You are on page 1of 2

Sistema AP Romero Utilizao Integrada do Gesso para alta produtividade. Alessandro Silva de Oliveira Eng.

Agronomo

H 8 anos otimizando o recurso hdrico no Centro Oeste Mineiro. Objetivo do sistema: Solo argiloso do Cerrado (Alumnio e baixa fertilidade de subsolo); Conjunto de fatores fazem o sucesso do sistema e no somente o gesso. Apresenta resultados hoje em grandes reas nessa condio em Piumhi e regio. O sistema necessita de tcnico acompanhando toda implantao. Atravs de amostragem em plena seca, conseguimos observar umidade na maioria dos solos partir de 1 metro de profundidade.
Criamos juntamente com os Engenheiros Agrnomos Jos Peres Romero e seu filho Joo Carlos Peres Romero partir de 2000, o Sistema AP Romero. Contamos tambm com a participao do Engenheiro Agrnomo Hlio Casale na base de fertilidade do sistema. O sistema utiliza um conjunto de tcnicas: alta dose de gesso agrcola, manejo de mato via braquiria (fonte de matria orgnica do sistema), nutrio adequada (equilibrada com anlise de solo e folhas), plantio em novembro (todo mecanizado), trabalho com mulas em grandes reas (viabilizando sistema adensado), colheita na rvore com Automotriz (2 passadas), espaamento de 2,5 metros (a 3 metros dependendo da fertilidade e cultivar), utilizando preferencialmente o Catua IAC 2077-2-5-62 e Catuca Amarelo - Multilnea - Dr. Saulo Roque e fitossanitrio adequado para a regio de cerrado (com problemas srios de ferrugem, bicho mineiro e cigarra). Esse trabalho vem sido melhorado a cada ano com inovaes nos equipamentos trao animal, viabilizando nossa cafeicultura.

O sistema se baseia:
Avaliao de umidade em plena seca (setembro e outubro com sondagem) do terreno um ano antes do plantio. Sendo solo argiloso e com umidade h pelo menos 1,3 metros entraremos com AP Romero. Solos problemas e sem umidade fazer estudo da viabilidade de irrigao disponibilidade de gua. Preparo com cavadeira Mafes 0-60 - colocando P, Zn e B e corrigindo calcrio V=70 % de 060cm; Plantio com saquinhos furados, com plantadeira Mafes e utilizando adubo de liberao lenta debaixo da muda para 6 meses; Ausncia de curva de nvel no plantio - utilizao de braquiria como cobertura de solo, eliminando eroso; Alinhamento perfeito para facilitar colheita mecnica, buscando o sol e ausncia de viradouros facilitar trabalho Automotriz. Plantio de 2,5 x 0,6 metros. Stand que com 3,5 litros por planta, teremos garantido 46 sacas por ha, como mdia de 10 anos - objetivo passar de 40 sacas por ha, desde a primeira colheita, reuzindo stress no indivduo (3,5 litros por p).

Tratos culturais no incio com Cafeeiro, depois Yamar e no final usando mulas - adubao, aplicao de palha de caf, Verdadero/Actara WG, herbicidas, manejo de mato e pulverizao. Colheita na rvore mais cedo (mais verde) com 2 passadas, evitando ao mximo queda de caf no cho - ganhamos ao redor de 9 sacas a mais na Automotriz no espaamento de 2,5 metros podendo perder caf no cho, se necessrio. Repasse manual onde compensar no cho; Utilizao de silo secador Granfinale - para no parar a Automotriz e reduzir custos de secagem; Equilbrio nutricional: Mo (via foliar) e TriMag (xido de Magnsio) para compensar alta dose de gesso. Utilizao das anlises de solo via PAM (Romero) cruzando dados com anlises foliares (Tecfolhas Casale em Novembro, Janeiro e Maro) e experincia do Especialista de Fertilidade AP para realizar o melhor programa nutricional. Conjunto de fatores fazem o sucesso do sistema: o No cerrado temos encontrado gua a 1 metro; o Equipes de fazendas fazendo todas as atividades no tempo certo. Comeando pelo viveiro. o Programa nutricional personalizado por talho - dando lucro ao empresrio rural, sem desperdcios de fertilizantes e defensivos. o Acompanhamento do tcnico local para todo monitoramento do Sistema.

You might also like