You are on page 1of 3

Faculdade Anhanguera de Belo Horizonte

Curso de Graduao em Sistemas de Informao

Relatrio de Estgio Supervisionado Matriz de Gesto de Habilidades dos Recursos de TI

Relatrio apresentado para disciplina de Estgio Supervisionado como requisito parcial do curso de graduao em Sistemas de Informao coordenado pelo Prof. Ernani ---------.

Matheus da Mata

Belo Horizonte, 2012

1.Introduo
Conceituao
Projeto, implementao e manuteno da Matriz de Gesto de Habilidades dos Recursos de TI da Empresa Usiminas Usinas Siderrgicas de Minas Gerais S/A.

Justificativa

Cumprindo o estabelecido no Regulamento de Estgio dos Cursos de Tecnologia da Faculdade Editora Nacional, pretendem-se estabelecer o trabalho a ser desenvolvido pelo estagirio nos diferenciados campos de estgio supervisionado. importante considerar que a prtica de ensino exerce a funo de disciplina integradora no currculo do Programa de Formao de Tecnlogos. no espao da prtica de ensino que se realiza a anlise da adequao, dosagem e organizao do conhecimento a ser lecionado nos diversos graus de ensino e nas diferentes realidades existentes. Trata-se de trabalhar o contedo especfico na tica do ensino.

O Estgio Curricular Supervisionado a nica disciplina que se desenvolve em dois lugares e em dois tempos um tempo na Faculdade e um tempo nas escolas Tcnicas. A direo dessas atividades se expressa numa via de duas mos: Faculdade -Escola e EscolaFaculdade. No primeiro sentido, essas relaes se efetivam quando se tenta levar escola novas bibliografias, resultados de pesquisas, inovaes estudadas; no sentido contrrio, trazendo a realidade e a problemtica escolar para ser discutida e estudada na Faculdade.

O Estgio Curricular Supervisionado foi uma oportunidade para que se observe a realidade escolar realizando uma observao participativa com procedimentos adequados, vivenciando uma prtica Tcnica, ao mesmo tempo em que retoma a teoria para refletir, discutir e pesquisar, retornando Escola para tentar inov-la. Em sntese, a disciplina Estgio Curricular Supervisionado deve: propiciar uma significativa base conceitual, favorecendo a reflexo sobre como se d o processo de ensinar a aprender, aprender a aprender e aprender a ensinar, alm de oportunizar vivncias da e na realidade escolar.
2

Objetivo

Reafirmar a relao teoria-prtica e aprofundar o estudo das disciplinas pedaggicas, propostas metodolgicas e teorias vigentes na educao bsica e profissional, por meio da observao e participao, das intervenes e produo escrita; Analisar a prtica de ensino aplicada no Ensino Mdio e Educao Profissional e estabelecer a relao teoria-prtica; Verificar a prtica pedaggica, relacionando a teoria e a prtica educativa escolar e buscando compreender sua organizao e dinmica;

Reconhecer a importncia do professor enquanto pesquisador de sua prpria prtica; Favorecer a formao do profissional consciente nas prticas educacionais; Analisar as concepes diferenciadas que permeiam a prtica pedaggica, as propostas curriculares e o processo de avaliao do Ensino Mdio e da Educao Profissional.

Elaborar projeto de ao pedaggica embasado na constante articulao da realidade escolar com os pressupostos tericos que a fundamentam; Avaliar permanentemente a prtica pedaggica no que se refere a sua atuao; Estabelecer paralelo entre os fundamentos tericos da disciplina em questo com a realidade que se apresenta no campo de estgio, visando o contnuo retorno teoria; Registrar a prtica vivenciada atravs da produo escrita e outras formas de registro

You might also like