You are on page 1of 2

Direito penal Furto Qualificado Art 155 CP O 4 do 155 do cp determina as hipteses em que o furto ser agravado diante de uma

ma circunstncia que o qualifica, merecendo destaque nas seguintes hipteses: - O rompimento de obstculos ocorre na hiptese em que o agente realiza uma avaria no veculo para pegar (furtar) objeto em seu interior e, no caso de romper o obstculo do veculo (vidro) para furtar o prprio veculo no gera a incidncia da qualificadora do pargrafo 4 do inciso 1 do art 155 do cp (resp 628236 RS) Laurita Vaz STJ; - O abuso de confiana ocorre com a quebra de uma prvia credibilidade, no bastando por si s a relao de emprego; Art 155 5 determina que o furto de veculo automotor que venha ser transportado para ouro Estado ou pas ter a pena de 3 a oito anos de recluso. OBS: doutrina e jurisprudncia exigem que a transposio para outro estado ou pas seja efetiva, sob pena da no incidncia da qualificadora. Art 156 CP Art 157 - Roubo trata-se de delito complexo, ou seja, soma de dois ou mais crimes que geram um terceiro crime (Furto art 155 CP mais perfeito constrangimento ilegal art 146 CP ou leso corporal leve art 129 caput do CP -). Em outras palavras, o roubo nada mais do que um furto mediante grave ameaa ou violncia.

Rondonpolis, 20/03/2012 Art. 158 CP. Art. 345 CP. Delito de extorso uma modalidade especializada do roubo. No roubo a vtima tem uma conduta passiva, ou seja, a vtima se mantm inerte durante a atividade criminosa do agente (subtrair). J na extorso a vtima realiza uma conduta ativa para que o agressor obtenha a sua indevida vantagem econmica (HC nmero 86127\RJ 5 turma STJ). necessrio salientar que a vantagem econmica deve ser indevida, sob pena de configurar o delito de exerccio arbitrrio das prprias razes (Art. 345 CP) Para consumao do delito no e necessrio que haja a efetiva vantagem econmica bastando o constrangimento com a finalidade de obter indevida vantagem econmica (dolo especfico).

Em relao ao pargrafo 1 do art 158 os comentrios em relao ao art 157 pargrafo 2 incisos 1 e 2 aplicam-se a este caso. Pargrafo 2 art 158 em relao ao pargrafo 2 do art 158 aplica-se o mesmo preceito doutrinrio do pargrafo 3 do art 157 Pargrafo 3 do art 158 o pargrafo 3 do CP uma inovao legislativa com a finalidade de descrever e qualificar a conduta criminosa conhecida como sequestro relmpago.

EXTORSO MEDIANTE SEQUESTRO Livro pontes de Miranda Art 159 caput o delito distoro mediante sequestro ocorre quando o agente priva a liberdade de ir e vir da vtima, exigindo para a sua soltura alguma vantagem. O sequestro relmpago (art 158 pargrafo 3 do CP) ocorre quando o agente priva a liberdade da vtima como uma condio para obteno da vantagem econmica indevida. PARGRAFO 1 DO ART 159

You might also like