You are on page 1of 10

Manhumirim MG ABRATH-MG NOTA OFICIAL 001/2012

01/04/2012

VAMOS ENTENDER SOBRE O ACRDO DO TRF 1 QUE EST ASSOMBRANDO OS PROFISSIONAIS DA ACUPUNTURA

As notcias nos portais da Internet, TV e jornais foram de carter sensacionalista, so mentiras plantadas por mdicos acupunturistas para fazer seu marketing de Acupuntura Mdica. O CFM (Conselho Federal de Medicina) e o CMA (Colgio Mdico de Acupuntura) recorreram em sede de apelao em 2001 e 2002 no TRF 1 Regio se opondo Resoluo CFP 005/2002, de 29 de maio de 2002, do Conselho Federal de Psicologia; Resoluo Cofen 197/1997, do Conselho Federal de Enfermagem; Resoluo 272, de 20 de abril de 2001, do Conselho Federal de Fonoaudiologia; e ainda a normas referentes aos profissionais de fisioterapia e terapia ocupacional, que possuem regulamentao prpria no Decreto-Lei 938/69 (artigos 3. a 5.), e de farmcia. Alegaram que as resolues em questo alargaram o campo de atuao dos referidos profissionais ao possibilitar a utilizao da acupuntura como mtodo complementar de tratamento, pois referidos profissionais no esto habilitados a efetuar diagnsticos clnicos. Dessa forma a 7 turma suplementar entendeu no ser possvel a tais profissionais de sade (Fisioterapeutas, enfermeiros, farmacuticos, fonoaudilogos e terapeutas ocupacionais) alargar seu campo de trabalho por meio de resoluo (Serem especialistas), pois suas competncias j esto fixadas em lei que regulamenta o exerccio da profisso. No pode profissional de sade praticar atos que sua legislao profissional no lhe permita, sob pena de ferir-se o inciso XIII do artigo 5. da Constituio. O acrdo ainda no foi publicado, por isso no tem eficcia, tambm no o fim, cabem recursos ao STJ e se for considerado matria de cunho Constitucional, ao STF.

Em sntese:

A deciso referente apenas para resolues dos Conselhos de fisioterapeutas, farmacuticos e psiclogos, portanto, os profissionais no esto proibidos de aplicar acupuntura, apenas no tm respaldo oficial de seus Conselhos; Os outros profissionais (educador fsico, odontlogo, biomdico, acupunturista, tcnico de acupuntura) no se enquadram no acrdo; portanto no se estendem a esses profissionais. Obviamente os Conselhos entraro com recursos de cunho suspensivo de tal acrdo, sendo assim no pode considera-lo eficaz, portanto no devero ser respeitados ; Levando em considerao que o julgamento do mrito das aes do CFM demoraram 10 anos, os outros recursos provavelmente demoraro tambm. Alunos e professores de Acupuntura do Brasil, essas decises judiciais parciais no prejudicam o exerccio da Acupuntura e os alunos devidamente matriculados em cursos regulares de Acupuntura, vale dizer, cursos autorizados por rgos pblicos. O direito adquirido jamais foi prejudicado na justia brasileira. A nica instituio competente para regulamentar atividade profissional o Congresso Nacional (o Poder Judicirio no tem tal atribuio). Por outro lado, direitos adquiridos continuam preservados (Constituio Federal do Brasil, em seu artigo 22, inciso XVI, 2 parte, atribui Unio o nus de regulamentar o exerccio de profisses; e no caso de no haver regulamentao d o direito de qualquer cidado exercer a profisso livremente - artigo 5, inciso XII). Lembrando que este acrdo nada tem a ver com os projetos de lei sobre regulamentao da Acupuntura, tramitando no Senado e na Cmara, nem tem relao com o PL do Ato Mdico em tramitao no Senado. E segundo o acrdo atual do TRF 1, a acupuntura mtodo complementar de tratamentos e o tratamento e diagnsticos de doenas atividade exclusiva da medicina. Fica ento uma grande informao, a prpria medicina no foi regulamentada, ningum sabe definir o que medicina nem o que de propriedade da mesma. Importante refrescar a memria de alguns, e para quem no sabe, no incio dos anos 1970 o Conselho Federal de Medicina rejeitou oficialmente a acupuntura e a reflexologia como atividades mdicas, no Brasil era uma vergonha ser mdico e defender a acupuntura O esprito competitivo, predador e excludente dos representantes oficiais dos mdicos no Brasil ainda levar a categoria inteira para o fundo do poo, o mesmo velho poo que tem servido para sepultar todos aqueles que ao longo da histria da medicina foram acusados de charlates. Cludia Rodrigues - Jornalista

Vamos nos unir e vencer essa batalha juntos, afinal somos cidados, profissionais e devemos merecemos ser respeitados como tais. Nossa Carta Magna nos garante esse direito, vamos a luta, vamos buscar esse respeito, nos tribunais ou no congresso nacional. Por Dr Soraya F. Fontoura Menezes Adv. DIRETORA JURIDICA ABRATH-MG, Estudante de Acupuntura.

Vejamos mais consideraes de diversos rgos sobre a acupuntura:


Sohaku Bastos 29 de Maro de 2012 19:16

NOTA DE ESCLARECIMENTO AOS ACUPUNTURISTAS BRASILEIROS Na qualidade de fundador da Federao das Sociedades de Acupuntura, Medicina Tradicional Chinesa e Integrativa FEBRASA, esclareo que, o julgamento realizado no Tribunal Regional Federal da 1 Regio TRF1, ocorrido no ltimo dia 27 de maro de 2012, no h de produzir efeitos, enquanto no houver sido publicado o respectivo Acrdo, cujo contedo ser examinado pormenorizadamente pela sua Procuradoria Jurdica, em conjunto com todas as Procuradorias Jurdicas dos Conselhos Federais da rea de Sade os quais reconheceram a Acupuntura como especialidade, a fim de que possam ser adotadas todas as medidas cabveis para reverter situao anunciada de maneira precipitada pela Imprensa do Brasil. Ressalta-se, assim, que, em matria de interpretao de Leis Federais e em matria de cunho Constitucional, os rgos competentes para a ltima palavra so: Supremo Tribunal de Justia STJ e Supremo Tribunal Federal STF, razo pela qual a atual situao dos profissionais que exercem a Acupuntura, no h de sofrer qualquer alterao enquanto no esgotadas todas as instncias recursais e judiciais para fazer valer o legtimo direito de todos os profissionais da sade. Portanto, senhores acupunturistas, alunos e professores de Acupuntura do Brasil, essas decises judiciais parciais no prejudicam o exerccio da Acupuntura e os alunos devidamente matriculados em cursos regulares de Acupuntura, vale dizer, cursos autorizados por rgos pblicos. O direito adquirido jamais foi prejudicado na justia brasileira. E, por fim, cabe destacar que a Constituio Federal do Brasil, em seu artigo 22, inciso XVI, 2 parte, atribui Unio o nus de regulamentar o exerccio de profisses. Neste sentido, qualquer deciso que impea o exerccio da atividade do acupunturista inconstitucional, pois a legislao regulamentadora do exerccio desta atividade ainda no foi editada. Por esta razo, e por vivermos em um pas onde vigora o Estado Democrtico de Direito, que vem a ser a subordinao do Estado ao ordenamento jurdico do pas, temos plena certeza que tal deciso, de vis eminentemente corporativista, no prosperar quando levada apreciao das Cortes Superiores do Brasil. Cordialmente, Prof. Dr. Sohaku Bastos - Diretor da World Federation of Acupuncture-Moxibustion Societies - WFAS vinculada Organizao Mundial da Sade - OMS --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------Esclarecimentos Dr. WU. ESCLARECIMENTOS SOBRE AS MENTIRAS ESPALHADAS PELOS JORNAIS E TV 1) apenas um julgamento no TRF 1 Regio das ae movidas pelo CFM em 2001e 2002 contra as resolues do COFFITO, CFF e CFP autorizando seus profissionais a utilizar a Acupuntura. Cabem recursos a STJ e se for considerado matria de cunho Constitucional, a STF.

Isto significa: a) a deciso se refere apenas a resolues dos Conselhos de fisioterapeutas, farmacuticos e psiclogos, portanto, tais profissionais no esto proibidos de aplicar acupuntura, apenas no tm respaldo oficial de seus Conselhos; b) os outros profissionais (fono, educador fsico, odontlogo, biomdico, acupunturista, tcnico de acupuntura) nada tm a ver com tal sentena judicial; c) os Conselhos ainda vo entrar com recursos, portanto, tal sentena no tem aplicao imediata; d) considerando que o julgamento do mrito das aes do CFM demoraram 10 anos, o recurso a STJ pode levar outros 10 anos, e se for ao STF, mais 10 anos... 2) O ensino e a prtica da Acupuntura continuam tudo igual. A nica instituio competente para regulamentar atividade profissional o Congresso Nacional (o Poder Judicirio no tem tal atribuio). Por outro lado, direitos adquiridos continuam preservados (Constituio Federal do Brasil, em seu artigo 22, inciso XVI, 2 parte, atribui Unio o nus de regulamentar o exerccio de profisses; e no caso de no haver regulamentao d o direito de qualquer cidado exercer a profisso livremente - artigo 5, inciso XII). 3) Tal julgamento nada tem a ver com os projetos de lei sobre regulamentao da Acupuntura, tramitando no Senado e na Cmara, nem tem relao com o PL do Ato Mdico em tramitao no Senado (obstrudo por ferir cultos religiosos). 4) Como a Justia Federal muito lenta, s agora que fez o julgamento de aes iniciadas h 10 anos, muitos fatos novos no foram levados em considerao (Proc. n 2003.72.00.003442-0 da 6. Vara Federal de SC de 2004, Portaria MS 971/06, Portaria NR 07-DGP do Exrcito em 2009, TRF 2. Regio contra SMBA em 2010, Patrimnio Imaterial da Humanidade em 2010 etc.) Os advogados dos Conselhos vo incluir tais documentos nos recursos. 5) E segundo a sentena atual do TRF 1, a acupuntura trata doena e o diagnstico e o tratamento de doena, que atividade exclusiva afetada medicina. Entretanto, a prpria medicina no foi regulamentada, ningum sabe definir o que medicina. Por isso que os mdicos esto desesperadamente empurrando o PL do Ato Mdico. Tal fato pode ser includo pelos advogados nas defesas. 6) Portanto, as notcias nos portais, TV e jornais foram de carter sensacionalista, so mentiras plantadas por mdicos acupunturistas para fazer seu marketing de Acupuntura Mdica. 7) Todos precisam ajudar neste momento de crise. Procurem esclarecer seus familiares, amigos, vizinhos e clientes sobre as mentiras e mandar emails para todos os veculos de comunicao solicitando direito de resposta. Amanh j vo comear a surgir esclarecimentos nos jornais e na TV, alguns iniciados por Paulo Varanda do CEATA, representante do CFF. --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------Acupuntura Ibraho 29 de Maro de 2012 23:06

No o Fim da Picada, a acupuntura de todos e para todos

Carssimos(as) colegas acupunturistas, alunos(as) , futuros(as) acupunturistas e Conselheiros da Sade. Houve um movimento de ao no Tribunal Regional Federal da Primeira Regio deram um parecer favorvel ao CFM, no que concerne ao diagnstico e especialidades exercidas pelo mdico e somente por ele, contra os conselhos da sade. Parecer sem fundamento e sofismtico. Foi uma tentativa de desapropriao das autarquias federais dos Conselhos e da acupuntura como especialidade na rea da sade. Ainda no foi publicada esta ao. Mas de antemo os advogados dos Conselhos da Sade: CFF, CFP, COFFITO, dentre outros esto entrando com recursos contra a deciso feita por esse Tribunal. No se trata de um ato mdico aprovado pela presidncia do Brasil, nem um ato proibitivo da acupuntura como profisso ainda no regulamentada. Mas tem cdigo brasileiro de ocupao de acupunturista: 0-79.15, segundo normativa do Ministrio do Trabalho e emprego profisso de acupunturista descrita em 2001. O acupunturista avalia e trata os equilbrios e desequilbrios dos sopros (q), energticos. Os direitos consuetudinrios continuam preservados segundo a Constituio Federal do Brasil artigo 22, inciso XVI. Todos tem o direito de exercer com liberdade a profisso, artigo quinto, inciso XII. Trata-se de mdias sensacionalistas que foram veiculadas em jornais e pela internet devido ao vazamento das notcias aleatrias, assim como ocorreu com essa deciso: arbitrria e anticonstitucional. A acupuntura continua para todos. Ns do IBRAHO e ABA j acionamos nossos contatos em Braslia. Fiquem tranquilos (as), pois nossas instituies esto nessa luta em prol da acupuntura para todos convidamos a participao das entidades de acupuntura e dos Conselhos nesse engajamento autntico de justa medida.

Cordialmente,

nos laos da acupuntura, Orley Dulcetti Junior diretor do IBRAHO diretor de ensino da ABA -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------Assoc Acupuntura Aba CONSELHO FEDERAL DE FARMCIA Sobre o exerccio da acupuntura Data: 29/03/2012 Em razo do julgamento do Tribunal Regional Federal da 1 Regio que decidiu, em 27 de maro de 2012, que a acupuntura pode ser exercida somente por mdicos, o Presidente do Conselho Federal de Farmcia (CFF), Walter Jorge Joo, esclarece que as decises judiciais que versam sobre o exerccio da acupuntura NO so definitivas, e que o CFF tomar todas as providncias necessrias para assegurar o direito do exerccio profissional. (Abaixo, Nota Tcnica elaborada pela Assessoria Jurdica do CFF). Em primeiro lugar, no existe lei determinando que a acupuntura um ato privativo do mdico. Em segundo, o Cdigo Brasileiro de Ocupao prev a figura do mdico acupunturista, ou seja, a medicina tambm pode exercer a atividade. Em terceiro, o Ministrio da Sade, por meio da Portaria 971/06, que trata da Poltica Nacional de Prticas Integrativas e Complementares do SUS, inclui a acupuntura, SEM restrio profissional. E por fim, preciso esclarecer que a recente deciso do TRF (1 Regio) no abrange os termos da Resoluo n 516/09, do CFF, que define os aspectos tcnicos do exerccio da acupuntura na Medicina Tradicional Chinesa como especialidade do farmacutico, disse Walter Jorge Joo, Presidente do CFF. 30 de Maro de 2012 09:53

NOTA TCNICA

SOBRE O EXERCCIO PROFISSIONAL DA ACUPUNTURA PELO FARMACUTICO

A ttulo de esclarecimento acerca da notcia divulgada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) no seu stio eletrnico, nos termos do Informativo Jurdico CFM N 067/2012 de 27/03/12, subscrito por Giselle Crosara Lettieri Gracindo Chefe do SEJUR e Antnio Carlos Nunes de Oliveira Assessor Jurdico, referente ao recente julgamento no Tribunal Regional Federal da 1 Regio pela sua 7 Turma Suplementar nas Apelaes Cveis n 2001.34.00.023123-2 e n 2001.34.00.0267472, que versam sobre o exerccio da ACUPUNTURA, informamos que as referidas decises judiciais NO SO DEFINITIVAS, tampouco tm efeito imediato, convindo observar que h, ainda, diversas medidas judiciais e recursos cabveis para manuteno do exerccio da acupuntura pelo farmacutico. A controvrsia cinge-se ao fato de que no h lei dispondo que a acupuntura seja um ato privativo do mdico. Apresentar uma notcia sem o devido resultado do julgamento e a respectiva publicao, ainda passvel de reverso, bem como SENDO UM TEMA EXTREMAMENTE CONTROVERSO, um procedimento deveras temerrio e com fins obtusos de provocar notria confuso jurdica e equivocado sensacionalismo. Reforando tal assertiva, o Superior Tribunal de Justia, instncia acima do Tribunal Regional Federal da 1 Regio, j se manifestou sobre o tema em tese contrria a defendida pelo Conselho Federal de Medicina, conforme os seguintes esclios (grifamos):

AGA Agravo Regimental no Agravo de Instrumento n 755953

DJ 22/06/2006 Relator Jos Delgado Ementa PROCESSUAL CIVIL. AGRAVO REGIMENTAL. REQUISITOS DA TUTELA ANTECIPADA. REEXAME DE PROVA. SMULA N 07/STJ. IMPOSSIBILIDADE NA VIA EXCEPCIONAL. 1. Agravo regimental contra deciso que negou provimento a agravo de instrumento. 2. O acrdo a quo indeferiu antecipao de tutela, visto que no sendo a prtica da acupuntura regulamentada no Brasil

nem evidenciado que ela caracteriza ato mdico por qualquer documento oficial, no comprovada, ainda, por qualquer dado estatstico oficial a evidncia de risco da sua prtica por outros profissionais, no esto presentes os requisitos do art. 273 do CPC. 3. Demonstrado, de modo evidente, que a procedncia do pedido est rigorosamente vinculada ao exame das provas depositadas nos autos. A questo nodal acerca da verificao dos requisitos para a antecipao da tutela verossimilhana das alegaes e o receio de dano irreparvel constitui matria de fato e no de direito, o que no se coaduna com a via estreita da splica excepcional. 4. Na via Especial no h campo para revisar entendimento de 2 Grau assentado em prova. A funo de tal recurso , apenas, unificar a aplicao do direito federal (Smula n 07/STJ). 5. Agravo regimental no provido. ROMS Recurso Ordinrio em Mandado de Segurana n 11272 DJ 04/06/2001 Relator Castro Filho Ementa RECURSO EM MANDADO DE SEGURANA. ACUPUNTURA. INSCRIO E EXERCCIO DE PROFISSO NO REGULAMENTADA. AUSNCIA DE DIREITO LQUIDO E CERTO. O art. 5., XIII, da Constituio Federal, assegura o livre exerccio de qualquer trabalho, ofcio ou profisso, atendidas as qualificaes profissionais que a lei estabelecer. Mas no h lei regulamentando o exerccio da profisso de acupuntor. E sendo da Unio a competncia privativa para legislar sobre as condies para o exerccio de profisses (CF, art. 22, XVI), no poderia o Estado Membro legislar sobre ela. No h, pois, como inquinar de ilegal a recusa de fornecimento de registro aos representados pelo sindicato impetrante, no havendo que se falar em direito lquido e certo. Recurso conhecido, mas improvido. Em relao ao Conselho Federal de Psicologia (CFP), tambm citado pelo CFM, a recente deciso da 7 Turma Suplementar , inclusive, contraditria a deciso anterior emanada no mesmo processo envolvendo ambas as partes, oriunda da 8 Turma do Tribunal Regional Federal da 1 Regio: Agravo de Instrumento n 2002.01.00.034971-5/DF Processo na Origem: 200234000177884 EMENTA ADMINISTRATIVO. EXERCCIO PROFISSIONAL. ATIVIDADE NO REGULAMENTADA. ACUPUNTURA. RESOLUO N. 5/2002 DO CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. RESOLUO N. 1.455/1995 DO CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA. 1. Inexistindo lei especfica regulando a atividade de acupuntor, o seu exerccio no pode ser limitado por Resoluo do Conselho Federal de Medicina, sob pena de ofensa ao inciso XIII do art. 5 da Constituio Federal. 2. Resoluo do Conselho Federal de Medicina no o instrumento normativo apropriado ao reconhecimento da acupuntura como atividade privativa do mdico, por falta de previso legal. 3. Agravo desprovido. ACRDO Decide a Sexta Turma do Tribunal Regional Federal da 1 Regio, por maioria, vencida a Exma. Sra. Desembargadora Federal Maria Isabel Gallotti Rodrigues, negar provimento ao agravo. Braslia-DF, 12 de maio de 2003. DANIEL PAES RIBEIRO RELATOR O prprio Tribunal Regional Federal da 1 Regio possui multifrios precedentes contrrios tese que ora adotou por uma de suas turmas suplementares: APELAO CVEL N. 2007.37.00.000185-1/MA

EMENTA ADMINISTRATIVO. CONCURSO PBLICO. ACUPUNTURISTA. EXERCCIO DA PROFISSO POR PROFISSIONAL FORMADO EM MEDICINA, ODONTOLOGIA OU VETERINRIA, COM ESPECIALIZAO EM ACUPUNTURA. EXIGNCIA EDITALCIA COM BASE EM LEI MUNICIPAL. ILEGALIDADE. 1. A restrio contida no edital do concurso pblico para o cargo de acupunturista, no caso, tem embasamento em lei municipal, que determina que a prtica da acupuntura somente poder ser realizada por mdicos, odontlogos e veterinrios. Ocorre que, no sendo a atividade de acupuntura regulamentada no Pas, e tendo o legislador constituinte reservado Unio a tarefa de fixar os requisitos para o exerccio de profisses, no se mostra legtima a malsinada restrio. 2. Apelao e remessa oficial desprovidas. Sentena concessiva da segurana, para afastar a restrio, que se confirma.

ACRDO Decide a Sexta Turma do Tribunal Regional Federal da 1 Regio, por maioria, negar provimento apelao e remessa oficial, vencida a Exma. Sra. Desembargadora Federal Maria Isabel Gallotti Rodrigues, nos termos do voto do Relator. Braslia, 18 de agosto de 2008. DANIEL PAES RIBEIRO Relator AGTAG AGRAVO INTERNO NO AGRAVO DE INSTRUMENTO 200501000168187 DJ 15/07/2005 Relator DESEMBARGADOR FEDERAL LUCIANO TOLENTINO AMARAL Ementa ADMINISTRATIVO E PROCESSUAL CIVIL ANTECIPAO DE TUTELA PARA SUSPENDER RESOLUO DO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAO FSICA DISPONDO SOBRE ACUPUNTURA: PROCEDIMENTO ALTERNATIVO NO REGULAMENTADO AUSNCIA DOS REQUISITOS DA ART. 273 AGRAVO INTERNO NO PROVIDO. 1. A antecipao de tutela exige prova inequvoca que convena o julgador acerca da verossimilhana das alegaes do autor, qual se deve agregar, cumulativamente, o trinmio dos incisos I e II do aludido artigo perigo de dano, abuso de defesa ou propsito protelatrio, tudo no intento de antecipar o resultado que, muito provavelmente, a ulterior sentena veicular: medida em que se esmaece a evidncia do direito, porque a prova perde sua essncia de gerar concluso irrefutvel, avulta o risco da contradio, assim inviabilizando a tutela imediata cognitiva. 2. No sendo a prtica da acupuntura regulamentada no Brasil nem evidenciado que ela caracteriza ato mdico por qualquer documento oficial, no comprovada, ainda, por qualquer dado estatstico oficial a evidncia de risco da sua prtica por outros profissionais, no esto presentes os requisitos do art. 273 do CPC necessrios ao deferimento da antecipao de tutela. 3. Agravo interno no provido. 4. Peas liberadas pelo Relator, em AG AGRAVO DE INSTRUMENTO 200301000045238 DJ 07/11/2003 Relator DESEMBARGADOR FEDERAL TOURINHO NETO Ementa PROCESSUAL CIVIL. AGRAVO DE INSTRUMENTO. ACUPUNTURA. TCNICA PROFISSIONAL. INEXISTNCIA. EXCLUSIVIDADE. EXERCCIO. MDICO. INTERPOSIO. AGRAVO. ART. 558, CPC. NOOCORRNCIA. GRAVE LESO. IMPROCEDNCIA. 1. A prtica da acupuntura, no Brasil, ainda carece de regulamentao. Portanto, o exerccio da acupuntura ainda no pode ser considerado uma profisso, mas sim uma tcnica especfica, exigindo dos prprios mdicos formao prpria. Assim sendo, no h falar em vinculao de tal tcnica cincia mdica. 2. O agravo interposto com fundamento no art. 58 do CPC s tem cabimento em presena de leso grave ou de difcil reparao a justificar seja revista a deciso impugnada. 3. Agravo de instrumento a que se nega provimento. 20/06/2005, para publicao do acrdo.

AC APELAO CIVEL 200134000317983 DJ 25/08/2003 Relator DESEMBARGADOR FEDERAL DANIEL PAES RIBEIRO Ementa ADMINISTRATIVO. EXERCCIO PROFISSIONAL. ATIVIDADE NO REGULAMENTADA. ACUPUNTURA. RESOLUO N. 2/1995 DO CONSELHO FEDERAL DE BIOMEDICINA. RESOLUO N. 1.455/1995 DO CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA. 1. Inexistindo lei especfica regulando a atividade de acupuntor, o seu exerccio no pode ser limitado por Resoluo do Conselho Federal de Medicina, sob pena de ofensa ao inciso XIII do art. 5 da Constituio Federal. 2. Resoluo do Conselho Federal de Medicina no o instrumento normativo apropriado ao reconhecimento da acupuntura como atividade privativa do mdico, por falta de previso legal. 3. Sentena confirmada. 4. Apelao desprovida. SS SUSPENSO DE SEGURANA 200201000022165 DJ 28/06/2002 Relator DESEMBARGADOR FEDERAL PRESIDENTE Ementa SUSPENSO DE SEGURANA. AGRAVO REGIMENTAL. CONSELHO FEDERAL DE ENFERMAGEM. CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA. ACUPUNTURA. 1. A atividade de acupuntor no est regulada por lei especfica, no podendo sofrer limitaes ao seu exerccio, sob pena de ferir-se o inciso XIII do artigo 5 da Constituio. 2. Possibilidade de grave leso ordem econmica, ante a possibilidade de milhares de profissionais ficarem impedidos de exercer a funo de acumputor. Tambm na mesma linha j se pronunciaram os Tribunais Regionais Federais da 2, 3 e 4 Regio: TRF 2 Regio AC 200551010256035, Desembargador Federal GUILHERME COUTO, SEXTA TURMA ESPECIALIZADA, E-DJF2R 03/09/2010 Pgina 388 ADMINISTRATIVO. ACUPUNTURA. RESOLUO SES N 1837/2002. 1 - Lide na qual a autora pleiteia a decretao de nulidade da Resoluo SES n 1837/2002 da Secretaria de Estado da Sade do Rio de Janeiro, que, regulamentando a Lei n Estadual n 3.181/99, criou o servio de acupuntura e disps sobre a sua prestao nas unidades hospitalares do Estado do Rio de Janeiro. Alegao de que se trata de ato privativo de mdico. 2 No se vislumbra ilegalidade: a regra a liberdade do exerccio profissional (inciso XIII do art. 5 da Constituio Federal). Aqueles que, aps a devida especializao, optem pela prtica do mtodo teraputico (a ser indicado por mdico), no podem ser impedidos de exerc-lo, sob pena de violao ao preceito constitucional. Em cada caso concreto, se houver invaso da atribuio privativa de medicina existir ilegalidade. E isso ser apurado na via prpria, penal, administrativa e civil. Mas no se pode, de antemo e apenas com a tese da inicial, assinalar a ilegalidade da resoluo. 3 - Apelo desprovido. TRF 3 Regio (AMS 200261000035050, JUIZ CONVOCADO RUBENS CALIXTO, TRF3 - TERCEIRA TURMA, DJF3 CJ1 25/02/2011 PGINA 827) A Ementa : ADMINISTRATIVO E CONSTITUCIONAL. SINDICNCIA NO MBITODO CRM. EXERCCIO DE ACUPUNTURA. DEFINIO DE ATO MDICO. VCUO LEGAL. LACUNA SUPRIDA POR RESOLUO DO CFM. IMPOSSIBILIDADE. PRINCPIO DA LEGALIDADE. RESPEITO HERANA CULTURAL E SOCIOLGICA DA ACUPUNTURA, ENQUANTO NO HOUVER LEI DISPONDO A RESPEITO. 1. Remessa oficial e apelao contra sentena que concedeu parcialmente a segurana para determinar a ineficcia da Resoluo n. 1455/1995 e impedir a aplicao da penalidade contida no art. 142 do Cdigo de tica Mdica, no impondo nenhuma restrio quanto a prosseguimento da Sindicncia n. 06.146/01. 2. A profisso de mdico - e, por conseqncia, a definio de ato mdico - ainda carece de disciplina legal no Brasil, ressaltando-se que tramita no Senado Federal o Substitutivo da

Cmara dos Deputados ao Projeto de Lei 268 de 2002, que trata da matria. 3. A Resoluo CFM 1.455/95 busca suprir esta lacuna e inclui a acupuntura entre os atos que so privativos dos mdicos, contra o que se insurge o impetrante, o qual tambm procura obstar o trmite da Sindicncia n. 06.146/01, onde investigado por infringir, entre outros, o art. 142 do Cdigo de tica Mdica. 4. No ordenamento jurdico brasileiro prevalece o princpio da liberdade das profisses, que devem ser exercidas na forma da lei (inciso XIII do art. 5 da Constituio Federal de 1988). 5. No havendo a incluso legal da acupuntura entre os atos mdicos, qualquer regulamentao infra-legal sobre o tema, como o caso da Resoluo CFM 1.455/95, estar abusando do poder regulamentar e ferindo o princpio da legalidade, inscrito no inciso II do art. 5 da Carta Magna. 6. Evidentemente que a ausncia de lei regulamentando a profisso de mdico no autoriza que pessoas sem reconhecida habilitao em medicina possam fazer diagnsticos, receitar medicamentos ou realizar cirurgias em seres humanos, pois o senso do razovel j suficiente para discernir que somente profissionais com conhecimentos cientficos podem se dedicar a estes de procedimentos. 7. No que diz respeito acupuntura, no se pode ignorar que constitui uma atividade milenar no lado oriental do planeta, que pode ser aprendida mediante aquisio de conhecimentos prticos sobre msculos e pontos nevrlgicos do corpo humano. 8. Enquanto no houver previso legal da acupuntura como ato privativo dos profissionais mdicos, h que se respeitar a sua herana cultural e sociolgica, at mesmo porque no se tem notcia de que tal prtica cause danos s pessoas que se submetem a ela. 9. Apelao e remessa oficial improvidas. ____________________________________________________________________________________________________ TRF 4 Regio AG AGRAVO DE INSTRUMENTO Processo: 200604000347932 UF: RS rgo Julgador: TERCEIRA TURMA D.E. 03/10/2007 Relator LUIZ CARLOS DE CASTRO LUGON Ementa PROCESSUAL CIVIL. AGRAVO DE INSTRUMENTO. LEGITIMIDADE. 1. A Unio, na qualidade de gestora do SUS, gestora do sistema, sendo sua a competncia capaz de interferir no caso em questo, legtima para figurar no plo passivo da demanda. 2. Atuando o sindicato no interesse dos seus representados, no h que se falar em ilegitimidade ativa. 3. No h ilegalidade na edio de Portaria regulamentando e integrando ao SUS as chamadas prticas alternativas de tratamento de sade, entre as quais a acupuntura. Ademais, o Ministrio da Sade, atravs da Secretaria de Assistncia Sade SAS pelo Departamento de Controle e Avaliao de Sistemas DECAS, por meio de sua Coordenao Geral de Controle e Avaliao CGCA, atravs da Portaria do Gabinete do Ministro n 3.947/98, que trata do Cdigo Brasileiro de Ocupao prev a figura do MEDICO ACUPUNTURISTA cdigo: 061.58 e do ACUPUNTURISTA cdigo: 079.15, como profissional de nvel superior. No mesmo diapaso, o Ministrio da Sade editou a Portaria n 971/06, a qual trata da Poltica Nacional de Prticas Integrativas e Complementares no SUS, incluindo a acupuntura, sem qualquer restrio profissional. Por fim, esclarea-se que a recente posio do Tribunal Regional Federal da 1 Regio, considerando ser oriunda de processo h muito em trmite na justia (desde 2001), no abrange os termos da Resoluo/CFF n 516/09, que define os aspectos tcnicos do exerccio da acupuntura na Medicina Tradicional Chinesa como especialidade do farmacutico. O Departamento Jurdico do Conselho Federal de Farmcia aguarda a publicao do respectivo Acrdo para adoo das providncias cabveis e buscar a reverso do julgado provisoriamente favorvel ao CFM em relao a Resoluo/CFF n 353/00, informando que a prtica da acupuntura pelo farmacutico poder continuar a ser exercida at que uma deciso definitiva ou que no seja passvel de recurso com efeito suspensivo seja decretada pelo Poder Judicirio ou que sobrevenha lei que vede tal mister. WALTER DA SILVA JORGE JOO Presidente CFF Fonte: CFF -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------30 de Maro de 2012 09:54 Carssimos, bom dia, Tomei conhecimento da notcia que circula nos meios de comunicao intitulada "ACUPUNTURA. ATIVIDADE EXCLUSIVA DA MEDICINA. JULGAMENTO NO TRF DA 1 REGIO (Braslia)", e que tem causado imenso clamor. Senhores, preliminarmente, cabe ressaltar que, trata-se apenas de uma notcia e como tantas outras anunciada de maneira precipitada e, ainda, embasada em deciso judicial ainda no publicada no DO (Dirio Oficial). Acalmem-se, a tal deciso no definitiva, ainda cabe recurso aos Tribunais Superiores (STJ e STF) e, muito embora eventuais recursos no tenham efeito suspensivo este efeito poder ser buscado por meio de recurso prprio, o que provavelmente ser feito pelos Conselhos Profissionais envolvidos.

Ademais, a deciso afeta apenas e to somente as partes envolvidas no processo, o que quer dizer que os demais profissionais podero continuar trabalhando normalmente. E, ainda, deciso da justia dizendo que "acupuntura atividade mdica" j existe e nem por isso os acupunturistas tiveram que parar de trabalhar. No nos esqueamos que a regulamentao de profisso s pode ser feita por meio de LEI FEDERAL (art. 22 da CF) e que enquanto no tivermos esta lei aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pela Presidenta(e) da Repblica o exerccio da profisso livre, conforme se depreende do art. 5, inciso XIII, da CF. Portanto, senhores, certo que a notcia no agradvel, no entanto, no devemos nos desesperar, este o objetivo do inimigo. Devemos sim empunhar a bandeira e unidos continuar a incansvel luta pela regulamentao da profisso! Um forte abrao a todos, Silvio Clio de Rezende Advogado do SATOSP

Finalizando meus queridos companheiros acupunturistas membros da ABRATH, a Cmara Tcnica e o Departamento Jurdico analisou a fundo a situao veiculada e chegou a concluso que trata-se de matrias especulatrias que no momento no se tratam de fora de lei o que nos leva a orienta-los a dar continuidade a seus trabalhos. Sabemos, no entanto que focos de discriminao profissional vindo principalmente de mdicos podem surgir, dessa forma o Dep. Jurdica est disposio para ajuizar aes no sentido de reparaes no intuito de proteger a livre prtica da acupuntura em nosso pas por nossos filiados.

Atenciosamente; Gabriel Lopes Diretor ABRATH-MG Presidente Cmara Tcnica MTC Secretaria Nacional ABRATH

You might also like