You are on page 1of 6

Modelos atmicos

A origem da palavra tomo


A palavra tomo foi utilizada pela primeira vez na Grcia antiga, por volta de 400 aC.

Demcrito

(um filsofo grego) acreditava que todo tipo de matria

fosse formado por diminutas partculas que denominou tomos (sem diviso). Acreditava-se que tais partculas representavam a menor poro de matria possvel, ou seja, eram indivisveis. Como esta idia no pde ser comprovada por Demcrito e seus contemporneos, ela ficou conhecida como 1 modelo atmico, mas meramente filosfico.

Modelo Atmico de Dalton

As

idias

de

Demcrito

permaneceram

inalteradas

por

aproximadamente 2200 anos. Em 1808, Dalton retomou estas idias sob uma nova perspectiva: a experimentao. Baseado em reaes qumicas e pesagens

minuciosas, chegou concluso de que os tomos realmente existiam e que possuam algumas caractersticas: - Toda matria formada por diminutas partculas esfricas, macias, neutras e indivisveis chamadas tomos.

- Existe um nmero finito de tipos de tomos na natureza. - A combinao de iguais ou diferentes tipos de tomos originam os diferentes materiais.

Modelo Atmico de Thomson

Ao final do sculo XIX surgem evidncias de que o tomo seria divisvel. Em 1897, Thomson demonstrou a existncia de "corpsculos" na matria, que mais tarde viriam a ser conhecidos como eltrons. Como estes eltrons apresentaram carga negativa, houve necessidade de se alterar o modelo de tomo para se assimilar esta novidade. Thomson props ento o modelo do "pudim de passas", onde existiam simultaneamente cargas positivas e negativas. Neste modelo, o tomo era uma esfera macia, constituda por um material positivo, possuindo eltrons incrustados em sua superfcie. As cargas positivas e negativas existiam em iguais quantidades, garantindo a neutralidade do tomo.

Modelo Atmico de Rutherford

Rutherford era um pesquisador ligado equipe de Thomson quando realizou um experimento que viria a mudar completamente a viso do homem a respeito do tomo. Em 1911, ele bombardeou uma finssima lmina de ouro (0,0001 cm) com partculas alfa oriundas de uma amostra contendo Polnio. A rea em que se realizava o experimento era cercada por um anteparo recoberto por sulfeto de zinco, que que cintilava ao sofrer impacto. Para espanto geral, a grande maioria das partculas alfa disparadas contra a placa passou por ela como se no existisse. Somente algumas passavam com desvios e algumas outras retrocediam. Tal resultado levou Rutherford a propor que a matria constituda principalmente por espaos vazios. Como as partculas alfa so positivas, concluiu-se que os desvios e retrocessos fossem resultado da interao dessas com o ncleo. Como estes desvios e retrocessos foram muito poucos, concluiu-se que a matria do tomo fosse concentrada numa regio central positiva chamada ncleo. Os prtons so as partculas que do carter positivo ao ncleo. Os eltrons ou cargas negativas estariam circundando o ncleo em nmero tal que possibilitasse ao tomo ser neutro. A proporo entre as partculas que passaram sem desvio e as que passaram com desvio ou retrocederam levaram concluso de que o tamanho total

do tomo de 10.000 a 100.000 vezes maior que o ncleo. A regio onde circundam os eltrons que d o volume do tomo recebeu o nome de eletrosfera. Os eltrons possuem movimento de translao ao redor do ncleo e de rotao em relao ao seu prprio eixo. O modelo de Rutherford muito parecido com o sistema solar, com o ncleo ocupando o lugar do sol e os eltrons, os dos planetas.

Posteriormente, em 1932, Chadwick descobriu que no ncleo tambm existem os nutrons, que so partculas sem carga. Estava composto ento o quadro de partculas que compem o tomo: partcula prton nutron eltron +1 0 - 1 carga massa relativa 1 1 1 / 1836

Modelo Atmico de Rutherford-Bohr

Apesar de revolucionrio, o modelo de Rutherford no conseguiu explicar o comportamento dos eltrons ao do ncleo. Tal comportamento foi explicado por Bohr, em 1913. Em seu modelo, Bohr props que os eltrons se movimentassem ao redor do ncleo, seguindo trajetrias circulares denominadas de camadas ou nveis. Estas camadas foram especificadas por letras a partir da mais interna: K, L, M, N, O, P e Q. Os eltrons podiam ir de um nvel mais interno para outro mais externo absorvendo energia, no processo inverso ocorreria emisso de energia. Os postulados de Bohr nos permitem conhecer quantos eltrons um dado tomo possui em cada uma das camadas. - A camada mais externa de um tomo no pode possuir mais de 8 eltrons. - A quantidade mxima de eltrons em cada uma das camadas a seguinte:

Procedimento para o preenchimento das quantidades de eltrons em cada uma das camadas:

1) Preencher as camadas, seguindo a ordem e deixando em cada uma a quantidade mxima de eltrons especificada. 2) Se a ltima camada possuir mais de 8 eltrons, cancele esta quantidade e escreva no seu lugar 8 ou 18, o que for imediatamente inferior ao nmero cancelado. 3) A diferena entre o cancelado e o escrito deve ser escrito na camada seguinte. 4) Se a nova ltima camada possuir mais de 8 eltrons, deve-se repetir o procedimento 2.

You might also like