You are on page 1of 2

4.

No se emprega mais hfen em palavras que, pelo uso, perderam a noo de composio, ou seja, expresses que adquiriram sentido prprio.

No foram alteradas as seguintes regras:


1. Usa-se sempre o hfen antes de palavras iniciadas por h: anti-heri, anti-higinico, mini-hotel, sobrehumano, super-homem As palavras subumano e todas as iniciadas por h antes do prefixo co so exceo a esta regra: coerdeiro, coerdar, coabitar, coordenar. 2. No se usa hfen para unir prefixo terminado em vogal a palavra iniciada por consoante diferente de r ou s: anteprojeto, antipedaggico, autopeas, geopoltica, semicrculo,ultramoderno. 3. Usa-se sempre o hfen em palavras formadas pelos prefixos ex, vice e soto: ex-marido, vice-presidente, vicerei, soto-mestre. 4. No se usa hfen na unio de prefixos terminados por consoantes com palavras iniciadas por consoante ou por vogal: hipermercado, interescolar, interestadual, interestelar, superaquecimento, superinteressante. Ateno: palavras iniciadas por h so exceo a esta regra, j que exigem sempre o uso do hfen: superheri,hiper-hidrose.

5. Usa-se o hfen com prefixos terminados por consoantes se a palavra for iniciada pela mesma consoante: hiper-requintado, interracional, inter-relao, subbibliotecrio, super-resistente.

Como era
Manda-chuva Pra-lama Pra-choque Pra-quedas

Como fica
Mandachuva Paralama Pra-choque paraquedas

Acordo ortogrfico da Lngua Portuguesa Principais mudanas

Ateno: com o prefixo sub,


usa-se hfen tambm diante de palavra iniciada por r, como em sub-regio e sub-raa.

Ateno: Mantm-se o hfen nas palavras compostas que designam espcies botnicas e zoolgicas, tais como beija-flor, couve-flor e mal-mequer. Mantm-se o hfen nas palavras compostas por unidades que conservam seu sentido original. Exemplo: ano-luz, azulescuro, mdico-cirurgio, guarda-chuva, segunda-feira, tenente-coronel.

6. Usa-se o hfen nas palavras formadas pela juno dos prefixos pr, ps e pr com palavras de significado prprio: psgraduao, pr-histria, pr-natal, pr-desarmamento. 7. Com os prefixos circum e pan, usa-se hfen diante de palavras iniciadas por m, n e vogal: circum-adjacncia, circummediterrneo, circum-navegao, pan-americano. 8. Usa-se sempre o hfen com os prefixos alm, aqum, recm e sem: alm-mar, alm-fronteiras, aqum-oceano, recm-casado, recm-nascido, sem-terra.

Como era
Caf-com-leite Caf-da-manh Fim-de-semana Pp-de-l

Como fica
Caf com leite Caf da manh Fim de semana Pp de l

O ALFABETO
Passa a ter 26 letras, com a reintroduo das letras K, w e y, largamente utilizadas na escrita de smbolos de unidades de medida: w(watt) e em palavras de origem estrangeira: show.

Ateno: gua-de-colnia, arco-davelha, cor-de-rosa, mais-queperfeito,p-de-moleque, ao-deus-dar e queima-roupa so excees.

Prof Ftima Liporage

Apresentao
No dia a dia tudo muda, inclusive a Lngua Portuguesa. Contrassenso? Na verdade, a reforma ortogrfica no caiu de paraquedas. O pontap inicial foi dado em 1990 com o acordo para unificar a ortografia nos pases onde a lngua oficial o portugus. No Brasil, ele comeou a vigorar em janeiro de 2010, causando surpresas. Acentos e hfens ganharam novos postos. O trema sumiu! Muitas palavras tiveram sua grafia mudada. Preocupado? Fique tranquilo. Voc no um androide! Adapte-se s novas regras e evite maiores consequncias. No fique sem palavras quando for escrever um texto. No se sinta um semianalfabeto, sentado na plateia sem nada entender da estreia. Sem paranoias, no preciso ser heroi para entender o que mudou. Este guia uma ferramenta para voc conhecer as novas regras bsicas, esclarecer dvidas que surgem a toda hora. Quer saber mais? Muito bem, no preciso um esforo sobre-humano para alcanar novo saber. Busque outros conhecimentos. Aqueles que buscam, ganham novas ideias, evoluem .

ACENTUAO
1. No se acentuam mais os ditongos abertos ei e oi das palavras paroxtonas (aquelas cuja penltima slaba a tnica).

3. No se acentuam mais as palavras terminadas em eem e oo. Como era Abeno Crem Enjo Lem Perdo Vem Como fica Abenoo Creem Enjoo Leem Perdoo Veem

HFEN
1. No se usa mais o hfen para unir prefixos terminados em vogal e palavras iniciadas por r ou s. Nesses casos deve ser dobrada.

Como era
Idia Estico Herico Platia

Como fica
Ideia Estoico Heroico Plateia

Como era
Ante-sala Auto-retrato

Como fica
Antessala autoretrato

4. No use usa mais o acento diferencial nos pares pra/para, pla/pela, plo/pelo, plo/plo, pra/pra.

2. No se usa mais hfen para unir prefixo terminado em vogal a palavra iniciada por vogal diferente.

Ateno: o acento permanece nas


palavras oxtonas (aquelas palavras cuja ltima slaba tnica) e nas monosslabas: heri, papis, di, ri. 2. No se acentuam mais o i e o u tnicos quando vierem depois de ditongos em palavras paroxtonas.

Ateno: permanece o acento


circunflexo que diferencia PODE, terceira pessoa do singular do presente do indicativo, de PDE, terceira pessoa do singular do pretrito perfeito do indicativo. O infinitivo do verbo pr tambm continua com acento. facultativo o uso de acento circunflexo para diferenciar as palavras forma e frma. 5. No se acentua mais o u tnico precedido de g ou q na conjugao dos verbos como arguir, redarguir, apaziguar, obliquar e averiguar: apazigue, argui, averigue, oblique.

Como era
Auto-ajuda Auto-escola Contra-indicao

Como fica
Autoajuda Autoescola contraindicao

Ateno: esta regra uniformiza algumas


excees como aeroespacial, antiareo socioeconmico e socioambiental. 3. Usa-se hfen para unir prefixos terminados por vogal a palavra iniciada pela mesma vogal. Como era Anttinflamatrio microondas Como fica Anti-inflatrio Micro-ondas

Como era
Baica Bacaiuva Feira

Como fica
Baiuca Bocaiuva Feiura

Ateno: o acento permanece nas palavras oxtonas em que o i e o u aparecem em posio final ou seguidos de s, tais como Piau e tuiuis, e tambm nas paroxtonas em que o i e u no vm depois de ditongo, como acontece em juza, usque, sava e para.

Ateno: exceto os prefixos re e co: reeleio, coabitao, coordenao.

You might also like