You are on page 1of 24

D i r e c to r a : H l i a co s ta s a n to s

www.esta.ipt.pt

Encontro
N. 13 . aNo 5 . sexta-Feira, 13 de abril de 2007

Novos caminhos e novas estratgias


P6/7

NOVO ADMINISTRADOR DEFENDE REDE DE TRANSPORTES NO MDIO TEJO

Mudanas no Hospital
Jos Marques, o novo administrador do Hospital de Abrantes, quer que esta unidade de sade passe a ser um espao de conforto. Para quem precisa dele e para os que nele trabalham. Em entrevista ao ESTAJornal, defende as melhores condies hoteleiras para os utentes e confessa a vontade de criar uma creche para os filhos dos funcionrios. A musicoterapia e a televiso interna so outras das apostas. P4

Gente com
p. 10 e 11

FORA

Abrantes Alferrarede F. Zzere Leiria Tomar

perto de si

 | ESTA JORNAL 13 de Abril de 007

esta
J O R N A L

Vera Incio

um cartoon

gente que tem valor!


Hlia Costa Santos

Quem l jornais, quando o grosso da informao est disponvel na Internet? Qual o papel dos jornalistas nesta era? Estar esgotado? No. Claramente que no. Ter certamente que ser reformulado, mas ter tambm que manter ainda mais vivas duas das suas caractersticas essenciais: a credibilidade e a anlise. Esta foi uma das vrias concluses tiradas ao longo do 06 Encontro de Comunicao. Quanto mais informao houver, mais necessria ser a funo do jornalista. Pelo conhecimento que tem das fontes e pela capacidade de discernir, que vai treinando no seu processo de amadurecimento, este profissional ser cada vez mais necessrio. Fazendo um percurso srio, resistindo a presses, o jornalista ganhar a credibilidade que o distinguir de um simples mensageiro. Por outro lado, quanto mais lidar com a informao, mais o jornalista vai construindo um histrico. esta informao guardada que lhe permitir lembrar episdios do passado que possam ser decisivos para a compreenso de um qualquer facto actual. E isto uma mais-valia para todos os cidados, mesmo para aqueles que se habituaram a estar informados atravs da Internet. Continuar a investigar, estar a atento a pequenos pormenores que se podem transformar em grandes estrias, ver o outro lado da questo, dar voz a quem no a tem. Tudo isto justificar sempre a existncia dos jornalistas. E a valorizao das pessoas. O jornalismo fazse atravs das estrias de vida, as tais que tm uma das caractersticas fundamentais da profisso: estabelecer laos de proximidade. Ao nvel de um jornal laboratrio, como o ESTAJornal, estas questes tambm se colocam. Talvez por isso, esta edio faz-se em grande parte de estrias de pessoas. Gente que quer mudar instituies, gente que tem fora, gente que relembra a histria. Enfim, gente que tem valor! Neste nmero do ESTAJornal (que sai algum tempo depois da data prevista para poder contar o que se passou no 06 Encontro da Comunicao, o momento alto do Departamento de Comunicao Social da ESTA) damos a conhecer as vidas e as aspiraes de muita gente, com um objectivo muito claro: dar bons exemplos. Esta , certamente, tambm, uma inteno de formar. Ou no fosse essa, tambm, uma das principais misses do jornalismo, seja ele de referncia ou de laboratrio.

editor ial

E statuto Editorial
O ESTA um jornal de Escola, de pendor assumidamente regional, mas que nem por isso abdica da dimenso de um rgo de grande informao ou da ambio de conquistar o pblico para alm do meio universitrio. O ESTA Jornal adopta como lema e norma critrios de rigor, de absoluta independncia e de pluralismo dos pontos de vista a que d expresso. O ESTA Jornal aposta, por isso, numa informao plural e diversificada, procurando abordar os mais diversos campos de actividade numa atitude de criatividade e de abertura perante a sociedade e o Mundo. O ESTA Jornal considera como parte da sua misso contribuir para a formao de uma opinio pblica informada, emancipada e interveniente - condio fundamental da democracia e de uma sociedade aberta e tolerante. A democracia participativa e entendida para alm da sua dimenso meramente institucional, o pluralismo, a abertura e a tolerncia so os valores primaciais em que se alicera a atitude do ESTA Jornal perante o Mundo. O ESTA Jornal considera-se responsvel nica e exclusivamente perante a ambio e a exigncia dos seus redactores, alunos do Curso de Comunicao Social da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes e perante o pblico a que se dirige.
FuNdAdO A 13 dE JANEiRO dE 2003 PROPRiEdAdE dA ESCOLA SuPERiOR dE TECNOLOgiA dE AbRANTES

MoraDa: RuA 17 dE AgOSTO dE 1808


2200-370 AbRANTES

telefoNe: 241361169 fax: 241361175 e-Mail: estajornal@ipt.pt

esta
J O R N A L
Direc tora: HLiA COSTA SANTOS Direc tora-aDjuNta: RAquEL bOTELHO reDac o: ANA LuSA NASCiMENTO, ANA
MARgARidA bATiM, ANA TORRES, NgELA FiLiPE, dAyANA dELgAdO, diANA ROCHA, FTiMA viEiRA, JOO ALvES, JOO OLivEiRA, JOS PiNTO, NELSON FERREiRA, ROSA PATRCiO, TiAgO LOPES, vNiA COSTA, vERA iNCiO eDitores: JOO OLivEiRA, TiAgO LOPES secretrias De reDac o: ANA LuSA NASCiMENTO, NgELA FiLiPE eDitor De fotografia: NELSON FERREiRA colaboraDores: ANA LiA gOMES, CARLOS SANTOS PEREiRA, CLudiA COSTA, dANiELA COSTA, HERLANdER SANTOS, iSAbEL dELgAdO, JOO LObATO, LiLiANA SCA SANTOS, LiLiANO PuCARiNHO, MRiO bARROS, MARiSA SiLvA, PAuLO SOuSA (CM SARdOAL), PRiCLES ROCHA, ROSA MATOS, TiAgO gOdiNHO DepartaMeNto coMercial: ANA NEvES, EuNiCE PiNTO, FLORbELA ROCHA, ROSA MATOS projec to grfico e pagiNa o: JOO PEREiRA iMpresso/grfic a: gRFiCA ALMONdiNA, TORRES NOvAS tirageM: 5000 ExEMPLARES

O ESTA Jornal est por isso plenamente disponvel e empenhado com os leitores, comprometendose a manter canais de comunicao abertos com quantos connosco queriam partilhar as suas ideias e inquietaes.

13 de Abril de 007 ESTA JORNAL | 3

Opinio

Ces maus ou maus donos?

Vera Incio

Um animal de estimao um amigo do dono

incluso, numa lista feita para o Parlamento Europeu por uma deputada italiana, de duas raas portuguesas de ces perigosos surpreendeu-me e deixou-me, para alm de indignada, a questionar os critrios de seleco para entrada nesta lista. Serra da Estrela e Rafeiro do Alentejo so raas milenares que tm mantido intactas as suas caractersticas funcionais e comportamentais, segundo o comunicado imprensa da Associao Portuguesa do Co Serra da Estrela. De um momento para o outro, os comunicados, crticas e discusses sobres os ces portugueses e raas perigosas multiplicaram-se por todo o pas. Em especial sobre estas duas raas, concordo com criadores e associaes que as defendem afirmando que so animais fiis, protectores, tolerantes e cuidadosos com as crianas. Desde sempre que lido com ces e sempre me interessei por estes animais e pelas suas caractersticas particulares, preocupando-me em ler sobre o assunto e conhec-los melhor. Logo, devo admitir que no acredito em ces ou raas particulares de ces perigosos, isto porque estes so animais que, ao verem as suas necessidades preenchidas e a sua segurana assegurada, so pacficos e excelentes companheiros.

Quanto aos ces perigosos que so usados como armas em assaltos ou que atacam pessoas sem motivo aparente, regra geral, o problema encontra-se nos donos que cometeram erros na educao do animal. Tudo tem peso e medida, e esta mesma regra aplica-se na educao de um animal, seja ele co, gato, rato, chinchila ou periquito, por mais limitada que seja a sua inteligncia. At mesmo na educao daqueles que so tendencialmente mais conflituosos ou enrgicos possvel criar um animal afvel e respeitador dos espaos alheios. Csar Millan, no livro A paixo de Csar, explica, ensina e ajuda entender como funcionam estes animais. Recomendo vivamente a leitura deste autor e da revista Ces & Companhia, assim como a consulta dos stios na internet de associaes de criadores de animais. Um animal de estimao um amigo, uma alegria no dia-a-dia do dono, mas tambm um contrato de responsabilidade. Por isso, aconselho todos os interessados a informarem-se e a serem curiosos sobre os seus animais ou a pesquisar antes de adquirirem determinado animal. Cada animal e cada raa so diferentes, mas a recompensa de um amor incondicional no tem preo.

O mundo dos aprisionados

Uma outra cultura

o vou falar de extraterrestres, nem do planeta Marte. O mundo dos aprisionados o mundo em que vivemos. Hoje em dia, vemonos confrontados com fenmenos que, outrora, eram completamente inconcebveis. Num pice, o que era visto como suprfluo e da posse dos mais avultados tornou-se objecto crucial no nosso dia-a-dia. Mesmo isolados, sentimos uma necessidade constante de estar em contacto com o mundo: o telemvel tornou-se nosso companheiro e o e-mail passou a ser a caixinha de correio ao alcance de um clique. A troco de um conjunto de comodidades e facilitismos no quotidiano, alienamos a nossa liberdade. A nossa carteira no engana: so cartes atrs de cartes. Por tudo e por nada utilizamos a nossa assinatura digital. A maioria das vezes, nem nos apercebemos que quando a utilizamos no so s mais uns artigos que compramos, mas tambm um registo que fica de que quela hora, num determinado local, comprmos aquele artigo. Sentimos o controlo na pele. Qual de ns no deparou j com aquelas frases alegricas do gnero: Sorria est a ser filmado. No entanto, a primeira reaco que temos no a de sorrir para a cmara, mas antes a de fazer caretas. Para alm das que esto visveis, podemos estar a ser alvo de alguma cmara amadora ou at a correr o risco de, atravs de satlites, estarmos a ser vistos no outro lado do mundo. Mas para alm dos novos objectos tecnolgicos que fazem parte dos nossos lares e malas, o nosso comportamento dentro da sociedade alterou-se drasticamente. Tornmo-nos semelhantes, corremos de um

C
Vnia Costa

Sentimos o controlo na pele


lado para o outro freneticamente, sisudos, e afastamo-nos da realidade catica entupindo os ouvidos com msicas em replay aos altos berros. Sentimo-nos livres por fazermos o que os outros fazem e por escolhermos o que outros j seleccionaram e manipularam. O panptico de Foucault tornou-se um espelho da sociedade onde co-habitamos, onde a cada esquina nos sentimos vigiados e controlados.

omo que dois pases pertencentes Unio Europeia podem ser to diferentes? Portugal e Irlanda dois pases totalmente opostos. Quando cheguei Irlanda, sabia que havia coisas diferentes pois a Histria de um pas cria a sua prpria cultura. Mas nunca me passou pela cabea saber que uma me solteira, na Irlanda, apoiada a 100%. Em Portugal, muitas mulheres so despedidas por estarem simplesmente grvidas! Est certo que a nossa Histria diferente, mas no somos um povo com uma cultura totalmente distinta. Este confronto fez-me ver o quanto o nosso pas ainda se encontra atrasado em relao a muitos outros pases da Europa. Na Irlanda, uma mulher que tenha um filho recebe uma penso para poder ter condies de o educar. Essas mulheres, se no tiverem emprego, so reinseridas na sociedade. Ora, em Portugal, o que se passa o oposto com as mes que do luz novas geraes: futuros mdicos, engenheiros, jornalistas e outros, que podero vir a dar boas condies ao nosso pas. Chego concluso que Portugal ainda precisa de dar luz novas ideias para melhorar essas condies. Pagamos impostos, taxas elevadas para diminuir o dficemas no nos apercebemos que existe um erro na raiz, no nascimento? Um beb que nasa em ms condies, nunca poder dar 100% ao seu pas porque nunca teve os apoios necessrios para contribuir para esse mesmo pas que, supostamente,

Ana Lusa Nascimento

Dar luz novas ideias


devia dar apoios! Na minha opinio, isto tornar-se-ia um ciclo: o pas apoiava a educao de uma criana e ela, mais tarde, j formada, trabalharia nesse pas em vez de emigrar. Ser que conseguiremos sair desta crise quando as geraes futuras no tm apoios nem para nascer? Ento pergunto-me: ser que somos um mundo parte?

 | ESTA JORNAL 13 de Abril de 007

Destaque

Isto agora no o Hospital de Abrantes; Abrantes Hospital Hotel


Jos Marques , apenas h alguns meses, o novo administrador do Hospital de Abrantes. Entre os seus inmeros projectos gostava de poder ter uma creche no Hospital, para oferecer maior tranquilidade aos funcionrios, e uma televiso interna, para dar mais conforto aos doentes. defende tambm um circuito de transportes entre as trs unidades do Centro Hospitalar do Mdio Tejo. Mas o que mais o fascina a vista fabulosa que o hospital tem sobre o Tejo.
MARgARidA bATiM

Ana Torres

Como novo administrador hospitalar que desafios tem pela frente? Tenho muitos! Tenho 20 anos de carreira e j ajudei uma srie de projectos. Os projectos de base so: Respeitar o passado, honrar o presente e inventar o futuro; Um hospital humano, moderno e inteligente; Tudo melhor no melhor hospital possvel; Mais conforto, melhor acolhimento e melhores condies de prestao, mais engenharia social. Um aspecto fundamental desta engenharia social ter aqui uma creche, um atelier e um centro de dia. Numa instituio que tem quase 750 profissionais faz sentido ter formas de os acolher e lhes dar alguma tranquilidade, apoiando-os se tm um idoso em casa, apoiando-os se tm um beb que precisa de uma creche. Pela minha vontade, e tenho contactado com a Casa do Pessoal, adorava deixar aqui no Hospital uma creche. E depois todos estes projectos, que so muitos, mas que se integram nesta filosofia base: um hospital humano onde as pessoas se sintam bem. Era bom que as pessoas nunca precisassem de vir para o hospital mas, precisando, que se sintam muito tranquilas e confortveis. Os abrantinos esto de parabns porque tm aqui um hospital belssimo. Penso que um dos melhores do pas, com esta vista fabulosa sobre o Tejo, que a Cmara ainda vai melhorar atravs do aude. H hospitais muito bonitos, mas no tm esta vista. Este hospital tambm tem muitas potencialidades, ao nvel do edifcio. Eu acho que com este todo, com estas condies de partida, pode-se desenvolver aqui todos estes projectos: mais conforto, melhor acolhimento, o projecto do canal interno de televiso, a musicoterapia. H uma coisa que disse logo no primeiro dia: Isto agora no o Hospital de Abrantes, o Abrantes Hospital Hotel. E, dentro desta perspectiva, podemos ter das melhores condies hoteleiras do mundo. Temos que jogar isso com a prestao clnica e com o atendimento clnico. Este o grande desafio de um administrador. O administrador um agente de mudana e um provedor do doente. Est c para melhorar as condies e reabilitar o edifcio, que j precisa de algumas intervenes. Estamos c tambm para estar do lado do doente e perceber as suas perspectivas, respondendo o melhor possvel s suas expectativas. Qual a sua opinio em relao ao enceramento dos servios de urgncia? O que difcil neste pas perceber que h abordagens tcnicas e, depois, h

abordagens polticas. Ou seja, nem tudo o que as tcnicas imaginam se torna praticvel. Mas tambm vejo que s vezes as polticas falham porque no preparam as condies necessrias.

Era bom que as pessoas nunca precisassem de vir para o hospital mas, precisando, que se sintam muito tranquilas
J trabalhei em Peniche, onde est a decorrer grande polmica. Eu percebo que, s vezes, as pessoas os decisores polticos e os tcnicos fazem o seu melhor numa abordagem tcnica do problema. Mas depois preciso que as polticas, quando passam para o terreno atravs de propostas de deciso, criem condies para que seja efectiva e no traga turbulncia. s vezes o que se passa no o erro tcnico do projecto. Penso que a ideia de base est segura, est feita por pessoas credveis , pessoas que sabem do assunto; o problema est em passar de uma soluo tcnica bem estudada para uma soluo no terreno, uma vez que preciso criar condies para isso. E qual a sua posio em relao ao Centro Hospitalar do Mdio Tejo, no qual se inclui o Hospital de Abrantes? Em relao ao Centro Hospitalar, eu sou dos que defendem que, se calhar, j devamos ter no terreno um circuito humano de transporte urbano dedicado s trs unidades. Porque quando uma pessoa entra no hospital assume que est no Centro Hospitalar e esse transporte urbano tem que ser garantido de alguma forma, pagando ou no. Devia ficar garantido as pessoas que tm mais dificuldades, que no conduzem, que tm mais idade e para outras. Por exemplo, para uma me que tenha um criana pequenina, um incmodo deslocar-se de um hospital para outro. Devia conjugar-se a componente tcnica com a componente poltica da deciso, se ela for preparada. Acho que se criou demasiada turbulncia, mas um dia as pessoas vo perceber. H requisitos necessrios para implementar uma determinada situao. Querem correr atrs da implementao rpida, no cumprem requisitos e, depois, infelizmente, o que est a acontecer agora: faz-se marcha-atrs.

Jos Marques. O administrador um agente de mudana e um provedor do doente

espera do piano e de voluntrios


O projecto Piano no Hospital outro dos sonhos do novo administrador, Jos Marques. Encontra-se em fase de arranque e voluntrios precisam-se.
Como surgiu este projecto Piano no Hospital, conhecido como musicoterapia? Este projecto consiste em levar msica s pessoas. A msica tem um papel muito importante; h estudos feitos que dizem que a msica ajuda a reabilitao dos doentes, d-lhes mais segurana, mais tranquilidade, o que bom. E realiza-se quantos dias por semana? Andamos a estudar o projecto. Lanmos a ideia na Tvi e gostaramos de ter todos os dias. um processo que est em fase de arranque. J temos uma empresa que est a estudar o sistema de instalao central e uma empresa que est a estudar o sistema de vdeo interno. Mas ainda no temos piano. A partir do momento em que tivermos um piano, poderemos ter uma escala de pessoas voluntrias que venham tocar uma hora ou duas horas por dia. Entretanto, com o sistema de vdeo interno, se o hospital tiver 90 televises, vai ser possvel ouvir num canal de msica. Ns queremos criar um canal interno de televiso, como o que implementei no Hospital das Caldas da Rainha. Temos os quatro canais bsicos da televiso e depois temos quatro outros canais: um de comunicao interna; um de informao; um de msica; um para passar filmes. No canal de comunicao interna, por exemplo, o doente poder ver que so os mdicos que esto de servio. Se for um dia especial, como o dia da me, poder ver coisas que estejam relacionadas. este sistema que est a funcionar no Hospital das Caldas da Rainha e o que estamos a tentar fazer em Abrantes. Aqui estamos numa fase de arranque, no fundo, um plano de intenes. E apoios? H apoios da Cmara Municipal de Abrantes? No estamos a contar com apoios da Cmara, mas ainda estamos espera. Estamos a envolver empresas locais para que patrocinem. Foi assim nas Caldas da Rainha; uma entidade bancria ofereceu 25 aparelhos de televiso.queremos que o Hospital pague o sistema bsico de rede interna. Estamos espera este do oramento para montar esta estrutura e depois queramos que a sociedade local, pessoas individuais e grandes superficies nos ajudassem a montar o sistema, que muito simptico para os doentes.

Musicoterapia. Os dias j so mais alegres no Hospital de Abrantes

13 de Abril de 007 ESTA JORNAL | 

Tendncias

Vegetarianismo, alimentao saudvel e respeito tico pelos animais


Nos dias que correm muito se fala sobre o vegetarianismo e muito se questiona sobre esta dieta alimentar. Em conversa com a Associao Animal, responsvel por algumas das campanhas em Portugal em prol da adeso ao vegetarianismo, e com uma vegetariana a viver em Abrantes, fomos esclarecer algumas dvidas sobre o assunto.
Vera Incio

Diferentes tipos de alimentao


Frugivevoranismo Existe a excluso de carnes, ovos, leite e seus derivados, bem como razes, alimentando-se essencialmente de frutos frescos, frutos secos, frutos oleoginosos e sementes. Crudvoranismo- Existe a excluso de carnes, ovos, leite e seus derivados, bem como qualquer tipo de alimento processado, alimentando-se nica e exclusivamente de vegetais crus. No so considerados parte do vegetarianismo todos os tipos de alimentao que incluam produtos alimentares de origem animal, pelo que os indivduos que se auto-intitulam como praticantes dos diferentes tipos de dieta abaixo descritas no fazem realmente, parte do grupo de indivduos vegetarianos. Ovo-lacto-vegetarianismo Existe a excluso de carnes, no recusando o consumo de ovos, leite e seus derivados. Ovo-vegetarianismo Existe a excluso de carnes, leite e seus derivados, no recusando o consumo de ovos. Lacto-vegetarianismo Existe a excluso de carnes e ovos, no recusando o consumo de leite e seus derivados. Fonte: Associao Animal

Vanda Botelho, consultora diettica da Campanha Seja Vegetariano, da Associao ANIMAL, apresenta as razes centrais para se ser vegetariano: o respeito tico pelos animais e pelos seus direitos; as preocupaes com a nossa sade e com uma alimentao mais saudvel e equilibrada; as preocupaes ecolgicas e preocupaes humanitrias com a fome no mundo; a injustia e ineficcia dos actuais sistemas de produo e distribuio de alimentos. Para alm do mais, argumenta que a protena animal totalmente dispensvel no organismo do ser humano. O vegetarianismo uma dieta alimentar com uma qualidade nutricional excepcional capaz de contribuir para o tratamento e preveno de muitas doenas, entre elas as mais recentemente designadas de doenas da civilizao. Nomeadamente, a obesidade, a hipercolesterolemia, a doena cardaca, entre outras, explica Vanda Botelho.

Vera Rito trabalha numa loja no centro de Abrantes e vegetariana desde criana. Comeou a rejeitar naturalmente a carne e o peixe, logo em beb. Foi uma reaco do prprio organismo. Como resultado, viu-se obrigada a adoptar outro modo de vida e de alimentao. Foi um processo natural na minha vida refere. Como ovos ou pizza quando saio com os amigos, mas hoje em dia j h muitas alternativas carne, tais como a soja, o tofu e o seitan. Vera aconselha ainda todos os curiosos a consultar receitas e a aprender a cozinhar bem os alimentos, porque a adaptao a esta dieta dever ser gradual. Vanda Botelho afirma ainda que as dietas sem carne no so novas e nem raras. Pitgoras, Hipcrates, Plato, Leonardo da Vinci, entre outros, so alguns dos nomes que esto includos na lista da alimentao sem carne. Os registos da prtica de dietas sem carne por parte dos humanos esto datadas desde 600 anos Antes de Cristo.

Dvidas com o cumprimento da lei anti-tabaco


Ana Lusa Nascimento

Aprovada em Conselho de Ministros e espera da sua discusso na Assembleia da Repblica, a lei anti-tabaco vai ser alterada. O objectivo desta mudana na lei proteger a maioria da populao que no fuma (70%) e os jovens. Aps a entrada em vigor, os proprietrios tero um ano para fazer as adaptaes necessrias e os custos para fazer cumprir esta nova lei estaro totalmente ao seu encargo. Todos os anos, em Portugal, aparecem 3500 novos casos de cancro nos pulmes e so gastos pela Organizao Mundial de Sade cerca de 130 mil milhes de euros para tratar as doenas causadas pelo fumo do tabaco. com o propsito de diminuir estes nmeros que a nova lei probe fumar em restaurantes, bares e discotecas que no tenham uma rea superior a 100 metros quadrados. A partir dessa dimenso, obrigatrio um sistema de exausto bem como um espao para fumadores, nunca menor que 30 metros quadrados. Outra medida a proibio de venda de tabaco a menores de 18 anos. Para tal, as mquinas de venda de tabaco devero ter um dispositivo de bloqueamento,

o qual s poder ser desativado pelo proprietrio assim que garantir a maioridade da idade do consumidor. J em transportes pblicos, estabelecimentos de sade e escolas tambm passar a ser proibido fumar, tirando nas faculdades onde s ir ser possvel fumar em espaos ao ar livre. A populao abrantina j tem conhecimento desta nova lei. As opinies parecem no divergir muito. Maria Lusa Oliveira alerta para uma eventual possibilidade de contornar da lei: Acho que vai ser difcil

aqui proibido!
- Escolas e universidades - Locais destinados a menores de 18 anos - Acessos e rea contguas de salas de espectculos - Servios da Administrao Pblica - instalaes do metro - Cabines telefnicas fechadas - Multibancos fechados - Locais de trabalho, excepto ao ar livre - Restaurantes, bares e discotecas - Centros Comerciais - Estaes de Servio

implementar certas regras, tal como a de no vender tabaco a menores de 18 anos, pois haver amigos que iro comprar no lugar deles. A opinio dada por Catarina Nascimento no muito diferente: O mais difcil ser os proprietrios dos cafs cumprirem, pois como haver stios onde vai ser mesmo proibido de fumar, iro perder alguma clientela e, se calhar, esta nova lei passar um pouco ao lado. De um modo geral, os proprietrios das reas que iro ser afectadas pela lei conhecem-na e concordam, mas com algumas limitaes, tal como confessa Telma Dias, proprietria do caf Chave DOuro, em Abrantes: Concordo a 50% pois h locais como bares e discotecas que so stios onde as pessoas vo para conviver e um cigarro acompanha. Quanto a solues para cumprir a lei, esta comerciante explica que vai arranjar meios para ultrapassar. Ftima Bispo, empregada na Pastelaria Goluseima, no acredita que o sector da restaurao v perder clientes por causa da lei anti-tabaco. Na sua opinio, o que vai acontecer que as pessoas bebem o caf e fumam l fora. O cidado que no cumpra a nova legislao sujeita-se a uma multa que vai desde os 50 aos 1000 euros. Para as empresas ou instituies a punio varia entre os 100 e os 2500 euros. Os responsveis pelos locais que no estejam assinaladas em como proibido fumar, incorrem numa multa que vai desde os 2500 at aos 10000 euros.

 | ESTA JORNAL 13 de Abril de 007

inovao e qualidade no 06 encontro de comunicao


Noite amena na cidade de Abrantes. O Cine-Teatro S.Pedro encheu-se de glamour. A passadeira vermelha e as tochas entrada faziam antever uma noite cheia de surpresas. Todos se vestiram a rigor para a I Gala Comic Awards, inserida no 0 Encontro de Comunicao, da ESTA. Msica, dana, tertlia, humor, prmios e gente gira foram os pratos fortes de uma noite sem igual. A I Gala Cmica Awards foi um dos momentos altos do 0 Encontro de Comunicao, iniciativa que decorreu entre  e 9 de Maro e que teve outra novidade em
FTiMA viEiRA

relao s edies anteriores: a 1 Feira de Comunicao e Empreendedorismo. Com a preocupao de mostrar tendncias actuais e as novas abordagens, seguidas tanto no campo do Jornalismo como na rea da Comunicao Empresarial, os painis traduziram-se em mais

de 30 horas de debates pertinentes, animados, surpreendentes e, s vezes, polmicos. Na sesso de encerramento, Nelson de Carvalho, presidente da Cmara de Abrantes, enalteceu a qualidade que o 0 Encontro de Comunicao atin-

giu. Correspondendo s expectativas do presidente do IPT, Pires da Silva, e do director da ESTA, Miguel Pinto dos Santos, a equipa que organizou a iniciativa constituda sobretudo por alunos considera que a aposta na inovao e na qualidade foi ganha.

O servio pblico deve ter uma estratgia


O caminho da RTPN est bem definido, o canal est a evoluir num trilho mais especfico, rumo informao. Foi assim que o director da estao, Jos Alberto Lemos caracterizou, no painel de abertura do 06 Encontro da Comunicao, o canal da televiso por cabo como um caso de sucesso assente numa estratgia de mudana. De acordo com Jos Alberto Lemos, a RTPN no nasceu do nada, mas sim de um canal regional (a extinta NTV). No entanto, nem sempre as heranas so as melhores e, como frisa, era necessria uma nova estratgia: utilizar as caras conhecidas da RTP e encaminhar para a televiso por cabo o esprito do servio pblico, servio esse que deve ter uma estratgia e uma presena efectiva na televiso por cabo. A RTPN , actualmente, alimentada, com 70% das notcias, pela redaco da RTP. O que representa uma das mais

Sol, um jornal que vale por si


Tenho a noo de que um jornal se constri com ideias fortes. Essa relao de verdade com os leitores, a prazo, percepcionada positivamente. Jos Antnio Saraiva, director do Sol, defendeu esta ideia no mbito do 06 Encontro de Comunicao da ESTA. No painel intitulado Semanrios portugueses: concorrncia ou diferenciao, o orador assumiu que, passados seis meses de vida do Sol, falhou o seu objectivo em termos de vendas, mas adiantou que esse falhano tem a ver com o mercado, que est extremamente agressivo. Jos Antnio Saraiva continua optimista em relao ao seu projecto chamado Sol, apesar de todas as contrariedades e mudanas do mercado que possam afectar o seu sucesso. E acrescenta: Somos um animal em defesa na selva. Os outros do cds, dvds, moedas, tudo. E ns no damos nada. Ou seja, na sua opinio, o Sol um jornal que vale por si, custa do que o seu negcio: fazer notcias, reportagem, opinio, etc. O que nem sempre fcil e, s vezes, at ingrato, tendo em conta os meios que as outras publicaes utilizam. Em relao s estratgias adoptadas para vender jornais, Jos Antnio Saraiva peremptrio: Acho que os jornais esto a fazer um suicdio colectivo porque os brindes custam muito dinheiro. quando os brindes acabarem, a tiragem cai a pique. Tem-se visto isso em todo o mundo, e os jornais ficam completamente vulnerveis. O director do Sol que foi tambm, durante largos anos, director do Expresso defende que h espao para semanrios, mas duvida que haja espao para dirios pagos. Na sua opinio, um semanrio bem feito, que acrescente informao, mas que tambm tenha um carcter ldico, tem espao. J em relao sobrevivncia dos dirios pagos, Jos Antnio Saraiva tem muitas dvidas, sobretudo quando enquadra o fenmeno: o facto de sarem aos dias da semana, a concorrncia dos jornais gratuitos, a existncia de rdios com bons noticirios e de canais televisivos dedicados informao. quanto comparao (inevitvel) com o Expresso, Jos Antnio Saraiva posiciona o Sol de forma clara: Mais pequeno, mais jovem, mais alegre e menos institucional. de uma forma simples, o novo semanrio tambm um cruzamento de duas influncias: um grafismo prximo dos tablides e um contedo prximo dos jornais de referncia. Para alm do rigor da informao e da clara aposta na investigao, o Sol pretende ser um semanrio que marca a diferena. quanto a eventuais posicionamentos polticos mais direita, Saraiva foi claro: A caracterstica do Sol ser um projecto jornalstico. errado ligar um jornal a um projecto poltico porque isso assumiria desconfiana. O mercado portugus no tem dimenso para um jornal assumir um posicionamento poltico porque isso era segmentar ainda mais o pblico.

valias da estao por cabo. Jos Lemos peremptrio ao afirmar que importante envolver a redaco da RTP com os jornalistas da RTPN, para desta forma oferecer aos telespectadores uma maior proximidade com o canal, tendo em vista uma maior dinmica do mesmo. O director da RTPN afirmou que o canal televisivo funciona como um laboratrio da casa me, que a RTP, pois muitos dos programas produzidos para serem transmitidos na televiso por cabo j se encontram na grelha de programao de canais, como a RTP Internacional e a Dois. Marisa Silva

intitulado Os rgos de comunicao social em mudana, que contou com a presena de Dulce Neto, editora do Pblico, Patrcia Fonseca, jornalista da Viso, e Raquel Abecasis subdirectora da Rdio Renascena (RR). Num mundo de consumo imediato, as pessoas escolhem aquilo que querem, no h papel para mediadores. O jornalista deixa de ser mensageiro e passa a ser polcia sinaleiro, referiu Dulce Neto, fazendo aluso ao facto de as pessoas, hoje, quererem tudo de forma rpida e dividida, para que o leitor tenha uma leitura fcil, clara, simples e directa. A editora do Pblico acrescentou, ainda, que hoje em dia o jornalista deve ser verstil. No podemos ser s jornalistas da escrita, mas temos tambm de ser jornalistas multimdia disse Dulce Neto. Como aconteceu com o Pblico, tambm a Viso sofreu uma remodelao recentemente, tanto a nvel grfico, como a nvel de contedos. Para Patrcia Fonseca, era preciso mudar porque a revista tinha um ar pesado. E acrescentou: Tnhamos de encontrar novas formas mais atractivas de passar a mensagem, recorrendo grande reportagem, ao fotojornalismo e fotografia. Segundo a jornalista, a remodelao procura tornar interessante o que significante. Com as novas tecnologias, nomeadamente, com os novos meios digitais, casos do IPod e o MP3, as pessoas j no precisam da rdio para ouvir msica. Podem fazer a sua prpria rdio, explicou Raquel Abecasis. Para a subdirectora da RR, o caminho da rdio talvez seja o regressar atrs, fazendo uma reinveno dos directos, assegurou a jornalista. Tal como Dulce Neto, tambm Raquel Abecasis acredita que o jornalista no futuro deve ser capaz de ser profissional de rdio, televiso e imprensa, mas sem nunca esquecer a capacidade de fazer rdio, apesar de ter de se adaptar aos novos mercados. Isabel Delgado e Ana
Margarida Batim

Os novos caminhos do jornalista


Mudmos porque o mundo mudou! Foi o que aconteceu com o Pblico. Apesar de os valores serem os mesmos desde

a primeira edio em 1990, este jornal dirio sentiu uma necessidade de mudana. No mbito do 06 Encontro de Comunicao, Joo Porto, administrador do Pblico, explicou que a mudana foi feita com o objectivo de adaptao aos hbitos das pessoas. Segundo este responsvel, o recente reposicionamento editorial, grfico e de procura dos novos pblicos baseia-se em constataes: baixos nveis de literacia, menor tempo de

leitura e preferncia por histrias curtas e relevantes. Para reforar a ideia do re-

branding, Joo Porto afirmou: Somos uma marca de informao, no somos s jornal em papel. O administrador do Pblico focou o seu discurso na base da renovao da nova imagem do jornal. E, porque o mundo mudou, j no s uma questo de esttica do jornal, mas tambm de mudar a forma de fazer jornalismo, se este quer sobreviver. Foi o mote para abordagem jornalstica, num painel

O futuro passa pelas novas tecnologias


A forma como se faz jornalismo est em constante mudana e a integrao das novas tecnologias fundamental para garantir o futuro desta profisso. Foi esta a principal constatao que resultou do debate Os desafios

13 de Abril de 007 ESTA JORNAL | 7

do jornalismo na nova era da comunicao. Paulo Martins, editor do Jornal de Notcias, e Paulo Rego, director-adjunto da Lusa, abordaram o futuro do jornalismo e a forma como este tem que se adaptar era digital, assim como tentaram desvendar o destino da imprensa escrita. No que se refere aos jornais de papel, Paulo Martins salientou a necessidade de existirem mudanas nas ofertas informativas dos mesmos, avisando que quanto maior for a aposta no online mais frgil ficar a imprensa escrita. Paulo Rego, por sua vez, afianou que

claro, revelou Celso Filipe. No entanto, Lus Villalobos, editor do suplemento de economia do Pblico, chamou a ateno para o facto de que escrever de uma forma simplificada complicado. Para isso preciso saber muito bem o que se est a fazer, afirmando mesmo que o jornalismo econmico muito fechado. Slvia Oliveira, redactora principal do Dirio Econmico, evidenciou o rigor da informao na rea do jornalismo econmico, uma vez que qualquer informao que se passa tem que ser rigorosa, pois se no for verdadeira, pode ter um impacto muito grande. Todavia, o editor de economia do Pblico acredita que os jornalistas so um veculo de transmisso de notcias: Ns no despedimos ningum, no somos responsveis pelos erros dos outros. Apenas damos a informao. Ana Torres e Daniela Costa

no o futebol. Quando joga a seleco, a imprensa desportiva funciona com muita paixo. Tentamos tornar as coisas apelativas e por vezes chega-se a pisar o risco, especialmente quando se cria a identidade do Somos Ns, no apelo paixo. E concluiu: Necessita-se de mais criatividade, pois um drama para os jornais desportivos a forma como se aborda o jogo, tendo em conta todos os outros meios informativos que j o fizeram. Miguel Geraldes

Nuno Delgado tornou-se uma marca


O painel intitulado As Marcas desportivas Clubes, Escolas e Associaes contou com a presena de Ana

pectos importantes que Miguel Gonalves, director-geral da Gesbanha, frisou no painel intitulado Empreendedorismo em Portugal. Acerca do empreendedorismo, Miguel Gonalves afirmou que a revoluo silenciosa para o sculo XXI, mais importante que a revoluo industrial para o sculo XX, reforando a ideia de que no basta fazer o crdito e o dbito, necessrio acrescentar valor, inovar e alargar horizontes. Na sua opinio, o empreendedor tem de ter a ideia e a viso. Por outro lado, defende que se ns acrescentarmos valor

acrescenta ainda que formar tambm o nosso papel. A FNAC veio trazer o gosto pela leitura. E trazer um saco da loja na mo pode fazer-nos parecer mais inteligentes. O espao FNAC posiciona-se contra a globalizao, os esteretipos e a massificao do pensamento: mais fcil encontrar nas nossas lojas todo o tipo de produtos, no s aqueles que so mais populares - afirma Rui Pereira. O director de marketing e publicidade FNAC mostra o seu interessa na divulgao cultural para a qual a sua empresa trabalha todos os dias: importante, e no faz sentido, que sejam taxados os mesmos 21% de IVA, num produto como um livro ou um CD, quando estes so cultura. Liliano Pucarinho

os jornais no vo acabar, vo adoptar outras formas de distribuio. Para o director-adjunto da Lusa, h que saber explorar as novas tecnologias e as suas potencialidades, podendo estas mudar a forma como se faz jornalismo e se comunica. Sendo que neste aspecto ter sucesso quem for competente na forma de se adaptar s novas tecnologias. Dando como exemplo a Lusa, defendeu que as empresas que so digitais e globais tm maior oportunidades de negcio e de sucesso. Paulo Martins defendeu que o fundamental para os jornalistas actualizarem constantemente as suas competncias. Uma ideia que tambm partilhada por Paulo Rego, acrescentando que importante a aquisio de novos conhecimentos, envolvendo tambm o marketing, a publicidade e o jornalismo online. Na sal opinio, o jornalista deixou de ser um intermedirio entre a fonte e o pblico. Isto implica que a actividade jornalstica tenha que ser cada vez mais rigorosa e exigente, seno deixa de ser uma maisvalia. Joo Lobato e Tiago Godinho

Chega-se a pisar o risco


Antigamente, a ligao entre atletas e o pblico era feita atravs dos jornais. Hoje, os clubes e atletas tm um espao meditico bastante grande, com vrios meios ao seu dispor para cuidar e construir a sua imagem. Alm disso, tm preocupaes sociais que anteriormente

Economia desmistificada
No existe jornalismo econmico, existe jornalismo e pronto. A economia apenas uma especializao, afirmou Celso Filipe, editor do Jornal de Negcios, numa palestra dedicada ao poder

da informao econmica, em Portugal, numa altura em que os temas da actualidade so as OPAs, as taxas de juro e o dfice. A ideia foi defendida no terceiro dia do 06 Encontro de Comunicao da ESTA. O debate de ideias ajudou a esclarecer a relao entre o jornalismo e a economia. Tal como nas outras reas, o objectivo contar uma histria. O jornalista tem que simplificar e simplificar tornar

no tinham. Foi desta forma que Antnio Magalhes, director-adjunto do jornal Record, abordou o tema do painel O poder do jornalismo desportivo na construo da Imagem dos clubes e atletas, evidenciando o cruzamento entre o desporto e a publicidade. Na sua opinio, os jornais tm o poder de construir ou destruir a imagem de um atleta, mas raramente o fazem. Quando o fazem, de forma positiva, realando os seus bons resultados ou feitos desportivos e sociais. Orador convidado para o mesmo painel, Mrio Fernando, coordenador do desporto na TSF, salientou a proximidade e as diferenas que existem entre os trs grandes rgos de comunicao na imprensa desportiva (Record, O Jogo e A Bola) e nas rdios (Antena 1, Rdio Renascena e TSF). O jornalista realou essas abordagens distintas, cada uma no seu meio, mais virada para o seu pblico, tendo em conta os seus segmentos. Afirmou ser fcil, de forma geral, falar de todos os outros clubes, exceptuando os ditos trs grandes. Pela sua experincia, conclui que existe um crculo fechado em termos comunicacionais entre os clubes e os meios de comunicao social, competindo aos media descobrir outras abordagens. Em processo de aprendizagem, na opinio de Antnio Magalhes, no s esto os jornais desportivos, como tambm o pblico, na sua relao com as outras modalidades, assinalando-se a falta de coragem para se fazerem capas de jornais com outra modalidade que

Dora Fidalgo, da India Consulting. O seu discurso cingiu-se s estratgias de comunicao para o lanamento de marcas e produtos. Nos eventos solenes, que tm como objectivo gerar visibilidade, realou a necessidade de o tema e o conceito serem trabalhados, tendo-se em ateno os pormenores, como a logstica e o apoio comunicao social. Ana Dora Fidalgo explicou que h atletas que atingem um elevado patamar, dando dessa forma mais visibilidade ao clube que representam, como o caso de Nuno Delgado com o Sport Algs e Dafundo, judoca medalhado em diversas competies, nomeadamente nos Jogos Olmpicos de Sidney. O atleta participa tambm em vrias campanhas publicitrias para diversas marcas. O seu nome usado em algumas submarcas, e tem um stio na Internet onde possvel a compra de diversos produtos. Como o prprio Nuno Delgado frisou em vdeo-mensagem ao pblico: Senti necessidade de ser acompanhado por profissionais ligados Comunicao Social, especialmente quando vim de Sidney. Para Ana Fidalgo, como Nuno Delgado se tornou uma marca, a vida social nem sempre se consegue diferenciar da vida pessoal, pois ser conhecido implica mais responsabilidade nos actos e palavras. Miguel Geraldes

a tudo o que fazemos, maior a probabilidade de a empresa onde trabalhamos nos reconhecer. A Gesbanha aposta claramente na ideia do aprender fazendo. Por isso, a empresa est a trabalhar com cerca de 800 alunos do 10 ao 12 ano de escolaridade. Para j o programa de empreendedorismo est a decorrer em escolas da Madeira e de Cascais. No prximo ano lectivo a experincia deve alargar-se a Leiria e ao litoral alentejano. A aspirao da Gesbanha envolver 20.000 alunos nesta formao de empreendedorismo. A GesBanha promove ainda a reinsero social de reclusos, reduzindo a taxa de reincidncia dos mesmos, atravs de um programa que capacita a construo de auto-estima, auto-confiana e ainda de caractersticas produtivas para a sociedade. Liliana Sca Santos

Como definir estratgias de comunicao


O Marketing estratgico dos lderes das comunicaes mveis e a Comunicao audiovisual foram outros

Sou mais inteligente por ter um saco da FNAC na mo


Rui Pereira, director de Marketing e Publicidade da FNAC, explicou que a

Ser empreendedor: a revoluo silenciosa do sculo XXI


Ter a forma e a viso, inovar, aproveitar as oportunidades, aceitar o risco e jogar no mercado global. Estes so alguns as-

aposta de criao desta loja no nosso pas foi complicada: a FNAC me francesa tinha algum receio em apostar num pas que, na altura, considerava pouco atractivo. Mas a verdade que a aposta vingou e hoje expande-se por todo o pas. A afirmao foi feita no mbito do painel O novo conceito de comunicao nos espaos comerciais. Como objectivo inicial no interessava apenas uma loja que fosse igual s outras. Rui Pereira explica que, por isso, na FNAC, os clientes e visitantes podem ler ou ouvir os seus lbuns favoritos sem ter mesmo que os comprar. E

dois temas abordados ao longo do 06 Encontro de Comunicao. O primeiro destes painis foi apresentado por Pedro Reis, director geral da Motorola, que traou o perfil desta empresa, mostrando alguns dos aspectos estratgicos ao nvel da comunicao. Embora as orientaes sejam sempre definidas a nvel internacional, este responsvel explicou que cada produto tem, depois, um tratamento ao nvel nacional. Nestes casos, aposta-se nas especificidades de cada pas. Outro assunto ainda em destaque ao longo do 06 Encontro de Comunicao foi a Comunicao na Sade. Jorge Azevedo, director geral da Media Health, sublinhou as dificuldades em trabalhar num sector o farmacutico que o segundo sector mais regulamentado. A lei probe a publicidade e a comunicao de medicamentos que exigem prescrio mdica obrigatria. Assim sendo, quais as formas de contornar esta situao? Por exemplo, criando sites de cariz pedaggicos que no falam da cura, mas antes da patologia. So estas as voltas que temos que dar! Perante uma situao de crise, Jorge Azevedo no tem dvidas sobre o que fazer: Primeiro, retirar o medicamento do mercado e dizer que foi por vontade prpria. Segundo, comunicar que se est a fazer a retirado do produto e avaliar as consequncias. Se houver mortes, no escond-lo. Finalmente, trabalhar com as entidades oficiais. Ainda no mbito do 06 Encontro de Comunicao, Margarida Alada Baptista, da empresa MakeMovies, explicou as dificuldades que sente para levar a cabo o seu trabalho no campo dos audiovisuais.

 | ESTA JORNAL 13 de Abril de 007

Regio

IPT apresenta os seus cursos


MRiO bARROS

DIA DA MulhER NO hOSPITAl DE AbRANTES

ngela Filipe

O Instituto Politcnico de Tomar (IPT) realizou, no incio de Maro, a 3 Festa da Cincia e da Tecnologia, juntamente com todos os plos que o constituem: a Escola Superior de Tecnologia de Tomar (ESTT), a Escola Superior de Gesto d Tomar (ESGT) e a Escola Superior de Tecnologia de Abrantes (ESTA). Segundo a organizao, correu tudo muito bem. E j se comea a pensar na 4 Festa que ser j no prximo ano. Marco Leite, docente do departamento de Engenharia Mecnica da ESTA, explica que os objectivos desta Festa da Cincia e da Tecnologia so divulgar as actividades de todos os cursos leccionados na ESTT, ESGT e ESTA aos alunos do 3 ciclo e do secundrio das escolas da regio e mesmo do pas. Para alm das escolas da regio, a 3 festa organizada pelo IPT contou com a presena de alunos vindos de Pao dArcos, Batalha, Mem Martins, entre outros. Maria Cristina Costa, professora adjunta da rea departamental de matemtica da ESTT, afirmou ao ESTAJornal, com satisfao, que os objectivos previstos foram ultrapassados. Nos dois encontros anteriores a mdia dos visitantes rondou os 800 alunos, mas este ano as coisas foram sobejamente melhores: Este ano fizemos uma previso inicial de 1000 alunos, mas a verdade que tivemos cerca de 1500 visitantes, o que excelente! Pela forte adeso que este tipo de iniciativas tem vindo a ganhar e pelo sucesso que tm tido junto dos alunos, j se podem projectar as prximas festas. A professora de matemtica da ESTT confidencializou que os prximos eventos

Sucesso. Os objectivos inicialmente previstos foram ultrapassados

iro permanecer nos mesmos moldes, obviamente tentando sempre corrigir as situaes que correm menos bem. Para que esta exposio fosse possvel,

houve a colaborao de vrios alunos das trs escolas do IPT. Joo Amante foi um dos vrios alunos do Instituto que desempenharam o papel de guias,

acompanhando os estudantes mais novos nas visitas aos stands. Todas as escolas que acompanhei pareceram satisfeitas com os cursos que viram. Alm disso, o estudante considera, tambm, que os cursos mais apetecveis pelos alunos tero sido o departamento de Engenharia Electrotcnica e Informtica, sendo que o que mais cativou os alunos foi o projecto de electrotecnia, o mini elctrico e o curso de Tecnologias e Artes Grficas. A ESTA tambm esteve fortemente representada pelos cursos de Comunicao Social, Engenharia Mecnica, Tecnologias de Informao e Comunicao e Design e Desenvolvimento de Produtos. Bruno Silva, aluno do curso de Engenharia Mecnica da ESTA, esteve presente vrios dias na Festa de Cincia e da Tecnologia como representante do seu curso. O jovem afere que os alunos do 3 ciclo e do secundrio que visitaram o seu curso gostaram, sobretudo da pista de carros. No entanto, no pode deixar de considerar que explicar, a nvel tcnico, os projectos a midos do 9 ano no fcil. O curso de Comunicao Social proporcionou aos visitantes uma actividade que consistia na simulao de uma conferncia de imprensa, na qual ficou uma amostra das duas vertentes da formao: Jornalismo e Comunicao Empresarial. Joana, aluna da Escola Profissional da Batalha, gostou da Festa da Cincia e considera ser uma ptima oportunidade para dar a conhecer o IPT. Acrescenta ainda que, em termos de estrutura, j muito bom. Apesar de ter visto outros cursos, o de Fotografia foi o que mais a aliciou. Sempre gostei de fotografar e agora que conheci um pouco mais acerca do curso fiquei com mais vontade de o tirar. S pena que a mdia seja to alta!

No passado dia 8 de Maro comemorou-se o dia da Mulher, e o Hospital de Abrantes no foi excepo. O novo administrador do hospital, Jos Marques, fez questo de realizar um almoo comemorativo para que esta data no fosse esquecida. O almoo teve lugar no refeitrio do hospital e contou com a presena de mulheres da cidade, como autarcas, representantes de escolas e as mulheres da prpria instituio. Silvino Alcaravela, presidente do centro hospitalar, esteve presente junto do novo administrador. J no dia 24 de Janeiro o hospital comemorou o dia Mundial do doente. Jos Marques pretende implementar novas medidas que faam com que o hospital se aproxime, cada vez mais, da comunidade abrantina.

CIDADANIA EM
Constncia foi palco para o Congresso da Cidadania que decorreu entre os dias 6 de Fevereiro e 3 de Maro. As vrias conferncias realizadas tiveram como objectivo elucidar o cidado comum sobre a poltica exercida num pas democrtico, como Portugal. A Civilis (Associao para a Cidadania e desenvolvimento) foi a responsvel pela organizao, mas contou com o apoio da Cmara Municipal de Constncia, das Juntas de Freguesia de Constncia e de Santa Margarida da Coutada, do Agrupamento de Escolas de Constncia,da Associao Filarmnica Montalvense 24 de Janeiro e da Rdio Tgide. Esteve patente no Cine-Teatro Municipal de Constncia uma exposio intitulada Presidentes de Portugal, uma mostra que faz uma retrospectiva dos que representaram de forma sublimar o nosso pas.

DESTAquE

Aprender a mergulhar
Diana Rocha

dR

O Instituto Politcnico de Tomar (IPT) ir realizar a partir de Abril alguns cursos de mergulho organizados pela Escola de Mergulho Atlantidasub e pela Associao para o Desenvolvimento e Aplicao das Novas Tecnologias em Arqueologia, sedeada na Escola Superior de Tecnologia de Tomar (ESTT). A formao ter a durao de quatro fins-de-semana, um dedicado teoria do mergulho, e os restantes dedicados prtica do mergulho. Um dos cursos que ser leccionado o Open Water

Diver, reconhecido pela PADI (Professional Association of Diving Instructors), que permitir ao aluno mergulhar em qualquer parte do mundo. Quanto ao equipamento de mergulho, ser o curso que proporcionar. Os mergulhos iro decorrer em Peniche, num dos centros de desportos nuticos da Atlantidasub. Nestes centros os alunos mergulharo com o chamado Nitrox, uma mistura do nitrognio e do oxignio que contm menos nitrognio de 79%, como aquele encontrado no ar tradicional. Associado a este curso encontra-se uma formao de arqueologia subaqutica, com o objectivo de alertar

Formao. disfrutar as potencialidades do mundo subabaqutico, incluindo ao nvel da arqueologia

os alunos para a importncia da preservao do patrimnio subaqutico. Esta formao complementar integra contedos lectivos como a legislao subaqutica e as tcnicas de anlise no

Preos
Curso de mergulho: 350 Formao de arqueologia subaqutica: 150

intrusiva das estaes arqueolgicas. Ir realizar-se em horrio ps-laboral ou aos fins-de-semana, incluindo ainda dois mergulhos um deles a um naufrgio.

13 de Abril de 007 ESTA JORNAL | 9

Toxicodependncia Quinta das Centieira, em Abrantes, um local de recuperao


HERLANdER SANTOS

Regresso vida

A droga o princpio do fim. Pessoas txicas so pessoas insatisfeitas por natureza, refere Cristina Costa, 29 anos, uma das muitas residentes na quinta da Centieiras, no concelho de Abrantes. Nesta casa tenta-se diariamente dar um novo sentido s vidas que por l passam. O objectivo lev-las a seguirem os caminhos do bem e da felicidade.

Ana Margarida Batim

Vem-se vidas desfeitas, por meros caprichos, curiosidade daqueles que por momentos quiseram ter um instante efmero de prazer. O medo, depois da primeira dose, deixa de fazer sentido e d lugar a uma viagem no mundo das drogas, muitas vezes s com o bilhete de ida, ao abismo. Ser que algum tem de morrer para a conscincia do mundo mudar, comeando a encarar os problemas reais e solucion-los? Esta a questo que muitos se colocam, pessoas que dia aps dia se juntam para tentar minimizar a dor e o sofrimento de mais uma vida humana que se deixou encantar pelo mundo da toxicodependncia. Gozo, aliado frustrao de se sentir s e pelo facto de se sentirem odiados, excepto pelos amigos negativos (o prprio fornecedor que se faz passar por amigo, mas que s quer vender o seu produto), um sentimento tpico dos toxicodependentes. aqui que entram os Centros de Atendimento a Toxicodependentes (CATs), com uma funo fulcral de ajuda. O CAT de Abrantes uma unidade especializada do Ministrio da Sade e situa-se na Rua da Barca. uma casa acolhedora, muito bonita, mas demasiado pequena para todos os que ela acolhe. O problema , de facto, a falta de espao fsico, refere Clarice Simes, de 41 anos, assistente social desta instituio. O caminho para a

sala onde se faz o programa da metadona estreito, de paredes brancas e armrios cheios de papis. Ao fundo fica o jardim, como uma porta para a liberdade. neste espao que se acolhem pessoas com algumas dificuldades em termos de consumos e que se procura acompanhlas no processo de equilibrar o que no est to bem nas suas vidas, explica a assistente social. difcil decidir deixar este malvado vcio para trs e dizer basta. Mas h quem consiga e recorra a estes centros de livre vontade. Muitas destas pessoas apenas querem conversar com algum, afirma Clarice. No se pode erradicar a droga do mundo, mas pode-se tentar dar mais conforto, ir ao encontro daqueles que precisam de ser ajudados e que no conseguem entrar na vida em sociedade e numa vida que os lance nos caminhos do bem, da felicidade, afirma o Padre Jos da Graa, de 64 anos, director do Projecto Homem em Abrantes. Trata-se de um programa que assenta nas filosofias humanistas e existencialistas e que pretende a recuperao da toxicodependncia e a sua reinsero na vida social, acrescenta o Proco. O dia-a-dia do padre Jos da Graa passado entre a Igreja e as casas onde acolhe todas as pessoas que decidam pr termo a este vcio. Criou uma comunidade teraputica nas Centieiras, no concelho de Abrantes, uma em Castelo Branco e outra em Ponte de Sr. nesta comunidade em Abrantes que se encontram muitas pessoas que viram

a vida trocar-lhes as voltas. A droga era uma constante nas suas vidas. neste recanto, escondido do resto do mundo, rodeado de uma natureza extensa, campos verdes a perder de vista, que se encontram estes indivduos a lutarem pelas suas vidas, em prol da sua recuperao. Debaixo de algumas gotas de chuva, passando por caminhos desenhados nas montanhas, avista-se, ao fundo, uma vivenda branca, de portadas amarelas.

Falar sobre o que se passa, sobre o que nos atormenta e dar sada s coisas o melhor caminho
sua volta h rvores, animais, natureza que cuidada empenhadamente, todos os dias, pelos residentes. Aqui se misturam cheiros inconfundveis. Cheiro de esperana, de fora, de vitrias dirias que os acompanham. ao olhar para uma paisagem magnfica, onde se inspira sade, que estas pessoas encontram fora para uma vida melhor. No meio de tentativas frustradas de parar de consumir e recadas agressivas, encontram-se pessoas que, aps perderem tudo o que tinham, se viram

obrigadas a pedir ajuda. Sempre tentei sozinho, mas cheguei concluso que realmente no estava a ir pelo bom caminho admite Carlos Caldeira, 40 anos, tcnico de vendas. H um ano que est em tratamento neste programa e acredita que sair vencedor. Todavia, revela que ao incio foi difcil, porque estava aqui de semana, mas saa aos fins-de-semana e consumia novamente. O vcio era to intenso que mesmo quando parava de consumir drogas duras, sentia-se bem porque havia os substitutos como o lcool, as ganzas Mas houve um momento crucial: Perdi o meu emprego numa empresa lder de mercado e onde ganhava bem, vendi a minha casa, vendi o carro, perdi a minha esposa e no posso estar com a minha filha. Tal como Carlos, tambm Cristina Costa, 29 anos, relaes pblicas, est nesta casa em busca de recuperao h sete meses. Todos os dias tm diversas ocupaes como o desporto, tratar dos animais, cultivar a terra, pintar... No entanto, esta mulher de armas nunca perdeu a sua estabilidade profissional. Tenho o meu emprego. Estou aqui de baixa para fazer um tratamento. Tive sempre uma vida paralela. Depois de passar pela herona e cocana, decidiu pedir ajuda. Comecei com herona, depois fiz uma paragem e depois comecei com a cocana. O que me levou a pedir ajuda foi o estar farta daquela vidinha e saber que sozinha no era capaz. Agora, os seus dias sem a droga so pacficos, tranquilos, com

uma grande paz de esprito, muito bom, diz, emocionada. No meio de todo um ambiente tranquilo e natural, vivem pessoas diferentes, mas que tm algum em comum: as drogas. Alfredo Rebelo, 37 anos, trabalhava no ramo da indstria hoteleira e mais um destes casos. Dentro de um ambiente familiar difcil, em que a sua me faleceu e o seu pai o culpa por isso, foi depois de ter perdido todos os negcios que possua e de se ver confrontado com o afastamento dos seus familiares que decidiu pedir ajuda, pois j estava no fundo do poo. Todos tm objectivos de vida semelhantes: querem ser felizes. Carlos Caldeira acrescenta ainda: Quero ser um pai presente, um irmo presente, tudo o que no fui durante muitos anos, quero fazer diferente. Comea-se bastante cedo nestas andanas pelo mundo da droga. Pensa-se que ser s mais uma vez, s mais uma curtio. Mas as coisas acabam mal. Envoltos num crculo de esperana, estes simpticos candidatos a recuperarem as suas vidas desejam que os jovens de hoje nunca experimentem, que tenham medo de algo que lhes destri as vidas, tal como assegura Cristina Costa. Falar sobre o que se passa, sobre o que nos atormenta e dar sada s coisas o melhor caminho, pois ns no controlamos os nossos sentimentos tal como pensamos e isso levanos a entrar em revolta avana Carlos Caldeira. E poder ser esta revolta que levar algum a entrar pelos caminhos mais fceisas drogas!

10 | ESTA JORNAL 13 de Abril de 007

Feiras e Exposies

Batalha acolhe 3 edio da Feira Internacional da Pedra


NLSON FERREiRA

FEIRA DE S. MATIAS
CuMPRE TRADIO
A Feira de So Matias, organizada pela Cmara Municipal de Abrantes, realiza-se anualmente no Tecnoplo, em Alferrarede, com o objectivo de proporcionar o comrcio de artigos, comidas e bebidas, diverses elctricas e electromecnicas para crianas e adultos. Realizada normalmente entre os meses de Fevereiro e Maro e com um perodo de durao de quinze dias, esta iniciativa visa tambm proporcionar s crianas aos jovens e ao pblico em geral momentos de verdadeira diverso. Este ano a Feira de So Matias teve lugar entre os dias 23 de Fevereiro a 11 de Maro, incluindo trs fins-de-semana, como evidencia Antnio Cadete, responsvel pela comisso da Feira. Segundo Amrico Carvalho, que possui uma barraca e frequenta a Feira h 15 anos consecutivos, os melhores dias para visitar a feira so o sbado e o domingo. No pavilho AgroAlimentar foram expostos e comercializados produtos regionais: vinho, mel, enchidos, compotas, doces, azeites, ou queijos, entre outros. Este conjunto de produtos foi alvo do interesse de vrias pessoas, com os mais diversificados gostos. Jefferson gomes, estudante da ESTA, diz que esta foi a segunda vez que visitou a Feira e que esta tende a melhorar cada vez mais. defende que o espao e as propostas esto bem organizados, sendo que esta revela ser uma iniciativa diferente, proporcionando diverso, e comrcio de vrios tipos de produtos. Dayana Delgado

Nelson Ferreira e Joo Oliveira

Entre 15 e 18 de Maro decorreu na EXPOSALO, Batalha, mais uma edio da Feira Internacional da Pedra, que , em Portugal, o nico evento sobre esta temtica. Estiveram em exposio as ltimas tendncias do sector, desde Tecnologia, Mquinas e Equipamentos para a Indstria Extractiva e Transformadora, assim como vrios tipos de rochas ornamentais, que esto actualmente disponveis no mercado. Com mais de 130 expositores a divulgarem os seus trabalhos, desde Marmoristas, Industriais da construo civil, Arquitectos, Designers, entre outros, a 3 Feira Internacional da Pedra assume especial relevo para aqueles que trabalham no sector. Neste espao tm uma oportunidade de expandir a sua marca e angariar novos clientes, tal como explica Fernando Botelho, da Eurocampas: positivo comercialmente haver este tipo de eventos. Tambm Ablio

Oportunidade. Expor tendncias do sector e mostrar novas ideias

Fernandes, da Granifinas, considera importante este tipo de iniciativas, porque divulga o trabalho e bom para o negcio. Promovido numa regio onde tradio trabalhar-se com este tipo de materiais, sobretudo na extraco

e transformao da pedra natural, este evento mobiliza milhares de pessoas, tendo-se registado 16 mil visitantes na edio anterior. Ana Matos, representante da empresa MarFilpe, salienta a importncia de se participar num certame deste gnero para divulgar a

nossa empresa aos nossos principais pblicos-alvo, que so os construtores, arquitectos e engenheiros. uma tentativa de alcanar novos clientes, mostrar os nossos produtos, as nossas pedras e mostrar novas ideias do que se pode fazer com estas pedras, elucida. Este tipo de iniciativas no se torna somente importante para os expositores. Os visitantes, na sua maioria pessoas cuja actividade laboral est ligada ao sector, tambm vem com bons olhos a realizao desta feira. Rui Rei, arquitecto, considera este tipo de evento fundamental, sobretudo na rea geogrfica onde se encontra. Joo Manuel, trabalhador de uma fbrica sedeada em Espanha que utiliza este tipo de materiais, um conhecedor de outras feiras internacionais do gnero. Mostrase surpreendido dizendo que esta feira est muito bonita e bem organizada. consensual entre todos os participantes que positivo para o sector a realizao deste tipo de iniciativas no nosso pas.

13 de Abril de 007 ESTA JORNAL | 11

Publireportagem

Bosch: um grupo de sucesso


Abandonar o pas algo que as empresas alems rejeitam. Nos recentes anos no se tm registado novos investimentos germnicos em Portugal, mas as empresas presentes em territrio nacional reforam a sua posio. Exemplo disso o grupo bosch, uma empresa lder no fabrico de componentes para a indstria automvel, tecnologias industriais, bens de consumo e tecnologias de construo. As vendas globais aumentaram 5% para 43,7 milhes de euros. Franz Fehrenbach, Presidente do Conselho de Administrao da bosch, afirma que a estratgia a longo-prazo est a dar resultados positivos.

RObERT bOSCh TRAVES uNIPESSOAl FACTuROu 51,5 MIlhES DE EuROS


O valor de facturao da Robert Bosch Traves Unipessoal, Lda, em Abrantes, referente a 2006, foi de 51.5 milhes de euros, mais 10% que em 2005. O volume de produo corresponde a 2.5 milhes de traves produzidos durante 2006, mais 20% que no ano anterior. Esta produo no teria sido atingida sem o trabalho afincado de 230 funcionrios. No entanto, pode verificar-se que a facturao de 2006 teve um aumento inferior ao volume de produo, pois o preo de mercado do produto est entre 3 a 5% mais barato que nos anos anteriores. O Director Geral da Robert Bosch Traves Unipessoal, Lda, Jos Pacheco, prev para 2007 um aumento de 5% no volume de vendas, um valor estimado de 2.7 milhes de traves. O nmero de peas com defeito tem vindo a descer, passando de cinco peas por milho, em 2005, para apenas trs peas por milho em 2006. Facto que reflecte o grande aumento da qualidade dos produtos Bosch. Aposta tecnolgica A aposta tecnolgica desta empresa permitiu que com menos 10% de funcionrios a produo aumentasse em 20%. Jos Pacheco refere que desde 2004 que se verificou uma completa reviso da gama de traves, sendo que 80% dos traves actualmente produzidos na Robert Bosch Traves Unipessoal so novos. A aposta em novos traves e nova tecnologia para os tornar uma realidade advm da necessidade sentida pelos clientes. Exemplo disso foi quando os clientes quiseram colar um cdigo de barras em cada um dos traves. Inicialmente este processo era feito manualmente. Quando este processo se tornou essencial a Bosch investiu num robot que cola as etiquetas automaticamente. Um forte investimento em tecnologia que

de suporte de vendas dos produtos Bosch. O Grupo Bosch tambm detm 50% da BSH-P Electrodomsticos em Lisboa, empresa que comercializa, em Portugal, equipamento elctrico das conhecidas marcas Bosch e Siemens. O reconhecimento Em 2006 as vendas no mercado Portugus do Grupo Bosch subiram 2% face a 2005. O volume total de facturao manteve-se estvel, cerca de 860 milhes de euros. O Grupo Bosch encontra-se no ranking dos 10 maiores exportadores portugueses reforando a sua posio no mercado. O investimento realizado totalizou 32 milhes de euros em 2006, um aumento de 30% em relao ao ano de 2005. Um bom empregador Alm de preciosos investimentos o Grupo Bosch um exemplo a seguir, liderando o sector empregador em Portugal. De realar que o nmero de colaboradores aumentou 3% face a 2005. Estes novos postos de trabalho foram criados essencialmente em Ovar e em Aveiro. Actualmente o grupo Bosch alberga 4.058 funcionrios. O Grupo Bosch continua forte em inovao Em 2006 o investimento em Investigao e Desenvolvimento (I&D), que permanece elevado, foi de oito milhes de euros, grande parte dirigido para o desenvolvimento de produtos na rea da Tecnologia Trmica. O grupo Bosch, consciente da sade ambiental, investiu em energias renovveis. O exemplo claro a extenso da unidade fabril BBT Termotecnologia em Aveiro, que em 2009 dever estar j a desenvolver novos produtos na rea da geotermia. A unidade produzir cerca de 150 mil unidades de painis solares por ano o que levar criao de 54 novos postos de trabalho, com um investimento avaliado em dois milhes de euros. A expanso da Bosch Security Systems

est prevista para 2007, equipada com novas linhas de montagem de produtos de segurana, componentes de vdeo vigilncia e ainda equipamento para conferncias. Em Braga situa-se a fbrica lder do seu sector a Blaupunkt Auto-Rdio, mas o maior centro de competncias mundial do Grupo Bosch no mbito das tecnologias de aquecimento de gua localiza-se em Aveiro.

uM ObJECTIVO CuMPRIDO
A NVEl MuNDIAl
O Grupo Bosch atingiu o seu objectivo de crescimento para 2006, embora esse crescimento seja varivel de sector para sector. O maior crescimento foi registado nos sectores de Bens de Consumo e de Tecnologia de Construo. As vendas registaram um aumento de 10%. A quarta maior empresa no cotada do mundo O grupo est em 140 pases, emprega 260 mil funcionrios e em 2006 facturou 43,7 milhes de euros. Tem-se evidenciado um forte crescimento na sia registando um aumento de 13%. As vendas das empresas aumentaram significativamente: 20% na China e na ndia. Na Amrica do Norte e na Europa Ocidental, as vendas foram mais moderadas, com um aumento na casa dos 3 a 4,5%. O nmero de colaboradores aumentou para 260.000. A Bosch, para satisfazer este novo mercado, essencialmente o norte-americano e asitico, est a investir em motores a gasolina tendo sempre em mente a melhoria ao nvel ambiental. Investimentos Bosch Anualmente so investidos 7,6% provenientes das vendas em investigao e desenvolvimento (I&D), na qual trabalham 26 mil investigadores. Este investimento gerou 3.056 novas patentes durante 2006.

permite assegurar um procedimento mais rpido e mais perfeito. Investimento Em 2004 o investimento da Bosch centrou-se ao nvel do ambiente. No ano anterior a empresa tinha obtido o certificado ISO-TS 16949 e 14001, ao nvel da gesto ambiental. Em 2006 as ferramentas, incluindo robots, foram o grande investimento, tendo sempre em vista o aumento da produtividade. 60% do investimento usado para acomodar novos produtos no mercado, os restantes 40% so investidos na produo, acrescenta Jos Pacheco. Em 2007 sero reforados os investimentos no aumento de produtividade, sendo o valor global investido em tecnologia e ferramentas especficas de cerca de um milho de euros por ano.

GRuPO bOSCh FACTuROu EM PORTuGAl 857


MIlhES DE EuROS
O Grupo Bosch composto seis empresas a operar em Portugal. A Blaupunkt Auto- Rdio em Braga, a Motometer Portuguesa em Vila Real e a Robert Bosch Traves em Abrantes, fabricantes de produtos para o sector Bosch Automotive Technology. O fabrico de sistemas de segurana e deteco e tecnologia de aquecimento so produzidos pela Robert Bosch Security Systems em Ovar e BBT Termotecnologia em Aveiro. A Robert Bosch Unipessoal em Lisboa est responsvel pelo servio

Grupo Bosch

Distribuio das Vendas por Sector de Negcio a Nvel Mundial


Empresas

Blaupunkt Auto-rdios BBT Termotecnologia Portugal Robert Bosch Security Systems Robert Bosch Traves Motometer Portuguesa Antenas Auto BSH-P Electrodomsticos
55 52 31 77 42 33 4 231 286 228 200

442 1.089

2.145

Bens de Consumo 25%

Tecnologia Industrial 13%

Tecnologia Automvel 62%

Robert Bosch Unipessoal

Colaboradores (em unidades)

Vendas (milhes de euros)

1 | ESTA JORNAL 13 de Abril de 007

Diferenas CRIA comemora 30 anos

Espectculo angaria fundos para colnia de frias


JOS PiNTO

O Centro de Recuperao Infantil de Abrantes (CRIA), situado em Alferrarede, nasceu em 1977 e, desde ento, acolhe e apoia crianas e jovens portadores de deficincias e com problemas de comportamento. Desde h trs anos que o CRIA tem conseguido levar os seus alunos a uma colnia de frias. Este ano no foi excepo e o Algarve o destino para as prximas frias grandes. Paulo Velho professor de Educao Fsica do Centro h cinco anos e tambm o responsvel pela organizao das actividades de recolha de fundos para a ida s colnias de frias. No incio do ms de Maro realizou-se, no Tramagal, um espectculo musical onde todas as receitas obtidas reverteram a favor da colnia de frias para os alunos do CRIA. Segundo Paulo Velho o espectculo excedeu as expectativas. Foi muito bom ver que as pessoas aderiram a esta causa! Tivemos casa cheia, havia pessoas na sala, nos corredores, em todo lado. Os alunos deste Centro so, na sua maioria, portadores de deficincias e, alm disso vm de famlias onde as condies econmicas no so as melhores. Da que, segundo os palavras do professor de Educao Fsica, todos eles ficam muito contentes com as frias no Algarve! Vo ter novas vivncias e outro tipo de contactos. Paulo Velho organiza os eventos de recolha de fundos em todas as vertentes. No entanto, h sempre uns amigos que do uma mozinha no que toca organizao fsica do evento, ou seja, montar infra-estruturas, luzes, etc. O espectculo contou com a actuao de o DJ Nuno Q. e a banda Hyubris. Para que tal fosse possvel foram necessrios alguns apoios por parte de instituies e particulares e Paulo Velho confessou com satisfao ao ESTAJornal que todas as portas a que bati, felizmente, abriram-se! As pessoas sabem o que o CRIA, o trabalho que realiza e as situaes que acolhe, ento, dentro das possibilidades, ajudam sempre. Margarida, 30 anos, uma das formadoras do CRIA que esteve presente no espectculo, afirma que este tipo de iniciativas deviam fazer-se mais vezes para, de alguma forma, tentar colmatar as carncias das crianas a alguns nveis, como o econmico. O facto de o objectivo ser levar as crianas para perto do mar uma mais valia, pois, como Margarida refere, para muitas crianas o contacto com o mar, com a areia da praia bastante benfica mesmo em termos de sade.

Expectativas. A adeso recolha de fundos foi superior ao incialmente esperado


JOS PiNTO

Organizao. H sempre uns amigos que do uma mozinha

RASTREIOS VISUAIS GRATUITOS

Centro Comercial Millenium Gabinete 2.11 - Abrantes Telef. / Fax: 241 106 399 Tm.: 96 658 76 98 E-mail: sermede-gab@clix.pt

Ap. 27 - Alferrarede 2204 - 906 ABRANTES

Comemorao do 30 aniversrio Decorreram nos passados dias 23, 24, 25 e 26 de Maro as comemoraes do 30 aniversrio do Centro de Recuperao Infantil de Abrantes. Os festejos tiveram lugar no Cine Teatro S. Pedro, em Abrantes, e contaram com a presena de grupos teatro de vrios pontos do pas. A sesso solene de abertura, no dia 23 de Maro, contou com a presena de Humberto Lopes, presidente da direco do CRIA, que fez questo de dar os parabns os fundadores desta casa. Felizmente que, h 30 anos, pessoas fundaram esta associao que visava ensinar e formar os jovens portadores de deficincia, afirmou. A presidir a mesa esteve Idlia Moniz, Secretria de Estado Adjunta e da Reabilitao, Nelson Carvalho, presidente da Cmara Municipal de Abrantes, e Manuel Santos, representante do presidente da Assembleia Municipal. O primeiro grupo a actuar foi o Ri-Bombar, bombos e tambores da Associao Despertar do Silncio da Guarda. Emlia Nunes, professora e presidente da direco da associao, afirmou ao ESTAJornal que a instituio surgiu na sequncia de uma situao importante que era a seguinte: quando os alunos acabavam o 9 ou o 12 ano no tinham grandes alternativas e ento criou-se a associao para encaminhar os jovens.. Para treinar os jovens que formam a primeira escola de percusso do pas, veio, do Porto, Marcos Cavaleiro, um msico voluntrio que ingressou nesta aventura atravs de um convite de um amigo que, na altura, fazia parte da direco da associao. Marcos confidenciou ao ESTAJornal que trabalhar com surdos, ao incio, foi difcil. Eu no sabia falar a lngua deles e havia alguma dificuldade, da parte deles, a habituarem-se a mim, mas agora somos muito amigos. Ao mesmo tempo, Marcos considera que trabalhar com este jovens uma mais valia, principalmente para si. na qualidade de msico. uma grande fora trabalhar com pessoas que no ouvem mas sentem a msica, afirma. O grupo de teatro do CRIA, o CRIARTE, actuou inaugurando o V Festival Nacional de Teatro Especial, assim como outros grupos de teatro de vrias zonas do pas que tm em comum o facto dos actores serem portadores de deficincia, como Setbal, vora, Guarda, Santarm, Porto e Cascais. Maria Odete trabalha no CRIA h mais de 20 anos e faz um balano positivo de todos os resultados que a instituio tem conseguido em prol da sua causa. O Centro comeou por funcionar em vrios locais, mas h 10 anos que inauguramos as novas instalaes em Alferrarede. Esta instituio tem algumas mais valias, ou seja, tem uma valncia educacional que se destina aos jovens dos 6 aos 19 anos, sendo que a partir dos 15 o CRIA d formao profissional aos alunos que mostrem vontade e capacidade para alguma vocao e tem, tambm, uma centro de apoio ocupacional para os alunos a partir dos 19.

13 de Abril de 007 ESTA JORNAL | 13

Religio

Procisso dos Passos marca incio das celebraes da Semana Santa


No passado dia 25 de Maro as ruas da vila de Sardoal foram palco de uma manifestao de f e religio por parte das centenas de pessoas que ali se deslocaram para participar na Procisso dos Passos do Senhor, a cerimnia que marca o incio das celebraes da quaresma e da Semana Santa naquela vila.
dR

Religio, Tradio e Arte no Sardoal

de Cristo Crucificado aos fiis presentes. No regresso Igreja Matriz nem mesmo os pingos de chuva que engrossavam desmobilizaram os crentes. A organizao esteve, como hbito, a cargo da Parquia de So Tiago e So Mateus de Sardoal e da Irmandade de Vera Cruz ou dos Santos Passos. Arte na Semana Santa A populao do concelho de Sardoal tem fortes razes religiosas, motivo pelo qual esta poca da Quaresma e da Semana Santa vivida muito intensamente e com grande convico, fazendo parte intrnseca da histria e da cultura daquele concelho. Vrias so as manifestaes de f que ocorrem durante estes dias, nomeadamente atravs da realizao de procisses e do envolvimento da populao na elaborao dos tapetes de flores que enfeitam o cho das capelas da vila entre Quinta-feira Santa e Domingo de Pscoa. Contudo no so s rituais catlicos que marcam esta data, tambm as manifestaes artsticas tm um lugar de destaque nas celebraes da Quaresma no Sardoal. No mesmo dia em que se realizou a Procisso dos Passos, duas exposies abriram portas ao pblico. Uma de pintura, da autoria de Maria Luclia Moita, intitulada Cristo Sempre, no Centro Cultural Gil Vicente. Outra, de fotografia, de Pedro Sousa, denominada Velas e Nostalgias que retrata momentos da Semana Santa ao longo dos tempos, na sede do GETAS. Ambas as exposies esto patentes ao pblico at Domingo de Pscoa.

Cludia Costa

A Procisso dos Passos do Senhor uma cerimnia de grande tradio no Sardoal, remontando a sua origem a meados do sculo XVIII. A sua celebrao ocorre sempre 15 dias antes do Domingo de Pscoa e pretende simbolizar o caminho de Nosso Senhor para o Calvrio. Este ano, apesar do frio e da chuva que se fizeram sentir, a tradio foi mais uma vez cumprida. A Procisso, que durou cerca de duas horas e envolveu um grande nmero de fiis, percorreu vrias artrias da vila sempre ao som da msica da Filarmnica Unio Sardoalense e adornada por inmeras faixas roxas que pendiam da janelas das casas, instaladas pela autarquia, que presta outros apoios, como disponibilizar transportes para que as populaes

Ritual. Frio e chuva no afastam populao do Sardoal da procisso

das aldeias do concelho se possam deslocar vila e participar nas cerimnias. Tal como em anos anteriores, a Procisso saiu da Igreja Matriz da vila, aps a celebrao da Eucaristia, adorando a imagem do Senhor dos Passos, coberto por um manto roxo e carregando uma cruz s costas, caminhou por algumas das chamadas ruas velhas, chegando ao Pelourinho, na Praa da Repblica. Nesta praa, a principal da vila, os fiis ouviram a pregao do Sermo do Encontro que culminou com o encontro entre a imagem do Senhor e da Sua Santa Me. Este momento, o do encontro entre as duas imagens, caracterizou-se, como hbito, pela grande comoo dos presentes. A Procisso continuou a sua marcha, agora acompanhando as duas imagens, at ao Convento de Santa Maria da Caridade, onde o mesmo orador pregou o Sermo do Calvrio, que teve como auge a exposio

E-mail: contanova@mail.telepac.pt

Bairro C. e Gaio Rua Infante D. Lus n.28 Apartado 82 2204-909 Abrantes

Tel: 241-360 130 Fax: 241-360139

1 | ESTA JORNAL 13 de Abril de 007

Pessoas Maria Antnia, uma mulher que no desiste, apesar das adversidades
Opinio

O outro lado do sorriso


O dia 8 de Maro (dia internacional da Mulher) j passou, mas todos os dias so bons para falar de mulheres. Por detrs de sorrisos podem esconder-se estrias profundas, como a de Maria Antnia. Aos 50 anos, e depois de uma fase difcil na sua vida, a cozinheira do Sandes e Sopas, em Abrantes, est procura de ser feliz!
NLSON FERREiRA

Homofobia: Doena ou Discriminao?


Por: Pricles Rocha*
Muitos dizem que uma doena. H quem diga que uma opo ou um estilo de vida. Outros que consideram coisa do diabo, um castigo por algo outrora feito pelos nossos progenitores. Enfim, existem vrias explicaes para a homossexualidade, no entanto, do meu ponto de vista, todas elas so erradas. No se trata de uma opo, maldio, doena ou mesmo estilo de vida. Trata-se simplesmente daquilo que uma pessoa . No se escolhe a orientao sexual que se quer, no entanto, dela no se pode fugir. A ignorncia da sociedade face questo da homossexualidade tem vindo a diminuir ao longo dos tempos. Mesmo assim, atitudes de pura discriminao so ainda evidentes. No que isso torne as pessoas menos grandiosas e mais ignorantes. Tudo o que diferente causa uma reaco negativa e visto como uma anormalidade, uma abominao, at que essa anormalidade se transforma numa normalidade. Faria alguma importncia se o arquitecto de uma grande obra fosse homossexual? O seu trabalho seria afectado pela sua orientao sexual? De certo modo, infelizmente, algumas pessoas simplesmente repudiam o homossexual, apelidando-o com nomes que a prpria lngua inventa. Doena ou discriminao, a verdade que o homossexual continua a ser alvo de chacota por parte dos ditos normais. O facto de se ter uma orientao sexual diferente no faz de algum um anormal e muito menos justifica que este seja vtima de discriminao. No entanto, nos ltimos anos, o nmero de homossexuais que mais cedo tm vindo a assumir-se cada vez maior. Apesar do estigma social que ainda existe, muitos j do a cara para mostrar que so pessoas iguais s outras. As atrocidades que ainda se tm verificado, a discriminao acima de tudo, constituem ainda razes para muitos jovens encontrarem no isolamento, negao e solido, um refgio face a esse problema. No entanto, infelizmente, muitos encontram no suicdio um meio de refgio eficaz e permanente. Ningum quer andar na rua e ser apontado por todos e ser chamado de anormal, gay ou outras expresses similares. Pois nenhum heterossexual apontado na rua nem chamado de heterossexual. Embora muitas pessoas digam no ser homofbicas, muitas revelam que o so quando o problema lhes bate porta. A excluso familiar, embora cada vez menos, revela ser, tambm, um dos principais factores para a negao. Alis, numa famlia homofbica, a melhor soluo pode ser a omisso dos factos aos pais. A sociedade, embora no no seu todo, homofbica. E tambm a principal responsvel pelas tentativas de suicdio, mortes, isolamento e depresses de inmeros seres humanos, que apenas querem fazer ouvir a sua tnue voz no meio do clamor discriminativo da multido. A homossexualidade sempre fez e sempre far parte da sociedade e s deixar de ser discriminada quando a anormalidade passar normalidade. Isto s acontecer quando a sociedade entender que, embora sejamos todos diferentes uns dos outros, somos, ao mesmo tempo, todos iguais. * Aluno do 4 Ano de Engenharia de Gesto Industrial da ESTA

Tiago Lopes

A tarde solarenga ilumina as ruas de Abrantes. As pessoas agitam-se com sacos na mo, passando pela porta do restaurante quase vazio. uma hora de movimento fraco. Um ou outro cliente bebem o seu caf e partem apressados. Maria Antnia, 50 anos, recebe-os a todos com um sorriso, mesmo que pelos seus olhos j tenham cado muitas lgrimas. Foi cozinheira profissional durante alguns anos. Das suas mos saram iguarias requintadas, que lhe valeram dois prmios no Festival dos Trs Sabores, em 1999. Arrebatou no apenas a medalha de mrito, como trouxe para casa o primeiro prmio. No sabia a cozinheira que o novo milnio traria surpresas amargas. Foi em Janeiro de 2000 que comeou o pesadelo. Conhecera o seu companheiro no restaurante onde trabalhava. Alm de ser patro era uma pessoa muito humana, diz Maria Antnia sem revelar o nome. Em parte, o dinheiro foi culpado pela separao. As muitas dvidas que tinha, num segundo restaurante, e tambm os problemas psicolgicos condenaram a relao. Ele, um rosto sem nome, achou que a nica soluo era morrer e levar com ele, como ele deixou escrito, a mulher que mais amava. Maria Antnia escapara, mas por sentir que era a nica sada, que no andava a fazer mais nada aqui, tentou

Maria Antnia. Premiada como cozinheira, considera a amizade o bem mais precioso

o suicdio quatro vezes. Com o olhar trmulo, de quem relembra um pesadelo, a cozinheira do Sandes e Sopas tenta esboar um sorriso, para afastar o fantasma das memrias. Durante todo este processo sempre se sentiu sozinha e incompreendida. Hoje s lhe resta uma nica amiga, sempre presente. A tentativa de homicdio e as quatro tentativas de suicdio deixaram tristeza, muita tristeza, e uma dependncia de um medicamento que tomar o resto da vida, explica Maria Antnia, enquanto olha para um cliente que

entra no estabelecimento. Servido o caf, segue em frente. Confessa que, para superar esta fase da sua vida, se mantm activa ao mximo. E acrescenta: Quando no tenho nada que fazer, ou quando estou mais deprimida prefiro dormir, dormir muito. Superada a fase mais negativa da sua vida, e olhando para trs, considera que ser mulher em Portugal ainda discriminao. Tentou ser feliz mais duas vezes, aps a relao que a levou a tentar o suicdio, mas no teve sorte. Muitas vezes sente-se olhada de uma

outra maneira, em relao s pessoas que tm um casamento feliz. Considera a amizade o bem mais precioso, tal como a vida, que um dia quis deixar de lado. Maria Antnia lana um alerta a todos: No aconselho ningum a tentar, pois a vida um tesouro. Cautelosa nos sonhos, deseja apenas continuar a trabalhar. Por entre um sorriso e um suspiro, a cozinheira, que antes de mais mulher, l nos diz que anda procura da felicidade, pois nunca foi verdadeiramente feliz.

Da virtualidade realidade
A rotina de todas as manhs facilita o comeo da jornada, quando o sono ainda domina o corpo de Paulo. Veio de Castelo Branco trabalhar para Leiria h um ano. Para trs ficaram familiares e amigos. A adaptao no foi fcil, confessa Paulo depois de beber a sua dose diria de cafena. Muitas vezes sentia-me sozinho e foram esses sites que me tiraram da solido. Paulo fala dos sites que promovem os relacionamentos entre os cibernautas. No so uma novidade em Portugal, mas nos ltimos anos assumiram uma importncia crescente tendo, alguns dos sites, duplicado ou triplicado os seus utilizadores em trs anos. A confidencialidade a melhor parte desses sites, confessa Ctia. Estudante em Lisboa conheceu o seu namorado num site de encontros e garante que nunca se arrependeu. Se fosse hoje tinha repetido tudo, revela. Ele mandou uma mensagem engraada, eu li o perfil dele e gostei, depois de responder ao desafio, Ctia esperou dois dias at receber uma nova mensagem. Estava dado o primeiro passo. Trocaram-se nmeros de telemvel e marcou-se um encontro. Nunca senti tantos nervos, mas no final a surpresa foi positiva. Ele era melhor do que eu imaginara, explica. Lus de Abrantes, estuda no secundrio e confessa que so sites porreiros, onde conhecemos todo o tipo de gente, mas temos que ter cuidado. Os perigos destes sites so conhecidos de quase todos os utilizadores, sendo o maior de todos a pedofilia e, logo em seguida, o aliciamento sexual. Mas mesmo esses perigos podem ser evitados. A maioria dos sites permite que o utilizador bloqueie os perfis electrnicos dos utilizadores que no lhe interessam. Os mais cpticos, como a Raquel, estudante na Faculdade do Porto, no acreditam que se possa conhecer a pessoa certa, num site. Eu escolho os meus namorados a ver quem so, no a ler um perfil! Admite contudo que algumas amigas minhas usam esses sites regularmente e eu acho piada. Ctia lembra que a maior parte de quem critica os sites que promovem as relaes tem perfis no Hi5 e usam-nos para fazer novas amizades. No fundo tudo a mesma coisa. Uma coisa certa, os sites que promovem amizades on-line, para relaes a desenvolver no mundo real, so cada vez mais populares entre os portugueses. Tiago Lopes

Relaes no mundo moderno

13 de Abril de 007 ESTA JORNAL | 1

Pessoas Alfaiates

A vida, os hbitos e os consumos mudaram de uma maneira brutal


H algumas dcadas atrs, ser alfaiate era um dos ofcios que muitos jovens naturalmente seguiam. Em Abrantes chegaram a ser pelo menos cinco ou seis. Com o passar dos tempos foram desaparecendo aqueles que outrora deram vida a muitos fatos. A culpa do pronto-a-vestir.
Joo Oliveira

O cu cinzento adivinhava chuva. A descer a rua vinha Mrio Roldo, de 83 anos, que fora alfaiate desde os seus 13 anos. Pequenos pingos de gua comeam a cair, e Mrio puxa de um cigarro, cujo fumo ofusca o n perfeito da sua gravata, que carinhosamente ajeita. Apesar da tropa o ter separado da profisso por alguns anos, no regresso no conseguiu resistir suavidade dos tecidos. Enveredou por esta profisso no por iniciativa prpria, mas sim a pedido de sua me. Era viva e ramos trs irmos, e cada um foi para a sua profisso, e eu tive que aceitar ir para a alfaiataria afirma.

Mrio Roldo comeou por abrir uma alfaiataria, mas posteriormente foi trabalhar para um outro estabelecimento onde consolidou os seus conhecimentos na rea, e onde se manteria at aos 65 anos, altura em que se reformou. No deixa de sentir alguma mgoa por, em certa altura, se aperceber que ningum queria seguir esta profisso: Empregadas no se conseguia. Ainda tive l muita gente a aprender, algumas raparigas e rapazes, mas ningum prosseguiu a profisso. Aponta o dedo aos pronto-a-vestir, pois, na sua opinio, devido a eles que os alfaiates deixaram de ter de fazer e acabaram por deixar a profisso. O antigo alfaiate no deixa tambm de fazer referncia alterao na atitu-

de das pessoas em relao ao vesturio. Hoje, se comprarem umas calas mais compridas, dobram-nas para cima1. Antigamente no era assim. Punha-se na altura que a pessoa queria, e ns dvamos um pontinho. Agora as pessoas no querem saber, acrescenta. com algum humor que Mrio Roldo revela que passou por diversos pases estrangeiros, como a Espanha, Alemanha, Hungria, Polnia e Checoslovquia, mas em nenhum deles encontrou a placa de um alfaiate. Manuel Dias, 76 anos, tambm foi alfaiate. Comeou a exercer esta profisso com nove anos de idade. Num tom srio, enaltece que com essa idade um mido quer brincar e depois estudar, mas como no havia onde estudar,

aprendia-se um ofcio, uma arte como se dizia na altura. Aps ter concludo o ensino primrio, e devido ausncia de outras escolas em Abrantes, teve que prosseguir a profisso. Como o prprio faz questo de afirmar, ningum lhe perguntou se queria ir. Mandaram-me e eu fui. Manuel Dias aprendeu esta arte atravs de outros alfaiates da cidade, para depois trabalhar por conta prpria, chegando a ter a seu cargo nove empregadas. Refere que o seu negcio acabou com o aparecimento do pronto-a-vestir, afirmando que at a as pessoas andavam vestidas com vesturio feito pelos alfaiates no que diz respeito aos homens, e as mulheres, por costureiras, ou faziam em casa. Segundo Manuel

Dias, esta arte desapareceu, tal como muitas outras, porque a vida, os hbitos e os consumos mudaram de uma maneira brutal, acrescentando que isto no diferente do resto. Hoje, com 76 anos de idade, Manuel Dias proprietrio de um estabelecimento comercial h cerca de 30 anos, altura em que deixou de exercer a profisso de alfaiate. com naturalidade que afirma que a arte que durante quase quatro dcadas praticou no faz tanta falta como isso, pois foi substituda pelo pronto-a-vestir que tambm faz coisas bem feitas, argumenta. Note-se que ainda quando exercia a profisso de alfaiate, Manuel Dias foi deputado na Assembleia Constituinte e, posteriormente, na Assembleia da Repblica.

Ucranianos Carto de cidado: o Big aprendem Portugus Brother dos portugueses?


Dayana Delgado

Uma professora portuguesa e alguns cidados ucranianos estiveram numa mesma festa. L surgiu a ideia de se organizar, em Abrantes, uma iniciativa para ensinar Portugus a estrangeiros. Principal objectivo? Um dia saber falar, escrever e ler correctamente a lngua do pas que escolheram para melhorar a vida, segundo conta Mykala Savuily, uma das alunas ucranianas que est a aprender Portugus. A professora, Maria de Lurdes, reala que a lngua portuguesa difcil de aprender quando no se nativo, sobretudo devido ao alfabeto e gramtica. Nadia Nebylovych, frequentadora destas aulas, concorda. Um grupo de alunos, todos ucranianos, com excepo de uma francesa, chega ao edifcio Carneiro para ter aulas. Todos com o mesmo objectivo de aprender o Portugus, como confirma Antonina Savuliy, uma das alunas, nascida na Ucrnia. Esta uma oportunidade nica para todos eles, independentemente de terem vindo h muito ou h pouco tempo. H seis anos atrs tnhamos mais facilidades para entrar em Portugal do que nos outros pases estrangeiros explica Aleksandr Suirsa, ucraniano a viver em Abrantes. A sala pequena, mas acolhedora. Em redor, vem-se desenhos e lem-se frases de crianas. Os alunos chegam a pouco a pouco. Ocupam logo os seus lugares, tiram as fichas cedidas pela professora e comeam a acompanh-la na resoluo dos exerccios. Treinam-se

verbos, adjectivos, sinnimos. Uns tm mais dificuldades do que outros. Nos primeiros minutos todos esto atentos ao que diz a professora, porque querem melhorar o Portugus. Uns desejam obter equivalncia dos estudos feitos no pas de origem; outros querem simplesmente uma ferramenta para poderem arranjar emprego e, consequentemente, melhorar a vida dos familiares, como diz Mykola Nebylovych. Todos ficam tmidos no incio, principalmente os que esto h menos tempo em Portugal. Mas com o passar das horas, logo perdem a timidez e depressa se desembaraam. Entre eles, sussurram quando no entendem o que a professora diz. Oleksandr Nebylovych explica que veio para Portugal porque aqui tem mais hipteses de ganhar dinheiro para dar um futuro melhor aos filhos. Estas aulas servem para poder comunicar sem problemas com os portugueses, para ver o noticirio e ficar a saber o que se passa no mundo, assim como para coisas simples do dia-a-dia como preencher documentos. No limite, estas aulas sero decisivas para obter a cidadania. No final a professora agradece a presena de todos e diz que as aulas de Portugus so importantes para os alunos, no s para poderem comunicar com as pessoas que os rodeiam, mas tambm para poderem reconhecer o diploma e para conseguirem arranjar um emprego melhor. A verdade que a maioria deles tem um curso superior, como sublinha Larjsa Poljarko, licenciada em Economia, que est sem exercer a profisso para a qual estudou.

ngela Filipe

A partir de 2008 todos os cidados portugueses tero acesso ao novo Carto de Cidado. Este novo documento de cidadania tem como objectivo ser um carto de identificao dos portugueses, multifuncional, prtico e seguro. O Carto de Cidado ter, do ponto de vista fsico, um formato do tipo Smart Card, ou seja, contm em si s uma variedade de outros documentos identificativos. Contm e substitui os actuais bilhete de identidade, carto de contribuinte, carto de beneficirio da Segurana Social, carto de eleitor e carto de utente do Servio Nacional de Sade. No que diz respeito esttica do carto, este exibir na parte da frente a fotografia e os elementos de identificao civil de cada cidado portugus e, na parte de trs, os nmeros de identificao dos diferentes organismos que o novo carto substitui, uma zona de leitura ptica e, tambm um chip. A criao deste carto teve vrias motivaes estratgicas de modernizao. Nomeadamente, a garantia de mais segurana na identificao dos cidados, a facilidade na vida das pessoas pela agregao fsica de vrios documentos, a harmonizao do sistema de identificao civil dos cidados nacionais com os requisitos da Unio Europeia, etc. No entanto, alguns portugueses, embora acreditem nas facilidades deste novo documento, consideram-no um mote para um maior controlo da vida de cada um. Priscila Sousa Brs, uma

estudante de 22 anos, encara esta inovao com satisfao, mas no ignora o outro lado da questo: Uma vez que vai ser electrnico uma forma de estarmos sempre a ser controlados. Cada vez que o utilizarmos vamos deixar um rasto que, por um lado pode ser bom, mas tambm pode ser mau, j que limita, mais um pouco, a nossa privacidade. O que mais preocupa, ou melhor, o que mais aborrece as pessoas o facto de no poderem agir no seu dia-a-dia sem que ningum saiba e controle. Todavia, saber que todos os nossos passos

esto a ser controlados tambm pode ser uma mais-valia e uma segurana para os portugueses. Antnio Guedes Torre, de 70 anos, reformado da funo pblica afirma: Com a violncia e a criminalidade que assistimos todos os dias, esta iniciativa uma segurana. Antnio Guedes Torre explica: Vamos, por exemplo, ao mdico, e depois desaparecemos, somos raptados. Pelo menos as autoridades j tm um ponto de referncia para nos procurar. Podemos ser controlados, mas pelo menos estamos um pouco mais seguros.

testeMuNho

Mnica grilo, 25 anos

ESTUDANTE NA UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR

Sabe o que vai ser o Carto de Cidado e a partir de quando os portugueses vo ter acesso a ele? Sim, sei o que o Carto do Cidado mas, no fao ideia de quando entrar em vigor. Sabe que documentos vai substituir? Sim, acho que o bilhete de identidade, o nmero de contribuinte, o carto do mdico e sei que so mais mas, no me recordo. Considera esta iniciativa positiva ou negativa? Considero uma iniciativa positiva at porque nos vai poupar imenso espao na carteira, ou seja, ter num carto os vrios que utilizamos no dia-a-dia bom. No entanto, tambm existe aquela problemtica do fenmeno big brother, a vigilncia constante de todos os nossos passos, que um pouco mau mas, tambm penso que uma boa forma de fiscalizar e de evitar corrupo.

1 | ESTA JORNAL 13 de Abril de 007

Media

60 anos a ver o mundo mudar


Rosa Patrcio

Joaquim Geraldes completou, no ms de Maro, 60 anos, mais dez do que a RTP. Nasceu nos Enxames, concelho do Fundo, uma localidade perdida entre as encostas da serra da Beira Baixa. Longnquo para alguns, mas bem prximo quando se ligou caixa que mudou o mundo. Apesar de ter nascido entre as encostas mais recnditas da Beira Baixa, Joaquim Geraldes, um homem viajado: J vi muita coisa neste mundo. Emigrou para Frana com apenas 18 anos, numa poca em que o regime obrigava

os jovens rapazes a ir para uma guerra que nada lhe dizia. Recorda a infncia com alguma amargura: Eram tempos difceis, andvamos descalos, mas amos escola. Num tempo em que a electricidade marcou a vida dos portugueses, a rdio chega aos poucos aos ouvidos de todos. Mas a primeira imagem televisiva que Joaquim vislumbrou foi em 1959/60. A primeira televiso da aldeia era de um homem de negcios, que tambm tinha um caf. Numa sala, tinham instalado o aparelho rodeado de bancos. Eu tinha 12 anos e ia mais os outros garotos ver a RTP. Ao contrrio do que acontece nos-

Eu tinha 12 anos e ia mais os os outros garotos ver a RTP. Aos domingos custava 25 tostes.
dias de hoje, nesse tempo, olhar para a caixa que mudou o mundo, em locais pblicos, tinha um custo: 25 tostes ao domingo. Os programas transmitidos variavam entre as muitas touradas e filmes americanos, recorda Joaquim.

Numa poca em que o regime ditatorial promovia uma forte coeso social e se apresentava como vigilante da ordem social, os portugueses eram bons cristos e estavam limitados a um s canal. A santa missinha no falhava aos domingos! diz, entre risos, Joaquim Patrcio. E acrescenta que toda transmisso tinha algumas interferncias, males de viver entre serras. Ao emigrar para Frana, em 1965, para alm das diferenas culturais, a televiso no tinha interferncias. Na verdade, o que mais agradava a Joaquim Geraldes eram os bons filmes ao sero, duas horas de pelcula sem intervalos, sem cortes publicitrios. Os noticirios,

por sua vez, eram muito bons e ajudavam a conhecer um pas que acabara de o receber. Quanto ao 25 de Abril, fora a rdio que lhe levara a notcia to esperada. As imagens ficaram para depois, porque estava a trabalhar. Alis, Joaquim considera que a televiso uma auxiliar da rdio, nunca poder ultrapassar a rdio, pois esta ouve-se em qualquer hora em qualquer lugar. Se pudesse mudar algo na televiso portuguesa, cortava na publicidade. Joaquim considera entediante os cortes que colocam no que estamos ver, quer seja no noticirio ou no filme, muito mau.

Meio sculo de televiso pblica


Carlos Santos Pereira*
Batiam as 21h30 do dia 7 de Maro de 1957 quando os primeiros sinais, difundidos por um pequeno emissor instalado no Monsanto, chegaram ao pequeno ecr. O Estado Novo acaba de se munir de um poderoso instrumento de manipulao e o espao pblico do pas adquiria uma nova dimenso. Desde ento, a RTP atravessou momentos conturbados. Foi estandarte e porta-voz dos regimes de Salazar e Caetano, depois do PREC e do regime democrtico entretanto consolidado. Mais do que testemunha privilegiada, a RTP foi, ao longo deste meio sculo palco, instrumento e mesmo protagonista das grandes convulses que marcaram a Histria do pas. Mas o maior desafio que a RTP enfrentou foi ainda o da concorrncia dos canais privados. Apostando numa imagem mais moderna, numa grelha mais dinmica e ousada, numa informao mais viva e numa maior proximidade com o espectador, as privadas no s sacudiram o monoplio da RTP como conquistaram rapidamente as audincias. Obrigada a competir por um espao que lhe escapava, a RTP cedeu ento a uma espcie de fuga em frente. Tentou, por um lado, fazer valer a condio privilegiada de rgo estatal, mas entregando-se, ao mesmo tempo, guerra das audincias no terreno e segundo as regras estabelecidas pela concorrncia. O resultado desta estratgia equvoca foi um recuo em todos os tabuleiros. A RTP ter ento atravessado um dos seus perodos mais crticos da sua histria, descaracterizando-se, perdendo credibilidade e acumulando prejuzos que a transformaram num insustentvel sorvedouro de recursos. A polmica instalou-se ento em torno da RTP e do prprio conceito de servio pblico. Apontou-se o dedo instru-

mentalizao da RTP ao servio das sucessivas maiorias, e os mais crticos denunciaram a prpria existncia de uma televiso de Estadocomo um arcasmo, uma forma de concorrncia desleal, um abuso da opinio pblica e dos contribuintes. Servios como a RTP frica, a cobertura regional da Madeira e dos Aores, as emisses para os emigrantes ou os polmicos tempos de antena e outros instrumentos de servio pblico bem podiam afinal argumentam os mais crticos ser executados por canais privados, numa situao de maior transparncia e de concorrncia aberta e leal. Viveram-se ento dias sombrios. Mas o canal pblico era um espao demasiado importante para soobrar. Nos ltimos anos, a RTP foi sacudida por uma srie de reformas profundas. Normalizao e de disciplinamento temtico e poltico (em particular do Canal 2), um longo processo de saneamento dos quadros, a aposta na modernizao novos estdios, ainda na 5 de Outubro, uma lavagem geral da prpria imagem da RTP. A mudana de instalaes da 5 de Outubro e do Lumiar para a Marechal Gomes da Costa ter enfim permitido uma urgente modernizao de equipamentos, um aggiornamiento de estilos, uma racionalizao de meios e importantes economias de escala. E um severo saneamento financeiro levaria o ano passado a RTP a uma proeza indita fechar o balano do ano com um saldo positivo. Ao mesmo tempo, a concorrncia perdia de algum modo fulgor. O efeito surpresa da programao das privadas

esgotava-se pouco a pouco, tanto mais que a RTP soubera entretanto recuperar e integrar algumas das frmulas que garantiram o xito das privadas. E manter uma programao mais exigente mormente em matria de informao exigia meios que escasseavam numa conjuntura econmica menos auspiciosa. Recuperada do primeiro abalo da concorrncia, estabilizada em termos financeiros, e com novas bases de operao, a RTP reconquistou posies, recuperou mesmo argumentos de servio pblico e instala-se solidamente num estvel segundo lugar na guerra das audincias. Cinquenta anos depois, a RTP parece assim ter conquistado um espao estvel na sociedade portuguesa. Essa situao est porm longe de encerrar a polmica em torno da televiso pblica nem da prpria ideia de servio pblico. A polmica est, porm, longe de esgotada. A RTP continua obrigada a um permanente e arriscado exerccio

de equilbrio entre a identidade prpria de uma televiso pblica e a premncia de jogar o jogo da concorrncia. Depois de algumas experincias errticas, a RTP 2 continua procura de um modelo e de um espao prprios. A recuperao da estabilidade passou tambm por algum conformismo e perda de ousadia, mormente em matria de informao e pela cedncia tentao do infotainment. A questo do pluralismo e a polmica em torno da alegada governamentalizao a que se vem assistindo colocam de novo a RTP em cheque. A questo arrasta-se desde a instaurao do regime pluripartidrio. Nenhum Governo ter escapado tentao de controlar a televiso atravs dos seus homens de mo, e a dana de cadeiras, critrios editoriais e modelos de programao marcam cada mudana de maioria. O pequeno ecr , como diria Wolton, o espao pblico mais cobiado e, de forma mais bvia ou mais subtil, a instrumentalizao da RTP pelos diversos poderes esteve sempre presente. Ora, a condio de televiso pblica e as responsabilidades especiais assumidas pela RTP na sociedade portuguesa obrigariam a um modelo de gesto editorial menos refm das contingncias da poltica. Trata-se de uma questo urgente e por demasia adiada. *Docente da ESTA

Tcnicos Oficiais de Contas Projectos Econmicos Trabalhos de Computador

Praa Baro da Batalha, N.8 2200-365 ABRANTES Telefone e Fax 241 361 096

13 de Abril de 007 ESTA JORNAL | 17

Empreendedorismo

vNiA COSTA

de pequenos negcios fazem-se grandes negcios afirma gorete Lopes, consultora de marketing da india, engrandecendo o esprito aberto e inovador desta empresa, que trabalha de uma forma global no mercado da comunicao. O grande objectivo desta empresa responder s necessidades dos clientes, seja qual for o seu posicionamento no mercado. Oferece um conjunto de servios dentro da rea da comunicao, entre outros: Assessoria, Relaes Pblicas, Publicidade e Marketing. A india Abrantes a primeira clula fora de Lisboa e tambm a nica na regio.
Tem metodologia de trabalho, humildade, capacidade de aprendizagem e tem correspondido de forma positiva aos desafios. desta forma que Gorete Lopes descreve Andreia Almeida, a cara da India Abrantes. 2 de Abril o primeiro dia efectivo desta clula, que estar a cargo de dois seniores da India, Jos Santos e Gorete Lopes, docente na ESTA. Andreia, ex-aluna da ESTA, esteve em estgio curricular na India em Lisboa e neste momento iniciou o estgio profissional. Vem desbravar o mercado na regio do Vale do Tejo e coordenar os dois alunos da ESTA que integraro a equipa. Consciente da responsabilidade que tem pela frente, Andreia enfrenta sem grandes receios a oportunidade que lhe foi concedida. Gosto imenso desta rea e tenho muita vontade de continuar a aprender e a encarar os desafios com muita dedicao afirma. A equipa bastante jovem, mas esse facto no amedronta a consultora de marketing da empresa. Eu sei quem so as pessoas, a forma como trabalham, estou h dois anos com elas e quero dar-lhes a oportunidade de conseguirem desenvolver aquilo que aprenderam e mostraram ao longo destes dois ltimos anos comigo, nos Ateliers de Comunicao da ESTA. A abertura da India Abrantes vem na sequncia de vrios factores. Em primeiro lugar foi feito um estudo de mercado para se seleccionar as reas onde se iria actuar, mais precisamente o desenvolvimento de um Plano de Negcio, onde se estudaram as potencialidades do Mdio Tejo: as empresas existentes, as suas caractersticas e as suas necessidades. Quer nas grandes empresas, quer nas pequenas as coisas sero sempre adaptadas s necessidades dos clientes o profissional e o cliente aps um conhecimento da estratgia que o cliente quer para o seu negcio e um acompanhamento do mesmo que a mais-valia. As instalaes mudaram, mas as contas de clientes que cada elemento trouxe mantiveram-se. A India uma empresa inovadora com um conceito global em termos de comunicao. Trabalha em vrias reas da comunicao: Consultadoria, Assessoria, Relaes Pblicas, Publicidade e Marketing. E desenvolve planos de comunicao em qualquer rea de negcio desde a sade, tecnologias, inovao, desporto passando tambm pela rea de turismo. A India trabalha paralelamente com o mercado do jornalismo, uma vez que so os diferentes meios de comunicao que do visibilidade e notoriedade ao trabalho efectuado pela empresa. Uma das reas de negcio que tem crescido a imagem institucional, por exemplo com a criao de Stands- espaos com o conceito o que a empresa ou entidade faz, que imagem que ela tem e a forma como se comunicam os espaos, refere Gorete Lopes. O webmarketing e multimdia so tambm reas com grande crescimento, principalmente na criao dos spots de comunicao multimdia. A rea da Sinalctica e informao turstica est tambm a ser reestruturada de uma forma inovadora e a ganhar algum relevo no mercado da comunicao. A India tem uma rea de redaco onde so redigidas e trabalhadas as edies que so publicadas a nvel nacional com o jornal Pblico As Edies India. A India consegue atravessar todo o mercado da comunicao internamente, tendo o auxlio externo de vrios parceiros, mas sempre orientados pela cpula, e trabalha para todo o pas, respondendo s necessidades especficas de cada regio. Por isso, cada vez mais h uma necessidade de descentralizar a comunicao, menciona.. Para responder s necessidades especficas de cada cliente a India encontra-se muitas vezes em viagem pelo pas. India Abrantes a primeira clula fora de Lisboa, mas no ser a ltima.

Uma aposta em novos mercados

No existe aqui uma empresa especializada na comunicao empresarial global


desta rea, refere Gorete Lopes. Em segundo lugar porque foi feito um convite India, por parte do Tagus Valley, para que esta se instalasse c, mas tambm para vir servir o prprio Tagus Valley na medida em que fechmos um contrato em termos de um plano de comunicao e de visibilidade pblica para o plo, acrescenta. Em terceiro lugar, pelo factor proximidade em relao ESTA, uma vez que no 4 e 5 ano da vertente comunicao empresarial so desenvolvidos trabalhos com a cmara, a nvel nacional. Em quarto e ltimo lugar, porque a instalao da India Abrantes vem colmatar uma necessidade que existe nesta rea, em termos globais, no mercado da comunicao, dado que, como afirma Gorete Lopes no existe aqui uma empresa especializada na comunicao empresarial global. A India est sedeada em Lisboa h dois anos e surgiu numa linha de continuidade do trabalho que era feito nas empresas em que cada elemento trabalhava porque, como menciona esta consultora de marketing, no so as empresas que tm importncia, so os profissionais. a empatia criada entre

1 | ESTA JORNAL 13 de Abril de 007

Desporto

Um grande desejo de triunfar


Atleta de alta competio, e actual detentora do recorde nacional sub-23, 3000 mil metros obstculos, aos 23 anos dina Malheiro afirma-se como uma pessoa ambiciosa, dedicada e lutadora. Tem como projecto mais prximo a participao no Campeonato universitrio, que ir decorrer na Tailndia, em Agosto, mas para isso so necessrios cinco meses de grande preparao.
dR

Nelson Ferreira

Dina Malheiro pratica atletismo desde 1996. Foi no Sport Club Ferreira do Zzere que tudo comeou, treinando como atleta individual durante alguns meses. Mais tarde ingressou no Clube de Atletismo do Ferreira de Zzere, onde se encontra actualmente, e do qual tambm fundadora. Com alguma tristeza, salienta que no foi fcil o seu trajecto at conseguir chegar alta competio. O atletismo foi a nica modalidade que praticou. Comeou a correr influenciada pelos amigos e pelos irmos que j eram praticantes. Ingressou no atletismo com o escalo de iniciada. No ano seguinte ganhou todas as provas a nvel distrital. Desde ento sempre campe distrital. Com tantas vitrias ganhou uma grande motivao. Mas o sonho da alta competio ainda no estava nos meus horizontes revela Dina Malheiro. Licenciada em Cincias do Desporto e Educao Fsica, pela Universidade de Coimbra, Dina divide os seus dias entre as suas aulas de natao e os treinos de atletismo. Encontra-se actualmente a cumprir estgio profissional no Complexo Desportivo Municipal de Tomar onde, alm das aulas de natao, tem tambm algumas actividades em lares de idosos. Conciliar a natao com os treinos de atletismo no tem sido fcil. H dias em que o tempo necessrio curto para efectuar o treino que desejaria e h outros dias em que se encontra um pouco cansada.

Para atingir padres de elevada qualidade competitiva so necessrios muitos sacrifcios. Tenho que ter muito cuidado com as sadas noite, porque impossvel sair noite antes do dia da prova, pois dessa forma difcil as coisas correrem bem. A fase mais complicada da sua carreira foi o momento em que se viu impedida de treinar durante sete meses, devido a uma fractura de esforo, uma leso complicada que lhe atrasou em muito a sua preparao. Neste momento impensvel deixar o atletismo, porque atingi determinados patamares e sinto responsabilidades perante mim e perante o pblico e as pessoas que me apoiam. Dina Malheiro destaca o apoio da famlia e amigos. Isto porque, apesar de ser uma pessoa muito persistente, sem o apoio da famlia e dos amigos seria impossvel ultrapassar inmeras dificuldades que j enfrentei. A atleta salienta igualmente o apoio de Lus Graa, o seu treinador, uma pessoa muito importante na sua carreira. Se lhe surgisse a oportunidade abdicaria de tudo em prol do atletismo. Dina no esconde que se fosse um bom contrato, com garantias, e bem remunerado, arriscaria. Dessa forma era tambm possvel melhorar os meus nveis de competitividade. Adepta do desporto, defende a prtica do mesmo entre os mais novos. A atleta lembra que os benefcios so muitos ao nvel da sade, mas chama a ateno para o facto de alta competio no ser sinnimo de sade.

Destino: Vitria
Houve determinados problemas que me atrasaram bastante confessa a sorridente Dina Malheiro. A anemia, um problema muito natural nas mulheres, atrasou a atleta no caminho at alta competio. Mas no foi s o corpo a desafiar a vontade de Dina em querer chegar mais longe. Os horrios dos autocarros eram muito cedo e muito tarde, queixa-se Dina, pensando num passado recente. Saa de Tomar s sete e pouco, ia treinar e chegava a casa s dez da noite, revela a desportista falando de um ritual que cumpria diariamente para poder treinar medida das suas ambies. A vida na faculdade no foi melhor. Com os horrios, a vida fora de casa e os treinos no sobra tempo para mais nada, explica Dina Malheiro voltando a frisar que uma pessoa persistente e que no deixa que as coisas a venam. Sou muito dedicada, afirma. Enquanto os amigos se divertem pela noite, Dina Malheiro descansa em casa, para as provas que costumam acontecer ao fim-de-semana. Esforo, dedicao e esprito de sacrifcio so alguns dos ingredientes para se construir uma carreira na alta competio. Que o diga Dina Malheiro, que prova esta receita todos os dias.

Dina Malheiro. impensvel deixar o atletismo, porque sinto responsabilidades

Abrantes acolhe final do Torneio do Vale do Tejo


Decorreu entre os dias 5 e 9 Fevereiro de 2007 a stima edio do Torneio de Futebol do Vale do Tejo, na qual participaram as seleces de Portugal, Repblica Checa, Estnia e Eslovnia. O Torneio Internacional de futebol do Vale do Tejo uma prova desportiva na qual participam quatro seleces nacionais da Europa, na categoria de seniores masculinos Sub-21. A stima edio do Torneio decorreu em vrios estdios, de diferentes cidades da regio do Vale do Tejo, sendo o Estdio Municipal de Abrantes um dos escolhidos, o que vem confirmar as excelentes condies deste Complexo Desportivo Municipal. No jogo disputado no Estdio Municipal de Abrantes, a Seleco Portuguesa levou de vencida a equipa da Repblica Checa, na final do Torneio, sagrando-se Campe do Torneio, depois de, no ano anterior, ter ficado na terceira posio.

Equipa de basebol da ESTA realiza primeiros jogos


Os Lobos, a equipa de basebol da ESTA, est em preparao para o Campeonato Nacional de Basebol que comear muito em breve. Tendo em vista o incio da competio a equipa da ESTA realizou j dois jogos de preparao, um deles contra Os Bravos do Luso e o outro contra a Acadmica de Coimbra, equipa campe em ttulo. O balano destes dois jogos nos quais foi previamente acordado que no haveria marcador uma vez terem sido jogos de preparao - foi positivo pois permitiu equipa ganhar experincia e aumentar os nveis de confiana, depois de ter passado por uma fase de aprendizagem e assimilao de regras e tcticas de jogo. Apesar do basebol ser um desporto muito recente no nosso pas, este projecto tem ganho destaque e notrio o enorme esforo que todos os elementos do projecto esto a desenvolver.

13 de Abril de 007 ESTA JORNAL | 19

Desporto

DOWNHILL URBANO .
CidAdE dE COiMbR A
na Porta Frrea, e prolongou-se pelas escadas de Minerva, passagem junto faculdade de Direito, Beco das Cruzes, ruas da Ilha, das Esteirinhas, Sousa Bastos, Arco de Almeida, Ferreira Borges e Praa 8 de Maio. Depois de muitas quedas aparatosas foram finalmente encontrados os vencedores da prova Downhill. O tempo era, ento, de descanso. A partir das 21h00 a euforia continuaria com uma prova, no mnimo, alucinante, de Four Cross, a realizar nas Escadas Monumentais. Esta prova acabaria de uma forma Texto e Fotos: Jos Pinto tanto estranha como gloriosa, pois aps uma queda violenta de um dos atletas, que acabaria por dar entrada no hospital, os restantes acabariam por descer em grupo e sem competio, de forma a prestarem homenagem ao colega de profisso, mas tambm dignidade do desporto em si. A prova contou com o apoio da federao de ciclismo (U.C.I), da empresa da especialidade de Coimbra LiderBike, das juntas de freguesia da rea da realizao da prova e tambm do exrcito.

A Cmara Municipal de Coimbra, atravs do seu Departamento de Desporto, Juventude e Lazer, organizou no passado dia 24 de Maro o seu 1 Downhill urbano. O evento contou com a participao especial de alguns dos atletas mais conceituados do pas e tambm com a cobertura em massa da comunicao social. Desde a cobertura televisiva, passando pelos jornais regionais e generalistas, at Internet, tudo foi pensado ao pormenor para divulgar este fabuloso espectculo. O percurso Downhill teve o seu incio

HiperMed
Praa Baro da Batalha, 40 1 2200-365 Abrantes Tel: 241 362 369 Fax: 241 377 101 www.hipermed.pt E-mail: hipermed@gmail.com

Representao de Material Mdico, Lda.

Artigos para o Lar, Lda


Rua Alexandre Herculano n.21 Tel: 241 372 645 ABRANTES

Brocas, Implantes, Endo Mecanizada, Suturas, Branqueamento, Instrumental Clnico e Cirrgico, Compsitos, etc.

RUA DAS BARREIRAS DO CASTELO, N.1 2200-380 ABRANTES

TELM. 912 264 857

0 | ESTA JORNAL 13 de Abril de 007

Cultura Diana Horta, uma jovem que descobriu o seu talento na escola secundria

Ao ritmo do hip hop


dR

CuRSO ANuAl SObRE A ORDEM DE CRISTO


hop fez emergir de Diana um talento que ela no conhecia. Nos anos a seguir no tnhamos professor e eu que fazia as coreografias. Para alm dos campeonatos, o grupo consumado no desporto escolar tambm actuava fora da escola, em festas de vero e por vezes a convite de instituies. J estivemos na ESTA menciona Diana, a ttulo de exemplo. Neste momento, Diana est a terminar o 12 ano, na rea de Cientfico-Natural. O grupo que ento criaram j no existe hoje, mas, mesmo assim, Diana no abandonou o seu sonho: Queria continuar a danar hip hop e dar aulas seria de facto muito bom. Foi ento que surgiu a hiptese de tirar um curso de instrutora de hip hop: Foi atravs da Internet que soube do curso e no pensei duas vezes. O curso designa-se Hip hop college instructor. um curso terico-prtico para que os alunos fiquem com uma boa preparao e para que no final deste possam dar aulas de hip hop. Este curso nico na Europa e reconhecido pela MaDonna Grimes Dance & Fitness Theatre Company. Esta empresa est sedeada em Los Angeles e lder mundial na rea do hip hop. No s a arte de danar hip hop que fascina a Diana. Prestes a terminar o ensino secundrio numa rea de carcter geral, Diana tem j objectivos definidos: Quero tirar o curso de Som e Imagem. O Convento de Cristo, Monumento Nacional candidato s 7 Maravilhas de Portugal, promove entre o ms de Maro e o ms de Novembro um ciclo de conferncias, estruturadas em trs perodos da Ordem de Cristo, a Ordem Militar, a Ordem de Cristo Reformada e a Ordem de Cristo aps a Reforma de D.Maria I. A Ordem de Cristo um curso anual de 13 Lies. Esta iniciativa partiu do Grupo de Amigos do Convento de Cristo, do Centro de Estudos de Arte e Arqueologia e do Instituto Politcnico de Tomar. Fernando Larcher, um dos coordenadores do projecto e Professor do IPT, adianta que estas conferncias sero moderadas por pessoas que esto relacionadas com a Ordem de Cristo e acrescenta ainda que o objectivo deste projecto trazer a pblico as ltimas investigaes realizadas em relao Ordem de Cristo. Estas conferncias decorrero no Auditrio da Biblioteca Municipal de Tomar, incluindo ainda algumas visitas de estudo. As lies decorrem s quintas-feiras a partir das 18 horas. Joo Alves
dR

Vnia Costa

O hip hop um estilo de msica que nasceu nos guetos de Nova Iorque. A letra muitas vezes reflexo da vida problemtica dos jovens daqueles subrbios, onde os temas que predominam so o racismo, a pobreza, o trfico e a violncia. Hoje em dia, o hip hop tornou-se uma tendncia e uma forma de expresso corporal muito procurada pelos jovens. Tem dinmica, bastante ritmado e conjuga ao mesmo tempo manobras perigosas com o corpo. Os movimentos livres de rua passaram a aulas reconhecidas nos ginsios e esto a ser, tambm, adoptadas por muitos professores do sistema de ensino regular. Foi o que aconteceu na Escola Secundria Solano de Abreu, em Abrantes, h cinco anos atrs. Foram abertas as inscries para aulas de hip hop no mbito do desporto escolar e no faltaram interessados. Diana Horta foi uma das jovens que aproveitou a oportunidade que a escola secundria lhe deu.. Apesar de no ter nenhum conhecimento sobre o que era hip hop, arriscou: S me tinham dito que era um estilo de dana e como eu gostava imenso de danar, experimentei. Com o decorrer das aulas, Diana foi-se apercebendo que o hip hop era de facto algo que a fascinava bastante: Cada vez me interessava mais medida que ia conhecendo.

Diana Horta. S me tinham dito que era um estilo de dana

Havia competies entre escolas a nvel distrital. Depois, quem passava, ia s regionais e, por fim, s nacionais. No ano em que tivemos professor fomos ao

campeonato distrital. No passmos, mas fomos convidados para ir na mesma ao regional e ap nacional. Mais do que uma ocupao e um prazer, o hip

volta! Ests perdoado!


A All-garvia,Vera Incio
E eis que vindo das brumas, renasce o esprito do tio-Salazar, qual D.Sebastio qual qu! O desespero dos portugueses tanto que j gritam: Volta Salazar que ests perdoado! Os 40 anos (e tantos) de poder deste senhor talvez sejam a justificao para a nomeao. No entanto, por mais recondidas que sejam as hipteses, no sei como possvel que, de tantos nomes ilustres e tantos que levaram alm mar a nobre e vitoriosa ptria portuguesa, o melhor seja aquele de quem pior ouvi falar! Nem vou mais longe, basta conversar com os mais velhos, e ouvi-los! s saudosismo! O meu av, tal como os meus pais, so do tempo em que as crianas observavam os sinais dos cascos dos cavalos da polcia e escondiam-se nos canaviais e nos pastos ao mais pequeno sinal de vida. Eram tempos de muita pedagogia! Rapidamente se aprendia a respeitar os cavalos e os seus trilhos! Hoje j ningum se esconde de ningum, nem da polcia. Em zonas mais recatadas do pas, os problemas lidam-se com armas de quatro patas e dentes de serrilha. Ai, os novos ventos da mudana! Mas voltemos ao tempo do meu caro amigo Salazar. Em algumas casas do pas a dieta alimentar era riqussima! Era couve ao pequeno-almoo, couve ao almoo, couve ao jantar e, quem tivesse estmago, comia couve pela ceia. Cheira-me que deve ter sido por essa altura que nasceu a injusta expresso: s fome e cabelo grande. Injusta porqu? Porque o que se queria neste tempo era fazer dos portugueses um povo saudvel! Santa ignorncia, o senhor no era s uma fonte de sabedoria a nvel poltico, era desconhecida a sua veia nutricionista, que zelou anos e anos pelo pas. Nunca os nveis de colesterol nacionais estiveram to baixos. Hoje em dia, os mais recentes ventos da mudana levam-nos para outros estranhos horizontes. A situao actual chegou a um desespero tal que j levou alguns governantes a mudarem o nome das suas regies, mesmo o nome daquelas que se orientavam bem como estavam. O antigo e quase desconhecido Algarve vai agora ter um nome muito mais inovador, diferente e que de certeza vai chamar mais pessoas, pois possivelmente vo pensar que Portugal tem uma nova colnia ou algo que se parea. A seguir ao All-Garve, dever aparecer por a uma nova regio chamada ALL-&-Tejo, uma chamada Port, assim gradualmente, at por final se mudar o velho e enxovalhado Portugal para um nome qualquer que metade dos portugueses no sabero pronunciar. Enfim, assim que vai o respeito pelas tradies de uma nao! Ainda diz o anncio do esparguete, passo a publicidade, o que nacional bom!

Prlogo de vnus
Tiago Lopes
As memrias que tenho so dispersas. Vagos momentos de luz, que se eclipsam em eternos momentos de sombra. No sei se existiu mesmo tudo isto, ou se apenas um produto da minha tnue memria. Sei que acordei. Sei tudo o que fiz hoje e ontem e no dia anterior. Mas existem momentos em mim que subitamente se apagam. Nomes e imagens desfilam pela minha mente, num verdadeiro frenesim custico. Uma ou outra cara, que me ensombram o esprito causam-me medo, ou dio. Mas a maior parte destes reflexos, do espelho partido que se tornou a minha memria, levam-me a experimentar melancolia e tristeza. Perdido um mundo, que muito possivelmente nunca foi conquistado. Se o que escrevo foi um sonho, um capricho, uma iluso divina, ento que o seja. Tenho momentos em que sinto o passado com a mesma No Sinto o passado com mais fora do que o presente! S eu vejo o que ningum quer enxergar. S eu recordo tudo. Incluindo o que no vivi. Fui filho da Ditadura, mas sempre odiei a represso. Eu vi mais do que qualquer um. Sim! A memria vai-se clareando. A cada letra que redijo sinto-os de novo na minha pele. Sinto os anos a retroceder. Os flashes de toda uma gerao ensombram a minha atormentada mente. Rejuveneso. Sou adolescente. Criana. Beb. Sou tomo existencial. Tantas coisas que sei. Tantas gravuras e iluminuras que se revelam no bico da minha caneta. Sou um vidente, no um bruxo de m ndole. Apenas um vidente. Vejo-me de novo. Porque apenas eu me posso ver. Todos os outros parecem cegar com o crescimento. Eu fui vendo cada vez melhor. Apurei os sentidos e os sentimentos. Temperei a minha vida com emotividade e com paixo. Paixo. Vislumbro-te de novo minha amada. Tu que agora s apenas um espectro. Tu que me abandonaste sozinho, numa existncia triste e sofredora. Tu que ficaste com o meu corao nas tuas mos. Vejo nos teus olhos fantasmagricos o brilho do primeiro dia em que te vi. O desastre que tinha inevitavelmente de acontecer. E se no acontecesse? Se eu no chocasse contigo? Se no te visse com toda a minha alma? Prefiro nem conjecturar essa remota hiptese, de no ser arrancado das sombras pelo teu terno corao O Sol deita-se no longnquo Palcio Oriental. A Lua, possante e magnfica, ocupa o seu espao nos cus. A minha escrita s agora comea. Tudo ganha uma nitidez maior durante a Noite. A Noite! A minha confidente e amiga Noite. S a noite ainda no me abandonou, devotando-me a uma obedincia exmia. A Noite sustm o meu corpo, porque a minha alma j no de ningum De olhos abertos, Alexandre.

13 de Abril de 007 ESTA JORNAL | 1

Cultura Srgio Vieira, em entrevista, sobre os seus desenhos desespertos e desinteligentes

No se pode desistir
Srgio Antnio vieira reside em Abrantes, onde nasceu em 1976. Artista multidisciplinar, os seus meios de expresso estendem-se desde o desenho escrita criativa, passando pela escultura, pintura, ilustrao, vdeo e cinema de animao. desenhou sem pensar, numa espcie de ligao directa entre crebro e as mos. O
ROSA PATRCiO

AR FRESCO NO ECOMuSEu
A empresa de actividades de lazer, formao e aventura (ALFA), com a aprovao da Cmara Municipal de Abrantes no passado dia 5 de Maro, garantiu a utilizao do Ecomuseu de Martinchel, tendo em vista a dinamizao desse espao. A proposta elaborada por esta empresa, com sede no concelho, inclui um leque de iniciativas de cariz turstico. Proporciona uma ligao com o Parque Nutico de Recreio e Lazer de Aldeia do Mato (junto Barragem de Castelo de Bode), assim como a actualizao, divulgao e criao de novos passeios, programas especficos e rotas tursticas, com partida e chegada ao Ecomuseu, incluindo percursos pela zona do Parque Nutico e a utilizao do espao como local de recepo de grupos que semanalmente o visitam. Saliente-se que no prximo ms de Maio, de 7 a 31, ir decorrer uma exposio intitulada As Escolas do Souto, da autoria de Manuel Batista Traquina, que pretende retratar as escolas do ensino primrio, nas dcadas de 40 e 50. O Ecomuseu de Martinchel foi inaugurado em Junho de 2001.
Joo Oliveira

luFADA DE

Rosa Patrcio

O que deu mote sua exposio? Andava a fazer uns desenhos de forma automtica, como o processo automtico. Uma ligao do crebro s mos, como se fosse uma impressora qual j demos uma ordem, mas que continua a imprimir mesmo depois de cancelarmos a ordem (risos). Senti que estava a fazer um trabalho que no era s daquele momento, que j tinha acumulado, e que depois me surpreendia com os resultados e me obrigava a continuar. Por isso, os desenhos so desespertos e desinteligentes. Os desenhos, desespertos e desinteligentes, so espertos e inteligentes que pretendem chamar a ateno para algo? No, so mesmo muito desarmados. Sinto como se eu fosse uma esponja de impulsos, dos impulsos que vm de fora. Tm uma reaco em mim. Lano-os para fora, talvez por uma questo de fraqueza: no os consigo ter em mim. Lano-os para fora desenhando como se fosse um sismgrafo. Desenhando-os muito rapidamente, e as coisas vo surgindo. Quais as influncias de outros pintores? Neste trabalho no sinto muitas influncias, mas h nomes muito contemporneos que me inspiram. Tenho tantos nomes de referncia! Muitos deles no so conhecidos do grande pblico, mas eu conheo: Marta Meneses, Joo Pedro Paulo, Ceclia Costa. E so todos da minha gerao. No entanto, tenho referncias antigas, como a Paula Rgo, pela sinceridade. Tomando Paula Rgo como exemplo, acha que necessrio os jovens artistas portugueses sarem do pas para serem reconhecidos? Acho que existem muitos lobis nesse aspecto. Os artistas tm que se promo-

bIblIOTECA DO SARDOAl
Srgio Antnio Vieira. Neste trabalho no sinto muitas influncias, mas h nomes contemporneos que me inspiram

COM NOVAS INSTAlAES


Os utilizadores da Biblioteca Municipal de Sardoal j podem usufruir das novas instalaes deste espao. Desde o dia 12 de Maro que as instalaes passaram a funcionar na Av. Lus de Cames, no edifcio da Casa Grande, junto Cmara Municipal. Por enquanto, a Biblioteca est a funcionar parcialmente, possibilitando a leitura de peridicos, a requisio de vdeos e dvds, bem como a devoluo de livros ou de qualquer outro artigo que os leitores tenham requisitado. O funcionamento em pleno da Biblioteca prev-se para breve. Os servios funcionam entre as 9h00 e as 17h30, encontrando-se encerrada no perodo de almoo, entre as 12h30 e as 14h00.
Rosa Patrcio

Perfil
Srgio Antnio Vieira reside em Abrantes, cidade onde nasceu em 197. Em 199 iniciou o curso de Artes Plsticas, opo de Pintura, na ESAD (Escola Superior de Artes e Design), nas Caldas da Rainha, onde concluiu o bacharelato, em 1997, e a licenciatura, em 00. Artista multidisciplinar, os seus meios de expresso estendem-se desde o desenho, escrita criativa, passando pela escultura, pintura, ilustrao, vdeo e cinema de animao.

ver. Em Portugal talvez existam artistas a mais para o espao que h disponvel. E existem alguns muito mais arrojados do que aquilo que se v, em proporo, relativamente a outros pases. Por exemplo, em Espanha, os artistas portugueses tm um lugar em particular, por tambm serem peninsulares e por terem um trabalho muito prprio e profundo. Tem algum ritual que o inspire? O prprio acto de desenhar um ritual. Normalmente desenho sempre noite, mesma hora. Ponho uma prancha por cima da mesa e desenho sempre da mesma maneira, at a folha sempre igual (risos). Trabalho com mais constncia se existir essa rotina.

A msica tambm me motiva. Gosto de todo tipo, mas dou particular ateno criatividade da msica tnica, os sons do mundo, sobretudo msica africana. Tambm tenho estado atento aos artistas africanos, sobretudo nas artes plsticas, que finalmente encontram o seu lugar e que demonstram uma criatividade a que no estamos habituados. Isso inspira-me. O que recomendaria a jovens artistas que iniciam a sua carreira? Serem persistentes no trabalho, no pensarem que vo estudar artes porque uma coisa ligeira ou fixe. preciso fazer um trabalho srio consistente, muito pensado, e uma tarefa arriscada. No entanto, acho que cada vez vai havendo mais lugar

Nem todo o caos uma forma de ordem


um Plano Nacional de Leitura que exclui os novos autores. uma lei do Mecenato nova, que o Regulamento de Apoios Financeiros Edio de Obras de Novos Autores poder tornar obsoleta. uma verdadeira confuso, no ministrio de isabel Pires de Lima, que o ESTA Jornal tenta esclarecer.
No comeo de 2006 Isabel Pires de Lima, Ministra da Cultura, apresentou com pompa e circunstncia, um novo projecto para aumentar os nveis de literacia da populao portuguesa. O Plano Nacional de Leitura tem como objectivo central elevar os nveis de literacia dos portugueses e colocar o pas a par dos nossos parceiros europeus, segundo palavras do stio oficial (www. planonacionaldeleitura.gov.pt). Ora a promoo da literacia passar pelo apoio a autores conhecidos do grande pblico, mas tambm a autores que tentam lanar a sua primeira obra. Mas no isto que acontece. Quem l o Regulamento de Apoios Financeiros Edio de Obras de Novos Autores, de 3 de Fevereiro de 2003, descobre facilmente que os novos autores esto excludos das contas do Ministrio da Cultura. certo que o segundo artigo do diploma legal prev que o apoio financeiro a conceder destina-se edio de obras de novos autores portugueses, mas quem l o quarto artigo do mesmo regulamento descobre com espanto que, de facto, s podem concorrer a este apoio ministerial empresas editoras e outras pessoas colectivas de direito privado, dotadas de personalidade jurdica. Uma pequena confuso, que faz toda a diferena. Basta ter em conta que a maioria dos novos autores no tm vnculos a editoras; alis essa a maior dificuldade para quem se inicia no mundo da escrita: vinculao a uma editora. O Ministrio que quer promover a Leitura, quer, ao mesmo tempo, afastar os jovens autores do mercado literrio! Quantos autores faro parte de outras pessoas colectivas de direito privado? Poucos! possvel que esteja baralhado, s que as confuses no se ficam por aqui. Recentemente a Ministra da Cultura apresentou a sua vontade de rever a Lei do Mecenato que, segundo Isabel Pires de Lima, no muito gil, um pouco complexa. O principal problema o facto de estar concebida a pensar em grandes empresas do que em pequenas e mdias empresas, confessou a Ministra Lusa a 17 de Fevereiro deste ano. Ou seja, o Ministrio quer promover a Leitura, sem apoiar os novos autores, e pedindo sociedade civil um maior envolvimento no domnio cultural, atravs de uma Lei complexa, pouco gil e pensada, simplesmente, para os grandes investidores. Se, no balano do Plano Nacional de Leitura, o resultado ficar aqum do esperado, no se admire a Ministra da Cultura! O aviso est feito, agora a sua vez de agir Sr. Ministra. Tiago Lopes

Anlise

 | ESTA JORNAL 13 de Abril de 007

Criatividade

Tertlia
um conto por AnA LiA Gomes

2 parte

oje ser a Bia a comear. O tom foi de troa. Como se eu no fosse capaz de dizer alguma coisa que se traduzisse e fizesse sentido na vossa tertlia. Engoli em seco e comecei. - S vim aqui hoje para vos dizer que isto tudo uma treta e no me interrompam. No vou falar de Adam Smith, ou de Marx, ou de Shumpeter, para isso assistam a aulas de economia. O que vos direi que realmente escolheram a pessoa errada este ms. Para mim o mal de Coimbra, esta cidade parece que incentiva a este tipo de coisas, faz-vos crer que s vocs tm a oportunidade de viver isto, porque as grandes mentes da Revoluo passaram por aqui. Tretas, se vocs realmente fossem sbios, partilhariam com o mundo, no se escondiam, como faz a tartaruga, teriam todo o gosto de partilhar o vosso saber com aquele que acredita que poesia Quim Barreiros, e apaixonavam-se por esse ser porque tambm ele teria o seu que de sbio. Mas vocs no. Ao invs cultivam esse ar aproado como se ningum vos entendesse. Lem Sartre, Voltaire, Maquiavel, e tantos outros E fazem mais o que? E se eu vos perguntasse o que era a vida? O que pensam vocs da vida? Respirei fundo, vi as vossas expresses. Poucas vezes senti tanta firmeza no meu discurso, s voltei a sentir assim, quando no altar te prometi amor eterno. Acho que a nica promessa que ainda mantenho, ou que cumpri. Conclui, ento. - Talvez esteja a ser demasiado intransigente, mas no h nada que me enerve mais do que aqueles que pensam que o saber s para alguns. De qualquer maneira obrigada por me terem recebido uma vez mais e por no me terem interrompido. Obrigado pelo teu poema Tiago, que est belo, obrigada a todos. Boa noite. E parti, gostava de saber quais foram as vossas expresses. Tu vieste atrs de mim, beijaste-me e voltaste para dentro. Soube ento que poderia ter dito alguma coisa sem ser asneira. Nunca falmos deste dia. Voltmo-nos a encontrar um ano depois, na tua e minha formatura, tu estavas radiante por te teres tornado advogado, eu angustiada por saber que teria de tirar outro curso porque a Economia no me tinha, realmente, fascinado. Fui ter contigo. - Parabns Tiago, toda a felicidade do mundo, que sejas justo e no roubes quem j pouco tem. Riste-te e deste-me tambm os parabns. Encolhi os ombros e agradeci. - Ento no ests feliz? - Sim, estou, mas no estou concretizada.

-H

Talvez agora que fiz a vontade ao meu pai, faa a da minha me e v tirar Jornalismo. Voltaste-te a rir. E assim nos despedimos uma vez mais, tu ficaste a estagiar na Ordem e eu fui tirar jornalismo para Lisboa. Passaram quatro anos. Nesse tempo tornaste-te um bom advogado e tinhas j o teu gabinete com uma placa reluzente a dizer Advogado- Tiago Gouveia. Eu tinha outro curso, mas nem por isso satisfeita, muito menos concretizada. Fui ao teu encontro, marquei uma hora e apareci de surpresa no teu gabinete. Ansiei que no fosses casado e fiquei feliz quando no vi nenhum pass-partout com crianas. Ficaste feliz por me veres. Fomos tomar caf ao Trianom e acabmos a beber umas cervejas a mais. Perguntei-te como estavam todos, e tu contaste-me o rumo de cada um, com alguns j nem falavas muito. Ficaras apenas com o Francisco e a Carolina como grandes e eternos amigos, aqueles que ainda gostavam de relembrar as tertlias. Fiquei a saber que depois da minha ida l acabaram com os vossos encontros secretos. Incrivelmente no me senti culpada, at senti um certo orgulho. Passado um ms estvamos casados. Tudo foi assim connosco, tudo foi sempre revestido de fugacidade Comprmos casa em Coimbra, perto de Celas, que tambm era l o teu gabinete. Tens de confessar que os nossos primeiros anos de casamento foram inesquecveis. No tivemos filhos, embora os tivssemos desejado. Tambm nunca nos separmos, mas tambm h muito que no estamos juntos. Eu nunca exerci jornalismo, apenas escrevi para algumas revistas crnicas que tu avaliaste como medocres. - Podes fazer bem melhor. Pois posso, todos podemos fazer bem melhor, at tu te podias ter esforado mais e no te teres ido embora sem dizer nada. O que eu sempre gostei foi de escrever, nada de realmente muito elaborado, acredito que na simplicidade se pode encontrar toda a beleza, por isso nunca me preocupei muito com a forma. Sempre achaste que eu no era ambiciosa. Tu e o meu pai, que at hoje no me perdoa por no ter sido a continuao dele. Pacincia, cada um escolhe o caminho que parece ser o mais acertado. E acredita sempre me realizei com as minhas palavras, com os meus textos, que nunca quis s para mim, partilhei-os todos. Muitos foram aplaudidos, outros criticados. Mas a vida assim, como uma moeda, tem sempre dois lados. Agora estou no Alentejo, s suportei Coimbra por ti, e tinha suportado muito mais por ti. Mas agora estou no sitio que sempre quis estar, numa casa pequena, junto ao mar, tenho a companhia de um labrador

que se chama King, e dos meus livros, da minha msica, das ondas e desta brisa que ainda me faz sentir viva, mesmo naqueles dias em que penso que morri com o bater da porta. A Carolina vem-me visitar quase que religiosamente, deve ter sido o hbito que criou na tertlia, todos os meses, nunca permiti que ela me falasse de ti, se tu no quiseste falar, tambm no era ela que o iria fazer, pedi-lhe apenas a tua morada, porque queria realmente enviar-te a carta. A Carolina Que amiga Sempre foi a mais sensata de todos, e tem uma vida tambm ela sensata. professora, casou, teve trs filhos lindos, o marido segundo ela um espanto. Feliz, assim que se revela, e eu sou feliz por ela, mas talvez em alguns momentos tenha sentido aquilo a que to levianamente chamamos de dor de cotovelo. Mas ela era o rosto da tranquilidade, at as rugas nela eram mais bonitas. Sabia no entanto que ela tambm te visitava todos os meses, deixava escapar nas conversas que tnhamos at s tantas da manha. sempre bom estar com a Carolina, ela transpira ainda os nossos anos de juventude, de estudantes, ainda aspira por um mundo melhor, v l tu que ainda acredita nos polticos. Bem-haja a ti Carolina. Da nossa casa tambm no sei o que aconteceu. Sa de l quando tive a certeza que no voltarias e por isso tambm eu j no existia ali. Tive realmente de procurar outro espao. Desculpa se voltaste Paguei as contas todas. Como nunca nos divorcimos, tambm nada dividimos, mas tambm no me interessa ter nada, s me interessa aquilo que tenho. Sempre te chateou este meu jeito. Despreocupado. Irritava-te eu no ter cor partidria, no ter clube, no ter religio, no ter sequer as minhas coisas arrumadas. Achavas-me inerte neste mundo, sem convices, sem interesses. Sempre foste memticamente organizado. Os teus livros por ordem alfabtica, bem como os cds, as camisas por cores, da mais clara para a mais escura, at na cozinha eras tu que arrumavas as compras nas prateleiras. Pois meu querido, mas enganaste-te sempre a meu respeito. Porque tive sempre amor e esse, tu no viste, no ligaste, no organizaste. Tive sempre motivaes, tive sempre crenas, tive sempre interesses. E tu foste, s e sers sempre uma motivao, uma crena e um interesse inesgotvel. Mas hoje tambm j no me interessa o por que da tua partida. Porque hoje estou cansada, talvez amanh. De facto, devamos ter reajustado a tertlia para a nossa vida, devamo-nos ter reunido um com o outro mais vezes, tentando descobrir aquilo que nunca chegmos a conhecer um do outro. Eu ao contrrio sempre amei o teu jeito,

a dedicao tua profisso, aos teus livros. Porque que no me dedicaste assim o teu tempo? Porque que tiraste tantas fotografias e nenhuma foi minha? Porque que nunca mais me leste nenhum poema? Por incrvel que te parea nunca te desejei mal, nunca senti raiva, nem nunca, sequer, derramei uma lgrima. Mas, no entanto, permaneo numa tristeza difcil de explicar. Muitas vezes dei por mim a perguntar-te o que que preferias para o jantar, ou qual o vinho que te apetecia. Depois ria-me de mim mesma. Cheguei mesmo a temer que estaria a endoidecer, mas no, a saudade que tem destas coisas. Alguma vez te falei de como tudo era calmo enquanto dormias? Quando acordava sem querer olhava-te. Ouvia-te respirar. Para te dar um outro beijo na esperana de que chegasse ao teu sonho. Para que sentisses uma vez mais as minhas mos no teu corpo Contigo aprendi que o meu sentir pode afinal fluir como uma qualquer corrente de gua pura e emudecida, sem hesitar em contornar uma ou outra pedra que esteja no caminho. Sem qualquer temor, sem qualquer medo. isso mesmo, adormeci j o medo numa eternidade estranha de contar. talvez aquele aprender que preciso para comear a viver e no desanimar Aprendi tambm como ver tamanha beleza sem algum momento parar para questionar a sua veracidade. Verdadeira a beleza momentnea. Sempre me bastaste, bem como a vida. Simplesmente no preciso das mesmas coisas que tu para me sentir realizada. O amor foi sempre prioridade e esse nunca me faltou. Nunca me entendeste, a minha simplicidade foi sempre o teu maior desafio, ao qual tu no arranjavas resposta. No vinha nos teus cdigos, nem estava separado por alneas. Mas foi isso que eu sempre fui meu amor... simples. E nunca te interpretei mal, embora s vezes necessitasse de um dicionrio para te traduzir. Um dia deixaste escapar que caminhvamos em direces diferentes, camuflaste-te de Rui Veloso para me dizer que no se ama algum que no houve a mesma cano. Talvez tenhas razo, ou ento ter sido m sorte outra vez Mas foi ento a tua maneira para me dizer que estavas para partir, mas juro que no te interpretei como tu gostarias. Hoje dou por mim a ler autores que vocs mencionaram com tanto entusiasmo naquele dia chuvoso em Coimbra. Hoje dou por mim a ter saudades desse tempo. A desejar que a tua vida em algum momento possa ser to simples como o poema que nos leste. Mas acredita meu querido Tiago, que quando se fechou a porta, prometi a mim mesma que te continuaria a amar em silncio. Sempre em silncio.

13 de Abril de 007 ESTA JORNAL | 3

Criatividade

Foto por Paulo Sousa/CMSardoal


Chama-se Patrcia Belm e natural do Sardoal. Tem apenas 10 anos e a sua nica experincia em teatro tinha sido em pequenas peas na escola. Um anncio nas pginas de uma revista levou-a a um casting para a nova produo de Filipe La Fria. Hoje pisa o palco ao lado de nomes como Lcia Moniz, Carlos Quintas e Joel Branco. Quando o pano sobe ela a Marta, a segunda filha mais nova do Capito von Trapp, de Msica no Corao. Visitmo-la no Teatro Politeama, a sala de espectculos onde o musical est em cena. Entre o fim de uma sesso e o incio de outra, a Patrcia falou-nos de si, da experincia que est a viver e das expectativas para o futuro. O seu olhar profundo no consegue esconder o quanto gosta de estar em cima do palco e de enfrentar o pblico. No esconde que necessrio muita disciplina, muito trabalho e que no fcil estar longe da famlia e dos amigos. Mas os aplausos no final de cada espectculo compensam todo o esforo. Filipe La Fria e a famlia do palco tambm exprimiram a sua opinio sobre a actriz com quem trabalham. O encenador salientou o sentido de responsabilidade da jovem e para Lcia Moniz contracenar com a Patrcia um motivo de orgulho. Diana e Rebeca, duas jovens do elenco, no hesitam em consider-la uma boa irm...

Cludia Costa

Foto por Ana Torres


Um pedao de madeira, um pedao de arte. Nas mos de Anbal Simes, residente em lhavo, distrito de Aveiro, a madeira transforma-se e ganha vida. Ao entrar na sua garagem impossvel no ficarmos admirados com as centenas de figuras de madeira que se encontram expostas. Podemos apreciar desde vacas, bois, veados, galos, pinguins, ces, at pssaros, carros, bailarinas, patos, perus, sem esquecer a Pantera Negra, o Eusbio. Ao fundo deparamo-nos com um altar branco com o seu nome e a cruz templria que serve de suporte a uma figura religiosa que trouxe de Canada, onde esteve emigrado muitos anos. As figuras de madeira so produto de um trabalho de cinco anos criado artesanalmente com uma simples navalha. A influncia dos seus vizinhos - o mar e a Ria de Aveiro - tornam evidente as suas marcas nas peas. Alm da madeira, recorre ao uso de tintas, da soldadura de peas, para completar as suas obras e as embelezar. A sua simpatia contagiosa e o orgulho com que fala das suas peas e o seu significado evidente. De uma forma simples e honesta, confessa que j recebeu propostas de aquisio de algumas das suas obras por preo elevado. Para Anbal, necessrio ter gosto. Olharmos para um pedao de madeira, perceber e visualizar logo de raiz o que sair desse pedao e depois deixar a imaginao voar e no conhecer limites.

Ana Torres

LTIMA
DO OUTRO LADO DA HISTRIA
Tiago Lopes

Sexta-Feira, 13 de Abril de 2007


esta
J O R N A L
Previses por Tiago Lopes
R (Deus do Sol) 16 de Julho a 15 de Agosto Carta: Imperador

Estranha forma de direito vida


dR

ambio dever ser a palavra de ordem nas prximas semanas. seja capaz de ir mais alm. ter que trabalhar as suas relaes, pois o orgulho poder prejudic-lo/a!
Neit (Deusa da Caa) 16 de Agosto a 15 de Setembro Carta: Amor e Desejo

No escuro dos calabouos ouviam-se gritos, que corriam por todas as lajes. O dia e a noite no importavam, para quem vivia do sofrimento de terceiros. Chegara um novo condenado: uma mulher acusada de bruxaria. Tinha sido presa de cabea para baixo numa grande cadeira. A desconfortvel posio criava dores colossais nas costas, ao mesmo tempo que o pnico se apossava da condenada. A cadeira das bruxas, como era conhecida, desapareceria da Europa no dealbar sculo XIX. A condenada tinha os cabelos loiros, olhos azuis e um jeito feminino delicado, que pareciam completamente indiferentes obsesso do carcereiro. Tinha sido acusada por trs clrigos da sua cidade de praticar bruxarias. Antes de ter sido presa, o fura-bruxas tinha-a examinado. Uma faca retrctil procurara, sem sucesso, no corpo da acusada a marca do Diabo. A cada picada a mulher de cabelos loiros e olhos azuis gritara intensamente, mas a ausncia de sangue, ou de marcas, fazia todos os presentes pensarem que esta apenas se queria libertar ou, mais provvel, que o demnio que a tomara se manifestava. Pela salvao de todos, a mulher de cabelos loiros e olhos azuis seria torturada e

morta na fogueira, para limpar o seu corpo, pois a sua alma estava eternamente perdida. Na outra ponta do calabouo estava uma mulher morena, com pele clara, que chorava e soluava, pendurada numa jaula, presa ao tecto. Tambm tinha sido acusada de bruxaria. O contacto com o solo impediria que manifestasse os seus poderes, diziam os servos da Santa Inquisio. Por todo o calabouo rostos de mulheres exprimiam o terror que se tornara ser descendente de Eva. Poderia ser uma pgina de um romance histrico, aquilo que aqui se escreve, mas esta Histria bem real. Durante mais de seiscentos anos (sculo XII a sculo XIX) as mulheres da Europa viveram com medo de serem acusadas. A acusao era o caminho certo para a morte, pois era impossvel provar que se era inocente, perante os olhares turvos de gua benta, dos clrigos de Roma.

aproveite a fase de felicidade amorosa que se iniciar em breve. no esquea nunca os seus amigos; eles so o seu bem mais precioso. ame a sua famlia.
Maat (Deusa da Verdade) 16 de Setembro a 15 de Outubro Carta: Vingana

afaste de si os pensamentos mais negativos e os desejos de vingana. o mal que lhe fizeram dever servir como uma lio. aprenda a conhecer-se com o sofrimento
Osris (Deus da Renovao) 16 de Outubro a 15 de Novembro Carta: Comrcio

Os nmeros no so consensuais, mas estima-se que mais de 70 milhes de pessoas tenham sofrido com a mo pesada da Inquisio. Entre elas as mulheres foram as mais perseguidas. As mulheres foram, pela sua fragilidade, as mais humilhadas e as mais torturadas. Quando a 1 de Janeiro de 2007 o Cardeal de Lisboa, perante uma plateia de mulheres e homens disse que a vida no um bem arbitrrio, de que se possa dispor ao sabor de polticas, a sua memria da Histria deveria estar adormecida. O Passado j passou Mas no por isso que o devemos esquecer. Ou ser que o conceito de Vida mudou? Ser mais vida um feto, do que uma mulher acusada de bruxaria?

troque as suas ambies, por novos projectos. a sua capacidade de inovar ir ser posta prova. no deixe que o/a ultrapassem, por estar desatento/a.

Hator (Deusa da Adivinhao) 16 de Novembro a 15 de Dezembro Carta: Louco

assim que puder faa uma viagem, pois est a precisar urgentemente de conhecer locais novos. controle a sua impulsividade. Querer mais bom, mas modere-se
Anbis (Guardio dos Mortos) 16 de Dezembro a 15 de Janeiro Carta: Constncia

Previsibilidade tudo o que no caracteriza os nativos de anbis. Mantenha-se imprevisvel e saiba como e quando surpreender todos. em si, normal no ser normal
Bastet (Deusa Gato) 16 de Janeiro a 15 de Fevereiro Carta: Angstia

as prximas semanas prometem ser intensas e com alguns momentos menos positivos a aparecer no seu quotidiano. tente no perder a sua racionalidade. ela o seu trunfo!
Tauret (Deusa da Fertilidade) 15 de Fevereiro a 15 de Maro Carta: Imperatriz

Uma flor de podrido


Rosa Patrcio

NS POR C


ROSA PATRCiO

descubra o seu lado mais sensual e entregue-se ao erotismo. deixe de ter medo de viver em plenitude a sua sexualidade. na cama s o casal importa. esquea os outros
Sekhmet (Deusa da Guerra) 16 de Maro a 15 de Abril Carta: Temperana

os nativos de sekhmet no foram feitos para desistir, mas voc tem fraquejado nos ltimos dias. busque dentro de si a energia que o/a faz ser um/a guerreiro/a!
Ptah (Criador Universal) 16 de Abril a 15 de Maio Carta: Oferta

O ESTAJornal est em mudana, e como tal, todas as mudanas visam um melhoramento. E se tambm tentssemos mudar a cidade que nos acolhe? Este foi o mote de uma das propostas editoriais para a ltima pgina deste jornal laboratrio. O jornalismo, para alm da informao, tambm trata de denunciar e chamar a ateno para as situaes menos agradveis que todos verificamos, mas que, por vezes, temos dificuldade em apontar. Na Travessa do Pacheco, no centro histrico de Abrantes, pode encontrar-se um belo exemplo disto mesmo. No Vero de 2006, uma das casas ardeu. Causou o pnico geral na altura, visto que um casario de alguma dimenso e que est localizada junto ao comrcio tradicional. Um ano depois, a casa continua de p,

mas com uma decorao interior pouco comum. Alguns nobres cidados acharam por bem depositar o seu lixo no interior da casa em runa. No se faa de rogado! No me diga que ainda no reparou neste problema! No preciso ser muito forte de vista para ver dezenas de sacos acumulados, um colcho velho, entre outros objectos j sem uso no seu interior. Est bem vista de quem por l passa. Estamos em Abrantes, a cidade florida. pena que esta flor de podrido esteja bem no corao da cidade, onde passam crianas, onde existe comrcio, lojas e cafs bem prximos do local.

saber agradecer o que de melhor lhe acontece uma das suas maiores qualidades. no perca isso nem por um segundo. Quem sabe agradecer sabe dar e receber
Tot (Deus da Escrita) 16 de Maio a 15 de Junho Carta: Previso

Usar o seu sexto sentido, no um defeito uma prova de inteligncia. no desperdice os seus talentos esotricos por vergonha. descubra a sua face mstica.
sis (Deusa da Magia) 16 de Junho a 15 de Julho Carta: Renascimento

de cada vez que as coisas correrem mal, lembre-se que quando se fecha uma porta abre-se uma janela. abra a sua janela, quando todas as varandas esto trancadas!

Fica a questo: ser que a travessa do Pacheco, antiga Travessa dos Ratinhos, est destinada a ser um ninho de ratos e deixar o Pacheco triste? Ns, no ESTAJornal, esperamos que no.

O calendrio egpcio composto por 360 dias distribudos por 12 meses e 3 estaes, mais 5 dias chamados acrescentados. H uma lenda que explica a origem dos 5 acrescentados: Os cinco dias acrescentados foram conseguidos pelo Deus da Sabedoria Tot, num jogo de xadrez Universal contra R. S nesses cinco dias Tot poder estar com a sua amante, Nut, Deusa da Lua e legitima esposa de R.

You might also like