You are on page 1of 15

"ltima parada - 174": um soco no estmago

Filme do diretor Bruno Barreto estria s em outubro, mas quem j viu ficou estarrecido. Depois de duas horas de exibio, as pessoas ficaram em silncio, paralisadas diante do que tinham acabado de ver Ricardo Kotscho TAMANHO DO TEXTO: A A A

ENVIAR POR E-MAIL FALE COM A GENTE O novo filme de Bruno Barreto s vai estrear em outubro, mas quem j teve a oportunidade de assistir "ltima Parada - 174" sentiu algo que no vai esquecer to cedo: um soco no estmago, como bem definiu Sonia Racy em sua coluna do "Estado". O filme , de fato, uma porrada. So duas horas sem um instante de refresco em que voc, mesmo sabendo como a histria vai terminar, fica preso cadeira sem piscar o olho. No fim da projeo para um pequeno grupo de amigos do diretor na noite de tera-feira numa sala do Shopping Pompia, ficamos um bom tempo em silncio, meio que paralisados diante do que acabamos de ver. Todo mundo deve se lembrar do dramtico episdio encenado no nibus da linha 174, em junho de 2000, no centro do Rio de Janeiro, que foi transmitido ao vivo durante horas pelas redes de televiso e terminou com a morte de uma refm e do seqestrador Sandro do Nascimento, um rfo de 22 anos. Mas ningum sabia brasileira at chegar meio e fim - e que desafio de Bruno como comeou esta tragdia de uma famlia ao desfecho. Contar esta histria com comeo, s poderia mesmo ter este fim - foi o grande Barreto e do roteirista Brulio Mantovani.

Embora se trate de uma fico baseada em fatos reais (ver entrevistas com os dois abaixo), lembra mais uma reportagem, como estas que assistimos nos programas policiais de fim de tarde na televiso sobre a me que perde um filho e o filho que perde a me.

Ningum ali parece estar representando. Em seu 19 longa metragem, pela primeira vez Bruno trabalhou com no-atores ou atores de pouca experincia encontrados em grupos teatrais de comunidades carentes do Rio - o que pode explicar o extremo realismo das cenas. Entre eles, Michel Gomes, em primorosa atuao protagonista Sandro. Diretor e roteirista no opinam querem passar nenhuma mensagem, nem fazer anlise nos entregam um dos melhores filmes nacionais dos no papel do no filme, no sociolgica - e ltimos anos.

"ltima Parada - 174" no um filme de bandidos e mocinhos, apenas mais um filme sobre a violncia carioca. Conta, isto sim, com muita crueza e sem adjetivos, como o cotidiano de famlias pobres e desestruturadas, sempre nos limites entre a vida e a morte, entrando na intimidade dos morros cariocas que a gente no conhece. Fiquei sem saber o que causa e o que efeito da violncia em que vivem. S sei que o seqestro no nibus, que chocou milhes de telespectadores em todo o pas, foi para Sandro apenas o desfecho natural de uma trajetria sem sada. Melhor do que eu ficar aqui dando uma de crtico de cinema, escrevendo sobre o que no entendo, passar a palavra logo aos dois jovens que colocaram esta obra em p aps quase quatro anos de trabalho. Conversei com Bruno e Brulio - olha a, bons nomes para uma dupla sertaneja... - depois de me recuperar do impacto do filme para tentar entender melhor o que havia acabado de ver. No posso me queixar da vida. Os dois so meus amigos e me deram belos depoimentos. Uma das felicidades de trabalhar por muito tempo nesta profisso de reprter ficar conhecendo muita gente boa em todas as reas, como estes dois premiados talentos do cinema brasileiro, e acabar entrevistando amigos. A seguir, trs perguntas para Bruno Barreto e Brulio Mantovani: "Depois de rodar o primeiro take, meus olhos estavam cheios de lgrimas"

IG: Bruno, por que voc resolveu fazer este filme? No tinha nenhuma histria mais bonita e feliz pra contar? Bruno Barreto: Quando vi o documentrio "nibus 174", do Jos Padilha, fiquei muito impactado e com muitas perguntas que no encontravam respostas. A principal era: por que a Marisa resolveu adotar logo o Sandro, menino de rua que tinha sido preso vrias vezes? Muitas vezes s a fico consegue responder perguntas que a realidade apresenta. No sei explicar porque fiquei compelido a contar esta histria. Em geral, s consigo responder a isto alguns meses depois do filme ficar pronto. IG: Em que "ltima Parada - 174" difere de outros filmes recentes que trataram da violncia carioca? Bruno: Eu acho que essa histria diferente porque, pela primeira vez desde "Pixote", coloca esses personagens, excludos socialmente, como sujeito e no objeto. Dessa forma, mesmo que o espectador seja de uma classe social bem distante daquela dos personagens do filme, ele vai se envolver, porque os sentimentos humanos so universais. IG: Teve alguma cena em que voc se emocionou, ficou com o corao apertado durante as filmagens? Bruno: A cena na qual o Sandro "adota" a Marisa como me. Digo que ele a adota porque sabe que ela no a me dele, mas ela acha que est reencontrando o filho verdadeiro depois de 17 anos. Ser que o Sandro um mau carter porque est fingindo que filho da Marisa, embora ele conhea o filho verdadeiro? Eu acho que no, porque o Sandro precisa muito mais de uma me do que o filho real. Esta a cena mais emblemtica do filme e, quando eu gritei "corta!", depois de rodar o primeiro take, meus olhos estavam cheios de lgrimas. "S me sinto realizado quando o espectador sai perturbado" IG: Brulio, voc que j foi reprter obrigado a retratar a realidade, conte um pouco como foi o processo de criao do roteiro, como a histria de fico foi sendo construda, as dificuldades que enfrentou... Brulio Mantovani: Para mim, a maior dificuldade foi a mesma que

tenho sempre que trabalho a partir de histrias reais que aconteceram recentemente: criar a coragem necessria para alterar a histria real e transform-la em fico. Esse processo sempre o mais difcil para mim. Mas o nico que funciona. No consigo ser fiel realidade. Eu s consigo escrever inventando. Mesmo nas adaptaes - como em "Cidade de Deus" - o que eu fao me apropriar das histrias para cont-las do meu jeito. No caso das adaptaes ou reescrita de roteiros de outros autores eu mudo o que quero, mas no sem antes sofrer muito, sentir-me culpado e ter a sensao de que estou desrespeitando a memria das pessoas. traumtico. Mas fico fico. E a responsabilidade maior do artista ou escritor com a forma. No caso especfico de quem escreve para cinema, a responsabilidade com a eficincia da narrativa. Transpor a vida para a fico algo que no sei fazer. Acho que ningum sabe. Simplesmente, no funciona. IG: E o que funciona para o filme dar certo, mesmo sendo uma porrada, um soco no estmago do fregus? Brulio: O que funciona recriar na fico o efeito que a histria seja real, seja adaptada de literatura - produz em mim. E para recriar esse efeito eu invento e reinvento fatos e personagens. Nenhum personagem em "ltima Parada - 174" fiel realidade. Tanto que apenas o Sandro tem o mesmo nome do personagem real que usei como inspirao. Todos os outros nomes so inventados. Eu gosto de pensar que tudo nos meus roteiros inveno minha. Inclusive o que aconteceu de fato, na realidade. No meu roteiro, o massacre da Candelria, o seqestro do nibus 174, a morte da refm e de Sandro so de minha autoria. Por isso, eu espero, esses episdios tm no filme um efeito muito parecido ao que produziram em mim quando aconteceram na realidade. Um efeito devastador, perturbador. Quando vou ao cinema, gosto de sair perturbado. Por isso, quando escrevo para cinema, s me sinto realizado quando o espectador sai perturbado. IG: No meu caso, pelo menos, voc pode se sentir realizado...E, depois de "Cidade de Deus" e "Tropa de Elite", outros socos no estmago, quando que voc vai fazer o roteiro de uma histria de amor com final feliz? Brulio: Tenho planos de escrever umas comdias malucas...Aguarde no prximo ano!

Depois de Cidade de Deus, o cinema nacional foi tomado de assalto - com o perdo do trocadilho - por filmes com a temtica Morro Carioca/Trfico de Drogas/Combate da Polcia. Por um lado, com a projeo que o filme teve mundo a fora, houve um maior incentivo produes de qualidade superior. Isso se confirmou com Cidade dos Homens e depois Tropa de Elite. Esse nem se fala. Virou mania nacional pelos bordes do grande Capito Nascimento. Mas, se por um lado isso foi bom para o cinema nacional, por outro nos trouxe pelo menos pra mim - a sensao de eu j vi tudo isso em algum lugar. A utilizao dos mesmos atores ainda colabora para essa situao. ltima Parada 174, dirigido por Bruno Barreto retrata a histria do assaltante Sandro, aquele que por 5 horas dominou os passageiros do nibus 174. O filme no trata do sequestro em si, mas sim da histria de vida do assaltante. Como recurso narrativo inicial, Bruno Barreto optou por mostrar a linha temporal de dois personagens. Alessandro, Al, filho de uma drogada que expulsa do morro e passa a ser criado pelo traficante Meleca e a histria do sequestrador Sandro, morador de favela que presencia a morte da sua me e aps uma breve estadia na casa de sua tia resolve morar nas ruas. Sandro vai dormir nas escadas da Candelria, onde passa a ser chamado de Al. O destino dos dois se cruza quando Alessandro, que fornecia droga para as crianas da candelria decide ir cobrar uma dvida. Nesse momento vale ressaltar a participao especial de Douglas Silva, o Acerola de Cidade dos Homens. No pouco tempo em que ele aparece, mostra porque ganhou um prmio internacional. Sandro, que era uma das crianas da Candelria quem deve arrumar o dinheiro para pagar as drogas mas no consegue. Nesse mesmo dia, acontece a famosa Chacina da Candelria e Sandro foi um dos sobreviventes, fingindo-se de morto. Com a chacina, Sandro tem um depoimento gravado exibido nos telejornais. Nesse momento, a me de Alessandro, que fora expulsa da favela, acredia que aquele seu filho e parte em busca dele. Os dois voltariam a se encontrar em um centro de recuperao de menores e acabam se tornando amigos. Fogem, cometem crimes, brigam e a histria tem aquele desfecho que ns j conhecemos. O roteiro de Brulio Mantovani prope uma anlise do que levou uma criana comum a se tornar a protagonista de mais um caso trgico no Brasil. A famosa falta de oportunidade e a vida difcil no morro so o pano de fundo da grande maioria de filmes do gnero. O filme tenta mostrar o tempo todo que Sandro era apenas mais um produto da desigualdade social que ronda o Brasil. Criana pobre, traumatizada pela morte da me e sobrevivente de uma das

maiores chacinas da histria do pas que sonha em ser um cantor de Rap e fazer sucesso. O destaque desse filme vai para o ator que interpreta Sandro, Michel Gomes. Essa nova safra de atores vem surpreendendo. Pena que ficam apenas nesse tipo de papel. Jovens do morro que acabam se envolvendo com o crime. A atuao de Michel merece ser citada pela facilidade de mostrar a transformao do personagem ao longo do filme. Optaram por usar um desconhecido, j que os atores que se enquadram nesse tipo de papel j esto saturando as telas do cinema. Temos tambm a participao do ator Andr Ramiro, o Aspira Matias de Tropa de Elite interpretando ironicamente o Capito do Bope que comandou as negociaes. V-lo na tela foi como assistir o filme de Padilha novamente. O filme inspirado pelo documentrio de Jos Padilha (Tropa de Elite), nibus 174. No documentrio, a histria do sequestro contada paralelamente histria de vida do assaltante. No filme, a histria de vida contada mostrando como Sandro chegou ao fatdico dia 12 de Junho de 2000. O filme ainda utiliza algumas licenas poticas para se enquadrar no formato de cinema. A catarse se d quando todos esses fatores coincidem com a passagem de um nibus no lugar errado, na hora errada. O filme o candidato brasileiro ao Oscar, mas, sinceramente, no sei se ter flego pra aguentar a disputa. O filme se preocupa em mostrar a todo o momento como a sociedade a culpada pelo que Sandro se tornou. Por trs do assaltante existe um humano, claro, mas a vida traumatizante no fator de redeno para ningum. Uma pessoa que no tinha nada a ver com Sandro, com a situao toda foi morta naquele dia, alm do prprio assaltante. No filme ela apenas uma personagem sem nome (mas ningum se lembra dela atualmente, a no ser os familiares). Nesse caso, a maior vtima, me de famlia, foi tratada como mais uma das milhes de pessoas que morrem todos os dias. J Sandro, tratado como um produto da sociedade brasileira que, pela falta de oportunidades, acabou se tornando um criminoso. A vida de bandido foi glamurizada e amenizda, dando um certo perdo ao assaltante por ter um passado triste. Uma das cenas finais do filme emblemtica e reflete o qu eu penso sobre essas tragdias brasileiras. O tio de Sandro, marido de sua tia, ao chegar em casa e v-la chorando apenas olha para a televiso e a desliga. Nesse momento tive dois pensamentos distintos: Ao desligar a televiso, fechamos os olhos e os problemas desaparecem. Ou ento, s desligar a televiso que amanh tem mais. Direo: Bruno Barreto Roteiro: Brulio Mantovani

Elenco: Michel Gomes, Andr Ramiro, Cris Vianna, Marcello Melo Jr., Gabriela Luiz, Anna Cotrim, Tay Lopez, Douglas Silva, Rafael Logan

Lara Ferreira Mendes e Rafael Fernandes larinhafm@hotmail.com / rafafchaves@hotmail.com Data: 10/10/2007 Anlise crtica do filme

Chaves -

Estudante

ANLISE CRTICA DO FILME NIBUS 174 Lara Ferreira Mendes e Rafael Fernandes Chaves Sinopse: O filme comea com um plano areo mostrando o belo percurso do nibus da linha 174, que trafegava da Favela da Rocinha, passando pelos cartes postais das praias de So Conrado e Vidigal e pela Avenida Niemeyer at chegar ao Jardim Botnico, onde aconteceu a tragdia. nibus 174 narra a histria de Sandro Nascimento, um homem comum, que num ato de desespero seqestra um nibus em plena zona sul do Rio de Janeiro. O diretor do filme, Jos Padilha, tem o cuidado de tratar em paralelo, o seqestro e a vida de Sandro, baseado em imagens reais de arquivo, entrevistas e documentos oficiais sobre o caso. Sandro um tpico menino carioca, que quando se viu sem opes na vida, decidiu seguir pelo caminho do crime para tentar sobreviver. Seus caminhos so

trilhados por frustraes e perdas, primeiramente pela morte prematura de sua me, Clarice, que era uma pequena comerciante de So Gonalo, e foi brutalmente assassinada diante de seus olhos, quando ainda era uma criana de 9 anos de idade. Essa cena o traumatizou e na verdade sempre esteve por trs de suas atitudes. A primeira delas foi abandonar sua tia, que depois da morte de sua me, sempre o ajudou como pode. A partir da, Sandro, um garoto cheio de sonhos e projetos, preferiu as ruas como forma de sobrevivncia. Comeou a praticar pequenos furtos e cometer diversas contravenes, at o momento em que foi pego, e como ainda era menor foi parar em instituies reformadoras. Quando saiu de l, mais revoltado e desamparado do que antes, abraou o caminho da violncia. E foi nesse percurso de sua vida, que Sandro, no dia 12 de junho de 2000, entrou no nibus 174 (hoje 158) para cometer um assalto. Porm algo deu errado e ele acabou ficando detido dentro do nibus com seus refns. O seqestro durou aproximadamente 4 horas, e um dos momentos mais tensos foi quando Sandro, agarrado a uma refm, obrigou-a a contar at 100. Ao final mandou ela se deitar, e fingiu que iria mat-la. Aps vrios minutos de tenso e dilogo entre os refns e Sandro, o assaltante decidiu descer do nibus com a professora Gesa Firmo Gonalves para sua proteo. Quando Sandro resolveu se entregar, um policial, tentando salvar a refm, atirou na direo do seqestrador e errou o tiro, matando a vtima. Com sua refm morta, Sandro foi imediatamente imobilizado e colocado na viatura com os policias segurando-o. De acordo com a polcia do Rio, Sandro tinha um comportamento nervoso e agressivo, chegando a quebrar um brao e morder a um policial. Ao tentar supostamente tirar a arma de um dos policiais, foi morto asfixiado. Comentrios: O filme, longe de tentar justificar a criminalidade que padece o nosso pas, tenta mostrar uma dura realidade que muitas vezes preferimos no ver. Para isso, o diretor se utiliza de recursos como os estigmas preconceitos e pr conceitos produzidos diariamente pela sociedade, sustentados pela alienao. Nas palavras de uma das refns, Sandro foi a maior vtima da histria. O que no deixa de ser verdade. Sim, culpado por um seqestro e a morte de uma inocente. Mas ao mesmo tempo, ele vtima de um Estado ineficiente, cujas instituies corretivas so na verdade fbricas de criminosos. Sandro vtima tambm de uma sociedade que no d a menor importncia para a criana abandonada constatao muito bem ilustrada em cenas que mostram crianas fazendo malabarismos em frente a sinais de trnsito, enquanto os motoristas fechavam os vidros dos carros e olhavam para outros lados.

Filmes como nibus 174 chocam. Chocam porque no estamos acostumados a enxergar a realidade. Quantos Sandros fazem parte do nosso cotidiano e muitas vezes preferimos fechar os olhos? As palavras do ex-secretrio de segurana Luiz Eduardo Soares clareiam os aspectos mais obscuros da nossa tragdia social cotidiana: a invisibilidade que votamos aos excludos das grandes cidades, atirados prpria sorte sem qualquer projeto governamental que os recupere para a sociedade. Parece que nossa principal riqueza, o povo brasileiro, no faz parte dos planos da nao. O seqestrador clama pela visibilidade, quer ser visto e avisa que tudo aquilo "no cinema, a realidade". Com o filme podemos perceber tambm o total despreparo da nossa polcia brasileira. Podemos perceber com o episdio, uma sucesso de erros, com os policiais se comunicando por gestos, muitos negociadores que demonstravam no se entenderem, falta de controle dos reprteres que transitavam no local, e uma autoridade desconhecida que emanava ordens por telefone, e impediu que a soluo mais adequada - a morte do seqestrador por atiradores de elite - fosse tomada. Isso sem contar com o desfecho que o seqestro tomou. Um policial despreparado atirando em Sandro e errando os dois disparos, e o sufocamento absolutamente desnecessrio do agente/vtima, j imobilizado. Preocupante saber que, essa mesma polcia a responsvel por manter a nossa segurana. Concluses: Um ser humano no pode nascer e crescer sem qualquer ateno da famlia e dos outros seres humanos, a ponto de tornar-se um cidado sem qualquer tratamento e uma contnua ameaa sociedade. Sandro, longe de ser um caso isolado, s se faz perceptvel aos olhos da sociedade quando ocorre uma tragdia desse nvel. Todos cobram uma resposta rpida do Estado para o problema da criminalizao, mas mantm-se na inrcia. O problema, no entanto, no intrnseco a cada um daqueles que rouba e/ou mata; trata-se de uma questo social presente em um pas em que o ndice de alfabetismo decrescente e o emprego escasso, alm da discrepncia existente entre as diversas classes. Sandro, a exemplo dessa classe inferiorizada pela sociedade, nem sequer teve a oportunidade de alguma vez na vida sustentar-se com o prprio esforo, de maneira honesta. O que esperamos de algum que sempre encontra as portas fechadas? O filme nibus 174 retrata com total veemncia a situao atual do nosso pas. Enquanto alguns filmes abordam questes relevantes e pertinentes tentando se aproximar da realidade, este documentrio mostra de maneira explcita como ela realmente . Trata-se de uma realidade da qual sabemos existir, mas nunca (ou quase nunca) temos um contato direto para mensurarmos a real dimenso.

Diante de situaes como esta, a sociedade prefere interpretar da maneira mais cmoda possvel, sem sequer perguntar o porqu de tanta brutalidade. muito mais fcil virar as costas realidade do que tentar solucion-la.

NIBUS 174 - A realidade que supera a fico 1 Vinicius Frigeri Londrina, PR 26/8/2006 80 8 Eram dezenas de pessoas. Reprteres, cinegrafistas, fotgrafos e curiosos se amontoavam para acompanhar o que estava acontecendo. O espetculo era visto tambm, ao vivo, em todo o pas, graas s lentes e aos microfones l colocados. At as imagens das cmeras de monitoramento da Central de Trnsito foram utilizadas na tev. Tudo foi devidamente mostrado. Todos os ngulos, gestos, palavras e atitudes, assim como num filme. Como num bom filme, havia um bandido. Este, aos seis anos de idade, filho de pai desconhecido, viu a me ser degolada. Foi morar na rua. Quando adolescente, sobreviveu chacina da igreja da Candelria, no Rio de Janeiro. Chegou a ser preso por vrias vezes, mas sempre fugia. Ele era conhecido por uma caracterstica que marcava sua face: Mancha. Para completar o roteiro do filme, um nibus com trabalhadores e estudantes foi seqestrado e a polcia parecia incapaz de lidar com uma situao at ento incomum: um seqestro com refns transmitido ao vivo.

Quem assistiu ao filme O quarto poder, com John Travolta, pode pensar que a histria acima se trata de um plgio. Alguma vez voc j ouviu a frase: a vida imita a arte? nibus 174 exatamente isto. O documentrio relata o incidente de 12 de junho de 2000 no Rio de Janeiro que cuminou com a morte do seqestrador Sandro do Nascimento e de uma das refns, Geisa Gonalves, com tiros disparados pelo bandido e pela polcia. Com imagens das emissoras de televises e gravaes prprias, o diretor Jos Padilha constri uma narrativa dupla que mostra o desenrolar do seqestro e a trajetria pessoal de Sandro intercalados com depoimentos. A famlia, a tia e alguns amigos so entrevistados, alm de policiais que participaram da operao (um com o rosto coberto devido proibio de dar entrevistas por parte do batalho), alguns refns, o vivo da vtima e, at, um assaltante profissional. O filme um soco no estmago, pois mostra uma realidade de sofrimento e violncia que beira o surreal. Na ocasio do lanamento do filme, um reprter da Folha de S. Paulo resumiu o sentimento do filme: No h roteirista, por mais delirante que seja, capaz de imaginar uma histria to absurda, cruel, dolorosa e tragicamente humana. Mais uma vez a realidade superou de longe a fico.

Anlise do documentrio nibus 174 junho 22, 2008 por Fernanda Bem e mal, rico e pobre, manses e favelas, paraso e inferno, colches e caladas, cobertores e jornais, automveis e ps descalos, Rio de Janeiro. Viver ou sobreviver? Vidas totalmente opostas. assim que se inicia o documentrio nibus 174 dirigido por Jos Padilha. A oposio se faz presente desde a primeira imagem, e vai at o fim. Como cenrio, obtm-se a cidade maravilhosa cheia de encantos mil, das marchinhas de carnaval, do Cristo Redentor, da praia de Ipanema, do Leblon, de favelas, dos meninos de rua. Na tarde do dia doze de junho do ano de dois mil, o Brasil pra. E por muito tempo. O que era para ser apenas uma tarde comum torna-se uma infinidade de horas de aflio, conflitos, tragdias. No bairro Jardim Botnico, zona sul do Rio de Janeiro ocorre a tragdia. Sandro tenta assaltar um nibus e acaba por manter vrios refns dentro dele, e do lado de fora, a polcia mal formada, despreparada, mas ao mesmo tempo violenta, tenta achar uma soluo para que tudo isso no acabe tragicamente. E, um erro infelizmente ocorre. A polcia erra o tiro e o mesmo pega no rosto da refm Gesa. , eu sei que ningum e perfeito e todos podem errar, mas numa situao dessa o erro inadmissvel. Gesa morre devido a outros trs disparos provenientes do seqestrador. Sandro, ator principal da vida real nasceu como todos, viveu como alguns, e morreu tarde demais. No desejo mal a ningum, desejo e quero que haja justia. Sandro era um menino sem esperana alguma, sua etnia era negra, analfabeto, pobre, rfo de pai e me, sua casa era diferente a cada dia, podendo ser a escadaria da igreja, a marquise da padaria, embaixo da ponte, ou qualquer outro canto gelado. Sua vida foi marcada por indignao, excluso, fria, angstia, tristeza, perseguio e morte em um pas que nunca se importou com ele. Ainda pequeno viu sua me ser degolada em sua frente e no pde fazer nada, era apenas uma criana. Foi vtima da chacina da Candelria, onde foi uma das poucas crianas sobreviventes.

O preconceito, a esmola que deixamos de dar, o olhar repudioso. Tudo isto somado ao pssimo sistema carcerrio, a superlotao dos mesmos, a despreocupao do governo e a represso da polcia ajudam a constituir o crime. Mas nada disso motivo para Sandro fazer o que fez. Ele no tinha autoridade alguma para fazer o que fez com as pessoas do nibus, muito menos para tirar a vida da garota de 19 anos. O que mais causa indignao que a polcia demorou muito a atirar no bandido. A ocorrncia poderia ter durado muito menos se houvesse a interao dos atiradores de elite na hora certa. Mas, como sabemos um dos motivos para no atirarem logo no marginal, foi que o Ministrio de Segurana do Rio de Janeiro, pediu para que isso no ocorresse, sendo que a mdia estava toda atenta. Alegaram que no seria nada agradvel ver uma exploso de massa ceflica ocorrer num ambiente fechado. Concordo se os refns fossem bonecos. Mas acontece que no estamos falando de bonecos, estamos falando de seres humanos, seres com vida, emoes, famlias, emprego, histrias de vidas que a qualquer momento poderiam ser apagadas da mesma forma que a borracha apaga um erro no papel. O governo prefere preservar a imagem proteger um ser humano. As atitudes e imagens do seqestrador nos deixaram enojados, raivosos dele e da sociedade em que vivemos. As atitudes tomadas so de um ser sem alma, sem corao. O Estado teve Sandro sob custdia durante todas as quatro vezes que ele foi preso, detido. E o que fez o Estado? Nada! Simplesmente devolveu-o para a sociedade pior do que j era. Talvez se houvesse uma interveno do Estado em alguma dessas vezes que foi preso, eu no estaria aqui redigindo esta anlise, talvez o nibus estivesse fazendo seu itinerrio normalmente, talvez Gesa estivesse indo para a faculdade, talvez todos estivessem trabalhando ou tomando um cafezinho na tarde de doze de junho do ano de dois mil. De fazer o mau para tentar ganhar algo em troca, de roubos, de mortes e trfico a nossa sociedade composta. Sandro tinha um sonho, estudar. Mas nem fez questo de correr atrs do sonho. Percebemos que era desejo seu ao libertar um refm com uniforme e material escolar de um pesadelo que parecia no ter fim. Mas por que ele fez isso? Ser por no ter estudado? Por querer estudar? Porque Sandro no esforou-se para realizar o sonho? A prova de que a sociedade exige justia certa, pode ser presenciada no momento em que o policial pe suas mos no bandido. Moradores, fotgrafos, reprteres, curiosos, todos correram em direo a Sandro para linch-lo. Mas a polcia interviu para que isso no ocorresse. O que parecia um filme de Hollywood, muito bem filmado, escrito por um timo roteirista era nada mais, nada menos que um dos milhares casos que ocorrem diariamente no nosso Pas e so esquecidos. Somos jogados para o submundo de nossas vidas. No podemos mais assistir um fato desses e permanecer calados. Esse apenas mais um filme exibido em nossas vidas, e se nada for realizado para melhoria da situao, continuar em cartaz por um bom tempo, podendo ser assistidos nas melhores cidades. * Texto feito no primeiro semestre (2007) da faculdade, para a disciplina de Sociologia Geral e da Comunicao.

nibus 174: A realidade transcende a fico." O filme nibus 174, dirigido por Jos Padilha, um documentrio chocante que possibilita o paralelo de duas realidades: a vivida por Sandro Rosa do Nacimento e mais alguns "personagens" em junho do ano 2000 e a vivida diariamente por milhares de brasileiros. Mesclando cenas reais do episdio da tentativa de seqestro do nibus com depoimentos de conhecidos do seqestrador Sandro sobre a sua histria de vida, o documentrio possibilita uma viso mais profunda da estrutura deficitria da sociedade brasileira e dos conseqentes fatores que podem levar um indivduo a cometer tal ato. No nenhum tipo de endeusamento dos criminosos, nem filme no estilo "bandido-heri", mas sim a exposio de uma realidade pouco conhecida pelos brasileiros e ignorada no momento em que um ser humano rompe com as normas vigentes, passando a ser visto ento como um ser diablico - caracterstica atribuda a Sandro por manchetes de jornais e revistas na poca do episdio -. nibus 174 um verdadeiro chacoalho na alma dos brasileiros, por mostrar que aqui muitas vezes os criminosos so verdadeiras vtimas, por serem privados de condies bsicas de vida e obrigados a procurar uma forma de sobrevivncia a qualquer custo, mesmo que isso signifique romper com as normas sociais existentes na sociedade. A concentrao de renda e a conseqente desigualdade social so problemas brasileiros de difcil reverso e tambm motivos de misria, violncia e criminalidade. No podemos ignorar o fato de que o Brasil carece de condies realmente humanas de vida para expressiva parte da populao, da qual fazia parte Sandro. nibus 174 possibilita uma anlise da vida de Sandro, mostrando-o no s como o grande protagonista diablico de uma tarde lastimvel,

mas como uma pessoa que muitas vezes teve anseios, sofrimentos, sonhos, dores e que compunha uma parcela excluda, marginalizada, muitas vezes mal-tratada e vista por muitos como o podre da sociedade. Uma criana que viu a me assassinada, mais tarde um menino que apanhava na priso, um adolescente que dormia na rua e levava pedradas, e ento o grande vilo desse marcante episdio. Com certeza muitos dos que julgaram Sandro como um diabo em forma de gente limitaram-se a conhec-lo apenas em uma nica tarde e ignoraram toda uma vida repleta de desgraas e privaes, poupando-se do questionamento de quais as possveis causas que levam um ser humano a uma atitude to drstica? No dia 12 de junho de 2000 Sandro foi o criminoso, mas nos dias antecedentes a este com certeza ele foi vtima. No se trata de uma justificativa, mas de uma parcial explicao.

You might also like