You are on page 1of 9

CURSOS DE ENGENHARIA

EXPERIMENTO N 02 : Identificao de Substncias e Reatividade de Metais

Juazeiro, 2012.

01.Introduo. Metais comumente encontrados no cotidiano, embora no estejam em seu estado puro, possuem caractersticas particulares, cujo tornam-se essenciais para a humanidade, devido suas propriedades. Os materiais metlicos possuem resistncia, da qual os fazem mais utilizveis que outros elementos, por causa dos seus tomos mais unidos que compem a liga metlica, na prtica eles so escolhidos para compor elementos de construes civis, como vigas, e cabos de ao. Alm de serem bons condutores eltricos e ter altas medidas de ponto de fuso e ebulio. A densidade (absoluta - d) de um elemento calculada pelo quociente entre massa (m) e o volume (v). Serve para saber o quanto de matria existe em determinado volume.
[2] [1]

d = m_ v
A fila de reatividade demonstra em ordem crescente os metais cujo possuem mais poder de reagir, de tender a ceder eltron e ficarem menos nobres. Fila de reatividade qumica dos metais.
[3]

Ex: Fe + 2HCl Fe Cl2 + H(g) A reao ocorre, pois o Ferro (Fe) desloca o Hidrognio (H), por ser mais reativo do que ele.

Para que reaes ocorram se analisa vrios aspectos, como temperatura (interferindo na agitao de molculas), fila de reatividade (imagem acima), concentrao (saturado ou insaturado), alm de que se a cor for alterada, houve reao. Podendo ser reaes de quatro tipos, dupla - troca, e simples troca: ocorrido neste experimento (ou deslocamento quando uma substncia simples reage com uma substncia composta para formar outra substncia simples e outra composta) outra categoria reaes de oxi-reduo (ou redox simplificando, ocorre em todas reaes de simples-troca.) Segundo Bohr, os eltrons esto distribudos em camadas fora do ncleo dos tomos, formando rbitas circulares e nveis de energia. Ento, quando realizado o teste de chamas, encontra-se uma colorao para cada metal, atravs de induo por choque eltrico ou fogo. Essa colorao surge por causa da excitao causada nos eltrons de camadas mais internas, que os fazem sarem para camadas mais externas (ctions), e quando voltam, produzem cores que a liberao de carga em forma de luz. As cores so diferentes, pois cada metal realiza esse processo em freqncia diferenciada possuindo sua cor caracterstica. Este fenmeno foi denominado por Borh de fton. Por objetivo desse experimento, tm-se determinar a densidade de amostras slidas, comprovar a ocorrncia de reaes de deslocamento entre metais atravs da fila de reatividade qumica e identificar ctions metlicos atravs do teste da chama.
[5]

[4]

02. Material e Reagentes:

Bquer de 100 mL Basto de vidro Pina metlica Esptula Cu, Zn, Al e Mg em p Hidrxido de sdio 0,5 mol/L Sulfato de zinco 0,5 mol/L

Proveta de 10 mL Bico de Bunsen Pina de madeira Algodo Nitrato de prata 2% Cloreto de sdio 0,5 mol/L

Vidro de relgio Estante com tubos de ensaio Pipeta graduada 10 mL Aparas dos metais (Zn, Pb, Cu, Al e Fe) Sulfato de Cobre 0,05 mol/L cido sulfrico 0,5 mol/L

Sais de K, Na, Ba, Li, Cu, Ca (solues saturadas)

05. Procedimento Experimental A) Determinao de densidade de uma amostra slida por leitura direta de volume. Aferir cuidadosamente no vidro de relgio uma amostra do metal disponvel na bancada. Utilizando uma proveta de 10 mL coloque 6 mL de gua destilada. Em seguida, deslize com cuidado o pedao do metal na proveta com gua e determine o volume deslocado. Repetir a operao com as outras amostras de metais disponveis. B) Reaes de Metais Com sais. Adicionar um pouco de Zinco(Zn) em p a 3 tubos de ensaio. Posteriormente, adicione 2 mL de uma soluo de sulfato de cobre(CuSO4) ao Tubo 1. Ao Tubo 2, adicionar 2 mL da soluo de cloreto de sdio (NaCl), e 2 mL da soluo de nitrato de prata ao Tubo 3. Aguarde 10 minutos agitando os tubos de vez em quando.

C) Reaes de Metais com cido. Numere quatro (04) tubos de ensaio e coloque em cada, 2 mL de cido Sulfrico 0,5 mol/L em cada tubo e adicione a cada tubo um pouco de: Alumnio (Al) em p, Zinco (Zn) em p, Cobre (Cu) em p e Magnsio (Mg) em p. Observar ocorrncias e aproximadamente, quanto tempo leva para ocorrer cada reao.

D) Reaes de Metais em Meio Alcalino. Em dois (02) tubos de ensaio limpos, adicione 3 mL da soluo de Hidrxido de Sdio (NaOH) 0,5 mol/L. Ao Tubo 1 adicione um pouco de Alumnio (Al) em p, ao Tubo 2 adicione um pouco de Cobre (Cu) em p. Aquea e observe em qual(is) tubo(s) houve(ram) reao. E) Identificao de Ctions Metlicos Pelo Teste da Chama. Retire as luvas e enrole um pedao de algodo na ponta do basto de vidro e mergulhe no bquer contendo a soluo do sal a ser analisado, em seguida leve at a chama do bico de Bunsen. Repitir esta operao para todas as amostras disponveis observando sempre a cor adquirida pela chama. Em caso de dvida repita a operao at ter certeza da cor.

03.Resultados e Discusses:

A) Determinao de Densidade Pelo Volume Deslocado. TABELA 01: Dados para determinao de densidade pelo volume deslocado. Amostra de V.IH2O mMetal (g) V.DH2O (mL) V (cm3) d (g.cm-3) Metais: (mL) M1:Zn (Zinco) 2,1288 g 6,0 mL 6,4 mL 0,4 cm3 5,32 g.cm-3 3 M2:Pb(Chumbo) 16,0231 g 6,0 mL 7,4 mL 1,4 cm 11,45g.cm-3 3 M3:Cu (Cobre) 0,7918 g 6,0 mL 6,1 mL 0,1 cm 7,92 g.cm-3 M4:Fe (Ferro) 2,9404 g 6,0 mL 6,4 mL 0,4 cm3 7,35 g.cm-3 3 M5:Al(Alumnio) 0,5762 g 6,0 mL 6,2 mL 0,2 cm 2,88 g.cm-3 ndice: V.I H2O: Volume inicial da gua (mL); V.D H2O: Volume deslocado da gua(mL); V: Variao de Volume(mL); d: Densidade(g.cm-3); mMetal = Massa dos metais avaliados (g); M1, M2, M3, M4, M5: Sequncia de Metais avaliados. Fonte: A autora. Clculos. V(mL) =___massa(g)_____ d g.cm-3 =___massa(g)_____ densidade (g.cm-3) volume (mL) M1: Zinco (Zn) dM1: 2,1288 g = 5,3220 g.cm-3 aprx. 5,32 g.cm-3 0,4 cm3 dM2: 11,4451 g.cm-3 dM3: 7,9180 g.cm-3 dM4: 7,3510 g.cm-3 dM5: 2,8810 g.cm-3 aprx. 11,45 g.cm-3 aprx. 7,92 g.cm-3 aprx. 7,35 g.cm-3 aprx. 2,88 g.cm-3 (1mL = 1 g.cm-3)

Conforme, os clculos acima foi possvel encontrar a densidade dos metais avaliados, apresentando variao pequena de acordo com valores da literatura. A diferenciao se deve a manipulao do experimento, podendo haver erros aleatrios.

B) Reaes com Metais e Sais TABELA 02: Dados de Reaes de Metais com Sais. Adio de... Zn em p + 2 mL de CuSO4 Zn em p + 2 mL de NaCl Zn em p + 2 mL de AgNO3 Aps 10 minutos Formao de precipitado. Cu No ocorreu reao. Forma precipitado. Ag

Tubo 1 Tubo 2 Tubo 3 Fonte: A autora.

Reaes: Zn(s) + CuSO4(aq) ZnSO4(aq) + Cu(s) Zn(s) + NaCl (aq) no reagiu. Zn(s) + 2AgNO3(aq) Zn(NO3)2 + 2Ag(s)

O Sulfato de Cobre (CuSo4) foi reduzido pelo Zinco (Zn), que mais reativo, formando uma reao de simples - troca (deslocamento) e redox (oxi-reduo). A segunda reao no ocorreu, devido o Zinco ser menos reativo que o Sdio (Na). Assim como o Sulfato de Cobre, o Nitrato de Prata (AgNO3) reagiu formando Prata (Ag) como precipitado, porm formando uma reao de simples - troca.

C) Reaes de Metais com cidos. TABELA 03: Dados de Reaes dos Metais com cidos. Adio de... 2 mL H2SO4 + Al em p 2 mL H2SO4 + Zn em p Ocorrncia Formao de camada escura Formao de bolha e precipitao granulada. No ocorre reao Liberao de gs instantneo.
Tempo(m:s)

Tubo 1 Tubo 2

04:34 05:50 10:00 00:03

Tubo 3 2 mL H2SO4 + Cu em p Tubo 4 2 mL H2SO4 + Mg em p Fonte: A autora. Reaes:

2 Al + 3 H2SO4 Al2(SO4)3(aq) + 3 H2(g) 2 Zn(s) + 3 H2SO4 (aq) Zn(SO4)3(aq) + 3H2(g) Cu(s) + H2SO4 no ocorre Mg(s) + 3H2SO4 Mg(SO4)3(aq) + 3H2(g)

No Tubo 1, o Alumnio(Al) consegue deslocar o Hidrognio (H), pois tem mais poder reativo que ele. uma reao de deslocamento, porque o alumnio "desloca" o Hidrognio do cido. tambm de oxi-reduo, pois o Alumnio passa de nmero de oxidao zero para +3 no segundo membro, e o Hidrognio passa de +1 para 0 (zero). Ocorre liberao de Hidrognio. Assim como no primeiro Tubo, o Zinco (Zn) mais reativo que o Hidrognio (H), deslocando-o, e forma no Tubo 2 reao de deslocamento e oxi-reduo.Ocorre liberao de Hidrognio. Na reao do Tubo 3, o Cobre (Cu) no mais reativo que o Hidrognio, o que no resulta na ocorrncia espontnea da reao.

No quarto Tubo ocorre tendo as mesmas caractersticas das duas primeiras, ocorrendo liberao de Hidrognio. D) Reaes de Metais Em Meio Alcalino. TABELA 02: Dados de Reao de Metais Em Meio Alcalino. Adio de... 3 mL NaOH + Al em p Ocorrncia Formao de camada escura e Liberao de vapor. Formao de precipitado

Tubo 1

Tubo 2 3 mL NaOH + Cu em p Fonte: A autora. Reaes:

Al(s) + 3NaOH(s) Al(OH)3(aq) + 3Na(g) Cu(s) + NaOH(aq) no ocorre. A reao do Tubo 1, aconteceu devido o aumento de temperatura, com a agitao de molculas, foi possvel induzir a ocorrncia. No Tubo 2 no ocorreu, devido o Cobre(Cu) ser um elemento de baixa reatividade diante do Sdio (Na), e mesmo com aquecimento no foi possvel induzir a ocorrncia de reao. E) Identificao de Ctions Metlicos Pelo Teste de Chama. TABELA.05: Cores Obtidas nas Chamas dos Metais. Amostras Cor K Violeta Na Amarelo Ba Verde Limo Fonte: A autora. Amostras Li Cu Ca Cor Vermelho Verde cana Vermelho Alaranjado.

Assim como na literatura, as cores das chamas estavam corretas. As cores obtidas no experimento so ocasionadas pelo fenmeno fton. De acordo com a teoria de Bohr, quando o tomo aquecido ele fica no estado excitado ento os eltrons saltam para camadas superiores, e quando voltam (ctions) a ocupar o espao das camadas mais baixas emitem luzes. As luzes emitidas so em freqncias diferenciadas para cada substncia, o que possibilita identificao pela cor. 04. Concluso. Com nos dados da discusso desse relatrio, foi possvel determinar a densidade de amostras slidas de metais, atravs da leitura de variao do volume, com resultados prximos aos da literatura. Alm de comprovar a ocorrncia de reaes e de deslocamento entre metais atravs da fila de reatividade qumica e identificar ctions metlicos atravs do teste da chama.

05. Referncias Bibliogrficas.

[1] Conhecimentos do Autor. [2] Feltre, Ricardo. Fundamentos da Qumica. Volume nico. Ed. Moderna. [3] <http://www.alunosonline.com.br/quimica/reatividade-dos-metais.html> Acessado em 12/03/2012 s 14:00. [4] < http://pt.wikipedia.org/wiki/Reao_qumica> Acessado em 24/03/2012 s 20:00. [5] RUSSEL, J.B.,Qumica Geral, Volume 1. 262 pg.

06. Questes Ps-Laboratrio.

1) Compare os valores das densidades determinados por voc no experimento com os da literatura. Justifique as diferenas encontradas nos valores. Substncia dE(g.cm-3) dL(g.cm-3) d (g.cm-3) Zn 5,3220 g.cm-3 7,1420 g.cm-3 1,8200 g.cm-3 -3 -3 Pb 11,4451 g.cm 11,3400 g.cm 0,1051 g.cm-3 -3 -3 Cu 7,9180 g.cm 8,9200 g.cm 1,0020 g.cm-3 Fe 7,3510 g.cm-3 7,8740 g.cm-3 0,5230 g.cm-3 -3 -3 Al 2,8810 g.cm 2,6970 g.cm 0,1840 g.cm-3 -3 ndice: dE = Densidade experimento (g.cm ), dL= Densidade da Literatura (g.cm-3) e d= Variao de Densidade (g.cm-3) Fonte: A autora. A diferenciao, embora baixa, se deve a manipulao do experimento, podendo haver erros aleatrios.

2) A que se deve a cor adquirida pela chama nos testes do item B. As cores obtidas no experimento so ocasionadas pelo fenmeno fton. De acordo com a teoria de Bohr, quando o tomo aquecido ele fica no estado excitado ento os eltrons saltam para camadas superiores, e quando voltam (ctions) a ocupar o espao das camadas mais baixas emitem luzes. As luzes emitidas so em freqncias diferenciadas para cada substncia, o que possibilita identificao pela cor.

3) Escreva as equaes qumicas ocorridas e justifique as que no ocorreram. 1 - Zn(s) + CuSO4 ZnSO4 + Cu (s) 2- Zn(s) + NaCl(aq) No ocorre, A segunda reao no ocorreu, devido o Zinco ser menos reativo que o Sdio (Na). 3 - Zn(s) + 2 AgNO3(aq) Zn(NO3)2(aq) + 2 Ag(s) 4 - 2 Al + 3 H2SO4 Al2(SO4)3(aq) + 3 H2(g) 5 - 2 Zn(s) + 3 H2SO4 (aq) Zn(SO4)3(aq) + 3H2(g) 6 - Cu(s) + H2SO4 No ocorre pois, pois o Cobre (Cu) no mais reativo que o Hidrognio, o que no resulta na ocorrncia espontnea da reao. 7 - Mg(s) + 3H2SO4 Mg(SO4)3(aq) + 3H2(g) 8 Al(s) + 3NaOH(s) Al(OH)3(aq) + 3Na(s) 9 - Cu(s) + NaOH(aq) No ocorre pois, devido o Cobre(Cu) ser um elemento de baixa reatividade diante do Sdio (Na), e mesmo com aquecimento no foi possvel induzir a ocorrncia de reao.

4) Ordene os metais usados no experimento em ordem de reatividade crescente e compare com a fila de reatividade qumica. Fila de Reatividade Utilizada: Magnsio(Mg) < Cobre (Cu) < Hidrognio (H) < Chumbo (Pb) < Ferro (Fe) < Zinco (Zn) < Alumnio (Al) < Clcio (Ca) < Potssio (K) < Ltio(Li) < Brio (Ba) < Sdio (Na). Fila de Reatividade da Literatura: Au < Pt < Hg < Pd < Ag < 2Hg < Cu < H < Fe < Pb < Sn < Ni < Co < Cd < Fe < Cr < Zn < Al < Mg < Na < Ca < Sr < Ba < Cs < K < Rb < Li.

You might also like