You are on page 1of 22

INTRODUO

Comear a tocar violo no uma tarefa fcil, requer um pouco de dedicao e muita, muita persistncia. Porm vale pena, e msica por si s, transforma, execut-la ento, pode mudar uma existncia, ou muitas... Aproveite esta oportunidade de aprender a tocar violo e participe da experincia de sentir seus dedos irem transformando-se em vozes ... Este curso rpido est dividido em mdulos e cada mdulo dividido em aulas. Tenha um pouco de pacincia, v de passo em passo, no adianta pular as aulas sem exercit-las. Nos anos que j tive de experincia como professor de msica tive contato com muitos mtodos e estilos de ensinar. Alguns mtodos at prometem: "Aprenda a tocar em 1 semana ", "Mtodo rpido para iniciantes ", Claro que tudo isso possvel, mas no final da histria, o que mais conta mesmo o esforo e a dedicao pessoal. Por essas e outras que combinei diversos mtodos, tentando simplific-los e adapt-los realidade da sala de aula de msica, e agora mais uma vez, desafio-me a torn-los "On-Line". Talvez o primeiro passo seja verificar se o violo est de acordo com o futuro msico (Tamanho, Cordas...). Muitas vezes se comea com um violo emprestado, o que muito normal (e econmico) o que no impede de fazer uma limpezinha no instrumento, passar um pouco de leo nas tarrachas (onde as cordas so presas no alto do brao do violo). Eu recomendo colocar um jogo de cordas novo, de preferncia nylon (pois no machuca tanto os dedos, apesar do volume de som ser menor).

1a. - Aula
Dois so os primeiros obstculos no aprendizado do violo: - Fazer os movimentos da mo direita corretamente e com ritmo; - Mudar os acordes da mo esquerda. Por isso essas devem ser as suas maiores dificuldades caso voc ja tenha tentado aprender violo sozinho (o que bem provvel se voc chegou at esta pgina). Entretanto peo licena aos j iniciados pois no abordaremos, no momento, diretamente estes aspectos para mas faremos uma parada para alguns esclarecimentos:

O sistema de escrita musical simplificado para o violo o sistema de Cifras. Esse sistema utiliza letras e smbolos que representam os Acordes, da seguinte forma: ACORDES A B L Si SMBOLOS # b Sustenido Bemol

C Do m Menor D R 7 Com stima E Mi + Aumentado F F G Sol Um Acorde um conjunto de notas (duas ou mais cordas do violo tocadas de uma s vez) que resulta num som agradvel ao ouvido (Apesar de alguns enarmnicos no serem to agradveis assim). o princpio bsico do estudo do mtodo de violo popular, por isso muito importante decorar a tabela acima, pois os acordes so representados pelas suas letras acrescidas dos smbolos, portanto a Cifra: A# representa o acorde de L sustenido maior, e a Cifra: Bm representa o acorde de Si menor. O que d ritmo msica no violo so os movimentos da mo direita. Esse movimento determinado pelo Compasso utilizado na msica. O primeiro compasso que iremos estudar o Compasso Quaternrio.

IMPORTANTE: Utilizaremos flechas para representar os movimentos da mo direira da seguinte


forma:

A flecha com a ponta preta representa Um toque do dedo Polegar sobre as cordas (Os toques do dedo polegar sero sempre de cima para baixo neste mtodo - nunca o Polegar tocar no sentido ascendente )

A flecha neste modelo representar um toque com os outros 4 Dedos da mo direita sobre as cordas

Este movimento poder ser para cima ou para baixo; Tocar com os 4 dedos da mo direita no significa tocar com os dedos todos grudados, mas sim, separar o movimento do polegar do movimento dos outros dedos: Quando tocaro o Polegar no tocam os outros dedos, Quando tocarem os 4 Dedos no toca o polegar.

Nessa primeira aula exercitaremos as duas mos separadamente, comeando pela mo direita.

EXERCCIO 1: Movimentos da Mo Direita.


Coloque o violo com a curva menor (aquela que prpria para isso mesmo) sobre a perna direita. O violo deve estar bem firme, ou seja, totalmente encaixado sobre a perna de forma a no comprometer o desenvolvimento dos exerccios.

Voc pode tambm, caso seja mais confortvel, cruzar a perna direita sobre a esquerda e depois apoiar o violo sobre ela. Faa o movimento representado pelas flechas abaixo com a mo direita, sem muita fora, mas tirando um pouco de som. Enquanto fizer os movimentos com a mo direita, mantenha a mo esquerda segurando em qualquer parte do violo que no encoste nas cordas. Esquea-a por enquanto, concentre-se somente na mo direita agora. Da correta execuo destes exerccios simples depende todo o andamento do curso de violo. Execute esse exerccio sobre a Boca do violo (o buraco no meio do corpo do violo): No tenha pressa, mantenha um ritmo lento no incio contando 1, 2, 3, 4 para cada compasso completo (os quatro toques nas cordas); Quando voc contar 1 - Toque com o Polegar para baixo e nos outros movimentos use os outros dedos da mo direita.

1 Exemplo: (Aguarde carregar a animao):

V imendando um movimento com outro da seguinte forma: quando terminar de subir com os quatro dedos no movimento 4, inicie novamente descendo o polegar no movimento 1, sem que se perceba pelo som que um compasso terminou e outro est comeando. Faa muitas vezes este exerccio, ele muito importante, seja persistente ! Repita muito at que voc consiga fazer os movimentos bem ritmadamente sem precisar contar (nem mentalmente). Lembre-se que voc no poder contar os movimentos enquanto estiver tocando e

cantando uma msica, por isso mais do que necessrio exercitar tanto que a mo direita funcione quase que automaticamente.

Muito bonito, muito legal o exerccio 1, mas diga a verdade: ele realmente no se parece com nenhuma msica que voc conhece, mas porque ? Obviamente porque falta a mo esquerda: ela quem vai dar sentido msica (e tambm um bom trabalho a voc neste curso). Da mesma forma que existem smbolos (flechinhas) que determinam os movimentos da mo direita, tambm existem os sbolos que representam as posies da mo esquerda:

Cada dedo da mo esquerda representado por um nmero (exceto claro, o dedo polegar que dever ficar atrs do brao do violo). Os nmeros representam os seguintes dedos da mo esquerda:

NMEROS 1 Indicador 2 Mdio 3 Anelar 4 Mnimo Estes nmeros so utilizados para representar os dedos da mo esquerda em pequenos desenhos do brao do violo. Existem muitas formas de se dedenhar o brao do violo, eu escolhi duas: uma delas mais clssica usada nos livros e revistas de msica, a outra uma forma artstica de representar o acorde (por isso mais fcil de entender) Primeira forma:

Para entrender como esse desenho representa o brao do seu violo: Coloque o seu violo de p, virado com as cordas para voc e compare com o desenho; Os traos verticais indicam as cordas do brao do seu violo, sendo que o primeiro trao do desenho acima j representa a primeira corda. Note que a primeira corda da direita para a esquerda a mais fina; A sexta corda, representada pela sexta linha da direita para a esquerda, a mais grossa; Os traos horizontais representam os "ferrinhos" que dividem os espaos no brao do violo. Os ferrinhos chaman-se Trastes e os espao (onde apertamos os dedos da mo esquerda) chaman-se Casas. Estes espaos (Casas) esto representados por nmeros romanos: I, II, III, IV, V, ... e asssim seriam as demais casas at a XII (que ser a ltima utilizada aqui neste curso). Note que a primeira casa (na posio em que est o violo na sua frente agora) encontra-se no alto do brao do violo e a dcima segunda na base junto ao corpo do violo. Podemos verificar um nmero dentro de um crculo, este nmero ( 1 ) representa um dedo apertando uma corda do violo. Neste caso representamos: o O dedo 1 (Indicador) da mo esquerda pressionando: o A terceira corda (contada como sempre, de baixo para cima, da mais fina para a mais grossa), o Na terceira casa do brao do violo. So ento trs as coordenadas para fazer uma nota qualquer no brao do violo: Qual o Dedo a ser usado, qual a corda e qual a casa em que deve ser pressionada .

Segunda Forma :

Essa segunda maneira de desenho bem mais fcil de entender: Os nmeros representam os dedos que esto sendo realmente pressionados contra as cordas. Isso serve para evitar confuses quando um dedo do meio da mo no estiver participando do acrode (voc entender isso mais adiante);

EXERCCIO 2: Movimentos da Mo Esquerda.


Coloque novamente o violo sobre a perna direita. Neste momento a mo direita que deve ficar quietinha e deixar a esquerda trabalhar, por isso voc dever observar alguns aspectos: Nunca apie o seu brao na perna, ou em qualquer outra superfcie, deixeo solto vontade, afinal voc no quer se tornar um violonista "corcunda", quer? 2. Evite encostar a palma da mo na parte de baixo do brao do violo, esse vcio visto na maioria dos violonistas por a. 3. Firme bem o polegar na parte de traz do brao do violo.
1.

O primeiro acorde: R maior (D) Agora que voc j conhece a simbologia, coloque trs dedos da mo esquerda no brao do violo da seguinte forma: O dedo 1 ( Indicador ) na II ( Segunda ) casa da 3a. ( Terceira ) corda. O dedo 2 ( Mdio ) na II ( Segunda ) casa da 1a. ( Primeira ) corda. O dedo 3 ( Anelar ) na III ( Terceira ) casa da 2a. ( Segunda ) corda.

Esse Acorde ficar assim:

Segundo acorde: L com stima (A7)

Terceiro acorde: Mi menor (Em):

Importante: Lembre-se de que somente os dedos que esto com nmeros que devero apertar as cordas
do violo, os outros (que esto sem nmeros) no devero de forma alguma tocar nas cordas !

Treine muito esses trs acordes, mudando de um para o outro o mais rapidamente possvel. a nica maneira de poder tocar uma msica.
Os outros acordes que sero utilizados no nvel 1 (caso voc tenha curiosidade de conhec-los) deste curso esto aqui .

2a. - Aula
Esta uma aula muito especial, neste momento, antes de prosseguir, voc deve certificar-se de que realmente entendeu e conseguiu desenvolver os dois exerccios anteriores !

Nesta aula tentaremos executar um terceiro exerccio: mover a mo esquerda de um acorde para outro sem parar o movimento quaternrio .

EXERCCIO 3: Mudana de acordes.


agora! Vamos comear a tocar: mudando de um acorde para outro. No to difcil como pode parecer de incio, mas necessrio bastante esforo. Vamos l, coloque o violo sobre a perna direita, firme-o bem e forme o acrode D (R maior) Faa o movimento quaternrio quatro vezes sem parar, logo em seguida mude para o acorde de Em(Mi menor) faa mais duas vezes o compasso com a mo direita mantendo o acorde e ento mude a mo esquerda para o acorde de A7(L com stima). Parece difcil ? Calma ... Tudo ser explicado, faa conforme os modelos abaixo:
(Aguarde o carregamento da animao)

IMPORTANTE: - Leve sempre o dedo Indicador (Dedo 1) primeiro nas mudanas de acordes que usam este dedo (R maior), ou o Dedo 2 nos outros acordes, por exemplo: estando com o acorde D feito com a mo esquerda, retire o Dedo 2 da terceira corda e coloque-o na quinta corda, na mesma casa , logo em seguida retire os dedos 2 e 3, colocando somente o Dedo 3 na quarta corda. - No se esquea que o movimento quaternrio deve ser feito lentamente.

- Faa as mudanas entre um acorde e outro muito lentamente no princpio dando pequenas paradas para mudar os dedos da mo esquerda. - V aumentando a velocidade das mudanas entre um acorde e outro (no a velocidade do compasso " 1 2 3 4 " que deve ser sempre lento). - Repita muitas vezes esse exerccio, no comeo ser bastante difcil, mas depois voc ver os resultados na terceira aula quando tocarmos a primeira msica. - " Deus d dons a todos, desenvolva o seus ! "

3a. - Aula
Finalmente vamos tocar violo de verdade, nossa primeira msica ! Eu ainda me lembro da primeira msica ... emocionante cantar e tocar pela primeira vez, mas exige muito esforo e muitas tentativas ... Bem, vamos a algumas explicaes:

IMPORTANTE: A inteno deste curso formar Ministros de Msica para a Santa Igreja, entretanto, em alguns exerccios usaremos pequenas partes de msicas populares, por entender que elas so perfeitamente adaptveis aos exerccios e que suas letras no ofendem a Teologia ou quaisquer outros desgnios morais ou evanglicos da me Igreja. A maneira de se escrever os acordes que devem ser utilizados no violo durante a execuo de uma msica, feita atravs da colocao das Cifras sobre a letra da msica. A mo direita deve continuar sempre tocando o ritmo quaternrio, mesmo que o violo no esteja produzindo aqueeeeele som ... normal que surjam alguns bzzz, bzzz entre as cordas ao toc-las ... mas no pare a mo direita, nem diminua ou aumente a velocidade dos toques da mo direita.

EXERCCIO 4: Quase uma msica.


Msica: Luar do Serto

Sero tocadas as notas de acordo como elas aparecerem sobre a letra, por exemplo, sobre a palavra H haver um D o que representa que voc deve fazer um (R maior) com a mo esquerda no brao do violo. Voc comea a tocar a msica com esse acorde, fazendo o movimento quaternrio lentamente, no ritmo do corao, e vai cantando (pode ser mentalmente) a msica sem parar de tocar, mantendo um ritmo constante sem acelerar nem reduzir a velocidade, independente de que parte da msica esteja cantando ou se est Sobre a palavra no haver um Em mostrando que voc deve mudar do acorde em que voc estava para o acorde de (Mi menor), e sobre a palavra este haver um A7, onde voc dever fazer a mudana para o acorde de (L com stima).

Perceba que s comeamos a tocar a partir da palavra: h. Tenha calma e repita muitas, muitas vezes este pedao da msica, pode ser meio chato, mas voc s pode chegar em msicas mais complexas (e mais agradveis) passando por este pequeno sacrifcio !

4a. - Aula
Agora uma msica crist para voc tocar, o nosso objetivo neste curso, voc j sabe, tocar para o Senhor, porque Ele a fonte da msica. Ele j cantava antes do universo ser criado; Se voc por acaso est sentindo que as msicas que o mundo lhe apresenta j no trazem mais paz ao seu corao, hora de voltar para o Senhor. Faa um profundo silncio, pense na sua vida, no que tem feito, que Ele cantar um "Cntico Novo" no mais profundo do seu corao. Para cantar a Deus necessrio primeiro ouvi-lO. E isso que ns iremos fazer agora, tocar e cantar para o Senhor. Os princpios so os mesmos da "msica" anterior, s que a alma deve estar diferente para executar esta, o contedo diferente ... pense nisto !

EXERCCIO 5: Msica - cantar, tocar e mudar os acordes.


Msica: Um Certo Galileu Autor: Pe. Zezinho No h segredo, basta voc seguir as recomendaes anteriores e fazer as mudanas na hora certa. Falando nisso, hora de se tomar conscincia de alguns aspectos muito importantes com relao ao ritmo e s mudanas de acorde:

De incio tome uma regra bsica: o As mudanas de acorde sempre acontecem no Primeiro toque do compasso, ou seja num toque do Polegar.

muito mais simples do que parece, alis, voc j vem fazendo isso se vem executando corretamente os exerccios, desde o exerccio 3 .

EXERCCIO 3: Mudana de acordes.


agora! Vamos comear a tocar: mudando de um acorde para outro. No to difcil como pode parecer de incio, mas necessrio bastante esforo. Vamos l, coloque o violo sobre a perna direita, firme-o bem e forme o acrode D (R maior) Faa o movimento quaternrio quatro vezes sem parar, logo em seguida mude para o acorde de Em(Mi menor) faa mais duas vezes o compasso com a mo direita mantendo o acorde e ento mude a mo esquerda para o acorde de A7(L com stima). Parece difcil ? Calma ... Tudo ser explicado, faa conforme os modelos abaixo:
(Aguarde o carregamento da animao)

IMPORTANTE: - Leve sempre o dedo Indicador (Dedo 1) primeiro nas mudanas de acordes que usam este dedo (R maior), ou o Dedo 2 nos outros acordes, por exemplo: estando com o acorde D feito com a mo esquerda, retire o Dedo 2 da terceira corda e coloque-o na quinta corda, na mesma casa , logo em seguida retire os dedos 2 e 3, colocando somente o Dedo 3 na quarta corda. - No se esquea que o movimento quaternrio deve ser feito lentamente. - Faa as mudanas entre um acorde e outro muito lentamente no princpio dando pequenas paradas para mudar os dedos da mo esquerda. - V aumentando a velocidade das mudanas entre um acorde e outro (no a velocidade do compasso " 1 2 3 4 " que deve ser sempre lento). - Repita muitas vezes esse exerccio, no comeo ser bastante difcil, mas depois voc ver os resultados na terceira aula quando tocarmos a primeira msica. - " Deus d dons a todos, desenvolva o seus ! "

Msica: Um Certo Galileu Autor: Pe. Zezinho D A7 D Um certo dia, a beira mar, apareceu um jovem galileu. A7 D Ningum podia, imaginar, que algum pudesse amar, do jeito que Ele amava. A7 D Seu jeito simples de conversar, tocava o corao de quem o escutava.

D A7 E seu nome era Jesus de Nazar, D Sua fama se espalhou e todos vinham ver, Em O fenmeno do Jovem pregador,

A7 D Que tinha tanto amor.

5 a. - Aula
Vamos em frente, comearemos a trabalhar um pouco mais os acordes que voc j conhece com uma msica um pouco mais difcil. Essa 5a. aula muito importante, pois nela voc ir verificar se realmente aprendeu o que viu nas 4 primeiras aulas. simples: voc deve tentar tocar esta msica at que consiga fazer todas as mudanas sem procurar olhar para os desenhos dos acordes. Se voc conseguir isso, parabns, j pode passar para a 6a. aula com tranquilidade. Entretanto, se voc no conseguir executar essa msica, volte atrs revise as primeiras aulas, veja onde voc tropeou e tente novamente.

EXERCCIO 6: Mudana um pouco mais rpida dos acordes.


Msica: A Praa Essa msica no tem nada de difcil, basta concentrar-se no que est fazendo ! Se voc no conhece a msica, pea para algum cant-la para voc, tudo bem essa talvez no seja uma das msicas mais empolgantes que voc j ouviu, mas pacincia ... toda evoluo tem o seu preo ... A msica, como sempre ser, est em formato .txt, mas lembre-se voc ir encontrar as msicas quase sempre nesse formato pela internet fora. Volte ao Exerccio 3 que ele tem a sequncia da msica.
Msica: A Praa D Em Hoje eu acordei com saudade de voc, A7 D Beijei aquela foto que voc me ofertou, Em Sentei naquele banco da pracinha s porque,

A7 D Foi l que comeou o nosso amor

Em A7 D A mesma praa, o mesmo banco, as mesmas flores o mesmo jardim, Em A7 D Tudo igual, mas estou triste, porque no tenho voc perto de mim

Em Senti que os passarinhos todos me reconheceram, A7 D E eles entenderam toda a minha solido, Em Ficaram to tristonhos que at emudeceram, A7 D A ento eu fiz esta cano

6 a. - Aula
Nesta Aula vamos aprender 2 novos acrodes que so muito importantes para a execuo de inmeras msicas. Os acordes so Mi maior, e L maior (o L com stima voc j conhece) . Da mesma maneira como voc fez nas primeiras aulas siga os passos corretos:

Observe bem o desenho do acorde; Coloque dedo por dedo na corda e casa certos; Faa muitos movimentos tirando e recolocando os dedos nos seus respectivos lugares; Tenha muuuita pacincia e faa os exerccios com calma.

EXERCCIO 7: Acordes de Mi maior e L maior.


Lembre-se que os desenhos representam o brao de um violo de p, virado para voc, assim a corda mais fina representada pela primeira linha da direita.

A est o acorde de Mi maior.

Acorde de L maior

EXERCCIO 8: Mudanas entre os acordes de A - D - E.

Da correta execuo deste exerccio depende a progreso no restante do curso. muito importante dedicar pelo menos 15 minutos a este exerccio.

Muito simples: Faa as seguintes mudanas:

Aguarde o carregamento da animao ...

<> Observaes: Para fazer corretamente a mudana do acorde de D (R maior) para o acorde de E (Mi maior) faa o seguinte: Estando no acorde de R maior mude primeiro o Dedo 1 (Indicador) arrastando-o uma casa para trs, (sem tirar o dedo da corda)assim ele j assume a posio que ir ocupar no acorde de Mi maior. Em seguida mude os outros dois dedos. muito simples.

J para fazer a mudana do acorde de E (Mi maior) para o acorde de A (L maior) mude primeiro os Dedos 2 e 3 para a terceira e segunda cordas, respectivamente.

7a. - Aula
E a, vamos subir mais um degrau na vida de violonista ? Continuaremos na nossa maravilhosa experincia de cantar para Aquele que nos criou ! Todos os dias desde que acordamos, at noite, ns passamos o tempo em correrias, sem tempo ! J no mais o relgio que nos serve, mas ns que servimos ao relgio ... So tantas as nossas atividades, que acabamos por no retirar da vida, de cada segundo, a sua essncia ! Afinal, o que realmente importa ... O que compramos? O que conquistamos? Gastamos um precioso tempo de nossa vida nas preocupaes passageiras, buscando uma felicidade material, nas coisas ... elas so necessrias, mas no so a essncia ... importante parar, ter tempo de SER ... sentir-se vivo, participante da "Vida Divina" . Precisamos de tempo para perceber nas coisas a presena de Deus. Hoje, enquanto o seu corao bate, sem que voc perceba ou tenha domnio sobre ele, h um Deus que o ama e que capaz de dar sentido a sua vida, novo nimo a sua existncia, a acredite !!! Ns vamos agora louvar quem nos deu a vida, e a renova todos os dias ... usando os acordes que aprendemos na ltima aula L e Mi .

EXERCCIO 9: Tocar louvando ao Senhor.


Msica: Glria, Glria Aleluia Faa as mudanas na hora certa, e busque pressionar os dedos com um pouco mais de fora para que o som comece a melhorar (diminuindo os bzzz, que s vezes aparecem). Observao

Se voc no est mudando ainda com velocidade e preciso, nem tente tocar esta msica, Ok? Primeiro treine os acordes.

Esta msica tem uma peculiariedade: algumas mudanas acontecem fora da letra da msica, faa essas mudanas observando que sempre se deve comear uma nova posio pelo polegar, portanto sempre necessrio fazer pelo menos um compasso quaternrio antes de fazer a prxima mudana. Qualquer dvida escreva.

Glria : Glria, Glria, Aleluia. A Glria, Glria, Aleluia D A Glria, Glria, Aleluia E A Glria, Glria, Aleluia, Louvemos ao Senhor. A 1 - Na Beleza do que vemos, Deus nos fala ao corao, D A tudo canta: Deus grande, Deus bom e Deus Pai. E A seu Filho Jesus Cristo quem nos une pelo amor, Louvemos ao Senhor! A 2 - Deus nos fez comunidade, pr vivermos como irmos, D A Braos dados todos juntos, caminhamos sem parar. E A Jesus Cristo vai conosco, Ele jovem como ns, Louvemos ao Senhor! A 3 - Jesus Cristo Alegria, Jesus Cristo o Senhor, D A Da vitria sobre a morte deu a todos o penhor. E A Venceremos a tristeza, venceremos o temor, Louvemos ao Senhor!

RITMO: Quaternrio

8a. - Aula
Estamos evoluindo, meu irmo... Caso voc esteja um pouco desanimado por olhar para os que tocam mais que voc e pensar: Quanto falta para eu tocar bem !!! Deixe disso ... Olhe para traz e veja o quanto voc j evoluiu !!! Em sete aulas voc j est tocando, dos seus dedos saem notas musicais !!! Vamos mudar tudo agora. hora de um passo ainda maior, vamos estudar um formato de acordes um pouco mais difcil:

Sol Maior (G)

D Maior (C)

R 7 (D7)

Estes so trs dos acordes mais usados e mais importantes na msica popular ... tenha certeza que: Se voc conseguiria achar algumas dezenas de msicas na internet que usariam somente os acordes que voc sabia at agora, com estes trs acordes a possibilidade de encontrar msicas ( e especialmente poder acompanhar msicas na igreja) almenta para algumas centenas !!!

EXERCCIO 10: Mudana de acordes Sol - D - R7.


As mudanas provavelmente vo dar um pouco mais de trabalho. Mas eu lhe asseguro: vale pena.

Aguarde o carregamento da animao ...

Observao:

Faa essas mudanas com muita calma, tenha toda a pacincia do mundo ... Leve sempre o Dedo 1 (indicador) primeiro nas mudanas. Por exemplo, mudando do Sol para o D tire primeiro o Dedo 1 da quinta corda e leve-o at a segunda corda na primeira casa, em seguida mude os outros dois dedos para os seus respectivos lugares na quarta e quinta cordas.

Qualquer dvida, j sabe: escreva.

EXERCCIO 11: Msica usando Sol - D - R7 - Mi menor.


Msica: Basta Querer

Aqui est um pedacinho de uma msica muito bonita para voc ir testando os movimentos da mo esquerda enquanto faz o nosso velho amigo compasso quaternrio. Para ver a msica, clique no boto:
Basta Querer! G D G D G C Meu pensamento, vive em voc, a luz do meu viver, senhor... G D G D G C Basta entrar, eu me abri pr te amar, nem precisa perguntar: Te Amo... D C D H um clima todo diferente, que aquece e mexe com o corao da gente... G D C D como um sonho, como um sonho, eu me dou por inteiro, teu o meu corao... G D C D Em D E ao teu lado, eu sempre sigo, j no h mais talvez, basta querer pr te ver outra vez ... G Meu pensamento ...

9 a. - Aula
Para iniciar esta aula eu recomendo que voc faa uma boa reviso de tudo o que j aprendeu, repassando os exerccios. Aqui voc aprender um novo acorde e ir aplic-lo em exerccios, juntamente com outros que voc j conhece. muito importante a dedicao e a concentrao, portanto, nunca faa os exerccios com pressa, na correria: baixe esta pgina, desconecte e faa do exerccio um prazer, e no um sofrimento, t bem ?? Bem, vamos ao que interessa, os acordes que sero estudados nesta aula so Mi maior e L maior (que voc j conhece) e o novo acorde de Si com stima (Si 7 ou B7).

Si 7 (B7)

Repare que a primeira vez que utilizamos o Dedo 4 (mnimo) da mo esquerda. Com certeza ele no conseguir pressionar a primeira corda com a fora necessria para que se obtenha o som desejado, mas tenha calma e persista que logo voc obter os resultados desejados ...

EXERCCIO 12: Mudanas com o acorde de B7.


Dedique bastante tempo a este exerccio, dele depende a sua performace nas pestanas que viro na parte dois deste curso!
Aguarde o carregamento da animao ...

Importante:

Para fazer corretamente a mudana para o B7 voc deve trabalhar o polegar atrs do brao do violo, da seguinte forma:

No acorde de B7 o polegar deve ficar mais na diagonal, acompanhando o prpro formato do acorde ( o que tambm acontece de maneira menos acentuada no L Maior), enquanto no Mi maior o polegar deve ficar mais reto (mais na vertical). o Uma dica: quando mudar de Mi maior para Si 7 e vice-versa mantenha o Dedo 1 (Indicador) fixo, no tire ele do lugar pois no necessrio, sendo que ele ocupa o mesmo lugar nos dois acordes.
o

Visitem: http://sempredownloadfull.blogspot.com/

You might also like