You are on page 1of 73

Portaria SAS/MS n 741, de 19 de dezembro de 2005 O Secretrio de Ateno Sade, no uso de suas atribuies; Considerando a Portaria GM/MS n 2.

.439/GM, de 08 de dezembro de 2005, que institui a Poltica Nacional de Ateno Oncolgica: Promoo, Preveno, Diagnstico, Tratamento, Reabilitao e Cuidados Paliativos, a ser implantada em todas as unidades federadas, respeitadas as competncias das trs esferas de gesto do SUS; Considerando a necessidade de organizao e implantao de Redes Estaduais ou Regionais de Ateno Oncolgica; Considerando a determinao de conceituar as Unidades de Assistncia de Alta Complexidade em Oncologia, os Centros de Assistncia de Alta Complexidade em Oncologia (CACON) e os Centros de Referncia de Alta Complexidade em Oncologia, bem como a de determinar os seus papis na ateno sade e as qualidades tcnicas necessrias ao bom desempenho de suas funes no contexto de rede assistencial; Considerando a necessidade de atualizar o sistema de credenciamento e adequ-lo prestao dos procedimentos de alta complexidade, alta tecnologia e alto custo; Considerando a necessidade de estabelecer regulamento tcnico para a implantao e credenciamento dos servios de alta complexidade em oncologia; Considerando a necessidade do estabelecimento de um sistema de fluxo de referncia e contra-referncia no mbito do Sistema nico de Sade; Considerando a necessidade de garantir, de forma complementar e, por deciso e regulao do respectivo Gestor do SUS, o acesso a consultas e exames para o diagnstico diferencial do cncer nas Unidades e Centros de Assistncia de Alta Complexidade em Oncologia; Considerando a necessidade de garantir o acesso da populao a assistncia oncolgica; e Considerando a necessidade de auxiliar os gestores na regulao do acesso, controle e avaliao da assistncia oncolgica; resolve: Art. 1o - Definir as Unidades de Assistncia de Alta Complexidade em Oncologia, os Centros de Assistncia de Alta Complexidade em Oncologia (CACON) e os Centros de Referncia de Alta Complexidade em Oncologia e suas aptides e qualidades: 1 - Entende-se por Unidade de Assistncia de Alta Complexidade em Oncologia o hospital que possua condies tcnicas, instalaes fsicas, equipamentos e recursos humanos adequados prestao de assistncia especializada de alta complexidade para o diagnstico definitivo e tratamento dos cnceres mais prevalentes no Brasil. Estas unidades hospitalares, compostas pelos servios discriminados no Art. 2, cujas Normas de Classificao e Credenciamento encontram-se no Anexo I desta Portaria, tambm devem, sob regulao do respectivo Gestor do SUS, guardar articulao e integrao com a rede de sade local e regional e disponibilizar, de forma complementar e por deciso do respectivo Gestor, consultas e exames de mdia complexidade para o diagnstico diferencial do cncer.

2 - Entende-se por Centro de Assistncia de Alta Complexidade em Oncologia (CACON) o hospital que possua as condies tcnicas, instalaes fsicas, equipamentos e recursos humanos adequados prestao de assistncia especializada de alta complexidade para o diagnstico definitivo e tratamento de todos os tipos de cncer. Estes centros hospitalares, compostos pelos servios discriminados no Art. 3, cujas Normas de Classificao e Credenciamento encontram-se no Anexo I desta Portaria, tambm devem, sob regulao do respectivo Gestor do SUS, guardar articulao e integrao com a rede de sade local e regional e disponibilizar, de forma complementar e por deciso do respectivo Gestor, consultas e exames de mdia complexidade para o diagnstico diferencial do cncer. 3 - Entende-se por Centro de Referncia de Alta Complexidade em Oncologia um CACON que exera o papel auxiliar, de carter tcnico, ao Gestor do SUS nas polticas de Ateno Oncolgica e que possua os seguintes atributos: I. ser Hospital de Ensino, certificado pelo Ministrio da Sade e Ministrio da Educao, de acordo com a Portaria Interministerial MEC/MS n 1.000, de 15 de abril de 2004; II. ter uma base territorial de atuao, conforme os seguintes parmetros: 01 Centro de Referncia para at 12.000 casos novos anuais 02 Centros de Referncia para >12.000 - 24.000 casos novos anuais 03 Centros de Referncia para >24.000 - 48.000 casos novos anuais 04 Centros de Referncia para > 48.000 - 96.000 casos novos anuais 05 Centros de Referncia para > 96.000 casos novos anuais; III. participar de forma articulada e integrada com o sistema pblico de sade local e regional; IV. ter estrutura de pesquisa e ensino organizada, com programas e protocolos estabelecidos; V. ter adequada estrutura gerencial, capaz de zelar pela eficincia, eficcia e efetividade das aes prestadas; VI. subsidiar as aes dos gestores na regulao, fiscalizao, controle e avaliao, incluindo estudos de qualidade e estudos de custo-efetividade; e VII. participar como plo de desenvolvimento profissional em parceria com o Gestor, tendo como base a Poltica de Educao Permanente para o SUS, do Ministrio da Sade. Art. 2 - As Unidades de Assistncia de Alta Complexidade em Oncologia podem prestar atendimento nos servios abaixo descritos: I. Servio de Cirurgia Oncolgica; II. Servio de Oncologia Clnica; III. Servio de Radioterapia; IV. Servio de Hematologia; V. Servio de Oncologia Peditrica. 1 - Um hospital, para ser credenciado como Unidade de Assistncia de Alta Complexidade em Oncologia dever obrigatoriamente contar com, no mnimo, Servio de Cirurgia Oncolgica e Servio de Oncologia Clnica, para o que precisa de:

a) atender os respectivos requisitos especificados nesta Portaria, no 1 do Art. 1 e nos sub-itens 4.1, 4.2, 4.3.1 e 4.3.2 do Anexo I; b) estabelecer em conjunto com o respectivo Gestor do SUS, referncias formais para o encaminhamento dos doentes para a assistncia em Radioterapia. 2 - Por deciso do respectivo Gestor do SUS, com base em parmetros de necessidade, um hospital exclusivo de Hematologia ou um hospital geral com Servio de Hematologia estruturado podem ser credenciados como Unidade de Assistncia de Alta Complexidade em Oncologia exclusivamente para o diagnstico e tratamento de hemopatias malignas de crianas/adolescentes e adultos, para o que precisa de: a) atender os respectivos requisitos especificados nesta Portaria, no 1 do Art. 1 e nos sub-itens 4.1, 4.2 e 4.3.4 do Anexo I; b) comprometer-se formalmente com o atendimento hospitalar e ambulatorial de casos de todos os tipos de hemopatias malignas, inclusive Leucemias Agudas; e c) estabelecer em conjunto com o respectivo Gestor do SUS, referncias formais para o encaminhamento dos doentes para a assistncia em Radioterapia. 3 - Por deciso do respectivo Gestor do SUS, com base em parmetros de necessidade, um hospital exclusivo de Pediatria pode ser credenciado como Unidade de Assistncia de Alta Complexidade em Oncologia exclusivamente para o diagnstico e tratamento de neoplasias malignas de crianas/adolescentes, para o que precisa de: a) atender os respectivos requisitos especificados nesta Portaria, no 1 do Art. 1 e nos sub-itens 4.1, 4.2, 4.3.4 e 4.3.5 do Anexo I; e b) estabelecer em conjunto com o respectivo Gestor do SUS, referncias formais para o encaminhamento dos doentes para a assistncia em Radioterapia. 4 - Poder ser autorizado pela Secretaria de Ateno Sade, a partir da solicitao do respectivo Gestor do SUS, com base no planejamento da rede regionalizada de ateno oncolgica e sob regulao do Gestor, a realizao de cirurgias oncolgicas em Hospitais Gerais, pelo prazo de doze meses, desde que: a) atuem de forma complementar s Unidades de Assistncia de Alta Complexidade em Oncologia e aos CACON; b) a produo das Unidades de Assistncia de Alta Complexidade em Oncologia e dos CACON no seja suficiente nesta rea, conforme os parmetros publicados no Anexo III; c) atenda os respectivos requisitos especificados nos sub-itens 4.1, 4.2 e 4.3.1 do Anexo I; d) esteja vinculado, de acordo com a rede planejada pelo Gestor, a uma Unidade de Assistncia de Alta Complexidade em Oncologia ou CACON, para cooperao tcnica e planejamento teraputico global conjunto dos casos; e e) estabelea em conjunto com o respectivo Gestor do SUS, referncias formais para o encaminhamento dos doentes para a assistncia em Oncologia Clnica, Radioterapia e, se indisponveis na prpria estrutura hospitalar, Cuidados Paliativos. f) aps o prazo estabelecido, poder ser renovada a autorizao desde que os pr-requisitos sejam cumpridos.

Art. 3 - Os Centros de Assistncia de Alta Complexidade em Oncologia (CACON) devem prestar atendimento em todos os servios abaixo descritos: I. Servio de Cirurgia Oncolgica; II. Servio de Oncologia Clnica; III. Servio de Radioterapia; e IV. Servio de Hematologia. 1 - Um hospital, para ser credenciado como Centro de Assistncia de Alta Complexidade em Oncologia dever obrigatoriamente contar com atendimento em todos os servios descritos acima e atender os respectivos requisitos especificados nesta Portaria, quais sejam o 2 do Art. 1, o sub-item 4.4 e os itens 5 e 6 do Anexo I. 2 - Alm desses servios, o hospital credenciado como Centro de Assistncia de Alta Complexidade em Oncologia poder, de acordo com a necessidade estabelecida pelo respectivo Gestor do SUS, contar com atendimento em Servio de Oncologia Peditrica. Art. 4 - Nenhum Servio constante dos artigos 2 e 3, acima, ser credenciado isoladamente. 1 - Os servios credenciados data da publicao desta Portaria, como isolados de radioterapia e/ou de quimioterapia, podero manter o credenciamento, pelo prazo de doze meses, desde que: a) seja julgado necessrio pelo respectivo Gestor do SUS e possuam autorizao especfica da Secretaria de Ateno Sade; b) atuem de forma complementar, atendendo, exclusivamente, pacientes encaminhados sob autorizao e regulao do respectivo Gestor do SUS; c) a produo das Unidades de Assistncia de Alta Complexidade em Oncologia e dos CACON no seja suficiente nesta rea, conforme os parmetros publicados no Anexo III; d) cumpram os requisitos das respectivas normas de credenciamento constantes do Anexo II desta Portaria; e e) estejam vinculados, de acordo com a rede planejada pelo Gestor, a uma Unidade de Assistncia de Alta Complexidade em Oncologia ou CACON, para cooperao tcnica e planejamento teraputico global conjunto dos casos. f) aps o prazo estabelecido, poder ser renovada a autorizao desde que os pr-requisitos se mantenham. 2 - Para os servios isolados j credenciados ao SUS, localizados em hospitais que, no mnimo possam ser credenciados como Unidade de Assistncia de Alta Complexidade em Oncologia, devero ser adotadas medidas de adequao a esta Portaria, neste sentido, no prazo mximo de doze meses. Art. 5 - Estabelecer que as Unidades e Centros de Assistncia de Alta Complexidade em Oncologia e Centros de Referncia de Alta Complexidade em Oncologia implantem, em doze meses a partir da publicao desta Portaria, o Registro Hospitalar de Cncer, informatizado, se inexistente no hospital. Pargrafo nico - Arquivos eletrnicos dos dados anuais consolidados devero, no ms de setembro de cada ano, a partir de 2007, ser encaminhados para o Instituto Nacional de Cncer, que dever public-los e divulg-los de forma organizada e analtica.

Art. 6 - Disponibilizar no Anexo III desta Portaria os parmetros de distribuio demogrfica e de produo das Unidades e Centros de Alta Complexidade em Oncologia e os indicadores de avaliao dos servios de alta complexidade prestados, para o planejamento e organizao da ateno oncolgica em rede. Art. 7 - Estabelecer que na definio dos quantitativos e na distribuio geogrfica das Unidades de Assistncia de Alta Complexidade em Oncologia, dos Centros de Assistncia de Alta Complexidade em Oncologia (CACON) e dos Centros de Referncia de Alta Complexidade em Oncologia, os gestores do Sistema nico de Sade utilizem os critrios abaixo e os parmetros definidos pela Secretaria de Ateno Sade SAS no Anexo III desta Portaria: I. populao a ser atendida; II. necessidade de cobertura assistencial; III. mecanismos de acesso com os fluxos de referncia e contrareferncia; IV. capacidade tcnica e operacional dos servios; V. srie histrica de atendimentos realizados, levando em conta a demanda reprimida; e VI. integrao com os mecanismos de regulao e com os demais servios assistenciais - ambulatoriais e hospitalares que compem a rede de ateno oncolgica no estado. Art. 8 - Determinar Coordenao Geral de Alta Complexidade do Departamento de Ateno Especializada, que, em articulao com o Instituto Nacional do Cncer INCA, seja formalizado um grupo tcnico de assessoramento aos Estados e Municpios para o planejamento, avaliao e aprovao da rede de ateno oncolgica dos Estados, inclusive com a atribuio de auxiliar as secretarias de sade nesse planejamento. Pargrafo nico O grupo tcnico de que trata este artigo dever contar com representantes do CONASS Conselho Nacional de Secretrios de Sade e CONASEMS Conselho Nacional de Secretrios Municipais de Sade. Art. 9 - Determinar que as Secretarias de Estado da Sade e Secretarias Municipais de Sade em Gesto Plena do Sistema estabeleam os fluxos assistenciais, os mecanismos de referncia e contra-referncia dos pacientes e, ainda, adotem as providncias necessrias para que haja a articulao assistencial preconizada no inciso VI do Art. 7, acima. Art. 10 - Na situao de ausncia de prestao de servio de alta complexidade oncolgica em sua rea de gesto, o respectivo Gestor do SUS dever garantir, atravs dos mecanismos de regulao, o acesso da populao ao atendimento integral. Art. 11 - As Secretarias de Estado da Sade encaminharo a relao dos Centros de Referncia, aprovados na Comisso Intergestores Bipartite - CIB,

para a Coordenao Geral de Alta Complexidade da Secretaria de Ateno Sade / MS, ficando a autorizao a cargo desta. Pargrafo nico - Preferencialmente, devero ser autorizados como Centros de Referncia os hospitais pblicos, filantrpicos, sem fins lucrativos e com fins lucrativos, nesta ordem. Art. 12 - O Departamento de Ateno Especializada da Secretaria de Ateno Sade do Ministrio da Sade, por meio da Coordenao Geral de Alta Complexidade e do Instituto Nacional de Cncer, que o Centro de Referncia de Alta Complexidade em Oncologia do Ministrio da Sade, dever adotar medidas para articular e integrar tecnicamente, os Centros de Referncia. Pargrafo nico O CONSINCA Conselho Consultivo do INCA o rgo de apoio tcnico na execuo das aes desta Portaria. Art 13 - A integrao hierarquizada das unidades e centros credenciados para prestar servios assistenciais em oncologia deve ser articulada pelo respectivo Gestor do SUS, conforme a rede de ateno planejada. Art. 14 - As unidades e centros credenciados para prestar servios assistenciais de alta complexidade em oncologia devero submeter-se regulao, fiscalizao, controle e avaliao do Gestor estadual e municipal, conforme as atribuies estabelecidas nas respectivas condies de gesto. Art 15 - As Unidades e os Centros de Assistncia e os Centros de Referncia que no mantiverem o cumprimento do disposto nesta Portaria sero desabilitados pela SAS. Art. 16 - Determinar que as Secretarias de Sade dos Estados e dos Municpios adotem as providncias necessrias ao cumprimento das normas estabelecidas nesta Portaria, podendo estabelecer normas de carter suplementar, a fim de adequ-las s especificidades locais ou regionais. Art. 17 - Aprovar, na forma de anexos a esta Portaria, o que se segue: Anexo I: Normas de Classificao e Credenciamento de Unidades e Centros de Assistncia e Autorizao dos Centros de Referncia de Alta Complexidade em Oncologia; Anexo II: Normas para Manuteno do Credenciamento de Servios Isolados de Radioterapia e/ou Quimioterapia; Anexo III: Parmetros de distribuio demogrfica, produo e avaliao das Unidades e Centros de Assistncia e Centros de Referncia de Alta Complexidade em Oncologia para organizao da Ateno Oncolgica em rede; Anexo IV: Formulrio de Vistoria do Gestor para Classificao e Credenciamento de Unidades e Centros de Assistncia de Alta Complexidade em Oncologia; e Anexo V: Formulrio de Vistoria do Gestor para Manuteno de Credenciamento de Servios Isolados de Radioterapia.

Art. 18 - Estabelecer que todos os estabelecimentos de sade que tenham sido credenciados em conformidade com portarias anteriores devero ser credenciados novamente de acordo com o estabelecido nesta Portaria. 1 - O prazo para o credenciamento dos servios de que trata o caput deste Artigo de 06 (seis) meses, a contar da data da publicao desta Portaria; 2 - Os servios que, findo prazo estabelecido no 1, acima, no obtiverem o credenciamento, sero excludos do sistema. Art. 19 - Estabelecer que, no prazo de 12 (doze) meses da publicao desta Portaria, a Secretaria de Ateno Sade publique e divulgue as Diretrizes Nacionais para a Ateno Oncolgica que devero ser elaboradas sob coordenao do INCA, que contemplem as neoplasias malignas mais prevalentes no Brasil, a serem observadas pelas Unidades e Centros de Assistncia e Centros de Referncia de Alta Complexidade em Oncologia. Pargrafo nico - As Diretrizes Nacionais publicadas devem ser atualizadas, pelo menos, a cada 04 (quatro) anos. Art. 20 - Esta Portaria revoga a Portaria SAS/MS n 113, de 31 de maro de 1999, e entra em vigor na data de sua publicao. JOS GOMES TEMPORO Secretrio

ANEXO I NORMAS DE CLASSIFICAO E CREDENCIAMENTO DE UNIDADES E CENTROS DE ASSISTNCIA E AUTORIZAO DOS CENTROS DE REFERNCIA DE ALTA COMPLEXIDADE EM ONCOLOGIA 1. Conceitos e Definies:

Entende-se por credenciamento de Unidade de Assistncia de Alta Complexidade em Oncologia ou de Centro de Assistncia de Alta Complexidade em Oncologia (CACON) o ato do respectivo Gestor Pleno Municipal ou Estadual do SUS de contratar para que preste servios de mdia e alta complexidade ao SUS o hospital cadastrado no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Sade (CNES), que, respectivamente, tenha o perfil definido nos 1 e 2 do Artigo 1 e, tambm respectivamente, cumpra as exigncias constantes nos Artigos 2 e 3, desta Portaria. Entende-se por habilitao de Unidade de Assistncia de Alta Complexidade em Oncologia ou de Centro de Assistncia de Alta Complexidade em Oncologia (CACON) o ato do Gestor Federal que ratifica o credenciamento do Gestor Pleno Municipal ou Estadual do SUS, devidamente encaminhado ao Ministrio da Sade pelo respectivo Gestor Estadual do SUS. Entende-se por autorizao para atuar como Centro de Referncia de Alta Complexidade em Oncologia o licenciamento pelo Ministrio da Sade do CACON que cumpra as exigncias constantes no 3 do Art.1 e no Art. 3, desta Portaria, indicado pelo respectivo Gestor Estadual do SUS. Entende-se por autorizao para a prestao de procedimentos de cirurgia oncolgica o licenciamento pelo Ministrio da Sade do estabelecimento de sade que cumpra as respectivas exigncias constantes desta Portaria, indicado pelo respectivo Gestor do SUS. 2. Processo de credenciamento e habilitao de Unidades de Assistncia de Alta Complexidade em Oncologia e de CACON: 2.1. O processo de credenciamento de Unidades de Assistncia de Alta Complexidade em Oncologia ou de CACON inicia-se com a solicitao por parte do estabelecimento de sade ao respectivo Gestor do SUS, da esfera municipal (municpios em gesto plena) ou estadual, ou por proposta desse Gestor ao estabelecimento, devendo estar compatvel com as Redes Estaduais ou Regionais de Ateno Oncolgica. 2.2. O respectivo Gestor do SUS, uma vez concluda a anlise preconizada na fase de planejamento (estimativa de necessidade em base populacional e distribuio geogrfica) da rede de assistncia de alta complexidade em oncologia, se atendidos a necessidade e os critrios estratgicos e tcnicos para credenciamento exarados nesta Portaria e seus Anexos, dar incio ao processo de credenciamento. A ausncia desta avaliao ou da aprovao por parte do respectivo Gestor do SUS impede a seqncia do processo. 2.3. O processo de credenciamento dever ser formalizado pela Secretaria de Estado da Sade ou pela Secretaria Municipal de Sade em Gesto Plena do Sistema Municipal de Sade, de acordo com a diviso de responsabilidades estabelecidas na Norma Operacional da Assistncia Sade NOAS/SUS 2002. 2.4. O processo de credenciamento, ao ser formalizado pelo respectivo Gestor do SUS, dever ser instrudo com: a- Documento de Solicitao/Aceitao de Credenciamento por parte do estabelecimento de sade pelo Diretor do hospital;

b- Formulrio de Vistoria preenchido pelo respectivo Gestor do SUS, incluindo o Termo de Compromisso relativo ao nmero de consultas ambulatoriais e de exames ofertados ao SUS, para utilizao quando julgada necessria e sob acesso regulado pelo Gestor: 250 consultas especializadas/ms, 100 exames de ultra-sonografia/ms, 50 endoscopias/ms (colonoscopia e retossigmidoscopia) e 100 exames de anatomia patolgica/ms; c- Documentao comprobatria do cumprimento das exigncias para credenciamento estabelecidas por este Anexo; d- Relatrio de vistoria realizada in loco pela Vigilncia Sanitria, com a avaliao das condies de funcionamento da Unidade. e- Parecer conclusivo do respectivo Gestor do SUS manifestao expressa, firmada pelo Secretrio da Sade, em relao ao credenciamento. No caso de processo formalizado por Secretaria de municpio em Gesto Plena do Sistema Municipal de Sade, dever constar, alm do parecer do Gestor municipal, o parecer do Gestor estadual do SUS, que ser responsvel pela integrao da Unidade ou CACON rede estadual e a definio dos fluxos de referncia e contra-referncia dos pacientes; f- Manifestao da Comisso Intergestores Bipartite - CIB aprovando o credenciamento da Unidade ou CACON, bem como a informao sobre o impacto financeiro no custeio do hospital. 2.5 Uma vez emitido o parecer a respeito do credenciamento /habilitao pelo (s) Gestor (es) do SUS e se o mesmo for favorvel, o processo ficar na posse do gestor do SUS, disponvel ao Ministrio da Sade para fins de superviso e auditoria. 2.6 A Secretaria de Estado da Sade encaminhar Coordenao Geral da Alta Complexidade Ambulatorial, do Departamento de Ateno Especializada, da Secretaria de Ateno Sade o formulrio de vistoria devidamente preenchido e assinado pelo Secretrio de Estado da Sade. 2.7 O Ministrio da Sade avaliar o formulrio de vistoria encaminhado pela Secretaria de Estado da Sade atravs da Coordenao Geral de Alta Complexidade, do Departamento de Ateno Especializada, da Secretaria de Ateno Sade. A habilitao, se necessrio, estar vinculada vistoria in loco pelo Ministrio da Sade. 2.8 Caso a avaliao do credenciamento /habilitao seja favorvel, a Secretaria de Ateno Sade - SAS tomar as providncias para a publicao da Habilitao. 2.9 O Ministrio da Sade encaminhar Secretaria de Estado da Sade o relatrio da Vistoria para conhecimento, manifestao e providncias, e posterior deliberao pela Comisso Intergestores Biparte da Unidade Federada, em caso de pendncias. 3. Processo de indicao e autorizao dos Centros de Referncia de Alta Complexidade em Oncologia:

3.1. O Gestor Estadual do SUS, baseado no 3 do Art. 1 e nos artigos 7, 10 e 11 desta Portaria, indicar o(s) Centro(s) de Referncia dentre os CACON que lhe (so) afeto(s); 3.2. O Gestor Estadual do SUS solicitar a manifestao de aprovao da Comisso Intergestores Bipartite - CIB, para a indicao do(s) Centro(s) de Referncia; 3.3. O Gestor Estadual do SUS dever encaminhar a indicao do (s) Centro (s) de Referncia, devidamente instruda e formalizada, para anlise Secretaria de Ateno Sade do Ministrio da Sade, que a avaliar e decidir quanto a sua adequao; 3.4. A indicao ser avaliada pela Coordenao-Geral de Alta Complexidade/DAE/SAS/MS, com o apoio tcnico do Instituto Nacional de Cncer; 3.5. Caso o julgamento seja favorvel, a Secretaria de Ateno Sade tomar as providncias necessrias para a publicao da autorizao do Centro de Referncia. 4. Instalaes fsicas, condies tcnicas, equipamentos e recursos humanos necessrios prestao de servios de alta complexidade em oncologia pelas Unidades e CACON: 4.1. Disposies Gerais: a) Para o credenciamento, os hospitais devero apresentar Alvar de Funcionamento (Licena Sanitria) e se enquadrar nos critrios e normas estabelecidos pela legislao em vigor ou outros ditames legais que as venham substituir ou complementar; a1) a construo, reforma ou adaptao na estabelecimentos de sade devem ser precedidas de junto autoridade sanitria local em conformidade com de 21 de fevereiro de 2002, e suas atualizaes ou venha a substitu-la. estrutura fsica dos aprovao do projeto a RDC/ANVISA n 50, instrumento legal que

a2) o hospital deve ainda atender RDC Anvisa n 306, de 07 de dezembro de 2004, que dispe sobre o Regulamento Tcnico para Gerenciamento de Resduos de Servios de Sade. b) Os hospitais a serem credenciados como Unidades ou Centros de Assistncia, autorizadas(os) ou no como Centro de Referncia de Alta Complexidade em Oncologia, devem integrar o sistema de referncia e contrareferncia hierarquizado e participar dos programas de intercmbio tcnicocientfico da Secretaria Municipal de Sade, Secretaria de Estado da Sade ou Ministrio da Sade;

Nota: Como intercmbio tcnico-cientfico deve-se tambm considerar o desenvolvimento ou participao na preveno e deteco precoce do cncer, de maneira articulada com os programas e normas definidas pelo Ministrio da Sade ou Secretaria de Sade do Estado ou Municpio. c) Adeso Poltica Nacional de Humanizao e a melhoria de qualidade da assistncia, de acordo com normas estabelecidas pelo Ministrio da Sade. d) O hospital, para ser credenciado como Unidade de Assistncia de Alta Complexidade em Oncologia, CACON ou Centro de Referncia, deve ter em funcionamento, devidamente documentado por atas ou documentos afins, as comisses exigidas pelo Ministrio da Sade, Secretarias de Sade e Conselhos Federal e Regional de Medicina. e) indispensvel ao hospital possuir um pronturio nico para cada paciente, que inclua todos os tipos de atendimento a ele referentes (ambulatorial e internao - de rotina e de urgncia), contendo as informaes completas do quadro clnico e sua evoluo, todas devidamente escritas, de forma clara e precisa, datadas e assinadas pelo profissional responsvel pelo atendimento. Os pronturios devero estar devidamente ordenados no servio de Arquivo Mdico. So informaes mnimas e indispensveis do pronturio, devidamente assinadas pelo(s) respectivo(s) profissional(ais) responsvel(eis): e1) identificao do paciente; e2) histrico clnico e exame fsico; e3) exames complementares; e4) diagnstico definitivo e seu exame de comprovao; e5) estadiamento pelo Sistema TNM de Classificao dos Tumores Malignos/UICC ou, no caso de neoplasia maligna no includa neste, por outro sistema de classificao. e6) planejamento teraputico global; e7) indicao de procedimento cirrgico diagnstico; e8) ficha anestsica; e9) descrio de ato cirrgico, em ficha especfica contendo: identificao da equipe, descrio cirrgica e os materiais usados; e10) descrio da evoluo do caso; e11) sumrio(s) de alta hospitalar; e12) ficha de registro de infeco hospitalar;

e13) evoluo e seguimento ambulatorial e14) documentos de referncia e contra-referncia; e15) o plano de cuidados paliativos repassado, quando do encaminhamento de doentes para esses cuidados em outros estabelecimentos de sade; orientaes tcnicas dadas distncia; e atendimentos a doentes contrareferidos para cuidados oncolgicos paliativos (cirrgicos, radioterpicos e quimioterpicos) inclusive de urgncia; e e16) cpia do laudo de emisso de Autorizao para Procedimento de Alta Complexidade (APAC) e da APAC-formulrio, e cpia do laudo de emisso de Autorizao de Internao Hospitalar (AIH) e da AIH-formulrio. f) Possuir condutas de diagnstico e tratamento das neoplasias malignas mais prevalentes no Brasil, observando as diretrizes nacionais, do Ministrio da Sade, e integrando as respectivas modalidades do tratamento oncolgico, assinadas pelo(s) responsvel(eis) tcnico(s) do(s) respectivo(s) Servio(s) e atualizadas a cada 04 (quatro) anos. g) As Unidades e Centros devem dispor e manter em funcionamento o Registro Hospitalar de Cncer (RHC), informatizado, segundo os critrios tcnicooperacionais estabelecidos e divulgados pelo Instituto Nacional de Cncer, disponvel na pgina do INCA <http:// www.inca.gov.br> ou de acordo com as disposies da Secretaria de Sade do estado onde estiver localizado. h) As Unidades e Centros devem oferecer, obrigatoriamente e conforme os parmetros e disposies estabelecidos no Anexo III desta Portaria, todos os procedimentos de mdia e alta complexidade compatveis com os respectivos servios relacionados e o acompanhamento dos doentes tratados. 4.2. Estrutura fsica e funcional mnima para servios hospitalares gerais em Unidades de Assistncia de Alta Complexidade em Oncologia: AMBULATRIO - Assistncia ambulatorial em: a) clnica mdica e/ou peditrica; e b) demais especialidades clnicas e cirrgicas exigidas para o respectivo credenciamento. PRONTO-ATENDIMENTO que funcione nas 24 horas, para os casos de urgncia oncolgica dos doentes matriculados no hospital. SERVIOS DE DIAGNSTICO Todos as seguintes modalidades de diagnstico disponveis para o atendimento ambulatorial e de internao de rotina e de urgncia: - Endoscopia com capacidade para realizar os seguintes procedimentos: a) endoscopia digestiva alta;

b) retosigmoidoscopia e colonoscopia; c) endoscopia urolgica; d) laringoscopia; e) mediastinosocopa, pleurosocopia e broncoscopia. Nota: Os exames descritos nas alneas d e e so obrigatrios nas Unidades que atendam, respectivamente, as especialidades de cirurgia de cabea e pescoo e cirurgia torcica, conforme item 4.3.1. Nas demais unidades estes exames podem ser realizados em servios instalados fora da estrutura hospitalar da Unidade, com referncia devidamente formalizada. - Laparoscopia. - Laboratrio de Patologia Clnica, que deve participar de Programa de Controle de Qualidade e possuir certificado atualizado, no qual se realizem os seguintes exames: a) bioqumica; b) hematologia geral; c) citologia de lquidos e lquor; d) parasitologia; e) bacteriologia e antibiograma; f) gasometria arterial; g) imunologia geral; e h) dosagem de hormnios e outros marcadores tumorais, inclusive a frao beta da gonadotrofina corinica (BhCG), antgeno prosttico especfico (PSA) e alfa-feto-protena (aFP). Nota: Os exames descritos nas alneas g e h podem ser realizados em servios instalados dentro ou fora da estrutura hospitalar da Unidade, sendo que os hospitais exclusivos de Hematologia so dispensados de oferecer exames de BhCG, PSA e aFP; e os hospitais exclusivos de Pediatria so dispensados de oferecer exame de PSA. - Diagnstico por imagem exames de: a) radiologia convencional; b) mamografia; c) ultra-sonografia com doppler colorido;

d) tomografia computadorizada; e) ressonncia magntica; e f) medicina nuclear equipada com gama-cmara e de acordo com as normas vigentes. Nota: Os exames descritos nas alneas d, e e f podem ser realizados em servios instalados dentro ou fora da estrutura hospitalar da Unidade, com referncia devidamente formalizada de acordo com o que estabelece a Portaria SAS n 494, de 26 de agosto de 1999, sendo que os hospitais exclusivos de Hematologia ou de Pediatria so dispensados de oferecer exames de mamografia. - Laboratrio de Anatomia Patolgica, que deve participar de Programa de Monitoramento de Qualidade e possuir certificado atualizado, no qual se realizem os seguintes exames: a) citologia; b) histologia; c) bipsia de congelao; d) imunohistoqumica de neoplasias malignas; e e) determinao de receptores tumorais mamrios para estrognios e progesterona. Nota: Os exames descritos nas alneas a, b, d e e podem ser realizados em servios instalados dentro ou fora da estrutura hospitalar da Unidade, sendo que os hospitais exclusivos de Hematologia ou de Pediatria so dispensados de oferecer exames de determinao de receptores tumorais mamrios para estrognios e progesterona. O exame descrito na alnea c, obrigatoriamente, dever ser oferecido dentro da estrutura hospitalar. ENFERMARIAS Assistncia de internao em: a) clnica mdica e/ou peditrica; e b) demais especialidades clnicas e cirrgicas exigidas para o respectivo credenciamento. CENTRO-CIRRGICO com todos os atributos e equipamentos exigidos para o funcionamento de uma unidade cirrgica geral e compatvel com as respectivas especialidades cirrgicas e os demais credenciamentos do hospital. UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA De acordo com a legislao vigente e compatvel com as respectivas especialidades clnicas e cirrgicas e os demais credenciamentos do hospital.

HEMOTERAPIA disponvel nas 24h do dia, por Agncia Transfusional ou estrutura de complexidade maior, dentro do que rege a RDC n 153/2004, da ANVISA ou outra que venha a alter-la ou substitu-la. FARMCIA HOSPITALAR que dever obedecer s normas vigentes. APOIO MULTIDISCIPLINAR - atividades tcnico-assistenciais que devem ser realizadas em regime ambulatorial e de internao - de rotina e de urgncia -, nas seguintes reas: a) psicologia clnica; b) servio social; c) nutrio; d) cuidados de ostomizados; e) fisioterapia; f) reabilitao exigvel conforme as respectivas especialidades; g) odontologia; h) psiquiatria; e i) terapia renal substitutiva. Nota: A assistncia em odontologia e/ou psiquiatria pode, sob a concordncia e regulao do respectivo Gestor do SUS, ser realizada em servios instalados fora da estrutura hospitalar da Unidade; a terapia renal substitutiva pode ser realizada em servios instalados dentro ou fora da estrutura hospitalar da Unidade, sendo que, no segundo caso, a referncia, sob a concordncia e regulao do respectivo Gestor do SUS, deve ser devidamente formalizada de acordo com o que estabelece a Portaria SAS n 494, de 26 de agosto de 1999. IODOTERAPIA quando do planejamento e organizao da Rede de Ateno Oncolgica sob sua responsabilidade, caber ao respectivo Gestor do SUS decidir, de acordo com a demanda local e regional, sobre de quantas e de quais Unidades de Assistncia de Alta Complexidade em Oncologia e CACON ele exigir o atendimento mdico nuclear em iodoterapia do carcinoma diferenciado da tireide. TRANSPLANTES dever ser garantido acesso a transplante de clulastronco hematopoticas e de rgos slidos, quando indicado, que pode ser realizado no prprio hospital, se devidamente credenciado e habilitado para tal, ou formalizado com outros estabelecimentos de sade em conformidade com a regulao do Sistema Nacional de Transplantes. CUIDADOS PALIATIVOS - conjunto de aes interdisciplinares, associado ao tratamento oncolgico, promovido por uma equipe de profissionais da sade

voltado para o alvio do sofrimento fsico, emocional, espiritual e psico-social de doentes com prognstico reservado, acometidos por neoplasias malignas em estgio irreversvel, que se do em forma de: a) assistncia ambulatorial (incluindo o fornecimento de opiceos); b) internaes por intercorrncias (incluindo procedimentos de controle da dor); c) internaes de longa permanncia; e d) assistncia domiciliar. Para fins de credenciamento de hospitais como Unidades ou Centros de Assistncia de Alta Complexidade em Oncologia, os cuidados paliativos dos respectivos doentes devem ser prestados na prpria estrutura hospitalar ou podero ser desenvolvidos, de forma integrada, com outros estabelecimentos da rede de ateno sade, desde que: a) a rede seja formalizada pelo respectivo Gestor do SUS na rea de abrangncia da Unidade ou Centro de Alta Complexidade em Oncologia; b) cada estabelecimento integrante da rede de cuidados paliativos tenha o seu papel definido, bem como os mecanismos de relacionamento entre eles; c) a referncia entre os servios seja feita em conjunto e sob regulao do respectivo Gestor do SUS; d) os doentes sejam encaminhados com seus respectivos planos de cuidados; e) as Unidades e CACON ofeream suporte distncia e assumam a responsabilidade pelo atendimento de doentes contra-referidos para cuidados oncolgicos paliativos (cirrgicos, radioterpicos e quimioterpicos) inclusive de urgncia; e f) as Unidades e CACON ofeream em conjunto com o respectivo Gestor do SUS treinamento especfico para os profissionais da rede. Nota: Os Cuidados Paliativos devero obedecer especficas do Ministrio da Sade para a rea. s regulamentaes

4.3. Estrutura fsica e funcional mnima e recursos humanos para servios hospitalares especficos em Unidades de Assistncia de Alta Complexidade em Oncologia: 4.3.1. - SERVIO DE CIRURGIA ONCOLGICA - deve fazer parte da estrutura organizacional e fsica de um hospital com centro cirrgico, pessoal e equipamentos conforme o disposto nos itens 4.1 e 4.2 deste Anexo, e: a) realizar procedimentos cirrgicos diagnsticos e teraputicos de tumores mais prevalentes no Brasil;

b) contar com cirurgies em suas respectivas especialidades, com registro no cadastro de especialistas dos respectivos Conselhos Federal e Regionais de Medicina, nas seguintes reas: b1) cancerologia cirrgica b2) cirurgia geral/coloproctologia; b3) ginecologia/mastologia; b4) urologia; b5) cirurgia de cabea e pescoo; b6) cirurgia peditrica; b7) cirurgia plstica; b8) cirurgia torcica; b9) neurocirurgia; b10) oftalmologia; e b11) ortopedia; Nota 1: Para autorizao da realizao de cirurgias oncolgicas em Hospitais Gerais ser exigido, no mnimo, o atendimento nas reas descritas nos itens b2), b3) e b4). Para credenciamento Unidade de Assistncia de Alta Complexidade em Oncologia ser exigido, no mnimo, o atendimento nas reas descritas nos itens b1), b2), b3) e b4). Nota 2: Para o hospital ser credenciado como Unidade de Assistncia de Alta Complexidade em Oncologia exclusivamente para o diagnstico e tratamento de hemopatias malignas de crianas/adolescentes e adultos, ser exigido, no mnimo, o atendimento nas reas descritas nos itens b2) cirurgia geral e b6). Nota 3: Para o credenciamento de hospital exclusivo de Pediatria como Unidade de Assistncia de Alta Complexidade em Oncologia ser exigido, no mnimo, o atendimento na rea descrita no item b6). Nota 4: Quando do planejamento e organizao da Rede de Ateno Oncolgica sob sua responsabilidade, caber ao respectivo Gestor do SUS decidir de quais Unidades de Assistncia de Alta Complexidade em Oncologia ele exigir a realizao de procedimentos diagnsticos e teraputicos em Cirurgia de Cabea e Pescoo, Cirurgia Peditrica, Cirurgia Torcica e Cirurgia Plstica. Nota 5: Sob a concordncia e regulao do respectivo Gestor do SUS, a assistncia em Oftalmologia pode ser oferecida em outro estabelecimento de

sade; e a assistncia em Ortopedia e em Neurocirurgia pode ser oferecida por meio da articulao formal da Unidade de Assistncia de Alta Complexidade em Oncologia com Unidade de Assistncia ou Centro de Referncia de Alta Complexidade em Traumato-Ortopedia ou em Neurocirurgia, conforme a portaria SAS No 95, de 16 de fevereiro de 2005 e a portaria SAS que regulamenta a assistncia de alta complexidade em neurocirurgia. c) ter um responsvel tcnico mdico, habilitado em Cancerologia/Cancerologia Cirrgica, sendo que a habilitao deve ser comprovada por registro no cadastro de especialistas dos respectivos Conselhos Federal e Regionais de Medicina. O Responsvel Tcnico pode assumir a responsabilidade tcnica pelo Servio de Cirurgia de uma nica Unidade de Assistncia de Alta Complexidade em Oncologia ou de um nico CACON, devendo residir no mesmo municpio ou cidades circunvizinhas e podendo integrar a equipe cirrgica de outro estabelecimento credenciado no SUS; d) os demais cirurgies do servio de cirurgia oncolgica tambm devero, no prazo mximo de 02 (dois) anos, comprovar habilitao em Cancerologia/Cancerologia Cirrgica; e) contar com mdicos especialistas em Anestesiologia, sendo que a habilitao deve ser comprovada por registro no cadastro de especialistas dos respectivos Conselhos Federal e Regionais de Medicina; e f) possuir rotina de funcionamento escrita, atualizada pelo menos a cada 04 (quatro) anos, assinada pelo responsvel tcnico do Servio, contemplando, no mnimo, os seguintes itens: f1) planejamento teraputico cirrgico; f2) ficha prpria para descrio do ato anestsico; f3) ficha prpria para descrio de ato operatrio, contendo: Identificao da equipe, descrio cirrgica, materiais usados e seus respectivos registros nacionais, para controle e rastreamento de implantes; e f4) procedimentos de enfermagem. 4.3.2. - SERVIO DE ONCOLOGIA CLNICA - deve fazer parte da estrutura organizacional e fsica de um hospital com centro cirrgico, pessoal e equipamentos conforme o disposto nos itens 4.1, 4.2 e 4.3.1 deste Anexo, e: a) ter um responsvel tcnico mdico, sendo que ele e todos os oncologistas devem ser habilitados em Cancerologia/Cancerologia Clnica; a habilitao deve ser comprovada por registro no cadastro de especialistas dos respectivos Conselhos Federal e Regionais de Medicina. O Responsvel Tcnico pode assumir a responsabilidade tcnica pelo Servio de Oncologia Clnica de uma nica Unidade de Assistncia de Alta Complexidade em Oncologia ou de um nico CACON, devendo residir no mesmo municpio ou cidades circunvizinhas

e podendo integrar a equipe de oncologia clnica de outro estabelecimento credenciado pelo SUS; b) garantir que, durante todo o perodo de aplicao da quimioterapia, permanea no Servio pelo menos um mdico oncologista clnico; c) registrar em pronturio as informaes sobre a quimioterapia, incluindo o planejamento quimioterpico global, esquema, posologia, doses prescritas e aplicadas em cada sesso, monitoramento da toxicidade imediata e mediata, e avaliao peridica da resposta teraputica obtida; d) apresentar rotina de funcionamento escrita, atualizada pelo menos a cada 04 (quatro) anos e assinada pelo Responsvel Tcnico do servio, contemplando, no mnimo, os procedimentos mdicos, farmacuticos e de enfermagem; armazenamento, controle e preparo de quimioterpicos e solues; procedimentos de biossegurana; acondicionamento e eliminao de resduos de quimioterapia; e manuteno de equipamentos; e) contar com uma central de quimioterapia para integrar todo o processo de preparo e aplicao de medicamentos quimioterpicos antineoplsicos e de suporte quimioterpico injetveis; e f) atender os requisitos da RDC/ANVISA n 220 de 21 de setembro de 2004, que estabelece Regulamento Tcnico para Funcionamento dos Servios de Terapia Antineoplsica. 4.3.3. SERVIO DE RADIOTERAPIA deve fazer parte da estrutura organizacional e fsica de um hospital com centro cirrgico, pessoal e equipamentos conforme o disposto nos itens 4.1, 4.2, 4.3.1 e 4.3.2 deste Anexo, e: a) ter como responsvel tcnico pelo Servio um mdico especialista em Radioterapia, sendo que a habilitao deve ser comprovada por registro no cadastro de especialistas dos respectivos Conselhos Federal e Regionais de Medicina. O Responsvel Tcnico pode assumir a responsabilidade tcnica pelo Servio de Radioterapia de uma nica Unidade de Assistncia de Alta Complexidade em Oncologia ou de um nico CACON, devendo residir no mesmo municpio ou cidades circunvizinhas e podendo integrar a equipe radioterpica de outro estabelecimento credenciado pelo SUS; b) ter como responsvel tcnico pelo setor de Fsica Mdica um fsico especialista com qualificao reconhecida pela CNEN, sendo que ele pode assumir a responsabilidade tcnica pelo setor de fsica mdica do Servio de Radioterapia de uma nica Unidade ou de um nico CACON, devendo residir no mesmo municpio ou cidades circunvizinhas e podendo integrar a equipe de fsica mdica de outro estabelecimento credenciado pelo SUS; c) contar com equipe composta pelos seguintes profissionais: mdico(s) especialista(s) em Radioterapia com registro no cadastro de especialistas dos respectivos Conselhos Federal e Regionais de Medicina; fsico(s); tcnico(s) de

radioterapia conforme os quantitativos estabelecidos pela ANVISA para esses trs profissionais -; enfermeiro(s); e tcnico(s) de enfermagem; d) garantir, durante todo o perodo de funcionamento do Servio, a presena de pelo menos um mdico radioterapeuta e, no caso dos servios com braquiterapia de alta taxa e mdia taxa de dose, tambm de pelo menos um fsico, durante todo o turno de utilizao dos equipamentos e fontes radioativas. Nos servios que dispem de braquiterapia de baixa taxa de dose manual deve haver um sistema de sobreaviso para um radioterapeuta e para um fsico durante o perodo de utilizao das fontes radioativas fora do horrio de funcionamento do servio; e) registrar em pronturio, atravs de ficha tcnica, as seguintes informaes sobre a radioterapia: e1) planejamento radioterpico global; e2) equipamento utilizado; e3) datas de incio e trmino da radioterapia; e4) dose total de radiao; e5) dose diria de radiao; e6) doses por campo de radiao; e7) nmero de campos por rea irradiada; e8) tipo e energia do feixe de radiao; e9) dimenses do(s) campo(s); e e10) tempo de tratamento (unidade de Co60) ou unidades de monitor (acelerador linear). f) ter rotina de funcionamento escrita, atualizada pelo menos a cada 04 (quatro) anos e assinada pelo responsvel do Servio e de cada um de seus setores, contemplando, no mnimo, as seguintes atividades: f1) procedimentos mdicos e de fsica mdica; f2) procedimentos de enfermagem; f3) planejamento radioterpico; f4) padres de manipulao de fontes radioativas; f5) padres de preparo de moldes e mscaras;

f6) controle e atendimento de intercorrncias e de internao; f7) procedimentos de biossegurana; f8) manuteno de materiais e equipamentos; e f9) procedimentos de controle de qualidade para os diferentes equipamentos. g) manter em plenas condies de funcionamento os seguintes equipamentos: g1) que permitam a simulao do tratamento: aparelho de raios-X, simulador, tomgrafo ou o prprio equipamento de megavoltagem; g2) de megavoltagem para teleterapia profunda: unidade de Co60 e/ou acelerador linear; g3) para teleterapia superficial: aparelho de raios-X (ortovoltagem) e/ou acelerador linear com feixe de eltrons; Nota: Caso a teleterapia superficial no seja disponibilizada na prpria Unidade, dever ser estabelecida referncia formal para o encaminhamento dos doentes que necessitarem desse procedimento. g4) de braquiterapia de baixa, mdia ou alta taxa de dose. Nota: Caso a braquiterapia no seja disponibilizada na prpria Unidade, dever ser estabelecida referncia formal para o encaminhamento dos doentes que necessitarem desse procedimento. Quando do planejamento e organizao da Rede de Ateno Oncolgica sob sua responsabilidade, caber ao respectivo Gestor do SUS decidir de quais Unidades de Assistncia de Alta Complexidade em Oncologia ele exigir a realizao de braquiterapia. h) atender norma CNEN-NE 3.06/90 requisitos de radioproteo e segurana para servios de radioterapia, e as normas da RDC da ANVISA a ser publicada. 4.3.4. - SERVIO DE HEMATOLOGIA - com a misso de diagnosticar e tratar as hemopatias malignas de crianas/adolescentes e adultos, deve fazer parte da estrutura organizacional e fsica de um hospital com centro cirrgico, pessoal e equipamentos conforme o disposto nos itens 4.1 e 4.2 deste Anexo, e ter a mais: a) quarto(s) com leito de isolamento para crianas/adolescentes e, a menos que o hospital seja exclusivo de pediatria, para adultos; b) sala (no ambulatrio ou em enfermaria) para pequenos procedimentos; c) sala equipada com microscpio ptico para anlise de lminas de sangue perifrico e de medula ssea; d) exames especiais: micologia, virologia, imunoeletroforese de protenas, B2microglobulina, dosagem srica de metotrexato e ciclosporina, imunofenotipagem de hemopatias malignas e citogentica;

Nota: Os exames de imunofenotipagem e de citogentica podem ser realizados em servios instalados fora da estrutura ambulatrio-hospitalar da Unidade. e) Servio de Hemoterapia com afrese e transfuso de plaquetas, que pode estar instalado dentro ou fora da estrutura hospitalar da Unidade, com referncia devidamente formalizada; f) um responsvel tcnico mdico, sendo que ele e todos os demais mdicos integrantes da equipe devem ser habilitados em Hematologia; a habilitao deve ser comprovada por registro no cadastro de especialistas dos respectivos Conselhos Federal e Regionais de Medicina. O Responsvel Tcnico pode assumir a responsabilidade tcnica pelo Servio de Hematologia de uma nica Unidade ou de um nico CACON, devendo residir no mesmo municpio ou cidades circunvizinhas e podendo integrar a equipe de hematologia de outro estabelecimento credenciado pelo SUS; g) registro em pronturio das informaes sobre o diagnstico hematolgico e a quimioterapia, incluindo o planejamento quimioterpico global, esquema, posologia, doses prescritas e aplicadas em cada sesso, monitoramento da toxicidade imediata e mediata, e avaliao peridica da resposta teraputica obtida; e, quando for o caso, encaminhamento para os estabelecimentos referenciais em radioterapia e cuidados paliativos; h) rotina de funcionamento escrita, atualizada pelo menos a cada 04 (quatro) anos e assinada pelo Responsvel Tcnico do servio, contemplando, no mnimo, os procedimentos mdicos, farmacuticos e de enfermagem, e manuteno de equipamentos. i) contar com uma central de quimioterapia, que pode ser a mesma do Servio de Oncologia Clnica, para integrar todo o processo de preparo e aplicao de medicamentos quimioterpicos antineoplsicos e de suporte quimioterpico injetveis; Nota 1: A sala de aplicao da quimioterapia de adultos poder ser a mesma do Servio de Oncologia Clnica e a de crianas/adolescentes, a mesma do Servio de Oncologia Peditrica. Nota 2: No caso de hospital credenciado como Unidade de Assistncia de Alta Complexidade em Oncologia exclusivamente para o diagnstico e tratamento de hemopatias malignas de crianas/adolescentes e adultos, dever ser garantido que durante todo o perodo de aplicao da quimioterapia, permanea no Servio pelo menos um hematologista; j) atender os requisitos da RDC/ANVISA n 220 de 21 de setembro de 2004, que estabelece Regulamento Tcnico para Funcionamento dos Servios de Terapia Antineoplsica. Nota: Quando do planejamento e organizao da Rede de Ateno Oncolgica sob sua responsabilidade, caber ao respectivo Gestor do SUS decidir, conforme os parmetros relacionados no Anexo III desta Portaria, sobre de

quantas e de quais Unidades de Assistncia de Alta Complexidade em Oncologia ele exigir que tenham Servio de Hematologia. 4.3.5. - SERVIO DE ONCOLOGIA PEDITRICA - com a misso de dar o diagnstico definitivo e tratar as neoplasias malignas de crianas/adolescentes, deve atender articuladamente com o Servio de Cirurgia Cirurgia Peditrica, fazer parte da estrutura organizacional e fsica de um hospital com centro cirrgico, pessoal e equipamentos conforme o disposto nos itens 4.1, 4.2 e 4.3.1 e 4.3.4. deste Anexo, e ter a mais: a) quarto(s) com leito de isolamento para crianas/adolescentes; b) um responsvel tcnico mdico, sendo que ele e todos os oncologistas peditricos devem ser habilitados em Cancerologia/Cancerologia Peditrica; a habilitao deve ser comprovada por registro no cadastro de especialistas dos respectivos Conselhos Federal e Regionais de Medicina. O Responsvel Tcnico pode assumir a responsabilidade tcnica pelo Servio de Oncologia Peditrica de uma nica Unidade de Assistncia de Alta Complexidade em Oncologia ou de um nico CACON, devendo residir no mesmo municpio ou cidades circunvizinhas e podendo integrar a equipe de oncologia clnica de outro estabelecimento credenciado pelo SUS; c) registro em pronturio das informaes sobre o diagnstico definitivo e a quimioterapia, incluindo o planejamento quimioterpico global, esquema, posologia, doses prescritas e aplicadas em cada sesso, monitoramento da toxicidade imediata e mediata, e avaliao peridica da resposta teraputica obtida; e, quando for o caso, encaminhamento para os estabelecimentos referenciais em radioterapia e cuidados paliativos; d) rotina de funcionamento escrita, atualizada a cada 04 (quatro) anos e assinada pelo Responsvel Tcnico do servio, contemplando, no mnimo, os procedimentos mdicos, farmacuticos e de enfermagem; e) contar com uma central de quimioterapia, que pode ser a mesma do Servio de Oncologia Clnica ou do Servio de Hematologia, para integrar todo o processo de preparo e aplicao de medicamentos quimioterpicos antineoplsicos e de suporte quimioterpico injetveis; Nota 1: A sala de aplicao da quimioterapia poder ser a mesma do Servio de Hematologia para crianas/adolescentes. Nota 2: No caso de hospital exclusivo de Pediatria, credenciado como Unidade de Assistncia de Alta Complexidade em Oncologia, dever ser garantido que durante todo o perodo de aplicao da quimioterapia, permanea no Servio pelo menos um oncologista peditrico. f) atender os requisitos da RDC/ANVISA n 220 de 21 de setembro de 2004, que estabelece Regulamento Tcnico para Funcionamento dos Servios de Terapia Antineoplsica. Nota: Quando do planejamento e organizao da Rede de Ateno Oncolgica sob sua responsabilidade, caber ao respectivo Gestor do SUS decidir,

conforme os parmetros relacionados no Anexo III desta Portaria, sobre de quantas e de quais Unidades de Assistncia de Alta Complexidade em Oncologia e CACON ele exigir que tenham Servio de Oncologia Peditrica. 4.4. Caracterizao dos Centros de Assistncia de Alta Complexidade em Oncologia (CACON): Os Centros de Assistncia de Alta Complexidade em Oncologia (CACON) devem ser hospitais que, obrigatoriamente, tenham todos os servios e atendam todos os requisitos relacionados nos itens 4.1, 4.2, 4.3.1, 4.3.2, 4.3.3 e 4.3.4, porm com as caractersticas diferenciais e/ou adicionais apontadas nos seguintes itens: Nota: Quando do hospital credenciado como Centro de Assistncia de Alta Complexidade em Oncologia (CACON) for exigido ter Servio de Oncologia Peditrica, ele dever contar com Cirurgia Peditrica e atender, tambm, a todos os requisitos relacionados no item 4.3.5. AMBULATRIO a) todas as especialidades clnicas e cirrgicas exigidas para o respectivo credenciamento. ENFERMARIAS a) todas as especialidades clnicas e cirrgicas exigidas para o respectivo credenciamento. APOIO MULTIDISCIPLINAR A assistncia em psiquiatria pode, sob a concordncia e regulao do respectivo Gestor do SUS, ser realizada em servios instalados fora da estrutura ambulatrio-hospitalar da Unidade; a terapia renal substitutiva pode ser realizada em servios instalados dentro ou fora da estrutura ambulatriohospitalar da Unidade, sendo que, no segundo caso, a referncia, sob a concordncia e regulao do respectivo Gestor do SUS, deve ser devidamente formalizada de acordo com o que estabelece a Portaria SAS n 494, de 26 de agosto de 1999; SERVIO DE CIRURGIA ONCOLGICA a) realizar procedimentos cirrgicos diagnsticos e teraputicos de todos os tumores; b) contar com cirurgies em suas respectivas especialidades, habilitados em Cancerologia/Cancerologia Cirrgica com registro no cadastro de especialistas dos respectivos Conselhos Federal e Regionais de Medicina, em todas as reas constantes do item 4.3.1. Nota: O atendimento em Cirurgia Peditrica ser exigido conforme a definio do respectivo Gestor do SUS e deve ser articulado com o Servio de Oncologia Peditrica, conforme os requisitos relacionados no item 4.3.5. Sob a concordncia e regulao do respectivo Gestor do SUS, a assistncia em Oftalmologia pode ser oferecida em outro estabelecimento de sade; e a assistncia em Ortopedia e em Neurocirurgia pode ser oferecida por meio da articulao formal da Unidade de Assistncia de Alta Complexidade em

Oncologia com Unidade de Assistncia ou Centro de Referncia de Alta Complexidade em Traumato-Ortopedia ou em Neurocirurgia, conforme a portaria SAS No 95, de 16 de fevereiro de 2005 e a portaria SAS que regulamenta a assistncia de alta complexidade em neurocirurgia. SERVIO DE RADIOTERAPIA Deve contar com: - Equipamento de ortovoltagem para teleterapia superficial e/ou acelerador linear com feixe de eltrons; - Sistema de planejamento computadorizado tridimensional; Nota: Os CACON tero prazo mximo de dois anos para adequao exigncia de sistema de planejamento computadorizado tridimensional. - Braquiterapia de baixa, mdia ou alta taxa de dose. 5. Avaliao de servios e capacitao de profissionais especializados 5.1. Avaliao dos servios prestados A avaliao da prestao de servios para a assistncia oncolgica de alta complexidade ser realizada anualmente, tendo como base os parmetros de produo e avaliao dos Hospitais Gerais autorizados para realizao de procedimentos de Cirurgia Oncolgica, das Unidades e Centros de Assistncia e Centros de Referncia de Alta Complexidade em Oncologia, constantes do Anexo III desta Portaria. Essa avaliao ir determinar se o Hospital Geral, a Unidade ou o Centro deve ser auditada(o) no sentido da continuidade ou no do credenciamento. 5.2. Capacitao de profissionais especializados em Oncologia obrigatrio que o Centro de Referncia de Alta Complexidade em Oncologia oferea capacitao profissional em forma de treinamento em servio e apresente cpia do(s) respectivo(s) programa(s) de capacitao disponvel(eis), devidamente reconhecidos pelo MEC, no mnimo como: a) Residncia e/ou Curso de Especializao Mdica em Radioterapia e Cancerologia Cirrgica e Clnica; e b) Residncia e/ou Curso de Especializao em Enfermagem Oncolgica. Nota: O Centro de Referncia que no oferecer programa de capacitao ter o prazo de 02 (anos) anos para se adequar com, pelo menos, a oferta de um Curso de Especializao mdica e de enfermagem. 6. Manuteno do Credenciamento das Unidades de Assistncia de Alta Complexidade em Oncologia e CACON e da autorizao dos Centros de Referncia de Alta Complexidade em Oncologia: 6.1. A manuteno do credenciamento das Unidades e CACON estar condicionada: a) ao cumprimento contnuo, estabelecidas nesta Portaria; pela Unidade e CACON, das normas

b) avaliao anual, conforme o sub-item 5.1, acima, dos servios produzidos, conduzida pelo respectivo Gestor do SUS e pela Coordenao-Geral de Alta Complexidade/DAE/SAS/MS; c) avaliao dos servios prestados por meio da realizao de auditorias peridicas ou recomendadas pela Secretaria de Ateno Sade/MS, executadas pela Secretaria de Sade sob cuja gesto esteja a Unidade ou CACON, devendo os relatrios gerados ser encaminhados Coordenao Geral de Alta Complexidade para anlise; 6.2. A manuteno da autorizao do Centro de Referncia estar condicionada aos mesmos critrios descritos no sub-item 6.1, acima, ao cumprimento das respectivas exigncias contidas nesta Portaria e Anexo I, e avaliao da sua funo assessora tcnica pelo respectivo Gestor do SUS. 6.3. O respectivo gestor do SUS, em conjunto com a Secretaria de Ateno Sade/MS, decidir sobre a suspenso do credenciamento de uma Unidade ou CACON, amparado no cumprimento das normas estabelecidas nesta Portaria e Anexo, nos relatrios peridicos de avaliao e na produo anual. 6.4. A Secretaria de Ateno Sade/MS poder, em caso de descumprimento desta Portaria e Anexo I, solicitar ao respectivo Gestor Estadual do SUS a avaliao a qualquer momento, com vistas a instaurar processo de suspenso da autorizao de um CACON como Centro de Referncia. 6.5. Da mesma forma, o Gestor Estadual do SUS poder, por motivos administrativos ou tcnicos, e com a devida homologao da CIB, sugerir Secretaria de Ateno Sade/MS a suspenso da autorizao de um CACON como Centro de Referncia e a indicao de um outro para exercer essa finalidade.

ANEXO II NORMAS PARA MANUTENO DO CREDENCIAMENTO DE SERVIOS ISOLADOS DE RADIOTERAPIA E/OU QUIMIOTERAPIA 1. Conceitos e Definies: Entende-se por manuteno do credenciamento de Servio Isolado de Radioterapia e/ou Quimioterapia o ato do respectivo Gestor Pleno Municipal ou Estadual do SUS de contratar para que preste, em regime ambulatorial, essas respectivas modalidades de assistncia, a doentes encaminhados sob autorizao e regulao do respectivo Gestor do SUS, o estabelecimento cadastrado no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Sade (CNES), que tenha o perfil definido nos 1 e 2 do Artigo 4 desta Portaria. Entende-se por habilitao de Servio Isolado de Radioterapia e/ou Quimioterapia o ato do Gestor Federal que ratifica a manuteno do

credenciamento do Gestor Pleno Municipal ou Estadual do SUS, devidamente encaminhado ao Ministrio da Sade pelo Gestor Estadual. 2. Processo de manuteno do credenciamento e habilitao de Servios Isolados de Radioterapia e/ou Quimioterapia: 2.1. O processo de manuteno do credenciamento de Servio Isolado de Radioterapia e/ou Quimioterapia inicia-se com a solicitao por parte do estabelecimento de sade ao respectivo Gestor do SUS, da esfera municipal (municpios em gesto plena) ou estadual, ou por proposta desse Gestor ao estabelecimento, devendo estar compatvel com as Redes Estaduais ou Regionais de Ateno Oncolgica; 2.2. S ser permitida a manuteno do credenciamento de Servio Isolado de Radioterapia e/ou Quimioterapia para atuao de forma complementar s Unidades de Assistncia de Alta Complexidade em Oncologia e dos CACON e desde que produo das Unidades de Assistncia de Alta Complexidade em Oncologia e dos CACON no seja suficiente nesta rea, conforme os parmetros publicados no Anexo III; 2.3. S ser permitida a manuteno do credenciamento de Servio Isolado de Radioterapia e/ou Quimioterapia para atendimento, sob regulao do respectivo Gestor do SUS, de doentes com prvios diagnstico oncolgico (estadiamento) e planejamento teraputico realizados preferencialmente em Unidades ou CACON; 2.4. O respectivo Gestor do SUS, uma vez concluda a anlise preconizada na fase de planejamento (estimativa de necessidade em base populacional e distribuio geogrfica) da rede de assistncia de alta complexidade em oncologia, se atendidos a necessidade e os critrios estratgicos e tcnicos para credenciamento exarados nesta Portaria e seus Anexos, dar incio ao processo de manuteno do credenciamento. A ausncia desta avaliao ou da aprovao por parte do respectivo Gestor do SUS impede a seqncia do processo. 2.5. O processo de manuteno do credenciamento dever ser formalizado pela Secretaria de Estado da Sade ou pela Secretaria Municipal de Sade em Gesto Plena do Sistema Municipal de Sade. 2.6. O processo de manuteno do credenciamento, ao ser formalizado pelo respectivo Gestor do SUS, dever ser instrudo com: a- Documento de Solicitao/Aceitao de Manuteno do Credenciamento por parte do estabelecimento de sade, assinado pelo responsvel tcnico do Servio e, quando for o caso, pelo Diretor do h ospital onde o Servio est instalado; b- Formulrio de Vistoria preenchido pelo respectivo Gestor do SUS;

c- Documentao comprobatria do cumprimento das exigncias para manuteno do credenciamento estabelecidas neste Anexo II; d- Relatrio de vistoria realizada in loco pela Vigilncia Sanitria, com a avaliao das condies de funcionamento do Servio. e- Parecer conclusivo do respectivo Gestor do SUS manifestao expressa, firmada pelo Secretrio da Sade, em relao manuteno do credenciamento. No caso de processo formalizado por Secretaria de municpio em Gesto Plena do Sistema Municipal de Sade, dever constar, alm do parecer do Gestor municipal, o parecer do Gestor estadual do SUS, que ser responsvel pela integrao do Servio rede estadual e a definio dos fluxos de referncia e contra-referncia dos pacientes; f- Manifestao da Comisso Intergestores Bipartite - CIB aprovando a manuteno do credenciamento do Servio, bem como a informao sobre o impacto financeiro no custeio do mesmo. 2.7 Uma vez emitido o parecer a respeito da manuteno do credenciamento pelo (s) Gestor (es) do SUS e se o mesmo for favorvel, o processo ficar na posse do gestor do SUS, disponvel ao Ministrio da Sade para fins de superviso e auditoria. 2.8 A Secretaria de Estado da Sade encaminhar Coordenao Geral da Alta Complexidade Ambulatorial, do Departamento de Ateno Especializada, da Secretaria de Ateno Sade o formulrio de vistoria devidamente preenchido e assinado pelo Secretrio de Estado da Sade. 2.9 O Ministrio da Sade avaliar o formulrio de vistoria encaminhado pela Secretaria de Estado da Sade atravs da Coordenao Geral de Alta Complexidade, do Departamento de Ateno Especializada, da Secretaria de Ateno Sade. A habilitao, se necessrio, estar vinculada vistoria in loco pelo Ministrio da Sade. 2.10 Caso a avaliao do credenciamento /habilitao seja favorvel, a Secretaria de Ateno Sade - SAS tomar as providncias para a publicao da Habilitao. 2.11 O Ministrio da Sade encaminhar Secretaria de Estado da Sade o relatrio da Vistoria para conhecimento, manifestao e providncias, e posterior deliberao pela Comisso Intergestores Biparte da Unidade Federada. 3. Instalaes fsicas, condies tcnicas, equipamentos e recursos humanos necessrios assistncia prestada pelos Servios Isolados de Radioterapia e/ou Quimioterapia: 3.1. Disposies Gerais:

a) Os servios devero possuir Alvar de Funcionamento (Licena Sanitria) e se enquadrar nos critrios e normas estabelecidos pela legislao em vigor ou outros ditames legais que as venham substituir ou complementar. a1) A construo, reforma ou adaptao na estrutura fsica dos estabelecimentos de sade devem ser precedidas de aprovao do projeto junto autoridade sanitria local em conformidade com a RDC/ANVISA n 50, de 21 de fevereiro de 2002, e suas atualizaes ou instrumento legal que venha a substitu-la. a2) O servio deve ainda atender RDC Anvisa n 306, de 07 de dezembro de 2004, que dispe sobre o Regulamento Tcnico para Gerenciamento de Resduos de Servios de Sade. b) Os estabelecimentos de sade a serem mantidos credenciados como Servios Isolados de Radioterapia e/ou Quimioterapia devem integrar o sistema de referncia e contra-referncia hierarquizado. c) Adeso Poltica Nacional de Humanizao, de acordo com normas estabelecidas pelo Ministrio da Sade. d) O estabelecimento de sade, para ser mantido credenciado como Servio Isolado de Radioterapia e/ou Quimioterapia, deve ter em funcionamento, devidamente documentado por atas ou documentos afins, as comisses exigidas pelo Ministrio da Sade, Secretarias de Sade e Conselhos Federal e Regional de Medicina. e) indispensvel ao Servio possuir um pronturio nico para cada paciente, que inclua todos os tipos de atendimento a ele referentes (ambulatorial e internao - de rotina e de urgncia), e em que estabelecimento(s) de referncia eles foram prestados, contendo as informaes completas do quadro clnico e sua evoluo, todas devidamente escritas, de forma clara e precisa, datadas e assinadas pelo profissional responsvel pelo Servio. Os pronturios devero estar devidamente ordenados e com as seguintes informaes mnimas e indispensveis: e1) identificao do paciente; e2) histrico clnico e exame fsico; e3) exames complementares; e4) diagnstico definitivo e seu exame de comprovao; e5) estadiamento pelo Sistema TNM de Classificao dos Tumores Malignos/UICC ou, no caso de neoplasia maligna no includa neste, por outro sistema de classificao. e6) planejamento teraputico global;

e7) indicao de procedimento cirrgico diagnstico; e8) descrio da evoluo do caso; e9) evoluo e seguimento ambulatorial e10) documentos de referncia e contra-referncia; e11) o plano de cuidados paliativos repassado, quando do encaminhamento de doentes para esses cuidados em outros estabelecimentos de sade; orientaes tcnicas dadas distncia; e atendimentos a doentes contrareferidos para cuidados radioterpicos e/ou quimioterpicos paliativos inclusive de urgncia; e e12) cpia do laudo de emisso de Autorizao para Procedimento de Alta Complexidade (APAC) e da APAC-formulrio, de radioterapia e/ou quimioterapia. f) Encaminhar, ao final do tratamento ou quando solicitado, cpia do pronturio Unidade ou CACON de origem do paciente. g) Possuir condutas de diagnstico e tratamento das neoplasias malignas mais prevalentes no Brasil, observando as diretrizes nacionais, do Ministrio da Sade, e integrando as respectivas modalidades do tratamento oncolgico, assinadas pelo(s) responsvel(eis) tcnico(s) do(s) respectivo(s) Servio(s) e atualizadas a cada 04 (quatro) anos. h) Os Servios de Radioterapia e/ou Quimioterapia devem oferecer, obrigatoriamente e conforme os parmetros e disposies estabelecidos no Anexo III desta Portaria, o acompanhamento dos doentes tratados. 3.2. Estrutura fsica e funcional mnima de servios hospitalares e ambulatoriais de referncia para Servios Isolados de Radioterapia e/ou Quimioterapia: Para a manuteno do seu credenciamento, os Servios Isolados de Radioterapia e/ou Quimioterapia devero apresentar termos de compromisso formais com hospital ou estabelecimento ambulatorial que garantam o atendimento aos doentes dos Servios, no mesmo municpio em que estiver localizado o servio isolado, no que se segue: PRONTO-ATENDIMENTO que funcione nas 24 horas, para os casos de urgncia oncolgica dos doentes atendidos no Servio. INTERNAO HOSPITALAR para atendimento de intercorrncias em hospital que possua, no mnimo: a) Enfermarias assistncia de internao em clnica mdica e cirurgia geral; b) Centro-Cirrgico;

c) Unidade de Terapia Intensiva de acordo com a legislao vigente e compatvel com as respectivas especialidades clnicas e cirrgicas e os demais credenciamentos do hospital; d) Hemoterapia disponvel nas 24h do dia, por Agncia Transfusional ou estrutura de complexidade maior, dentro do que rege a RDC n 153/2004, da ANVISA ou outra que venha a alter-la ou substitu-la. SERVIOS DE DIAGNSTICO Todas as seguintes modalidades de diagnstico: - Laboratrio de Patologia Clnica, que deve participar de Programa de Controle de Qualidade e possuir certificado atualizado, no qual se realizem os seguintes exames: a) bioqumica; b) hematologia geral; c) citologia de lquidos e lquor; d) parasitologia; e) bacteriologia e antibiograma; f) gasometria arterial; g) imunologia geral; e h) dosagem de hormnios e outros marcadores tumorais, inclusive a frao beta da gonadotrofina corinica (BhCG), antgeno prosttico especfico (PSA) e alfa-feto-protena (aFP). - Diagnstico por imagem exames de: a) radiologia convencional; b) ultra-sonografia; c) tomografia computadorizada; APOIO MULTIDISCIPLINAR - atividades tcnico-assistenciais que devem ser realizadas em regime ambulatorial e de internao - de rotina e de urgncia -, nas seguintes reas: a) psicologia clnica; b) servio social; c) nutrio; d) cuidados de ostomizados;

e) fisioterapia; f) reabilitao exigvel conforme as respectivas especialidades; g) odontologia; h) psiquiatria; e i) terapia renal substitutiva. Nota: Os itens a), b) e c) devero ser oferecidos no prprio servio isolado. Os demais itens podem, sob a concordncia e regulao do respectivo Gestor do SUS, ser realizados em servios instalados fora da estrutura do servio; CUIDADOS PALIATIVOS - conjunto de aes interdisciplinares promovidas por uma equipe de profissionais da sade voltado para o alvio do sofrimento fsico, emocional, espiritual e psico-social de doentes com prognstico reservado, acometidos por neoplasias malignas em estgio irreversvel, que se do em forma de: assistncia ambulatorial (incluindo o fornecimento de opiceos); internaes por intercorrncias (incluindo procedimentos de controle da dor); internaes de longa permanncia; e assistncia domiciliar. Para fins da manuteno do credenciamento de estabelecimentos de sade como Servio Isolado de Radioterapia e/ou Quimioterapia, os cuidados paliativos dos respectivos doentes devem ser desenvolvidos, de forma integrada, com outros estabelecimentos da rede de ateno sade, desde que: a) a rede seja formalizada pelo respectivo Gestor do SUS na rea de abrangncia da Unidade ou Centro de Alta Complexidade em Oncologia; b) cada estabelecimento integrante da rede de cuidados paliativos tenha o seu papel definido, bem como os mecanismos de relacionamento entre eles; c) a referncia entre os servios seja feita em conjunto e sob regulao do respectivo Gestor do SUS; d) os doentes sejam encaminhados com seus respectivos planos de cuidados; e e) os Servios Isolados de Radioterapia e/ou Quimioterapia ofeream suporte distncia e assumam a responsabilidade pelo atendimento de doentes contrareferidos para cuidados radioterpicos e/ou quimioterpicos paliativos inclusive de urgncia. 3.3. Estrutura fsica e funcional e recursos humanos para Servio Isolado de Radioterapia:

O Servio Isolado de Radioterapia deve atender norma CNEN-NE 3.06/90 requisitos de radioproteo e segurana para servios de radioterapia, e as normas da RDC da ANVISA a ser publicada, e: a) ter como responsvel tcnico pelo Servio um mdico especialista em Radioterapia, sendo que a habilitao deve ser comprovada por registro no cadastro de especialistas dos respectivos Conselhos Federal e Regionais de Medicina. O Responsvel Tcnico pode assumir a responsabilidade tcnica por apenas um Servio Isolado de Radioterapia, devendo residir no mesmo municpio ou cidades circunvizinhas e podendo integrar a equipe radioterpica de outro estabelecimento credenciado pelo SUS; b) ter como responsvel tcnico pelo setor de Fsica Mdica um fsico especialista com qualificao reconhecida pela CNEN, sendo que ele pode assumir a responsabilidade tcnica pelo setor de fsica mdica de apenas um Servio Isolado de Radioterapia, devendo residir no mesmo municpio ou cidades circunvizinhas e podendo integrar a equipe de fsica mdica de outro estabelecimento credenciado pelo SUS; c) contar com equipe composta pelos seguintes profissionais: mdico(s) especialista(s) em Radioterapia com registro no cadastro de especialistas dos respectivos Conselhos Federal e Regionais de Medicina; fsico(s); tcnico(s) de radioterapia conforme os quantitativos estabelecidos pela ANVISA para esses trs profissionais -; enfermeiro(s); e tcnico(s) de enfermagem; d) garantir, durante todo o perodo de funcionamento do Servio, a presena de pelo menos um mdico radioterapeuta. e) registrar em pronturio, atravs de ficha tcnica, as seguintes informaes sobre a radioterapia: e1) planejamento radioterpico global; e2) equipamento utilizado; e3) datas de incio e trmino da radioterapia; e4) dose total de radiao; e5) dose diria de radiao; e6) doses por campo de radiao; e7) nmero de campos por rea irradiada; e8) tipo e energia do feixe de radiao; e9) dimenses do(s) campo(s); e

e10) tempo de tratamento (unidade de Co60) ou unidades de monitor (acelerador linear). f) ter rotina de funcionamento escrita, atualizada pelo menos a cada 04 (quatro) anos e assinada pelo responsvel do Servio e de cada um de seus setores, contemplando, no mnimo, as seguintes atividades: f1) procedimentos mdicos e de fsica mdica; f2) procedimentos de enfermagem; f3) planejamento radioterpico; f4) padres de manipulao de fontes radioativas; f5) padres de preparo de moldes e mscaras; f6) controle e atendimento de intercorrncias e de internao; f7) procedimentos de biossegurana; f8) manuteno de materiais e equipamentos; e f9) procedimentos de controle de qualidade para os diferentes equipamentos. g) manter em plenas condies de funcionamento os seguintes equipamentos: g1) que permitam a simulao do tratamento: aparelho de raios-X, simulador, tomgrafo ou o prprio equipamento de megavoltagem; g2) de megavoltagem para teleterapia profunda: unidade de cobalto e/ou acelerador linear; Nota: Servio Isolado de Radioterapia no ter autorizao para braquiterapia, devendo ser estabelecida referncia formal para o encaminhamento, sob a regulao do respectivo Gestor do SUS, dos doentes que necessitem desse procedimento, bem como de teleterapia superficial. 3.4. Estrutura fsica e funcional e recursos humanos para Servio Isolado de Quimioterapia: O Servio Isolado de Quimioterapia deve atender os requisitos da RDC/ANVISA n 220 de 21 de setembro de 2004, que estabelece Regulamento Tcnico para Funcionamento dos Servios de Terapia Antineoplsica, e: a) ter um responsvel tcnico mdico, sendo que ele e todos os oncologistas devem ser habilitados em Cancerologia/Cancerologia Clnica; sendo que a habilitao deve ser comprovada por registro no cadastro de especialistas dos respectivos Conselhos Federal e Regionais de Medicina. O Responsvel Tcnico pode assumir a responsabilidade tcnica por um nico Servio Isolado

de Quimioterapia, devendo residir no mesmo municpio ou cidades circunvizinhas e podendo integrar a equipe de oncologia clnica, mas no assumir a responsabilidade tcnica, de outro estabelecimento credenciado pelo SUS; b) garantir que, durante todo o perodo de aplicao da quimioterapia, permanea no Servio pelo menos um mdico oncologista clnico; c) registrar em pronturio as informaes sobre a quimioterapia, incluindo o planejamento quimioterpico global, esquema, posologia, doses prescritas e aplicadas em cada sesso, monitoramento da toxicidade imediata e mediata, e avaliao peridica da resposta teraputica obtida; d) apresentar rotina de funcionamento escrita, atualizada pelo menos a cada 04 (quatro) anos e assinada pelo Responsvel Tcnico do servio, contemplando, no mnimo, os procedimentos mdicos, farmacuticos e de enfermagem; armazenamento, controle e preparo de quimioterpicos e solues; procedimentos de biossegurana; acondicionamento e eliminao de resduos de quimioterapia; e manuteno de equipamentos; e e) contar com uma central de quimioterapia para integrar todo o processo de preparo e aplicao de medicamentos quimioterpicos antineoplsicos e de suporte quimioterpico injetveis. 4. Avaliao da assistncia prestada pelos Servios Isolados de Radioterapia e/ou Quimioterapia: A avaliao da prestao de servios para a assistncia radioterpica e/ou quimioterpica, conduzida pelo respectivo Gestor do SUS e pela CoordenaoGeral de Alta Complexidade/DAE/SAS/MS, ser realizada 12 meses aps o recredenciamento, tendo como base os parmetros de produo e avaliao constantes do Anexo III desta Portaria, com vistas a: a) Credenciamento dos hospitais com Servios Isolados de Radioterapia e/ou Quimioterapia como Unidade de Assistncia de Alta Complexidade em Oncologia; e b) manuteno ou suspenso do credenciamento de um Servio Isolado de Radioterapia e/ou Quimioterapia, instalado fora de estrutura hospitalar, conforme a alnea f do 1 do Art. 4 desta Portaria.

ANEXO III PARMETROS PARA O PLANEJAMENTO E AVALIAO DA REDE DE ALTA COMPLEXIDADE EM ONCOLOGIA 1. Introduo

O nmero de casos novos anuais por UF, calculado a partir das taxas brutas de incidncia de cncer especficas por 100.000 homens ou por 100.000 mulheres, encontra-se disponibilizado em www.inca.gov.br . O nmero de Unidades de Assistncia de Alta Complexidade em Oncologia e Centros de Assistncia de Alta Complexidade em Oncologia (CACON) deve ser calculado por no mnimo cada 1.000 casos novos anuais, excetuando-se o cncer de pele (no melanoma), para efeito de clculo de estruturas e servios hospitalares de alta complexidade (Oncologia Clnica, Radioterapia com equipamentos de megavoltagem, Hematologia e Oncologia Peditrica), podendo-se considerar a adequao do acesso e a cobertura regional. Nos Estados em que esse nmero anual for inferior a 1.000, dever ser avaliada a possibilidade de instalao de um servio hospitalar de alta complexidade, levando-se em conta caractersticas tcnicas, de acesso e de possibilidade de acesso regional. Unidades ou CACONs com produo correspondente a mais de 1.000 casos novos anuais devem ser computados como mltiplo em tantas vezes o seja do estimado por 1.000, reduzindo-se correspondentemente o nmero de Unidades ou CACONs necessrios e os respectivos nmeros dos servios. 2. Parmetros de Necessidade De forma geral, para 1.000 casos novos de cncer espera-se que: 500 a 600 casos necessitem de cirurgia oncolgica 700 casos necessitem de quimioterapia 600 casos necessitem de radioterapia Nota: A produo das Unidades de Alta Complexidade em Oncologia e CACON dever guardar proporcionalidade entre as modalidades teraputicas acima descritas, respeitando a finalidade do seu credenciamento. A incidncia mdia de cncer hematolgico em torno de 5% do total de cnceres estimados, exceto o cncer de pele (no melanoma). A incidncia mdia de cncer peditrico (0 a 18 anos) de 2% a 3% do total de cnceres estimados, exceto o cncer de pele (no melanoma). Nota: Um Servio de Oncologia Peditrica dever atender no mnimo 75 casos novos/ano (tumores slidos e de origem hematopotica). Para o clculo do quantitativo necessrio de servios de oncologia peditrica a serem credenciados, dever ser levado em conta a existncia de Unidades de Alta Complexidade Oncolgica e de CACONs com servio de Hematologia credenciados na regio, uma vez que esse servio tem tambm capacidade de prestar assistncia s crianas e adolescentes com tumores hematolgicos peditricos, tumores estes que representam cerca de 40% de todas as neoplasias malignas que acometem as pessoas nessa faixa etria. 3. Parmetros de Produo

Braquiterapia de Baixa Taxa de Dose: Espera-se que um conjunto de 5 (cinco) fontes seladas possa tratar at 96 pacientes/ano. Braquiterapia de Alta Taxa de Dose: Espera-se que cada equipamento possa tratar at 440 pacientes/ano. Quimioterapia - 4.200 a 6.300 procedimentos por ano para cada 1.000 casos novos (considerando 6 a 9 meses, em mdia, de tratamento por paciente). Nota: O nmero maior de procedimentos de quimioterapia por paciente depende do nmero de doentes tratados nos servios de Hematologia ou Oncologia Peditrica. Radioterapia 40.500 a 42.000 campos de teleterapia com equipamento de megavoltagem por ano para cada 1.000 casos novos (considerando o nmero mdio de 67,5 a 70 campos por paciente tratado). Cirurgia 600 a 700 cirurgias oncolgicas/ano (considerando, em mdia, 1,2 procedimentos cirrgicos por paciente). Nota 1: Hospitais que produzam menos de 400 (quatrocentos) procedimentos cirrgicos oncolgicos/ano, caso venham a ser credenciados/habilitados como Unidade ou como CACON sob os critrios estabelecidos nesta Portaria e Anexo I, devero ter sua produo cirrgica programada para 2006 pelo respectivo Gestor do SUS, conforme as seguintes faixas: Produo cirrgica Produo cirrgica atual programada para 2006 Menos de 100 At 200 procedimentos/ano procedimentos/ano 100 a 200 At 300 procedimentos/ano procedimentos/ano 2001 a 399 At 400 procedimentos/ano procedimentos/ano Acima de 400 Manter a produo procedimentos/ano atual Nota 2: A partir de 2007, todas as Unidades e CACON devero apresentar uma produo cirrgica compatvel com o parmetro estabelecido de 600 a 700 cirurgias oncolgicas/ano. Nota 3: A produo de procedimentos cirrgicos com CID de cncer de hospitais gerais, no credenciados como Unidade de Assistncia de Alta Complexidade em Oncologia ou como CACON, poder ser programada em 10% como de cirurgia oncolgica (sub-grupo 700 da tabela do SIH-SUS), em 2006, especificamente para procedimentos ginecolgicos, mastolgicos, urolgicos e do aparelho digestivo. Esses hospitais, porm, devem atender os respectivos critrios estabelecidos nessa Portaria e Anexo I, produzirem pelo menos 300 cirurgias de cncer/ano e serem formalmente indicados pelo respectivo Gestor do SUS.

4. Indicadores Para a avaliao dos servios prestados, devero ser definidos indicadores pela Secretaria de Ateno Sade, em conjunto com o Instituto Nacional de Cncer, considerando-se inclusive aqueles indicadores j definidos e adotados pelo Ministrio da Sade.

ANEXO IV - FORMULRIO PARA VISTORIA DO GESTOR (deve ser preenchido e assinado pelo Gestor) (esse formulrio no deve ser modificado e/ou substitudo) UNIDADE DE ASSISTNCIA DE ALTA COMPLEXIDADE EM ONCOLOGIA/CENTRO DE ASSISTNCIA DE ALTA COMPLEXIDADE EM ONCOLOGIA E CENTRO DE REFERNCIA DE ALTA COMPLEXIDADE EM ONCOLOGIA NOME:_________________________________________________ CNPJ: __________________________________________________ CNES:__________________________________________________ TIPO DE PRESTADOR (NATUREZA): ( ) Federal ( ) Estadual ( ) Municipal ( ) Filantrpico ( ) Privado ( ) Prprio ( ) Atividade de Ensino e Pesquisa: ( )Unidade Universitria ( )Unidade Escola Superior Isolada ( )Unidade Auxiliar de Ensino ( )Unidade sem Atividade de Ensino ENDEREO: ____________________________________________ MUNICPIO: ______________________________ESTADO: _____ CEP:______________TELEFONE:_______________FAX: _______ EMAIL: ________________________________________________ DIRETOR TCNICO: ____________________________________ SOLICITAO DE CREDENCIAMENTO PARA: ( ) Unidade de Assistncia de Alta Complexidade em Oncologia - Servio de Cirurgia Oncolgica ( ) - Servio de Oncologia Clnica ( ) - Servio de Radioterapia ( ) - Servio de Hematologia ( ) - Servio de Oncologia Peditrica ( )

( ) Unidade de Assistncia de Alta Complexidade em Oncologia Hematologia ( ) Unidade de Assistncia de Alta Complexidade em Oncologia - Pediatria ( ) Centro de Alta Complexidade em Oncologia - Servio de Cirurgia Oncolgica ( ) - Servio de Oncologia Clnica ( ) - Servio de Radioterapia ( ) - Servio de Hematologia ( ) - Servio de Oncologia Peditrica ( ) ( ) Centro de Referncia de Alta Complexidade em Oncologia - Servio de Cirurgia Oncolgica ( ) - Servio de Oncologia Clnica ( ) - Servio de Radioterapia ( ) - Servio de Hematologia ( ) - Servio de Oncologia Peditrica ( ) Solicitao de autorizao para cirurgias oncolgicas em Hospital Geral ( ) Sim ( ) No Recredenciamento ( ) Sim ( ) No Credenciamento Novo ( ) Sim ( ) No NORMAS DE CLASSIFICAO E CREDENCIAMENTO DE UNIDADES E CENTROS DE ASSISTNCIA E AUTORIZAO DOS CENTROS DE REFERNCIA DE ALTA COMPLEXIDADE EM ONCOLOGIA DISPOSIES GERAIS (preenchimento obrigatrio para todas as solicitaes) 1 - Instalaes Fsicas 1.1- Os hospitais possuem Alvar de Funcionamento (licena sanitria) ( ) Sim ( ) No E se enquadram nos critrios e normas estabelecidos pela legislao em vigor ou outros ditames legais que as venham substituir ou complementar, a saber: a) Resoluo n 50, de 21 de fevereiro de 2002, que dispe sobre o Regulamento Tcnico para planejamento, programao elaborao e avaliao de projetos fsicos de estabelecimentos assistenciais de sade, da Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria ( ) Sim ( ) No b) Resoluo n 306, de 07 de dezembro de 2004, que dispe sobre o Regulamento Tcnico para Gerenciamento de Resduos de Servios de Sade. ( ) Sim ( ) No 2- Outras informaes:

a) Os hospitais a serem credenciados como Unidades ou Centros de Assistncia, autorizados ou no como Centro de Referncia de Alta Complexidade em Oncologia, integram o sistema de referncia e contrareferncia hierarquizado e participa dos programas de intercmbio tcnicocientfico da Secretaria Municipal de Sade, Secretaria de Estado da Sade ou Ministrio da Sade. ( ) Sim ( ) No Obs: Como intercmbio tcnico-cientfico deve-se tambm considerar o desenvolvimento ou participao na preveno e deteco precoce do cncer, de maneira articulada com os programas e normas definidas pelo Ministrio da Sade ou Secretaria de Sade do Estado ou Municpio. b)- Adeso Poltica Nacional de Humanizao e a melhoria de qualidade da assistncia, de acordo com normas estabelecidas pelo Ministrio da Sade. ( ) Sim ( ) No c)- As Unidades de Assistncia, Centros de Assistncia e Centros de Referncia de Alta Complexidade em Oncologia fazem parte da Rede de Referncia de Oncologia de seu estado. ( ) Sim ( ) No d)- Na definao do quantitativo e na distribuio geogrfica das Unidades de Assistncia de Alta Complexidade em Oncoloiga, dos Centros de Assistncia de Alta Complexidade em Oncologia e dos Centros de Referncia de Alta Complexidade em Oncologia, os gestores utilizaram os critrios abaixo: ( ) Sim ( ) No - populao a ser atendida; - necessidade de cobertura assistencial; - mecanismos de acesso com os fluxos de referncia e contra-referncia; - capacidade tcnica e operacional dos servios; - srie histrica de atendimentos realizados, levando em conta a demanda reprimida; - integrao com os mecanismos de regulao e com os demais servios As Unidades de Assistncia, Centros de Assistncia e Centros de Referncia de Alta Complexidade em Oncologia fazem parte da Rede de Referncia de Oncologia de seu estado. e)- O hospital possui as comisses exigidas pelo Ministrio da Sade, Secretarias de Sade e Conselhos Federal e Regional de Medicina. ( ) Sim ( ) No f)- O hospital possui um pronturio nico para cada paciente, que inclua todos os tipos de atendimento a ele referente (ambulatorial, internao, prontoatendimento, emergncia), contendo as informaes completas do quadro clnico e sua evoluo, todas devidamente escritas, de forma clara e precisa, datadas e assinadas pelo profissional responsvel pelo atendimento. ( ) Sim ( ) No

f1)- Os pronturios esto devidamente ordenados no Servio de Arquivo Mdico. ( ) Sim ( ) No f.2)- Informaes indispensveis e mnimas do Pronturio: a) Identificao do paciente ( ) Sim ( ) No b) Histrico Clnico e exame fsico ( ) Sim ( ) No c) Exames complementares ( ) Sim ( ) No d) Diagnstico definitivo e seu exame de comprovao ( ) Sim ( ) No e) Estadiamento pelo Sistema TNM de Classificao dos Tumores Malignos/UICC ou, no caso de neoplasia maligna no includa neste, por outro sistema de classificao ( ) Sim ( ) No f) Planejamento teraputico global ( ) Sim ( ) No g) Indicao de procedimento cirrgico diagnstico ( ) Sim ( ) No h) Ficha anestsica ( ) Sim ( ) No i) descrio de ato cirrgico, em ficha especfica contendo: identificao da equipe, descrio cirrgica e os materiais usados ( ) Sim ( ) No j) Descrio da evoluo do caso ( ) Sim ( ) No l) Sumrio(s) de alta hospitalar ( ) Sim ( ) No m) Ficha de registro de infeco hospitalar ( ) Sim ( ) No n) Evoluo e seguimento ambulatorial ( ) Sim ( ) No o) Documentos de referncia e contra-referncia ( ) Sim ( ) No p) O plano de cuidados paliativos repassado, quando do encaminhamento de doentes para esses cuidados em outros estabelecimentos de sade; orientaes tcnicas dadas distncia; e atendimentos a doentes contrareferidos para cuidados oncolgicos paliativos (cirrgicos, radioterpicos e quimioterpicos) inclusive de urgncia ( ) Sim ( ) No q) Cpia do laudo de emisso de Autorizao para Procedimento de Alta Complexidade (APAC) e da APAC-formulrio, e cpia do laudo de emisso de Autorizao de Internao Hospitalar (AIH) e da AIH-formulrio. ( ) Sim ( ) No g) O hospital possui condutas de diagnstico e tratamento das neoplasias malignas mais prevalentes no Brasil, observando as diretrizes nacionais, do Ministrio da Sade, e integrando as respectivas modalidades do tratamento

oncolgico, assinadas pelo (s) responsvel (eis) tcnico (s) do (s) Servio (s) e atualizadas a cada 4 (quatro) anos. ( ) Sim ( ) No h) As Unidades e Centros devem dispor e manter em funcionamento o Registro Hospitalar de Cncer (RHC), informatizado, segundo critrios do Instituto Nacional de Cncer. ( ) Sim ( ) No i) As Unidades e Centros oferecem, obrigatoriamente e conforme os parmetros e disposies estabelecidos no Anexo III desta Portaria, todos os procedimentos de mdia e alta complexidade compatveis com os respectivos servios relacionados e o acompanhamento dos doentes tratados. ( ) Sim ( ) No Disposies Especficas 2- Estrutura fsica e funcional mnima para servios hospitalares gerais em Unidades de Assistncia de Alta Complexidade em Oncologia: AMBULATRIO - Assistncia ambulatorial em: a) clnica mdica e/ou peditrica; e ( ) Sim ( ) No b) demais especialidades clnicas e cirrgicas exigidas para o respectivo credenciamento. ( ) Sim ( ) No PRONTO-ATENDIMENTO que funcione nas 24 horas, para os casos de urgncia oncolgica dos doentes matriculados no hospital. ( ) Sim ( ) No SERVIOS DE DIAGNSTICO Todos as seguintes modalidades de diagnstico disponveis para o atendimento ambulatorial e de internao de rotina e de urgncia: - Endoscopia com capacidade para realizar os seguintes procedimentos: ( ) Sim ( ) No a) endoscopia digestiva alta; ( ) Sim ( ) No b) retosigmoidoscopia e colonoscopia; ( ) Sim ( ) No c) endoscopia urolgica; ( ) Sim ( ) No d) laringoscopia; ( ) Sim ( ) No e) mediastinosocopa, pleurosocopia e broncoscopia. ( ) Sim ( ) No OBS: Os exames descritos nas alneas d e e so obrigatrios nas Unidades que atendam, respectivamente, as especialidades de cirurgia de

cabea e pescoo e cirurgia torcica, conforme item 4.3.1. Nas demais unidades estes exames podem ser realizados em servios instalados fora da estrutura hospitalar da Unidade, com referncia devidamente formalizada. Indicar a Referncia abaixo: Para Laringoscopia: Referncia:__________________________________________ CGC: ______________________________________________ Para Mediastinosocopa, pleurosocopia e broncoscopia: Referncia:__________________________________________ CGC: ______________________________________________ - Laparoscopia. ( ) Sim ( ) No - Laboratrio de Patologia Clnica, - participa de Programa de Controle de Qualidade e possui certificado atualizado Sim ( ) No Realizam os seguintes exames: a) bioqumica; ( ) Sim ( ) No b) hematologia geral; ( ) Sim ( ) No c) citologia de lquidos e lquor; ( ) Sim ( ) No d) parasitologia; ( ) Sim ( ) No e) bacteriologia e antibiograma; ( ) Sim ( ) No f) gasometria arterial; ( ) Sim ( ) No g) imunologia geral; e ( ) Sim ( ) No h) dosagem de hormnios e outros marcadores tumorais, inclusive a frao beta da gonadotrofina corinica (BhCG), antgeno prosttico especfico (PSA) e alfa-feto-protena (aFP). ( ) Sim ( ) No

OBS: Os exames descritos nas alneas g e h podem ser realizados em servios instalados dentro ou fora da estrutura hospitalar da Unidade, sendo que os hospitais exclusivos de Hematologia so dispensados de oferecer exames de BhCG, PSA e aFP; e os hospitais exclusivos de Pediatria so dispensados de oferecer exame de PSA. Se realizarem esses exames fora da estrutura, indicar a referncia: Referncia:_______________________________________________ CGC: ___________________________________________________ - Diagnstico por imagem exames de: a) radiologia convencional; ( ) Sim ( ) No b) mamografia; ( ) Sim ( ) No c) ultra-sonografia com doppler colorido; ( ) Sim ( ) No d) tomografia computadorizada; ( ) Sim ( ) No e) ressonncia magntica; e ( ) Sim ( ) No f) medicina nuclear equipada com gama-cmara e de acordo com as normas vigentes. ( ) Sim ( ) No OBS: Os exames descritos nas alneas d, e e f podem ser realizados em servios instalados dentro ou fora da estrutura hospitalar da Unidade, com referncia devidamente formalizada de acordo com o que estabelece a Portaria SAS n 494, de 26 de agosto de 1999, sendo que os hospitais exclusivos de Hematologia ou de Pediatria so dispensados de oferecer exames de mamografia. Indicar as referncias, se os exames no forem realizados na prpria estrutura hospitalar: Para Tomografia Computadorizada: Referncia: ______________________________________________ CGC: ___________________________________________________ Para Ressonncia Magntica: Referncia: ______________________________________________ CGC: ___________________________________________________ Para Medicina Nuclear: Referncia: ______________________________________________ CGC: ___________________________________________________ - Laboratrio de Anatomia Patolgica,- participa de Monitoramento de Qualidade e possui certificado atualizado. ( ) Sim ( ) No Realizam os seguintes exames: a) citologia; Programa de

( ) Sim ( ) No b) histologia; ( ) Sim ( ) No c) bipsia de congelao; ( ) Sim ( ) No d) imunohistoqumica de neoplasias malignas; ( ) Sim ( ) No e) determinao de receptores tumorais mamrios para estrognios e progesterona. ( ) Sim ( ) No OBS: Os exames descritos nas alneas a, b, d e e podem ser realizados em servios instalados dentro ou fora da estrutura hospitalar da Unidade, sendo que os hospitais exclusivos de Hematologia ou de Pediatria so dispensados de oferecer exames de determinao de receptores tumorais mamrios para estrognios e progesterona. O exame descrito na alnea c, obrigatoriamente, dever ser oferecido dentro da estrutura hospitalar. Indicar as referncias, se os exames no forem realizados na prpria estrutura hospitalar: Para Citologia: Referncia: ______________________________________________ CGC: ___________________________________________________ Para Histologia: Referncia: ______________________________________________ CGC: ___________________________________________________ Para Imunohistoqumica de neoplasias malignas: Referncia: ______________________________________________ CGC: ___________________________________________________ Para determinao de receptores tumorais mamrios para estrognios e progesterona Referncia: ______________________________________________ CGC: ___________________________________________________ ENFERMARIAS Assistncia de internao em: a) clnica mdica e/ou peditrica; ( ) Sim ( ) No b) demais especialidades clnicas e cirrgicas exigidas para o respectivo credenciamento. ( ) Sim ( ) No CENTRO-CIRRGICO conta com todos os atributos e equipamentos exigidos para o funcionamento de uma unidade cirrgica geral e compatvel com as respectivas especialidades cirrgicas e os demais credenciamentos do hospital. ( ) Sim ( ) No

UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA De acordo com a legislao vigente e compatvel com as respectivas especialidades clnicas e cirrgicas e os demais credenciamentos do hospital. ( ) Sim ( ) No HEMOTERAPIA disponvel nas 24h do dia, por Agncia Transfusional ou estrutura de complexidade maior, dentro do que rege a RDC n 153/2004, da ANVISA ou outra que venha a alter-la ou substitu-la. ( ) Sim ( ) No FARMCIA HOSPITALAR dever obedecer s normas vigentes. APOIO MULTIDISCIPLINAR - atividades tcnico-assistenciais que devem ser realizadas em regime ambulatorial e de internao - de rotina e de urgncia -, nas seguintes reas: a) psicologia clnica; ( ) Sim ( ) No b) servio social; ( ) Sim ( ) No c) nutrio; ( ) Sim ( ) No d) cuidados de ostomizados; ( ) Sim ( ) No e) fisioterapia; ( ) Sim ( ) No f) reabilitao exigvel conforme as respectivas especialidades; ( ) Sim ( ) No g) odontologia; ( ) Sim ( ) No h) psiquiatria; e ( ) Sim ( ) No i) terapia renal substitutiva. ( ) Sim ( ) No OBS: A assistncia em odontologia e/ou psiquiatria pode, sob a concordncia e regulao do respectivo Gestor do SUS, ser realizada em servios instalados fora da estrutura hospitalar da Unidade; a terapia renal substitutiva pode ser realizada em servios instalados dentro ou fora da estrutura hospitalar da Unidade, sendo que, no segundo caso, a referncia, sob a concordncia e regulao do respectivo Gestor do SUS, deve ser devidamente formalizada de acordo com o que estabelece a Portaria SAS n 494, de 26 de agosto de 1999. Indicar as referncias, se os mesmos no forem realizados na prpria estrutura hospitalar: Para Odontologia Referncia: ______________________________________________ CGC: ___________________________________________________ Para Psiquiatria Referncia: ______________________________________________

CGC: ___________________________________________________ Para Terapia Renal Substitutiva Referncia: ______________________________________________ CGC: ___________________________________________________ IODOTERAPIA O Gestor do SUS decide, de acordo com a demanda local e regional, sobre de quantas e de quais Unidades de Assistncia de Alta Complexidade em Oncologia e CACON ele exigir o atendimento mdico nuclear em iodoterapia do carcinoma diferenciado da tireide. ( ) Sim ( ) No TRANSPLANTES Garante o acesso a transplante de clulas-tronco hematopoticas e de rgos slidos, quando indicado, que pode ser realizado no prprio hospital, se devidamente credenciado e habilitado para tal, ou formalizado com outros estabelecimentos de sade em conformidade com a regulao do Sistema Nacional de Transplantes. CUIDADOS PALIATIVOS o hospital possui cuidados paliativos promovido por uma equipe de profissionais da sade voltada para o alvio do sofrimento fsico, emocional, espiritual e psico-social de doentes com prognstico reservado, acometidos por neoplasias malignas em estgio irreversvel ( ) Sim ( ) No Realizam: a) assistncia ambulatorial (incluindo o fornecimento de opiceos); ( ) Sim ( ) No b) internaes por intercorrncias (incluindo procedimentos de controle da dor); ( ) Sim ( ) No c) internaes de longa permanncia; ( ) Sim ( ) No d) assistncia domiciliar. ( ) Sim ( ) No OBS: Para fins de credenciamento de hospitais como Unidades ou Centros de Assistncia de Alta Complexidade em Oncologia, os cuidados paliativos dos respectivos doentes devem ser prestados na prpria estrutura hospitalar ou podero ser desenvolvidos, de forma integrada, com outros estabelecimentos da rede de ateno sade, desde que cumpra os seguintes quesitos: a) a rede formalizada pelo respectivo Gestor do SUS na rea de abrangncia da Unidade ou Centro de Alta Complexidade em Oncologia; ( ) Sim ( ) No b) cada estabelecimento integrante da rede de cuidados paliativos possui o seu papel definido, bem como os mecanismos de relacionamento entre eles; ( ) Sim ( ) No c) a referncia entre os servios feita em conjunto e sob regulao do respectivo Gestor do SUS; ( ) Sim ( ) No

d) os doentes so encaminhados com seus respectivos planos de cuidados; ( ) Sim ( ) No e) as Unidades e CACON oferecem suporte distncia e assumem a responsabilidade pelo atendimento de doentes contra-referidos para cuidados oncolgicos paliativos (cirrgicos, radioterpicos e quimioterpicos) inclusive de urgncia; e ( ) Sim ( ) No f) as Unidades e CACON oferecem em conjunto com o respectivo Gestor do SUS treinamento especfico para os profissionais da rede. ( ) Sim ( ) No Os Cuidados Paliativos obedecem s regulamentaes especficas do Ministrio da Sade para a rea. ( ) Sim ( ) No 3. Estrutura fsica e funcional mnima e recursos humanos para servios hospitalares especficos em Unidades de Assistncia de Alta Complexidade em Oncologia: 3.1. - SERVIO DE CIRURGIA ONCOLGICA - faz parte da estrutura organizacional e fsica de um hospital com centro cirrgico, pessoal e equipamentos conforme o disposto nos itens 1 e 2 deste Anexo ( ) Sim ( ) No a) realiza procedimentos cirrgicos diagnsticos e teraputicos de tumores mais prevalentes no Brasil;( ) Sim ( ) No b) conta com cirurgies em suas respectivas especialidades, com registro no cadastro de especialistas dos respectivos Conselhos Federal e Regionais de Medicina, nas seguintes reas: b1) cancerologia cirrgica ( ) Sim ( ) No b2) cirurgia geral/coloproctologia; ( ) Sim ( ) No b3) ginecologia/mastologia; ( ) Sim ( ) No b4) urologia; ( ) Sim ( ) No b5) cirurgia de cabea e pescoo; ( ) Sim ( ) No b6) cirurgia peditrica; ( ) Sim ( ) No

b7) cirurgia plstica; ( ) Sim ( ) No b8) cirurgia torcica; ( ) Sim ( ) No b9) neurocirurgia; ( ) Sim ( ) No b10) oftalmologia; ( ) Sim ( ) No b11) ortopedia; ( ) Sim ( ) No OBS: Para autorizao da realizao de cirurgias oncolgicas em Hospitais Gerais ser exigido, no mnimo, o atendimento nas reas descritas nos itens b2), b3) e b4). Para credenciamento Unidade de Assistncia de Alta Complexidade em Oncologia ser exigido, no mnimo, o atendimento nas reas descritas nos itens b1), b2), b3) e b4). OBS 2: Para o hospital ser credenciado como Unidade de Assistncia de Alta Complexidade em Oncologia exclusivamente para o diagnstico e tratamento de hemopatias malignas de crianas/adolescentes e adultos, ser exigido, no mnimo, o atendimento nas reas descritas nos itens b2) cirurgia geral e b6). OBS 3: Para o credenciamento de hospital exclusivo de Pediatria como Unidade de Assistncia de Alta Complexidade em Oncologia ser exigido, no mnimo, o atendimento na rea descrita no item b6). OBS 4: Quando do planejamento e organizao da Rede de Ateno Oncolgica sob sua responsabilidade, caber ao respectivo Gestor do SUS decidir de quais Unidades de Assistncia de Alta Complexidade em Oncologia ele exigir a realizao de procedimentos diagnsticos e teraputicos em Cirurgia de Cabea e Pescoo, Cirurgia Peditrica, Cirurgia Torcica e Cirurgia Plstica. OBS 5: Sob a concordncia e regulao do respectivo Gestor do SUS, a assistncia em Oftalmologia pode ser oferecida em outro estabelecimento de sade; e a assistncia em Ortopedia e em Neurocirurgia pode ser oferecida por meio da articulao formal da Unidade de Assistncia de Alta Complexidade em Oncologia com Unidade de Assistncia ou Centro de Referncia de Alta Complexidade em Traumato-Ortopedia ou em Neurocirurgia, conforme a portaria SAS No 95, de 16 de fevereiro de 2005 e a portaria SAS que regulamenta a assistncia de alta complexidade em neurocirurgia. c) O servio de cirurgia oncolgica conta com um responsvel tcnico mdico, habilitado em Cancerologia/Cancerologia Cirrgica, sendo que a habilitao comprovada por registro no cadastro de especialistas dos respectivos Conselhos Federal e Regionais de Medicina.

( ) Sim ( ) No Mdico Responsvel: _______________________CRM __________ Demais Integrantes da Equipe: Nome: ___________________________________CRM: __________ Especialidade: ____________________________________________ Nome: ___________________________________CRM:__________ Especialidade: ____________________________________________ Nome: ___________________________________CRM: __________ Especialidade: ____________________________________________ Nome: ___________________________________CRM: __________ Especialidade: ____________________________________________ Nome: ___________________________________CRM: __________ Especialidade: ____________________________________________ Nome: ___________________________________CRM: __________ Especialidade: ____________________________________________ Nome: ___________________________________CRM: __________ Especialidade: ____________________________________________ c1) o Responsvel Tcnico assume a responsabilidade tcnica pelo Servio de Cirurgia de uma nica Unidade de Assistncia de Alta Complexidade em Oncologia ou de um nico CACON. ( ) Sim ( ) No c2) O mdico responsvel tcnico pelo servio reside no mesmo municpio ou cidades circunvizinhas do servio que est solicitando o credenciamento. ( ) Sim ( ) No d) o hospital est ciente de que os demais cirurgies do servio de cirurgia oncolgica tambm devero, no prazo mximo de 02 (dois) anos, comprovar habilitao em Cancerologia/Cancerologia Cirrgica. ( ) Sim ( ) No e) o hospital conta com mdicos especialistas em Anestesiologia, sendo que a habilitao deve ser comprovada por registro no cadastro de especialistas dos respectivos Conselhos Federal e Regionais de Medicina. ( ) Sim ( ) No f) o hospital possui rotina de funcionamento escrita, atualizada pelo menos a cada 04 (quatro) anos, assinada pelo responsvel tcnico do Servio de Cirurgia Oncolgica. ( ) Sim ( ) No Contempla, no mnimo, os seguintes itens:

f1) planejamento teraputico cirrgico ( ) Sim ( ) No f2) ficha prpria para descrio do ato anestsico ( ) Sim ( ) No f3) ficha prpria para descrio de ato operatrio, contendo: Identificao da equipe, descrio cirrgica, materiais usados e seus respectivos registros nacionais, para controle e rastreamento de implantes. ( ) Sim ( ) No f4) procedimentos de enfermagem. ( ) Sim ( ) No 3.2. - SERVIO DE ONCOLOGIA CLNICA - faz parte da estrutura organizacional e fsica de um hospital com centro cirrgico, pessoal e equipamentos conforme o disposto nos itens 1, 2 e 3.1 deste Anexo. ( ) Sim ( ) No a) o servio de oncologia clnica conta com um responsvel tcnico mdico, sendo que ele e todos os oncologistas so habilitados em Cancerologia/Cancerologia Clnica; a habilitao deve ser comprovada por registro no cadastro de especialistas dos respectivos Conselhos Federal e Regionais de Medicina. ( ) Sim ( ) No Mdico Responsvel: _________________________CRM: ________ Demais Integrantes da Equipe: Nome: ____________________________________CRM: _________ Especialidade: ____________________________________________ Nome: ____________________________________CRM: _________ Especialidade: ____________________________________________ Nome: ____________________________________CRM: _________ Especialidade: ____________________________________________ Nome: ____________________________________CRM: _________ Especialidade: ____________________________________________ Nome: ____________________________________CRM:_________ Especialidade: ____________________________________________ Nome: ____________________________________CRM: _________ Especialidade: ____________________________________________ Nome: ____________________________________CRM: _________ Especialidade: ____________________________________________

a1) o Responsvel Tcnico assume a responsabilidade tcnica pelo Servio de Oncologia Clnica de uma nica Unidade de Assistncia de Alta Complexidade em Oncologia ou de um nico CACON. ( ) Sim ( ) No a2) O mdico responsvel tcnico pelo servio reside no mesmo municpio ou cidades circunvizinhas do servio que est solicitando o credenciamento. ( ) Sim ( ) No b) o hospital garante que, durante todo o perodo de aplicao da quimioterapia, permanece no Servio pelo menos um mdico oncologista clnico. ( ) Sim ( ) No c) so registrados em pronturio as informaes sobre a quimioterapia, incluindo o planejamento quimioterpico global, esquema, posologia, doses prescritas e aplicadas em cada sesso, monitoramento da toxicidade imediata e mediata, e avaliao peridica da resposta teraputica obtida. ( ) Sim ( ) No d) apresenta rotina de funcionamento escrita, atualizada pelo menos a cada 04 (quatro) anos e assinada pelo Responsvel Tcnico do servio, contemplando, no mnimo, os procedimentos mdicos, farmacuticos e de enfermagem; armazenamento, controle e preparo de quimioterpicos e solues; procedimentos de biossegurana; acondicionamento e eliminao de resduos de quimioterapia; e manuteno de equipamentos. ( ) Sim ( ) No e) conta com uma central de quimioterapia para integrar todo o processo de preparo e aplicao de medicamentos quimioterpicos antineoplsicos e de suporte quimioterpico injetveis. ( ) Sim ( ) No f) atende os requisitos da RDC/ANVISA n 220 de 21 de setembro de 2004, que estabelece Regulamento Tcnico para Funcionamento dos Servios de Terapia Antineoplsica. ( ) Sim ( ) No

3.3. SERVIO DE RADIOTERAPIA Faz parte da estrutura organizacional e fsica de um hospital com centro cirrgico, pessoal e equipamentos conforme o disposto nos itens 1, 2, 3.1 e 3.2 deste Anexo ( ) Sim ( ) No a) o servio de radioterapia conta especialista em Radioterapia, sendo registro no cadastro de especialistas Regionais de Medicina. ( ) Sim ( com um responsvel tcnico mdico que a habilitao comprovada por dos respectivos Conselhos Federal e ) No

Mdico Responsvel: ____________________CRM: _____________

Demais Integrantes da Equipe: Nome: _________________________________CRM: ____________ Especialidade: ____________________________________________ Nome: _________________________________CRM: ____________ Especialidade: ____________________________________________ Nome: _________________________________CRM: ____________ Especialidade: ____________________________________________ Nome: _________________________________CRM: ____________ Especialidade: ____________________________________________ Nome: _________________________________CRM: ____________ Especialidade: ____________________________________________ Nome: _________________________________CRM: ____________ Especialidade: ____________________________________________ Nome: _________________________________CRM: ____________ Especialidade: ____________________________________________ a1) o Responsvel Tcnico assume a responsabilidade tcnica pelo Servio de Radioterapia de uma nica Unidade de Assistncia de Alta Complexidade em Oncologia ou de um nico CACON. ( ) Sim ( ) No a2) O mdico responsvel tcnico pelo servio reside no mesmo municpio ou cidades circunvizinhas do servio que est solicitando o credenciamento. ( ) Sim ( ) No b) alm do Radioterapeuta conta com responsvel tcnico pelo setor de Fsica Mdica - um fsico especialista com qualificao. ( ) Sim ( ) No Nome: __________________________________________________ b1) o fsico mdico assume a responsabilidade tcnica pelo setor de fsica mdica do Servio de Radioterapia de uma nica Unidade ou de um nico CACON. ( ) Sim ( ) No b2) o pelo servio reside no mesmo municpio ou cidades circunvizinhas do servio que est solicitando o credenciamento. ( ) Sim ( ) No c) conta com equipe composta pelos seguintes profissionais: mdico(s) especialista(s) em Radioterapia com registro no cadastro de especialistas dos respectivos Conselhos Federal e Regionais de Medicina; fsico(s); tcnico(s) de

radioterapia conforme os quantitativos estabelecidos pela ANVISA para esses trs profissionais -; enfermeiro(s); e tcnico(s) de enfermagem. ( ) Sim ( ) No d) o hospital garante, durante todo o perodo de funcionamento do Servio, a presena de pelo menos um mdico radioterapeuta. ( ) Sim ( ) No d1) no caso dos servios com braquiterapia de alta taxa e mdia taxa de dose, o hospital tambm garante pelo menos um fsico, durante todo o turno de utilizao dos equipamentos e fontes radioativas. ( ) Sim ( ) No d2) nos servios que dispem de braquiterapia de baixa taxa de dose manual h um sistema de sobreaviso para um radioterapeuta e para um fsico durante o perodo de utilizao das fontes radioativas fora do horrio de funcionamento do servio. ( ) Sim ( ) No e) so registrados em pronturio, atravs de ficha tcnica, as seguintes informaes sobre a radioterapia: e1) planejamento radioterpico global. ( ) Sim ( ) No e2) equipamento utilizado ( ) Sim ( ) No e3) datas de incio e trmino da radioterapia. ( ) Sim ( ) No e4) dose total de radiao. ( ) Sim ( ) No e5) dose diria de radiao. ( ) Sim ( ) No e6) doses por campo de radiao. ( ) Sim ( ) No e7) nmero de campos por rea irradiada. ( ) Sim ( ) No e8) tipo e energia do feixe de radiao. ( ) Sim ( ) No e9) dimenses do(s) campo(s). ( ) Sim ( ) No e10) tempo de tratamento (unidade de Co60) ou unidades de monitor (acelerador linear). ( ) Sim ( ) No f) apresenta rotina de funcionamento escrita, atualizada pelo menos a cada 04 (quatro) anos e assinada pelo responsvel do Servio e de cada um de seus setores, contemplando, no mnimo, as seguintes atividades: f1) procedimentos mdicos e de fsica mdica. ( ) Sim ( ) No f2) procedimentos de enfermagem. ( ) Sim ( ) No f3) planejamento radioterpico ( ) Sim ( ) No

f4) padres de manipulao de fontes radioativa ( ) Sim ( ) No f5) padres de preparo de moldes e mscaras ( ) Sim ( ) No f6) controle e atendimento de intercorrncias e de internao ( ) Sim ( ) No f7) procedimentos de biossegurana ( ) Sim ( ) No f8) manuteno de materiais e equipamentos ( ) Sim ( ) No f9) procedimentos de controle de qualidade para os diferentes equipamentos. ( ) Sim ( ) No g) mantm em plenas condies de funcionamento os seguintes equipamentos: g1) aparelho de raios-X, simulador, tomgrafo ou o prprio equipamento de megavoltagem. ( ) Sim ( ) No g2) unidade de Co60 e/ou acelerador linear (teleterapia profunda). ( ) Sim ( ) No g3) aparelho de raios-X (ortovoltagem) e/ou acelerador linear com feixe de eltrons (teleterapia superficial). ( ) Sim ( ) No OBS: Caso a teleterapia superficial no seja disponibilizada na prpria Unidade, dever ser estabelecida referncia formal para o encaminhamento dos doentes que necessitarem desse procedimento. NOME: _________________________________________________ CGC: ___________________________________________________ g4) de braquiterapia de baixa, mdia ou alta taxa de dose. ( ) Sim ( ) No OBS: Caso a braquiterapia no seja disponibilizada na prpria Unidade, dever ser estabelecida referncia formal para o encaminhamento dos doentes que necessitarem desse procedimento. Quando do planejamento e organizao da Rede de Ateno Oncolgica sob sua responsabilidade, caber ao respectivo Gestor do SUS decidir de quais Unidades de Assistncia de Alta Complexidade em Oncologia ele exigir a realizao de braquiterapia. NOME: _________________________________________________ CGC: ___________________________________________________ h) atende norma CNEN-NE 3.06/90 requisitos de radioproteo e segurana para servios de radioterapia. ( ) Sim ( ) No h1) atende as normas da RDC da ANVISA a ser publicada. ( ) Sim ( ) No

3.4. - SERVIO DE HEMATOLOGIA - faz parte da estrutura organizacional e fsica de um hospital com centro cirrgico, pessoal e equipamentos conforme o disposto nos itens 1 e 2 deste Anexo. ( ) Sim ( ) No Possui:a) quarto(s) com leito de isolamento para crianas/adolescentes, a menos que o hospital seja exclusivo de pediatria, para adultos. ( ) Sim ( ) No b) sala (no ambulatrio ou em enfermaria) para pequenos procedimentos. ( ) Sim ( ) No c) sala equipada com microscpio ptico para anlise de lminas de sangue perifrico e de medula ssea. ( ) Sim ( ) No d) exames especiais: micologia, virologia, imunoeletroforese de protenas, B2microglobulina, dosagem srica de metotrexato e ciclosporina, imunofenotipagem de hemopatias malignas e citogentica.( ) Sim ( ) No OBS: Os exames de imunofenotipagem e de citogentica podem ser realizados em servios instalados fora da estrutura ambulatrio-hospitalar da Unidade. e) Servio de Hemoterapia com afrese e transfuso de plaquetas, que pode estar instalado dentro ou fora da estrutura hospitalar da Unidade, com referncia devidamente formalizada. ( ) Sim ( ) No Se for terceirizado indicar a referncia: NOME: _________________________________________________ CGC: ___________________________________________________ f) um responsvel tcnico mdico, sendo que ele e todos os demais mdicos integrantes da equipe so habilitados em Hematologia; a habilitao deve ser comprovada por registro no cadastro de especialistas dos respectivos Conselhos Federal e Regionais de Medicina. ( ) Sim ( ) No Mdico Responsvel: _______________________CRM: __________ Demais Integrantes da Equipe: Nome: __________________________________CRM: ___________ Especialidade: ____________________________________________ Nome: __________________________________CRM: ___________ Especialidade: ____________________________________________ Nome: __________________________________CRM: ___________ Especialidade: ____________________________________________ Nome: __________________________________CRM: ___________

Especialidade: ____________________________________________ Nome: __________________________________CRM: ___________ Especialidade: ____________________________________________ Nome: __________________________________CRM: ___________ Especialidade: ____________________________________________ f1) o Responsvel Tcnico assume a responsabilidade tcnica pelo Servio de Hematologia de uma nica Unidade ou de um nico CACON. ( ) Sim ( ) No f2) O mdico responsvel tcnico pelo servio reside no mesmo municpio ou cidades circunvizinhas do servio que est solicitando o credenciamento. ( ) Sim ( ) No g) registro em pronturio das informaes sobre o diagnstico hematolgico e a quimioterapia, incluindo o planejamento quimioterpico global, esquema, posologia, doses prescritas e aplicadas em cada sesso, monitoramento da toxicidade imediata e mediata, e avaliao peridica da resposta teraputica obtida; e, quando for o caso, encaminhamento para os estabelecimentos referenciais em radioterapia e cuidados paliativos ( ) Sim ( ) No h) apresenta rotina de funcionamento escrita, atualizada pelo menos a cada 04 (quatro) anos e assinada pelo Responsvel Tcnico do servio, contemplando, no mnimo, os procedimentos mdicos, farmacuticos e de enfermagem, e manuteno de equipamentos ( ) Sim ( ) No i) conta com uma central de quimioterapia, que pode ser a mesma do Servio de Oncologia Clnica, para integrar todo o processo de preparo e aplicao de medicamentos quimioterpicos antineoplsicos e de suporte quimioterpico injetveis. ( ) Sim ( ) No OBS 1: A sala de aplicao da quimioterapia de adultos poder ser a mesma do Servio de Oncologia Clnica e a de crianas/adolescentes, a mesma do Servio de Oncologia Peditrica. OBS 2: No caso de hospital credenciado como Unidade de Assistncia de Alta Complexidade em Oncologia exclusivamente para o diagnstico e tratamento de hemopatias malignas de crianas/adolescentes e adultos, dever ser garantido que durante todo o perodo de aplicao da quimioterapia, permanea no Servio pelo menos um hematologista; a) atende os requisitos da RDC/ANVISA n 220 de 21 de setembro de 2004, que estabelece Regulamento Tcnico para Funcionamento dos Servios de Terapia Antineoplsica. ( ) Sim ( ) No

OBS: Quando do planejamento e organizao da Rede de Ateno Oncolgica sob sua responsabilidade, caber ao respectivo Gestor do SUS decidir, conforme os parmetros relacionados no Anexo III desta Portaria, sobre de quantas e de quais Unidades de Assistncia de Alta Complexidade em Oncologia ele exigir que tenham Servio de Hematologia. 3.5. - SERVIO DE ONCOLOGIA PEDITRICA - atende articuladamente com o Servio de Cirurgia Cirurgia Peditrica, faz parte da estrutura organizacional e fsica de um hospital com centro cirrgico, pessoal e equipamentos conforme o disposto nos itens 1, 2 e .3.1 e .3.4. deste Anexo. ( ) Sim ( ) No Possui: a) quarto(s) com leito de isolamento para crianas/adolescentes. ( ) Sim ( ) No b) um responsvel tcnico mdico, sendo que ele e todos os oncologistas peditricos so habilitados em Cancerologia/Cancerologia Peditrica; a habilitao deve ser comprovada por registro no cadastro de especialistas dos respectivos Conselhos Federal e Regionais de Medicina. ( ) Sim ( ) No b1) o Responsvel Tcnico assume a responsabilidade tcnica pelo Servio de Oncologia Peditrica de uma nica Unidade de Assistncia de Alta Complexidade em Oncologia ou de um nico CACON. ( ) Sim ( ) No b2) O mdico responsvel tcnico pelo servio reside no mesmo municpio ou cidades circunvizinhas do servio que est solicitando o credenciamento. ( ) Sim ( ) No c) registra em pronturio as informaes sobre o diagnstico definitivo e a quimioterapia, incluindo o planejamento quimioterpico global, esquema, posologia, doses prescritas e aplicadas em cada sesso, monitoramento da toxicidade imediata e mediata, e avaliao peridica da resposta teraputica obtida; e, quando for o caso, encaminhamento para os estabelecimentos referenciais em radioterapia e cuidados paliativos. ( ) Sim ( ) No d) apresenta rotina de funcionamento escrita, atualizada a cada 04 (quatro) anos e assinada pelo Responsvel Tcnico do servio, contemplando, no mnimo, os procedimentos mdicos, farmacuticos e de enfermagem.( ) Sim ( ) No e) conta com uma central de quimioterapia, que pode ser a mesma do Servio de Oncologia Clnica ou do Servio de Hematologia, para integrar todo o processo de preparo e aplicao de medicamentos quimioterpicos antineoplsicos e de suporte quimioterpico injetveis. ( ) Sim ( ) No

OBS 1: A sala de aplicao da quimioterapia poder ser a mesma do Servio de Hematologia para crianas/adolescentes. OBS 2: No caso de hospital exclusivo de Pediatria, credenciado como Unidade de Assistncia de Alta Complexidade em Oncologia, dever ser garantido que durante todo o pero do de aplicao da quimioterapia, permanea no Servio pelo menos um oncologista peditrico. f) atende os requisitos da RDC/ANVISA n 220 de 21 de setembro de 2004, que estabelece Regulamento Tcnico para Funcionamento dos Servios de Terapia Antineoplsica. ( ) Sim ( ) No OBS: Quando do planejamento e organizao da Rede de Ateno Oncolgica sob sua responsabilidade, caber ao respectivo Gestor do SUS decidir, conforme os parmetros relacionados no Anexo III desta Portaria, sobre de quantas e de quais Unidades de Assistncia de Alta Complexidade em Oncologia e CACON ele exigir que tenham Servio de Oncologia Peditrica. 4. Caracterizao dos Centros de Assistncia de Alta Complexidade em Oncologia (CACON): 4.1 - Os Centros de Assistncia de Alta Complexidade em Oncologia (CACON) so hospitais que, obrigatoriamente, possuem todos os servios e atendem todos os requisitos relacionados nos itens 1, 2, 3.1, 3.2, 3.3 e 3.4. ( ) Sim ( ) No OBS: Quando do hospital credenciado como Centro de Assistncia de Alta Complexidade em Oncologia (CACON) for exigido ter Servio de Oncologia Peditrica, ele dever contar com Cirurgia Peditrica e atender, tambm, a todos os requisitos relacionados no item 3.5. AMBULATRIO a) apresenta todas as especialidades clnicas e cirrgicas exigidas para o respectivo credenciamento. ( ) Sim ( ) No ENFERMARIAS a) apresenta todas as especialidades clnicas e cirrgicas exigidas para o respectivo credenciamento. ( ) Sim ( ) No APOIO MULTIDISCIPLINAR a) A assistncia em psiquiatria realizada dentro da mesma estrutura hospitalar. ( ) Sim ( ) No

Se no for, indicar o local onde prestada essa assistncia. Nome: __________________________________________________ CGC :___________________________________________________ b) A terapia renal substitutiva realizada dentro da mesma estrutura hospitalar. ( ) Sim ( ) No Se no for, indicar o local onde prestada essa assistncia. Nome: __________________________________________________ CGC: ___________________________________________________ SERVIO DE CIRURGIA ONCOLGICA a) so realizados procedimentos cirrgicos e diagnsticos e teraputicos de todos os tumores. ( ) Sim ( ) No b) conta com cirurgies em suas respectivas especialidades, habilitados em Cancerologia/Cancerologia Cirrgica com registro no cadastro de especialistas dos respectivos Conselhos Federal e Regionais de Medicina, em todas as reas constantes do item 3.1. ( ) Sim ( ) No OBS: O atendimento em Cirurgia Peditrica ser exigido conforme a definio do respectivo Gestor do SUS e deve ser articulado com o Servio de Oncologia Peditrica, conforme os requisitos relacionados no item 3.5. Sob a concordncia e regulao do respectivo Gestor do SUS, a assistncia em Oftalmologia pode ser oferecida em outro estabelecimento de sade; e a assistncia em Ortopedia e em Neurocirurgia pode ser oferecida por meio da articulao formal da Unidade de Assistncia de Alta Complexidade em Oncologia com Unidade de Assistncia ou Centro de Referncia de Alta Complexidade em Traumato-Ortopedia ou em Neurocirurgia, conforme a portaria SAS No 95, de 16 de fevereiro de 2005 e a portaria SAS que regulamenta a assistncia de alta complexidade em neurocirurgia. SERVIO DE RADIOTERAPIA conta com: a) equipamento de ortovoltagem para teleterapia superficial e/ou acelerador linear com feixe de eltrons. ( ) Sim ( ) No b) sistema de planejamento computadorizado tridimensional ( ) Sim ( ) No OBS: Os CACON tero prazo mximo de dois anos para adequao exigncia de sistema de planejamento computadorizado tridimensional. a) braquiterapia de baixa, mdia ou alta taxa de dose. ( ) Sim ( ) No 5. Avaliao de servios e capacitao de profissionais especializados

a) o hospital est ciente de que a avaliao da prestao de servios para a assistncia oncolgica de alta complexidade ser realizada anualmente, tendo como base os parmetros de produo e avaliao dos Hospitais Gerais autorizados para realizao de procedimentos de Cirurgia Oncolgica, das Unidades e Centros de Assistncia e Centros de Referncia de Alta Complexidade em Oncologia, constantes do Anexo III desta Portaria. ( ) Sim ( ) No b) o hospital tambm est ciente de que essa avaliao ir determinar se o Hospital Geral, a Unidade ou o Centro deve ser auditada(o) no sentido da continuidade ou no do credenciamento. ( ) Sim ( ) No c) o Centro de Referncia de Alta Complexidade em Oncologia oferece capacitao profissional em forma de treinamento em servio. ( ) Sim ( ) No d) anexou cpia do(s) respectivo(s) programa(s) de capacitao disponvel(eis), devidamente reconhecidos pelo MEC, no mnimo como: - Residncia e/ou Curso de Especializao Mdica em Radioterapia e Cancerologia Cirrgica e Clnica. ( ) Sim ( ) No - Residncia e/ou Curso de Especializao em Enfermagem Oncolgica. ( ) Sim ( ) No OBS: O Centro de Referncia que no oferecer programa de capacitao ter o prazo de 02 (anos) anos para se adequar com, pelo menos, a oferta de um Curso de Especializao mdica e de enfermagem. 6. Manuteno do Credenciamento das Unidades de Assistncia de Alta Complexidade em Oncologia e CACON e da autorizao dos Centros de Referncia de Alta Complexidade em Oncologia: 6.1. O hospital est ciente de que a manuteno do credenciamento das Unidades e do CACON estar condicionada: a) ao cumprimento contnuo, estabelecidas nesta Portaria. ( ) Sim ( ) No pela Unidade e CACON, das normas

b) avaliao anual, conforme o sub-item 5, acima, dos servios produzidos, conduzida pelo respectivo Gestor do SUS e pela Coordenao-Geral de Alta Complexidade/DAE/SAS/MS. ( ) Sim ( ) No c) avaliao dos servios prestados por meio da realizao de auditorias peridicas ou recomendadas pela Secretaria de Ateno Sade/MS, executadas pela Secretaria de Sade sob cuja gesto esteja a Unidade ou

CACON, devendo os relatrios gerados ser encaminhados Coordenao Geral de Alta Complexidade para anlise ( ) Sim ( ) No 6.2. A manuteno da autorizao do Centro de Referncia estar condicionada aos mesmos critrios descritos no sub-item 6.1, acima, ao cumprimento das respectivas exigncias contidas nesta Portaria e Anexo I, e avaliao da sua funo assessora tcnica pelo respectivo Gestor do SUS. ( ) Sim ( ) No 6.3. o hospital est ciente de que o respectivo gestor do SUS, em conjunto com a Secretaria de Ateno Sade/MS, decidir sobre a suspenso do credenciamento de uma Unidade ou CACON, amparado no cumprimento das normas estabelecidas nesta Portaria e Anexo, nos relatrios peridicos de avaliao e na produo anual. ( ) Sim ( ) No 6.4. o hospital est ciente de que a Secretaria de Ateno Sade/MS poder, em caso de descumprimento desta Portaria e Anexo I, solicitar ao respectivo Gestor Estadual do SUS a avaliao a qualquer momento, com vistas a instaurar processo de suspenso da autorizao de um CACON como Centro de Referncia. ( ) Sim ( ) No 6.5. o hospital est ciente de que da mesma forma, o Gestor Estadual do SUS, poder, por motivos administrativos ou tcnicos, e com a devida homologao da CIB, sugerir Secretaria de Ateno Sade/MS a suspenso da autorizao de um CACON como Centro de Referncia e a indicao de um outro para exercer essa finalidade. ( ) Sim ( ) No INFORMAES ADICIONAIS: Anexar cpia dos ttulos/comprovantes de experincia dos profissionais e cpia dos documentos de formalizao de referncia com os servios. INTERESSE DO GESTOR ESTADUAL NO CREDENCIAMENTO: _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ CONCLUSO: De acordo com vistoria realizada in loco, a Instituio cumpre com os requisitos da Portaria SAS/MS n 741, de 19 de dezembro de 2005, para o(s) credenciamento(s) solicitado(s). ( ) Sim ( ) No ________________________________________________________

DATA:_________________________________________ ___________________________________________________ CARIMBO E ASSINATURA DO GESTOR:

ANEXO V - FORMULRIO PARA VISTORIA DO GESTOR (deve ser preenchido e assinado pelo Gestor) (esse formulrio no deve ser modificado e/ou substitudo) SERVIO ISOLADO DE RADIOTERPIA E/OU QUMIOTERAPIA NOME: _________________________________________________ CNPJ: __________________________________________________ CNES:__________________________________________________ TIPO DE PRESTADOR (NATUREZA): ( ) Federal ( ) Estadual ( ) Municipal ( ) Filantrpico ( ) Privado ( ) Prprio ( ) Atividade de Ensino e Pesquisa: Unidade Universitria ( ) Unidade Escola Superior Isolada ( ) Unidade Auxiliar de Ensino ( ) Unidade sem Atividade de Ensino ( ) ENDEREO: ____________________________________________ MUNICPIO: ____________________________________________ ESTADO: _______________________________________________ CEP: ___________________TELEFONE: _____________________ FAX: ___________________________________________________ EMAIL: ________________________________________________ DIRETOR TCNICO: _____________________________________ SOLICITAO PARA MANUTENO E HABILITAO DE: ( ) Servio Isolado de Quimioterapia ( ) Servio Isolado de Radioterapia ( ) Servio Isolado de Quimioterapia e Radioterapia NORMAS PARA MANUTENO DO REDENCIAMENTO DE SERVIOS ISOLADOS DE RADIOTERAPIA E/OU QUIMIOTERAPIA

DISPOSIES GERAIS (preenchimento obrigatrio para todas as solicitaes) 1 - Instalaes fsicas, condies tcnicas, equipamentos e recursos humanos necessrios assistncia prestada pelos Servios Isolados de Radioterapia e/ou Quimioterapia 1.1 - O estabelecimento de sade possui Alvar de Funcionamento (licena sanitria) ( ) Sim ( ) No E se enquadram nos critrios e normas estabelecidos pela legislao em vigor ou outros ditames legais que as venham substituir ou complementar, a saber: a) Resoluo n 50, de 21 de fevereiro de 2002, que dispe sobre o Regulamento Tcnico para planejamento, programao elaborao e avaliao de projetos fsicos de estabelecimentos assistenciais de sade, da Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria ANVISA. ( ) Sim ( ) No b) Resoluo n 306, de 07 de dezembro de 2004, que dispe sobre o Regulamento Tcnico para Gerenciamento de Resduos de Servios de Sade. ( ) Sim ( ) No 2- Outras informaes: a) O estabelecimento de sade integra o sistema de referncia e contrareferncia hierarquizado. ( ) Sim ( ) No b) O estabelecimento de sade adere Poltica Nacional de Humanizao e a melhoria de qualidade da assistncia, de acordo com normas estabelecidas pelo Ministrio da Sade. ( ) Sim ( ) No c) O estabelecimento de sade faz parte da Rede de Referncia de Oncologia de seu estado e atua de forma complementar s Unidades de Assistncia de Alta Complexidade em Oncologia e dos CACON cuja produo insuficiente na sua rea de cobertura. ( ) Sim ( ) No c1) O estabelecimento de sade foi aprovado pela CIB e atesta que h teto financeiro para a manuteno/credenciamento. ( ) Sim ( ) No d) O estabelecimento de sade possui as comisses exigidas pelo Ministrio da Sade, Secretarias de Sade e Conselhos Federal e Regional de Medicina. ( ) Sim ( ) No

e) O estabelecimento de sade possui um pronturio nico para cada paciente, que inclua todos os tipos de atendimento a ele referentes (ambulatorial e internao - de rotina e de urgncia), e em que estabelecimento(s) de referncia eles foram prestados, contendo as informaes completas do quadro clnico e sua evoluo, todas devidamente escritas, de forma clara e precisa, datadas e assinadas pelo profissional responsvel pelo Servio. ( ) Sim ( ) No e1) Os pronturios esto devidamente ordenados no Servio de Arquivo Mdico. ( ) Sim ( ) No e2) No pronturio so registradas informaes mnimas e indispensveis, tais como: a) Identificao do paciente ( ) Sim ( ) No b) Histrico Clnico e exame fsico ( ) Sim ( ) No c) Exames complementares ( ) Sim ( ) No d) Diagnstico definitivo e seu exame de comprovao ( ) Sim ( ) No e) Estadiamento pelo Sistema TNM de Classificao dos Tumores Malignos/UICC ou, no caso de neoplasia maligna no includa neste, por outro sistema de classificao ( ) Sim ( ) No f) Planejamento teraputico global ( ) Sim ( ) No g) Indicao de procedimento cirrgico diagnstico ( ) Sim ( ) No h) Descrio da evoluo do caso ( ) Sim ( ) No i) Evoluo e seguimento ambulatorial ( ) Sim ( ) No j) Documentos de referncia e contra-referncia ( ) Sim ( ) No l) Plano de cuidados paliativos repassado, quando do encaminhamento de doentes para esses cuidados em outros estabelecimentos de sade; orientaes tcnicas dadas distncia; e atendimentos a doentes contra-

referidos para cuidados oncolgicos paliativos (cirrgicos, radioterpicos e quimioterpicos) inclusive de urgncia ( ) Sim ( ) No m) Cpia do laudo de emisso de Autorizao para Procedimento de Alta Complexidade (APAC) e da APAC-formulrio, e cpia do laudo de emisso de Autorizao de Internao Hospitalar (AIH) e da AIH-formulrio. ( ) Sim ( ) No n) Encaminhar, ao final do tratamento ou quando solicitado, cpia do pronturio Unidade ou CACON de origem do paciente. ( ) Sim ( ) No o) o estabelecimento de sade possui condutas de diagnstico e tratamento das neoplasias malignas mais prevalentes no Brasil, observando as diretrizes nacionais, do Ministrio da Sade, e integrando as respectivas modalidades do tratamento oncolgico, assinadas pelo (s) responsvel (eis) tcnico (s) do (s) Servio (s) e atualizadas a cada 4 (quatro) anos. ( ) Sim ( ) No p) o estabelecimento de sade oferece, obrigatoriamente, conforme parmetros e disposies estabelecidos no Anexo III desta Portaria, o acompanhamento dos doentes tratados. ( ) Sim ( ) No Disposies Especficas 3. Estrutura fsica e funcional mnima de servios hospitalares e ambulatoriais de referncia para Servios Isolados de Radioterapia e/ou Quimioterapia: a) O estabelecimento de sade possui termos de compromisso formais com hospital ou estabelecimento ambulatorial que garantam o atendimento aos doentes dos Servios, no mesmo municpio em que estiver localizado o servio isolado. ( ) Sim ( ) No b) Indicar o nome/CGC do hospital ou estabelecimento ambulatorial: Nome: __________________________________________________ CGC: ___________________________________________________ c) Nesse termo de compromisso o hospital ou estabelecimento ambulatorial garante: PRONTO-ATENDIMENTO que funcione nas 24 horas, para os casos de urgncia oncolgica dos doentes atendidos no Servio. ( ) Sim ( ) No INTERNAO HOSPITALAR para atendimento de intercorrncias em hospital que possua, no mnimo - Enfermarias assistncia de internao em clnica mdica e cirurgia geral

( ) Sim ( ) No - Centro Cirrgico ( ) Sim ( ) No - Unidade de Terapia Intensiva de acordo com a legislao vigente e compatvel com as respectivas especialidades clnicas e cirrgicas e os demais credenciamentos do hospital. ( ) Sim ( ) No - Hemoterapia disponvel nas 24h do dia, por Agncia Transfusional ou estrutura de complexidade maior, dentro do que rege a RDC n 153/2004, da ANVISA ou outra que venha alter-la ou substitu-la. ( ) Sim ( ) No SERVIOS DE DIAGNSTICO Todos as seguintes modalidades de diagnstico: - Laboratrio de Patologia Clnica, que deve participar de Programa de Controle de Qualidade e possuir certificado atualizado, no qual se realizem os seguintes exames: a) bioqumica. ( ) Sim ( ) No b) hematologia geral. ( ) Sim ( ) No c) citologia de lquidos e lquor. ( ) Sim ( ) No d) parasitologia. ( ) Sim ( ) No e) bacteriologia e antibiograma. ( ) Sim ( ) No f) gasometria arterial ( ) Sim ( ) No g) imunologia geral. ( ) Sim ( ) No h) dosagem de hormnios e outros marcadores tumorais, inclusive a frao beta da gonadotrofina corinica (BhCG), antgeno prosttico especfico (PSA) e alfa-feto-protena (aFP). ( ) Sim ( ) No - Diagnstico por imagem exames de: a) radiologia convencional. ( ) Sim ( ) No b) ultra-sonografia. ( ) Sim ( ) No c) tomografia computadorizada. ( ) Sim ( ) No APOIO MULTIDISCIPLINAR - atividades tcnico-assistenciais que devem ser realizadas em regime ambulatorial e de internao - de rotina e de urgncia -, nas seguintes reas:

a) psicologia clnica. ( ) Sim ( ) No b) servio social. ( ) Sim ( ) No c) Nutrio. ( ) Sim ( ) No d) cuidados de ostomizados ( ) Sim ( ) No e) Fisioterapia. ( ) Sim ( ) No f) reabilitao exigvel conforme as respectivas especialidades. ( ) Sim ( ) No g)Odontologia. ( ) Sim ( ) No h) Psiquiatria. ( ) Sim ( ) No i) terapia renal substitutiva. ( ) Sim ( ) No Nota: Os itens a), b) e c) devero ser oferecidos no prprio servio isolado. Os demais itens podem, sob a concordncia e regulao do respectivo Gestor do SUS, ser realizados em servios instalados fora da estrutura do servio; Caso estes no forem prestados dentro da mesma estrutura do servio, indicar o local em que realizado. cuidados de ostomizados Nome: __________________________________________________ CGC: ___________________________________________________ Fisioterapia. Nome: __________________________________________________ CGC: ___________________________________________________ reabilitao exigvel conforme as respectivas especialidades. Nome: __________________________________________________ CGC: ___________________________________________________ Odontologia. Nome: __________________________________________________ CGC: ___________________________________________________ Psiquiatria. Nome: __________________________________________________ CGC: ___________________________________________________ terapia renal substitutiva Nome: __________________________________________________ CGC: ___________________________________________________ CUIDADOS PALIATIVOS o estabelecimento de sade oferece cuidados paliativos no prprio servio.

( ) Sim ( ) No a) Caso no seja na mesma estrutura do servio indicar o local onde realizado. Nome: __________________________________________________ CGC: ___________________________________________________ b) O cuidado paliativo realizado conta com: - assistncia ambulatorial (incluindo o fornecimento de opiceos). ( ) Sim ( ) No - internaes por intercorrncias (incluindo procedimentos de controle da dor). ( ) Sim ( ) No - internaes de longa permanncia. ( ) Sim ( ) No - assistncia domiciliar. ( ) Sim ( ) No O estabelecimento de sade est ciente de que para a manuteno do credenciamento como Servio Isolado de Radioterapia e/ou Quimioterapia, os cuidados paliativos dos respectivos doentes devem ser desenvolvidos, de forma integrada, com outros estabelecimentos da rede de ateno sade. ( ) Sim ( ) No Alm disso, deve contemplar os seguintes requisitos: a) rede formalizada pelo respectivo Gestor do SUS na rea de abrangncia da Unidade ou Centro de Alta Complexidade em Oncologia; ( ) Sim ( ) No b) cada estabelecimento integrante da rede de cuidados paliativos tem o seu papel definido, bem como os mecanismos de relacionamento entre eles; ( ) Sim ( ) No c) a referncia entre os servios feita em conjunto e sob regulao do respectivo Gestor do SUS. ( ) Sim ( ) No d) os doentes so encaminhados com seus respectivos planos de cuidados. ( ) Sim ( ) No e) os Servios Isolados de Radioterapia e/ou Quimioterapia oferecem suporte distncia e assumem a responsabilidade pelo atendimento de doentes contrareferidos para cuidados radioterpicos e/ou quimioterpicos paliativos inclusive de urgncia. ( ) Sim ( ) No

3.3. Estrutura fsica e funcional e recursos humanos para Servio Isolado de Radioterapia: a) o Servio Isolado de Radioterapia atende norma CNEN-NE 3.06/90 requisitos de radioproteo e segurana para servios de radioterapia, e as normas da RDC da ANVISA a ser publicada ( ) Sim ( ) No b) o estabelecimento de sade possui como responsvel tcnico pelo Servio, um mdico especialista em Radioterapia, sendo a habilitao comprovada por registro no cadastro de especialistas dos respectivos Conselhos Federal e Regionais de Medicina. ( ) Sim ( ) No Nome: __________________________________________ _ CRM: ____________________________________________ c) o responsvel tcnico assume a responsabilidade tcnica por apenas um Servio Isolado de Radioterapia. ( ) Sim ( ) No d) o responsvel tcnico reside no mesmo municpio ou cidades circunvizinhas. ( ) Sim ( ) No e) o estabelecimento de sade possui um responsvel tcnico pelo setor de Fsica Mdica - fsico especialista com qualificao reconhecida pela CNEN ( ) Sim ( ) No Nome: _________________________________________ f) o Fsico Mdico assume a responsabilidade tcnica pelo setor de fsica mdica de apenas um Servio Isolado de Radioterapia. ( ) Sim ( ) No g) o Fsico Mdico reside no mesmo municpio ou cidades circunvizinhas. ( ) Sim ( ) No h) o estabelecimento de sade conta com equipe composta pelos seguintes profissionais: mdico(s) especialista(s) em Radioterapia com registro no cadastro de especialistas dos respectivos Conselhos Federal e Regionais de Medicina; fsico(s); tcnico(s) de radioterapia conforme os quantitativos estabelecidos pela ANVISA para esses trs profissionais -; enfermeiro(s); e tcnico(s) de enfermagem. ( ) Sim ( ) No i) o estabelecimento de sade garante, durante todo o perodo de funcionamento do Servio, a presena de pelo menos um mdico radioterapeuta. ( ) Sim ( ) No

j) o estabelecimento de sade registra em pronturio, atravs de ficha tcnica, as seguintes informaes sobre a radioterapia: j1) planejamento radioterpico global ( ) Sim ( ) No j2) equipamento utilizado ( ) Sim ( ) No j3) datas de incio e trmino da radioterapia ( ) Sim ( ) No j4) dose total de radiao ( ) Sim ( ) No j5) dose diria de radiao ( ) Sim ( ) No j6) doses por campo de radiao ( ) Sim ( ) No j7) nmero de campos por rea irradiada ( ) Sim ( ) No j8) tipo e energia do feixe de radiao ( ) Sim ( ) No j9) dimenses do(s) campo(s) ( ) Sim ( ) No j10) tempo de tratamento (unidade de Co60) ou unidades de monitor (acelerador linear) ( ) Sim ( ) No l) Possui rotina de funcionamento escrita, atualizada pelo menos a cada 04 (quatro) anos e assinada pelo responsvel do Servio e de cada um de seus setores. ( ) Sim ( ) No l1)contempla, no mnimo, as seguintes atividades: 1) procedimentos mdicos e de fsica mdica ( ) Sim ( ) No 2) procedimentos de enfermagem ( ) Sim ( ) No 3) planejamento radioterpico ( ) Sim ( ) No 4) padres de manipulao de fontes radioativas ( ) Sim ( ) No 5) padres de preparo de moldes e mscaras ( ) Sim ( ) No 6) controle e atendimento de intercorrncias e de internao ( ) Sim ( ) No 7) procedimentos de biossegurana ( ) Sim ( ) No 8) manuteno de materiais e equipamentos ( ) Sim ( ) No 9) procedimentos de controle de qualidade para os diferentes equipamentos ( ) Sim ( ) No

m) mantm em equipamentos:

plenas

condies

de

funcionamento

os

seguintes

m1) aparelho de raios-X, simulador, tomgrafo ou o prprio equipamento de megavoltagem. ( ) Sim ( ) No m2) unidade de cobalto e/ou acelerador linear. ( ) Sim ( ) No Nota: Servio Isolado de Radioterapia no ter autorizao para braquiterapia, devendo ser estabelecida referncia formal para o encaminhamento, sob a regulao do respectivo Gestor do SUS, dos doentes que necessitem desse procedimento, bem como de teleterapia superficial. 3.4. Estrutura fsica e funcional e recursos humanos para Servio Isolado de Quimioterapia: a) O Servio Isolado de Quimioterapia atende os requisitos da RDC/ANVISA n 220 de 21 de setembro de 2004, que estabelece Regulamento Tcnico para Funcionamento dos Servios de Terapia Antineoplsica. ( ) Sim ( ) No b) o estabelecimento de sade possui como responsvel tcnico, mdico oncologista, habilitado em Cancerologia/Cancerologia Clnica, sendo que a habilitao deve ser comprovada por registro no cadastro de especialistas dos respectivos Conselhos Federal e Regionais de Medicina. ( ) Sim ( ) No Nome: __________________________________________________ CRM: __________________________________________________ c) o estabelecimento de sade possui, alm do responsvel tcnico, outros oncologistas habilitado em Cancerologia/Cancerologia Clnica, sendo que a habilitao deve ser comprovada por registro no cadastro de especialistas dos respectivos Conselhos Federal e Regionais de Medicina. ( ) Sim ( ) No d) O Responsvel Tcnico assume a responsabilidade tcnica por um nico Servio Isolado de Quimioterapia. ( ) Sim ( ) No e) O Responsvel circunvizinhas. ( ) Sim ( ) No Tcnico residi no mesmo municpio ou cidades

f) o estabelecimento de sade garante que, durante todo o perodo de aplicao da quimioterapia, permanece no Servio pelo menos um mdico oncologista clnico ( ) Sim ( ) No

g) o estabelecimento de sade registra em pronturio as informaes sobre a quimioterapia, incluindo o planejamento quimioterpico global, esquema, posologia, doses prescritas e aplicadas em cada sesso, monitoramento da toxicidade imediata e mediata, e avaliao peridica da resposta teraputica obtida. ( ) Sim ( ) No h) apresenta rotina de funcionamento escrita, atualizada pelo menos a cada 04 (quatro) anos e assinada pelo Responsvel Tcnico do servio, contemplando, no mnimo, os procedimentos mdicos, farmacuticos e de enfermagem; armazenamento, controle e preparo de quimioterpicos e solues; procedimentos de biossegurana; acondicionamento e eliminao de resduos de quimioterapia; e manuteno de equipamentos. ( ) Sim ( ) No i) o estabelecimento de sade conta com uma central de quimioterapia para integrar todo o processo de preparo e aplicao de medicamentos quimioterpicos antineoplsicos e de suporte quimioterpico injetveis. ( ) Sim ( ) No 4. Avaliao da assistncia prestada pelos Servios Isolados de Radioterapia e/ou Quimioterapia: a) O estabelecimento de sade est ciente de que a avaliao da prestao de servios para a assistncia radioterpica e/ou quimioterpica, conduzida pelo respectivo Gestor do SUS e pela Coordenao-Geral de Alta Complexidade/DAE/SAS/MS, ser realizada 12 meses aps o recredenciamento, tendo como base os parmetros de produo e avaliao constantes do Anexo III desta Portaria. ( ) Sim ( ) No

You might also like