You are on page 1of 4

Racionais MC's

Racionais MC's um grupo brasileiro de rap, fundado em 1988 na periferia da cidade de So Paulo por Mano Brown (Pedro Paulo Soares Pereira), Ice Blue (Paulo Eduardo Salvador), Edy Rock (Edivaldo Pereira Alves) e KL Jay (Kleber Geraldo Lelis Simes). Suas letras falam sobre a realidade das periferias urbanas brasileiras, discutindo temas como o crime, pobreza, preconceito social e racial, drogas e conscincia poltica. Usando a linguagem da periferia, com expresses tpicas das comunidades pobres com o objetivo de comunicar-se de forma mais eficaz com o pblico jovem de baixa renda, as letras do grupo fazem um discurso contra a opresso populao marginalizada na periferia e procuram passar uma postura contra a submisso e a misria. Apesar de atuar essencialmente na periferia paulistana, de no fazer uso de grandes mdias e se recusar a participar de grandes festivais pelo Brasil, o grupo vendeu durante a carreira cerca de 1 milho em lbuns.

Histria
Um dos principais grupos de rap brasileiro, os Racionais MC's surgiram no final da dcada de 1980. O nome do grupo foi inspirado no disco Racional ( 1972 ) de Tim Maia e Alvaro carvalho. A faixa Ela Partiu, do disco Tim Maia e Convidados ( 1977 ) deu inspirao batida da msica "O homem na Estrada" um dos maiores sucessos do grupo. A primeira gravao do grupo foi feita em 1988, quando o selo Zimbabwe Records lanou a coletnea Conscincia Black, Vol I. Neste LP, apareceram os dois primeiros sucessos do grupo: "Pnico na Zona Sul" e "Tempos Difceis". Ambas canes apareceriam dois anos depois em Holocausto Urbano, primeiro disco solo do grupo de rap.[3] No LP, Racionais MC's denuncia em suas letras o racismo e a misria na periferia de So Paulo, marcada pela violncia e pelo crime. O lbum tornou os Racionais MC's bem conhecidos na periferia paulistana, o grupo fez uma srie de shows pela Grande So Paulo. Ainda naquele ano, o conjunto fez dois na Febem. Em 1991, os Racionais MC's abriram o show do pioneiro Public Enemy, um dos mais famosos grupos de hip hop americano, no Ginsio do Ibirapuera, em So Paulo. A popularizao na periferia de So Paulo fez com que os integrantes dos Racionais MC's passassem a desenvolver trabalhos especialmente voltados para comunidades pobres, dentre os quais um projeto criado pela Secretaria Municipal de Educao de So Paulo, em que o conjunto realizou palestras em escolas sobre drogas, racismo, violncia policial, entre outros temas. No final de 1992, foi lanado Escolha seu Caminho, segundo LP do grupo. No ano seguinte, participaram do projeto "Msica Negra em Ao", realizado no Teatro das Naes em So Paulo, e gravaram o disco Raio x Brasil, terceiro disco do conjunto, lanado em uma festa na quadra da escola de samba Rosas de Ouro, para um pblico estimado de 10 mil pessoas. Canes deste disco como "Fim de Semana no Parque" e "Homem na Estrada" (ambas de Mano Brown) fizeram grande sucesso em bailes de rap e nas rdios do genro em todo o pas.

Mano Brown, vocalista do grupo Racionais MC's.

Principal atrao do Rap no Vale, um concerto de rap realizado no final de 1994, no Vale do Anhangaba (centro de So Paulo), e que terminou em confuso e quebraquebra, os membros do grupo foram presos pela polcia sob acusao de incitao violncia - a violncia policial um tema freqente nas letras do grupo. Ainda naquele ano, a gravadora Zimbabwe lanou a coletnea Racionais MC's. Populares, os Racionais MC's participaram nos anos seguintes de vrios concertos filantrpicos em benefcio de HIV positivos, campanhas de agasalho e contra a fome, alm de atuarem em protestos como o aniversrio da Abolio dos Escravos no Brasil. No final de 1997, foi lanado o disco Sobrevivendo no Inferno, pelo selo Cosa Nostra (do prprio grupo), que vendeu mais de 1 milho de cpias. Dentre os grandes sucessos deste lbum esto "Dirio de um Detento", "Frmula Mgica da Paz", "Captulo 4, Versculo 3" e "Mgico de Oz". Com esse disco, os Racionais MC's deixavam de ser um fenmeno na periferia paulistana para fazer sucesso entre outros grupos sociais. Apesar disso, o grupo adotou uma postura antimdia. Um exemplo notrio foi a cerimnia de premiao do Video Music Brasil, da MTV Brasil, quando Mano Brown provocou a plateia presente no evento, ao dizer que a me dele j teria lavado a roupa de muitos daqueles "boys", e ressaltou que o pblico dos Racionais MC's continuaria sendo o da periferia. Em 2002, o grupo lanou Nada Como um Dia Aps o Outro Dia, disco duplo que, assim como seu antecessor, foi bem recebido pela crtica. Entre os maiores sucessos esto "Vida Loka I", "Vida Loka II", "Negro Drama", "Jesus Chorou" e "Estilo Cachorro". Em 2006, o grupo lanou 1000 Trutas, 1000 Tretas, primeiro DVD do grupo. Em 5 de maio de 2007, os Racionais fizeram um show na Virada Cultural de So Paulo, mas os fs da banda entraram em confronto com os policiais transformando o evento em um campo de batalha. Desde ento, a participao de grupos de rap no evento minsculo. Em 2010, a estruturao dos membros dos Racionais foi toda reformulada, com a exceo do vocalista Mano Brown e seu primo Ice Blue. Edi Rock passou a fazer aparies espordicas nos shows e KL Jay fez parceria com outros rappers. Ocorreu tambm uma mudana no lrico tratado pelo grupo, que antes era conhecido por suas letras agressivas.] A previso do novo lbum dos Racionais MC's est feita para 2012.

Discografia
A discografia de Racionais MC's consiste em trs coletneas, cinco lbuns de estdio e dois lbuns ao vivo. Sobrevivendo no Inferno, lanado em 1997, foi o que teve mais vendas. O grupo j lanou mais de 10 trabalhos.

Coletneas

Conscincia Black, Vol. I (1989) Racionais MC's (1994) Som da Massa, Vol. I (1994)

lbuns de estdio

Holocausto Urbano (1990) Escolha seu Caminho (1992) Raio X Brasil (1993) Sobrevivendo no Inferno (1997) Nada como um Dia aps o Outro Dia (2002)

lbuns ao vivo

Ao vivo (2001) 1000 Trutas, 1000 Tretas (2006)

Videografia
DVDs

1000 Trutas, 1000 Tretas (2006).

Prmios
Ano Prmio Categoria 1998 VMB Escolha da Audincia 2002 Prmio Hutz Grupo ou Artista Solo 2006 Ordem ao Mrito Cultural Msica Melhores artistas da 2009 Prmio Hutz dcada Ref

Referncias
1. Dicionrio Cravo Albin da Msica Popular Brasileira. Racionais MC's. Pgina visitada em 9 de janeiro de 2012. 2. Dicionrio Cravo Albun da Msica Popular Brasileira. Racionais MC's Dados Artsticos. Pgina visitada em 9 de janeiro de 2012. 3. a b Racionais MC's. cliquemusic.uol.com.br. Pgina visitada em 2009-08-01. 4. G1 > Msica - NOTCIAS - Reunies em lanchonete do Centro levaram Racionais MTV. g1.globo.com. Pgina visitada em 28-Agosto-2010. 5. Racionais MC's Descubra msicas, vdeos, shows e fotos na Last.fm. www.lastfm.com.br. Pgina visitada em 2009-08-01. 6. Folha Online - Cotidiano - Virada Cultural se transforma em campo de batalha no centro de SP - 06/05/2007. www1.folha.uol.com.br. Pgina visitada em 8 de Maio de 2010. 7. O Rap Na Virada Cultural. www.noticiario-periferico.com. Pgina visitada em 8 de Maio de 2010. 8. Portal Vermelho .:: A Esquerda Bem Informada ::.. www.vermelho.org.br. Pgina visitada em 8 de Maio de 2010. 9. Racionais MC's quer ser livre - Msica - iG. ultimosegundo.ig.com.br. Pgina visitada em 28-Agosto-2010.

10. lbuns de Racionais MC's Descubra msicas, vdeos, shows e fotos na Last.fm. www.lastfm.com.br. Pgina visitada em 2009-08-01. 11. 1998-VMB-MTV Brasil. 12. Cliquemusic: Matria: Prmio Hutus anuncia seus indicados. cliquemusic.uol.com.br. Pgina visitada em 23 de Dezembro de 2009. 13. Ministrio da Cultura - MinC - Pfanos, Viola, Bumba-Meu-Boi, Carimb e Cacuri homenageados com a Ordem do Mrito Cultural. 14. .:. HUTZ 10 ANOS.:.. 74.125.47.132. Pgina visitada em 23 de Dezembro de 2009.

Bibliografia

ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionrio Houaiss Ilustrado Msica Popular Brasileira - Criao e Superviso Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Instituto Antnio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006. AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edio do Autor, 2008. 2 ed. Esteio Editora, 2010. CHAVES, Xico e CYNTRO, Sylvia. Da Paulicia Centopia Desvairada - as Vanguardas e a MPB. Rio de Janeiro: Elo Editora, 1999.

You might also like