You are on page 1of 98

Desenvolvendo Sistemas de Negociao com o Metastock

Tutoriais

Introduo ao Metastock MetaStock DownLoader MetaStock Expert Advisor MetaStock Explorer Metastock Indicator Builder MetaStock Layouts MetaStock OptionScope MetaStock System Tester MetaStock Templates Enfoque Cotaes Apligraf SmartFeeder Conversor BDI Bovespa Demonstraes em Flash Links teis sobre MetaStock Downloads

Metastock Primeiros Passos (Edson Brandi)

Pgina 1

Introduo ao Metastock

O Metastock um software de anlise grfica extremamente poderoso, ele possui recursos que atendem as exigncias de analistas de qualquer nvel, do amador ao profissional, esta caracterstica aliada ao seu baixo custo (quando comparado com outros softwares do mercado), faz dele uma ferramenta bastante popular. Apesar de ser uma ferramenta bastante popular, poucas so as pessoas que dominam o software em 100% da sua extenso, a grande maioria dos usurios se restringem muitas vezes a utilizao dos recursos mais simples, no se beneficiando de recursos avanados tais como o System Tester ou o Expert Advisor. Desta forma o objetivo deste tutorial abordar a utilizao dos principais recursos do do MetaStock e mostrar um pouco do seu potencial, alm de ilustrar como ele pode auxilia-lo no desenvolvimento de uma metodologia operacional.

Metastock Primeiros Passos (Edson Brandi)

Pgina 2

MetaStock DownLoader
O Downloader o componente do Metastock responsvel pelo gerenciamento da base de dados que utilizada na gerao dos grficos, atravs deste componente que feita a atualizao das cotaes e no qual realizamos todo e qualquer ajuste (dividendos, splits, etc). A funo mais bsica do downloader a converso/importao de dados para a sua base, para importar algum dado para a sua base voc deve acessar o menu tools

Neste menu voc deve escolher a opo Convert , ao escolher essa opo ser exibida a seguinte tela

Na sesso Source voc deve especificar o formato, o diretrio e o nome do arquivo que contm os dados que sero importados, na sesso Destination voc deve marcar o formato MetaStock, e escolher o diretorio onde sua base de dados est armazenada. Se voc desejar exportar a sua base de dados para outro formato (ascii, excel, etc) , basta fazer o inverso. Antes de dar OK e iniciar a converso voc deve verificar se as opes de converso esto ajustadas de forma adequada, para isso pressione o boto Options, ser exibida a seguinte tela:
Metastock Primeiros Passos (Edson Brandi) Pgina 3

Nesta tela, na Tab Source, voc pode definir qual a janela de tempo que ser utilizada na importao dos dados, dados que estejam fora dessa janela de tempo sero ignorados, a definio desta janela opcional. Tambm possvel definir a periodicidade dos dados que sero importados, sendo que se a periodicidade for intraday ser preciso especificar o intervalo em minutos de cada barra. Na sesso Message Limits voc pode definir o numero mximo de erros e warnings tolerados. J na Tab Destination, exibida abaixo, voc deve se certificar que as opes Append data to end of file, Replace matching dates, Include Open & Open Interest e Create new files esto selecionadas. Se voc marcar a opo Traverse destination folders estiver marcada, o downloader vai procurar pelos ativos a atualizar num subdiretrio dentro do diretrio atual, cujo nome a primeira letra do cdigo do ativo, ao invs de procurar pelos arquivos todos no diretrio atual. Esta opo particularmente til quando se trabalha com bases de dados muito extensas com mais de 2000 ativos.

As opes que esto indisponveis s ficam disponveis para seleo quando voc faz o processo inverso, ou seja, escolhe exportar a sua base do MetaStock para outro formato. Aps conferir se todas as opes esto corretas, clique em OK. De volta a tela anterior pressione novamente OK para iniciar o processo de converso, voc ir visualizar a seguinte tela:
Metastock Primeiros Passos (Edson Brandi) Pgina 4

O processo de converso ir demorar alguns segundos, sendo que a durao do processo depende do tamanho da base de dados que se est convertendo.

Na maior parte das vezes o uso do downloader ser restrito unicamente importar/exportar dados, mas importante saber que ele pode e deve ser utilizado para outras finalidades. Atravs do downloader possvel criar composite, que no nada mais nada que um ativo fictcio criado a partir de dois ativos comuns, por exemplo, o modo mais simples de se obter o grfico de um ativo indexado pelo dlar, atravs da criao de um composite entre a base de dados do ativo e do indexador desejado. Para criar um composite, execute o downloader, clique no menu file, escolha a opo new e depois composite, como ilustrado abaixo.

Metastock Primeiros Passos (Edson Brandi)

Pgina 5

Feito isso ser exibida a seguinte janela

Nesta janela voc deve definir o diretrio no qual se encontra a base de dados dos ativos para os quais deseja criar o composite, o nome pelo qual o composite ser referenciado , o ativo primrio, o ativo secundrio, o fator de peso para cada ativo no composite, a operao que ser realizada entre os ativos (soma, subtrao, diviso, multiplicao), e a unidade (normalmente usamos decimal). Para criar um composite entre o ndice Bovespa e o dlar comercial, a tela acima ficaria desta forma:

Para criar o composite basta pressionar OK, agora sempre que a base de dados dos ativos envolvidos for atualizada o composite ser atualizado automaticamente. Uma observao importante que os grficos de um composite devem ser sempre visualizados com o estilo line. Abaixo o grfico do nosso exemplo:

Metastock Primeiros Passos (Edson Brandi)

Pgina 6

Uma outra funcionalidade do downloader a manuteno de uma base de dados (ajustes de proventos, splits, etc), todos os comandos de manuteno podem ser acessados a partir do menu tools.

Selecionando se a opo Adjust ser exibida uma listagem com 3 opes, a opo First Date utilizada para truncar bases de dados (EOD e intraday), atravs desta opo voc define qual ser o primeiro dia da base de dados, os dados dos dias anteriores ao definido sero deletados. A opo Start and End Time funciona de forma anloga a do item anterior, porem operando sobre a janela de tempo de uma base intraday. A opo Data for Multiple Securities de longe a mais utizada, pois a utilizada para fazer os ajustes de proventos. Ao escolher essa opo ser exibida uma tela para a seleo do ativo desejado.

Selecione o ativo desejado e pressione o boto Adjust, ser exibida a seguinte tela:

Metastock Primeiros Passos (Edson Brandi)

Pgina 7

Nesta tela voc deve escolher quais os campos que iro sofrer o ajuste, a operao que ser aplicada (soma, subtrao, diviso, multiplicao), o fator que ser utilizado na operao e o mais importante a janela de tempo a qual o ajuste ser aplicado. Pressione OK para terminar. As outras operaes de manuteno disponveis no menu tools, so:

Copy Copia um ativo da base atual para um novo diretrio Delete Deleta completamente um ativo ou apenas os seus dados Merge Combina os dados de dois ativos Sort Reordena a listagem dos ativos Test Testa a integridade da base de dados.

Metastock Primeiros Passos (Edson Brandi)

Pgina 8

MetaStock Expert Advisor


O Expert Advisor o componente do MetaStock que possibilita ao usuario um acompanhamento visual dos sinais gerados pelo seu sistema operacional, alm de possibilitar a criao de relatrios e alarmes personalizados. Os maiores benefcios do Expert so notados quando se trabalha com grficos intraday, uma vez que ele ajuda em muito o acompanhamento dos ativos. Para acessar o Expert Advisor basta clicar no seu icone, pode ser vista abaixo. , na barra de ferramentas. A sua tela principal

Assim como ocorre com os demais componentes o MetaStock possui uma srie de experts de exemplo, vamos basear nossa ilustrao atravs do expert Equis MACD. Para poder utilizar o expert necessrio estar com pelo menos um grfico aberto. Na parte inferior da tela existem 2 botes, o boto Attach ativa o expert selecionado no grfico atual, abaixo temos um grfico antes e depois de ativar o expert.

Metastock Primeiros Passos (Edson Brandi)

Pgina 9

No se preocupe com as alteraes que o grfico sofreu neste momento, vamos falar sobre ela mais a frente. O outro boto, Commentary, exibe o relatrio do Expert selecionado sem ativar o mesmo para o grfico, um exemplo de relatrio gerado pelo expert Equis MACD pode ser visto abaixo.

Mais a diante vamos falar sobre como a gerao destes relatrios so automatizados. Para criar um novo expert basta clicar no boto New, no nosso caso vamos usar um expert j existente para agilizar as explicaes, selecione o expert Equis MACD e pressione Edit, a tela seguinte pode ser vista abaixo.

Metastock Primeiros Passos (Edson Brandi)

Pgina 10

A tab default quando se entra no modo de edio/criao de um expert o tab Name, neste tab voc deve definir o nome pelo qual o expert ser referenciado, bem como ter um espao para colocar as explicaes que julgar necessarias sobre o funcionamento do seu expert. O prximo tab o tab Trends, ele pode ser visto abaixo

Metastock Primeiros Passos (Edson Brandi)

Pgina 11

Neste tab existem duas sesses, uma para voc entrar com as condies de seu sistema operacional que definem a tendncia de alta e uma para voc entrar com as condies que definem a tendncia de baixa. Estas condies so construdas utilizando qualquer combinao de formulas/indicadores que voc desejar. Uma vez definidas as condies lgicas, necessrio definir os elementos grficos que vo demarcar essas tendncias no grafico quando o expert for ativado. Clique no boto Ribbon, ser exibida a tela abaixo.

Se voc marcar a opo Display Ribbon in chart, quando o expert for ativado ser exibida no rodap do grfico marcaes como as mostradas abaixo, destacando a tendncia segundo o seu sistema operacional no grfico

Metastock Primeiros Passos (Edson Brandi)

Pgina 12

Voc pode definir o tipo e a cor de preenchimento, se desejar usar figuras ao invs de palavras para descrever a tendncia, basta marcar Symbols no campo Labels, e escolher os smbolos desejados. Se a opo Display Vertical Lines estiver selecionada, sero introduzidas linhas verticais no seu grfico, delimitando zonas de acordo com a tendncia, um exemplo destas linhas esta abaixo.

Lembre-se que se voc exagerar nas marcaes seu grfico ir ficar, digamos poludo, depois de fazer todos os ajustes, clique em OK para voltar a tela anterior, agora clique no boto Corner, ser exibida a tela abaixo.

Esta marcao indica apenas qual a tendncia atual, no servido para visualizar as tendncias passadas, o simbolo selecionado ser exibido no canto inferior direito do grfico, como mostrado abaixo.

Depois de escolher os smbolos que voc deseja utilizar, pressione OK para voltar a tela anterior, observe que a utilizao de marcadores de tendncia completamente opcional e voc no precisa utilizar se no quiser. O prximo tab o Commentary, mostrado abaixo

Metastock Primeiros Passos (Edson Brandi)

Pgina 13

Neste tab onde vamos formatar e definir os elementos do relatrio que ser gerado pelo expert, observe que a linguagem utilizada a mesma utilizada na criao das demais formulas, apenas agregado de algumas condicionais e de elementos de formatao, estaremos abordando a linguagem utilizada na sua criao num momento futuro. Ao pressionar o boto Preview mostrado relatorio tal como o que foi exibido acima, possibilitando que sejam feitos ajustes na formatao. O prximo tab, o HighLights, mostrado abaixo.

Metastock Primeiros Passos (Edson Brandi)

Pgina 14

Nesta tab podemos definir condies especificas, que uma vez atendidas, faro com que a cor das barras do grfico se alterem, selecione o item MACD sobre comprado (OverBought MACD) e pressione Edit, voc ir visualizar a tela abaixo.

Na tela acima podemos ver a condio que uma vez atendida ir fazer com que a barra do grfico seja exibida na cor vermelha. Um exemplo de como fica um grfico utilizando esse recurso pode ser visto abaixo.

Metastock Primeiros Passos (Edson Brandi)

Pgina 15

Depois de entrar com a condio desejada, pressione OK para voltar a tela anterior. O prximo tab o Symbols, mostrado abaixo.

Neste tab voc pode definir se deseja que sejam exibidos marcadores no grfico, indicando a ocorrncia de um evento qualquer, como por exemplo um ponto de compra/venda/stop, selecione o item MACD buy sinal, e presione Edit, ser mostrada a tela abaixo

Metastock Primeiros Passos (Edson Brandi)

Pgina 16

Nesta tela, no tab Name devemos dar o nome desejado ao smbolo que ser plotado no grfico, no campo Condition devemos entrar com a formula que vai definir o sinal de compra, depois de definir a condio desejada, devemos escolher o smbolo grfico que ser utilizado, para isso clique no tab Graphic, a tela exibida est abaixo

Nesta tela devemos escolher o smbolo e as suas propriedades (cor, tamanho, posio da legenda, etc). Um exemplo de grafico utilizando este recurso pode ser visto abaixo.

Depois de fazer os ajustes desejados, pressione OK para voltar a tela anterior. O ultimo tab o Alerts, mostrado na tela abaixo
Metastock Primeiros Passos (Edson Brandi) Pgina 17

Neste tab so definidos alarmes que so disparados quando ocorre um evento pr determinado, os alarmes podem ser mensagens de texto, sons ou vdeos, etc. Para vermos como criar um alarme, selecione MACD buy sinal, e pressione Edit, ser mostrada a tela abaixo.

Nesta tela devemos definir o nome do alerta bem como a condio gatilho que ir dispara-lo, depois de definir a condio desejada, precisamos definir qual ser a forma do alerta, para isso clique no tam Alert, ser exibida a tela abaixo.

Metastock Primeiros Passos (Edson Brandi)

Pgina 18

No campo message, voc deve especificar a mensagem de texto que ser usada na mensagem do alerta, esta mensagem opcional se sua opo for por usar um som ou um vdeo como alerta, se voc estiver operando com grficos intraday, existe a possibilidade de enviar alertas para um endereo de e-mail ou para um Pager. Um exemplo de alerta usando apenas texto pode ser visto abaixo.

Todos os elementos de um expert so opcionais, voc pode criar um expert usando apenas um dos recursos oferecidos ou usando todos, o que torna o expert advisor um timo aliado do analista por facilitar de sobre maneira o acompanhamento dos ativos, possibilitando que o analista acompanhe os ativos desejados sem ter que poluir o grfico com muitos indicadores e ter que decidir apenas no visual se algum evento ocorreu ou no.

Metastock Primeiros Passos (Edson Brandi)

Pgina 19

MetaStock Explorer
A grande quantidade de ativos que existe atualmente listados na bolsa dificulta em muito a vida do analista tcnico eventual, limitando o muitas vezes a acompanhar poucos ativos, pois do contrario ele teria que investir muito do seu tempo fazendo analises. Essa limitao muitas vezes faz com que o analista perca o timing de posicionamento em muitos ativos os quais ele no acompanha rotineiramente, literalmente perdendo diversas oportunidades. O Metastock possui um componente que visa facilitar a vida do analista, pois permite ao mesmo filtrar de maneira rpida os ativos da sua base de dados que esto atendendo um determinado critrio de seleo, definido de acordo com o seu sistema operacional, possibilitando ao analista acompanhar um grande numero de ativos sem que seja necessrio investir uma grande parte de seu tempo nesta pesquisa, o nome deste componente The Explorer. Para carregar o explorer basta clicar no seu cone, pode ser vista abaixo. , na barra de ferramentas. A tela inicial do explorer

O explorer trs por default uma srie de exploraes de exemplo, no nosso exemplo vamos dar uma olhada na explorao Equis MACD Buy Sinal, para manter a coerncia com o exemplo estudado no tutorial sobre o System Tester. Antes de prosseguir devemos verificar se todas as opes gerais esto corretas, para isso pressione o boto Options, ser exibida a tela abaixo.

Metastock Primeiros Passos (Edson Brandi)

Pgina 20

Nesta tela o item mais importante o primeiro, Data Loading, nesta sesso devemos definir qual o numero de barras que devem ser lidas para a realizao dos testes da explorao, observe que os ativos que possurem um numero menor de barras, sero ignorados no teste, uma boa alternativa marcar a opo Load Minimum Records, de forma que o numero mnimo de barras ser definido pelos indicadores que voc for utilizar. Pressione OK para voltar a tela anterior. Agora que j verificou as opes bsicas, vamos prosseguir com o nosso teste, selecione a explorao Equis MACD Buy Sinal , e pressione editar. Para criar uma nova explorao basta clicar em new. A tela seguinte ser parecida com a mostrada abaixo.

Na parte superior da tela vemos um campo onde definimos o nome da explorao, e um campo para colocarmos algumas observaes, este campo no possui efeito pratico nos testes. Na parte inferior nos vemos uma serie de tabs, as tabs de Column A at Column F , devem conter as informaes que voc deseja visualizar para cada ativo que atender os critrios de seleo definidos na tab Filter, ou seja, de todas estas tabs, apenas o contedo da tab Filter ir influir na pesquisa, as demais
Metastock Primeiros Passos (Edson Brandi) Pgina 21

colunas so utilizadas apenas para efeito de gerao de um relatrio. Em cada tab existe um campo Col. Name, este campo define o nome pelo qual a coluna ser referenciada no relatrio final. Apenas para efeito de ilustrao vamos ver o contedo das demais tabs.

Metastock Primeiros Passos (Edson Brandi)

Pgina 22

Metastock Primeiros Passos (Edson Brandi)

Pgina 23

Agora , clique na tab Filter, de forma teremos a seguinte tela.

Como podemos ver na figura acima, para a explorao que ns vamos usar, apenas os ativos cujo MACD cruzar para cima a media mvel exponencial de 9 dias do MACD (na ultima barra do grfico) , iro atender o critrio imposto no filtro.
Metastock Primeiros Passos (Edson Brandi) Pgina 24

Voc pode utilizar qualquer formula que desejar como critrio de filtragem, o que torna o sistema bastante flexvel. Antes de prosseguir, devemos verificar se as opes especificas desta explorao esto corretas, para isso clique no boto Options

Nesta tela voc pode definir qual a data que ser utilizada na explorao, ou seja nas cotaes de qual dia especifico voc quer fazer a pesquisa, normalmente ns usamos a opo Most Recent Data, o que significa que desejamos pesquisar usando a ultima cotao disponvel para cada ativo. Se voc estiver trabalhando com uma base intraday, voc tambm pode ajustar o horrio ao qual deseja pesquisar, para isso basta selecionar Specific Date e clicar em T e entrar com o horrio. O outro fator que temos que definir em qual periodicidade desejamos efetuar a pesquisa, voc pode procurar por sinais na periodicidade que desejar, podendo pesquisar a base de dados na periodicidade intraday, dirio, semanal, mensal, etc. Certifique-se de que a opo Use Filter esta marcada, do contrario o relatrio final vai conter todos os ativos da sua base de dados. Clique OK para voltar a tela anterior, e de OK novamente para retornar a tela inicial, certifique-se de que a explorao selecionada a mesma a qual voc acabou de criar/editar e pressione o boto Explore, ser exibida a tela abaixo.

Metastock Primeiros Passos (Edson Brandi)

Pgina 25

Nesta tela devemos selecionar o diretrio onde se encontra a base de dados que desejamos pesquisar e pressionar o boto ADD>, observe que apos a adio do diretrio, na parte inferior direita exibido o numero total de ativos disponveis na base de dados selecionada. Para iniciar o processo de explorao, basta pressionar o boto OK, ser exibida a seguinte tela.

Metastock Primeiros Passos (Edson Brandi)

Pgina 26

Esta tela ficar visvel durante todo o processo, e ir fornecer um resumo do status atual, mostrando quantos ativos j foram consultados e qual o tempo estimado para trmino. A durao do processo ir variar dependendo do numero de ativos da base selecionada e do nvel de prioridade, para mudar a prioridade basta alterar o campo Execution Priority. Ao final do processo ser exibida a seguinte tela de aviso.

Para acessar os resultados da pesquisa, pressione o boto Reports, ser exibida a tela abaixo

Esta tela mostra todos os ativos da base de dados selecionada que atenderam ao filtro especificado, no caso do nosso exemplo, temos listados todos os ativos que deram sinal de compra pelo MACD. Ela possui para cada ativo selecionado, colunas contendo os elementos definidos anteriormente no momento da criao da explorao. Para visualizar maiores detalhes de um ativo especifico, basta selecionar o ativo e pressionar o boto Inspect, ser exibida uma tela contendo os mesmos campos da tela atual, porem mostrando os dados dia a dia para o ativo selecionado, como mostrado abaixo.

Metastock Primeiros Passos (Edson Brandi)

Pgina 27

Pressione o boto Close, para voltar a tela anterior. Se voc desejar visualizar o grfico de um dos ativos selecionados, basta selecionar o ativo e pressionar o boto Open Chart. Voc pode mudar a ordem na qual os ativos so listados, para isso basta pressionar o boto Sort, ser exibida a tela abaixo.

Faa os ajustes desejados e pressione OK para voltar a tela anterior. Alem do Tab, Results existe o tab Rejects, que mostra os ativos que foram rejeitados pelo filtro aplicado (so ativos que no atenderam as as condies requeridas pelo filtro), como mostrado abaixo.

Metastock Primeiros Passos (Edson Brandi)

Pgina 28

Temos tambm um tab, Exploration, a tela do mesmo para o exemplo em estudo pode ser visto abaixo

Este tab, mostra um resumo da explorao que foi efetuada, contendo as formulas cujo resultado esta sendo exibido na tab Results, alm de mostrar qual foi o filtro utilizado. Como podem perceber, uma vez que tenhamos nosso sistema operacional definido, podemos pesquisar diariamente todos os ativos da base de dados, sem ter que visualizar uma a um os grficos de todos os ativos.

Metastock Primeiros Passos (Edson Brandi)

Pgina 29

Metastock Indicator Builder


O MetaStock possui mais de 150 indicadores tcnicos pr definidos e apesar desta ampla variedade, o software oferece o componente Indicator Builder que possibilita ao usuario criar seus prprios indicadores. O indicator builder pode ser acessado clicando-se no seu cone , ser exibida a tela abaixo: , na barra de ferramentas. Ao acessa-lo

Nesta tela so exibidos os indicadores customizados que j existem em seu metastock, para criar um novo indicador, voc deve pressionar o boto new. Ser exibida na seqncia a seguinte tela

Ser nesta tela que voc ir entrar com a formula desejada para o seu indicador. O campo Name define o nome pelo qual o seu indicador ser referenciado, o nome escolhido no pode estar em uso por nenhum outro indicador. Se a opo Display in quicklist estiver marcada, o indicador que est sendo criado ser exibido na lista de acesso rpido, disponvel na barra de ferramentas. Para efeito de exemplo vamos criar um indicador customizado que uma media mvel do IFR, para isso devemos entrar com o nome desejado para o indicador e na seqncia posicionar o cursor no campo Formula, observe que o boto Functions se tornar disponvel.
Metastock Primeiros Passos (Edson Brandi) Pgina 30

Ao pressionar esse boto ser exibida uma listagem com todas as funes disponveis para serem utilizadas na criao do seu indicador, esta facilidade muito til quando estamos iniciando com o metastock ou ainda quando no nos lembramos exatamente que tipo de argumento cada funo exige, com o tempo ser mais rpido entrar com as funes diretamente, consultar o help tambem ajuda bastante. Pressionando o boto, vamos ver a tela abaixo

Como desejamos criar uma media mvel do IFR, devemos primeiro selecionar a funo Moving Average, como mostrado acima. O campo Format, vai mostrar os argumentos exigidos pela funo, no caso da media mvel, os argumentos exigidos so: Conjunto de dados do qual desejamos a media mvel, perodo da media mvel, e tipo da media mvel. Ao pressionar OK, voltamos para a tela anterior.

Metastock Primeiros Passos (Edson Brandi)

Pgina 31

Observe que agora o campo Formula, trs a estrutura da funo Moving Average faltando apenas preencher com os argumentos necessrios. O conjunto de dados que vamos utilizar na construo da media mvel ser IFR, desta forma devemos posicionar o cursor apos o ( e clicar novamente em Functions...

Como fizemos acima, devemos selecionar a funo IFR e pressionar OK

Metastock Primeiros Passos (Edson Brandi)

Pgina 32

De volta a janela anterior, podemos observar que a estrutura de ambas as funes que vamos utilizar j se encontram no campo formula, sendo que a funo IFR ser o Data Array da funo mdia mvel, faltando apenas complet-las com os demais argumentos. O Metastock possui um recurso muito til para auxiliar os usurios iniciantes, se voc tentar dar OK em uma formula que esta esta com a sintaxe errada ou com argumentos faltando, ser exibida uma mensagem de erro informando, se dermos OK na janela acima vamos ver a seguinte mensagem

Este erro se refere a funo IFR, pois a validao da formula feita das funes mais internas para as mais externas. Vamos utilizar os valores de fechamento na construo do IFR, de forma que data array utilizado ser Close, o outro argumento que devemos informar o perodo usado na construo do IFR, no nosso exemplo vamos utilizar 14 dias , de forma que de volta a janela anterior, vamos completar a formula de forma que ela fique como mostrado abaixo.

Metastock Primeiros Passos (Edson Brandi)

Pgina 33

Poderamos usar o procedimento de tentativa e erro descrito acima, para todo e qualquer argumento, mas como acredito que vocs j entenderam o principio da idia, ns podemos direto para a finalizao da formula. No exemplo acima o argumento data array da funo media mvel j esta completo, faltando definir o perodo da media mvel e o tipo de media que desejamos, no nosso caso vamos usar respectivamente 7 dias e media aritmtica simples. De forma que a formula completa ficaria como mostrado abaixo.

Para finalizar a criao do indicador basta pressionar OK, feito isso voc ir voltar a tela de seleo de indicadores, porm agora com o indicador recm criado selecionado, como ilustrado abaixo

Metastock Primeiros Passos (Edson Brandi)

Pgina 34

Clique em OK para fechar a janela e voltar a tela principal do metastock. Abaixo podemos ver um grfico utilizando o indicador recm criado (em vermelho), plotado sobre o IFR normal de 14 dias (plotado em azul).

Existe uma grande infinidade de funes disponveis para a criao e customizao de novos indicadores, que tornam o sistema extremamente flexvel.

Metastock Primeiros Passos (Edson Brandi)

Pgina 35

MetaStock Layouts
Se voc trabalha diariamente com um grupo pr-determinado de ativos e acha extremamente tedioso ter que abrir grfico por grfico todos os dias, voc pode se beneficiar do uso de layouts no MetaStock. Um layout um tipo especial de arquivo que uma vez carregado ir exibir todos os elementos que estavam definidos no momento da sua criao, servindo por exemplo para agrupar grupos de ativos, tornando mais pratica a vida dos analistas, principalmente daqueles que trabalham com grficos intraday. Digamos que eu acompanhe no intraday os ativos do Bradesco, Ita e B. Brasil, vamos ver abaixo como agrupar estes ativos criando um Layout chamado Bancos. Antes de iniciar preciso abrir o grfico de todos os ativos desejados.

Para distribuir os grficos pela tela, clique no menu windows e escolha a distribuio que desejar, digamos que a opo escolhida seja lado a lado.

Metastock Primeiros Passos (Edson Brandi)

Pgina 36

O desktop ficaria como mostrado abaixo

No desejamos aplicar nenhum indicador neste momento, de forma que vamos salvar nosso layout, para isso clique no menu File, e escolha a opo New e ento selecione Layout

Ao fazer isso ser exibida o seguinte tela

Selecione os ativos que voc deseja que participem do seu layout e pressione o boto Add, e depois em OK, voc ir voltar a tela principal.

Metastock Primeiros Passos (Edson Brandi)

Pgina 37

Agora que j criamos o Layout, necessrio salv-lo, para isso clique no menu File, e escolha a opo Save as

Ser exibida a seguinte tela

Nesta tela devemos informar o nome desejado para o nosso layout, bem como colocar uma breve descrio para nos ajudar no futuro a saber a que ativos ele se refere. Certifique-se que que o campo Save as type esta marcado como Layout. Save para voltar a tela principal. Se voc tentar fechar qualquer um dos grficos de um layout ir aparecer o seguinte dialogo

Metastock Primeiros Passos (Edson Brandi)

Pgina 38

A primeira opo ir fechar todos os grficos do layout, a segunda opo fecha apenas o grfico escolhido e o remove do layout, de forma que se voc abrir este layout no futuro o grfico deste ativo no ser mais exibido. Se voc aplicar qualquer indicador a um dos grficos ou fizer alguma modificao nos layout, apos a mensagem exibida acima ser exibida uma mensagem parecida com a mensagem abaixo, perguntando se voce deseja salvar as alteraes.

Qualquer mudana que voc efetue num grfico dentro de um layout (adio de indicadores, mudar o line type, ativar um expert, etc), iro influenciar o modo de exibio do grfico do ativo apenas quando ele for carregado a partir do layout, se voc carregar individualmente o grfico de cada ativo ter que fazer as customizaes novamente. Para abrir um layout basta acessar o menu File, escolher a opo Open que ser exibida a tela abaixo

Para visualizar os layouts disponveis basta ajustar o campo Files of type para Layouts, uma vez escolhido o layout desejado basta clicar em Open para que o mesmo seja carregado.

Metastock Primeiros Passos (Edson Brandi)

Pgina 39

MetaStock OptionScope
ATENO: Este tutorial no tem o objetivo de explicar ou ensinar o modelo de Black-Scholes, se limitando unicamente a demonstrar a funcionalidade do componente OptionScope. O OptionScope o componente do MetaStock que permite obter o preo terico de uma opo a partir da volatilidade histrica do ativo, ou ento obter a volatilidade a partir do preo de uma opo, os clculos so efetuados segundo o modelo de Black-Scholes. Para carregar o OptionScope, basta clicar no cone principal do programa pode ser vista abaixo , na barra de ferramentas do Metastock, a tela

Voc deve entrar com uma operao por coluna, sendo que as clulas com fundo branco so de preenchimento obrigatrio, j as clulas com fundo azul, voc deve preencher a varivel que for conhecida, a outra ser calculada. As clulas com fundo cinza no precisam ser preenchidas pois elas sero calculadas. Existem informaes bsicas que voc ter que especificar e que iro afetar todas as operaes, so elas:

Security As opes possveis so Equity (para ativos do mercado a vista) e Future (para mercadorias da bolsa de futuros) Interest Rate Taxa anual de juros de referencia, pode-se usar por exemplo a taxa selic Annual Dividend Dividendos anuais pagos pelo ativo objeto da opo, se no tiver o valor utilize 0 Units Tipo de notao a ser utilizada nos preos (decimal ou fracionrio), no mercado brasileiro normalmente trabalhamos com notao decimal

Aps definir esses elementos bsicos, devemos entrar com os elementos especficos da operao desejada, o primeiro campo a ser preenchido o campo Calc Date (data de calculo), que normalmente o dia atual. Para entrar com a data, basta clicar na primeira clula da coluna A, voc pode digitar diretamente a data desejada ou pode se utilizar do calendrio auxiliar, para utilizar o calendrio basta clicar no cone em forma de triangulo que apareceu no canto direito da clula, ser exibido uma calendrio como mostrado abaixo.

Metastock Primeiros Passos (Edson Brandi)

Pgina 40

Depois de entrar com o valor da data de calculo, devemos entrar com o valor do campo Exp. Date (data de expirao/vencimento da opo), o preenchimento deste campo semelhante ao do campo anterior. Aps definir a data de vencimento da opo, devemos definir o valor do strike (preo de exerccio) da opo. Definido o valor de strike, devemos entrar com o valor do campo Security (preo no mercado a vista do ativo objeto da opo). O prximo campo a ser preenchido o campo # Contracts (numero de opes/contratos envolvidos na operao). Agora devemos definir que tipo de operao estamos fazendo, o que definido pelo campo Call/Put, os tipos de operaes disponveis so:

Long Call - Compra de uma opo de compra Short Call - Venda de uma opo de compra Long Put - Compra de uma opo de venda Sort Put Venda de uma opo de venda

Ao clicar na clula referente a este campo ser exibida uma listagem com as operaes disponveis, como mostrado abaixo.

Metastock Primeiros Passos (Edson Brandi)

Pgina 41

Aps definir o tipo de operao devemos entrar com o valor de uma das seguintes variveis:

Option Premio atual da opo Volatility - Volatilidade histrica do ativo objeto da opo

Depois de preencher o campo desejado, basta calcular o valor das demais variveis. Para isto basta clicar no menu Tools e selecionar a opo Recalc, ou simplesmente pressionar F9.

No caso do nosso exemplo, efetuei o calculo do valor terico, em 10/12/2002, de uma opo de compra de Telemar PN com vencimento no dia 20/01/2003, com preo de exerccio de R$ 26,00, num cenrio no qual a taxa anual de juros de 22%, o valor da TNLP4 no mercado a vista de R$ 26,10, e a volatilidade histrica de TNLP4 de 61,7 %. O preo terico obtido foi de R$ 2,50. O OptionScope tambm possibilita a gerao de um grfico mostrando a rentabilidade da operao, na qual ele mostra a situao do seu lucro/prejuzo dependendo do valor atual do ativo no mercado a vista no dia do exerccio. Para gerar o grfico, basta selecionar a coluna com a operao desejada, para isso basta clicar no
Metastock Primeiros Passos (Edson Brandi) Pgina 42

cabealho da coluna, no nosso caso basta clicar em A na primeira linha, a coluna ira mudar de cor indicando que foi selecionada, como mostrado abaixo

Agora, basta clicar no menu Insert e escolher a opo Graph. Ser adicionado um novo tab contendo o grfico com o panorama da operao, como mostrado abaixo.

possvel gerar grficos de rentabilidade para qualquer estratgia de operao que voc venha a montar, abaixo temos um exemplo de um BULL CALL SPREAD para TNLP4, (compra de 1.000.000 de opes de compra de TNLP4 com vencimento em 20/01/2003 e strike em R$ 26,00 e venda de 1.000.000 de opes de compra de TNLP4 com vencimento em 20/01/2003 e strike em R$ 28,00)

Metastock Primeiros Passos (Edson Brandi)

Pgina 43

Voc pode combinar em um grfico quantas operaes (colunas) desejar.


Metastock Primeiros Passos (Edson Brandi) Pgina 44

MetaStock System Tester


Na maioria das vezes uma quando tomamos a deciso de operar na compra ou venda de um ativo, o fazemos baseado no apoio de um conjunto de ferramentas, sendo que os mais utilizados so a anlise de formaes grficas (Retas de suporte/resistncias, linhas de tendncia, etc) e no sinal de indicadores tcnicos diversos (osciladores, rastreadores de tendncias, etc). O MetaStock possui um componente chamado System Tester, este componente permite ao usurio medir a performance de um sistema operacional baseado em indicadores, fornecendo todos os elementos necessrios a sua otimizao, objetivando maximizar o desempenho e aumentar a confiabilidade do mesmo. O uso do System tester , relativamente simples, porm para que voc consiga aproveitar 100% do seu potencial fundamental um conhecimento bsico da metodologia de criao de indicadores , bem como da linguagem usada na criao de formulas no MetaStock. Para efeito de exemplo vamos testar um sistema simples baseado nos sinais do MACD. Para acessar o System tester vasta clicar no seu icone, , na barra de ferramentas. Ser exibida uma tela listando alguns exemplos simples de negociao, que acompanham o software por default.

Na primeira vez que usamos o System Tester, devemos definir uma srie de parmetros que iro influir no quo prximo da realidade ser a simulao, para acessar a tela de configurao destes parmetros, clique no boto Options, ser exibida a seguinte tela

Metastock Primeiros Passos (Edson Brandi)

Pgina 45

Na tab Testing existem 4 sesses a serem definidas, Trade Price, Commissions, Positions e Equity. Em Trade Price, voc deve definir qual ser o preo de entrada e de sada de um trade, bem como qual ser o atraso na operao. Normalmente trabalhamos com o preo de entrada e sada como sendo Open e usando um atraso de 1 barra, que significaria que nosso sistema daria o sinal numa barra, e nos entraramos operando (comprando ou vendendo) na abertura da barra seguinte, se voc optar por operar com o preo de fechamento use 0 como delay, mas observe que isso no seria muito realista visto que seu sistema no poderia lhe dar um sinal confivel at a barra estar fechada. Em Commissions, voc deve definir a corretagem e as taxas envolvidas em cada operao, sendo que possvel optar por um custo fixo por operao ou por um %, ajuste esses campos de acordo com o praticado pela sua corretora. Em Positions, voc deve definir se vai operar comprado (longs), vendido (shorts) ou em ambas. Em Equity, voc deve definir se voc esta ou no operando no mercado de futuros, para isso basta marcar a opo Points Only Test, que o sistema ir considerar apenas o ganho ou perda em termos de pontos e no em termos financeiros. Se o seu tipo de operao requer um deposito de margem especifique o % necessrio em Margin requirement %, ou seja definindo uma margem de 20% significa que voc s precisa possuir 20% do valor de um ativo para poder negocia-lo, se voc no estiver negociando com o uso de margem use 100% neste campo. O campo Initial Equity deve ser preenchido com a quantidade de dinheiro que voc deseja utilizar como saldo inicial da operao. O campo Anual Interest Rate, a rentabilidade anual da sua conta (juros) que voc recebe durante os perodos em que voc no esta posicionado, observe que a maioria das corretoras no Brasil no pagam juros de renda fixa pelo saldo disponvel e parado na sua conta de investimento. Agora que j definimos as opes referentes a este tab, clique no tab Reporting, e ser exibida a tela abaixo.

Metastock Primeiros Passos (Edson Brandi)

Pgina 46

Neste tab voc ir definir alguns parmetros que iro influir na forma como os resultados da simulao sero exibidos. Voc pode definir se vai querer que os sinais grficos de compra, venda e stop apaream no grfico, bem como a cor que ser utilizada pelos mesmos, podemos aceitar o default sem nenhum problema. Tambm possvel definir se queremos que seja plotado um grfico com a rentabilidade obtida pelo sistema em estudo, bem como se desejamos ser avisados quando o teste terminar (marque essa opo se voc desejar rodar a simulao em segundo plano). Uma vez conferidos todos os campos, pressione OK para voltar a tela inicial. Para prosseguir, vamos analisar um dos exemplos prontos disponveis com o MetaStock, selecione Equis MACD w/Optimization, e pressione Edit, ser exibida a tela abaixo.

Metastock Primeiros Passos (Edson Brandi)

Pgina 47

O campo nome deve ser configurado com o nome que voc deseja utilizar para a simulao, o campo notes pode ser usado para comentrios sobre o sistema e no possui funo pratica na simulao. Observe que existem na metade inferior 4 tabs, Enter Long, Close Long, Enter Short e Close Short. nestes campos que devemos registrar as regras do nosso sistema operacional, para cada um dos 4 eventos citados acima. A condio de entrada em uma posio long quando um MACD for maior que a media mvel exponencial do MACD, sendo que o perodo desta mdia esta setado como OPT1, ou seja ser otimizado durante a simulao. Clicando na Tab, Close long, temos a tela abaixo

A condio de sada de uma posio long quando um MACD for menor que a media mvel exponencial do MACD, para manter a coerncia com a condio de entrada, o perodo da media mvel tambm esta setado como OPT1. Como este sistema um sistema que considera que voc esta sempre no mercado, sendo que voc esta vendido (short), quando no esta comprado (long), a condio de entrada em uma posio short igual a condio de sada do long e a condio de sada da posio short igual a condio de entrada na posio Long, como mostrado abaixo.

Metastock Primeiros Passos (Edson Brandi)

Pgina 48

No system tester, Enter short significa venda descoberto, Enter long significa comprar ativo, Exit short significa zerar posio descoberta e Exit long significa venda de ativo. Se voc no deseja ou no pode operar desta forma, lembre-se de ajustar corretamente os parmetros do teste como explicado anteriormente. Agora que j definimos as regras bsicas do nosso sistema operacional, devemos ajustar os paramentos da otimizao, para isso clique em Optimize, ser exibida a tela abaixo.

Metastock Primeiros Passos (Edson Brandi)

Pgina 49

A tela acima mostra o nome da varivel em uso, uma breve descrio da varivel (opcional), o valor mnimo e mximo que a varivel pode assumir, e a taxa de incremento da mesma durante a simulao, a coluna status mostra que a varivel est em uso, ou seja ela aparece nas formulas definidas na janela anterior. No rodap da janela ser exibido o total de testes que sero realizados, o mesmo varia de acordo com a quantidade de variveis definidas e da extenso das mesmas. Para criar uma nova varivel, pressione New, se desejar editar uma varivel j existente, selecione a mesma e pressione Edit, independente de qual desses 2 botes seja pressionado, ser exibida uma tela como a abaixo, na qual podemos alterar os valores da varivel, pressione OK para voltar a tela anterior.

Uma vez tendo feito todos ajustes necessrios para a otimizao, pressione OK at voltar a tela anterior. Agora que ja ajustamos os dados da otimizao devemos definir os critrios de stop, para isso, pressione o boto Stops, existem 5 tipos de stops que podem ser definidos: Breakeven

Metastock Primeiros Passos (Edson Brandi)

Pgina 50

Este stop tambm chamado de stop de empate, ele disparado quando os preos se movem contra a sua posio, aps ter atingido um nvel mnimo de rentabilidade, definido em Floor Level. Inactivity

Stopa uma posio caso os preos no se movam de forma a gerar um ganho mnimo num determinado perodo de tempo. Max loss

Este stop encerra o trade aps atingir a perda mxima que voc definiu.

Metastock Primeiros Passos (Edson Brandi)

Pgina 51

Profit Target

Este stop encerra o trade depois que este atingiu a rentabilidade mnima definida como sendo o objetivo do trade. Trailing

Tambm chamado de stop mvel, este stop encerra um trade quando ocorre uma perda de uma quantia pr definida do lucro j obtido no trade (profit risk), a cada nova mxima, o sistema muda o stop de posio acompanhando a oscilao positiva do preo. Voc deve utilizar o campo Periods para definir qual ser o delay para aplicao deste stop, em geral, ele definido de uma forma tal a dar alguma mobilidade para os preos. Observe que este stop limita apenas perdas de lucros j obtidos num trade, para proteger o capital inicial, voc deve utilizar o Max Loss. Em todas as telas acima, voc ter que especificar a que tipo de posio o stop se aplica (short, long ou ambas), se o stop ser definido em % ou em pontos, bem como definir se voc vai sair do trade no preo que disparou o stop. Da mesma forma como podemos utilizar variveis para otimizar as formulas que compe nossas regras operacionais, tambm possvel utiliza-las para otimizar o percentual de stop, para isso basta pressionar o
Metastock Primeiros Passos (Edson Brandi) Pgina 52

boto Optimize nas telas acima, o procedimento anlogo ao descrito anteriormente. Observe que um sistema operacional pode possuir no mximo 10 variveis a serem otimizadas. O uso dos stops opcional, e recomendado que voc teste os seus sistemas com e sem stops, sendo que nem sempre voc ir utilizar simultaneamente os 5 tipos de stop. De OK nesta tela para voltar a tela anterior.

Uma vez que j definidos as regras de uso do stop, podemos prosseguir com a simulao, para isso pressione OK para voltar a tela inicial.

Estando com o grfico do ativo desejado aberto, selecione o sistema a testar, no nosso exemplo o Equis MACD w/Optimization, e pressione o boto Test, ser exibida a seguinte tela
Metastock Primeiros Passos (Edson Brandi) Pgina 53

Nesta tela voc pode acompanhar o status da simulao, ela apresenta um resumo geral do processo, incluindo o numero de testes realizados e o tempo estimado para termino. Quando a simulao terminar ser exibida a mensagem abaixo

Para ver o resultado da simulao pressione o boto Reports, ser exibida a tela abaixo

Esta tela apresenta um resumo do resultado da simulao realizada, se voc desejar mudar ordem de exibio dos testes , clique no boto Sort, ser exibida a tela abaixo, a qual permitir ordenar as colunas de acordo com o critrio desejado.

Metastock Primeiros Passos (Edson Brandi)

Pgina 54

A ordenao default pela rentabilidade do sistema. Para visualizar os detalhes do teste, escolha o teste desejado, por exemplo o de numero 9, e pressione o boto Reports, ser exibida a tela abaixo.

Voce pode observar que existem 4 tabs nesta tela, Results, Trades, Equity, System.

Metastock Primeiros Passos (Edson Brandi)

Pgina 55

a partir das informaes apresentados na tab Results que iremos avaliar a performance do sistema, as informaes disponveis so: Total Net Profit Rentabilidade liquida do teste, representa a quantia ganha ou perdida pelo sistema se todas as posies fossem encerradas na ultima barra do grfico. Percent Gain/Loss Rentabilidade % sobre o capital inicial Initial Investment - Quantia inicial no inicio da simulao Open Position Value Posies em aberto que foram fechadas foradamente no final dos testes. Annual Percent Gain/Loss. - Taxa % anualizada de ganho ou perda do sistema Interest Earned Quantia ganha devido a juros de renda fixa recebidos durante o perodo que o sistema esteve fora do mercado. Current Position - Posio atual do teste (long, short, ou out). Date Position Entered Data em que o sistema entrou na posio atual Buy/Hold Profit Ganho/Perda no perodo pela estratgia comprar e segurar, ou seja, quanto teria ganho/perdido alguem que tivesse comprado no primeiro dia do teste e vendido no ultimo dia do teste. Buy/Hold Percent Gain/Loss Rentabilidade % da estratgia comprar e segurar. Days in Test - Numero de dias utilizados na simulao Annual Buy/Hold Percent Gain/Loss - Taxa % anualizada de ganha ou perda da estratgia comprar e segurar. Total Closed Trades - Numero total de negcios completos Average Profit Per Trade Ganho mdio por negocio Total Long Trades Numero total de operaes long Winning Long Trades Numero de posies long que foram lucrativas. Commissions Paid - Corretagem paga no perodo. Average Win/Average Loss Ratio Razo entre o ganho mdio e a perda mdia. Total Short Trades Numero total de operaes short. Winning Short Trades - Numero de posies short que foram lucrativas. Total Winning Trades - Numero total de negcios que foram lucrativos. Amount of Winning Trades -Quantia ganha nos negcios lucrativos. Average Win Mdia de ganho dos negcios lucrativos Largest Win Maior ganho do sistema no perodo Average Length of Win - Durao mdia dos negcios lucrativos (em numero de barras) Longest Winning Trade Durao do negcio lucrativo mais longo. Most Consecutive Wins - Numero mximo de negcios lucrativos consecutivos Total Losing Trades - Numero total de negcios que deram prejuzo. Amount of Losing Trades - Quantia perdida nos negcios que deram prejuzo Average Loss Mdia de perda nos negcios que deram prejuzo Largest Loss Maior perda do sistema no perodo Average Length of Loss - Durao mdia dos negcios que deram prejuzo Longest Losing Trade Durao do negcio perdedor mais longo. Most Consecutive Losses Numero mximo de negcios perdedores consecutivos Total Bars Out - Numero total de barras em que o sistema ficou fora do mercado. Longest Out Period - Durao do maior perodo em que o sistema ficou fora do mercado. Average Length Out - Numero mdio de barras em que o sistema ficou fora do mercado. Profit/Loss Index - Este ndice compara o numero de negcios vencedores com o numero de perdedores, sendo os extremos +100 (Sem perdas) e -100 (Sem ganhos) Reward/Risk Index Este ndice compara o retorno do sistema contra o risco do mesmo, sendo os extremos +100 (seguro) e -100 (muito arriscado). Buy/Hold Index Este ndice compara a lucratividade do sistema com a lucratividade da estratgia comprar e segurar. Atravs da analise dos dados acima voc pode analisar o desempenho do sistema e compara-lo ao desempenho de outros sistemas operacionais, podem otimizar sua estratgia operacional.
Metastock Primeiros Passos (Edson Brandi) Pgina 56

A tab Trades, mostra detalhes de cada um dos trades, tais como a data de entrada e sada de cada operao e a rentabilidade de mesma, a tela pode ser vista a abaixo.

Voc pode inspecionar os detalhes de qualquer um dos negcios apresentados, na tela assim, para isso basta selecionar um deles e pressionar o boto Inspect, ser exibida a tela abaixo

Nesta tela voc ter informaes detalhadas do trade, para sair desta tela pressione OK. A tab Equity mostra uma pequena planilha com a rentabilidade dia a dia da simulao, um exemplo desta tela pode ser vista abaixo.

Metastock Primeiros Passos (Edson Brandi)

Pgina 57

A ultima tab a tab System, nesta tab apresentado um resumo da simulao em analise, um exemplo desta tela pode ser visto abaixo

Estas informaes sero muito teis quando voc for transformar seu sistema operacional em um expert para usa-lo no dia a dia. No canto direito superior existem 2 botes, Arrows (coloca no grfico as setas indicando os pontos de compra e venda) e Plot Equity (gera um grfico de linha com a rentabilidade do sistema). Aps pressionalos o seu grfico ficaria parecido com o mostrado abaixo.

Metastock Primeiros Passos (Edson Brandi)

Pgina 58

Metastock Primeiros Passos (Edson Brandi)

Pgina 59

MetaStock Templates
Todos ns gostamos de arrumar o visual dos grficos de forma que fiquemos confortveis para trabalhar com os mesmos, seja plotando os indicadores com os quais costumamos trabalhar ou mesmo mudando as cores das barras, ajustando a escala, etc. uma tarefa extremamente simples, mas que muitas vezes pode demandar um tempo precioso do analista, afinal customizar manualmente o grfico de todo e qualquer ativo que ele queira analisar no nada pratico. O MetaStock oferece um sistema de templates justamente com o objetivo de facilitar a vida do analista, aproveitando o padro de customizao aplicado ao grfico de um ativo para todos os demais, ao clicar de um boto. Vejamos um passo a passo de como criar e utilizar um template no MetaStock. Abra o grfico de um ativo qualquer, no nosso exemplo o grfico de Embraer PN, o mesmo est mostrado abaixo:

Vamos arrumar o visual do mesmo, aplicando alguns indicadores (MACD, IFR, MM 7 dias, MM 21 dias, MM 200 dias e ativar nosso expert favorito), o grfico final vai ficar com uma aparncia semelhante a mostrada abaixo

Metastock Primeiros Passos (Edson Brandi)

Pgina 60

Agora que j customizamos o grfico, vamos salvar este layout, para isso clique no menu File e depois na opo Save As

Ser exibida a seguinte tela

Metastock Primeiros Passos (Edson Brandi)

Pgina 61

Nesta tela voc deve informar o nome desejado para o arquivo que vai ser criado, entrar com uma breve descrio que o ajude a saber do que se trata o arquivo no futuro e o mais importante, no campo Save as type, tenha certeza de selecionar a opo Template.Pressione Save para salvar, e voc ter voltado a tela principal do MetaStock. Pronto j criamos nosso template Tutorial, mas ainda falta adicionar um atalho para o mesmo de forma a tornar o processo de usa-lo bem simples, para isso clique com o boto direito do mouse na barra inferior do metastock em qualquer regio livre (cinza), vai aparecer o menu abaixo.

Selecione a opo Custom, a sua barra de ferramentas inferior vai mudar coma entrada de alguns novos botes.

Metastock Primeiros Passos (Edson Brandi)

Pgina 62

Clique com o boto direito do mouse sobre qualquer um dos botes novos que foram adicionados a sua barra de ferramentas, voc ir ver o menu abaixo

Neste menu, selecione a opo Custom toolbar properties, ser exibida a seguinte tela

Escolha a opo New, ser exibida a tela inicial do dialogo de criao de novos botes.

Metastock Primeiros Passos (Edson Brandi)

Pgina 63

Pressione o boto Browse, e v at o diretrio charts que fica localizado dentro do diretrio no qual o metastock foi instalado.

Uma vez no diretrio, devemos escolher o arquivo que acabamos de criar a pouco, selecione o arquivo e pressione Abrir, voc ir votar a tela anterior. Pressione Avanar >, ser exibido o dialogo abaixo

Metastock Primeiros Passos (Edson Brandi)

Pgina 64

Escolha um cone para o boto que ser associado ao seu template e informe o texto do screen tip que ir aparecer quando o mouse for posicionado sobre o boto. Clique em Avanar > para continuar. Ser exibida a seguinte tela.

Entre com o nome desejado para o seu template, e pressione concluir. Um novo boto (associado ao template tutorial) foi adicionado a sua barra de ferramentas

Para testar seu template, abra o grfico de algum outro ativo, por exemplo Embratel PN

Agora clique no boto que voc acabou de criar, o layout do grfico de Embratel PN ir mudar ficando parecido com o mostrado abaixo

Metastock Primeiros Passos (Edson Brandi)

Pgina 65

Simples, pratico, indolor e o mais importante INSTANTANEO eles facilitam em muito o seu dia a dia.

, acostume-se a utilizar templates pois

Metastock Primeiros Passos (Edson Brandi)

Pgina 66

Enfoque Quotaes
A opo de trabalhar com grficos na periodicidade intraday no Metastock, est disponvel a todos os usurios da verso Profissional do software, porm para que os grficos possam ser gerados necessrio possuir uma fonte de cotaes em tempo real compatvel. Neste tutorial a fonte de cotaes utilizada o Enfoque Cotaes v. 5.0., da empresa Enfoque Sistemas, que atualmente o servio com a melhor relao custo/beneficio, pois alm de ser o sistema de menor custo tambm o mais flexvel e modular do mercado nacional. A compatibilizao do Enfoque Cotaes com o MetaStock provida pelo software Metaserver RT 2.0 DDE Version, comercializado pela empresa Real Time Software Engineering LLC, este software responsvel por obter as cotaes via DDE no software da Enfoque e disponibiliza-lo para o Equis Data Server, que o componente do MetaStock Pro responsvel por manter a base de dados. Umas verso de demonstrao do MetaServer pode ser obtida em http://www.traders-soft.com/metastock/msrt/ Feitas estas consideraes iniciais podemos prosseguir, este tutorial ser dividido em 7 partes:

Instalao dos Softwares Configurao do MetaStock Pro Configurao do Metaserver RT Configurao do Enfoque Cotaes Configurao do Equis Data Server Testes iniciais Gerando as bases iniciais

Instalao dos Softwares


Voc deve instalar inicialmente o Enfoque Cotaes e depois o Metaserver RT 2.0, seguindo as instrues apresentadas nas telas de setup. Aps a instalao do Metaserver voc deve proceder a instalao do Metastock Professional, durante a instalao, logo aps escolher o diretrio no qual o software ser instalado, voc ir visualizar a janela Real Time Vendor, exibida abaixo:

Metastock Primeiros Passos (Edson Brandi)

Pgina 67

Certifique-se de escolher a opo Signal (Broadcast Version), se j instalou o MetaStock Pro e durante o processo escolheu alguma outra opo, ser necessrio re-instalar o software. Aps marcar a opo correta, pressione next e prossiga normalmente com a instalao. Durante o processo de instalao o MetaStock ir detectar que o Metaserver RT est presente em seu computador e ir utilizar o mesmo para obter as cotaes, se esta deteco ocorreu com sucesso ao executar o MetaStock o Metaserver RT ser executado automaticamente. Ao executar o Metastock iro ser executados automaticamente outros 3 softwares:

Metaserver RT Equis Data Server MetaStock File Server

Todos eles ficaro disponveis no seu tray, ao lado do relgio:

Configurao do Equis Data Server


Para acessar o Equis Data Server clique duas vezes com o boto esquerdo do mouse sobre o cone da antena parablica exibida na rea prxima ao relgio do windows (como mostrado acima). Uma vez que a interface do programa tenha sido exibida , devemos proceder a sua configurao, para isso, clique no boto ao lado do boto com um sinal de interrogao:

Ao clicar no boto ser exibida a tela abaixo:

Metastock Primeiros Passos (Edson Brandi)

Pgina 68

A nica configurao necessria marcar o Box referente a opo Replace vendor-supplied times , de forma que o horrio utilizado para as cotaes ser o horrio do seu desktop, essa modificao necessria para evitar problemas de defasagem no horrio registrado nos seus grficos devido a diferenas de Time Zone. Sem este ajuste, seus grficos ficariam com as cotaes deslocadas 3 horas. Para salvar a alterao basta clicar em aplicar e depois em OK.

Configurao do Enfoque Cotaes


Por padro o Enfoque cotaes trabalha com cotaes em notao cientifica, se este formato no for alterado para notao decimal, o Metaserver ir se confundir e informar as cotaes erradas para o MetaStock, uma cotao de 0,86 ira aparecer como 8,6 e uma de 48 ira aparecer como 4,8. Para fazer a alterao de padro, execute o Enfoque e entre no menu cotaes e escolha a opo Controle de dados, como ilustrado abaixo:

Ao escolher a opo acima, ser exibida a tela abaixo:

Metastock Primeiros Passos (Edson Brandi)

Pgina 69

Na tela acima, basta desmarcar a opo Cotaes DDE em notao cientifica, e marcar a opo Usa Fechamento anterior em formulas e DDE se a ultima for igual a 0. Feitas estas alteraes basta fechar a janela que a configurao ser salva.

Configurao do Metastock Pro


Agora que j configuramos o Enfoque e o Equis Data Server, o prximo passo criar no metastock os ativos que vc deseja acompanhar no intraday. Para isso execute o Metastock professional, entre no menu File, selecione o sub menu New e por ltimo clique em Security, como ilustrado abaixo:

Ao escolher a opo Security, ir abrir na janela a janela abaixo:

Metastock Primeiros Passos (Edson Brandi)

Pgina 70

na janela exibida acima que voc ir criar os ativos, para isso voc deve selecionar a periodicidade como sendo Intraday, depois entrar com o nome do ativo desejado, com o seu cdigo e selecionar o intervalo base de cada barra. No futuro voc poder alterar a periodicidade na qual os grficos intraday so exibidos no metastock, mas voc estar limitado a utilizar intervalos que sejam mltiplos do intervalo base, ou seja, se voc criou um ativo com intervalo base de 5 minutos voc poder visualizar o grfico com barras de 5, 10, 15, 20, 60, etc minutos, mas nunca com barras que no sejam mltiplas de 5 minutos. A base de dados de um ativo pode possuir no mximo 65000 barras, desta forma a periodicidade base vai impactar diretamente sobre o perodo total que voc poder manter em seus grficos intraday. Voc pode deixar a janela de tempo no default (0:00 0:00). Uma vez preenchido todos os campos, pressione Create. Voc deve repetir o processo para cada ativo que voc deseja acompanhar, observe que aps a criao de cada ativo no Metastock o cdigo do ativo criado ser exibido na tela principal do Metaserver na coluna TS/MS Symbol, se isso no ocorrer o metastock pode no ter encontrado o Metaserver RT durante a instalao.

Configurao do Metaserver RT 2.0


Depois de criar todos os ativos desejados no Metastock, devemos configurar o MetaServer RT de forma que a base de dados passe a ser atualizada. Para acessar a tela do MetaServer basta clicar duas vezes com o boto esquerdo do mouse no cone MSRT exibido no seu tray, prximo ao relgio do Windows.

Todos os ativos criados no Metastock devem estar aparecendo na tela do Metaserver, como mostrado na figura abaixo:

Metastock Primeiros Passos (Edson Brandi)

Pgina 71

Para cada ativo voc deve clicar duas vezes no espao em branco, a esquerda do ativo desejado (coluna DDE Server). Ir abrir a janela Symbol Configuration, mostrada abaixo:

No campo, Symbol Name ir aparecer o cdigo do ativo que voc selecionou, no campo DDE digite GOL, depois marque a caixa Trade Record (refere-se as cotaes) e clique no boto que esta na mesma linha do Box selecionado, ir abrir a janela DDE Settings, mostrada abaixo:
Metastock Primeiros Passos (Edson Brandi) Pgina 72

No campo DDE Topic digite cot, no campo DDE Item voc deve colocar o cdigo do ativo (cdigo usado no Enfoque) , no caso do nosso exemplo devemos colocar IBOV, para concluir clique em OK. A tela resultante vai se parecer com a tela abaixo:

Agora, marque a caixa Cum. Volume (refere-se ao volume) e clique no boto que esta na mesma linha do Box selecionado, ir abrir a janela DDE Settings, mostrada abaixo:

No campo DDE Topic digite cot, no campo DDE Item voc deve colocar o cdigo do ativo mais .qtt (cdigo usado no Enfoque para Volume no mercado a vista, se vc estiver cadastrando um ativo do mercado futuro vc deve usar .cng) , no caso do nosso exemplo devemos colocar IBOV.qtt, para concluir clique em OK.
Metastock Primeiros Passos (Edson Brandi) Pgina 73

A tela resultante vai se parecer com a tela abaixo:

De OK nesta tela para finalizar. Voc ter que repetir os passos acima para cada um dos ativos. A primeira vez que voc setar o DDE ser exibida a janela abaixo:

Simplesmente de OK, nesta tela, ela no ir lhe incomodar novamente. Aps configurar o ativo, a tela principal do Metaserver vai ficar parecida a exibida abaixo:

Metastock Primeiros Passos (Edson Brandi)

Pgina 74

Lembre-se de salvar a configurao do Metaserver, para isso clique no boto com o disquete , escolha um nome para o seu arquivo e mande salvar. O ultimo passo configurar o MetaServer para carregar automaticamente o seu arquivo de configurao quando ele for iniciado, para isso clique no menu Options, ser exibida a tela abaixo:

Coloque o nome do seu arquivo de configurao no local apropriado e certifique-se de marcar a opo Enable autoconnect at startup. Para verificar se o MetaServer esta conseguindo se conectar ao Enfoque, para verificar clique no boto verde (ao lado do boto stop). Ao faze-lo, a coluna * passar de - para + e as colunas Last e Time iro exibir dentro de alguns segundos o valor do ultimo negocio e a hora em que ele ocorreu, como o mostrado na figura abaixo:
Metastock Primeiros Passos (Edson Brandi) Pgina 75

Se isso no acontecer verifique se no rodap da janela principal no esta sendo exibida a mensagem DDE connection error. Please see the log file, neste caso verifique se voc no digitou nada errado.

Vamos aos testes


Ufa, depois de varias etapas chegou a hora de ver se nosso sistema esta gerando os grficos corretamente, e se tudo funcionando como esperado. Para testar o sistema voc deve carregar primeiro o Enfoque Cotaes e depois o Metastock Pro. Ao carregar o metastock o Metaserver RT ir ser executado, v para a tela principal do Metaserver clicando duas vezes no seu cone MSRT, observe se a coluna * ficou com + em todos os ativos, se estiver OK, va no MetaStock e abra o grfico de um dos ativos que voc criou, ele estar sendo atualizado em tempo real.

Gerando a base de dados Intraday inicial Mtodo 1


Depois de configurar o sistema e verificar que esta tudo funcionando, voc deve estar se perguntando quantos negcios no vai perder at que seu sistema acumule um numero razovel de barras. Felizmente possvel importar a base intraday do Enfoque cotaes para o seu MetaStock gerando assim a base de dados inicial, o nico porm que voc deve utilizar uma srie intraday (SID), de mesma periodicidade da que foi utilizada na criao dos ativos. Para gerar essa base de dados inicial necessrio 3 etapas:

Exportar as SIDs para o formato texto Converter a SID em formato texto para o formato do Metastock Downloader Importar a base no Downloader

Como exportar uma SID para o formato texto ?


Metastock Primeiros Passos (Edson Brandi) Pgina 76

Execute o Enfoque e entre no menu cotaes e escolha a opo Controle de dados, como ilustrado abaixo:

Ao escolher a opo acima, ser exibida a tela abaixo:

Na tela acima, na sesso Enfoque, clique em Downloads, na janela que ir abrir, selecione o tab Series SID, como mostrado abaixo:

Metastock Primeiros Passos (Edson Brandi)

Pgina 77

Escolha o ativo desejado e a periodicidade adequada, no caso do arquivo selecionado ibov_10.sid , o _10 significa 10 minutos, da mesma forma que o _20 significa 20 minutos e assim sucessivamente. Depois de marcar os ativos desejados, clique no boto Download. Depois de fazer download das sries desejadas, clique no boto Fecha. De volta a tela anterior, clique duas vezes em Series, na listagem do lado esquerdo superior, como mostrado na figura abaixo:

Metastock Primeiros Passos (Edson Brandi)

Pgina 78

Agora clique em Intra Day (SID), e clique com o boto direito do mouse na planilha exibida do lado direito, vai abrir o menu , clique em Novo como o mostrado abaixo:

Feito isso ira aparecer a seguinte janela:

Nesta janela, pressione o boto Carrega Arquivo SID, ser exibida a seguinte tela na seqncia:

Metastock Primeiros Passos (Edson Brandi)

Pgina 79

Selecione ento os arquivos que voc fez download na etapa inicial e clique no boto Voc ir voltar a inicial, que deve se parecer com a tela abaixo:

, pressione OK.

Agora para exportar a srie intraday para um arquivo texto basta clicar novamente com o boto direito do mouse no nome do ativo, e escolher a opo exportar no menu que ir aparecer:

Metastock Primeiros Passos (Edson Brandi)

Pgina 80

Ao escolher a opo exportar ira aparecer a seguinte janela:

Basta pressionar o boto salvar.

Como converter a serie intraday para o formato do Metastock ?


O formato dos arquivos ascii gerados pelo Enfoque Cotaes 5.0 beta 39 das SIDs (Series Intraday) , seguindo o procedimento acima o seguinte: 30/09/2002 15:20 8606 8606 8591 8592 0 30/09/2002 15:25 8592 8592 8572 8572 0 30/09/2002 15:30 8572 8572 8555 8555 0
Metastock Primeiros Passos (Edson Brandi) Pgina 81

Como este formato incompatvel com o Downloader, o arquivo no pode ser importado diretamente, necessitando que a formatao do arquivo seja refeita. Este processo pode ser realizado facilmente atravs dos utilitrios de linha de comando cat e awk, ambos so originalmente programas do sistema operacional UNIX, mas existe uma verso para windows dos mesmos disponveis em http://www.cygwin.com A sintaxe geral do comando de converso seria (uma nica linha):
cat arquivo.txt | awk -F: {print $1, $2} | awk -F/ {print $3, $2,$1} | awk {print codigo_do_ativo,Periodicidade_das_barras,$1$9$10,$2$300,$4,$5,$6,$7,$8,0} > arquivo.prn

Vale lembrar que tem que necessrio substituir o codigo_do_ativo pelo codigo do ativo tal como voc criou no metastock e o Periodicidade_das_barras pela periodicidade em minutos das barras da SID utilizada como input, a qual deve ser compatvel com a periodicidade definida na criao do ativo no metastock. No caso do nosso exemplo a linha seria ( uma unica linha):
cat ibov_10.txt | awk -F: {print $1, $2} | awk -F/ {print $3, $2,$1} | awk {print IBOV,10,$1$9$10,$2$300,$4,$5,$6,$7,$8,0} > ibov_10.prn

Uma serie SID ficaria com a seguinte formatao ao ser processada com o comando acima: IBOV,5,20020930,152000,8606,8606,8591,8592,0,0 IBOV,5,20020930,152500,8592,8592,8572,8572,0,0 IBOV,5,20020930,153000,8572,8572,8555,8555,0,0

Como importar a SID para o metastock ?


Agora que a srie intraday j foi convertida e formatada j podemos importa-la no Downloader, antes de iniciar certifique-se que o Metastock e todos os demais aplicativos esto fechados. Execute o downloader, e entre no menu tools e selecione a opo convert, como ilustrado abaixo:

Ser exibida a janela abaixo:


Metastock Primeiros Passos (Edson Brandi) Pgina 82

Nesta janela voc deve selecionar o arquivo da SID que ser importado, bem como o diretrio no qual a base ser criada, tenha certeza que o diretrio escolhido o mesmo utilizado na criao dos ativos no metastock e que o File type est marcado como MetaStock. Aps preencher estes campos, clique no boto Options, ser exibida a seguinte tela:

Nesta tela, selecione a periodicidade como sendo Intraday, e no campo Minutes per bar, coloque a periodicidade do arquivo SID convertido (que tem que ser a mesma da periodicidade usada na criao do ativo no metastock). Pressione Aplicar e depois OK. De volta a tela anterior, clique em OK para iniciar a converso da SID para o formato do MetaStock, em alguns segundos voc ter criado a sua base, a qual poder ser atualizada em tempo real. Observaes O processo descrito acima pode ser utilizado novamente a qualquer momento para consertar buracos eventuais, que venham a ocorrer na sua base de dados, independente do motivo do mesmo ter ocorrido.
Metastock Primeiros Passos (Edson Brandi) Pgina 83

Gerando a base de dados inicial Mtodo 2


Muitas pessoas tem dificuldades em gerar a base de dados inicial usando o procedimento descrito acima, muitas vezes por no terem facilidade no uso de comandos originrios do windows. O procedimento descrito no mtodo 1 indicado quando se deseja trabalhar com grandes quantidades de arquivos, se voc deseja gerar a base de dados de apenas alguns ativos voc pode seguir o procedimento abaixo, no qual utilizamos o excel como intermedirio na importao. O primeiro passo consistem em abrir no Enfoque cotaes o grfico Intraday do ativo o qual desejamos importar para o metastock, para isso basta pressionar a tecla F6, ser exibida tela abaixo

Nesta tela basta digitar o cdigo do ativo deseja, por exemplo IBOV, e a periodicidade desejada, por exemplo 15 minutos por barra. Pressione OK. Aps pressionar OK ser exibido o grfico do IBOVESPA, clique com o boto direito do mouse em qualquer parte do grfico, e no menu que ser exibido escolha a opo Serie e selecione a opo Exporta

Metastock Primeiros Passos (Edson Brandi)

Pgina 84

Ao selecionar a opo exporta ser exibida a janela de dialogo abaixo

Escolha o nome desejado para o arquivo texto que ser criado e pressione salvar. Voc acaba de exportar a base de dados intraday do ativo para o formato texto, a prxima etapa ser realizada no Excel, execute o Excel, entre no menu Arquivo e escolha a opo Abrir.

Ao selecionar a opo Abrir ser exibida a janela de dialogo abaixo, certifique-se de marcar a opo Arquivos do tipo, como sendo Arquivos de Texto, selecione o arquivo que voc criou na etapa anterior e pressione Abrir

Metastock Primeiros Passos (Edson Brandi)

Pgina 85

Como voc esta abrindo um arquivo texto, excel ir lhe apresentar a janela de dialogo abaixo, para que voc especifique que tipo de separador de campos seu texto utiliza, selecione a opo Delimitado e pressione Avanar.

Ao tela seguinte solicita que voc informe quais os delimitadores das colunas do seu arquivo texto, selecione a opo Tabulao e pressione Avanar.

Nesta tela voc deve definir a formatao das colunas do seu texto, selecione a primeira coluna e escolha o formato Data DMA, como mostrado abaixo (se voc escolher o formato errado ter problemas na etapa seguinte). Pressione concluir para finalizar.

Metastock Primeiros Passos (Edson Brandi)

Pgina 86

Ao pressionar o boto Concluir sua planilha ir se parecer com a planilha abaixo. Antes de transferir os dados para o downloader precisamos ajustar a formatao da coluna que contem as datas do formato D/M/AAAA para M/D/AAAA, para isso selecione a primeira coluna e clique no menu Formatar.

Metastock Primeiros Passos (Edson Brandi)

Pgina 87

No menu Formatar selecione a opo Clulas

Na janela de dialogo que ir ser exibida, selecione a categoria Personalizado (na TAB Nmero), e no campo tipo entre com m/d/aaaa , pressione OK para voltar a planilha.

Aps o ajuste de formatao feito acima sua planilha ir se parecer com a mostrada abaixo, na qual a coluna data j est no novo formato.

Metastock Primeiros Passos (Edson Brandi)

Pgina 88

Realizado o ajuste de formatao, a ultima fase do processo consiste em copiar os dados do excel e colar os mesmos no downloader. Para isso vc ja deve ter criado os ativos como explicado no tutorial anterior. Voc deve executar o Downloader, selecionar a opo Open disponvel no menu File, na janela de dialogo que ser exibida voc deve escolher o ativo desejado, no nosso exemplo IBOV. Ser exibida uma janela semelhante a abaixo.

Como voc pode observar, o arquivo esta vazio, no possuindo nenhum registro. Para transportar os dados do excel para o downloader muito simples. Selecione as colunas de dados no Excel, pressione CTRL C,
Metastock Primeiros Passos (Edson Brandi) Pgina 89

clique na primeira clula do downloader (Linha 1, Coluna 1), e pressione CTRL V. Apos alguns segundos a copia estar concluda e a tela do downloader ter uma aparncia semelhante a abaixo

Observe que o Downloader inverteu novamente a formatao das datas, se voc tivesse colado os dados diretamente sem fazer o ajuste no excel, o downloader no iria reconhecer as datas e o processo iria falhar. Para finalizar basta salvar os dados do ativo, entrando no menu File e clicando em save ou ento clicando no cone com um disquete, caso voc mande fechar o downloader sem salvar os dados ser exibido um aviso parecido com o abaixo.

Basta pressionar o boto Sim para salvar os dados. Abaixo podemos ver um grfico intraday no metastock gerado com o processo acima.

Metastock Primeiros Passos (Edson Brandi)

Pgina 90

Pronto, agora voc j sabe como importar os dados do enfoque para o metastock sem ter que se aventurar com o cygwin

Metastock Primeiros Passos (Edson Brandi)

Pgina 91

Apligraf SmartFeeder
O processo de configurao do SmartFeeder para a gerao de grficos intraday no MetaStock Pro praticamente idntica a configurao realizada para o Enfoque Cotaes, mudando basicamente os Tpicos DDE, desta forma para a configurao deste fornecedor, estou disponibilizando apenas a verso em flash do tutorial, mostrando o passo a passo. Assim que eu tiver tempo disponvel eu escreverei o tutorial com imagens, nos moldes dos demais.

Metastock Primeiros Passos (Edson Brandi)

Pgina 92

Conversor BDI Bovespa


O arquivo disponibilizado pela bovespa com as informaes sobre os negcios do dia (BDI ou Boletim Dirio de Informaes) disponibilizado numa formatao prpria, a qual no reconhecida pelo MetaStock. Para que os dados possam ser importados necessrio que o BDI seja convertido para um formato compatvel, para esta converso eu recomendo utilizar o excelente programa disponibilizado gratuitamente pelo Joo Medeiros <joaomedeiros at iname.com> no site http://www.grafix2.com/dconv.htm A proposta deste texto mostrar de uma forma simples como instalar, configurar e utilizar o programa conversor recomendado acima para gerar os arquivos necessrios para atualizao do seu Metastock. O primeiro passo ir at o site acima, preencher o formulrio e fazer o download do arquivo conversor.exe, para iniciar a instalao bastar executar o arquivo, ser exibida a seguinte tela

Nesta tela devemos informar ao programa instalador qual o diretrio no qual desejamos que o programa seja instalado, voc pode aceitar a sugesto default e pressionar o boto iniciar . A instalao leva apenas alguns segundos, ao final do processo ser exibida a seguinte mensagem

Metastock Primeiros Passos (Edson Brandi)

Pgina 93

Pressione OK para concluir o processo de instalao. O instalador ter criado no seu Iniciar->Programas um item chamado Conversor, contendo o cone do aplicativo propriamente dito, como mostrado abaixo.

Para executar o programa basta clicar 2 vezes no cone Conversor, feito isso o programa ser iniciado e ser exibida a tela principal do programa.

Ao executar o software a primeira coisa a fazer configura-lo de forma a converter os ativos desejados, para isso clique no menu Editar e escolha a opo Preferncias, ser exibida a tela de configurao mostrada abaixo.

Metastock Primeiros Passos (Edson Brandi)

Pgina 94

Nesta tela voc deve definir uma srie de parmetros que iro afetar a forma como o BDI ser convertido, os parmetros que voc deve definir so:

Diretrio onde os arquivos convertidos sero gravados Diretrio onde os BDIs originais sero armazenados Localizao do arquivo datas.dat na internet, este arquivo contem as datas nas quais ocorreram preges. Dados que deseja extrair dos BDIs, opes disponveis o Lote padro o Concordatrias o Direito/recibo o Bnus o Termo o Opes de compra de ndice o Opes de venda de ndice o Opes de compra o Opes de venda o Fracionrio Tipo de volume desejado (Dinheiro ou numero de aes)

Caso voc precise se autenticar em um proxy para acessar a web, ser necessrio marcar a opo Usar servidor proxy e preencher os campos baixo. Se voc no precisa se autenticar num proxy basta ignorar os campos acima.

Servidor proxy (Endereo do servidor) Porta Username Password

Depois de ajustar as opes conforme desejado, basta pressionar OK para voltar a tela anterior

Metastock Primeiros Passos (Edson Brandi)

Pgina 95

Se voc deseja importar os dados da BM&F marque a opo Inclue dados da BM&F como mostrado acima, tambm necessrio especificar o intervalo para o qual voc deseja buscar e converter os BDIs. Feitos esses ltimos ajustes, para iniciar a converso basta pressionar o boto Traz e converte arquivos no perodo abaixo. Ao pressionar este boto, o programa ir verificar se o arquivo datas.dat esta atualizado, se ele no estiver, o programa ir exibir a seguinte mensagem abaixo

Pressione Sim para buscar uma verso atualizada na internet, aps buscar uma verso atualizada do arquivo, o programa vai iniciar o download e a converso do BDI, a tela do programa ir mudar para mostrar o andamento do processo, como mostrado abaixo (se o datas.dat estiver atualizado o programa ir mudar para esta tela logo apos pressionar o boto).

Metastock Primeiros Passos (Edson Brandi)

Pgina 96

Ao final do processo, o programa ir voltar a tela anterior e o arquivo convertido estar disponvel no diretrio que voc especificou na configurao do programa, o nome do arquivo seguir sempre o padro ConvAAAAMMDD.txt , onde AAAA = ano, MM = ms, DD = dia. Um exemplo de arquivo gerado na converso pode ser visto abaixo.

Este arquivo est formatado de modo a ser reconhecido pelo downloader e pode ser utilizado na atualizao da sua base de dados. Observao: Se tiver problemas para fazer o download do arquivo da BOvespa ou da BM&F, certifique-se de que voc no est se conectando atravs de um firewall ou de um proxy. Muitos usurios tem reportado problemas com o conversor por este motivo. Muitas vezes o seu provedor internet fora que sua conexo passe por um proxy transparente, e muitas vezes o usurio no percebe que isso ocorre. Na duvida fale com seu provedor.

Metastock Primeiros Passos (Edson Brandi)

Pgina 97

Demonstraes em Flash
Se voc ainda no possui o software instalado e gostaria de ter uma idia melhor de como ele funciona, voc pode matar a curiosidade atravs dos vdeos de demonstrao abaixo:

MetaStock Downloader MetaStock Explorer MetaStock Expert Advisor Metastock Indicator Builder MetaStock System Tester MetaStock OptionScope Criao de Layouts Criao de Templates

Links teis sobre MetaStock


Os sites abaixo apresentam formulas prontas para uso no metastock, cabe ressaltar que no temos como nos responsabilizar pelos resultados apresentados, nem como garantir a veracidade dos mesmos. Tenha muito cuidado ao se basear em qualquer uma destas frmulas para obter sinais de compra/venda. Utilize as mesmas por sua conta e risco. http://www.equis.com/customer/support/ http://www.guppytraders.com/index.html http://www.megabolsa.com/biblioteca/estudios.htm http://www.paritech.com/education/technical/custom/trading/default.asp http://www.bertigianluca.it/finanza/metastock_formulas/metastock_formulas_index.htm

Downloads
Para facilitar seu processo de aprendizado estou disponibilizando para download os arquivos abaixo, os quais so excelentes complementos aos tutoriais disponibilizados aqui. Documentao

Manual em PDF do MetaStock Profession 8.0 MetaStock Formula Primer Aprenda a programar seus indicadores e Trade Systems

Metastock Primeiros Passos (Edson Brandi)

Pgina 98

You might also like