You are on page 1of 10

PORTAL DE ESTUDOS EM QUMICA PROFESSOR PAULO CESAR (www.profpc.com.

br) MATRIA E SUAS TRANSFORMAES


01- A gua uma substncia que existe em grande quantidade no nosso planeta. Ela se apresenta na natureza em trs estados fsicos. Quais so os estados fsicos em que a gua se apresenta na natureza? Cite um exemplo para cada estado.

02- (UFSC-SC) Os estados fsicos da matria so: 01. gasoso 02. denso 04. lquido 08. slido 16. frio 32. quente 64. rarefeito

03- (MACKENZIE-SP) Dos trs estados de uma substncia, a que possui menor energia cintica o estado ________, cuja caracterstica apresentar ________. Os termos que preenchem corretamente as lacunas so: a) slida - forma e volume variveis b) lquida - forma prpria e volume varivel c) gasosa - forma varivel e volume prprio d) lquida - forma e volume variveis e) slida - forma, e volume prprios

04- Voc fez as experincias e constatou as mudanas de estado fsico da gua. Qual foi a condio essencial para que a gua mudasse de estado?

PORTAL DE ESTUDOS EM QUMICA PROFESSOR PAULO CESAR (www.profpc.com.br)


05- Identifique no esquema as mudanas de Estado Fsico da matria:.

A B C D E
06- Indique se as afirmativas so verdadeiras com a letra (V) ou falsas com a letra (F). a) ( ) Quando penduramos roupas molhadas no varal, notamos que aps algum tempo elas secam. Nesse caso a gua mudou do estado lquido para o estado gasoso. b) ( ) Fuso a passagem da gua do estado lquido para o estado gasoso. c) ( ) A gua mais importante para os seres vivos no estado gasoso. d) ( ) A passagem da gua do estado gasoso para o lquido se chama condensao. e) ( ) O ar que est a nossa volta sempre possui um pouco de gua no estado lquido: o vapor d'gua, invisvel a nossos olhos.

07- Pense e responda: a) Ao fazermos um picol misturamos gua, acar, suco de fruta e levamos ao congelador. Depois de 3 a 4 horas no congelador como estaro os picols? Justifique sua resposta. b) Mas enquanto voc chupa um picol num dia quente de vero, ele comea logo a derreter e a pingar. Por que isso acontece?

PORTAL DE ESTUDOS EM QUMICA PROFESSOR PAULO CESAR (www.profpc.com.br)


08- Quando a gua entra em ebulio, observam-se bolhas subindo para a superfcie do lquido. Do que so formadas essas bolhas?

09- A naftalina, substncia empregada para evitar baratas e outros insetos em roupas, funde em temperaturas superiores a 80C. Sabe-se que bolinhas de naftalina, temperatura ambiente, tm suas massas constantemente diminudas, terminando por desaparecer sem deixar vestgio. Este fato ocorre graas ao fenmeno da: a) fuso. b) ebulio. c) solidificao. d) liquefao. e) sublimao.

10- Numa chaleira, a gua evapora e parte dela se condensa em forma de gotculas, na parte interna da tampa da chaleira da seguinte forma:

Qual o nome do fenmeno que ocorre com o resfriamento do vapor de gua mostrado anteriormente? a) evaporao; b) fuso; c) liquefao; d) sublimao; e) solidificao.

11- Imagine um copo cheio de refrigerante bem geladinho. O copo est "suado" e h gelo no refrigerante. Quais os fenmenos fsicos envolvidos. a) Vaporizao e condensao. b) Sublimao e fuso. c) Condensao e fuso. d) Condensao. e) Fuso.

PORTAL DE ESTUDOS EM QUMICA PROFESSOR PAULO CESAR (www.profpc.com.br)


12- Bolinhas de naftalina deixadas em lugares estratgicos para combate s traas, diminuem de tamanho devido a: a) vaporizao; b) condensao; c) liquefao; d) sublimao; e) fuso.

13- Qual a diferena entre vapor e gs?

14- Qual a diferena entre evaporao e ebulio? Apresente exemplos.

15- Disserte sobre a diferena entre liquefao e condensao, apresentando exemplos.

16- Explique como se formam as nuvens.

17- Explique o que ponto de ebulio.

18- O que sublimao e liquefao? Cite exemplos relacionados com o seu cotidiano.

19- (ENEM) Ainda hoje, muito comum as pessoas utilizarem vasilhames de barro (moringas ou potes de cermica no esmaltada) para conservar gua a uma temperatura menor do que a do ambiente. Isso ocorre porque: a) o barro isola a gua do ambiente, mantendo-a sempre a uma temperatura menor que a dele, como se fosse isopor. b) o barro tem poder de "gelar" a gua pela sua composio qumica. Na reao, a gua perde calor. c) o barro poroso, permitindo que a gua passe atravs dele. Parte dessa gua evapora, tomando calor da moringa e do restante da gua, que so assim resfriadas. d) o barro poroso, permitindo que a gua se deposite na parte de fora da moringa. A gua de fora sempre est a uma temperatura maior que a de dentro. e) a moringa uma espcie de geladeira natural, liberando substncias higroscpicas que diminuem naturalmente a temperatura da gua.

PORTAL DE ESTUDOS EM QUMICA PROFESSOR PAULO CESAR (www.profpc.com.br)

20- (UNICAMP-SP) "Colocando-se gua bem gelada num copo de vidro, em pouco tempo este fica molhado por fora, devido formao de minsculas gotas de gua". Para procurar explicar este fato, propuseram-se as duas hipteses seguintes: A - Se aparece gua do lado de fora do copo, ento o vidro no totalmente impermevel gua. As molculas de gua atravessando lentamente as paredes do vidro vo formando minsculas gotas. B - Se aparece gua do lado de fora do copo, ento deve haver vapor d'gua no ar. O vapor d'gua, entrando em contato com as paredes frias do copo, se condensa em minsculas gotas. Qual a hiptese interpreta melhor os fatos? Como voc justifica a escolha?

21- (UNICAMP-SP) A figura adiante mostra o esquema de um processo usado para a obteno de gua potvel a partir de gua salobra (que contm alta concentrao de sais). Este "aparelho" improvisado usado em regies desrticas da Austrlia.

a) Que mudanas de estado ocorrem com a gua, dentro do "aparelho"? b) Onde, dentro do "aparelho", ocorrem estas mudanas?

22- (UNESP-SP) presso ambiente, o iodo tem pontos de fuso e de ebulio superiores a 100C. Um estudante colocou iodo slido em um frasco limpo, que foi hermeticamente fechado. O frasco ficou em absoluto repouso temperatura ambiente. Aps algum tempo, notou-se a formao de cristais de iodo na tampa do frasco devido : a) presso osmtica do iodo. b) sublimao do iodo. c) fuso do iodo. d) decomposio do iodo. e) alta reatividade qumica do iodo.

PORTAL DE ESTUDOS EM QUMICA PROFESSOR PAULO CESAR (www.profpc.com.br)


23- (UNESP-SP) O naftaleno, comercialmente conhecido como naftalina, empregado para evitar baratas em roupas, funde em temperaturas superiores a 80C. Sabe-se que bolinhas de naftalina, temperatura ambiente, tm suas massas constantemente diminudas, terminando por desaparecer sem deixar resduo. Esta observao pode ser explicada pelo fenmeno da: a) fuso. b) sublimao. c) solidificao. d) liquefao. e) ebulio.

24- (FGV-SP) Acredita-se que os cometas sejam "bolas de gelo" que ao se aproximarem do sol volatilizam parcialmente baixa presso do espao. Qual das flechas do diagrama a seguir corresponde transformao citada?

25- (UFBA-BA) Com base nos conhecimentos sobre os estados fsicos da matria, pode-se afirmar: (01) O processo de transformao de um slido em um gs chama-se difuso. (02) Um slido pode ser transformado num lquido, pelo processo de dissoluo. (04) Um gs pode ser transformado num slido, por resfriamento. (08) Pode-se transformar um lquido num slido, atravs do processo de fuso. (16) A vaporizao de um lquido puro, nas condies de equilbrio, ocorre a presso e temperatura constantes. (32) As interaes das partculas de uma substncia so mais fortes no estado slido que

PORTAL DE ESTUDOS EM QUMICA PROFESSOR PAULO CESAR (www.profpc.com.br)


26- (UFV-MG) Considere as seguintes propriedades de 3 substncias: Substncia A: quando colocada dentro de um recipiente move-se sempre para o fundo; Substncia B: quando colocada dentro de um recipiente espalha-se por todo o espao disponvel; Substncia C: quando colocada dentro de um recipiente, move-se sempre para o fundo, espalhando-se e cobrindo-o. Os estados fsicos das substncias A, B e C so, respectivamente: a) lquido, slido e gasoso. b) gasoso, slido e lquido. c) slido, gasoso e lquido. d) slido, lquido e gasoso. e) gasoso, lquido e slido.

27- (UFV-MG) No esquema a seguir, A, B e C representam os estados fsicos de uma substncia.

A
a) slido, lquido e gasoso. b) lquido, slido e gasoso. c) lquido, gasoso e slido. d) gasoso, lquido e slido. e) gasoso, slido e lquido.

aquecimento

resfriamento

Pode-se afirmar que os estados fsicos A, B e C so, respectivamente:

PORTAL DE ESTUDOS EM QUMICA PROFESSOR PAULO CESAR (www.profpc.com.br)


28- (FUVEST-SP) EXERCCIO RESOLVIDO Dada a tabela abaixo: Ponto de Ponto de fuso (oC) ebulio (oC) Oxignio -218,4 -183 Fenol 43 182 Pentano -130 36 Qual o estado fsico dessas substncias temperatura ambiente (25C)? Substncia

29- (UNICAMP-SP) Qual o estado fsico (slido, lquido ou gasoso) das substncias da tabela a seguir, quando as mesmas se encontram no Deserto da Arbia, temperatura de 50C (presso ambiente=1atm)?

PORTAL DE ESTUDOS EM QUMICA PROFESSOR PAULO CESAR (www.profpc.com.br)


30- Dada a tabela: Ponto de fuso Ponto de ebulio (oC) (oC) A -180 -45 B -35 30 C 10 120 D -60 15 E 70 320 Considerando a tabela acima descrita com pontos de fuso e ebulio das substncias presso de 1 atmosfera, pergunta-se qual o estado fsico de cada substncia: a) nas condies ambientes (25C, 1 atm) b) num dia de frio, cuja temperatura de 5C. c) num dia quente, cuja temperatura de 35C. Substncia

RESPOSTAS
1- Slido: iceberg; Lquido: gua dos rios; Gasoso; atmosfera na forma de vapor 2- Resposta: 1+4+8=13 3-E 4- Variao de temperatura. 5-A= FUSO; B=VAPORIZAO; C=SOLIDIFICAO; D=CONDENSAO; E=SUBLIMAO 6- a=V; b=F; c=F; d=V; e=V 7-a) R.: Estaro congelados porque a mistura passou do estado lquido para o slido. b) R.: Temperatura elevada, a mistura tende a fundir. 8- R.: Vapor dgua. 9-E 10-C 11-C 12-D 13- R.: Costuma-se diferenciar o gs do vapor da seguinte maneira: Se a substncia estiver habitualmente no estado gasoso, como o oxignio, o nitrognio considerado gs. No estando habitualmente no estado gasoso, como os vapores de gua, mercrio, e iodo ao passar para este estado a substncia considerada vapor. 14- R.: Evaporao a passagem do estado lquido para o gasoso de modo espontneo, sem aquecimento, sob temperatura ambiente, como por exemplo: o ter se evapora mais rapidamente do que o lcool. Ebulio a

PORTAL DE ESTUDOS EM QUMICA PROFESSOR PAULO CESAR (www.profpc.com.br)


passagem do estado lquido para o estado gasoso de forma turbulenta, com formao de bolhas, com aquecimento, como por exemplo a gua fervendo, o lcool quando aquecido. 15- R.: Liquefao a passagem do estado gasoso para o estado lquido, quando a substncia se encontra "geralmente" no estado gasoso. Condensao a passagem do estado gasoso para o estado lquido, quando a substncia se apresenta geralmente no estado lquido e passa para o estado gasoso. Com os termos podemos determinar o estado fsico da substncia, se lquida ou um gs. Por exemplo: a gua passa do estado lquido para o estado gasoso (vapor) e ao passar do estado gasoso para o lquido se condensa. 16- R.: Por evaporao e condensao de gua. 17- R.: Ponto de ebulio a temperatura em que uma determinada substncia entra em ebulio. 18- R.: Sublimao: passagem do slido para gasoso e vice versa. Ex.: bolinhas de naftalina guardadas no guardaroupa para espantar traas. Liquefao: passagem do gasoso para o lquido. Ex.: vidros internos dos veculos ficam embaados quando a temperatura do lado de fora est mais fria que a de dentro. 19-C 20- R.: A hiptese A no vivel porque experimentalmente se sabe que o vidro no impermevel gua. Por exemplo, numa garrafa fechada, contendo gua temperatura ambiente, o nvel do lquido permanece constante, sem o aparecimento de gotculas na superfcie externa. Logo a hiptese B explica os fatos observados de forma fsica e quimicamente correta. 21-a) R.: evaporao e liquefao b) R.: A evaporao na superfcie da gua salobra e a liquefao na superfcie do plstico. 22-B 23-B 24-C 25- Resposta: 04 + 16 + 32 = 52 26-C 27-C 28-EXERCCIO RESOLVIDO 29- Resposta: clorofrmio 30- a)A b) A c) A gasoso; B gasoso; B gasoso; B lquido; ter gasoso; etanol gasoso; E lquido; fenol slido lquido; pentano gasoso.

lquido; C lquido; C gasoso; C

lquido; D slido; D lquido; D

lquido; E gasoso; E

slido slido

You might also like