You are on page 1of 10

Avaliao de sustentabilidade e eficcia de tratamentos preservantes naturais de madeiras de florestas plantadas para o controle do cupim.

Resumo
A madeira pode ser considerada o nico material utilizado na construo civil que renovvel. Por ser universal, econmico e sustentvel, sua utilizao vem sendo cada vez mais adotada no ramo construtivo. A maioria das madeiras so resistentes por natureza ao de agentes xilfagos, porm alguns tipos de madeiras, principalmente as de florestas plantadas, necessitam de tratamentos preservantes para prevenir o ataque de tais agentes. O cupim-da-madeira-seca pode ser considerado um dos piores agentes xilfagos, pois se alimenta da celulose da madeira, o litoral brasileiro o mais prejudicado com a infestao deste inseto. Para combater a ao deste agente, at pouco tempo, adodatava-se como nica alternativa o uso de preservantes qumicos sintticos, como por exemplo os arseniatos, mercurais, organoclorados, dentre outros, entretanto a utilizao destes preservantes alm do impacto ambiental, trazem elevado risco sade dos mamferos. Estes trabalho apresenta novas alternativas para este combate, apresentados atravs de testes realizados com produtos alternativos para dessa praga, os quais possuem um baixo risco a sade dos mamferos e baixo impacto ambiental. Estes produtos so a base de mineralizantes e extratos de plantas, os testes foram realizados em madeiras de florestas plantadas e que so de uso muito comum na construo civil: Araucria, Pinus e Eucalipto. Atravs destes testes pode-se observar a eficcia desses preservantes no tratamento de vrios tipos de madeiras utilizadas na construo civil.

Palavras-chave: florestas plantadas; cupim-de-madeira-seca; preservantes de madeira; sustentabilidade.

Introduo:
O desconhecimento sobre os cupins no pas muito grande, faltam coletas, que se realizadas da maneira correta poderiam inclusive revelar infestaes de novas espcies, at ento desconhecidas, ainda sobre o nvel de conhecimento sobre os cupins, podemos citar a falta de estudos referentes a biologia da infestao urbana. A vastido territorial brasileira esta ligada diretamente aos problemas termticos, a variedade do panorama fsico, cultural e biolgico do pas aumenta a gama de problemas, e conseqentemente as solues podem no ser as

mesmas em cada regio. As maiores colnias de cupins contm apenas algumas centenas de indivduos, entretanto, madeiras maiores e volumosas podem abrigar vrias destas colnias, com isto o estrago cumulativo acaba sendo grande. Existe ainda a capacidade de colnias completas habitarem pequenas peas de mobilirio, que por sua vez podem ser facilmente transportveis, e sem qualquer sinal externo evidente acabam propagando estes agentes para novas estruturas e regies diferentes, pois atravs do transporte destes mveis pode-se ainda introduzir esta praga em regies at ento livres desta infestao. Dentro da madeira o cupim escava numerosas cmaras largas, todas elas conectadas por passagens estreitas. A manuteno de elementos de madeira demandam alto custo devido ao preo elevado da matria prima e a dificuldade de obteno cada vez maior. A troca de peas atacadas em diversas construes poder diminuir bastante com o controle destas pragas, o que conseqentemente diminuir o consumo e corte de rvores nativas. Para controlar estes insetos atualmente utiliza-se de tratamentos qumicos de alta toxicidade e persistncia, os produtos alternativos com baixa ou quase nenhuma toxicidade contribuir e muito para o tratamento sustentvel (LYLE, 1994), pois atravs deste tratamento alm de prolongarmos a vida til de uma estrutura de madeira, estaremos utilizando substncias naturais, minimizando os efeitos malficos aos seres vivos e ao meio ambiente.

Madeira
A utilizao da madeira deve ser reavaliada de forma a resgat-la como sendo um material estrutural to competitivo quanto o concreto e o ao. Cabe observar que o nico material estrutural de engenharia com carter renovvel a madeira (FUSCO, 1996), ou seja, a renovao acontece continuamente por meio de semeadura, maturao e colheita. De acordo com o Banco Mundial a perda anual de reas florestadas e reflorestadas gira em torno de 100.000 a 150.000 km. Considerando um crescimento vegetativo da populao mundial atravs da taxa atual, teramos madeira disponvel para no mximo 300 anos. Estes dados poderiam facilmente ser alterados com um melhor planejamento das aes de florestamento de espcies com rpido crescimento, como por exemplo o Eucalipto, pinus, dentre outros (CARVALHO, 2001). As caracteristicas da madeira de eucalipto alvo de um vasto estudo visando sua melhor utilizao na construo civil (OLIVEIRA 1999). Vrias espcies possuem boa resistncia natural, mas algumas madeiras mais jovens, como o eucalipto de 15 anos, so sensveis aos agentes xilfagos.

O desenvolvimento de estudos tem sido cada vez mais uteis para alavancar a utilizao da madeira direta ou indiretamente como material de construo. Rabelo Nahus (1997) descreve as madeiras Araucria, Eucalipto e Pinus para aplicao na industria de mveis. Rocco Lahr (2000) desenvolveu estudos que mostram um extenso panorama da qumica, fsica e mecnica da madeira, e ainda vrios tratamentos antixilfagos modernos. Tais conceitos so muito importantes visando a aplicao da madeira na construo civil. Segundo Carvalho (1996) o uso mltiplo da floresta e da madeira pode trazer vrios benefcios ao meio e ao homem, essa viso ambiental pode aumentar o consumo de madeiras de florestas plantadas. A Figura 1 mostra uma obra de engenharia: uma passarela de grande vo montada com madeira de Pinaceas.

Figura 1 - Engenharia: passarela de pinceas na Alemanha

No Brasil existem aproximadamente 200 espcies do gnero Eucalyptus, do total de 672 encontradas em todo o mundo. No Rio Grande do Sul, a Fundao de Cincia e Tecnologia (CIENTEC, 1967), descreve caractersticas fsicas e mecnicas de 27 espcies encontradas no estado. O mdulo de elasticidade prximo de 10.500 MPa e as massas especficas variam de 0,60 g/cm3 a 1,05 g/cm3, para madeira com idade em torno de 15 anos.

Principais preservantes qumicos sintticos:


Citaremos a seguir os principais preservantes qumicos, no sustentveis, que em se tratando de tratamento em madeiras, dominavam o mercado at pouco tempo. Conforme estudos realizados pelo Instituto de Pesquisas Tecnolgicas (IPT, 1989), o preservante qumico sinttico mais antigo constitudo pelo alcatro, sendo este um

subproduto da carbonizao da madeira, turfa, xisto betuminoso, lignito e hulha. O Ingls John Bethell patenteou em 1838 o creosoto para tratamento de madeiras expostas ao tempo, como postes de transmisso e dormentes. De acordo com a Associao Americana de Preservadores de Madeira (apud IPT, 1989), o creosoto pode ser definido com um destilado do alcatro, extrado do carvo de pedra sobre altas temperaturas, este mesmo creosoto pode ainda ser produzido a partir do pretrleo. Em 1929 o pentaclorofenol foi patenteado na Inglaterra, a sua produo obtida na clorao direta, por catalizao do cloreto de alumnio (ALCL3). O pentaclorofenato nada mais do que o sal correspondente ao pentaclorofenol e at 1890 era o preservante mais usados no tratamento de madeiras recm serradas. Podemos dizer que o arseniato de cobre cromattado (CCA) p sal hidrosolvel mais eficiente e utilizado desde 1930, aplicado normalmente em autoclave sobre presses de at 14 atm, mas atualmente a sua proibio esta sendo adotada em vrios pases como Frana, Inglaterra, Alemanha e ainda os estados Unidos. Resultado de uma mistura de sulfato de cobre, cido brico e bicromato de potssio, o CCB parecido com o CCA, entretanto o impacto ambiental e o risco causado aos trabalhadores deste segundo bem mais baixo. As aplicaes destes dois preservantes so iguais, excetuando que no caso do CCB vivel que o tratamento seja realizado em tanques abertos.

Produtos alternativos para o controle de cupins


A sustentabilidade vem sendo cada vez mais o alvo do tratamento moderno da madeira, sendo que esta busca implica, dentre outras coisas, no uso de: (1) recursos de baixo impacto ambiental (2) recursos renovveis; (3) materiais de baixo consumo energtico na sua elaborao; (4) materiais que fixam o carbono, associado ao dixido de carbono da atmosfera, coresponsvel pelo efeito estufa do planeta; e (5) materiais que garantem a durabilidade do produto. A literatura muito modesta quando se fala em tratamento sustentvel em madeira. Segundo Sbeghen (2001), so vrias as potencialidades de utilizao leos essenciais de plantas aromticas, como o leo de citronela, alecrim e manjerico, para controle do Cryptotermes brevis.

Cornelius et al. (1997) avaliaram a toxicidade de monoterpenides e vrios outros produtos naturais no controle do cupim subterrneo. De acordo com Bonnemann e Bittencourt (1986), podemos utilizar extrativos prprios da madeira, como o tanino, o amido, os corantes, os leos, as ceras, as resinas e os cidos graxos para combate e controle de cupins. Os micro cristais de slica so acrescentados nesta lista por Mainieri e Chimelo (1989).

Estudos realizados sobre a eficincia de preservantes naturais.


Estudos realizados recentemente apresentam resultados satisfatrios em se tratando da utilizao de preservantes naturais. Descreverei abaixo relatos e resultados de experincia realizada recentemente no Rio Grande do Sul. Para elaborao dos estudos foram retirados corpos-de-prova de 4 especes de madeiras conforme a seguir: (a) Araucaria angustifolia: famlia Araucariaceae, da ordem Coniferales; (b) Pinus elliottii: famlia Pinaceae, da ordem Coniferales; (c) Pinus taeda: famlia Pinaceae, da ordem Coniferales; e (d) Eucalyptus grandis: famlia Myrtaceae, da classe das dicotiledneas. Das madeiras utilizadas no experimento, a Araucria consiste na espcie adotada como padro de referncia no estudo a seguir. Os corpos de prova foram extrados conforme dimensionamento baseado na norma ASTM D 3345 (ASTM, 1999), com largura e comprimento de 25,4 mm e espessura de 6,4 mm, quanto as massas foram determinadas tanto a especfica aparente quanto a mida. Abaixo, na Figura 3, podemos observar os corpos de prova na placa de Petri.

Figura 2 - CPs na placa de Petri

Para determinar a massa especfica aparente foi seguido o procedimento da NBR 6230 (ABNT, 1990), atravs do quociente entre a massa do corpo-de-prova, na umidade verificada, e o respectivo volume. Quanto a determinao da umidade dos corpos-de prova, adotou-se o mtodo gravimtrico, conforme NBR 6230 (ABNT, 1990). As massas forma determinadas no estado seco e mido. O estado seco corresponde constncia de massa aps permanncia em estufa na temperatura de 105 C 1 C. Utilizou-se a balana Micronal B 600, com preciso de centsimo de gramas para o clculo percentual do teor de umidade.

Quanto aos produtos preservantes, foram analisados as seguintes substncias nos testes realizados: Extratos vegetais de taninos (ET e HT): foram desenvolvidos por Fernandes (2003). Tratase de extratos vegetais que apresentam baixo impacto ambiental. Mineralizante Hasil (H): foi proposto por Hartmann et al. (2003), e definido como um produto base de silicatos de potssio, com vrios agentes e princpios ativos atuantes conforme abaixo: (a) cido abietnico, que favorece a sua fixao na estrutura celular da madeira; (b) hidrocarbonetos, que melhoram a fixao na madeira; (c) cidos de silicatos, que aumentam a penetrao e favorecem o processo de mineralizao; (d) lignina, que permite e acelera a lignificao das paredes celulares da madeira; (e) resinas de plantas, que melhoram a fixao na madeira; (f) corantes de plantas, que garantem a colorao natural da madeira e melhoram a mineralizao da sua estrutura; (g) slica, que aumenta o processo de petrificao e melhora a resistncia da estrutura do lenho; (h) carbonato de sdio, que facilita a penetrao; (i) leos vegetais, que melhoram a afinidade com a madeira; e (j) celulose, que melhora a fixao do produto na madeira. leo de Mamona (M) (Ricinus comunnis): Trata-se de um importante preservante natural sustentvel. Sua composio qumica muda de acordo com a variedade e regio de cultivo (ABOISSA, 2003). Extrato EMX (X): citado por Sutili (2003) como um produto base de leos essenciais extrados de plantas da Amaznia. Segundo o produtor, o extrato constitudo por microrganismos benficos primrios, leveduras, fungos filamentosos, bactrias produtoras de

cido lctico e fotossintticas, que produzem enzimas e substncias bioativas, desenvolvidas em calda vegetal. Wood Bliss (WX): Combinao WX = extrato EMX (X) + mineralizante Hasil (H); na proporo de 1:1. As caractersticas fsicas dos produtos preservantes avaliados consistiu na determinao da massa especfica, do pH e da identificao da cor, como consta na Tabela 1.

Tabela 1 - Caracterizao fsica dos produtos preservantes

Avaliao da ao dos produtos preservantes sobre cupins da madeira seca A aplicao dos produtos preservantes nos corpos-de-prova foi realizada conforme instrues da norma DIN 68800 (DIN, 1988), que se refere obteno de reteno mnima de 75 g/m2. Para adquiri esta obteno forma realizadas trs imerses de 5 minutos cada, em intervalos de 24 horas. Para a cura dos corpos de prova aps a aplicao final do produto, os mesmos foram descansados pelo perodo de 7dias, para que desta maneira garantisse a fixao do preservante aplicado. Aps o perodo de cura, os corpos-de-prova foram colocados em placas de Petry com dimetro interno (d) de 88 mm, altura interna lquida (h) de 15 mm e volume interno lquido (V) de 116,7 cm3, sendo que em cada placa distribuiram-se 30 insetos, e cada ensaio foi repetido 3 vezes. A populao total de cupins utilizados foram de 8910, composta em sua maioria por operrios, mas com alguns soldados e ninfas. Para o ensaio as placas foram mantidas no escuro. Fizeram parte dos testes: (a) Controle: um corpo-de-prova sem tratamento na placa; (b) Tratamento 1: um corpo-de-prova tratado com produtos preservantes na placa; (c) Tratamento 2: dois corpos-de-prova (um tratado com produtos preservantes e um controle

sem tratamento) na placa e (d) Tratamento 3: um s corpo-de-prova tratado com produtos preservantes, exposto ao intemperismo aps a fixao de preservante e depois colocado na placa. A Figura 4 abaixo mostra o sistema utilizado para a exposio dos corpos-de-prova ao intemperismo.

Figura 3 - Exposio dos corpos-de-prova ao intemperismo.

Os resultados do experimento seguiram o seguinte critrio para avaliao da eficcia dos produtos preservantes: mortalidade dos cupins e perfurao dos corpos de prova tratados, tudo isto baseado na norma ASTM D 3345 (ASTM, 1999).

Determinao da reteno dos preservantes A reteno um critrio decisivo para se avaliar a eficcia de um preservante para a madeira. A norma DIN 68.800 (DIN, 1988) sugere uma reteno mnima de 75 gramas por metro quadrado de superfcie. De acordo com os resultados podemos observar que os extratos essenciais de plantas ET, HT, X, de baixa viscosidade, apresentam pouca ou nenhuma resistncia ao intemperismo. O leo de mamona (M) mostra excelente resistncia ao intemperismo, retendo 100% da massa do preservante. O mineralizante H e a combinao WX tm reteno residual em torno de 40%. A estrutura anatmica das duas conferas que so compostas basicamente de traquedeos e apresentam pouco parnquima, devido a isto a absoro delas mais elevada em relao ao Eucalipto, pois os traquedeos das conferas so mais permeveis e permitem passagem livre dos preservantes no interior dos corpos-de-prova (BURGER; RICHTER, 1995).

Avaliao da eficcia dos preservantes conforme os critrios da ASTM 3345 D Os resultados expressam a mdia das taxas de mortalidade dos cupins e danos causados aps 60 dias de exposio das madeiras aos cupins, com base nos critrios de avaliao propostos pela ASTM 3345 D (ASTM, 1990). Verificou-se que os corpos-de-prova tratados com produtos HT, ET e EMX no sofreram ataque dos cupins, pois no apresentaram nenhuma perfurao, observando-se 100% de mortalidade dos cupins e no se observando diferenas entre os trs tipos de madeiras. O produto Hasil apresentou melhores resultados em pnus, no sendo muito eficaz na amostra de eucalipto. A mistura WX apresentou diminuio significativa nas taxas de mortalidade dos insetos. Na amostra de Pinus, verificou-se 100% de mortalidade dos cupins com a utilizao dos produtos mamona, HT e EMX, neste caso o produto HT foi o mais eficaz. Foi observado ainda que os produtos Hasil e WX apresentam maior resistncia s condies de intemperismo.

Concluso
Para analisarmos a eficcia de um preservamte, devemos observar a os graus de absoro pela madeira, a fixao nela e o nvel de toxicidade do produto. As amostras de conferas Araucaria angustifolia e Pinus spp. apresentam grande permeabilidade de absoro e reteno dos produtos preservantes aplicados, j o Eucalyptus grandis mostrou valores menores. Quanto aos preservantes ET, HT e EMX podemos afirmar que so eficazes para o uso interno quanto preveno e ao combate ao ataque de cupins. A perda de reteno e de eficcia dos produtos ET, HT e X foi significativa nos ensaios de lixiviao.

Referncias
LYLE, J. T. Regenerative design for sustainable development. Traduo de M. A. Sattler em forma de postila. New York: John Wiley & Sons, 1994. OLIVEIRA, J. T. S. Caractersticas da madeira de eucalipto para a construo civil. 1999. 429 f. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) Escola Politcnica da Universidade de So Paulo, USP. So Paulo, 1998. FUSCO, P. B. Os caminhos da evoluo da engenharia de madeiras. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE MADEIRA E ESTRUTURAS DE MADEIRA EBRAMEM, So Carlos, Anais...So Paulo: Publicada, 1996. v. 6, p. 7-18. RABELO NAHUZ, A. M. Madeiras: material para o design. So Paulo: Instituto de Pesquisas Tecnolgicas do Estado de So Paulo IPT, 1997. 72 p. ROCCO LAHR, F. A. Informaes sobre madeira. So Paulo: Escola de Engenharia de So Carlos EESC, Universidade de So Paulo, 2000. 87 p. CIENTEC - FUNDAO DE CINCIA E TECNOLOGIA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. Boletim 42: caractersticas fisicomecnicas de espcies lenhosas do Sul do Brasil. Porto Alegre, 1967. p. 3-39. INSTITUTO DE PESQUISAS TECNOLGICAS IPT. Manual de preservao de madeiras. So Paulo: Editora IPT, 1989. v. 1-2. 708 p. SBEGHEN, A. C. Potencialidades de utilizao de leos essenciais de plantas aromticas para controle de Cryptotermes brevis. 2001. 80 f. Dissertao (Mestrado) - Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2001. CORNELIUS, M. L. et al. Toxicity of Monoterpenoids and other natural products to the Formosan subterranean Termite. Journal of Economic Entomology, Honolulu, v. 90, p. 320325, 1997. BONNEMANN, A.; MAURA, L. F. B de Tecnologia e industrializao da madeira I. Manual do Tcnico Florestal, Irati, PR, v. 4, p. 3-88, 1986. MAINIERI, C.; CHIMELO, P. J. Fichas de caractersticas das madeiras brasileiras. So Paulo: Instituto de Pesquisas Tecnolgicas do Estado de So Paulo IPT, 1989. 420 p. AMERICAN SOCIETY FOR TESTING AND MATERIALS. ASTM 3345-D: standard test method for laboratory evaluation of wood and other cellulosic materials for resistance to termits. USA, 1999. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS-ABNT. NBR 6230: Caractersticas anatmicas de crescimento, massa especfica e umidade. Rio de Janeiro, 1990. BURGER, L.; RICHTER, H. G. Anatomia da madeira. So Paulo: Nobel. GTZ Sociedade Alem pela Cooperao Tecnolgica. 1995. p. 13-123.

You might also like