You are on page 1of 5

1

O homem regido pela tica. Mas afinal, como definir a tica? A palavra tica tem sua raiz no grego, ethos, significando

comportamento. Segundo NALINI, tica a cincia do comportamento moral dos homens em sociedade. uma cincia, pois tem objeto prprio, leis prprias e mtodo prprio, na singela identificao do carter cientifico de um determinado ramo do conhecimento. 1 Ainda podemos afirma que a moral est submergida na tica. Onde as aes do homem e seus ideais so regidos por um comportamento tico que em seu contexto geral universal. Quando falamos sobre tica geralmente somos remetidos ao pensamento moral. A moral deriva da palavra romana mores, com o sentido de costumes, conjunto de normas adquiridos pelo hbito reiterado de sua prtica. A tica ainda descrita por BITTAR como uma atitude reflexiva de vida, algo impregnado dimenso da razo deliberativa, em constante confronto com as inquiries, dificuldades, os desafios e problemas inerentes existncia em si.3 A tica o aspecto cientfico da moral, pois tanto a tica como a moral, envolve a filosofia, a histria, a psicologia, a religio, a poltica, o direito, e toda uma estrutura que cerca o ser humano. 4 Aps as definies aqui apresentadas podemos concluir que a tica rege o comportamento humana, ela integra, ou por que no dizer, ela estabelece as regras que ditam a moral. Afinal, bem e mal so definidos por essa tica que em alguns pontos chega a ser universal. No podemos deixar de acrescentar que a tica tambm sofre o impacto da mudana moral. Mas no seria a tica um fruto da moral? A tica, como apresentado anteriormente est atrelada h um conjunto fatores como: cultura, religio, poltica, histria, filosofia e psicologia. Todos
1 2 3
4

NALINI, Jos Roberto. tica Geral e Profissional, Editora Revista dos Tribunais, p. 22. Idem.

BITTAR, Eduardo Carlos Bianca, tica, educao, cidadania e direitos humanos. Barueri,SP: Manole, 2004. Disponvel em: http://www.maurolaruccia.adm.br/trabalhos/etica.htm Acesso em: 19.03.2012.

esses fatores so mutveis e sendo assim, a tica sofre mudanas, onde a moral est em constante processo de construo. Mas quais seriam as mudanas ticas e morais que permearam o sculo XX? Fato nos que a histria vai se reescrevendo, o homem atua como parte dessa releitura da histria. Comeamos aqui com as primeiras normas ticas, as regras da boa conduta. No Antigo Testamento Deus d a Moiss as dez leis que iriam orientar o povo, mais que isso, no livro de Levtico, o homem adquiri instrues para sua conduta em relao sociedade, famlia, justia e meio ambiente. Esses ensinos permeiam a sociedade ainda hoje. Falar sobre as mudanas ticas no sculo XX descrever como a moral tornou-se algo relativo, no existindo uma regra geral. Quando olhamos para alguns sculos atrs, vemos os homens no domnio, havendo ainda pouco ou nenhum espao para a mulher no que diz respeito a escolhas, mercado de trabalho e poltica. No diferentemente, a poltica tambm tem sido reescrita, quem imaginaria que um operrio poderia chegar ao poder, ou uma mulher ser eleita Presidente da Repblica? H pouco, no ouvamos falar sobre o sexo de forma to aberta, sendo considerado um tabu no seio familiar. Hoje o ministrio da sade tem organizado campanhas para que crianas de 13 anos tenham acesso a preservativos na escola e aulas de orientao sexual. Mas as mudanas na famlia e na sociedade no param por ai, temos hoje leis que protegem a mulher, vitima de violncia. Leis que garante o acesso e a profissionalizao facilitada a pessoas com deficincia. O negro tambm tem sido alcanado por essas novas polticas, que de alguma forma, tentam reparar ou amenizar os maus tratos que caram e recaram sobre eles desde a colonizao.

A poltica tem passado por transformaes que atuam diretamente na sociedade. A famlia um exemplo dessas modificaes polticas, agora pouco acompanhamos um projeto de lei que garante a unio homoafetiva, o que significa um avano, pois essa medita oferece algumas garantias, como o direito a unio civil. O militarismo que conhecido por ter suas prprias leis tem se curvado paulatinamente a uma nova viso de sociedade. Hoje voc pode encontrar mulheres exercendo cargos de chefia, pessoas homossexuais que fazem parte do corpo militar e nem por isso so ridicularizadas. O garoto(a) pode escolher ou no servir s foras armadas, tendo liberdade at para posteriormente prestar um concurso pblico para ingressar na carreira militar. As foras militares esto paulatinamente se amoldando a uma nova perspectiva de sociedade, abrindo espao para repensar as diferenas A mdia talvez seja a grande patrocinadora das mudanas descritas anteriormente, sendo ainda o maior canal de acesso informao, a TV ainda o meio que dita s regras, o que se deve pensar ou consumir, ela atrai a grande massa pra si. Suas novelas, seus filmes, jornais e at mesmo suas propagandas so o norte para homens e mulheres. Seu acesso rpido e facilitado, colocando-se como objeto de consumo que tem por aliado a alienao populacional. No podemos omitir aqui rdios, internet, revistas e jornais que so o combustvel da mdia. Suas mudanas, uma nova linguagem no comunicar, um novo grupo que tem sido alcanado. Cada vez mais jovens tornam-se os adeptos mdia. Facebok, Orkut, Google, MSN, e-mail, blogs, so esses os canais que movimentam a mdia do sculo XX e XXI, o acesso rpido informao liberdade de expresso que so oferecidos por estes meios podem ser facilmente colocados como o diferencial que tem gerado na sociedade uma mudana moral.

A religio no muito distante dessa revoluo moral tem procurado se adaptar ao meio. Hoje voc houve falar de igrejas que se ramificaram, novas teologias que tiram o foco de Deus e olham para o homem. Relativismo o tema abordado em grupos religiosos, tratando-se do sincretismo religioso. Uma nova viso religiosa vem surgindo, so novas comunidades que apresentam novas formas de se relacionar com Deus. Hoje temos o movimento carismtico que surge como uma onda de avivamento, trazendo uma nova roupagem Igreja catlica. Temos a religio que de certa forma tem buscado ter voz ativa, colocando representantes no meio poltico. Paradigmas comeam a ser quebrados. A religio tem alcanado cada vez mais fieis, tendo como aliado a prpria mdia que outrora ela criticava e por ela mesma era criticada. Quando falamos sobre as mudanas ticas e morais, devemos nos lembrar que ela tem acontecido e vai continuar acontecendo, pois o homem e o meio onde ele est inserido tm sofrido mudanas. Agora o tema meio ambiente discutido por pases que anteriormente no se preocupavam com a preservao ambiental. Hoje as famlias so formadas no necessariamente por um casal (homem e mulher) e seus filhos, isso se tornou muito relativo. O divrcio no visto como algo ruim que pode destruiu toda uma famlia, ao contrrio, a separao conjugal pode ser o caminho certo para a felicidade dos filhos e de ambos os lados de uma unio. A poltica abriu espao para a discusso na busca de solues para problemas que diariamente so percebidos em nossas cidades. Ainda existe sim muito a se mudar em relao poltica, mas tais mudanas talvez sejam as mais complicadas de serem realizadas. A religio e certamente continuar sendo o porto seguro da humanidade, pois mesmo em meio ao caos moral e tico que sorrateiramente vem sido soprado pela a sociedade, nela, e somente nela que a humanidade tem buscado socorro para a boa redefinio moral e tica.

A tica e a moral passam por mutaes. Cada vez o tema tica tem sido abordado e mesmo com a moral ainda fragilizada por conta das alteraes, a tica ainda vista como um conjunto de regras que deve ser aplicado e praticado por todo e qualquer individuo, afinal, so essas regras que nos fazem perceber o que certo e errado. No sabemos ao certo se a mudana tica presente fruto da mudana moral, mas certo que todas essas mudanas atingem de forma direta a sociedade num todo, mudando o modo como cada indivduo age e reage para com o prximo, transformando seus pensamentos e idias. O mundo j no mais o mesmo, ou poderamos dizer que as pessoas no so mais as mesmas, e por isso o mundo mudou, porque como algum j disse em uma propaganda publicitria quando voc muda o mundo muda com voc.

You might also like