, e estimula a participao crescente dos global players, diretamente ou associados aos grandes grupos nacionais, na medida em que elimina todas as barreiras para a entrada de capital estrangeiro. (idem:120)

Apresentando vrios argumentos, o autor evidencia a "americanizao" no processo de abertura do mercado, atravs de presses de vrios agentes internacionais na formulao da poltica de comunicaes manifestada na Lei Geral de Telecomunicaes (9.472 de 16/07/1997). "O interesse pblico passa a se confundir com o interesse privado dos global players e das empresas no estatais que, segundo o governo FHC, garantiro a competitividade do mercado" (p. 134). Falando do ponto de vista poltico, o autor (p. 136) indaga quais as implicaes que a propriedade e controle oligopolsticos do setor, em sua dupla lgica econmica e simblica, acarretam para a consolidao democrtica. Os caminhos que percorremos at aqui podem mostrar uma resposta. A dificuldade em estabelecer os limites entre o pblico e o privado na comunicao refora a importncia das polticas pblicas como instrumento de regulamentao do setor, desde que estejam realmente comprometidas com o interesse pblico, e surjam como fruto do dilogo com a sociedade. Ao que percebemos, as trocas tradicionalmente foram estabelecidas entre um pequeno nmero de interlocutores, com poderes hegemnicos ilimitados. 8. A informao um pblico Diante do exaustivo quadro apresentado at aqui, resta a dvida sobre se algum dia ainda teremos, de fato, uma democracia comunicativa no Brasil. A restrio dos atores sociais na formulao das polticas pblicas para o setor minimiza as expectativas para uma comunicao libertadora. Os dados apresentados estarrecem, colocando em xeque os ideais democrticos, onde nunca se perdeu de vista a noo da comunicao como um bem pblico. Trata-se de um direito do cidado, pois uma forma de acesso 64

LIEDTKE, P. F. / EmTese, vol. 1, n 1 (1), p. 39-69

aos direitos e deveres da vida social. Portanto, uma sociedade democrtica requer uma comunicao efetivamente democrtica, pois ela a porta de entrada para o exerccio da cidadania. O desencanto norteia manifestaes como a de Graa Caldas (1998:40):
Afinal, informao ou no um bem pblico? O direito informao faz ou no parte das sociedades democrticas? Embora as emissoras de rdio e televiso sejam oficialmente concesses do governo, mais parecem

propriedades particulares com proveitos nitidamente mercadolgicos, em detrimento do interesse social. A confuso entre o pblico e o privado, descrita na Teoria da "coisa nossa" de Oliveiros Ferreira, infelizmente ainda permanece presente na sociedade moderna.

A concentrao de poder sobre os canais de comunicao mostra a debilidade institucional do Estado em promover e estimular o livre acesso informao. No tocante s funes de Estado, deveria prevalecer uma relao ambivalente entre o "dever de informar x o direito informao"17. O poder pblico tem o dever de informar a sociedade, mantendo canais de dilogo com o povo para fundamentar suas aes, enaltecendo o interesse pblico nas suas decises, prestando contas populao dos seus atos e mantendo transparncia na gesto do patrimnio pblico. Quando se trata de um mandato que foi delegado pelo povo, a responsabilidade informativa maior, pois h um contrato social que delimita responsabilidades. Um governo existe para a sociedade, que o objeto de suas aes. Alm de atender aos interesses da sociedade, o governo deve manter constantemente abertos os canais de dilogo com este pblico, atravs de polticas de comunicao bilaterais. Se de um lado est o poder pblico, dispondo de aparatos comunicativos para consolidar seus objetivos sociais, com o compromisso de cada vez prestar melhores servios sociedade, do outro est o cidado, que financia as instituies pblicas e usurio de seus servios, ocupando um duplo papel de contribuinte e consumidor. O cidado est muito mais exigente, pois a cada dia fica mais consciente de seus direitos: exige ser informado e quer transparncia das organizaes; espera, principalmente das empresas pblicas, um constante fluxo de informaes que possa

Trata-se de uma sntese do primeiro captulo do livro de Paulo Liedtke, "A esquerda presta contas: comunicao e democracia nas cidades", Editoras da UFSC e Univali, 2002.

17

65

LIEDTKE, P. F. / EmTese, vol. 1, n 1 (1), p. 39-69

orientar as formas de utilizao dos servios, para que possam usufruir de seus direitos. Portanto, a comunicao, neste sentido, est a servio da cidadania, pois alimenta a esfera pblica. Em suma, a transparncia do Estado que possibilita a interao entre o governo e a populao. Pois, como diz Seibel (op. cit.:103), "o fortalecimento das instituies, condio fundamental para a ampliao das formas de democracia, implica no deslocamento destes elementos para as arenas pblicas, garantindo, assim, uma publicizao dos processos decisrios que dizem respeito coisa pblica". Voltando questo do direito informao, percebe-se que ele esbarra em outras polmicas, tais como os limites da mdia, a propriedade sobre os meios de comunicao e o controle poltico e econmico exercido pelos rgos

governamentais atravs dos volumosos investimentos em publicidade. So questes que j foram levantadas, mas ainda so vlidas outras manifestaes, como a de Elias Machado Gonalves (1996:56):
Diante dos poderes do campo miditico em pr-instituir o mapa cognitivo da agenda pblica, o conceito de liberdade de imprensa, que estabelece como prerrogativa somente dos veculos de comunicao a deciso de tornar pblico ou no qualquer assunto, comea a ceder lugar para o conceito de direito informao que retira das empresas de comunicao o privilgio de definir a agenda pblica. Nesta inverso do processo comunicativo, o que antes era

caracterizado como liberdade sagrada da imprensa passa a ser um direito do cidado, que dependendo da situao pode invocar a interveno do Estado a fim de restabelecer direitos individuais usurpados pelos crimes de imprensa. Como o domnio do sistema privado de comunicao parece imprescindvel para a realizao do direito informao denominado no direito contemporneo como um direito-meio para a consumao dos chamados direitos-fins como civis, sociais e de cidadania que haja uma espcie de controle social sobre o campo miditico a fim de evitar o uso privado de uma dimenso pblica como a comunicao nas sociedades mediticas.

Portanto, se a mdia um servio pblico, ela deve estar submetida ao controle social. Isto no significa censura ou relaes arbitrrias e burocrticas, mas criar alternativas para debater com a sociedade os problemas da sua atuao, como formas de garantir a pluralidade e a qualidade informativa. 66

LIEDTKE, P. F. / EmTese, vol. 1, n 1 (1), p. 39-69

Como vimos, o direito informao uma prerrogativa que garante o acesso s questes de interesse pblico. Alm de um instrumento de defesa do cidado, deve ser o maior patrimnio social. O Cdigo de tica dos Jornalistas, de 1994, no captulo que trata do Direito Informao, diz: o acesso informao pblica um direito inerente condio de vida em sociedade, que no pode ser impedido por nenhum tipo de interesse. Este Cdigo tambm reafirma a funo social do homem pblico: a

prestao de informaes pelas instituies pblicas, privadas e particulares cujas atividades produzem efeito na vida em sociedade uma obrigao social. Alerta

ainda para a no observncia das recomendaes anteriores: a obstruo indireta ou direta livre divulgao da informao e a aplicao de censura ou auto-censura constituem delito contra a sociedade. A postura oposta sonegar informao uma forma de violncia social: privar o pblico de assuntos que so do seu interesse violar os direitos do cidado. 9. Consideraes finais O caminho percorrido at aqui mostra um quadro crtico da mdia brasileira e mundial. Nossa inteno, ao resgatar os elementos que constituem tal quadro, contribuir para o debate sobre as polticas de comunicao, relacionando os conflitos inerentes s suas formas de legitimao histricas. O estudo no esgota a questo e muito menos d conta de toda a literatura que envolve o tema. Por ora, o objetivo o de trazer elementos-chave para a compreenso da importncia da comunicao na sociedade, questionando os limites da democracia, que se desloca com mais intensidade das arenas pblicas para o campo miditico. Se aceitamos tal idia, a comunicao mediatizada, em seus diversos formatos, passa a constituir-se no principal instrumento de mediao poltica nas modernas sociedades. As polticas de comunicao ainda carecem de estudos mais aprofundados, pois ainda muito limitada a literatura sobre a questo. O tema deve ser objeto de debates com a sociedade, colocando a questo da mdia tambm na agenda pblica. preciso incitar a opinio pblica para refletir sobre a questo. Temos que incluir a comunicao no debate cotidiano, disputando espao com outros temas de importncia como economia, segurana pblica, desemprego, educao, entre outros, pois se trata de um elemento chave na construo de uma sociedade democrtica.

67

LIEDTKE, P. F. / EmTese, vol. 1, n 1 (1), p. 39-69

10. Bibliografia AGUIAR, Itamar. 2001. A ao da mdia na privatizao do BESC. In A Trama da

Privatizao. Ed. Insular.


ANDR, Alberto. 2000. tica e Cdigos da Comunicao Social. Porto Alegre: Ed. Sagraluzzatto. ARBEX, Jos. Shownalismo: a notcias como espetculo. Ed. Casa Amarela, SP, 2001. CALDAS, Graa. 1998. Polticas de Comunicao no Brasil: de Sarney a FHC. Ensaios e

Comunicao, Campo Grande, Uniderp, v.1, n. l, p. 39-48, abril.


FREY, Klaus. 1999. Anlise de Polticas Pblicas: algumas reflexes conceituais e suas implicaes para a situao brasileira. Cadernos de Pesquisa. n. 18. PPGSP/UFSC. Setembro/1999. pp. 29-30. GOMES, Pedro G. 1997. Comunicao Social: filosofia, tica, poltica. So Leopoldo: Ed. Unisinos. IANNI, Octavio. 2000. Enigmas da modernidade-mundo. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira. JNIOR, Jos A. 2001. Showrnalismo: a notcia como espetculo. So Paulo: Casa Amarela. LIEDTKE, Paulo. 2002. A esquerda presta contas: comunicao e democracia nas

cidades. Florianpolis: Editoras da UFSC e Univali.


LIMA, Vencio A. de. 2001. Mdia: teoria e poltica. So Paulo: Fundao Perseu Abramo. MATTOS, Srgio. 1996. O controle dos meios de comunicao. Salvador: Edufba. NEOTTI, Clarncio. 1986. A Nova ordem mundial da comunicao e da informao. Petrpolis: Ed. Vozes. NUZZI, Erasmo. 1995. O controle da mdia no Brasil e no mundo. Documentos Abecom, Associao Brasileira das Escolas de Comunicao. mimeo. 68

LIEDTKE, P. F. / EmTese, vol. 1, n 1 (1), p. 39-69

____. 1997. Meios de comunicao e a Constituio Federal de 1988. So Paulo: Pliade. SEIBEL, Erni. A debilidade institucional e as polticas no-pblicas. In A tirania da

privatizao. Ed. Insular, Florianpolis, 2001.


SOARES, Ismar de O. 1996. Sociedade da Informao ou da Comunicao? SP: Ed. Cidade Nova. SOUZA, Mrcio V. de 1996. Vozes do silncio: o movimento pela democratizao da comunicao no Brasil. Paris: Fondation pour le prgres de l'homme; Florianpolis: Dilogo. RAMPINELLI, Valdir. 2001. A globalizao e as privatizaes. In A Trama da

Privatizao: a reestruturao do neoliberal do Estado. Ed. Insular, 2001.

69

You might also like