You are on page 1of 7

A redescoberta cultural da Cidade Organsmica proposta pelo Team X

Ana Marta Feliciano


Arquitecta; Professora Auxiliar da FAUTL

Actualmente todos ns reconhecemos a existncia de um novo esprito. Este encontra-se expresso na nossa revolta contra os mecnicos conceitos de ordem e no nosso interesse apaixonado pelas complexas relaes da vida e pelas realidades do nosso mundo1.

Sensveis ao conjunto de pesquisas desenvolvidas em torno de um momento de crtica de base culturalista emergente em meados do Sculo XX - no qual se procurava devolver s estruturas urbanas uma nova vitalidade e uma nova dimenso do humano pautada por valores culturais, antropolgicos e psicolgicos - e procurando no mbito de outros campos do conhecimento uma resposta para a antiga questo sobre a natureza da vida, uma nova gerao de arquitectos emergente nas ltimas reunies dos CIAM sob a designao de Team X, procuraria transpor para o domnio da Arquitectura e do Urbanismo todo um amplo conjunto de questes relacionadas com a vitalidade, interdependncia e identidade perdida dos organismos urbanos. Assim, tendo como matria de estudo o territrio abrangente das estruturas urbanas realizadas no frentico perodo de reconstruo do ps-guerra, as reflexes desenvolvidas pelo Team X sustentar-se-iam atravs de uma observao da efectiva apropriao por parte dos habitantes dos conjuntos residenciais e urbanos edificados, neles constatando um vazio referencial, uma desarticulao entre os seus nveis hierrquicos e a perda de uma vitalidade social, fenmenos em funo dos quais procurariam equacionar, atravs de diversos documentos tericos, esquemas grficos e projectos desenhados, um conjunto de instrumentos especficos passveis, para eles, de devolver s estruturas urbanas a sua vitalidade, a sua identidade e o seu aspecto criativo.
1 Team X, Instruction to Groups, Dubrovnik 1956, in Joedicke, Documents of Modern Architecture: CIAM 59 in Otterlo, pg. 14; in Sarah Deyong; Memories of the urban future: the rise and fall of the Megastructure; in AA.VV.; The Changing of the Avant-Garde: Visionary Architectural Drawings from the Howard Gilman Collection; ed. The Museum of Modern Art; New York; 2002; p. 25. 2 Alison Smithson, Peter Smithson; Urban Structuring Studies of Alison & Peter Smithson; Studio Vista Ltd, London, 1967.

Particularmente significativas no mbito dos diversos documentos produzidos ao longo das reunies promovidas pelo Team X, as pesquisas desenvolvidas por Alison e Peter Smithson procurariam inter-relacionar, no mbito das suas propostas desenhadas e no contexto da sua obra Urban Structuring2, os aspectos fsicos do organismo urbano, entendido escala das suas diversas apropriaes ou vivncias, com os aspectos extra-fsicos inerentes a um eventual princpio vital do organismo urbano, aspectos que no mbito da sua anlise se poderiam relacionar com os aspectos culturais, antropolgicos e psicolgicos do Homem inserido no seu grupo social.

Fig.1 e 2 Nigel Henderson, Patterns of associations identitty, s.d..

Com efeito, estruturando-se sob a anlise de cinco temas de estudo, temas que se desenvolveriam sob as noes de associao, identidade, padres de crescimento, cluster e mobilidade, as propostas explicitadas em Urban Structuring procurariam deste modo equacionar, atravs de uma interrelao destes mesmos temas, uma possvel transposio para o universo urbano e arquitectnico de uma eventual viso holstica3 do fenmeno urbano, viso passvel de articular coerentemente os seus aspectos fsicos ou materiais com os seus aspectos vitais ou culturais. Em consequncia desta abordagem, tenderia a emergir uma viso crtica que progressivamente caminharia para a consciencializao das limitaes da Carta de Atenas; a tcnica de planeamento da Carta de Atenas consistia numa anlise de funes. Apesar deste aspecto tornar possvel uma reflexo clara sobre as desordens mecnicas das cidades tornou-se inadequado na prtica porque consistia num conceito demasiado esquemtico. O urbanismo considerado em termos dos pressupostos da Carta de Atenas tende a produzir comunidades nas quais as vitais associaes humanas so inadequadamente expressas. Tornouse bvio que a concepo da cidade se encontrava sob a influncia do um pensamento puramente analtico ou seja o problema das relaes humanas vivido atravs da rede das quatro funes. Numa tentativa para corrigir esta aproximao, o Manifesto de Doorn propunha: para compreender o padro das associaes humanas devemos considerar cada comunidade no seu ambiente particular4. Deste modo, a progressiva aproximao operada ao conceito de organismo vivo, desenvolvida no mbito das pesquisas elaboradas em Urban Structuring, optaria numa primeira fase de reflexo por uma procura de explicitao e distino entre uma viso mecanicista e uma viso organicista, reflectindo de certo modo a discusso que marcara profundamente o final do Sculo XIX e a primeira metade do Sculo XX com a questo metafsica sobre a natureza e o sentido da vida.

3 Referente aos sistemas dinmicos existentes na realidade do mundo fsico que necessariamente interrelacionam todos os diferentes aspectos que participam na efectivao de uma qualquer realidade, uma vez que, num certo sentido, tudo se encontra permanentemente em interaco com tudo o resto. Com efeito, em qualquer momento, o feedback existente num sistema dinmico poder amplificar qualquer influncia externa ou interna insuspeita, promovendo uma interconexo holstica; nota da autora. 4 Smithson, Alison; Smithson, Peter; Urban Structuring Studies of Alison & Peter Smithson, Studio Vista Ltd, London, 1967; p. 18.

Fig.3 Alison e Peter Smithson, fragmento do painel Urban Re-identification Grid apresentado ao IX

CIAM, 1953.

Rejeitando os conceitos mecnicos de ordem nos quais a Carta de Atenas se parecia fundar, as reflexes promovidas pelo Team X procurariam assim operar a substituio do modelo Cartesiano de vida, pelo modelo orgnico ou holista, no qual a concepo do princpio inerente prpria natureza da vida implicava necessariamente a noo de um todo orgnico coerente e interactivo. Na tentativa de aprofundar esta viso intuitiva da cidade enquanto organismo vivo, as reflexes promovidas durante este perodo, procurariam estabelecer um conjunto de analogias entre o mbito das pesquisas cientficas no domnio da Biologia Organsmica e um entendimento da cidade no como soma das suas partes mas sim enquanto todo sntese possuidor de uma complexidade organizada.

Fig.4 Alison e Peter Smithson, esquema de hierarquizao de Urban Structuring Studies of Alison &

Peter Smithson, pub. 1967.

Neste contexto, Alison e Peter Smithson defendiam que o objectivo do urbanismo compreensibilidade. A comunidade por definio, algo compreensvel, a compreensibilidade dever portanto ser uma caracterstica das suas partes. As subdivises existentes na comunidade devero ser pensadas enquanto unidades de estudo. Uma unidade de estudo no um grupo visual ou um bairro, mas sim parte de uma aglomerao humana passvel de ser sentida5. Assim, numa sociedade caracterizada por uma crescente mobilidade e pela emergncia de um fenmeno de rpida globalizao, as reflexes apresentadas em Urban Structuring propunham-se a entender e construir um novo conceito de comunidade a partir de uma hierarquia de elementos interdependentes, nos quais procurariam expressar e interrelacionar os diversos nveis elementares ou arquetpicos de associao a casa, a rua, o bairro e a cidade. Para esta procura de sistematizao, tornava-se ento importante equacionar os referidos nveis de associao no tanto enquanto realidades pr-definidas mas sim enquanto entidades em aberto face s pesquisas que se propunham a realizar no sentido de uma reinveno de espaos equivalentes a estes nveis de associao, espaos que necessariamente eram agora entendidos no contexto de uma nova sociedade; os conjuntos habitacionais em construo no momento em que os Elementos Constituintes da Cidade foram originalmente propostos (em 1952), foram desenhados em funo de elevados standards de construo e concebidos de forma a responder s necessidades da sociedade tal como a delineada pelos socilogos oficiais, no entanto neles se sentia a ausncia de algumas qualidades vitais; uma qualidade indubitavelmente necessria de forma a garantir um agrupamento de habitaes activo e criativo. Esta qualidade ausente essencial para o bem-estar do Homem consistia na IDENTIDADE6.

5 Alison & Peter Smithson; Urban Structuring Studies of Alison & Peter Smithson; Studio Vista Ltd.; London, 1967; p. 20. 6 Alison & Peter Smithson; Urban Structuring Studies of Alison & Peter Smithson; Studio Vista Ltd.; London, 1967; p. 17.

Fig.5 e 6 Alison e Peter Smithson, fotomontagem e corte do projecto Golden Lane Housing, 1952.

Deste modo, partindo dos elementos ou nveis de associao anteriormente hierarquizados, o conceito de Identidade ser na obra de Alison e Peter Smithson estudado desde o nvel mais privado da Casa para a qual propem um programa base equacionado em termos das actividades da famlia, considerando esta quer como unidade individual quer em associao com as outras unidades familiares. (A CASA)7 evoluindo hierarquicamente para o nvel da Rua. Tomando como exemplo o projecto para Golden Lane8, a entidade rua passa tambm a ser entendida em termos de um conceito de identidade, conceito que se manifestaria aps transposta a fronteira da casa. Assim a rua passaria a ser entendida enquanto primeiro ponto de contacto onde as crianas podero apreender e aprender pela primeira vez o mundo exterior. Aqui encontram-se localizadas aquelas actividades dos adultos essenciais vida quotidiana9. Defendendo uma geometria mais complexa do que a simples diviso racional de lotes, e procurando alcanar um ambiente potencialmente activo e criativo socialmente, a unidade identitria do Bairro surge assim na sequncia dos anteriores nveis de identidade enquanto mbito exterior e sequencial em relao Rua, no qual as pessoas se encontram em contacto directo com um conjunto amplo de actividades que conferem identidade comunidade10, sucedendose hierarquicamente o nvel de associao correspondente Cidade, que na anlise dos Smithson passa a ser entendida considerando que os bairros em associao geram a necessidade de uma escala mais rica de actividades, conferindo por sua vez identidade respectiva comunidade11. De facto, partindo de uma definio de Cidade enquanto padro especfico de associao, padro esse gerado em funo das pessoas, da localizao e do seu enquadramento no tempo, Alison e Peter Smithson procurariam determinar, no contexto de uma dada noo de padro de associao, os princpios elementares do seu crescimento ou metabolismo urbano; a realizao da cidade actual dever encontrar-se nas mos dos intervenientes das suas partes, que compreendendo a inteno geral, devero a cada estgio poder aceder e compreender ao que ocorreu antes e atravs das suas actividades serem passveis de transformar (e se necessrio redireccionar) o todo...12. Evitando a criao de um conjunto de leis ou princpios fixos de prospectivao urbana, a questo associada aos padres de crescimento13, insistiria particularmente nestas reflexes na importncia dos factores culturais, sociolgicos e psicolgicos contidos na eventual noo de zeitgeist ou esprito dos tempos e na sua possvel influncia ou aco sobre a forma de evoluo do organismo urbano, uma vez que a forma de uma comunidade gerada em parte pela sua resposta s formas pr-existentes e em parte em resposta ao Zeitgeist do perodo que no pode ser planeado. Qualquer adio a uma comunidade, qualquer mudana de circunstncia, gerar uma nova resposta. Um aspecto desta resposta consiste na noo de escala ou seja a forma como a nova parte se encontra organizada plasticamente de forma a conferir-se significado no contexto do todo14.

7 Alison & Peter Smithson; Urban Structuring Studies of Alison & Peter Smithson; Studio Vista Ltd.; London, 1967; p. 22. 8 Referncia ao projecto Golden Lane Project da autoria de Alison & Peter Smithson, referenciado na obra de Alison & Peter Smithson; Urban Structuring Studies of Alison & Peter Smithson; Studio Vista Ltd.; London, 1967; p. 22. 9 Alison & Peter Smithson; Urban Structuring Studies of Alison & Peter Smithson; Studio Vista Ltd.; London, 1967; p. 22. 10 Alison & Peter Smithson; Urban Structuring Studies of Alison & Peter Smithson; Studio Vista Ltd.; London, 1967; p. 25. 11Alison & Peter Smithson; Urban Structuring Studies of Alison & Peter Smithson; Studio Vista Ltd.; London, 1967; p. 26. 12 Alison & Peter Smithson; Urban Structuring Studies of Alison & Peter Smithson; Studio Vista Ltd.; London, 1967; p. 29. 13 Alison & Peter Smithson; Urban Structuring Studies of Alison & Peter Smithson; Studio Vista Ltd.; London, 1967; p. 29. 14 Alison & Peter Smithson; Urban Structuring Studies of Alison & Peter Smithson; Studio Vista Ltd.; London, 1967; p.29.

Fig.7 Alison e Peter Smithson,

Cluster City, 1953.

A dificuldade de visualizao deste processo e a necessidade de cristalizao ou procura de materializao em torno de um conjunto de propostas habitacionais, levariam consequentemente gnese de uma ideia de cluster15, padro especfico de associao, introduzido para substituir conceitos de agrupamento tais como casa, rua, bairro ou cidade (subdivises da comunidade), ou construo isolada, aldeia, vila ou cidade (entidades de agrupamento), convencionalmente associados a determinadas imagens histricas; preparmos para o Congresso cinco projectos para situaes particulares. Em cada um deles o padro de desenvolvimento era simultaneamente livre e sistematizado. () Foi necessrio, no incio dos anos cinquenta olhar para o trabalho do pintor Pollock e do escultor Paolozzi para alcanar uma imagem completa do sistema, para uma noo de ordem com uma estrutura e uma certa tenso, onde cada pea era correspondentemente nova num novo sistema de relaes16.

15 Alison & Peter Smithson; Urban Structuring Studies of Alison & Peter Smithson; Studio Vista Ltd.; London, 1967; pg.33. 16 Alison & Peter Smithson; Urban Structuring Studies of Alison & Peter Smithson; Studio Vista Ltd.; London, 1967; pg.34.

Fig.8 e 9 Louis Kahn, esquemas de mobilidade do Philadelphia Plan publicado em Urban Structuring

Studies of Alison & Peter Smithson, pub. 1967.

17 Alison & Peter Smithson; Urban Structuring Studies of Alison & Peter Smithson; Studio Vista Ltd.; London, 1967; p. 44.

Complementando os temas ou aspectos estruturadores do organismo urbano abordados em Urban Structuring, o conceito de mobilidade adquirir no contexto das reflexes dos Smithson um papel igualmente relevante, preconizando uma verdadeira interpretao do mesmo a um nvel mais complexo das suas diversas dimenses e significados. Assim, a abordagem ao conceito de mobilidade envolver na obra dos Smithson uma verdadeira reinveno dos espaos e das tipologias arquitectnicas em funo do padro das novas mobilidades. Deste modo, reconhecendo que as qualidades que admiramos nas antigas cidades so o resultado do modo encontrado de dar forma ordem do movimento, ordem dos espaos pelas suas funes dadas, e ordem dos meios estruturais disponveis17, as reflexes de Alison e Peter Smithson, acumulando e reverberando conhecimentos emanentes de um percurso implcito ao prprio desenvolvimento do pensamento arquitectnico, apresentariam sensivelmente em meados do Sculo XX, uma renovada viso holstica ou organsmica do fenmeno urbano com profundas repercusses sobre a crtica e teorizao que lhe era coetnea.

You might also like