You are on page 1of 11

S

SISTEMA DE AVALIAO DA EDUCAO SUPERIOR

ENC Exame Nacional de Cursos 2003

PROVA 1
CADERNO DE QUESTES

Instrues
1 - Voc est recebendo o seguinte material: a) este caderno com o enunciado das questes objetivas, das questes discursivas, e das questes relativas s suas impresses sobre a prova, assim distribudas:

Partes
Questes objetivas Questes discursivas e Rascunho Impresses sobre a prova

Questes
01 a 40
01 a 05 41 a 54

Pginas
02 a 07 08 a 10 11

Peso de cada parte


50% 50%

b) 1 Folha de Respostas destinada s respostas das questes objetivas e de impresses sobre a prova. O desenvolvimento e as respostas das questes discursivas devero ser feitos a caneta esferogrfica de tinta preta e dispostos nos espaos especificados.

3 - Aps a conferncia do seu nome na Folha de Respostas, voc dever assin-lo no espao prprio, utilizando caneta esferogrfica de tinta preta, e imediatamente aps, dever assinalar, tambm no espao prprio, o nmero correspondente sua prova 1 2 3 ou 4 . Deixar de assinalar o gabarito implica anulao da parte objetiva da prova. 4 - Na Folha de Respostas, a marcao das letras correspondentes s respostas assinaladas por voc para as questes objetivas (apenas uma resposta por questo), deve ser feita preenchendo todo o alvolo a lpis preto no 2 ou a caneta esferogrfica de tinta preta, com um trao contnuo e denso. Exemplo: A B C D E

5 - Tenha cuidado com a Folha de Respostas, para no a dobrar, amassar ou manchar. 6 - Esta prova individual, sendo vedadas qualquer comunicao e troca de material entre os presentes, consultas a material bibliogrfico, cadernos ou anotaes de qualquer espcie, ou utilizao de calculadora. 7 - Quando terminar, entregue a um dos Responsveis pela sala a Folha de Respostas e assine a Lista de Presena. Cabe esclarecer que nenhum graduando dever retirar-se da sala antes de decorridos 90 (noventa) minutos do incio do Exame.

ATENO:
Voc poder retirar o boletim com seu desempenho individual pela Internet, mediante a utilizao de uma senha pessoal e intransfervel, a partir de novembro. A sua senha o nmero de cdigo que aparece no lado superior direito da Folha de Respostas da Prova Objetiva. Guarde bem esse nmero, que lhe permitir conhecer o seu desempenho. Caso voc no tenha condies de acesso Internet, solicite o boletim ao Inep no endereo: Esplanada dos Ministrios, Bloco L, Anexo II, Sala 411 - Braslia/DF - CEP 70047-900, juntando solicitao uma fotocpia de seu documento de identidade. 8 - Voc ter 4 (quatro) horas para responder s questes objetivas, discursivas e de impresses sobre a prova. OBRIGADO PELA PARTICIPAO!

Ministrio da Educao

MEC

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais "Ansio Teixeira"

INEP

Diretoria de Estatsticas e Avaliao da Educao Superior

DAES

Consrcio

Fundao Cesgranrio/Fundao Carlos Chagas

ODONTOLOGIA

2 - Verifique se este material est em ordem e se o seu nome na Folha de Respostas est correto. Caso contrrio, notifique imediatamente a um dos Responsveis pela sala.

15/05/03 - 14:21

1.

Para que os dentes permanentes irrompam, com exceo dos molares, necessria a reabsoro dos dentes decduos, que mediada por clulas denominadas: (A) (B) (C) (D)) (E) ameloclastos. odontoblastos. osteoblastos. odontoclastos. fibroclastos.

7.

O cirurgio-dentista deve conhecer as doenas sistmicas que possam apresentar manifestaes bucais. Sobre o hiperparatireoidismo, considere as afirmativas abaixo. I. O primrio geralmente uma conseqncia da doena renal, ocorrendo uma hiperatividade compensatria da paratireide para manter adequado o nvel sangneo de clcio. O secundrio causado pelo desenvolvimento de hiperplasia ou adenomas de uma ou mais das glndulas paratireides. Testes laboratoriais incluem medida do paratormnio, como tambm avaliao bioqumica dos nveis de clcio, fsforo e fosfatase alcalina. Achados radiogrficos podem incluir perda completa ou parcial da lmina dura e tambm desmineralizao ssea alveolar com aspecto de "vidro despolido". Pode estar presente nos ossos maxilares, sendo confirmado por bipsia o "tumor marrom", leso que histopatologicamente idntica ao granuloma central de clulas gigantes.

_________________________________________________________

II.

2.

Aps receber anestesia de bloqueio do nervo alveolar inferior, paciente relata ser incapaz de mover o lbio superior e fechar completamente o olho do lado afetado. A causa desta complicao o fato de, durante o procedimento, inadvertidamente, a agulha ter perfurado a cpsula da glndula partida e a soluo anestsica ter atingido o nervo (A)) (B) (C) (D) (E) facial. vago. acessrio. ptico. oculomotor.

III.

IV.

V.

_________________________________________________________

3.

Na halitose da manh, de origem bucal, as principais substncias responsveis pelo odor so os compostos volteis de enxofre, como (A) (B) (C) (D) (E)) a amnia. as cetonas. os aldedos. os ceto-cidos. a metilmercaptana.

Esto corretas APENAS as afirmativas: (A) (B) (C) (D) (E))

_________________________________________________________ _________________________________________________________

I e II I, II e III II e III II, IV e V III, IV e V

4.

Paciente do sexo masculino, 45 anos de idade, relata dor ao fechar a boca. Observou-se, durante a elevao da mandbula, que a origem dos sintomas muscular. Os msculos da mastigao envolvidos neste processo so: (A) (B)) (C) (D) (E) temporal, masseter e pterigideo lateral. temporal, masseter e pterigideo medial. masseter, digstrico e pterigideo medial. masseter, pterigideo medial e milo-hiideo. temporal, masseter e milo-hiideo.

8.

Paciente do sexo feminino, 68 anos de idade, queixa-se de descamao da gengiva e dor ao escovar os dentes h um ano. O exame clnico mostrou a presena de mltiplas ulceraes na gengiva marginal livre sem a evidncia de fatores locais que justifiquem estes sinais. A bipsia em rea perilesional, confirmou o diagnstico de penfigide cicatricial. Considere as caractersticas desta leso nas afirmativas abaixo.

_________________________________________________________

5.

Paciente do sexo masculino, 5 anos de idade, tem indicao de extrao do dente 51. Sabendo-se que este procedimento rpido e que a criana j teve a ocorrncia de mordedura do lbio em tratamento odontolgico anterior, devido ao uso de anestsico de longa durao, recomenda-se usar anestsico de curta durao como a (A) (B) (C)) (D) (E) bupivacana 0,5% sem epinefrina. bupivacana 0,5% com epinefrina. lidocana 2% sem epinefrina. prilocana 3% com felipressina. mepivacana 2% com levonordefrina.

I. O exame microscpico mostra caractersticas de


fenda intra-epitelial ocorrendo logo acima da camada de clulas basais.

II. O exame microscpico mostra caractersticas de


fenda sub-epitelial ocorrendo entre a superfcie do epitlio e o tecido conjuntivo subjacente.

III. A imunofluorescncia direta mostra a presena de


depsitos imunes nas reas intercelulares entre as superfcies das clulas epiteliais.

_________________________________________________________

6.

Sobre as infeces bucais em pacientes imunodeprimidos est correto afirmar que (A)) a doena periodontal est entre as infeces mais comuns causadas por bactrias. (B) (C) (D) (E) a candidose est entre as infeces mais incomuns causadas por fungos. o lquen plano est entre as infeces mais comuns causadas por bactrias. a blastomicose est entre as infeces mais comuns causadas por fungos. o herpes est entre as infeces mais incomuns causadas por vrus.

IV. A imunofluorescncia direta mostra a presena de


depsitos imunes na zona da membrana basal do epitlio.

V. Os depsitos imunes consistem basicamente de


IgG, C3 e IgM. Esto corretas APENAS as afirmativas: (A)) (B) (C) (D) (E)

II, IV e V II e III I, III e V I e IV I, IV e V


MEC-ODO-03-Tipo x

15/05/03 - 14:21

9.

Apesar do considervel declnio da crie no Brasil, grande parcela da populao ainda sofre de problemas de sade bucal, pois a reduo dos ndices de crie ocorreu de forma heterognea na populao. Estratgias de promoo de sade ganham relevncia, sobretudo ao se considerar o recente estudo da Fundao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE), em que 18,7% da populao brasileira jamais teve a oportunidade de comsultar-se com um cirurgio-dentista, e que apenas 5,0% tm atendimento regular. A abordagem de promoo de sade e sua respectiva atividade que apresentam a correta correspondncia :

11.

Paciente do sexo feminino, 10 anos de idade, refere dor de dente aguda ao chegar ao servio de emergncia odontolgica. Contudo, no permite o incio dos procedimentos para diagnstico e chora convulsivamente, apresentando sudorese, tenso muscular e respirao ofegante. Seus pais relatam histrico de recusas a tratamentos odontolgicos anteriores e a paciente apresenta queixa de medo. Diante desta situao, correto afirmar que: (A) a origem de medos clnicos mostra-se relacionada idade da criana e ao seu condicionamento na presena de dor, sendo que tratamentos odontolgicos invasivos reduzem a ansiedade das crianas. (B)) o medo do tratamento odontolgico pode se tornar cclico, uma vez que a crie no abordada por servios preventivos desencadeia a utilizao de servios curativos ou de emergncia, freqentemente invasivos e dolorosos. (C) o medo antecipado do tratamento odontolgico faz com que o limiar subjetivo dor seja alterado, sendo os fatores desencadeantes do medo o enfrentamento ativo, o afastamento cognitivo e a fuga. o medo do tratamento odontolgico reduz a sensao subjetiva de dor e pode ter diversas origens, como experincias vividas pela prpria criana, relatos de familiares e amigos, ou atravs dos meios de comunicao. o alvio da dor de dente prioritrio, no havendo evidncias de que os procedimentos de emergncia exacerbem a ansiedade ou produzam medo e comportamentos de esquiva a futuros tratamentos odontolgicos.

Abordagem A Educacional Mudana de comportamento Mudana social Controle pelo indivduo Preventiva

Atividade Adoo de um estilo de vida mais saudvel, com higiene e fisioterapia oral Interveno odontolgica para deteco precoce de doenas bucais Ao poltica e social para mudar o ambiente, viabilizando escolhas saudveis Informaes sobre causas e conseqncias de fatores deletrios sade Aes de reabilitao a partir de escolhas identificas pelos indivduos

(D)

(E)

_________________________________________________________

10.

Estudos antropolgicos mostram que intensas mudanas vm ocorrendo entre as populaes indgenas no Brasil, incluindo a subsistncia e a dieta, que propiciam alteraes no perfil de sade bucal. O contato permanente dos ndios com a sociedade brasileira ocorre desde o incio do sculo XX e, desde ento, as mudanas em vrias esferas da vida cotidiana apresentam como conseqncia (A) a reduo de doena periodontal, pois, ainda que os alimentos tradicionais continuem a ocupar importante espao na dieta indgena, o consumo de alimentos industrializados vem aumentando. a reduo da crie, pois os indgenas baseavam sua dieta na coleta de frutos e razes silvestres, caa e horticultura, em especial, a do milho, alimento que apresenta elevadas propriedades cariognicas. a reduo de eroso dental, uma vez que a ingesto de sucos de frutas ctricas e bebidas industrializadas reduz o pH do meio bucal e promove uma ao quelante sobre o clcio do esmalte dentrio.

_________________________________________________________

12.

Com finalidade ortodntica, paciente do sexo masculino, 12 anos de idade e assintomtico, foi encaminhado para exame radiogrfico panormico. A imagem radiogrfica mostrou anodontia do 45, permanncia dos decduos 84 e 85 e impactao do 44. Tambm foi observada a presena de uma imagem radiolcida, circunscrita por halo radiopaco, arredondada e medindo cerca de 35 mm de dimetro, envolvendo a coroa do dente 44. A leso foi biopsiada e o diagnstico foi (A) cisto dentgero, pois o exame microscpico mostrou a presena de um revestimento epitelial composto de 6 a 8 clulas de espessura, com uma camada de clulas basais hipercromticas em paliada. cisto dentgero, pois o exame microscpico mostrou um fino revestimento epitelial, uma superfcie ortocerattica e aspecto normal da camada de clulas basais. cisto odontognico ortoceratinizado, pois o exame microscpico mostrou a presena de um revestimento epitelial composto de 6 a 8 clulas de espessura, com uma camada de clulas basais hipercromticas em paliada. ceratocisto odontognico, pois o exame microscpico mostrou um fino revestimento epitelial, uma superfcie ortocerattica e aspecto normal da camada de clulas basais.

(B)

(B)

(C)

(C)

(D)) o incremento de ms ocluses, pois as suas denties comparadas quelas de seus ancestrais, que eram caadores e juntavam alimentos de forma nmade, mostram reduzida funo e eficincia mastigatria. (E) a reduo do cncer de boca, uma vez que o hbito de mascar fumo vem sendo substitudo pelo uso de cigarro, associado ao consumo de bebidas alcolicas, atenuando seu efeito.

(D)

(E)) ceratocisto odontognico, pois o exame microscpico mostrou a presena de um revestimento epitelial composto de 6 a 8 clulas de espessura, com uma camada de clulas basais hipercromticas em paliada. 3

MEC-ODO-03-Tipo x

15/05/03 - 14:21

13.

Paciente do sexo masculino, 40 anos de idade, apresenta leso assintomtica localizada junto linha de mordida da mucosa jugal. A leso apresenta-se como um ndulo firme, com base sssil, medindo cerca de 10 mm de dimetro e superfcie lisa com colorao semelhante mucosa normal circunjacente. O exame microscpico da leso, aps a bipsia, mostra uma massa no encapsulada de tecido conjuntivo denso e colagenizado, revestido por um epitlio escamoso estratificado. O diagnstico (A) (B)) (C) (D) (E) lipoma. fibroma. mixoma. mucocele. granuloma piognico.

18.

Paciente do sexo feminino, 20 anos de idade, queixa-se da cor do dente 13 que comeou a escurecer h aproximadamente 6 meses. Relata ter usado aparelho ortodntico por 7 anos, pois este dente estava localizado vestibularmente no arco. Clinicamente no apresenta restaurao e o exame radiogrfico no mostrou alterao apical, apenas calcificao distrfica da polpa. Para restabelecer a cor original, o tratamento indicado : (A) (B) (C) (D) (E)) faceta indireta e proservao radiogrfica. tratamento endodntico e clareamento interno. tratamento endodntico e faceta direta. clareamento interno e proservao radiogrfica. clareamento externo e proservao radiogrfica.

_________________________________________________________ _________________________________________________________

14.

Paciente do sexo feminino, 40 anos de idade, queixa-se de cansao e dor de cabea. O exame clnico geral evidenciou palidez da conjuntiva palpebral e sinal semelhante foi observado na mucosa intrabucal. O exame laboratorial mostrou uma contagem de eritrcitos de 2 106/mm3 e de hemoglobina de 9 g/dL, sugerindo que o paciente portador de (A) (B) (C)) (D) (E) agranulocitose. leucopenia. anemia. trombocitopenia. eritema multiforme.

19.

Paciente do sexo masculino, 32 anos de idade, apresenta o dente 37 com coroa clnica curta e restaurao insatisfatria de amlgama nas faces oclusal e mesial. A cspide msio-lingual est fraturada. Para uma nova restaurao direta, o material restaurador e o meio auxiliar de reteno adequados so: (A) (B) (C) (D)) (E) resina composta e pino em dentina. amlgama e pino em dentina. cimento de ionmero de vidro e pin em dentina. amlgama e pin em dentina. cimento de ionmero de vidro e pino em dentina.

_________________________________________________________

_________________________________________________________

20.

15.

Sobre a candidose est INCORRETO afirmar que (A) (B) (C) pode estar associada a doenas sistmicas como Aids, diabetes, anemia e deficincias nutricionais. pode incluir sintomas de queimao, sensibilidade, hlito ftido e gosto desagradvel. a xerostomia, o uso de prteses mal-adaptadas e m higiene bucal podem ser considerados fatores de risco locais.

Paciente do sexo feminino, 47 anos de idade, apresenta o seguinte quadro clnico: febre, tumefao acentuada no lado esquerdo da face, com dor palpao, elevao e mobilidade do dente 27 com extrema sensibilidade percusso. No exame clnico observada extensa leso cariosa com fratura das cspides mesial, vestibular e lingual, sem a presena de fstula. Nos testes trmicos, a dor neste dente exacerbada pelo calor, ocorrendo um ligeiro alvio com o estmulo frio. O exame radiogrfico mostrou um discreto aumento do espao periodontal apical. O diagnstico e o tratamento imediato so: (A) (B) abscesso fnix; terapia endodntica associada a cirurgia periapical. abscesso periapical crnico; terapia endodntica e curetagem periapical.

(D)) pode ser predisposta pelo uso prolongado de antibiticos, costicosterides e anticoagulantes. (E) o diagnstico geralmente estabelecido pelos sinais clnicos em conjunto com exame de citologia esfoliativa.

_________________________________________________________

16.

A dentinognese imperfeita, radiograficamente, caracterizada por dentes com coroas (A) aparentemente bolbosas com esmalte hiperplsico, razes geralmente longas e pontiagudas. e

(C)) abscesso periapical agudo; drenagem, uso de antibitico e analgsico e curativo intra-canal. (D) (E) osteomielite aguda; terapia endodntica e uso de antibitico e analgsico. pericementite apical aguda; eliminao do trauma, drenagem e uso de antiinflamatrio.

(B)) aparentemente bolbosas, razes diminudas precoce obliterao do canal e cmara pulpar. (C) (D) (E)

_________________________________________________________

com ausncia de esmalte, razes geralmente longas e com espessamento do espao periodontal. com ausncia de esmalte desgastado pela atrio, razes com forma e tamanho normais. normais, razes geralmente longas e pontiagudas apresentando espessamento do espao periodontal.

21.

A radiografia periapical do dente 22 de um paciente do sexo masculino, 51 anos de idade, mostra a presena de reabsoro interna na regio mdia da raiz, sem a perfurao de suas paredes circundantes. Os testes de sensibilidade comprovaram a vitalidade pulpar. O tratamento para o dente : (A) (B) (C) (D) biopulpectomia e tcnica obturadora pelo mtodo seccional. pulpectomia e restaurao com resina composta. acompanhamento radiogrfico e prescrio de antiinflamatrio. biopulpectomia e tcnica obturadora com movimentos retrgrados.

_________________________________________________________

17.

Aps a remoo do tecido cariado da face oclusal do dente 36, as paredes circundantes de esmalte apresentaram-se sem suporte de dentina. Com o objetivo de refor-las, recomenda-se seu preenchimento com (A)) (B) (C) (D) (E) cimento de ionmero de vidro. cimento de hidrxido de clcio. cimento de fosfato de zinco. amlgama. cermero.

(E)) biopulpectomia e tcnica obturadora da guta-percha termoplastificada. MEC-ODO-03-Tipo x

15/05/03 - 14:21

22.

Paciente do sexo feminino, 18 anos de idade, apresenta queixa de dor e sangramento gengival e odor ftido. Relata no estar se alimentando corretamente e que est em fase de exames escolares. Clinicamente, observa-se m higiene bucal associada a ulceraes e necrose de algumas papilas e margens gengivais. Sabendo-se que a paciente apresenta boas condies gerais de sade, o diagnstico e o tratamento clnico inicial da fase aguda so: (A) periodontite juvenil localizada; debridamento mecnico e bochechos com soluo de perxido de hidrognio 10% ou clorexidina.

26.

Paciente do sexo masculino, 26 anos de idade, apresenta ausncia do dente 22 e os dentes vizinhos esto hgidos. Com a finalidade de repor o dente perdido, optou-se por uma prtese parcial fixa adesiva confeccionada em porcelana fundida. Para a cimentao desta prtese deve-se observar os seguintes procedimentos: Isolamento Etapa intermediria Cimentao silanizao da cimento absoluto prtese resinoso dual silanizao dos cimento relativo dentes resinoso dual silanizao da cimento de absoluto prtese fosfato de zinco condicionamento da cimento relativo prtese com cido resinoso dual fosfrico condicionamento cimento de absoluto dos dentes com fosfato de zinco cido fosfrico

A B C D

(B)) gengivite ulcerativa necrosante aguda; debridamento mecnico e bochechos com soluo de perxido de hidrognio 10% ou clorexidina. (C) gengivite ulcerativa necrosante aguda; antibioticoterapia com metronidazol ou outro medicamento efetivo contra bactrias anaerbicas. periodontite juvenil localizada; antibioticoterapia com metronidazol ou outro medicamento efetivo contra bactrias anaerbicas. periodontite de acometimento precoce generalizada; debridamento mecnico e bochechos com soluo de perxido de hidrognio 10% ou clorexidina.

_________________________________________________________

(D)

27.

O diagrama abaixo representa as arcadas dentrias de um paciente do sexo masculino, com 74 anos de idade. Prtese Total 44 43 42 41 31 32 33 34 Optou-se por uma prtese parcial removvel para repor os dentes ausentes no arco inferior. No planejamento desta prtese, os dentes retentores diretos recebero na regio vestibular e lingual, respectivamente: (A) brao de grampo circunferencial com apoio na mesial; grampo em T.

(E)

_________________________________________________________

23.

Paciente do sexo feminino, 35 anos de idade, necessita de aumento da faixa de gengiva inserida no dente 43. Optando-se pelo enxerto gengival livre, o local da rea doadora na mucosa palatina e o tipo de retalho realizado na rea receptora devem ser: Regio da rea doadora A B C D E pr-molares pr-molares incisivos incisivos rafe mediana rea receptora espessura parcial espessura total espessura parcial espessura total espessura total

(B)) grampo em T; brao de grampo circunferencial com apoio na mesial. (C) (D) (E) grampo em Y; brao de grampo circunferencial com apoio na distal. grampo circunferencial; brao de grampo com apoio distal. brao de grampo em T; grampo circunferencial com apoio na distal.

_________________________________________________________

28.

_________________________________________________________

24.

Para extrao do dente 16 utilizando-se frceps, aps correta adaptao e preenso do mesmo, a direo inicial da fora aplicada sobre o dente deve ser (A) (B) (C) lateral para vestibular. lateral para palatino. oclusal.

Para a realizao de uma prtese total necessrio a confeco de um modelo anatmico ou preliminar, que tem como finalidade fornecer informaes sobre: (A) (B) (C) grau de interferncia das inseres musculares, papilas retromolares e regio do arco bucinador. relaes maxilo-mandibulares, orientao para cirurgias pr-protticas e grau das inseres musculares. extenso da rea chapevel, grau de interferncia das inseres musculares e direo da linha oblqua externa.

(D)) apical. (E) 25. rotacional.


_________________________________________________________

(D)) extenso da rea chapevel, grau de interferncia das inseres musculares e as dimenses do rebordo. (E) relaes maxilo-mandibulares, papilas retromolares e orientao para cirurgias pr-protticas.

Aps extrao pela via alveolar do dente 45, observada hemorragia capilar. Sabendo-se que a sutura foi corretamente executada, o primeiro e mais imediato mtodo hemosttico a ser empregado deve ser a (A) (B) administrao por via oral de vitamina K. administrao intravenosa de vitamina K.

_________________________________________________________

29.

Paciente do sexo feminino, 10 anos de idade, levada ao consultrio odontolgico devido a avulso do dente 21, ocorrida h vinte minutos. Sabendo-se que o dente est intacto e hidratado, antes do reimplante a raiz deve ser (A) (B) lavada com hipoclorito de sdio. lavada com cido ctrico a 1%.

(C)) compresso do foco hemorrgico com gaze. (D) (E) transfuso de plasma sangneo. introduo de cera ssea no alvolo.

(C)) lavada com soro fisiolgico. (D) (E) tratada endodnticamente. planificada com curetas periodontais. 5

MEC-ODO-03-Tipo x

15/05/03 - 14:21

30.

Paciente do sexo masculino, 8 anos de idade, apresenta entre os incisivos centrais superiores um dente com tamanho diminudo e com anatomia semelhante a um canino. Esta ocorrncia e o tratamento so: (A) (B) (C) (D) (E)) dens in dente e confeco de faceta direta. dens in dente e remoo cirrgica. microdente e reanatomizao com resina composta. mesiodens e aguardar a esfoliao. mesiodens e remoo cirrgica.

34.

Em um municpio brasileiro sem a fluoretao das guas de abastecimento pblico, foi observada a situao descrita na Figura abaixo. (Dados hipotticos)
ndice C PO D em crianas de 12 anos em 1986, 1996 e 2003

2003 1996 1986 0 1 2 3 4 ndice C PO D cariado 5 6 7 8

_________________________________________________________

31.

Paciente do sexo feminino, 9 anos de idade, apresenta clinicamente o dente 75 em infra-ocluso e o dente 36 mesializado. O exame radiogrfico mostrou a presena do germe do dente 35 com metade de sua raiz formada e anquilose das razes do dente 75. O tratamento para o dente 75 : (A) (B)) (C) (D) (E) esperar a esfoliao. extrair imediatamente. extruir ortodonticamente. seccionar a coroa. adaptar coroa de ao.

perdido

obturado

correta a afirmativa: (A) A assistncia odontolgica no satisfatria e reflete uma deteriorao da condio de sade bucal, no perodo de 1986 a 2003. O declnio da crie neste municpio, no perodo de 1986 a 2003, acompanhou as tendncias observadas no Brasil e no mundo. O tratamento odontolgico oferecido satisfatrio, pois o nmero de extraes dentrias reduzido para crianas em idade escolar. O tratamento restaurador compensa a ausncia de medidas de preveno da crie dentria, como a fluoretao das guas de abastecimento pblico.

_________________________________________________________

32.

Paciente do sexo masculino, 7 anos de idade, apresenta diastema entre os incisivos centrais superiores permanentes. Esta condio conhecida como fase do patinho feio, freqente nesta idade. A conduta e a origem deste problema so: (A) (B) observao; irrompimento dos incisivos laterais com ligeira inclinao mesial. utilizao de placa de Hawley; irrompimento dos incisivos centrais com ligeira inclinao mesial.

(B)

(C)

(C)) observao; irrompimento dos incisivos centrais com ligeira inclinao distal. (D) (E) 33. utilizao de placa de Haas; irrompimento dos incisivos laterais, lingualmente em relao aos centrais. utilizao de elsticos cruzados; irrompimento dos incisivos laterais, previamente aos incisivos centrais.

(D)

(E)) A reduo do componente cariado compensada pelo aumento do componente obturado e no reflete uma melhora significativa da sade bucal. 35. A produo cientfica sobre a eficcia de prticas preventivas no controle da crie tem apresentado um grande aumento no volume de trabalhos publicados anualmente. Em busca de atualizao permanente e de formas alternativas de educao continuada, o cirurgio-dentista tem disposio as bases eletrnicas de dados, que podem ser acessadas pela rede internacional de computadores Internet. Aps a realizao de anlise crtica na leitura de artigos sobre o tema, correto afirmar que (A) escovao com dentifrcios fluoretados explica parcialmente o declnio da crie em vrios pases, uma vez que contagens bacterianas no so feitas sistematicamente. o papel da educao no controle da crie no est bem elucidado, pois a reteno do conhecimento por crianas depende da cobertura dos programas preventivos. os selantes oclusais no constituem uma estratgia relevante de sade pblica, uma vez que o uso de flor reduziu consideravelmente a crie em superfcies lisas.

__________________________________________________________________________________________________________________

Considere as seguintes afirmaes sobre a epidemiologia da doena periodontal.

I.

A doena periodontal tem mostrado associao positiva com a presena de doena cardiovascular e com diabetes melito. associadas a microrganismos gram-positivos e que representam fatores de risco para eventos tromboemblicos e aterosclerticos.

II. As doenas periodontais so infeces crnicas

III. Uma vez que vrias doenas tm determinantes


similares, aes para promover sade que envolvem o fumo, o lcool, a higiene pessoal e oral beneficiam a sade integral das pessoas e aes para reduzir o fumo vo afetar no s a ocorrncia de cncer de pulmo e doenas cardacas, mas tambm a doena periodontal.

(B)

IV. A doena periodontal pode dificultar o controle metablico dos nveis glicmicos em indivduos diabticos, uma vez que a presena de infeco no organismo causada por Actinobacillus actinomycetemcomitans pode levar a uma depresso da resposta imune. correto o que se afirma APENAS em: (A) (B)) (C) (D) (E) 6

(C)

I e II I e III II e III II e IV III e IV

(D)) as prticas preventivas devem ser enfatizadas, a despeito da reduo da crie em crianas na ltima dcada, pois h a persistncia de crie em cerca de 20% dos indivduos. (E) os bochechos com flor tm sido amplamente utilizados como prtica preventiva devido baixa relao custo-efetividade, pois podem ser realizados por pessoal no especializado. MEC-ODO-03-Tipo x

15/05/03 - 14:21

36.

A condio de sade bucal dos idosos brasileiros precria, com um quadro epidemiolgico de crie coronria e radicular, doena periodontal, edentulismo, leses de tecidos moles, dores orofaciais, alteraes tmporo-mandibulares e cncer de boca. Considerando-se essa afirmao correto: (A)) o atendimento ao idoso deve levar em conta aspectos relacionados habilidade funcional do paciente, comunicao, relacionamento com a famlia e a presena de algumas doenas associadas ao envelhecimento. (B) o idoso utiliza os mesmos critrios do cirurgiodentista, avaliando sua condio clnica pela presena ou ausncia de doena, desconsiderando os sintomas e os problemas funcionais e sociais decorrentes das doenas bucais. a percepo sobre a condio bucal est relacionada a alguns fatores clnicos, sintomas das doenas e capacidade para sorrir, falar ou mastigar sem problemas, porm no influenciada pela idade, sexo e meio social. a oferta de atendimento odontolgico ao idoso restrita, por isso conhecer a percepo do idoso sobre a sade bucal no tem relevncia para a programao de aes educativas quanto ao autoexame e auto-cuidado. a principal razo para este grupo populacional no procurar o servio odontolgico a no percepo de sua necessidade, uma vez que o idoso considerado naturalmente doente e no responde motivao para o auto-cuidado com a sade bucal.

38.

A educao dos pacientes quanto s medidas de controle de infeco adotadas pelo cirurgio-dentista, em sua prtica profissional, pode trazer maior tranqilidade e segurana ao paciente. O surgimento da Aids, na dcada de 80, e de outras doenas infecciosas emergentes, vem requerendo a adoo de um programa para controle de infeco cruzada nos servios de sade, visando reduzir os riscos para profissionais e pacientes. No atendimento odontolgico de rotina ao paciente portador do HIV, o plano de tratamento deve considerar a sua sade geral, o prognstico do caso e a disposio do paciente, optando por sesses curtas e breves. (B) o tratamento deve obedecer seqncia: restaurao da forma e da funo, alvio da dor e atendimento das necessidades estticas. (C)) a confidencialidade de informaes sobre sua condio de sade deve ser assegurada, gerando uma relao de confiana. (D) a abordagem de seu histrico de sade prescinde de anamnese, respeitando o aspecto confidencial do pronturio mdico. (E) quando houver uma queixa mdica no esclarecida, no se deve postergar procedimentos clnicos invasivos. O aleitamento materno vem sendo estimulado por propiciar amplos benefcios sade materno-infantil, incluindo a preveno de diarria e infeces respiratrias agudas em crianas. A Organizao Mundial da Sade recomenda a prtica da amamentao exclusiva por seis meses e a manuteno do aleitamento materno acrescido de alimentos complementares at os dois anos de vida ou mais. Constitui um compromisso tico orientar as mes sobre as repercusses da interrupo do aleitamento, pois (A)) a aquisio de hbitos bucais deletrios mais freqente entre as crianas que no foram amamentadas nos primeiros meses de vida. (B) o uso de chupeta por crianas que receberam aleitamento artificial promove ms ocluses de classe III. a mordida aberta anterior menos freqente em crianas que interrompem o uso de mamadeira e chupeta aps os 4 anos de idade. a utilizao de mamadeira e chupeta aps os 4 anos de idade promove ms ocluses, como a mordida cruzada total. o apinhamento dental anterior mais freqente em crianas que utilizam mamadeira noturna at os 4 anos de idade. (A)

(C)

_________________________________________________________

(D)

39.

(E)

_________________________________________________________

37.

As informaes dentais trazem contribuies importantes para a identificao de uma pessoa morta cuja identidade desconhecida. A dentio altamente resistente degradao post-mortem, sendo possvel recuperar evidncias dentais suficientes de corpos que sofreram decomposio acentuada ou carbonizao. A documentao em odontologia

(C)

(D)

(A)

no inclui os atestados odontolgicos, receitas e modelos em gesso, o que torna desnecessria sua duplicao para anexar ao pronturio do paciente. 40.

(E)

_________________________________________________________

(B)

constitui fonte insignificante de erros em potencial quando se apresenta imprecisa, incompleta ou com qualidade duvidosa.

(C)

consiste em fichas clnicas gravadas em formato digital, que devem ser armazenadas por at 12 meses aps a finalizao do tratamento.

O vazamento de mercrio, pelo uso de amalgamador defeituoso, foi constatado em consultrio odontolgico aps inspeo pela Vigilncia Sanitria. A exposio ocupacional ao mercrio metlico pode levar intoxicao crnica e ocasionar um quadro clnico que envolve tremor, parestesia, distrbios de conduo nervosa, cefalia, distrbios de memria e concentrao. Visando reduzir a exposio ao mercrio, alguns procedimentos devem ser adotados no consultrio, incluindo (A) (B) a utilizao de amalgamadores mecnicos, evitando o desperdcio do material.

(D)

prescinde do exame radiogrfico, uma vez que os materiais restauradores de baixa densidade no podem ser visualizados por este mtodo.

(E)) inclui o exame radiogrfico, auxiliando na identificao do indivduo por meio da comparao com a condio ante-mortem. MEC-ODO-03-Tipo x

a remoo a seco de restauraes de amlgama com canetas de alta rotao. (C) o emprego de fontes de calor, como estufas, prximas ao mercrio. (D)) o armazenamento do material em recipientes fechados, evitando sua evaporao. (E) o uso de carpetes sintticos, evitando a existncia de fendas e orifcios no piso. 7

15/05/03 - 14:21

2 a PARTE QUESTES DISCURSIVAS

Questo 1 M.A.S., sexo masculino, 55 anos de idade foi encaminhado para tratamento odontolgico pelo seu cardiologista. A carta de encaminhamento informa que o paciente portador de prtese cardaca de vlvula mitral h cinco meses e est com sua sade geral controlada. Realizado teste para alergia s penicilinas, a resposta foi de hipersensibilidade imediata. Durante a anamnese o paciente referiu preferncia por medicao em forma de cpsulas ou comprimidos. Sabendo que o mesmo ser submetido a uma cirurgia periodontal, indique o antibitico adequado neste caso para a profilaxia antimicrobiana da endocardite bacteriana. Prescreva-o no espao reservado para o receiturio, utilizando o seu nome genrico.

Dr. Bom Grado CRO-RI 00000 CIRURGIO-DENTISTA

Rua M13,789 CEP: 55555-444 - Porto Brasileiro - RI Tel.: (99) 999-9999

MEC_ODO_03-Tipo x

15/05/03 - 14:21

Questo 2 Paciente do sexo feminino, 35 anos de idade, queixa-se de dor nos dentes 14 e 15 ao ingerir alimentos gelados, cidos e doces. A dor cessa imediatamente aps a remoo do estmulo. Os exames clnico e radiogrfico no evidenciaram presena de crie ou cavitao, apenas recesso gengival. Com base nestas informaes, pergunta-se: a. Qual a causa da dor? b. Qual o nome dado a esta ocorrncia? c. Qual o tratamento clnico? d. Qual o tratamento no domiclio?

Questo 3 O exame clnico de um paciente do sexo masculino, 38 anos de idade, apresentando bom estado geral de sade mostra grande inflamao gengival nas arcadas superior e inferior. Muitos clculos supra-gengivais esto presentes, os dentes 27 e 17 esto com mobilidade e a coroa do dente 12 est fixada com resina composta aos dentes 11 e 13. No exame radiogrfico observa-se bolsa periodontal de 9 mm na mesial e distal do dente 27, leso endo-prio com perda ssea ao redor de toda a raiz do dente 17, dente 12 com fratura da coroa 4 mm abaixo da crista ssea e raiz com 11 mm de comprimento. O diagrama abaixo representa as arcadas superior e inferior do paciente.

17

16 46

15 45

X 44

13 43

12 42

11 41

21 31

22 32

23 33

24 34

25 35

26 36

27

Sabendo-se que os outros elementos no requerem tratamento restaurador, analise os dados acima e cite em 4 etapas a seqncia de tratamento para o caso.

MEC-ODO-03-Tipo x

15/05/03 - 14:21

Questo 4 Paciente do sexo masculino, 4 anos de idade, sofreu traumatismo no dente 51. Os pais levaram a criana ao consultrio odontolgico com queixa de dor ao se alimentar. Ao exame clnico, o dente se apresentava sensvel percusso vertical e horizontal, porm sem deslocamento, mobilidade ou presena de hemorragia no sulco gengival marginal. Tambm verificou-se que no h perda de estrutura dental. a. Qual o tipo de leso sofrida pelos tecidos de suporte (ligamento periodontal)? b. Qual o tratamento imediato para este caso? c. Que recomendao deve ser dada aos pais na fase aguda do trauma? d. Qual a complicao tardia mais freqente?

Questo 5 Mediante o cadastramento e visita populao adscrita ao territrio definido para o Programa de Sade da Famlia, em um municpio de pequeno porte, uma famlia constituda por pai (44 anos de idade), me (42 anos), filho (18 anos), filha (12 anos) e av (65 anos) recebeu o diagnstico descrito na Figura abaixo. Elabore um planejamento de aes relativas equipe de sade bucal, visando ao atendimento desta famlia.

ndice CPOD e seus com ponentes 28 24 20 16 12 8 4 0 pai m e filho filha av


Fonte: Dados hipotticos

CPOD

cariado perdido obturado

10

MEC_ODO_03-Tipo x

15/05/03 - 16:33

IMPRESSES SOBRE A PROVA As questes abaixo visam a levantar sua opinio sobre a qualidade e a adequao da prova que voc acabou de realizar e tambm sobre o seu desempenho na prova. Assinale as alternativas correspondentes sua opinio e razo que explica o seu desempenho nos espaos prprios (parte inferior) da Folha de Respostas. Agradecemos sua colaborao.

46. As questes da prova apresentam enunciados claros e objetivos? (A) (B) (C) (D) (E) 47. Sim, todas apresentam. Sim, a maioria apresenta. Sim, mas apenas cerca de metade apresenta. No, poucas apresentam. No, nenhuma apresenta.

41.

Qual o ano de concluso deste seu curso de graduao? (A) (B) (C) (D) (E) 2003. 2002. 2001. 2000. Outro.

_________________________________________________________

Como voc considera as informaes fornecidas em cada questo para a sua resoluo? (A) (B) (C) Sempre excessivas. Sempre suficientes. Suficientes na maioria das vezes. Suficientes somente em alguns casos. Sempre insuficientes.

_________________________________________________________

42.

Qual o grau de dificuldade desta prova? (A) (B) (C) (D) (E) Muito fcil. Fcil. Mdio. Difcil. Muito Difcil.

(D) (E) 48.

_________________________________________________________ _________________________________________________________

43.

Quanto extenso, como voc considera a prova? (A) (B) (C) (D) (E) Muito longa. Longa. Adequada. Curta. Muito curta.

Com que tipo de problema voc se deparou mais freqentemente ao responder a esta prova? (A) (B) (C) (D) Desconhecimento do contedo. Forma de abordagem do contedo diferente daquela a que estou habituado. Falta de motivao para fazer a prova. Espao insuficiente para responder s questes. No tive qualquer tipo de dificuldade para responder prova.

_________________________________________________________

44.

Para voc, como foi o tempo destinado resoluo da prova? (A) (B) (C) (D) (E) Excessivo. Pouco mais que suficiente. Suficiente. Quase suficiente. Insuficiente.

(E)

_________________________________________________________

49.

Como voc explicaria o seu desempenho nas questes objetivas da prova? (A) (B) (C) (D) (E) No estudei durante o curso a maioria desses contedos. Estudei somente alguns desses contedos durante o curso, mas no os aprendi bem. Estudei a maioria desses contedos h muito tempo e j os esqueci. Estudei muitos desses contedos durante o curso, mas nem todos aprendi bem. Estudei e conheo bem todos esses contedos.

_________________________________________________________

45.

A que horas voc concluiu a prova? (A) (B) (C) (D) (E) Antes das 14h30min. Aproximadamente s 14h30min. Entre 14h30min e 15h30min. Entre 15h30min e 16h30min. Entre 16h30min e 17h.

__________________________________________________________________________________________________________________

Como voc explicaria o seu desempenho em cada questo discursiva da prova?


Nmeros das questes da prova Nmeros dos campos correspondentes na FOLHA DE RESPOSTAS O contedo ... (A) (B) (C) (D) (E) no foi ensinado; nunca o estudei. no foi ensinado; mas o estudei por conta prpria. foi ensinado de forma inadequada ou superficial. foi ensinado h muito tempo e no me lembro mais. foi ensinado com profundidade adequada e suficiente.
Q1 50 Q2 51 Q3 52 Q4 53 Q5 54

MEC-ODO-IP

11

You might also like