You are on page 1of 3

DICAS UTIS - CUIDE DO SEU MICRO

CUIDADOS GERAIS Use uma boa rede eltrica, de preferncia com aterramento, feito por um bom eletricista. Use um estabilizador de voltagem. Um bom filtro de linha com aterramento talvez mais importante do que um estabilizador de voltagem porque nas nossas linhas de transmisso de energia existem muito mais problemas de rudos (que so corrigidos pelo filtro de linha) do que de variaes (que so corrigidas pelo estabilizador). As fontes dos microcomputadores mais modernos j aceitam variaes de tenso na entrada. Quando desligar o computador, cubra-o com capas plsticas. Use capas para o gabinete, monitor, teclado e impressora.

Mantenha a mesa do micro sempre limpa e isenta de poeira. No fumar e nem fazer lanches na mesa do computador. Evite ligar e desligar o micro vrias vezes ao dia. Melhor lig-lo de manh e deslig-lo no final do expediente.

Usar SCREEN SAVERS para aumentar a durabilidade do monitor. Os mais eficazes so aqueles que mantm a maior parte da tela escura.

Anote as configuraes do "CMOS SETUP", para que fique mais fcil reprogram-lo em caso de perda. Uma vez por dia use programas detectores de vrus. Use tambm um escudo anti-vrus residente na memria. Usar utilitrios como SCANDISK ou Norton Disk Doctor uma vez por semana. Esses programas detectam e corrigem erros na estrutura lgica do winchester. Limpeza geral de poeira e contatos, CHECKUP de hardware devem ser feitas por um tcnico competente, uma vez por ano.

No fazer ou desfazer conexes com os equipamentos ligados (Ex: conectar o cabo da impressora).

LIMPEZA EXTERNA

Alguns tipos de sabo possuem agentes muito fortes, como amonaco e soda custica. Limpe o seu monitor, teclado, mouse, CPU, FAX, telefone, celular, sem o risco de danific-los.
O PROBLEMA DA POEIRA

Mau contato nos conectores e nos soquetes dos chips do microcomputador e dos perifricos, defeitos mecnicos nos drives de disquetes, erros de leitura causados por sujeira nas cabeas dos drives, mau contato no teclado, problemas mecnicos na impressora... A poeira pode ser a causadora de vrios defeitos srios que podem ser evitados com uma manuteno preventiva adequada. Bastam adotar as seguintes medidas: Sempre que possvel procure instalar o seu microcomputador em local protegido.
Uso de capas de proteo.- A capa pode ser adquirida em lojas de suprimentos de informtica. Devem ser adquiridas capas para o gabinete, monitor, teclado e impressora. Podem ser de plstico ou tecido.A capa de tecido acumula mais poeira. Enquanto o PC no estiver ligado as capas devem ser colocadas. Isso reduz drasticamente a quantidade de poeira no interior do equipamento. A poeira no precisa de convite para entrar. Qualquer fresta ou orifcio suficiente para que seja estabelecido um fluxo de poeira que se acumula no interior do equipamento. A capa a melhor forma de cortar este fluxo. A capa ideal aquela que cobre o computador por todos os lados, INCLUSIVE ATRAS. Ao contrrio do que muitos pensam, no necessrio esperar alguns minutos com o computador desligado antes de colocar as capas. Podem ser colocadas imediatamente, logo aps deslig-lo. As capas devem ser limpas semanalmente, por dentro e por fora. O mesmo deve ser feito com a parte externa do gabinete, teclado, impressora, monitor e com a mesa onde o computador est instalado. Limpezas semestrais ou anuais - Mesmo com o uso da capa, uma certa quantidade de poeira ainda entra no computador, e precisa ser regularmente limpa a cada 6 meses, ou mesmo a cada 12 meses. Para isto preciso desmontar e montar novamente

o computador, ento chame o seu tcnico de confiana.


PROTEGENDO O COMPUTADOR DA UMIDADE

Alm de poeira, a umidade uma grande causadora de maus contatos. Um computador pode apresentar defeitos aps um ou dois anos de uso caso no sejam tomadas s devidas providncias. A mistura de poeira com umidade ainda mais nociva para o computador. Substncias existentes na poeira, como o enxofre, produzem acidez ao entrarem em contato com a umidade. A poeira cida pode provocar defeitos no computador em uma questo de alguns meses. J vimos o que fazer para proteger o computador contra a poeira. Agora veremos o que fazer em relao umidade. Trata-se de um problema muito srio em regies litorneas ou florestais. Para combate-la usa-se capas, slica gel e limpezas anuais com spray limpador de contatos. A capa plstica, alm de proteger o computador da poeira, protege tambm da umidade. Alm disso, necessria para que a ao da slica seja eficaz. A slica uma substncia slida, com o aspecto similar a areia branca. Tambm pode ser encontrada na forma de pequenas pedras azuis, do tamanho de gros de arroz. Possui a propriedade qumica de atrair para si toda a umidade ao seu redor. A slica pode ser adquirida em casas de material qumico.Os saquinhos devem ser colocados no interior do gabinete, do monitor, da impressora e do teclado, Devem ser presos com uma fita adesiva bem firme em um local qualquer, desde que seja longe da fonte e longe dos circuitos e do disco rgido, pois o calor faz a umidade ser expulsa da slica. CUIDADOS EXTRAS NO VERO

Ser que o calor faz mal para o micro? Ser que o micro precisa de ar condicionado? Sim, o calor excessivo faz mal ao micro, e pode inclusive danific-lo de forma permanente. Se temos a chance de colocar o micro em um local com ar condicionado, bom faz-lo, desde que isto no cause transtorno. Se colocar o micro em um local com ar condicionado for problemtico ou impossvel, temos que tomar cuidados especiais. Quando o micro est localizado em um local quente, a sua temperatura interna normalmente 20o mais quente do que a temperatura ambiente, portanto bom se certificar da eficincia do sistema de ventilao do gabinete. Existem coisas que podem ser feitas para melhorar esta ventilao:

Evite deixar a parte traseira do micro muito prxima parede. Recomenda-se uma distancia mnima de 15 centmetros para facilitar a sada do ar quente que sai pela parte traseira do computador.

Tambm devemos deixar livre a parte frontal do computador, evitando a obstruo da sua entrada de ar.

Pea ao seu tcnico de confiana que abra o gabinete do seu microcomputador e arrume os cabos flat de tal forma que no atrapalhem o fluxo de ar. Muitos micros possuem fendas na sua parte traseira, em posies correspondentes aos slots que no esto em uso. Essas fendas no ajudam a ventilao. melhor tamp-las, de modo que o ar frio entrar pela parte frontal do gabinete, circular pelo seu interior e sair pela sua parte traseira, graas ao ventilador existente na fonte de alimentao.

Com esses pequenos cuidados, a eficincia da ventilao interna melhorada, e pode-se assim fazer com que a diferena da temperatura interna para a externa diminua bastante. AR CONDICIONADO Quando o micro est em local com ar condicionado muito forte, seus componentes podem ficar a uma temperatura muito baixa ( claro, isto ocorre apenas quando o micro est desligado). Se desligarmos o ar condicionado e abrirmos as janelas, a umidade se condensar nas placas do computador, podendo causar oxidao dos metais, e conseqentemente mau contato. A melhor regra para evitar este problema sempre cobrir o computador com a capa assim que for desligado. Muitas pessoas tm o hbito de ligar o ar condicionado e esperar alguns minutos at a temperatura abaixar para s ento ligar o computador. Isto est errado, pois quanto maior for a variao de temperatura, maior ser o estresse trmico, grande causador de danos em componentes eletrnicos. O procedimento correto ligar o micro logo aps ligar o ar condicionado, sem esperar o ambiente esfriar. CHUVAS E TEMPESTADES

No deixe o micro prximo a uma janela. Alm de captar muito mais poeira, tomar sol, e bom lembrar que voc corre o risco de esquecer a janela aberta e a vem uma daquelas chuvas de vero e... Tome muito cuidado com raios. Desligue a tomada telefnica (no caso de computadores com modem) e desligue tambm da tomada da rede eltrica. Alis, se voc tem em casa outros aparelhos eltricos conveniente desconect-los de suas tomadas durante tempestades. Se voc viajar, deixe tudo desconectado por medida de segurana. Mesmo depois que a chuva termina, existe o problema da interrupo no fornecimento de energia eltrica. Espere pelo menos meia hora, para ter certeza de que a energia realmente est normalizada antes de retomar o seu trabalho no microcomputador. Procedendo desta forma, voc no corre o risco de perder arquivos durante uma outra interrupo de energia. Espere algum tempo.

Queixas de que o computador est lento ou funciona mal so normais entre os usurios, apesar de existirem muitos cuidados bsicos para aumentar a vida til da mquina que muitas pessoas no adotam.

Segundo o coordenador da S.O.S. Educao Profissional, Fabiano Lopreiato, o cuidado bsico que uma pessoa deve ter , uma vez por ms, abrir a CPU do computador e, com um pincel, retirar o p que fica acumulado na placa-me e no cooler da mquina.

Isso porque a poeira pode causar interferncia nas placas e mau funcionamento.

Limpeza de arquivos Alm desse cuidado, Lopreiato indica a atualizao do anti-vrus semanalmente, para evitar defeitos e falhas de segurana.

Outro cuidado muito importante a limpeza dos arquivos gravados no computador. Periodicamente, os usurios devem apagar tudo aquilo que no usam, inclusive os arquivos temporrios, gerados com o uso da internet.

"Se voc usa muito a internet sempre vai gerando arquivo temporrio", afirma o especialista, que j encontrou computadores com 1 ou 2 GB desse tipo de arquivo, que no possui funo nenhuma para o sistema.

Backup O usurio tambm deve realizar backup periodicamente, evitando a perda de informaes importantes. A freqncia dessa ao ir depender do grau de risco e a importncia dos arquivos.

You might also like