You are on page 1of 13

A IMPORTNCIA DA TECNOLOGIA DA INFORMAO E COMUNICAO NA DEMOCRATIZAO DO ENSINO, POR MEIO DA EAD

Nome do autor: Rogrio Csar Albuquerque1 Professor Orientador: Ivo Jos Both2

RESUMO

Este trabalho pretende mostrar a evoluo da EaD, juntamente com a tecnologia, nos cenrios industriais e polticos atravs dos tempos, focando, principalmente as chamadas Revolues Industriais, assim como a mediao proporcionada por essas tecnologias, na incessante busca pela democratizao do ensino. Cada perodo marcado por uma evoluo da tecnologia promoveu o suprimento das necessidades educacionais de cada poca, proporcionando que a educao alcanasse aqueles que se encontravam distantes dos grandes centros urbanos. O ensino se reconstruiu em cada evoluo tecnolgica, assim como as tecnologias foram se adaptando s necessidades educacionais. Pretende, ainda, mostrar a postura das instituies de ensino superior e dos profissionais do ensino frente a esse novo sistema de ensino. A metodologia de pesquisa adotada para a elaborao do trabalho constou de levantamento bibliogrfico, realizado por meio de leituras, fichamentos e anlises de materiais considerados esclarecedores para a composio da pesquisa.

Palavras-chave: EaD. Tecnologia. Mediao. Democratizao.

Rogrio Csar Albuquerque, graduado em Letras FFCL e Tecnologia em Comrcio Exterior FATEC Internacional, Ps-graduado em Metodologia do Ensino de Lngua Inglesa Faculdade So Lus de Jaboticaba e Ps-Graduando em Formao de Docentes e Orientadores Acadmicos (tutores) em EaD FACINTER.
2

Ivo Jos Both, Filsofo, Mestre em Educao na rea de Planejamento Educacional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutor em Educao na rea de Poltica Educacional pela Universidade do Minho.

Introduo Os cenrios industriais e polticos de cada poca ditaram as necessidades do mercado quanto mo de obra especializada. As chamadas Revolues Industriais caracterizaram cada perodo com exigncias diferentes, no que se refere aos profissionais que deveriam suprir as necessidades do mercado, enquanto os movimentos polticos abriam as portas para a educao, lutando por ensino mais democrtico e acessvel para todos. No incio, devido precariedade da tecnologia, no se podia falar em mediao. Os processos eram de simples troca de informao. Com o avano e o aparecimento de novas tecnologias, como o rdio, a televiso e a internet, o processo foi se aprimorando e, cada vez mais, aproximando o professor do aluno. Hoje, com as Novas Tecnologias da Informao e Comunicao, a definio de presena comea a ser discutida. A presena passa a existir mesmo a distncia, atravs das aulas via satlite, as salas de bate-papo, entre outros. O tema da pesquisa a democratizao do ensino provocada pelas tecnologias por meio da EaD (Educao a Distncia) e, dentro de sua delimitao, o trabalho focaliza a EaD e a tecnologia nas trs principais Revolues Tecnolgicas e quais as ferramentas utilizadas para que a educao pudesse ser levada a todos. Focaliza, ainda, a adaptao das instituies de ensino superior e dos profissionais da educao como mediadores do processo de ensino frente s Novas Tecnologias da Informao e Comunicao.

Desenvolvimento Para que possamos compreender a lgica da constituio da EaD atravs da histria, precisamos conhecer seus primrdios e sua evoluo.

Atravs dos tempos, o homem sempre procurou formas de registrar seus pensamentos, suas vivncias e sua histria, seja atravs de desenhos rupestres, escrita em pedra, papiro, couro, tecido, entre outros. Mas com a inveno da imprensa houve a produo sistemtica de livros, causando uma nova revoluo no processo de aquisio de conhecimento. Segundo Kenski (2003, p.4),

[...] a existncia dos livros e a atividade de leitura para aquisio do conhecimento fez do ato de aprendizagem um exerccio solitrio e individualizado, orientado para a construo de uma rede pessoal de conhecimentos.

medida que a sociedade capitalista ocidental comeou a exigir uma qualificao e formao dos trabalhadores, os movimentos, como, por exemplo, o Iluminismo, passaram a pregar e a lutar pela liberdade intelectual. Todo esse movimento deu incio a uma intensa busca para levar a educao para os menos privilegiados, com dificuldade de acesso e poder aquisitivo.

As tecnologias existentes em cada poca, disponveis para utilizao por determinado grupo social, transformaram radicalmente as suas formas de organizao social, a comunicao, a cultura e a prpria aprendizagem. Novos valores foram definidos e novos comportamentos precisaram ser aprendidos para que as pessoas se adequassem nova realidade social vivenciada a partir do uso intenso de determinado tipo de tecnologia. (KENSKI, 2003, P.2)

A Primeira Revoluo Industrial, no sculo XVIII, trouxe uma nova dimenso para o processo de produo de bens de consumo, substituindo a manufatura pela industrializao. Essa substituio fez com que a indstria incorporasse, cada vez mais, a cincia e a tecnologia produo.

Nesse perodo, a educao, at ento controlada pela Igreja, passa a ser controlada pelo Estado, tornando-se um instrumento de homogeneizao lingstica, poltica e cultural da sociedade (MARTINS e S, 2009, p.). A primeira gerao do que podemos chamar de Ensino a Distncia foi caracterizada pelo ensino por correspondncia.

Os materiais eram auto-institucionais, enviados pelo correio e voltados para atividades profissionais menos qualificadas. Autoinstrucionais significavam que o prprio texto tinha que explicar de forma que o estudante pudesse dirigir seus estudos conforme as instrues propostas, tendo em vista no ter ningum para ajud-lo. (MARTINS e S, 2009, p.)

A entrega regular da correspondncia, promovida pelo sistema ferrovirio, permitiu que o Ensino a Distncia se desenvolvesse. Confiantes na eficincia do sistema, escolas e faculdades criaram o ensino por

correspondncia. Nessa poca, ainda no se podia falar em mediao. O processo de aprendizagem continuava solitrio e individualizado. A distncia, mesmo que, de certa forma, diminuda pela entrega dos materiais nas residncias, no proporcionava a relao interpessoal. Na Segunda Revoluo Industrial, a organizao da produo se desenvolveu sob a base eletromecnica, ou seja, sob a utilizao da eletricidade e da mecnica das mquinas (MARTINS e S, 2009, p.). Novas exigncias educacionais passaram a ocupar o cenrio tecnolgico. O perfil profissional mudou para atender s novas exigncias de competitividade, eficincia e qualidade. Segundo Martins e S (2009, p.), o mtodo de administrao cientfica possibilitou uma nova organizao do trabalho. Aps a Primeira Guerra Mundial, houve uma grande procura pela escolarizao, mas os estados nacionais no tinham recursos para manter as escolas presenciais, pois haviam gastado seus recursos para o financiamento da guerra. Juntamente com o problema da disperso da populao, fez com que se institucionalizasse o Ensino a Distncia na Europa Ocidental.

Todas as iniciativas tiveram nos correios, nesse perodo at o final dos anos de 1960, o veculo de suporte para os estudos no presenciais. A partir dos anos 1920, o rdio passou a ser um novo instrumento de suporte para programas de Ensino a Distncia. (XXXX).

A televiso surge em 1960 como uma nova proposta de Ensino a Distncia, para atender a classe trabalhadora inglesa. At esse perodo, a tecnologia ainda no permitia um ensino mediado. Todos os materiais eram desenvolvidos para promover a auto-aprendizagem, pois no havia um sistema para proporcionar a comunicao constante com os docentes. A educao ainda era um processo solitrio, tanto para professores, quanto para alunos. Mas com a Terceira revoluo Industrial tudo mudou. Marcada pelo advento da microeletrnica,

[...] trouxe o aperfeioamento dos meios de comunicao e as chamadas Tecnologias da Informao e da Comunicao (NTIC), que possibilitaram o surgimento da Internet. Com isso, os processos de aprendizagem mediatizados vm sofrendo um incremento na sua interatividade e velociadade. O tempo e o espao tornaram-se diferentes, na medida em que se pode, tendo o aparato tecnolgico, comunicar-se a qualquer tempo, em qualquer lugar do mundo e com qualquer pessoa. (MARTINS e S, 2009, p.)

Segundo Kenski (2003, p4),

Na atualidade, as tecnologias oferecem novos desafios. As novas possibilidades de acesso informao, interao e de comunicao, proporcionadas pelos computadores (e todos os seus perifricos, as redes virtuais e todas as mdias), do origem a novas formas de aprendizagem.

Kenski (2003, p.3) observa, ainda, que

Toda aprendizagem, em todos os tempos medida pelas tecnologias disponveis. Assim, ns tivemos tecnologias que identificam o modo de ser e de agir diferenciado nas sociedades predominantemente caadoras e coletoras, ou nas comunidades agrcolas e que so bem distintos dos comportamentos predominantes nas sociedades urbanas industriais.

Na opinio de Lvy (2003, apud KENSKI; LVY, 1998), a predominncia de determinadas tecnologias desenvolvidas para garantir ao homem a superao de obstculos naturais e a sobrevivncia com melhor qualidade de vida, em cada lugar e em cada poca necessariamente encaminha as pessoas para novas aprendizagens. Essas aprendizagens no esto apenas direcionadas para o domnio de determinados contedos ou competncias especficas. De uma forma ampla e complexa elas determinam os valores, as aes e a viso de cada pessoa e do grupo social no qual ela vive.

As instituies de ensino superior e a tecnologia As instituies de ensino exercem um papel importante no que se refere utilizao da tecnologia no processo ensino/aprendizagem, pois, segundo Martins (2010, p.13),

A universidade tem momentos grandiosos na sua funo de transferir conhecimento, contribuindo para a formao intelectual e profissional de seus alunos e para sua insero na sociedade como cidados. O papel da universidade, contudo, torna-se maior ainda quando ela amplia essa funo, no momento em que cria novos referenciais, produzindo pesquisa que atenda s demandas especficas e colocando os resultados a servio do desenvolvimento da sociedade.

Ao utilizar a tecnologia, as instituies de ensino conseguem mudar seu alcance. Elas possibilitam a projeo do ensino/educao, rompendo fronteiras. O que no passado parecia improvvel, intransponvel, hoje se mostra totalmente acessvel e possvel. As instituies, ao implantarem as novas tecnologias no processo ensino/educao, mudam seus rumos e criam novas perspectivas.

Trata-se de deslocar o eixo da formao do ensino para o de aprendizagem significativa, possibilitando aos estudantes interao, a investigao, a descoberta e a produo de conhecimentos. O espao da sala de aula deixa de ser apenas o nico local em que ocorre o encontro presencial entre alunos e professores e se expande para outros, rompendo com o tempo e o espao fsico da universidade (MARTINS, 2010, p.14)

E no que concerne ao ensino/aprendizagem, s instituies de ensino e tecnologia, Martins (2010, p.14) cita que

Isso significa criar ambientes de aprendizagem com a presena das tecnologias de informao, em uma perspectiva que propicie a representao, a articulao entre pensamentos, a realizao de aes e reflexes que questionem constantemente as aes, submetendo-as a uma avaliao contnua.

Infelizmente, esse processo no solitrio, no depende apenas das instituies de ensino. Para que ele realmente acontea de forma efetiva a

[...] viabilidade de projetos dessa amplitude e complexidade se faz com parcerias construtivas e de transformao recproca que envolvam a comunidade, as diferentes instncias governamentais e os setores produtivos na discusso, proposio e criao de espaos voltados ao desenvolvimento de pesquisas e produo de conhecimentos. (MARTINS, 2010, p.14)

Em nvel de Brasil, devemos considerar, tambm, que nem todos tem acesso s novas tecnologias, o que tambm contribui para tornar o processo, segundo Martins (2010, p.14) [...] restrito, penoso e lento em relao emergncia das demandas. Podemos citar como meio de interatividade criados pelas instituies de ensino os ambientes virtuais de aprendizagem que
[...] garantem a interao (sncrona e assncrona) permanente entre os seus usurios. A hipertextualidade funcionando como sequncias de textos articulados e interligados inclusive com outras mdia, como som, fotos, vdeos, etc. citados por Radfahrer (1998, p.115), facilita a propagao de atitudes de cooperao entre os seus

participantes, para fins de aprendizagem. A conectividade garante o acesso rpido informao e comunicao interpessoal, em qualquer tempo e lugar, sustentando o desenvolvimento de projetos em colaborao e a co-ordenao das atividades (KENSKI, 2003, p. 7).

Percebe-se que

A Educao a Distncia hoje incorpora as chamadas Tecnologias da Informao e Comunicao (TIC) como suportes para a interao e interatividade entre os profissionais, estudantes e tcnicos que constroem a modalidade. (MARTIS e S, 2009, p.)

Os profissionais do ensino e a tecnologia Todo esse alcance proporcionado pelas novas tecnologias no pode ser ignorado pelos profissionais de ensino. Tutores e professores no podem ficar alheios a todas essas possibilidades. Devem estud-las e utiliz-las como novos meios para ensinar, rompendo, assim, as fronteiras da sala de aula, e por que no dizer, do prprio local onde vivem, pois, conforme diz Kenski (2010, p.5) as tecnologias tm suas especificidades. preciso saber aliar os objetivos.

[...] quando a proposta de ensino envolve o mnimo de interao (com a informao ou com outras pessoas) e exige a personalizao dos caminhos da aprendizagem, os recursos decorrentes do uso do computador (e seus perifricos e softwares especficos) e da Internet so novas caractersticas para o desenvolvimento de aprendizagens. (KENSKI, 2003, P.15).

Sem essa conscincia, o tutor/professor acaba enganando-se e, ao invs de incentivar seus alunos na adaptao desses novos meios, acabam frustrando-se e, at mesmo, tornando-se avessos s novas tecnologias.

[...] a apropriao dessas tecnologias para fins pedaggicos requer um amplo conhecimento de suas especificidades tecnolgicas e comunicacionais e que devem ser aliadas ao conhecimento profundo das metodologias de ensino e processos de aprendizagem. (KENSKI, 2003, p.5)

O tutor/professor, portanto, deve estar atento e aberto s mudanas e segundo Martins (2010, p.18),

Essas questes exigem um novo perfil do profissional de educao com competncias bem mais complexas, tais como: - saber lidar com os ritmos individuais diferentes de seus alunos; -apropriar-se de tcnicas novas de elaborao do material didtico produzido por meios eletrnicos; - dominar tcnicas e instrumentos de avaliao, trabalhar em ambientes diversos daqueles j existentes no sistema presencial de educao, ter habilidade de investigao; -utilizar tcnicas variadas de pesquisa e novos esquemas mentais, criando uma nova cultura indagadora e plena em procedimentos e criatividade. O tutor/professor no pode se satisfazer apenas em saber que as tecnologias existem e aplic-las indiscriminadamente. H a necessidade de entend-las por completo, para poder enquadr-las dentro da sistemtica da educao.

O perfil dos alunos e a tecnologia

medida que a tecnologia avana e o ensino educao a transforma em veculo para disseminar e facilitar suas prticas, atingindo assim seus objetivos, ou seja, ele coloca a tecnologia como coadjuvante do processo. Podemos dizer que a tecnologia, assim como o ensino/educao que no passado era chamado por Freire de educao bancria, onde o aluno s recebia depsitos de contedo, uma aprendizagem totalmente reprodutiva, precisa deixar de ser reprodutiva para ser reconstruda, pois, assim como naquela poca no se considerou o aluno como ser pensante que, a todo o momento, mesmo que inconscientemente estava reconstruindo sua aprendizagem, a tecnologia tambm precisa ser vista, no s pelo seu lado prtico e veicular, mas como algo em constante processo de evoluo, evoluo esta que exige reconstruo, medida que se torna co-atora do processo ensino/educao. Da mesma forma que a aprendizagem que antigamente era reprodutiva, ou seja, se desenvolvia atravs da imposio de conceitos, hoje

[...] um processo de mudana de comportamento obtido atravs da experincia construda por fatores emocionais, neurolgicos, relacionais e ambientais. Aprender o resultado da interao entre estruturas mentais e o meio ambiente. (HAMZE, 2010)

Assim como em cada poca da histria da humanidade a forma de organizao social, cultural a aprendizagem
No atual estgio da civilizao, as tecnologias digitais de comunicao e informao possibilitam novas formas de acesso informao, novas possibilidades de interao e de comunicao e formas diferenciadas de se alcanar a aprendizagem. (KENSKI, 2003, p.1)

No que diz respeito ao ensino/educao, este deve estar pronto para se adaptar a esses avanos da tecnologia e tirar proveito de todos os recursos oferecidos, promovendo a facilitao do processo, tornando-o cada vez mais agradvel e interessante para os alunos. Por esse motivo, conforme cita Kenski (2003, p.1),
Exigem tambm metodologias de ensino diferenciadas, uma nova pedagogia e a utilizao ampla das capacidades humanas (muito alm da cognio) em processos diferenciados de aprendizagem. Alm disso, essas novas tecnologias possibilitam que a aprendizagem possa acontecer de forma coletiva, integrada, articulando informaes e pessoas que esto em locais diferentes e que so de idade, sexo, condies fsicas, reas e nveis diferenciados de formao.

Atualmente a tecnologia atua nos bastidores da aprendizagem, onde


[...] h a participao, mediao e interatividade, porque h um novo ambiente de aprendizagem, remodelizao dos papis dos atores e co-atores do processo, desarticulao de incertezas e novas formas de interao mediadas pela orientao, conduo e facilitao dos caminhos a seguir. (HAMZE, 2010)

A educao atualmente caracteriza-se pela interdisciplinaridade e interatividade, conforme cita Hamze (2010) contempla tempos e espaos novos, dilogo, problematizao e produo prpria dos educandos.

Alm da produo do conhecimento e da aprendizagem, temos que nos atentar, tambm, para as formas de vida e os ritmos diferentes de aprendizagem. Segundo Caiado (2010), cada pessoa tem uma histria particular nica, formada por sua estrutura biolgica, psicolgica, social e cultura. preciso respeitar a individualidade de cada pessoa, entend-la como ser nico, para depois podermos desenvolver uma empatia educacional, sabendo detectar entre os diversos tipos de inteligncia, aquele que se destaca, ou os que, pelo menos mais se evidenciam, para que possamos, assim, desenvolver um projeto didtico/educacional que facilite a compreenso e desperte o interesse de todos. Por isso
Ao se tratar de educao no existe receita pronta. Mas isto no significa que no existe caminhos que possam ser seguidos, de maneira que venha a contribuir para atuar em situaes, em especial com o ritmo de cada indivduo, independente da faixa etria (CAIADO, 2010).

A tecnologia pode fornecer as ferramentas necessrias para suprir essa variedade de ritmos e inteligncias, permitindo que o profissional de educao atinja seus objetivos dentro de seus projetos educacionais. Devido a todas as ferramentas que a tecnologia pode proporcionar, principalmente a computao, com suas vrias facetas, conseguimos suprir uma das maiores necessidades dos alunos de hoje,
[...] a mudana de rotina diria, colocando os alunos para trabalharem em forma de grupo, dupla, individual, ambientes e atividades diferenciadas como laboratrios, teatros, quadra, jogos didticos, dana, msica, etc., variando conforme a necessidade, tornando a aula diferente e prazerosa. (CAIDADO, 2010, grifo nosso)

Quem melhor que a tecnologia para oferecer, mesmo sem sair da sala de aula, condies para que todas as necessidades apontadas possam ser supridas. At mesmo alunos que no possuem em suas cidades lugares como teatros e museus, podem realizar passeios virtuais por todo o mundo, ter contato, mesmo que no seja de forma fsica, com peas de teatro, msica, dana, participar de jogos educativos e muito mais.

Concluso

Analisando os atores e co-atores no processo ensino/aprendizagem e sua parceria com a tecnologia, observamos que a busca pela eficincia e efetividade do ensino/educao est sempre procurando atingir o maior nmero de pessoas. Encontra, portanto, na tecnologia um veculo para poder alcanar seus objetivos. As instituies de ensino, professores/tutores e tecnologia se aliam nesse processo constante de reconstruo. As instituies de ensino e os professores/tutores se reconstroem constantemente na busca de novas pedagogias que acompanhem as mudanas dos alunos causadas por toda essa facilidade de comunicao e velocidade de informao causada pela globalizao. J a tecnologia utilizada e adaptada para servir eficientemente a esse processo, devido ao desejo de oferecer a todos uma educao de qualidade, que atinja a todos os tipos de pessoas, independente de suas classes sociais, faixa etria e ritmos de vida. A tecnologia vem suprir as necessidades de avano qualitativo e quantitativo, tornando-se um veculo importante em todo esse processo, que com certeza, cada dia mais, alcanar suas metas, sendo os maiores beneficiados os alunos ou todos aqueles que possam usufruir do que, tanto a tecnologia quanto o ensino/educao possam oferecer.

Referncias CAIADO, E. C. Respeitando os limites de aprendizagem de cada aluno. Disponvel em: <www.educador.brasilescola.com/orientaes/respeitando-oslimites-aprendizagem-cada-aluno.htm>. Acesso em: 29 ago. 2010. HAMZE, A. O que aprendizagem? Disponvel em: <http;//www.educador.brasil escola.com/trabalho-docente/o-que-eaprendizagem.htm>. Acesso em: 29 ago. 2010 KENSKI, V. M . Aprendizagem medida pela tecnologia. Curitiba, 2003. Disponvel em: <HTTP://www2.pucpr.br/reol/index.php/DIALOGO?dd1=786&dd99=view>. Acesso em: 17 abr. 2011. MARTINS, O. B. Formao do orientador acadmico (tutor): teoria e prtica; Curitiba: 2010. .

You might also like