You are on page 1of 21

03/02/2011

A.C. ~3500 a.C.: os sumrios criam a numerao e o baco. D.C. ~200 Base binria para classificar medidas musicais. ~825 Inveno do conceito de algoritmo 1800 1844 Telgrafo de Morse 1876 Graham Bell e o telefone 1883 Thomas Edison inventa a lmpada Dcada de 1940 1945 O ENIAC torna-se operacional, inaugurando a primeira gerao de computadores.

03/02/2011

Dcada de 1950 Dcada de 1980 1959 O Circuito Integrado 1989 Comunicao Wireless estabelece a sua marca de Dcada de 1990 inovao tecnolgica 1996 USB (Universal Serial Bus) Dcada de 1960 1997 Registro www.google.com 1969 ARPANET d incio Dcada de 2000 Internet 2003 Comunicaes WiFi Dcada de 1970 2005 Criao do Youtube 1971 O primeiro e-mail enviado 2006 Microsoft lana o Windows i i il i d Mi ft l Wi d 1975 A Microsoft fundada por Vista para uso corporativo Bill Gates e Paul Allen 2006 Apple lana o iPod 1976 A Apple lana o Apple 1 2008 04 (quatro) Milhes de 1978 A Visicalc d incio Iphones vendidos exploso das folhas de clculo

03/02/2011

INFORMTICA: a cincia que estuda a informao de forma , p ( ) automtica, atravs do computador. (Informao Automtica) COMPUTADOR: uma mquina constituda por dispositivos eltricos e eletrnicos, que servem para processar dados. Capaz de realizar uma grande variedade de trabalhos com alta velocidade e preciso, desde que receba as instrues adequadas .

Dados: Fatos que por si prprios no tm significado. Informao: Resultado do Processamento de dados, base do conhecimento.

COMPUTADOR

DADOS

INFORMAES

TOMADA DE DECISO

03/02/2011

Um Sistema Computacional constitudo de 3 partes: Hardware, Software e Peopleware. Hardware: corresponde a parte fsica (material), ou seja, o equipamento propriamente dito. Exemplos: teclado, monitor, mouse, CDs, entre outros. Software: a parte lgica, ou seja, conjuntos de instrues que so organizadas e estruturadas de uma maneira lgica, de tal forma que so executadas para a realizao de determinadas tarefas. Exemplos: editores de textos, bancos de dados, sistemas operacionais, planilhas eletrnicas,linguagens de programao, jogos etc. Peopleware: o conjunto de pessoas responsveis pela utilizao, criao ou aperfeioamento dos recursos ou tecnologias j existentes. Exemplos: operadores, programadores, analistas de sistemas, engenheiros, pesquisadores, e muitos outros.

Bits, Bytes: A mquina consegue i t i interpretar apenas d t duas situaes possveis, it i que a presena ou ausncia de impulsos eltricos, sendo representados pelos dgitos 0 e 1, este denominado Sistema Numrico Binrio. Dois termos que aparecem com freqncia na terminologia da informtica so o Bit e o Byte Bit: a menor unidade de informao que um computador consegue representar. um circuito onde podemos guardar zero ou um. o componente bsico da memria, representa um dgito binrio; circuito desligado = 0 e circuito ligado = 1. Byte: o conjunto de 8 dgitos binrios ou 8 bits com os quais podemos representar 256 caracteres distintos(A,9,,,)

03/02/2011

Assim 1 BYTE = 1 LETRA ou 1 CARACTERE ou SMBOLO. Dessa forma, cada letra, dgito ou smbolo conhecido pelo homem representado no computador atravs de 01 Byte ou 08 bits Como o computador utiliza dezenas, centenas e at bilhes de caracteres, utiliza-se certas unidades de medida em bytes como: 1 Kylobyte = 1 KB 1 Megabyte = 1 MB 1 Gigabyte = 1GB 1 Terabyte = 1TB 1 Petabyte = 1 PB 210 = 1.024 bytes (aprox. mil bytes) 210 = 1.024 KB (aprox. milho bytes) 230= 1.024 MB (aprox. bilho de bytes) 240 = 1.024 GB (aprox. trilho bytes) 250 = 1.024 TB

Hardware: Identificamos como a parte fsica do computador, computador ento os fios, as placas eletrnicas, o teclado, o mouse, o monitor, a impressora so exemplos de itens do hardware. O Hardware composto por um ou mais processadores (CPU ou UCP) pelos perifricos ou unidades de entrada, pelos perifricos ou unidades de sada, pelos perifricos ou unidades de armazenamento e memria principal. Existem tambm os perifricos ou unidades de comunicao. Os termos perifricos ou unidades so equivalentes.

03/02/2011

Hardware: Identificamos como a parte fsica do computador, computador ento os fios, as placas eletrnicas, o teclado, o mouse, o monitor, a impressora so exemplos de itens do hardware. O Hardware composto por um ou mais processadores (CPU ou UCP) pelos perifricos ou unidades de entrada, pelos perifricos ou unidades de sada, pelos perifricos ou unidades de armazenamento e memria principal. Existem tambm os perifricos ou unidades de comunicao. Os termos perifricos ou unidades so equivalentes.

03/02/2011

Como o prprio nome sugere, a principal placa no computador onde todos os dispositivos so conectados Onboard? Offboard? Quando se diz que um computador onboard significa que sua placa-me possui um ou mais dispositivos de expanso integrados. A questo que, primeira vista, placas-me onboard so viveis, p pois o comprador no precisar comprar os dispositivos que j vem p p p p q j com ela. Mas...... Hoje em dia praticamente impossvel encontrar placas-me que no tenham ao menos placa de rede e placa de som integradas. Assim sendo, muitas pessoas s consideram uma placa-me onboard se ela tiver vdeo integrado.

03/02/2011

MEMRIA CENTRAL OU MEMRIA PRINCIPAL o local onde os dados de um processamento so provisoriamente armazenados, Esta dividida em duas partes bsicas: Memria Ram e Memria Rom (Read Only Memory) Memria RAM (Random Access Memory): a memria de acesso aleatrio, sendo nessa rea que os dados de um p g programa so executados, o principal programa que p p p g q executado na memria RAM o Sistema Operacional. A Memria principal uma rea voltil, ou seja, se o computador for desligado inconvenientemente ou um determinado processamento for finalizado, os dados armazenados nessa memria sero perdidos.

A memria RAM constituda por pequenas placas, cada uma co u a dete com uma determinada capac dade de a a e a e to e ada capacidade armazenamento em bytes. Quando se deseja expandir a capacidade da memria RAM deve-se ou trocar as placas de memria RAM atuais ou complementar as existentes com outras. Para qualquer uma dessas opes, deve-se inserir as placas de memria nos slots de memria RAM. Geralmente a expanso da memria RAM melhora o desempenho de um computador. Os SLOTS de memrias RAM esto representados na figura a seguir.

03/02/2011

BARRAMENTOS DA PLACA-ME (TIPOS E VALORES) Esses barramentos tambm so chamadas slots e, na verdade, so apenas as terminaes de vrios tipos de conexes. Abaixo temos uma lista por idade (o barramento ISA mais antigo e j caiu em desuso, j o Slot Pci Express o caula da famlia):

Barramento AGP 2x AGP 4x AGP 8x PCI Express x1 PCI Express x2 PCI Express x4 PCI Express x16 PCI Express x32

Taxa de Transferncia 533 MB/s 1.066 MB/s 2.133 MB/s 250 MB/s 500 MB/s 1.000 MB/s 4.000 MB/s 8.000 MB/s

O barramento PCI Express foi desenvolvido para substituir os barramentos PCI e AGP. Ele compatvel em termos de software com o barramento PCI, o que significa que os sistemas operacionais e drivers antigos no precisam sofrer modificaes para suportar o barramento PCI Express.

Os perifricos externos, como impressoras e scanners, ligam-se a placa me do mesmo jeito que os internos fazem, atravs de interfaces, abaixo algumas interfaces de conexo. Conexo Paralela -Tipo de conexo que transmite oito bits simultaneamente. Hoje est sendo substituda pela conexo USB, velocidade mxima: 3MB/s Conexo Serial Porta de conexo bidirecional, atravs da qual nos bits fluem um de cada vez (em srie) podem ser usadas para conectar vrios dispositivos, dispositivos (impressoras fiscais) tambm conhecida como RS 232 fiscais), RS-232

03/02/2011

USB - barramento USB (Universal Serial Bus) surgiu em 1995. 1995 Usb 1.1 = (12Mbps) Usb 2.0 = (480 Mbps) Usb 3.0 = (4,8 Gbps) O USB funciona de forma "plug and play", permitindo que o plug play sistema operacional reconhea e possibilite o uso imediato do dispositivo instalado(havendo compatibilidade). Alm disso trouxe a facilidade de conectar dispositivos com o computador ligado, sem risco de causar danos ao dispositivo ou computador.

Tecnologia Bluetooth - Um padro para comunicao semfio de baixo custo e de curto alcance. Atravs desta tecnologia, possvel conectar vrios tipos de dispositivos de comunicao, tais como PCs, notebooks, palmtops, handhelds, impressoras, scanners, telefones celulares.

10

03/02/2011

(Wireless Fidelity) Wi-Fi, ou simplesmente Wireless (sem Wi Fi fios), o conjunto de tecnologias de comunicao rdio ou sistemas de telecomunicaes em que os sinais so transmitidos por ondas electromagnticas (rdio) dispensando o uso de fios. A implementao desse tipo de rede est se tornando cada vez mais comum, no s nos ambientes domsticos e empresariais, mas tambm em locais pblicos (bares, lanchonetes, shoppings, livrarias, aeroportos, etc) e em instituies acadmicas.

11

03/02/2011

Dispositivos de Entrada / Sada / Armazenamento Os dispositivos de E/S so responsveis pela interao entre o usurio e o computador. A classificao de Entrada ou Sada feita de acordo com o ponto de vista do Sistema Central (CPU + Memria), dessa forma os dispositivos que levam informaes/aes para o Sistema Central so categorizados como sendo de entrada. Existem componentes que so classificados simultaneamente como de Entrada e Sada e Tambm existem os compontente denominados Dispositivos de Armazenamento

12

03/02/2011

Disco Rgido O Disco Rgido tambm conhecido como HD (Hard Disk) ou ainda Winchester caracterizado pela sua grande capacidade de armazenamento. Nele ficam armazenados os softwares instalados pelo usurio, assim como os seus dados. Ao contrrio dos disquetes (discos flexveis), os HDs no podem oferecem tanta flexibilidade de transporte, da o termo Disco Rgido.

Computadores d G d P de Grande Porte: C d Dedicados ao processamento de um volume grande de informaes; Ocupam grande espao e espao, necessitam de um ambiente especial, incluindo instalaes de refrigerao;

13

03/02/2011

Computadores de Grande Porte: Utilizados quando o problema o tempo de clculo Normalmente so utilizados como servidores de rede, para armazenamento de arquivos (dados de 30.000 alunos, 7.000 funcionrios, atendimentos a hospitais) Podemos pensar tambm como sendo servidores de e-mails como por exemplo: Gmail (7 GB por usurio), 8 milhes de usurios migrados o IG em 2008.

Computadores de Pequeno Porte: Computador de pequeno porte para uso pessoal, tanto para fins domsticos ou comerciais. Recursos limitados, visando ter um custo reduzido para o consumo no mercado

14

03/02/2011

Suas caractersticas mais comuns incluem uma pequena tela,conexo sem fio, mas sem unidade de disco ptico, e um tela conexo fio ptico teclado reduzido em tamanho ( em torno de 80 a 95%).Existe tambm uma tendncia de utilizar drives de estado slido SSD em vez dos tradicionais HDs

Tambm conhecido como laptop ou notebook, so computadores iguais com poder similar ao dos microcomputadores, mas desnevolvidos com alta tecnologia par tornlos compactos e com consumo de energia diminudos

15

03/02/2011

usurio percorre com os dedos rapidamente os seus e-mails, d um toque em uma mensagem para respond-la e estica para aumentar e diminuir o zoom dos anexos. Usa o Maps para obter itinerrios, conferir o trnsito e explorar um local e usa o Notes para anotar e compartilhar idias em uma reunio

Computador com sensores que detectam interferncias como toque, movimento, presso ou calor

16

03/02/2011

2007 comum ouvir ou ler frases do tipo: "o processador o crebro do computador." Apesar de uma boa metfora, at agora a maior proximidade que nosso crebro e os processadores dos computadores haviam alcanado no passava muito dessa figura de linguagem, mas Ci ti t d MIT li Cientistas do utilizaram um modelo computacional de como o nosso crebro processa as informaes visuais para reconhecer objetos em uma rua movimentada.

USURIO

SOFTWARE APLICATIVO LINGUAGEM DE PROGRAMAO SISTEMA OPERACIONAL

17

03/02/2011

Categoria de programas cuja funo servir de base ou suporte de todo o sistema, criando um ambiente de trabalho sobre o qual os processos possam ser executados de forma mais simples. BIOS (Sistema Bsico de Entrada e Sada): um programa armazenado na memria ROM, que realiza o auto teste inicial quando o computador ligado (POST). Sua principal funo p auxiliar o sistema operacional a realizar suas tarefas. Sistema Operacional: Software que gerencia e direciona a execuo de todas as operaes em um computador, servindo de suporte para a execuo de todos os demais programas utilizados. Ex.: Ms-Dos, Linux, Unix, OS/2, Windows XP, Vista, Mobile, Windows Seven**, Mac Os Leopard, Android (Google)

Imagine uma calculadora e vrias pessoas querendo us-la. Como voc poderia dar a cada um aquilo que ele precisa? Quem usaria a calculadora primeiro? O que voc faria se algum se apossasse da calculadora por muito tempo? O que voc faria se eles quisessem armazenar os resultados em algum lugar? Esta situao semelhante ao que o SO geralmente enfrenta. Existem recursos que muitas pessoas querem usar. Se no houver algo que execute as tarefas, haver conflitos e confuso geral.

18

03/02/2011

Se os programadores precisassem programar diretamente em , q binrios, decorando seqncias como 10111011101101101110110011001010 para cada instruo do processador e para cada endereo de memria a ser acessado, provavelmente no teramos mais programadores... j estariam todos loucos. Para facilitar as coisas, comearam a ser desenvolvidas as linguagens de programao, que diferem na forma de escrita e recursos, mas tem um ponto em comum, que a existncia de um compilador Antigas: Assembler, Fortran, Cobol, Basic, ADA, etc.Helton.a@pucpr.br Modernas: Delphi, Visual Basic, Java, Java Script, C++.
2006

Vamos fazer um programa capaz de tomar uma deciso fcil. Ele pergunta a nota do aluno e diz se ele passou ou no Lembre-se que o computador burro e precisa ser orientado passo a passo. Nosso programinha em pseudocdigo poderia ficar assim: escreva: "Qual a nota do aluno? leia nota se nota maior ou igual a sete ento: escreva "Ele passou seno: escreva: "Ele foi reprovado fim do se fim do programa Este programinha perguntaria a nota e com base no numero que for digitado avisaria se o aluno passou ou no. Helton.a@pucpr.br 2006

19

03/02/2011

p g p p So programas desenvolvidos para possibilitar o uso ou aplicao dos computadores em atividades diversas, visando atender o usurio final na automatizao de alguma tarefa. Aplicativos Integrados: So sistemas que integram em um nico programa diversas aplicaes que podem ser interrelacionadas. Exemplo: Open Office Microsoft Office (Writer,Calc, Impress, Draw,Math) (Word,Excel, PowerPoint,Access,Outlook)
Helton.a@pucpr.br
2006

Editor de Texto: So programas utilizados para automatizar a construo e edio de textos via computador computador. Planilha Eletrnica: So programas utilizados para automatizar a construo e elaborao de planilhas de clculos. Editores Grficos: So programas que permitem a criao de grficos desenhos imagens ou projetos via computador grficos, desenhos, computador. Ex.: Corel Draw, Page Maker, Adobe Photoshop, AutoCAD, Microsoft Visio Jogos Players de udio e Video
Helton.a@pucpr.br
2006

20

03/02/2011

SOFTWARE PROPRIETRIO (MICROSOFT) aquele cuja cpia, redistribuio ou modificao so em alguma ou total medida restritos pelo seu criador ou distribuidor.

SOFTWARE LIVRE (LINUX, OPENOFFICE) o programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribudo sem nenhuma restrio. A liberdade de tais diretrizes se ope ao conceito de software proprietrio, mas no ao software que vendido almejando lucro (software comercial).

21

You might also like