You are on page 1of 4

Universidade Federal de Santa Catarina Departamento de Ecologia e Zoologia Disciplina: Zoologia dos Invertebrados II

Introduo A aula teve por objetivo a observao prtica de crustceos camares da ordem Decapoda, mais especificamente as espcies Xiphopenaeus kroyeri, Penaeus vannamei, em amostras com animais adultos e tambm a observao de estgios larvais: o nuplio e o mysis. Os Decapoda alojam a maior parte das espcies conhecidas de crustceos e tm grande importncia ecolgica e econmica, sendo muitas delas comestveis e apreciadas, sendo importantes recursos pesqueiros. Materiais Amostras de Xiphopenaeus kroyeri, exemplares adultos, e amostras de nuplio e mysis, todas fixadas em formol 10% e conservadas em lcool 70% ; Amostras frescas de Penaeus vannamei, exemplares adultos,conservadas refrigeradas at a hora da dissecao e observao; Estereomicroscpico (lupa); Placas de petri; Vasilha de plstico; Pina de ponta fina. Mtodos Primeiro foram observadas e registradas com desenhos (em anexo), as amostras de nuplio (Figura 1), mysis (Figura 2). A seguir, por demonstrao do professor foram observadas amostras de Xiphopenaeus kroyeri, onde pde-se observar estruturas de cpula e reproduo: o petasma em machos (adaptao para cpula) e a localizao do gonporo feminino. A seguir, foram trazidas as amostras refrigeradas de Penaeus vannamei, e feita ilustrao das caractersticas macroscpicas (Figura 3) do exemplar, antes de se comear a dissecao para observaes das peas bucais. A dissecao foi feita pelo professor, uma por turma, com auxlio da pina, de trs para frente exemplificando-se cada tipo de apndices e becas bucais, retirando-se somente um exemplar na seguinte ordem: Plepode (apndice abdominal); Perepode (apndice torxico); Perepode quelado; Terceiro maxilpode; Segundo maxilpode; Primeiro maxilpode; Maxila e Mandbula. Discusso Classificao das espcies apresentadas:

Reino: Animalia Filo: Arthopoda Subfilo: Crustcea Classe: Malacostraca Superordem: Eucarida Ordem: Decapoda Subordem: Dendrobranchiata Famlia: Penaeidae A parte abdominal do corpo do animal, composta de seis segmentos, possui uma carapaa individualizada em cada segmento, que por sua vez possui um par de apndices cada, os plepodes at o quinto segmento. O sexto segmento consiste no leque caudal, formado por urpodes e telso. Nos machos o primeiro par de plepodes possui uma modificao, o petasma, uma estrutura que auxilia a cpula, observada nas espcies de Xiphopenaeus kroyeri, bem como a localizao do gonporo das fmeas, na coxa do terceiro perepode localizado em uma cpsula, o tlico. O gonporo localiza-se na coxa do quinto par de pernas locomotoras. Os plepodes apresentam-se em forma de reme com cerdas, aos pares e so constitudos de uma parte basal, o protopodito (coxa e base), endopodito e exopodito. Os perepodes so patas ambulatrias, que constituem os apndices dos ltimos cinco segmentos torxicos. So cinco pares sendo os trs primeiros quelados para auxiliar na captura de alimentos enquanto os dois ltimos tm funo locomotora, sem participar ativamente da natao. Os perepodes so constitudos de exopodito e brnquias associadas. Ainda no trax, ou cefalotrax os trs primeiros pares de apndices onde se localizam os trs maxilpodes, sendo que os dois ltimos tambm esto associados s brnquias. Logo aps os maxilpodes, foi retirada a maxila, com apndices foliceos que tm dois papis fundamentais: auxiliar na alimentao e promover o fluxo de gua para banhar as brnquias. Por ltimo foi retirada uma metade que forma a mandbula, que apresenta dentes calcificados no endito e artculos faliceos no endopodito, ospalpos mandibulares. O cefalotrax recoberto por uma carapaa nica, e onde encontramos o rostro, parte alongada e denteada da carapaa; os olhos pedunculados; o espinho heptico, a antnula e a antena.

Bibliografia

I. RIBEIRO-COSTA, Cibele S. & RACHA, Rosana M. Invertebrados: Manual de Aulas Prticas. Editora Holos, 2 edio, 2006, Ribeiro Preto. II. Site visitado em 26 de novembro de 2007: http://pt.wikipedia.org/wiki/Decapoda

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE ECOLOGIA E ZOOLOGIA

Relatrio de Aula Prtica: Observao de Decapoda

Florianpolis, novembro de 2007 Renata Turbay Freiria

You might also like